Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off tópic - corrida de 100 metros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Off tópic - corrida de 100 metros

por bestbland » 18/8/2009 19:22

A regra dos recordes também se aplica as outras modalidades. Ora daqui a muitos anos o homem deverá estar na fasquia dos 20 metros no triplo salto. A razão dos recordes serem batidos deve se talvez à alimentação , preparação física , calçado, etc. Há pouco falaram de há mil anos, eu falo de há milhões do tempo do homo sapiens de certeza que era muito mais lento devido a forma do corpo dessa altura. Talvez daqui a milhões de anos nós tenhamos uma aparência diferente da actual. Só um dado curioso , há uns anos largos atrás o homem tinha uma altura média mais baixa.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Luismnair » 18/8/2009 19:21

MarcoAntonio Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
CrashXXI Escreveu:Quanto aos 100 m, naturalmente estamos, já há algum tempo, numa região assimptótica de tempos possíveis.

Deverá levar mais alguns anos a ultrapassar este valor, porque o salto, no tempo realizado, foi imenso!

acho q nao... acho q o usain no proximo grande meeting bate novamente...vê-se q e' possivel q ele tem mais capacidade para melhorar... enquanto todos os outros na meta estavam exaustos o homem continou a correr por ali fora... e no final da corrida tmb m parece q ele estava a controlar, embora menos do que em Pequim... mas obviamente n lhe convem bater o record de uma so' vez... vai quebrando aos poucos assim a carteira tambem se enche :D e' memso espremer o maximo potencial e aliar isso ao $$$ vindo dos patrocinadores

Isso é ilusório.

Se vires a corrida de perfil, ele está sempre concentrado e a dar o máximo. Só mesmo sobre a meta olha para o cronómetro...

É possível que venha a tirar mais umas centésimas, é possível que não e fique esta como a sua grande marca. Mas ao ver a corrida não vejo nenhuma evidência de que "facilitou" (bem pelo contrário vejo completamente concentrado e a todo o gás o tempo todo). Claro que ele conseguia continuar a correr por ali fora ou não fosse corredor dos 200m. Mas isso não significa que consiga tirar facilmente tempo a esta marca...

Na verdade, já vi o mesmo tipo de "dito" uma série de vezes relativamente atletas de 100 e 200m nestes 20 anos e a maior parte das vezes nunca mais batem as marcas que parece que fizeram "tão facilmente".

Acho que ele ainda tem mais para dar. Apesar de ter estado concentrado a corrida toda, nas ultimas 3 passadas já ia ligeiramente a controlar, e ainda se dá ao luxo de olhar para o lado. Numa corrida de 100m, td isto vale centesimos. Outra coisa, é a cara de esforço dele que comparada com a do Tyson Gay, não tem comparação.
Relativamente ao tópico, acho que o record ainda cairá uns 10 centesimos, e pelas pernas do mesmo homem. O treino, a alimentação, as tecnicas, os materiais, estão em constante evolução, assim como o doping, que é um factor muito relevante no desporto de competição.

Registado: 24/7/2008 21:51

por CrashXXI » 18/8/2009 19:08

O Nelson conquistou a medalha prata com 17,55!

Registado: 20/5/2009 17:17

por MarcoAntonio » 18/8/2009 18:38

salvadorveiga Escreveu:
CrashXXI Escreveu:Quanto aos 100 m, naturalmente estamos, já há algum tempo, numa região assimptótica de tempos possíveis.

Deverá levar mais alguns anos a ultrapassar este valor, porque o salto, no tempo realizado, foi imenso!

acho q nao... acho q o usain no proximo grande meeting bate novamente...vê-se q e' possivel q ele tem mais capacidade para melhorar... enquanto todos os outros na meta estavam exaustos o homem continou a correr por ali fora... e no final da corrida tmb m parece q ele estava a controlar, embora menos do que em Pequim... mas obviamente n lhe convem bater o record de uma so' vez... vai quebrando aos poucos assim a carteira tambem se enche :D e' memso espremer o maximo potencial e aliar isso ao $$$ vindo dos patrocinadores

Isso é ilusório.

