Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SoaresV » 25/8/2009 1:53

E Elias, se forem as q estou a pensar da BP aceitam o desconto de 0,06 que dão em senhas no lidl ;)

Registado: 14/10/2008 10:57

por Elias » 25/8/2009 1:00

Nos últimos dias fui ao norte do país e durante a viagem estive atento ao preço dos combustíeveis nas auto-estradas. Foi então que descobri uma coisa interessante, que passo a descrever.

Quem percorrer a A1 no sentido Lisboa-Porto facilmente constata, olhando para os painéis comparativos, que o preço da gasolina é igual nas várias áreas de serviço: 1,369 era o preço anunciado para a gasolina 95 nos últimos dias (cerca de 3 cêntimos acima do preço de venda "cá fora".

Na viagem de ida, ao chegar a Estarreja optei pela A29 que liga Estarreja a Vila Nova de Gaia. Pelo caminho, esta auto-estrada tem uma área de serviço em Ovar. O preço da gasolina nesta área de serviço é - pasme-se - 2 cêntimos mais barato que na A1, ou seja 1,349. Ou seja, esta auto-estrada, além de não ser portajada, tem a gasolina mais barata.

Segunda-feira, ao voltar para baixo, fiz o mesmo percurso e confirmei os valores.

Quem é que dizia que não havia concorrência nas auto-estradas?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 21/8/2009 17:20

epá onde andará o charles? :roll:

por Elias » 21/8/2009 8:33

Epá o charles, dei-me ao trabalho de percorrer as últimas páginas para ver se realmente tinhas respondido à questão do preço justo.

Aqui vai o resultado do meu "estudo":

charles, 16h03 - a frase minha que referis-te tem somente haver com isso a falta de elementos para poder concluir de forma rigorosa quanto seria o preço "justo".

Elias, 16h06 - oh charles o que é isso de "preço justo"? isso significa o quê?

Marco, 16h11 - O que é o preço "justo"?

Pedrom, 16h15 - Preço justo neste caso, significa uma "opinião".... :wink:

charles, 16h31 (para Marco) - Pergunto-te achas que sabes tudo, estás a par de todos os factores na formação do preço por parte de quem decide dentro conselho de administração da Galp?

Marco, 16h41 - Eu não acho que sei tudo nem nunca me "aventurarei" a dizer qual é o preço "justo". Tu é que puxaste o assunto e eu pergunto-te: o que é o preço "justo"?

charles, 16h57 (para Marco) - Penso que quem lançou a pergunta, qual o preço justo foi o Elias, eu falei em preço "justo" para me posicionar no sentido que discordo dos preços actuais, e referi de forma facilemente intendivel, que não possuia todos os elementos fundamentais para poder concluir o preço "justo", independentemente da fórmula da sua formação, mas tendo haver com esta assim como com os impostos que impendem sobre este produto.

(repara que aqui foges à questão; apenas dizes que discordas dos preços actuais, isto é, que são "injustos", mas admites não saber quais sao os preços justos; ora se não tens os elementos para concluir o preço justo, como sabes que o preço actual não é justo?)

Marco, 17h19 - Eu não quero que me digas qual é nem foi isso que eu perguntei. O perguntei o que é o preço "justo". E continuo a perguntar...

Marco, 17h49 - O que é o preço "justo"? Qual é o conceito e como se estabelece? Quem o estabelece?

charles, 0h23 - Não vale a pena rebater nada, esta discussão é esteril e não leva a lado nenhum, esquece e passa à frente. Quanto ao Elias não se passou nada, se se tivesse passado estou certo ele diria.

eu aqui há várias horas que não intervinha na discussão, mas como puxaste o meu nome achei por bem lembrar que havia uma questão que lancei que aguardava resposta

Elias, 0h32 - Ou isso, ou não leste metade do que eu escrevi... charles, eu expliquei por várias vezes que sustento as minhas afirmações com exemplos, e que tu respondes com generalidades, sem sustentar qualquer afirmação. Insisti mais que uma vez para que apresentasses exemplos, situações concretas, mas tu recusas. O que queres que te diga mais?

charles, 1h00 - Elias desculpa lá eu respondi-te a isso, mas concretiza lá onde a conversa entre nós teve algum acidente de percurso, conforme está a ser sugerido pelo Marco, essa parte é que não tem nada haver, da minha parte não houve nada da tua tambem não, nada zero....

