Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P500 - Acredita que vai fazer novos minimos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Acredita que o S&P500 fará novos mínimos nos próximos cerca de 6 meses?

Votação encerrada em 29/8/2009 15:56

Sim
17
17%
Não
86
83%

Total de votos : 103

por yabadabadoo » 23/8/2009 14:07

MarcoAntonio Escreveu:Assumindo como correctos os valores da volatilidade (não fui conferir) e assumindo que a volatilidade segue uma distribuição normal (o que é apenas uma aproximação), o limite inferior estaria a +/- 1.65 desvios padrões. A probabilidade do S&P se encontrar abaixo desse limite é da ordem dos 5%. Portanto, o não - a probabilidade do S&P se encontrar acima dos 667 - é da ordem dos 95%, tendo por base a volatilidade implícita dessas opções...

É isso mesmo. Obrigado

Fernando

Registado: 2/5/2008 12:53

por MarcoAntonio » 23/8/2009 13:41

Martingalo Escreveu:Já agora gostava de saber se este tipo de cálculo tem alguma validade.

A ideia é projectar o valor do s&p500 no futuro a partir do valor da volatilidade implicita da opções do s&p500.
Como as opções mais proximas de 6 meses que encontrei foram as de Março de 2010 e tendo em conta que para essas
faltam 207 dias até expirarem e que a sua volatilidade implicita (atm) é de 23.35% temos que os seus investidores
projectam uma volatilidade até março com o valor
V = .2335 * sqrt(207/252) = .2116.
Como este valor é por definição igual a 1 desvio padrão, temos que a estimativa do intervalo inferior
sobre o valor do s&p500 em Março de 2010 é , com probabilidade de 68% igual a :
1026.13 (fecho de sexta-feira) - 1026.13*.2116 = 810

Logo se esses investores respondessem ao inquérito do Marco, a resposta seria com um grau de certeza(deles) de 68%: Não.

Fernando

Assumindo como correctos os valores da volatilidade (não fui conferir) e assumindo que a volatilidade segue uma distribuição normal (o que é apenas uma aproximação), o limite inferior estaria a +/- 1.65 desvios padrões. A probabilidade do S&P se encontrar abaixo desse limite é da ordem dos 5%. Portanto, o não - a probabilidade do S&P se encontrar acima dos 667 - é da ordem dos 95%, tendo por base a volatilidade implícita dessas opções...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por yabadabadoo » 23/8/2009 11:36

Já agora gostava de saber se este tipo de cálculo tem alguma validade.

A ideia é projectar o valor do s&p500 no futuro a partir do valor da volatilidade implicita da opções do s&p500.
Como as opções mais proximas de 6 meses que encontrei foram as de Março de 2010 e tendo em conta que para essas
faltam 207 dias até expirarem e que a sua volatilidade implicita (atm) é de 23.35% temos que os seus investidores
projectam uma volatilidade até março com o valor
V = .2335 * sqrt(207/252) = .2116.
Como este valor é por definição igual a 1 desvio padrão, temos que a estimativa do intervalo inferior
sobre o valor do s&p500 em Março de 2010 é , com probabilidade de 68% igual a :
1026.13 (fecho de sexta-feira) - 1026.13*.2116 = 810

Logo se esses investores respondessem ao inquérito do Marco, a resposta seria com um grau de certeza(deles) de 68%: Não.

Fernando

Registado: 2/5/2008 12:53

Spx

por jarc » 22/8/2009 19:24

Pata, o meu palpite e a minha estratégia incidirá no seguinte: Nos 1050 uma experiência, nos 1100 uma prática.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Pata-Hari » 22/8/2009 18:20

E ninguém acredita que o movimento terá que consolidar...? eu queria era estimativas para o quando irá consolidar!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Dwer » 22/8/2009 16:45

artista Escreveu:Vou fazer uma provocaçãozita :)

Marco, não achas que devias colocar também uma votação para quem acredita em novos máximos nos próximos 6 meses?! :mrgreen:

Bem visto!

Mas novos máximos relativos ou absolutos?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por artista_ » 22/8/2009 16:39

Vou fazer uma provocaçãozita :)

Marco, não achas que devias colocar também uma votação para quem acredita em novos máximos nos próximos 6 meses?! :mrgreen:

Bom fim de semana para todos

PS: Para que conste, embora ache que não vamos ter nem novos máximos nem novos mínimos (nem no espaço de um ano) acho a probabilidade de novos mínimos maior que a de novos máximos, no prazo considerado... acho é que são as duas muito pequenas!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jarc » 21/8/2009 21:47

Impossível não será certamente, a probabilidade é que é muito baixa.