Se vires a corrida de perfil, ele está sempre concentrado e a dar o máximo. Só mesmo sobre a meta olha para o cronómetro...

É possível que venha a tirar mais umas centésimas, é possível que não e fique esta como a sua grande marca. Mas ao ver a corrida não vejo nenhuma evidência de que "facilitou" (bem pelo contrário vejo completamente concentrado e a todo o gás o tempo todo). Claro que ele conseguia continuar a correr por ali fora ou não fosse corredor dos 200m. Mas isso não significa que consiga tirar facilmente tempo a esta marca...

Na verdade, já vi o mesmo tipo de "dito" uma série de vezes relativamente atletas de 100 e 200m nestes 20 anos e a maior parte das vezes nunca mais batem as marcas que parece que fizeram "tão facilmente".
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por salvadorveiga » 18/8/2009 18:26

Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por CrashXXI » 18/8/2009 18:23

Obrigado, salvador :wink:

Não posso perder...

por CrashXXI » 18/8/2009 18:21

Quanto aos 100 m, naturalmente estamos, já há algum tempo, numa região assimptótica de tempos possíveis.

por salvadorveiga » 18/8/2009 18:20

vai ser daqui a nada questao de minutos...

Rtp 2
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

por CrashXXI » 18/8/2009 18:16

- Se seguida vão saltar os oito primeiros classificados. Nélson será o penúltimo, antes de Phillips 17:00 - 18-08-2009

A que horas vai ser, salvador? Referes 17 h...

por MarcoAntonio » 18/8/2009 18:15

bestblandina Escreveu:Marco, foi uma diferença penso de 0,15 seg.
Não sei de cor, (...)

Foi de 0.11s, o que é muito, dos maiores saltos de um record para o outro de que há memória...

Mas, como já disse, a evolução não é linear (aliás esta ocorrência em si o demonstra) e não podes extrapolar. Agora podem-se passar 20 ou 30 anos sem praticamente evoluirmos nada, não se sabe ao certo...

Há records a permanecer por longos períodos de tempo e cada vez há menos factores onde mexer, cada vez há menos factores onde melhorar. Portanto, o record à medida que se vai aproximando do "óptimo" vai evoluindo cada vez mais lentamente.

De vez enquando há saltos, motivados por qq alteração importante num dos muitos factores que referi atrás ou simplesmente porque se encontra um individuo que foge muito à norma (da mesma forma que por vezes nasce um individuo que mede um pedaço mais de 2 metros... por vezes nascem individuos com características físicas apropriadas para determinada prática desportiva).

bestblandina Escreveu:(...) estive a ler no jornal e vi que o mesmo tem vindo a diminuir ao longo destes anos, então significa que o homem cada vez é mais rápido, e o que estou a dizer é com este ritmo ele será mais rapido que o ferrari actual daqui a mil anos.

acho que tem a sua logica, ou não :idea:

Acho que tem lógica considerar que o Ferrari daqui a "mil anos" tb vai estar bem mais evoluído. E, não, não acho que tenha lógica extrapolar como estás a fazer. Duvido que, sem recurso a engenharia genética, algum dia tenhamos um ser humano normal a correr os 100m em 5 ou 6 segundos.

Por outro lado, falarmos do que se passará daqui a mil anos é algo surreal. O ser humano ainda existirá daqui a mil anos? Ainda habitará a Terra? Ainda se dedicará ao desporto (ou especificamente, a correr os 100m)?

É um tipo de questão que faz pouco sentido.

Agora, terá interesse perceber minimamente porque é que os resultados evoluem.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por salvadorveiga » 18/8/2009 18:13

17:56 - Phillips Idowu passa Nélson Évora ao terceiro salto: 17.73. É a melhor marca do ano.