Elias, 1h16 - Esta perguntei eu às 16h06:
Elias Escreveu:oh charles o que é isso de "preço justo"?
isso significa o quê?

e tu ainda não respondeste...

charles, 1h23 - O que foi referido foi relativo a insinuações, agora essa de ter falhado uma resposta é ofensivo , sem comentários.
Ma eu respondi, lembro-te que insisti várias vezes para me responderes tambem a questão dos placares das auto-estradas.

Aqui insistes que respondeste e ainda te consideras ofendido por alguém sugerir que não respondeste.

Se calhar falhei alguma transcrição e a resposta passou-me despercebida.

Podes ajudar?

por MarcoAntonio » 21/8/2009 1:42

charles Escreveu:O que foi referido foi relativo a insinuações, agora essa de ter falhado uma resposta é ofensivo , sem comentários.

charles Escreveu:Elias, diz só uma coisa tens acções ou activos bull relacionados com alguma empresa do ramo dos combustiveis? :twisted:

charles Escreveu:Ma eu respondi, lembro-te que insisti várias vezes para me responderes tambem a questão dos placares das auto-estradas

Não, tu respondeste que não conseguias calcular, que te faltavam dados. O que não responde à pergunta...

Eu já disse que não perguntei qual era mas o que era. Em que consiste, como se estabelece e quem o estabelece. O que eu quero saber é o que é isso do preço justo, como é que isso funciona...

E dá-me a impressão que o Elias quer saber a mesma coisa.

charles Escreveu:A discussão é esteril e não leva a lado nenhum, estão a dar demasiada importância a coisas que eu não dou.

A discussão é estéril e não leva a lado nenhum porque tu lanças uns pontos, nós queremos discutir esses pontos e tu não dás seguimento.

Já para questões laterais estás aqui duas vezes e respondes sempre!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 21/8/2009 1:29

charles Escreveu:Nesta fase estavamos a debater os preços nas auto-estradas, falavamos sobre a falta de concorrência, e falamos ainda sobre possiveis concertaçoes de preços, porque motivo todos estes estudos que constatam factos nada valem para vocês!

A conclusão de um estudo é um facto?

Como sugeres aumentar a concorrência nas auto-estradas, como é que isso opera e qual a motivação das Marcas, com postos distanciados de dezenas de kilometros e servindo um publico específico com naturalmente poucas alternativas concorrer agressivamente com os outros postos?

Ainda sobre o facto do estudo concluir que os preços em média são mais altos, eu pergunto onde é que está o anormal disso? Porventura alguém esperava preços idênticos? E não é isso sinónimo de que afinal há concorrência em Portugal dado que fora das auto-estradas, noutras condições, os preços tendem a ser mais baixos?

Os outros produtos não são também substancialmente mais caros nas auto-estradas?

Outra questão, esta apenas para clarificarmos: a questão central para ti no tema dos combustíveis é o que se passa nas auto-estradas?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por charles » 21/8/2009 1:23

Elias Escreveu:oh charles mas o Marco tem razão ti não respondes às perguntas.

Esta perguntei eu às 16h06:

Elias Escreveu:
charles Escreveu:a falta de elementos para poder concluir de forma rigorosa quanto seria o preço "justo".

oh charles o que é isso de "preço justo"?
isso significa o quê?

O que foi referido foi relativo a insinuações, agora essa de ter falhado uma resposta é ofensivo :roll: , sem comentários.

Ma eu respondi, lembro-te que insisti várias vezes para me responderes tambem a questão dos placares das auto-estradas.

A discussão é esteril e não leva a lado nenhum, estão a dar demasiada importância a coisas que eu não dou.

Boa noite a todos.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por charles » 21/8/2009 1:16

Elias Escreveu:
charles Escreveu:Quanto ao Elias não se passou nada, se se tivesse passado estou certo ele diria.