Registado: 23/7/2003 16:05

por steev » 21/8/2009 20:55

Ah ok, lol, realmente não gosto de prever a longo prazo, acho demasiado imprevisível, porque nos falta muita informação, quer em AT, quer em AF.

Mesmo aqueles que têm muita informação e que podem mudar o dia de amanhã (governantes, conselheiros económicos, CEO's de blue-chips, etc.), têm um grau de 'futurismo' muito elevado face ao grau de previsisionismo 'causa-efeito'.

Claro, teorias à parte, na minha vida prática de investidor, não deixo de os ler e dar-lhes crédito.

Até te digo mais, um dos maiores indicadores para mim, e muito simples, é pegar num excelzinho, ver o Bloomberg.com todos os dias, e juntar o número de opiniões do género 'Bernanke Says Economy ...' em Bull e Bear.

É o que faço de cabeça e apesar de um ou vários poderem estar errado, à medida que a amostra se aumenta, é mais difícil todos estarem.

MarcoAntonio Escreveu:Aquilo de que estás a falar e a sugerir parece ser possível e na verdade até está relacionado com uma polémica bem recente: a polémica das Flash Orders.

Ah ok, vou ver se faço uma pesquisa sobre isso.

Cumps,

Registado: 18/6/2009 23:57

por MarcoAntonio » 21/8/2009 20:44

Bem, vamos lá ver... não estamos a falar bem na mesma escala. Eu estou a falar do sentimento em termos de big picture e concentrando-me em tendências de médio/longo-prazo. Tu estás a falar em prazos muito mais curtos...

Aquilo de que estás a falar e a sugerir parece ser possível e na verdade até está relacionado com uma polémica bem recente: a polémica das Flash Orders.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por steev » 21/8/2009 20:40

E será utópico dizer que o sentimento de hoje será, neste momento, a realidade de amanhã?

Ou seja, simplificando o mercado, e esquecendo as reacções on-the-fly amanhã às notícias de amanhã, procurava algum indicador em que eu apostasse hoje 1 Euro que amanhã o mercado ia subir porque eu ia comprar (longo) amanhã 1000 Euros.

Se tomassemos um universo grande, talvez ajudasse. No mercado total isto tende a ser impossível, mas imaginemos a acção XPTO, com volumes baixos, em que conseguíamos reunir 90% do volume em investidores deste fórum. Seria possível manipulá-la sabendo o sentimento exacto de hoje para amanhã? (ou, sendo as accoes um jogo de soma nula, isso seria impossível, pois uns 'entalariam' os outros?)

Talvez eu esteja a complicar o que não passam dos COF's do fecho, mas onde queria chegar, em teoria, era ao tal indicador de 'vai comprar/vender amanhã?' onde se pagava uma taxa para limitar o erro da 'mudança de opinião'.

Pensei que houvesse um indicador o mais próximo possível (considerando que o máximo assimptotico é prever o amanhã) do que os investidores vão fazer amanhã.

por MarcoAntonio » 21/8/2009 20:21

Não é off-topic, até é muito on-topic.
:wink:

Mesmo que encontres o indicador de sentimento supremo, não deixa de ser um indicador de sentimento de mercado e não te diz o que vai acontecer. A maioria pode estar certa ou errada...

A maioria está certa muitas vezes e por longos períodos até. Por vezes está errada, francamente errada (mas isso tende a acontecer em pontos extremos). Por isso tenho defendido sempre ao longo dos anos que os indicadores de sentimento só são úteis muito pontualmente (e, acrescento, mais para identificar pânicos do que euforias).
Imagem

Administrador Fórum

por steev » 21/8/2009 20:14

MarcoAntonio Escreveu:O Put/Call ratio baseia-se nas posições tomadas no mercado de opções. O Investors Intelligence Bull Bear é tirado de um pacote de newsletters de advisors (pessoalmente é dos indicadores deste tipo dos que menos aprecio). O AAII Sentiment Survey é uma questão colocada com uma base semanal aos associados (a pergunta é especificamente esta: "I feel that the direction of the stock market over the next 6 months will be: Bearish, Neutral, or Bullish.". Ainda há um DSI do Jake Bernstein que é baseado nos Futuros, mas ele não divulga como o faz e também não existe um acompanhamento regular do indicador (ele vende o indicador, é um serviço pago... e de vez enquando outros falam do valor do indicador... também não é algo que aprecie nem pouco mais ou menos).

Ah, o Investors Intelligence se quiseres saber na hora também tens de subscrever o serviço. Mas há sites que têm o histórico actualizado (como por exemplo o Market Harmonics, que aliás tem mais uma série de coisas).

