Portucel - Tópico Geral
Pata-Hari Escreveu:ó semoke, lol, por uma vez conseguiste fazer-me dar uma valente gargalhada. Se soubesses o quanto o teu comentário é disparatado e ao lado da realidade... E, claro está, é um bom candidato a ser apagado, porque não acrescenta nada, além do insulto.
Força. No entanto, ou tambêm diz que o sr. Pontes não sabe fazer contas!
Sabem o que eupenso é que há muita gente com dor de cotovelo relativamente ao Sr. Pontes.
- Registado: 1/5/2009 11:22
Razão Pura Escreveu:Mechzinho, chéri....
Que ele não percebe do negócio já eu vi, e que deve fazer as análises à frente do espelho também é evidente, porque é tudo eu , eu , eu ..... bah, mas até o raio das contas estão mal feitas.
Aposto que há muita gente que investe em função das "análises" dele. Abrei os olhos ... é o que eu vos digo.
Abraço,
Celeste
Em 1 lugar não conheço o Sr. Pontes de lado nenhum.
A Sr. Razão Pura, ao denegrir as análises fundamentais do Sr. Pontes, concerteza não percebe nada de análise fundamental, análise económica e financeira.
A Sr. razão Pura de certeza aue não tirou o seu curso, isto, se o tem, de uma forma2 transparente.
Cumps.
Nota. O meu investimento não tem em conta as análises do Sr. Pontes, mas que tipo de análises é que faz a Sr. Razão Pura! a única coisa que parece saber é bater palmas.
Mechzinho, chéri....
Que ele não percebe do negócio já eu vi, e que deve fazer as análises à frente do espelho também é evidente, porque é tudo eu , eu , eu ..... bah, mas até o raio das contas estão mal feitas.
Aposto que há muita gente que investe em função das "análises" dele. Abrei os olhos ... é o que eu vos digo.
Abraço,
Celeste
Abraço,
Celeste
Trade the trend.
Razãozinha ,
( meu Deus, como eu sou meloso com esta mulher... )
Antes de mais , este bocado aqui...
Citação:
o efeito deve ser NEGATIVO sobre as acções, pois é duplamente negativo o efeito marginalmente negativo dos cash flows futuros acrescidos, com o facto negativo da Portucel
...está um espectáculo ! A concentração de palavras "negativo" é tanta que parecemos estar na presença de uma doença maligna ou de um jogo do Sporting .
Quanto à Análise do Pontes ...ó Razão...! o gajo tem razão !
Diz que os gajos que estão na Portucel a gerir aquilo passam o tempo a jogar à Copa no Windows ( aliás, o Campeão Português de Jogo da Copa on-line tem por nick " JHonóriocel" e bateu na final o " PQPcel"...isto pra mim, dá pra desconfiar ) e parece que isso de "uma nova fábrica em Setubal" foi coisa que surgiu no final da noite , no auge de uma bebedeira colectiva , tipo : " Vames ao E..fante Vvvvranco ou vamos vazer uma Fábrica nova em Setúbal ...?!...ãh !? "
Os gestores da Portucel são reconhecidos por duas coisas : não saberem fazer contas , quando se trata de investimentos acima de 20 Euros ( por carência de dedos ) , e não consultarem o Mr.Pontes nas suas decisões de gestão .Depois, dá nisto ...negativo, negativo, negativo...
O Pontes é que tem os dados todos que são precisos para uma tomada de decisão e eles...não o consultam !!! E o Estado é outro ! ...dá dinheiro assim á " papo-seco" , sem pedir nem uma folhinha a demonstrar que aquilo onde eles estão a meter 100 kk é razoavel . Cambada...
Um abraço ,
The Mechanic
Tu não existes! Quando se pensa que o teu humor esgota, lá apareces ao melhor nível.
Sai da bolsa que entre perdas e ganhos isto não aquece nem arrefece, e dedica-te à escrita de textos para os mais famosos humoristas.
Sou grande fã da tua escrita!
- Registado: 18/2/2008 9:13
Todo o investimento e endividamento geram impacto negativo no curto prazo, no entanto, isso já está a ser decontado nas cotações actuais, dado que, esta decisão já foi tomada em 2007 e veja-se o que aconteceu à cotação desde essa data.
No longo prazo, o volume de vendas irá subir acentudadamente graças sobretudo à exportação para novos mercados em crescimento, acompanhado do aumento de margem, dado que a tendência do preço da pasta de papel nesse mesmo prazo, também é de subida.
Os juros irão ter uma leve tendência de subida (caso não acontece como no Japão em que durante 10 anos ocorreu uma estagnação). De qualquer forma, a componente de endividamento tenderá a aumentar, mas isso acontece em qualquer empresa que tem como objectivo crescer e atingir a liderança no mercado em que opera.
Penso por isso, que o aumento do volume de vendas e da margem, superará o investimento realizado, permitindo o crescimento da Portucel e o seu posicionamento como um dos maiores players mundiais no sector da pasta e do papel.
Abraço
No longo prazo, o volume de vendas irá subir acentudadamente graças sobretudo à exportação para novos mercados em crescimento, acompanhado do aumento de margem, dado que a tendência do preço da pasta de papel nesse mesmo prazo, também é de subida.
Os juros irão ter uma leve tendência de subida (caso não acontece como no Japão em que durante 10 anos ocorreu uma estagnação). De qualquer forma, a componente de endividamento tenderá a aumentar, mas isso acontece em qualquer empresa que tem como objectivo crescer e atingir a liderança no mercado em que opera.
Penso por isso, que o aumento do volume de vendas e da margem, superará o investimento realizado, permitindo o crescimento da Portucel e o seu posicionamento como um dos maiores players mundiais no sector da pasta e do papel.