Ou isso, ou não leste metade do que eu escrevi... :roll:

charles, eu expliquei por várias vezes que sustento as minhas afirmações com exemplos, e que tu respondes com generalidades, sem sustentar qualquer afirmação. Insisti mais que uma vez para que apresentasses exemplos, situações concretas, mas tu recusas. O que queres que te diga mais?

Eu tinha-te respondido à pergunta e embora não pudesse ser muito especifico e não pudesse dizer-te datas locais ou preços, considero a explicação válida, não é esse facto que pode ser interpretado por terceiras pessoas como desconversar, essa interpretação é abusiva.

Por vezes o tempo escasseia para responder a tudo, mas aqui vai :

Nesta fase estavamos a debater os preços nas auto-estradas, falavamos sobre a falta de concorrência, e falamos ainda sobre possiveis concertaçoes de preços, porque motivo todos estes estudos que constatam factos nada valem para vocês!.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=379438

Falta concorrência nos combustíveis nas auto-estradasA instalação de painéis comparativos nas auto-estradas, depois de sucessivamente adiada até Abril de 2009, afinal ainda não estava concluída em todas as vias a 28 de Maio, quando uma equipa da Proteste percorreu a A1 e a A8. Além disso, os combustíveis são mais caros nestas vias e a diferença entre postos é mínima. Falta verdadeira concorrência, é a conclusão a que a equipa chegou.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt

A instalação de painéis comparativos nas auto-estradas, depois de sucessivamente adiada até Abril de 2009, afinal ainda não estava concluída em todas as vias a 28 de Maio, quando uma equipa da Proteste percorreu a A1 e a A8. [b]Além disso, os combustíveis são mais caros nestas vias e a diferença entre postos é mínima.
Falta verdadeira concorrência, é a conclusão a que a equipa chegou.

A A1 tem o maior volume de tráfego e a A8 é a única com postos das 4 petrolíferas a operar em Portugal (Galp, BP, Repsol e Cepsa), segundo a Autoridade da Concorrência (AdC).

Na A1, conhecida por auto-estrada do Norte, há 7 áreas de serviço em cada sentido, num total de 14 postos: 4 são da Galp (Aveiras e Pombal), 4 da BP (Santarém e Mealhada) e 6 da Repsol (Leiria, Antuã e Gaia), refere a Proteste na sua edição “online”.

“Foram instalados 12 painéis e o último encontra-se antes do penúltimo posto, em ambos os sentidos, com preços dos dois restantes postos, como manda a lei. Em 4 painéis, faltava informação sobre um dos postos identificados. Por falta das petrolíferas, responsáveis por fornecer e actualizar os dados, ou problemas de funcionamento dos painéis, são falhas a corrigir”, salienta a publicação, que controlou os 18 painéis instalados na A1 e A8 para verificar o seu funcionamento e que tentou perceber se havia diferenças da gasolina 95 e do gasóleo, que são os mais vendidos.

No que diz respeito à diferença entre petrolíferas, analisada pela equipa da Proteste, esta era mínima ou inexistente. O litro de gasóleo na BP e Repsol custava € 0,998, contra € 0,999 na Galp. Já o litro da gasolina 95 custava € 1,298 na BP e € 1,299 na Galp e Repsol. Quem abastecesse 50 litros pouparia apenas 5 cêntimos ao optar pelo preço mais baixo.

Na A8, conhecida por auto-estrada do Oeste, há 4 áreas de serviço em cada sentido, num total de 8 postos: 2 da Repsol (Loures), 2 da Galp (Torres Vedras), 2 da Cepsa (Óbidos) e 2 da BP (Nazaré). Foram instalados 6 painéis comparativos. Desses, 2 não funcionavam em pleno. Os painéis de pré-sinalização (a 8 km destes) estavam tapados e havia o aviso “Brevemente informação sobre preços”. Os restantes tinham indicação completa de preços, salienta a mesma fonte.

A Galp, BP e Repsol praticavam nesta via o mesmo preço que na A1, com diferença máxima de € 0,001 por litro. Na Cepsa, a poupança aumentava, mas era pouco significativa. Na gasolina 95, podia ir até € 0,01 por litro: entre € 1,289 da Cepsa, na área de serviço de Óbidos, e € 1,299 da Galp e Repsol, em Torres Vedras e Loures. Quem abastecesse o depósito com 50 litros na Cepsa poupava 50 cêntimos.