Já o survey do AAII tem o histórico todo no site e podes saca-lo...

Depois ainda há o VIX e mais algumas coisas. Para quem quiser ter uma visão do sentimento de mercado eu não aconselharia a olhar isoladamente para nenhum deles mas antes olhar para o panorama geral (até porque eles por vezes contradizem-se) e ainda - e porque se trata de sentimento - cruzar ainda com alguma informação de carácter observativo (e inevitavelmente subjectivo). Sentimentos são coisas complexas que não são assim tão facilmente traduzíveis em números e num mero gráfico!

Fica a sugestão...

Quanto à votação, claro que isto vale o que vale e só dá para ter uma ideia/percepção de como se dividem as opiniões relativamente a esta matéria aqui num universo reduzido e relativamente fechado de pessoas. Também não aconselho ninguém a tirar grandes leituras daqui!

Certo, mas todos esses polls, com uma amostra mais ou menos qualificada, podem ter opiniões enviesadas (consoante as posições no mercado).

O VIX é em tempo real, momento N, vai dar ao mesmo, volta-se à questão de 'amanhã é que se vê se o mercado sobe ou desce'.

Era tentar encontrar o mais transparente dos indicadores de sentimento futuro (curto/médio prazo) com a maior amostra possível.

Realmente complicado, não fosse este o indicador que qualquer investidor procura... :roll:

Chega de off-topic, obrigado Marco.

por zguibz » 21/8/2009 19:53

Acabei de contribuir para o lado dos touros.

Penso que cada vez mais, quem acompanha diariamente os mercados, quer se baseie em AT ou em AF; começa a encontrar dificuldades em arranjar argumentos que possam justificar a possibilidade de novos mínimos nos próximos meses.

No entanto essa possibilidade está sempre presente nos mercados, e convém estarmos prevenidos para qualquer eventualidade.

abraços
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por MarcoAntonio » 21/8/2009 19:45

O Put/Call ratio baseia-se nas posições tomadas no mercado de opções. O Investors Intelligence Bull Bear é tirado de um pacote de newsletters de advisors (pessoalmente é dos indicadores deste tipo dos que menos aprecio). O AAII Sentiment Survey é uma questão colocada com uma base semanal aos associados (a pergunta é especificamente esta: "I feel that the direction of the stock market over the next 6 months will be: Bearish, Neutral, or Bullish.". Ainda há um DSI do Jake Bernstein que é baseado nos Futuros, mas ele não divulga como o faz e também não existe um acompanhamento regular do indicador (ele vende o indicador, é um serviço pago... e de vez enquando outros falam do valor do indicador... também não é algo que aprecie nem pouco mais ou menos).

Ah, o Investors Intelligence se quiseres saber na hora também tens de subscrever o serviço. Mas há sites que têm o histórico actualizado (como por exemplo o Market Harmonics, que aliás tem mais uma série de coisas).

Já o survey do AAII tem o histórico todo no site e podes saca-lo...

Depois ainda há o VIX e mais algumas coisas. Para quem quiser ter uma visão do sentimento de mercado eu não aconselharia a olhar isoladamente para nenhum deles mas antes olhar para o panorama geral (até porque eles por vezes contradizem-se) e ainda - e porque se trata de sentimento - cruzar ainda com alguma informação de carácter observativo (e inevitavelmente subjectivo). Sentimentos são coisas complexas que não são assim tão facilmente traduzíveis em números e num mero gráfico!

Fica a sugestão...

Quanto à votação, claro que isto vale o que vale e só dá para ter uma ideia/percepção de como se dividem as opiniões relativamente a esta matéria aqui num universo reduzido e relativamente fechado de pessoas. Também não aconselho ninguém a tirar grandes leituras daqui!
Imagem

Administrador Fórum

por steev » 21/8/2009 19:34

MarcoAntonio Escreveu:Se não houver uma boa base estatística ou a casa não tiver meios para o fazer, é o que aplica e está sempre segura. Neste caso apenas ficamos a saber o que as pessoas acham (que é basicamente o mesmo que se obtém numa votação... a única diferença nas odds é que as pessoas estão a "pagar para ver").

Thanks, a explicação foi muito objectiva, fiquei a ver mais a big picture, mas acabaste por dizer o que eu queria, é que a "única" diferença é que as pessoas 'pagam para dar a opinião'.

Para mim essa é a diferença essencial entre uma opinião racional e passional (quem me dera que se pagasse para postar no tópico dos Novos Mínimos :) ).