Abraço
Razãozinha ,
( meu Deus, como eu sou meloso com esta mulher...
)
...está um espectáculo ! A concentração de palavras "negativo" é tanta que parecemos estar na presença de uma doença maligna ou de um jogo do Sporting .
Quanto à Análise do Pontes ...ó Razão...!
o gajo tem razão !
Diz que os gajos que estão na Portucel a gerir aquilo passam o tempo a jogar à Copa no Windows ( aliás, o Campeão Português de Jogo da Copa on-line tem por nick " JHonóriocel" e bateu na final o " PQPcel"...isto pra mim, dá pra desconfiar ) e parece que isso de "uma nova fábrica em Setubal" foi coisa que surgiu no final da noite , no auge de uma bebedeira colectiva , tipo : " Vames ao E..fante Vvvvranco ou vamos vazer uma Fábrica nova em Setúbal ...?!...ãh !? "
Os gestores da Portucel são reconhecidos por duas coisas : não saberem fazer contas , quando se trata de investimentos acima de 20 Euros ( por carência de dedos ) , e não consultarem o Mr.Pontes nas suas decisões de gestão .Depois, dá nisto ...negativo, negativo, negativo...
O Pontes é que tem os dados todos que são precisos para uma tomada de decisão e eles...não o consultam !!! E o Estado é outro ! ...dá dinheiro assim á " papo-seco" , sem pedir nem uma folhinha a demonstrar que aquilo onde eles estão a meter 100 kk é razoavel . Cambada...
Um abraço ,
The Mechanic
( meu Deus, como eu sou meloso com esta mulher...

o efeito deve ser NEGATIVO sobre as acções, pois é duplamente negativo o efeito marginalmente negativo dos cash flows futuros acrescidos, com o facto negativo da Portucel
Quanto à Análise do Pontes ...ó Razão...!

Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Postei ontem o seguinte no thread sobre o Sr. Pontes e ninguém me respondeu. Têm comentários?
Vou postar aqui a análise do Pontes à PTI para que os foristas me confirmem que raio de contas são estas.
E acrescento ainda que para se ser analista não basta ter máquina de calcular, é preciso conhecer os sectores e os negócios.
Citação 25/08/2009:Mr Pontes
Mr Pontes: PORTUCEL: Nova fabrica de papel, acrescenta valor marginalmente negativo, e aumenta o risco da concentração da produção, pelo que deve ser encarada como NEGATIVA
Muito se tem falado da nova fabrica de produção de papel não revestido da Portucel. A conclusão a que chego, depois do estudo que elaborei, é que o efeito deve ser NEGATIVO sobre as acções, pois é duplamente negativo o efeito marginalmente negativo dos cash flows futuros acrescidos, com o facto negativo da Portucel ir aumentar a concentração da produção dos actuais 71%, para cerca de 92% em papel não revestido (UWF). -----Pela minha estimativa. com base nos valores por segmentos retirados da página 91 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd14068.pdf , sob o titulo Relato por Segmentos, concluo que a produção de papel gera actualmente um EBIT de 54,09 M€ por ano, que acrescidos de 41 M€ de Amortizações estimadas com base nos activos afectos à produção de papel (cerca de 53% do total), dá um EBITDA anual actual de 95,09 M€ (na base de capacidade de cerca de 1 milhão de Toneladas por ano). Então, como a nova fabrica é para 500 mil Toneladas de papel não revestido por ano, o cash flow anual estimado é de metade do segmento actual de papel, ou sejam cerca de 47,55 M€. Ora, sem impostos durante uns 15 anos, até esgotar beneficios fiscais concedidos (estimados em 73 M€), estes cash flows somam um valor actualizado, acumulado em 20 anos, de 408 M€. Ora a fábrica vai custar 550 M€, a que há que deduzir cerca de 102 M€ de incentivos dos cofres do Estado, ou seja terá um custo liquido de 448 M€. Assim, o investimento potencialmente retira 40 M€ à Portucel, qualquer coisa como 0,052 € por acção. Mas há outra preocupação: a produção de papel revestido já ocupa 71% da produção da Portucel, e com a nova máquina aumentará a concentração para 92% num único tipo de produto (papel UWF). Adicionalmente, juntando a melhor informação actual, do Relatório de Economistas RISI, existe a estimativa que daqui a 15 anos, o consumo de papel na Europa e EUA terão quebras de 20% a 23% ( http://www.breitbart.com/article.php?id ... _article=1 ). Assim conluo: a nova fábrica de papel da Portucel é duplamente NEGATIVA, no que de melhor existe de informação neste momento.
Trade the trend.
Boas notícias para suportar os ganhos recentes e porventura animar novamente o título.
Aliado aos resultados menos maus da SEMAPA, amanhã o PQP deve andar todo positivo.
Ainda bem que não vi a Portucel de manhã nos 1,86 senão tinha-a despachado por causa da queda >5% face aos máximos do dia anterior (normalmente uso este alerta de venda quando estou em modo Bear, que é o caso).
Aliado aos resultados menos maus da SEMAPA, amanhã o PQP deve andar todo positivo.
Ainda bem que não vi a Portucel de manhã nos 1,86 senão tinha-a despachado por causa da queda >5% face aos máximos do dia anterior (normalmente uso este alerta de venda quando estou em modo Bear, que é o caso).