“A informação no sítio da DGEG estava desactualizada para os postos BP, em ambos os sentidos, na área da Nazaré, com data de 18 de Abril. Na gasolina 95, o sítio indicava € 1,229 por litro, quando o preço correcto era 1,298 euros. No gasóleo, figurava € 0,999 contra € 0,998 nos painéis. A falha é da BP, responsável por actualizar os preços. Até 9 de Junho, a situação mantinha-se”, refere a Proteste.

No mesmo dia, a equipa da Proteste comparou o preço da gasolina 95 e gasóleo das petrolíferas nos 116 postos de auto-estradas no sítio da DGGE. Na Galp, Cepsa e Repsol não havia diferenças, independentemente do posto ou via. Só a BP variava o preço conforme a auto-estrada e, na A25, entre postos.

A A5, A7, A9, A11, A12, A13, A15, A17 e A21 não apresentaram diferenças no preço da gasolina 95 e gasóleo. Na A4, apenas se registou variação para o gasóleo e, na A29, para a gasolina 95. Nas restantes, a poupança era mínima: € 0,50, se abastecesse 50 litros de gasolina 95 (A2, A3, A6, A8, A22, A23 e A28) ou apenas € 0,05 (A1). Para a mesma quantidade de gasóleo, a poupança máxima oscilava entre 5 e 20 cêntimos.

A A25 era a única com poupança significativa: quem atestasse o depósito com 50 litros de gasolina 95 na área de serviço de Vilar Formoso, da BP (preço mínimo de € 1,235 por litro), poupava € 3,20 face às 5 áreas da Galp e Repsol nessa via (1,299 euros). No gasóleo, a poupança era de € 2,50, na BP de Mangualde, sublinha o estudo da Proteste.

“Este cenário confirma as ineficiências no sector, agravadas nas auto-estradas, onde a concorrência não tem expressão real sobre o preço. A diferença entre postos é mínima ou inexistente. Fica mesmo mais barato fora das auto-estradas: na semana de 25 de Maio a 1 de Junho, o preço médio da gasolina 95 no País rondava 1,263 por litro e, o do gasóleo, 0,965 euros. Quando possível, ateste o depósito antes de entrar”, aconselha aquela publicação da DECO. [/b]
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Elias » 21/8/2009 1:16

oh charles mas o Marco tem razão ti não respondes às perguntas.

Esta perguntei eu às 16h06:

Elias Escreveu:
charles Escreveu:a falta de elementos para poder concluir de forma rigorosa quanto seria o preço "justo".

oh charles o que é isso de "preço justo"?
isso significa o quê?

por mais_um » 21/8/2009 1:08

MarcoAntonio Escreveu:[...] seria todo ouvidos!

Presumo que queiras dizer : seria todo olhos! :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 21/8/2009 1:06

Eu estou a falar de desconversar. Desconversaste com ele...

Continuas a aparecer no tópico e para estes posts pareces ter paciência. Para responder às questões é que não. Notável!

Continuo sem saber (e muito gostaria de saber) o que é que é o preço justo (em que consiste, como se estabelece, quem o estabelece), gostaria de saber quais afinal os custos que devem ser cobertos pela venda do produto e quais não e qual a racionalidade por detrás disso, gostaria de ter comentar adicional à questão das farmacêuticas e gostaria que explicasses melhor a história mal contada da Arábia Saudita...

Se tiveres paciência para abordar essas questões pertinentes que tu próprio lançaste e passar à frente desta salgalhada de posts de carácter pessoal, seria todo ouvidos!
Imagem

Administrador Fórum

por charles » 21/8/2009 1:00

Elias desculpa lá eu respondi-te a isso, mas concretiza lá onde a conversa entre nós teve algum acidente de percurso, conforme está a ser sugerido pelo Marco, essa parte é que não tem nada haver, da minha parte não houve nada da tua tambem não, nada zero....por isso não entendo onde está esse problema de insinuações referido, e se tivesse havido no calor do debate como somos todos homenzinhos facilmente se resolvia com um reparo.