Acho esta 'votação' muito mais válida do que um poll num site, agora a qualidade da instrução da amostra é que já é discutível. No entanto, o sentimento de mercado inclui todos os investidores, não apenas os instruídos.

Mas enfim, penso que para o que eu quero já há os tais rácios call/put, ou bear/bull que já te vi enunciar noutro tópico. Não me lembro se eram para o futuro (n+1) ou se descreviam o passado/presente (n).

Anyway, tks pela info.

por MarcoAntonio » 21/8/2009 19:22

Aliás, quando as casas ficam "short" (isto é, em função das odds que estabeleceram e das apostas que surgiram, deixam de estar cobertos) têm duas hipóteses a que normalmente recorrem: ou suspendem as apostas no evento ou alteram as odds.

Suponho que devem ter alguma margem de segurança, tipo "margin call" a partir do qual actuam, não sei, nunca trabalhei dentro de uma casa de apostas. Mas os processos, genericamente falando, são os que descrevi...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 21/8/2009 19:18

Depende. Há essencialmente dois métodos para estabelecer odds: um é o que enumeraste e aplica-se na generalidade dos casos de eventos frequentes (ou estimáveis) por meio de análise estatística; mas nem sempre isso é possível e fiável e portanto surgem casos (por uma razão ou por outra) em que as odds são estabelecidas em função do que os apostadores pagam (em função das apostas que fazem). Quantos mais apostam num resultado menos este resultado paga...

Em princípio, num evento deste tipo, o método utilizado tenderá a ser o segundo pois não há nenhuma análise cientifíca minimamente fiável em que a casa possa confiar. Ora, a casa podia acabar por falhar sistematicamente na estimativa e acumular prejuízos significativos.

Com o método alternativo, a casa está sempre coberta.

Se muitos apostarem no cenário A, mesmo que ele ocorra o cenário A paga pouco (assim o determinaram os apostadores), tão pouco que os poucos que apostaram no cenário B cobrem o prémio. A casa tb não tem nenhum interesse especial em que ocorra o caso B dado que estes terão odds elevadas e a margem será sempre a mesma para a casa, é-lhes indiferente qual o cenário que se realiza.

Imagine-se que há 5 apostadores:

1 aposta $1 nos mínimos
4 apostam $1 que não há mínimos

A casa, em função destas apostas apresenta os valores:

Odds para mínimos = x4.4
Odds para não mínimos = x1.1

As odds são estabelecidas em função das apostas e para a casa é indiferente o que ocorre. Em qq um dos cenários a casa lucrará $0.6...

Se não houver uma boa base estatística ou a casa não tiver meios para o fazer, é o que aplica e está sempre segura. Neste caso apenas ficamos a saber o que as pessoas acham (que é basicamente o mesmo que se obtém numa votação... a única diferença nas odds é que as pessoas estão a "pagar para ver").
Imagem

Administrador Fórum

por steev » 21/8/2009 19:02

Já votei.

Achava engraçado, se alguem soubesse, utilizarmos um indicador que penso ser o mais científico que há para este caso:
encontrar as odds num site de betting em financials para uma aposta do futuro (up, down, even) do SP500 num timeframe de 3,6,12 meses.

Sei que não é 100% científico, mas não estará longe dos 99%, pois os bookers que fazem as odds perdem certamente muito tempo de trabalho e usam métodos profissionais para lá chegarem. A questão é que, nos equity markets, no limite, os métodos profissionais que eles têm são a AT e AF que todos podemos ter.

Isto é só por piada, se alguém descobrir (não consegui até agora), porque é o argumento que utilizo quando no carro, ou num jantar, em conversa de amigos se discute quem ganha entre Benfica-Porto, ou Manchester - Real, e eu, em tom de ironia simpática digo, "não sei, vê as odds no Bwin se quiseres a melhor previsão que há antes do jogo". :)

(isto considerando que a teoria do risk/return se aplica transparentemente nos sites de betting, e esquecendo o possível enviesamento...)

por MarcoAntonio » 21/8/2009 18:55

(...)
Imagem

Administrador Fórum

S&P500 - Acredita que vai fazer novos minimos?

por MarcoAntonio » 21/8/2009 15:56

Acredita que o S&P500 fará novos mínimos nos próximos cerca de 6 meses?

Nota: entretanto o último mínimo foi há mais de 5 meses, pelo que se acharem que novos mínimos podem ser realizados dentro de por exemplo 7 ou 8 meses, podem votar igualmente na opção dos mínimos.

Resultados anteriores:

24/07 - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=69845

18/06 - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=69197

29/05 - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=68912
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 42 visitantes