- Registado: 3/2/2009 12:21
Analistas apostam na entrada da Portucel no Brasil e Uruguai
Empresa deve investir em países com mais eficiência natural
A Portucel deve seguir o exemplo das empresas do mesmo ramo europeias e ter em vista o Brasil, Uruguai e Moçambique para instalar unidades de plantação de pasta, beneficiar da maior eficiência dos eucaliptos locais e da redução dos custos de produção, segundo os analistas, citados pela Lusa.
Estes países são «alternativas com vista à expansão internacional» da empresa produtora de papel, que se deve dirigir para países «onde as aptidões naturais proporcionam elevados níveis de produtividade florestal», tendo em vista o crescimento orgânico a longo prazo.~
Grandes empresas do sector já começaram a realizar este tipo de investimento, como é o caso da sueco-finlandesa Stora-Enso, que divide com a Aracruz a fábrica de celulose Veracel no Brasil e comprou recentemente em consórcio com a chilena Arauco os activos florestais
da espanhola Ence no Uruguai (cerca de 110 mil hectares), segundo os analistas consultados pela Lusa.
Empresa deve investir em países com mais eficiência natural
A Portucel deve seguir o exemplo das empresas do mesmo ramo europeias e ter em vista o Brasil, Uruguai e Moçambique para instalar unidades de plantação de pasta, beneficiar da maior eficiência dos eucaliptos locais e da redução dos custos de produção, segundo os analistas, citados pela Lusa.
Estes países são «alternativas com vista à expansão internacional» da empresa produtora de papel, que se deve dirigir para países «onde as aptidões naturais proporcionam elevados níveis de produtividade florestal», tendo em vista o crescimento orgânico a longo prazo.~
Grandes empresas do sector já começaram a realizar este tipo de investimento, como é o caso da sueco-finlandesa Stora-Enso, que divide com a Aracruz a fábrica de celulose Veracel no Brasil e comprou recentemente em consórcio com a chilena Arauco os activos florestais
da espanhola Ence no Uruguai (cerca de 110 mil hectares), segundo os analistas consultados pela Lusa.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Portucel empresa made in Potugal
O que interessa é que a Portucel é uma empresa portuguesa criadora de postos de trabalho e de riqueza nacional.
Informação à Imprensa – 25.08.09
Nova Fábrica de Papel inicia testes de produção na data
prevista
• Investimento de €550 milhões, gerador de elevado valor acrescentado, terá um
impacto significativo na economia nacional;
• Eleva a produção de papel do Grupo para 1,5 milhões de toneladas anuais;
• O grupo Portucel torna-se o líder europeu na produção de papéis finos de
impressão e escrita não revestidos (UWF);
• Reforça a capacidade exportadora do Grupo, que passará a representar cerca
de 4% do total das exportações nacionais em 2010;
• Cria 350 postos de trabalho directos altamente qualificados.
O grupo Portucel Soporcel acaba de estabelecer um marco decisivo no seu
crescimento com o início dos testes de produção da nova Fábrica de Papel em
Setúbal no passado dia 15 de Agosto. O equipamento central da nova fábrica é a
maior e mais sofisticada máquina do mundo para a produção de papéis finos de
escritório e para a indústria gráfica.
A nova unidade, que será inaugurada pelo Senhor Presidente da República durante o
mês de Novembro, irá situar a produção de papéis de impressão e escrita de elevada
qualidade em 1,5 milhões de toneladas/ano, reforçando assim a presença do Grupo
num sector onde é já hoje uma referência mundial e permitindo elevar a sua posição
a líder Europeu neste tipo de papéis tão valorizados nos mercados internacionais. O
Grupo passará a representar cerca de 4% do total das exportações nacionais em
2010, com um elevado coeficiente de valor acrescentado nacional (VAN).
A nova Fábrica de Papel de Setúbal terá um impacto significativo num sector
estruturante para a economia nacional, como é o caso da fileira florestal do eucalipto
e também ao nível da criação de emprego qualificado e do aumento das
exportações de bens com alto valor acrescentado.
Para Pedro Queiroz Pereira, Presidente do Conselho de Administração, "Com a nova
fábrica, o grupo Portucel Soporcel prossegue, apesar do contexto de crise, um vasto
plano de desenvolvimento, que vai permitir consolidar a sua posição entre as
principais empresas do sector a nível mundial. Este ambicioso projecto assenta na
excelência operacional e na inovação tecnológica, não esquecendo uma das
principais preocupações do Grupo - o Desenvolvimento Sustentável. A promessa «Mais
Papel, Mais Floresta» é uma realidade graças à gestão sustentável das nossas
plantações florestais”, acrescenta.
Todo o processo de construção da fábrica decorreu em grande ritmo permitindo a
sua conclusão dentro dos prazos e do orçamento inicialmente previstos, e envolvendo
soluções únicas e tecnologicamente inovadoras.
Segundo José Honório, Presidente da Comissão Executiva "Este projecto demonstra a
capacidade empreendedora do Grupo e a elevada eficiência dos seus
Colaboradores. A nova Fábrica de Papel irá reforçar ainda mais a nossa posição
competitiva, colocando-nos num lugar de claro destaque entre os produtores
Europeus de papéis não revestidos.”
A nova fábrica vai permitir ao Grupo dar resposta à crescente procura internacional
pelas suas marcas e produtos permitindo-lhe reforçar posições nos mercados onde já
está presente e alargar o leque de países onde realiza as suas vendas.
No quadro de recessão económica global e respectivo impacto na indústria, sem
paralelo no passado do sector, no segundo trimestre de 2009 o grupo Portucel
Soporcel obteve um crescimento no volume de vendas globais de papel de 3,8% face
ao período homólogo.