1Ab
Cumpt

por mais_um » 21/8/2009 0:59

Elias Escreveu:
charles Escreveu:Quanto aos preços nas autoestradas e os placares o que achas, existe concorrência?´

É mesmo só isso que interessa discutir é se existe concorrência ou não!

Claro que existe.

Olha há umas semanas ia eu pela A8 em direcção a norte. Quando ia a chegar a Óbidos reparei que o placar anunciava que logo a seguir havia uma bomba da Cepsa, mais barata, e que a 30 km mais à frente havia uma da BP, mais cara.

Passei pela da CEPSA e estava vazia (só vi lá um carro e nem seque estava a abastecer, se calhar era o do funcionário da caixa, lol), quando cheguei à da BP, mais cara, havia lá vários carros.

Como interpretas isto?

Situação normal, passo por ai todos os dias e normalmente a CEPSA está às moscas, exceptuando os fins de semana, a diferença não é significativa, em 40 litros, se for um centimo de diferença, estamos a falar de 40 centimos o que representa menos de 1% (gasoleo) o que é insignificante, preferem colocar BP do que CEPSA, eu também faço o mesmo, raramente coloco na CEPSA na A8, mais facilmente paro para beber um café para não estar a desviar caminho do que meto combustivel, só mesmo em ultimo caso, até porque nas Caldas da Rainha tens combustiveis de marca em media 7 centimos mais barato.
Editado pela última vez por mais_um em 21/8/2009 1:01, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 21/8/2009 0:32

charles Escreveu:Quanto ao Elias não se passou nada, se se tivesse passado estou certo ele diria.

Ou isso, ou não leste metade do que eu escrevi... :roll:

charles, eu expliquei por várias vezes que sustento as minhas afirmações com exemplos, e que tu respondes com generalidades, sem sustentar qualquer afirmação. Insisti mais que uma vez para que apresentasses exemplos, situações concretas, mas tu recusas. O que queres que te diga mais?

por charles » 21/8/2009 0:23

Não vale a pena rebater nada, esta discussão é esteril e não leva a lado nenhum, esquece e passa à frente.

Quanto ao Elias não se passou nada, se se tivesse passado estou certo ele diria.

Cumpt
Cumpt

por MarcoAntonio » 20/8/2009 23:54

charles Escreveu:Só agora retomei o CB e fico aborrecido pela forma como tu interpretas o que eu digo, explica lá melhor que comportamento é que eu tive com o Elias?

Quando te apresentam argumentos opostos e exemplos que contrariam o que tu defendes, tu respondes que "são para rir".

charles Escreveu:Tudo o que o que transcreves-te do que eu disse em nada te ofenda, simplesmente é uma critica (...)

Eu não me sinto minimamente ofendido. Pelo contrário, estou-te a mostrar quem realmente está a desconversar.

charles Escreveu:(...) e tu lidas pessimamente com a critica, no entanto tu podes dizer tudo o que quiseres como por exemplo este post:

Eu não lido pessimamente com a crítica, na verdade estou a borrifar-me para as tuas críticas. O que eu queria é que tu respondesses às perguntas como eu estou a responder às tuas. Mas passas o tempo a desconversar e a mandar piropos...

E continuas. Acho que vou ter que fazer um update pois reapareceste e em vez de te centrares nas várias perguntas que deixei e estão em aberto, voltaste a colocar um post com piropos.

charles Escreveu:É a nisto que te critico pois tornas-te rispido na forma como debates e encaras opiniões diferentes da tua.

Claro que me torno ríspido. Tu apareces num tópico de quase 80 páginas a fazer insinuações (essa por acaso foi para o Elias) ou a sugerir que eu responda a coisas que eu já disse uma série de vezes que não pretendo responder e que não me proponho a responder quando eu te pesso para esclareceres os pontos que colocaste, só para citar um par de exemplos.

charles Escreveu:No entanto não deixo de te considerar e aos demais.

Não vamos prolongar isto ok.