BALANÇO DA TERCEIRA RONDA: Phillips Idowu, 17.73; Nélson Évora, 17.54; Arnie Girat, 17.26;

- Se seguida vão saltar os oito primeiros classificados. Nélson será o penúltimo, antes de Phillips 17:00 - 18-08-2009
Ido
Imagem
Imagem Imagem

por Dwer » 18/8/2009 18:12

bestblandina Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Acho que a questão dele foi suscitada pelo estrondoso record fixado este fim de semana nos 100 metros...

Marco, foi uma diferença penso de 0,15 seg.
Não sei de cor, estive a ler no jornal e vi que o mesmo tem vindo a diminuir ao longo destes anos, então significa que o homem cada vez é mais rápido, e o que estou a dizer é com este ritmo ele será mais rapido que o ferrari actual daqui a mil anos.

ehehe... se a lógica de investimento nos mercados for tão boa como a que aplicas aqui, temo pela saúde da tua carteira.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por CrashXXI » 18/8/2009 18:11

Alguém sabe como se comportou o nosso Nelson Évora no triplo?

Ele participava hoje, por volta das 17 h.

por ja vou » 18/8/2009 18:10

Agora falando mais a sério, acho muito complicado prever quantos anos serão necessários para baixar o recorde dos 100 metros (ou outro qualquer) abaixo de uma determinada fasquia, por exemplo os 8 segundos.

Não sabemos como vai evoluir o desporto nos próximos, 100, 500 ou mil anos... as coisas podem mudar radicalmente... descobertas cientificas... algum tipo de doping poderá eventualmente ser permitido, alterações genéticas, etc, etc

Registado: 3/6/2008 14:11

Re: Off tópic - corrida de 100 metros

por Dwer » 18/8/2009 18:09

bestblandina Escreveu:O recorde dos 100 metros há uns 60 anos atrás era +- 10,56seg. Mais um segundo que o actual. Num espaço de 60 anos, em mil anos....

O recorde dos 100 m há 60 anos atrás era de 10.2. feitos pelo Jesse Owens em Junho de 36.
Só se fez abaixo disso (10.1) em 1956.

E a pergunta do ja vou está muito bem posta.
Os homens de há 10.000 anos corriam os 100 m em meia-hora?
Editado pela última vez por Dwer em 18/8/2009 18:10, num total de 1 vez.
Abraço,
Dwer

por bestbland » 18/8/2009 18:07

MarcoAntonio Escreveu:Acho que a questão dele foi suscitada pelo estrondoso record fixado este fim de semana nos 100 metros...

Marco, foi uma diferença penso de 0,15 seg.
Não sei de cor, estive a ler no jornal e vi que o mesmo tem vindo a diminuir ao longo destes anos, então significa que o homem cada vez é mais rápido, e o que estou a dizer é com este ritmo ele será mais rapido que o ferrari actual daqui a mil anos.

por MarcoAntonio » 18/8/2009 18:03

Acho que a questão dele foi suscitada pelo estrondoso record fixado este fim de semana nos 100 metros...
Imagem

Administrador Fórum

por bestbland » 18/8/2009 18:03

Dwer Escreveu:
bestblandina Escreveu:
Dwer Escreveu:
bestblandina Escreveu:O recorde da corrida dos 100 metros tem vindo a diminuir ao longo dos anos. Há uns 60 anos atrás fazia se o mesmo trajecto em mais 1 segundo. O que acontece é que o homem tem vindo a bater esse recorde e por este ritmo daqui a mil anos fará em menos de 3 segundos. Será o homem daqui a mil anos mais rápido que um ferrari actual ? Este estudo foi feito com base que este recorde será batido de anos para anos como tem vindo a acontecer até à data.

Em mais de um segundo? Ou em mais de 10 segundos?

Qual estudo?

O recorde tende a ser batido ao longo do tempo.
Se hoje faz-se em 9,5seg, daqui a 100 anos talvez 8,5seg, daqui a 200 anos 7,5seg, etc.

O recorde dos 100 metros há uns 60 anos atrás era +- 10,56seg. Mais um segundo que o actual. Num espaço de 60 anos, em mil anos....