Apesar da quebra de consumo no mercado europeu de papel ter atingido 16%, no
primeiro semestre do ano, as actuais fábricas de papel do Grupo – Setúbal e Figueira
da Foz – têm, no momento do arranque da nova unidade, uma carteira de
encomendas que corresponde, em termos médios, a 4,5 semanas, quando a média
da indústria europeia é de pouco mais de 3 semanas. De salientar que a nova Fábrica
de Papel conta já com uma carteira de encomendas de 7 semanas, que se destina
essencialmente a mercados não Europeus.
Máquina de papel é a maior e mais sofisticada do mundo
A nova fábrica de papel do Grupo é uma das maiores do mundo na produção de
papéis de escritório e para a indústria gráfica e aquela que maior capacidade de
produção terá com uma única máquina de papel. Esta máquina tem especificidades
muito próprias e será diferente de qualquer outra máquina que o Grupo possui, a
começar pela largura útil de papel (10,4 metros) e por alguns dos seus equipamentos
que são totalmente inovadores, conferindo-lhe uma posição de maior vantagem
competitiva. A conclusão deste investimento fecha o que se estima ser a única janela
de oportunidade para investimentos neste sector dentro da Europa Comunitária.
A nova máquina de papel tem capacidade para 500 mil toneladas anuais, permitirá
integrar em papel toda a pasta produzida no complexo de Setúbal (não sendo assim
necessário um aumento de produção de pasta de papel), reduzindo a exposição do
Grupo à grande volatilidade dos preços internacionais da pasta e acrescentando
mais valor à floresta nacional. O novo equipamento está dimensionado para produzir
80 toneladas/hora a uma velocidade de 1 800 metros por minuto, o que significa uma
produção de 30 metros de papel por segundo, originando rolos Jumbo com 116
toneladas cada um.
A área de transformação de papel está equipada com três máquinas de corte de
papel de formatos gráficos e três máquinas de corte de papel de escritório - duas
delas com capacidade de produzir 16 resmas em simultâneo, que são também as
maiores até hoje fabricadas no mundo.
O armazém de bobinas de papel, totalmente automático, tem 93,2m de comprimento
e 28,4 m de altura com capacidade para 6 000 bobines, e uma cadência de entrada
de 186 bobines/hora e 164 bobines/hora de saída. O armazenamento de paletes de
papel é também efectuado em armazém automático, com 122 m de comprimento e
28,4 m de altura, com capacidade para cerca de 32 000 paletes e uma cadência de
entrada de 215 paletes/hora e 320 paletes/hora de saída.
Associado à nova Fábrica de Papel foi também construído um parque com 35 000 m2,
com capacidade para cerca de 1 000 contentores e um ramal interno de caminho
de ferro com 935 m de linha, integrados no projecto logístico de expedição de papel
desta nova unidade.
Criação de emprego e protecção ambiental
Outro impacto positivo que a nova fábrica tem na economia nacional, com especial
enfoque no desenvolvimento da região de Setúbal, relaciona-se com a promoção de
emprego qualificado. O Grupo integra actualmente mais de 2 200 colaboradores
directos e com a nova fábrica foram criados 350 postos de trabalho directos
altamente qualificados, para além de um significativo número de empregos indirectos.
Mais de duzentas empresas trabalharam na obra de montagem da nova Fábrica,
com mais de 1 600 pessoas por dia no estaleiro.
De referir que esta nova unidade industrial, que respeitará os mais exigentes padrões
ambientais legalmente estabelecidos em Portugal e na União Europeia, tem associada
a instalação, no perímetro do complexo fabril de Setúbal, de uma central de cogeração
de ciclo combinado com turbinas a gás natural (80 MW), o que permitirá não
só satisfazer as necessidades de energia eléctrica e de vapor da nova unidade fabril,
mas também fornecer excedentes de energia à rede eléctrica nacional. Esta central
entrou em funcionamento com o arranque da nova Fábrica de Papel sendo muito
eficiente, do ponto de vista energético e ambiental, pois recorre ao gás natural, um
combustível com um teor reduzido de carbono.
Sobre o grupo Portucel Soporcel
O grupo Portucel Soporcel é uma das mais fortes presenças de Portugal no mundo, actuando
num dos sectores mais estruturantes da economia nacional e ocupando uma posição de
grande relevo no mercado internacional de pasta e papel.
Grande produtor europeu de papéis finos não revestidos, o Grupo é ainda o maior produtor da
Europa e um dos maiores a nível mundial de pasta branca de eucalipto.
O grupo Portucel Soporcel ocupa actualmente o 3º lugar no conjunto das maiores empresas
exportadoras em Portugal e possivelmente o primeiro em termos de valor acrescentado
nacional.
Ao dispor de uma capacidade produtiva actual de 1,55 milhões de toneladas de papel e de
1,35 milhões de toneladas de pasta (das quais cerca de 765 mil integradas em papel), o Grupo
gera um volume de negócios anual superior a € 1 100 milhões, exportando mais de 950 milhões
de euros para cerca de 90 países dos cinco continentes, o que representa aproximadamente
90% das suas vendas de papel e de pasta. É assim responsável por cerca de 3% das
exportações portuguesas de bens que, em conjunto com as vendas no mercado português,
correspondem a 0,7% do PIB nacional.
Com uma posição preponderante na fileira florestal do eucalipto, o grupo Portucel Soporcel é
responsável pela gestão de cerca de 120 mil hectares de floresta. O Grupo obteve muito
recentemente a certificação florestal do património florestal sob sua gestão pelo prestigiado
sistema do PEFC - Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes, tendo
também obtido a certificação pelo FSC – Forest Stewardship Council em Dezembro de 2007, o
que representava, em Dez. 2008, 54% da floresta certificada em Portugal.