O que eu queria mesmo é que respondesses às perguntas que eu vou colocando. O que tu achas de mim eu já sei, é escusado continuares a desconversar e a levar o tópico para os piropos. Aliás, és das pouquíssimas pessoas que o fazem e se andares para trás, talvez descubras que a discussão tem sido bastante civilizada com praticamente toda a gente e quem discorda não tem tido nenhum problema em dialogar comigo e debater os pontos.

Contudo, tu pareces ter realmente...

Mas como eu não pretendo transformar este tópico num tópico de psicanálise do porquê de teres tanta dificuldade em debater comigo (ou com o Elias ou com outro qualquer) quando outros não têm, insisto que te concentres em responder às questões, tal como eu me tenho concentrado a responder às tuas.

Depende de ti, não de mim...

Basta verificares que este "bate bola" só está a acontecer contigo, apesar de eu estar aqui todas as semanas a debater com imensa gente!
Imagem

Administrador Fórum

por charles » 20/8/2009 23:42

MarcoAntonio Escreveu:
charles Escreveu:Marco tu gostas muito de raciocinios em torno da dissecação de palavras ou frases, de preferência descontextualizadas, eu não dou para esse peditório.

charles Escreveu:Marco tem paciência "! ficasse feliz"? isto é para rir só pode....

charles Escreveu:Tem sempre presente que por cada um que concorda contigo 10 não emitem opinião para não discordar.

charles Escreveu:Tens uma enorme facilidade em desconversar, e em qualificar ou desqualificar os outros, não é só comigo por isso não estou preocupado.

Estamos conversados.

Já vi que o teu comportamento com o Elias não é muito diferente por isso não estou preocupado.

Só agora retomei o CB e fico aborrecido pela forma como tu interpretas o que eu digo, explica lá melhor que comportamento é que eu tive com o Elias?

Tudo o que o que transcreves-te do que eu disse em nada te ofenda, simplesmente é uma critica e tu lidas pessimamente com a critica, no entanto tu podes dizer tudo o que quiseres como por exemplo este post:

O que é óbvio é tu não estares a ler com atenção o que eu escrevo porque obviamente tu não leste a minha resposta à tua resposta.

Há aqui um problema de lucidez: eu li o que escreveste e respondi-lhe. Tu não leste o que eu escrevi e tanto não leste que até achas que eu não li o que escreveste, o que seria impossível achares se me tivesses lido.

Como é que eu posso não te ter lido se te respondi?

E como é que tu me leste se vens fazer uma afirmação destas?

É óbvio quem não está a ler quem, portanto...

Talvez seja preferível parares de disparar posts e passares a ler com atenção o que eu escrevo.

É a nisto que te critico pois tornas-te rispido na forma como debates e encaras opiniões diferentes da tua.

No entanto não deixo de te considerar e aos demais.

Não vamos prolongar isto ok.

Cumpt
Cumpt

por mais_um » 20/8/2009 20:25

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:Estou de acordo com os teus comentários sobre o tema, infelizmente os combustiveis não são o unico caso em que acontece este tipo de protestos.

Eu penso que por aqui se percebe que entendes os fenómenos a que me refiro e como tal perceberás a minha "insistência" nestes pontos.

:wink:

Perfeitamente! E louvo a tua persistência em tentar ensinar quem por vezes não quer aprender.

por MarcoAntonio » 20/8/2009 20:04

mais_um Escreveu:Estava a tentar perceber o que é para o Elias e o Pedro o conceito de muito grande, estamos a falar de 7 centimos no caso da Repsol e 6 centimos no caso da Galp, isto dentro da mesma marca, que era o tema do comentário do Pedro. As percentagens referidas é sobre o preço final e não sobre a margem que como tu muito bem referes será sempre valores muito superiores, percentualmente claro.

Sim, tudo bem. Mas pode-se tirar dali outra leitura e mais do que poder, é o tipo de exercício que a generalidade das pessoas faz mas com um propósito diferente do teu.

mais_um Escreveu:Estou de acordo com os teus comentários sobre o tema, infelizmente os combustiveis não são o unico caso em que acontece este tipo de protestos.

Eu penso que por aqui se percebe que entendes os fenómenos a que me refiro e como tal perceberás a minha "insistência" nestes pontos.