Mas o estudo é teu? Extrapolar a evolução até hoje do recorde dos 100 m, para o futuro é um estudo?

por bestbland » 18/8/2009 18:01

ja vou Escreveu:E há dez mil anos atras como era?
O homem da altura fazia os 100 metros em meia hora?

Se calhar fazia no dobro, não havia sapatilhas :lol:

A evolução do recorde tem haver com alimentação, calçado, vestuario, preparação fisica, etc

por Dwer » 18/8/2009 18:01

bestblandina Escreveu:
Dwer Escreveu:
bestblandina Escreveu:O recorde da corrida dos 100 metros tem vindo a diminuir ao longo dos anos. Há uns 60 anos atrás fazia se o mesmo trajecto em mais 1 segundo. O que acontece é que o homem tem vindo a bater esse recorde e por este ritmo daqui a mil anos fará em menos de 3 segundos. Será o homem daqui a mil anos mais rápido que um ferrari actual ? Este estudo foi feito com base que este recorde será batido de anos para anos como tem vindo a acontecer até à data.

Qual estudo?

O recorde dos 100 metros há uns 60 anos atrás era +- 10,56seg. Mais um segundo que o actual. Num espaço de 60 anos, em mil anos....

Mas o estudo é teu? Extrapolar a evolução até hoje do recorde dos 100 m, para o futuro é um estudo?
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 18/8/2009 18:01

Os records não baixam de forma linear e o único factor não é o ser humano (embora seja obviamente um deles).

Em relação ao ser humano em si, há um série de factores a considerar como por exemplo, melhor alimentação, melhores técnicas de treino e melhores técnicas desportivas (a forma como se corre ou nada ou salta hoje não é exactamente a mesma de há 100 anos atrás). Por exemplo, no salto em altura de início saltava-se de frente, a certa altura alguém descobriu que saltando de costas se saltava mais alto e este exemplo serve apenas para ilustrar algo que é muito visível pois as técnicas vão melhorando por vezes em coisas que não são tão perceptíveis (outro exemplo, hoje os nadadores permanecem mais tempo de baixo de água onde o atrito é menor tentando atrasar o regresso à superfície).

Depois, há os factores externos aos desportistas como melhore equipamento (melhores sapatilhas, fatos, etc) e melhores condições (pistas, piscinas, etc melhores, melhor localizadas, melhor protegidas, melhores materiais, etc).

Um outro factor a considerar ainda é o universo de desportistas que tb tem vindo a crescer (qnt mais desportistas são "testados", postos à prova, maiores as probabilidades de encontrar aqueles que se desviam muito da norma, ou seja, melhores as probabilidades de se encontrar bons desportistas). Isto está visível por exemplo na explosão de desportistas chineses nos últimos anos, que passaram a ganhar então muito mais medalhas, simplesmente porque com a melhoria e progresso económico e com a oportunidade de muito mais individuos enveredar pelo desporto, naturalmente passaram-se a encontrar em maior quantidade os individuos com grande potencial.

Ora, se recuarmos aos Jogos Olímpicos do início do século passado e compararmos com os actuais, o número de praticantes na generalidade dos desportos aumento muito (a população mundial também, naturalmente, mas não altera nada... qnt maior o universo de individuos, maior a probabilidade de encontrar grandes desvios à norma).

Tudo no seu conjunto tem permitido melhorar os records de forma mais ou menos regular (mas não linear... já tem acontecido passar-se duas ou três décadas sem grandes evoluções).
Imagem

Administrador Fórum

por salvadorveiga » 18/8/2009 17:58

ja vou Escreveu:E há dez mil anos atras como era?

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

relamente com cada topico enfim...
Imagem
Imagem Imagem

por ja vou » 18/8/2009 17:58

E há dez mil anos atras como era?

por bestbland » 18/8/2009 17:54

Dwer Escreveu:

Qual estudo?

por ja vou » 18/8/2009 17:53

Imagino como será daqui a 10 mil anos ou mesmo 1 milhão de anos... atletas a correr a velocidades supersonicas???

O problema vai ser arranjar sapatilhas que aguentem semelhantes velocidades...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 27 visitantes