A nova Fábrica de Papel de Setúbal insere-se num plano mais vasto de desenvolvimento,
modernização tecnológica, redução do impacto ambiental e aumento de capacidade de
produção de energia do grupo Portucel Soporcel. Este plano está em vias de conclusão e
compreende um total de investimentos de cerca de €900 milhões, distribuídos pelas unidades de
Cacia, Figueira da Foz e Setúbal.
Informação à Imprensa – 25.08.09
Nova Fábrica de Papel inicia testes de produção na data
prevista
• Investimento de €550 milhões, gerador de elevado valor acrescentado, terá um
impacto significativo na economia nacional;
• Eleva a produção de papel do Grupo para 1,5 milhões de toneladas anuais;
• O grupo Portucel torna-se o líder europeu na produção de papéis finos de
impressão e escrita não revestidos (UWF);
• Reforça a capacidade exportadora do Grupo, que passará a representar cerca
de 4% do total das exportações nacionais em 2010;
• Cria 350 postos de trabalho directos altamente qualificados.
O grupo Portucel Soporcel acaba de estabelecer um marco decisivo no seu
crescimento com o início dos testes de produção da nova Fábrica de Papel em
Setúbal no passado dia 15 de Agosto. O equipamento central da nova fábrica é a
maior e mais sofisticada máquina do mundo para a produção de papéis finos de
escritório e para a indústria gráfica.
A nova unidade, que será inaugurada pelo Senhor Presidente da República durante o
mês de Novembro, irá situar a produção de papéis de impressão e escrita de elevada
qualidade em 1,5 milhões de toneladas/ano, reforçando assim a presença do Grupo
num sector onde é já hoje uma referência mundial e permitindo elevar a sua posição
a líder Europeu neste tipo de papéis tão valorizados nos mercados internacionais. O
Grupo passará a representar cerca de 4% do total das exportações nacionais em
2010, com um elevado coeficiente de valor acrescentado nacional (VAN).
A nova Fábrica de Papel de Setúbal terá um impacto significativo num sector
estruturante para a economia nacional, como é o caso da fileira florestal do eucalipto
e também ao nível da criação de emprego qualificado e do aumento das
exportações de bens com alto valor acrescentado.
Para Pedro Queiroz Pereira, Presidente do Conselho de Administração, "Com a nova
fábrica, o grupo Portucel Soporcel prossegue, apesar do contexto de crise, um vasto
plano de desenvolvimento, que vai permitir consolidar a sua posição entre as
principais empresas do sector a nível mundial. Este ambicioso projecto assenta na
excelência operacional e na inovação tecnológica, não esquecendo uma das
principais preocupações do Grupo - o Desenvolvimento Sustentável. A promessa «Mais
Papel, Mais Floresta» é uma realidade graças à gestão sustentável das nossas
plantações florestais”, acrescenta.
Todo o processo de construção da fábrica decorreu em grande ritmo permitindo a
sua conclusão dentro dos prazos e do orçamento inicialmente previstos, e envolvendo
soluções únicas e tecnologicamente inovadoras.
Segundo José Honório, Presidente da Comissão Executiva "Este projecto demonstra a
capacidade empreendedora do Grupo e a elevada eficiência dos seus
Colaboradores. A nova Fábrica de Papel irá reforçar ainda mais a nossa posição
competitiva, colocando-nos num lugar de claro destaque entre os produtores
Europeus de papéis não revestidos.”
A nova fábrica vai permitir ao Grupo dar resposta à crescente procura internacional
pelas suas marcas e produtos permitindo-lhe reforçar posições nos mercados onde já
está presente e alargar o leque de países onde realiza as suas vendas.
No quadro de recessão económica global e respectivo impacto na indústria, sem
paralelo no passado do sector, no segundo trimestre de 2009 o grupo Portucel
Soporcel obteve um crescimento no volume de vendas globais de papel de 3,8% face
ao período homólogo.
Apesar da quebra de consumo no mercado europeu de papel ter atingido 16%, no
primeiro semestre do ano, as actuais fábricas de papel do Grupo – Setúbal e Figueira
da Foz – têm, no momento do arranque da nova unidade, uma carteira de
encomendas que corresponde, em termos médios, a 4,5 semanas, quando a média
da indústria europeia é de pouco mais de 3 semanas. De salientar que a nova Fábrica
de Papel conta já com uma carteira de encomendas de 7 semanas, que se destina
essencialmente a mercados não Europeus.
Máquina de papel é a maior e mais sofisticada do mundo
A nova fábrica de papel do Grupo é uma das maiores do mundo na produção de
papéis de escritório e para a indústria gráfica e aquela que maior capacidade de
produção terá com uma única máquina de papel. Esta máquina tem especificidades
muito próprias e será diferente de qualquer outra máquina que o Grupo possui, a
começar pela largura útil de papel (10,4 metros) e por alguns dos seus equipamentos
que são totalmente inovadores, conferindo-lhe uma posição de maior vantagem
competitiva. A conclusão deste investimento fecha o que se estima ser a única janela
de oportunidade para investimentos neste sector dentro da Europa Comunitária.
A nova máquina de papel tem capacidade para 500 mil toneladas anuais, permitirá
integrar em papel toda a pasta produzida no complexo de Setúbal (não sendo assim
necessário um aumento de produção de pasta de papel), reduzindo a exposição do
Grupo à grande volatilidade dos preços internacionais da pasta e acrescentando
mais valor à floresta nacional. O novo equipamento está dimensionado para produzir
80 toneladas/hora a uma velocidade de 1 800 metros por minuto, o que significa uma
produção de 30 metros de papel por segundo, originando rolos Jumbo com 116
toneladas cada um.