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 20/8/2009 19:59

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:7% consideras muito grande? É a diferença ente abasteceres na Repsol nas Caldas da Rainha ou em Alcobaça, (gasoleo) por exemplo (6% na Galp). Agora para quem vive em Alcobaça não compensa ir de proposito abastecer nas Caldas da Rainha.

Mais um, se vamos discutir se as diferenças são grandes ou pequenas, não podemos abstrair-nos do quanto podem variar (ou mais exactamente, elas são grandes ou pequenas em relação a quê?).

Falar em percentagens nesta matéria é sistematicamente enganador porque mais de 90% do preço do produto é formado por: custo do refinado mais impostos mais custos de transporte e armazenagem.

Só para lá de todos estes valores é que surge "algo que pode variar" de forma substancial. Portanto, se algo variar 6 ou 7% numa margem possivel da ordem dos 10% então é uma variação bastante razoável.

Os combustiveis não podem variar muito mais do que isto!

Estava a tentar perceber o que é para o Elias e o Pedro o conceito de muito grande, estamos a falar de 7 centimos no caso da Repsol e 6 centimos no caso da Galp, isto dentro da mesma marca, que era o tema do comentário do Pedro. As percentagens referidas é sobre o preço final e não sobre a margem que como tu muito bem referes será sempre valores muito superiores, percentualmente claro.

Estou de acordo com os teus comentários sobre o tema, infelizmente os combustiveis não são o unico caso em que acontece este tipo de protestos.

Um abraço,

Alexandre Santos

por mais_um » 20/8/2009 19:39

Vejo as pessoas preocupadas com 1 ou 2 cêntimos de diferença, a realidade é que estamos a falar de trocos e por isso quando se deslocam de propósito a um local para poupar alguns cêntimos por litro acabam por gastar mais do que se não fossem, contabilizem os km percorridos, quanto custa, desde pneus, manutenção, tempo gasto, etc, etc.. e facilmente verificam que não compensa essa canseira toda.

Um automobilista que faça 2000 km/mês, com um carro que gaste 8 litros aos 100km, com uma diferença de 10 cêntimos por litro, poupa 16 euros por mês em combustível, se ele tiver que se deslocar de propósito a esse local e encher o deposito todas as vezes que vai abastecer, faz 4 viagens (depósitos de 40 litros), significa que cada viagem que faz poupa 4 € directamente, basta ver quanto km ele anda para poupar os 4€,o tempo que perde, etc... se tiver que percorrer a 10km para abastecer (5 para cada lado), significa que gasta quase 1 litro de combustível, por isso poupa apenas 3€ directos, e considerarmos todos os restantes custos e o tempo dispendido provavelmente não compensa.

Como é óbvio se eu durante o meu percurso normal tiver opção, escolho o mais barato mas não me desloco propositadamente a nenhum lado para colocar combustível.

Estes cálculos são para uma diferença de 10 cêntimos, diferença obtida provavelmente entre combustível de marca e marca branca, ou seja, não tem aditivos que melhoram a performance o que no meu caso, significa gastar 1 litro a mais aos 100kms, mas estas diferenças dependem de carro, tipo de percurso, estilo de condução, etc... o que significa que pode acontecer sair mais caro estar a colocar combustível mais barato.

por MarcoAntonio » 20/8/2009 19:37

mais_um Escreveu:7% consideras muito grande? É a diferença ente abasteceres na Repsol nas Caldas da Rainha ou em Alcobaça, (gasoleo) por exemplo (6% na Galp). Agora para quem vive em Alcobaça não compensa ir de proposito abastecer nas Caldas da Rainha.

Mais um, se vamos discutir se as diferenças são grandes ou pequenas, não podemos abstrair-nos do quanto podem variar (ou mais exactamente, elas são grandes ou pequenas em relação a quê?).

Falar em percentagens nesta matéria é sistematicamente enganador porque mais de 90% do preço do produto é formado por: custo do refinado mais impostos mais custos de transporte e armazenagem.

Só para lá de todos estes valores é que surge "algo que pode variar" de forma substancial. Portanto, se algo variar 6 ou 7% numa margem possivel da ordem dos 10% então é uma variação bastante razoável.

