Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-Topic Novas guerras mundiais e europeias-poderá haver ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OFF-Topic Novas guerras mundiais e europeias-poderá have

por mais_um » 26/8/2009 15:48

Dwer Escreveu:Há outros pontos quentes, mais_um. Rússia/Ucrânia, Rússia/Cáucaso em geral e em especial a Geórgia.

O Great Game na barriguinha da Ásia Central (aquele que o Jotabil está sempre a referir e ao qual reduz tudo).

Não sou da mesma opinião, para já não acredito que a questão Russia/Ucrania saia do campo economico e o conflito da Russia no Caucaso será sempre localizado sem qualquer impacto a nivel mundial, ao contrario dos que eu referi.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Dwer » 26/8/2009 15:24

mais_um Escreveu:
bestblandina Escreveu:como investidor é sempre uma tema a ter atenção pois uma guerra é sempre mau para as bolsas.
Hoje vemos na televisão documentários a falarem das 1 e 2 guerras mundiais. A alemanha contra todos, Japão , etc.
Mas hoje parece que os paises mais ricos são todos amigos uns dos outros pelo menos é o que parece, como tal penso que nos proximos 5 anos não estou a ver uma guerra entre paises da europa como na 1 e 2 guerra mundial e tambem não estou a ver uma america contra a europa, china jãpão. Contra o mundo islamico já todos sabemos o que pode acontecer mas gostava de saber se vocês estão a ver alguma probabilidade de haver uma guerra entre os paises que eu falei anteriormente nos proximos 5 anos. Eu francamente não estou a ver nenhuma possibilidade de guerra

Com os actuais sistemas políticos nos países que referiste não vejo grandes possibilidades de isso acontecer, para não dizer impossível. Os motivos que levaram à 1ª e 2ª guerra mundial (não esquecer as guerras napoleónicas que também foram à escala planetária e que considero na realidade a 1ª guerra mundial, devido ao numero de países envolvidos, do âmbito geográfico e na sua duração, 22 anos) foram muito específicos e embora não seja impossível voltar a acontecer algo semelhante, parece-me que teremos tempo para perceber essas mudanças.

Os focos de conflito que existem e que podem ter repercussões a nível mundial são o Irão, a Coreia do Norte e o conflito Israel/Árabe. Estes focos de conflito podem dar início a uma guerra já amanhã. E no caso de um ataque nuclear por parte de Israel ao Irão ou vice-versa, da Coreia do Norte à Coreia do Sul (pouco provável) ou ao Japão ou EUA podem provocar o caos nas bolsas, digo eu!

Há outros pontos quentes, mais_um. Rússia/Ucrânia, Rússia/Cáucaso em geral e em especial a Geórgia.

O Great Game na barriguinha da Ásia Central (aquele que o Jotabil está sempre a referir e ao qual reduz tudo).
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por mais_um » 26/8/2009 15:18

bestblandina Escreveu:como investidor é sempre uma tema a ter atenção pois uma guerra é sempre mau para as bolsas.
Hoje vemos na televisão documentários a falarem das 1 e 2 guerras mundiais. A alemanha contra todos, Japão , etc.
Mas hoje parece que os paises mais ricos são todos amigos uns dos outros pelo menos é o que parece, como tal penso que nos proximos 5 anos não estou a ver uma guerra entre paises da europa como na 1 e 2 guerra mundial e tambem não estou a ver uma america contra a europa, china jãpão. Contra o mundo islamico já todos sabemos o que pode acontecer mas gostava de saber se vocês estão a ver alguma probabilidade de haver uma guerra entre os paises que eu falei anteriormente nos proximos 5 anos. Eu francamente não estou a ver nenhuma possibilidade de guerra

Com os actuais sistemas políticos nos países que referiste não vejo grandes possibilidades de isso acontecer, para não dizer impossível. Os motivos que levaram à 1ª e 2ª guerra mundial (não esquecer as guerras napoleónicas que também foram à escala planetária e que considero na realidade a 1ª guerra mundial, devido ao numero de países envolvidos, do âmbito geográfico e na sua duração, 22 anos) foram muito específicos e embora não seja impossível voltar a acontecer algo semelhante, parece-me que teremos tempo para perceber essas mudanças.