A área de transformação de papel está equipada com três máquinas de corte de
papel de formatos gráficos e três máquinas de corte de papel de escritório - duas
delas com capacidade de produzir 16 resmas em simultâneo, que são também as
maiores até hoje fabricadas no mundo.
O armazém de bobinas de papel, totalmente automático, tem 93,2m de comprimento
e 28,4 m de altura com capacidade para 6 000 bobines, e uma cadência de entrada
de 186 bobines/hora e 164 bobines/hora de saída. O armazenamento de paletes de
papel é também efectuado em armazém automático, com 122 m de comprimento e
28,4 m de altura, com capacidade para cerca de 32 000 paletes e uma cadência de
entrada de 215 paletes/hora e 320 paletes/hora de saída.
Associado à nova Fábrica de Papel foi também construído um parque com 35 000 m2,
com capacidade para cerca de 1 000 contentores e um ramal interno de caminho
de ferro com 935 m de linha, integrados no projecto logístico de expedição de papel
desta nova unidade.
Criação de emprego e protecção ambiental
Outro impacto positivo que a nova fábrica tem na economia nacional, com especial
enfoque no desenvolvimento da região de Setúbal, relaciona-se com a promoção de
emprego qualificado. O Grupo integra actualmente mais de 2 200 colaboradores
directos e com a nova fábrica foram criados 350 postos de trabalho directos
altamente qualificados, para além de um significativo número de empregos indirectos.
Mais de duzentas empresas trabalharam na obra de montagem da nova Fábrica,
com mais de 1 600 pessoas por dia no estaleiro.
De referir que esta nova unidade industrial, que respeitará os mais exigentes padrões
ambientais legalmente estabelecidos em Portugal e na União Europeia, tem associada
a instalação, no perímetro do complexo fabril de Setúbal, de uma central de cogeração
de ciclo combinado com turbinas a gás natural (80 MW), o que permitirá não
só satisfazer as necessidades de energia eléctrica e de vapor da nova unidade fabril,
mas também fornecer excedentes de energia à rede eléctrica nacional. Esta central
entrou em funcionamento com o arranque da nova Fábrica de Papel sendo muito
eficiente, do ponto de vista energético e ambiental, pois recorre ao gás natural, um
combustível com um teor reduzido de carbono.
Sobre o grupo Portucel Soporcel
O grupo Portucel Soporcel é uma das mais fortes presenças de Portugal no mundo, actuando
num dos sectores mais estruturantes da economia nacional e ocupando uma posição de
grande relevo no mercado internacional de pasta e papel.
Grande produtor europeu de papéis finos não revestidos, o Grupo é ainda o maior produtor da
Europa e um dos maiores a nível mundial de pasta branca de eucalipto.
O grupo Portucel Soporcel ocupa actualmente o 3º lugar no conjunto das maiores empresas
exportadoras em Portugal e possivelmente o primeiro em termos de valor acrescentado
nacional.
Ao dispor de uma capacidade produtiva actual de 1,55 milhões de toneladas de papel e de
1,35 milhões de toneladas de pasta (das quais cerca de 765 mil integradas em papel), o Grupo
gera um volume de negócios anual superior a € 1 100 milhões, exportando mais de 950 milhões
de euros para cerca de 90 países dos cinco continentes, o que representa aproximadamente
90% das suas vendas de papel e de pasta. É assim responsável por cerca de 3% das
exportações portuguesas de bens que, em conjunto com as vendas no mercado português,
correspondem a 0,7% do PIB nacional.
Com uma posição preponderante na fileira florestal do eucalipto, o grupo Portucel Soporcel é
responsável pela gestão de cerca de 120 mil hectares de floresta. O Grupo obteve muito
recentemente a certificação florestal do património florestal sob sua gestão pelo prestigiado
sistema do PEFC - Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes, tendo
também obtido a certificação pelo FSC – Forest Stewardship Council em Dezembro de 2007, o
que representava, em Dez. 2008, 54% da floresta certificada em Portugal.
A nova Fábrica de Papel de Setúbal insere-se num plano mais vasto de desenvolvimento,
modernização tecnológica, redução do impacto ambiental e aumento de capacidade de
produção de energia do grupo Portucel Soporcel. Este plano está em vias de conclusão e
compreende um total de investimentos de cerca de €900 milhões, distribuídos pelas unidades de
Cacia, Figueira da Foz e Setúbal.
A ideia é não deixar a acção ir aos máximos porque assim faria um martelo invertido e isso seria uma chatice, porque seria um sinal de inversão, rumo aos 2,20.
Colocando lá um tampão a 1,911 com um despejo de última hora ainda conseguem um dojizito com fecho a 1,90
Vamos ver se conseguem pior?
Infelizmente a nossa bolsa permite isto. Sou da opinião que as ordens deviam ser colocadas em tempo real, dessa forma seria a verdadeira lei da oferta e da procura...
Abraço
Colocando lá um tampão a 1,911 com um despejo de última hora ainda conseguem um dojizito com fecho a 1,90

Infelizmente a nossa bolsa permite isto. Sou da opinião que as ordens deviam ser colocadas em tempo real, dessa forma seria a verdadeira lei da oferta e da procura...
Abraço
Portucel
Anda alguém a por um travão à Portucel no cofre há uma ordem de 75.000 a vender que acompanha para cima e para baixo.
Há uns tempos (deve ser o mesmo brincalhão) fez isso na Semapa com 11.000 acções- andou semanas com essa brincadeira (ela estava perto dos 6 Euros)!
Há uns tempos (deve ser o mesmo brincalhão) fez isso na Semapa com 11.000 acções- andou semanas com essa brincadeira (ela estava perto dos 6 Euros)!