Os combustiveis não podem variar muito mais do que isto!
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 20/8/2009 19:32

Elias Escreveu:
pedrom Escreveu:A própria galp tens preços com diferenças muito grandes entre os diversos postos galp!!!

"muito grandes" significa o quê?

7% consideras muito grande? É a diferença ente abasteceres na Repsol nas Caldas da Rainha ou em Alcobaça, (gasoleo) por exemplo (6% na Galp). Agora para quem vive em Alcobaça não compensa ir de proposito abastecer nas Caldas da Rainha.

por MarcoAntonio » 20/8/2009 19:16

MarcoAntonio Escreveu:Nota: no que diz respeito à semana passada, ajustei dos 1.329 para os 1.339 dado que ainda voltaram a subir mais um centimo durante a semana; o valor que ficou registado no gráfico e o mais alto dos dois.

Entretanto os preços esta semana subiram para 1.349 e 1.079 e, tal como para a semana passada, actualizo o gráfico para o valor máximo. Não traduz o preço médio mas não se poderá dizer que a análise semanal favorece as gasolineiras (o que de resto, ver na página 75, por comparação com o relatório da AdC já tinha mostrado que não acontecia). Já agora, tb vale a pena ver o que escrevi nessa página para perceber a razão da diferença dos valores...
Anexos
margemcombustiveis090820.PNG
margemcombustiveis090820.PNG (28.45 KiB) Visualizado 5077 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 20/8/2009 18:39

ja vou Escreveu:Infelizmente e apesar do empenho e boa vontade do Marco António e outros participantes do fórum para esclarecer o assunto com factos e números existe gente que irá encarar este assunto como se fosse uma discussão sobre religião ou futebol em que os factos contam menos do que a fé cega.

Na minha perspectiva o mais preocupante nem é o preço dos combustíveis em Portugal, os impostos sobre estes ou a fórmula para a sua construção.
O mais grave é a atitude ignorante e preguiçosa tão característica de muitos portugueses que se recusam a aprender apesar dos estudos e factos estarem disponíveis preferindo continuar a zurrar as mesmas tretas populistas como se pode ler e ouvir todos os dias nos mais diversos média, associações de defesa do consumidor, etc.

E enquanto assim for não há baixa nos preços que nos salve da pobreza... material e de espírito.

Os preços hoje em Portugal estão 3 centimos acima da média europeia (o que nem sequer é líquido se é real se tomarmos em linha as políticas promocionais do tipo "fidelização" que em Portugal têm um peso obviamente relavante, não faço ideia de qual o peso que tem noutros países). Mas admitamos que é mesmo 3 centimos em média mais caro. Nada me convence que se os preços baixassem 3 centimos e estivessemos alinhados com a Europa e até mais baixos que os de Espanha, que não continuariamos a ter o mesmíssimo tipo de protesto!

E não só não me convenco como tenho várias evidências de tal. Basta citar que este tópico (não propriamente este mas outro de umas semanas antes que acabou por resultar neste) começou num período em que havia uma acesa polémica sobre os combustíveis e foi um dos períodos mais quentes em torno desta matéria.

E o que se passava em momento de tão acesa polémica?

> As margens estavam mais apertadas do que agora, foi dos períodos em que a margem esteve mais esgamada!

> Nessa altura estavamos por sinal praticamente alinhados com a média Europeia.

Imagem

Isto para sublinhar o que dizes e para dizer que, na minha opinião, a maior parte dos consumidores protesta porque sim. Não faz uma ideia concreta sobre os valores ou a formação do preço ou sequer como funciona este mercado em particular ou outro. Mas protesta. Porque pagar custa sempre e portanto protesta-se para desabafar...

Mas temo que a tua mensagem chegará a poucos pois estás a dizer aquilo que muito poucos estarão disponíveis para ouvir. Aliás, todo este tópico é um imenso exercício de dizer e mostrar aquilo que poucos estão na disposição de ouvir.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustobb_69, Bing [Bot], Gioes, Luzemburg, macau5m, PAULOJOAO e 218 visitantes