Os focos de conflito que existem e que podem ter repercussões a nível mundial são o Irão, a Coreia do Norte e o conflito Israel/Árabe. Estes focos de conflito podem dar início a uma guerra já amanhã. E no caso de um ataque nuclear por parte de Israel ao Irão ou vice-versa, da Coreia do Norte à Coreia do Sul (pouco provável) ou ao Japão ou EUA podem provocar o caos nas bolsas, digo eu!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por habanero04 » 26/8/2009 14:43

Outro facto é o de que os EU entraram na guerra a seguir ao bombardeamento de Pearl Harbor, no Hawai, pelo Japão no início de Dezembro de 1941. Ora, em 1942 é quando se inicia a recuperação do Dow Jones, muito possivelmente derivado da entrada dos EU na guerra.

Registado: 8/11/2007 17:14

por habanero04 » 26/8/2009 14:20

Elias, acho isso normal. Nos EU não havia guerra, a guerra era noutros continentes e a indústria do país beneficiou disso devido ao esforço de guerra e à necessidade de aumento da produção para fazerem face às crescentes necessidades nas várias frentes de combate. Os países europeus ficaram com a economia arrasada, mas os EU beneficiaram muito disso...

O Iraque é apenas uma invasãozeca comparada com a 2ª guerra mundial, e os EU estão a beneficiar as suas empresas no terreno e a sacar de lá o que interessa quer em termos de recursos, quer em termos políticos.

Registado: 8/11/2007 17:14

por Elias » 26/8/2009 14:10

Best vê por favor este gráfico do Dow Jones que vem desde 1900 (desculpa se ficou um pouco grande).

Nota que na 1ª Guerra houve grandes subidas e que no caso de 2ª Guerra o Bull começou no início de 1942 (3 anos e meio antes do fim da guerra) e durou mais de 20 anos.
Anexos
dowhistorico.PNG
dowhistorico.PNG (75.33 KiB) Visualizado 780 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por cannot » 26/8/2009 14:09

Se estás a falar em futuras guerras armadas comparáveis com as duas grandes guerras que falas isso parece um pouco descabido, 5 anos? A segunda grande guerra acabou em 45, já lá vão uns anitos (mais de 50)... Achas que nos próximos 5 anos pode haver uma guerra do género?! Fazes ideia do que foram as duas grandes guerras? Acho que se acontecesse alguma coisa do género terias bem mais coisas com que te preocupar do que com a evolução da bolsa de valores (durante o conflito).

Mas pode acontecer uma guerra? Claro que pode (não existem eventos impossíveis), mas se acontecer garanto-te que ninguém a conseguirá prever neste momento.

As guerras entre as grandes potências mundiais agora travam-se em termos políticos e económicos. E contra os outros países também costuma ser só quando a pressão política não funciona (por exemplo quando não se consegue fazer cair o governo para colocar lá um mais favorável), nesse caso (arranja-se uma desculpa e) recorre-se à invasão.

Depois, como o Elias focou, acaba-se por tirar imensos proveitos da referida guerra (até as bolsas sobem - mas não só).

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por bestbland » 26/8/2009 13:53

Elias Escreveu:

best, a história demonstra exactamente o contrário: uma guerra é boa para os mercados.

O exemplo mais recente vem de 2003: o Bull Market começou justamente na semana em que os americanos invadiram o Iraque e prolongou-se durante 4 anos.

As bolsas penso que só subiram quando a America invadiu o iraque que por si era um sinal de vitória.
As vezez custumo dizer que a guerra possa trazer beneficios para a economia, mas só após e não durante e antes, e é disso que estou a falar. Julgo se houvesse uma 3 guerra os periodos antes e iniciais erá uma queda daquelas mesmo a serío e talvez voltasse a subir quando comecasse a ver que talvez estivessemos no seu fim. Mas isso é uma opinião minha :wink:
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Elias » 26/8/2009 13:44

best, a história demonstra exactamente o contrário: uma guerra é boa para os mercados.

O exemplo mais recente vem de 2003: o Bull Market começou justamente na semana em que os americanos invadiram o Iraque e prolongou-se durante 4 anos.

Registado: 5/11/2002 12:21

OFF-Topic Novas guerras mundiais e europeias-poderá haver ?

por bestbland » 26/8/2009 13:39

como investidor é sempre uma tema a ter atenção pois uma guerra é sempre mau para as bolsas.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot] e 67 visitantes