A Europac – Papel y cartones de Europa
A Europac – Papel y cartones de Europa anunciou hoje, em comunicado ao supervisor bolsista espanhol, que vai aumentar o preço do papel reciclado em 100 euros por tonelada a partir de Setembro nos mercados europeus, exceptuando Espanha e Portugal.
A notícia é avançada pela Thomson Reuters e destacada pelo “El Economista”, que salienta o facto de a empresa produtora de embalagens de cartão ter referido que esta subida está em linha com as realizadas por outras empresas do sector, num contexto de menor oferta e maior procura, e que incide sobre 280.000 toneladas de papel reciclado – metade da sua capacidade de produção, que é de 560.000 toneladas por ano.
De acordo com o "Cinco Días", a Europac sublinhou que além dos ajustes da oferta, a subida de preços tem como "suporte" a retoma da actividade económica em França e na Alemanha, que são os seus principais mercados externos.
No início deste mês, a Europac anunciou aos órgãos reguladores dos mercados de capitais de Portugal e de Espanha que tinha dado início ao processo para deixar de ser cotada na Bolsa de Lisboa. No entanto, as suas acções continuam a ser negociadas nas bolsas de Madrid e Barcelona.
A empresa espanhola entrou na Euronext Lisbon a 5 de Fevereiro de 2007, depois de ter comprado a Gescartão, empresa que estava admitida à negociação na bolsa portuguesa. No entanto, a liquidez da Europac em Lisboa tem sido bastante reduzida. Este ano a empresa transaccionou menos de 40 mil acções.
Da estrutura accionista da Europac fazem também parte a Imocapital, Portucel Embalagem e Portucel Viana.
A Europac tem uma capacidade de produção anual de 345.000 toneladas de papel kraftliner na sua fábrica portuguesa de Viana do Castelo, que se somam às 560.000 toneladas de papel reciclado.
A notícia é avançada pela Thomson Reuters e destacada pelo “El Economista”, que salienta o facto de a empresa produtora de embalagens de cartão ter referido que esta subida está em linha com as realizadas por outras empresas do sector, num contexto de menor oferta e maior procura, e que incide sobre 280.000 toneladas de papel reciclado – metade da sua capacidade de produção, que é de 560.000 toneladas por ano.
De acordo com o "Cinco Días", a Europac sublinhou que além dos ajustes da oferta, a subida de preços tem como "suporte" a retoma da actividade económica em França e na Alemanha, que são os seus principais mercados externos.
No início deste mês, a Europac anunciou aos órgãos reguladores dos mercados de capitais de Portugal e de Espanha que tinha dado início ao processo para deixar de ser cotada na Bolsa de Lisboa. No entanto, as suas acções continuam a ser negociadas nas bolsas de Madrid e Barcelona.
A empresa espanhola entrou na Euronext Lisbon a 5 de Fevereiro de 2007, depois de ter comprado a Gescartão, empresa que estava admitida à negociação na bolsa portuguesa. No entanto, a liquidez da Europac em Lisboa tem sido bastante reduzida. Este ano a empresa transaccionou menos de 40 mil acções.
Da estrutura accionista da Europac fazem também parte a Imocapital, Portucel Embalagem e Portucel Viana.
A Europac tem uma capacidade de produção anual de 345.000 toneladas de papel kraftliner na sua fábrica portuguesa de Viana do Castelo, que se somam às 560.000 toneladas de papel reciclado.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Nem de propósito
Parece que temos a resposta ao link anterior
http://backoffice.portucelsoporcel.net/ ... _papel.pdf
Abraço

http://backoffice.portucelsoporcel.net/ ... _papel.pdf
Abraço
Nova Fábrica de Papel
Quando começa a produzir a nova fábrica de pasta de papel da Portucel de Setúbal? É que, como é possível ver no link abaixo, o arranque estaria previsto para Agosto de 2009. Alguém sabe se já foi inaugurada, qual é o ponto da situação...
http://www.portucelsoporcel.com/pt/grou ... actory.php
Esta nova fábrica vai ter um impacto muito positivo no titulo e estou a pensar seriamente colocá-la nas minhas opções de investimento a longo prazo
Abraço
http://www.portucelsoporcel.com/pt/grou ... actory.php
Esta nova fábrica vai ter um impacto muito positivo no titulo e estou a pensar seriamente colocá-la nas minhas opções de investimento a longo prazo

Abraço
SMALL1969 Escreveu:Resumo:
"...meti capital desde os 1.75, porque acho que podemos estar a passar por uma fase que se chama:
"empresas mais ou menos boas e que ainda não subiram o que as outras já subiram".
Normalmente esta fase dá-se ou no início de uma recuperação estável em vez de ser apenas uma subida em Bear market, ou então é no final de subidas em Bear Market.
Se soubesse responder a esta questão já estava rico, assim aproveito o teste.
A cereja era a Cimpor e a REN darem o mesmo sinal.
disclosure: possou Corticeira+Martifer+portucel
Ora a CIMPOR já vai a caminho do sinal nos 5,34, a Portucel até ajudou a SEMAPA a saltar os 7 euros e também já vai lançada.
Só falta a REN subir, para depois isto começar tudo a cair.
Então vamos lá.
disclosure: Martifer (comprei mais ao almoço), Corticeira, Portucel (pode ser que ainda fecho em máximos hoje...), REN (1º lote ainda fresquinho)
Bom dia.
Qual a motivação para fazer mais valias a 2/3 cents dos 2 euros, a menos que seja um target pessoal, claro. Cada um teu o seu.
A minha opinião é a seguinte, se é que interessa partilhar:
Ou vão já para fora da carteira se chegam ao almoço a perder força, ou podes crer que se chegarem a 1,97/1.98 é 99% certo que passam os 2 euros.
Já é a 2ª vez que chegam a 1,965. Se passa...é de vez
Só falta um sinal mais forte
Qual a motivação para fazer mais valias a 2/3 cents dos 2 euros, a menos que seja um target pessoal, claro. Cada um teu o seu.
A minha opinião é a seguinte, se é que interessa partilhar:
Ou vão já para fora da carteira se chegam ao almoço a perder força, ou podes crer que se chegarem a 1,97/1.98 é 99% certo que passam os 2 euros.
Já é a 2ª vez que chegam a 1,965. Se passa...é de vez
Só falta um sinal mais forte
Pickbull Escreveu:lcaldei1 Escreveu:É impressão minha ou não existem mesmo resistências até os 2,2€ nesta acção.
A quebra dos 1,8€ parece que deixa muito caminho aberto para a subida.
Alguem pode meter um gráfico.
Como gosto das análises do AC se ele ver o tópico e puder fazer uma pequena análise agradecia.
Obg
p.s. não tenho mas estou a querer entrar agora que quebrou convictamente os 1,8€.
De facto, tecnicamente, tem o caminho aberto até aos 2.15/2.20.
Fez nas últimas 2 sessões velas enormes acompanhadas de grande volume. Seria expectável uma pequena correcção para respirar um pouco mas da maneira que isto anda já nem digo nada.
Já há algum tempo que se anuncia uma correcção mas a verdade é que ela não tem aparecido (excepção feira a 2ª feira passada).
Boas, não sou o AC mas posso-te deixar o grafico.
Felizmente entrei a 1,75€, estou a pensar fazer mais valias nos 1,97/1.98€ e depois dependendo se quebra ou não os 2€ voltar a entrar.
Cumprimentos
Sect
- Anexos
-
- PORTUCEL.png (28.21 KiB) Visualizado 6247 vezes
lcaldei1 Escreveu:É impressão minha ou não existem mesmo resistências até os 2,2€ nesta acção.
Como gosto das análises do AC se ele ver o tópico e puder fazer uma pequena análise agradecia.
Obg
p.s. não tenho mas estou a querer entrar agora que quebrou convictamente os 1,8€.
De facto, tecnicamente, tem o caminho aberto até aos 2.15/2.20.
Fez nas últimas 2 sessões velas enormes acompanhadas de grande volume. Seria expectável uma pequena correcção para respirar um pouco mas da maneira que isto anda já nem digo nada.
Já há algum tempo que se anuncia uma correcção mas a verdade é que ela não tem aparecido (excepção feira a 2ª feira passada).
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É impressão minha ou não existem mesmo resistências até os 2,2€ nesta acção.
Obg
Obg
- Registado: 18/2/2008 9:13
Por acaso já podia ter feito mais valias e reentrado.
Neste picos deixo sempre ordens de vendas altas, e para hoje tinha deixado a 1,971. Por acaso bateu nos 1,969.
Mas isto é trocar uma entrada de médio prazo por day trade.
Portanto...sctik to the plan.
Comprei um pequeno lote a 1,93 nesta retracção
Neste picos deixo sempre ordens de vendas altas, e para hoje tinha deixado a 1,971. Por acaso bateu nos 1,969.
Mas isto é trocar uma entrada de médio prazo por day trade.
Portanto...sctik to the plan.
Comprei um pequeno lote a 1,93 nesta retracção
SMALL1969 Escreveu:SMALL1969 Escreveu:Resumo:
"Ulisses Pereira analisa hoje a Portucel, uma acção que enfrenta uma “grande resistência” nos 1,80. Caso este nível seja superado a empresa terá dado um grande passo em termos de longo prazo para inverter a tendência de queda. Veja aqui o vídeo"
in negocios.pt
Eu em final de Maio, em Junho e em Julho não vi possibilidades de quebra dos 1,80 a sério.
Agora acreditei e meti capital desde os 1.75, porque acho que podemos estar a passar por uma fase que se chama:
"empresas mais ou menos boas e que ainda não subiram o que as outras já subiram".
Normalmente esta fase dá-se ou no início de uma recuperação estável em vez de ser apenas uma subida em Bear market, ou então é no final de subidas em Bear Market.
Quando isto começa a ser fácil demais, o velho desconfia. Só falta a REN começar a subir "só porque sim". E como a REN não é grande empresa, se começar a subir desconfio mesmo...
lembre-se de 2,20, daqui a pouco tempo.
Õ fecho das fábricas na Finlândia é muito postivo para a Portucel e Altri.
SMALL1969 Escreveu:Resumo:
"Ulisses Pereira analisa hoje a Portucel, uma acção que enfrenta uma “grande resistência” nos 1,80. Caso este nível seja superado a empresa terá dado um grande passo em termos de longo prazo para inverter a tendência de queda. Veja aqui o vídeo"
in negocios.pt
Eu em final de Maio, em Junho e em Julho não vi possibilidades de quebra dos 1,80 a sério.
Agora acreditei e meti capital desde os 1.75, porque acho que podemos estar a passar por uma fase que se chama:
Quando isto começa a ser fácil demais, o velho desconfia. Só falta a REN começar a subir "só porque sim". E como a REN não é grande empresa, se começar a subir desconfio mesmo...
outra que está maluquinha
semoke Escreveu:eireira Escreveu:Fica o gráfico actualizado.
Está lindo...
BN
Tal e qual como o ulisses disse.
Repito grande Ulisses.Continua de férias está bem