Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

HIPER inflação nos supermercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 27/8/2009 11:59

Dantes chamava-se Silau mas há dias reparei que mudou de nome, agora mudou de cor e de aspecto, passando a chamar-se Mercado da Carne e tem um lettering diferente (será que foi comprado por um grupo? um franchising?). Fica em Loures.

Claro que outros talhos terão outros preços, tenho noção da dimensão reduzida da minha amostra, mas as diferenças de preços que encontrei são tão grandes (nalguns casos para o dobro) que não podem simplesmente ser ignoradas.

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: HIPER inflação nos supermercados

por bp1511 » 27/8/2009 11:48

Elias Escreveu:Aqui ficam alguns dados actualizados sobre o preço da carne (aos valores recolhidos anteriormente [Talho + Continente Online] adicionei preços recolhidos numa loja física Continente, que designo por Hiper)

Bife de Frango
Talho = 4,49
Loja Online = 8,30
Hiper = 7,99

Bife de Peru
Talho = 4,98
Loja Online = 8,95 / 9,33 (na semana passada era 8,95 / 9,98) - esta semana também aparece a 5,97
Hiper = 7,69

Novilho Estufar
Talho = 4,49
Loja Online = 5,99 / 6,91
Hiper = 5,99

Novilho Assar
Talho = 4,98
Loja Online = 6,49 / 6,99 / 7,99 / 8,99 / 10
Hiper = 6,49

Porco Lombo sem osso
Talho = 2,98
Loja Online = 3,99 / 5,36
Hiper = 3,99

Galinha inteira
Talho = 0,99
Loja Online = hoje 2,99 (na semana passada era 3,15)
Hiper = 2,99

Verifica-se que a loja física (Hipermercado) é ligeiramente mais barata que a loja online da mesma marca mas ainda assim muito mais cara que o talho.

Olá Elias,

Quando dizes "talho", de que talho estás a falar?
Desculpa se já disseste atras, mas apanhei isto a meio...

Registado: 29/11/2007 2:19

por Elias » 27/8/2009 11:10

Aqui ficam alguns dados actualizados sobre o preço da carne (aos valores recolhidos anteriormente [Talho + Continente Online] adicionei preços recolhidos numa loja física Continente, que designo por Hiper)

Bife de Frango
Talho = 4,49
Loja Online = 8,30
Hiper = 7,99

Bife de Peru
Talho = 4,98
Loja Online = 8,95 / 9,33 (na semana passada era 8,95 / 9,98) - esta semana também aparece a 5,97
Hiper = 7,69

Novilho Estufar
Talho = 4,49
Loja Online = 5,99 / 6,91
Hiper = 5,99

Novilho Assar
Talho = 4,98
Loja Online = 6,49 / 6,99 / 7,99 / 8,99 / 10
Hiper = 6,49

Porco Lombo sem osso
Talho = 2,98
Loja Online = 3,99 / 5,36
Hiper = 3,99

Galinha inteira
Talho = 0,99
Loja Online = hoje 2,99 (na semana passada era 3,15)
Hiper = 2,99

Verifica-se que a loja física (Hipermercado) é ligeiramente mais barata que a loja online da mesma marca mas ainda assim muito mais cara que o talho.

por semoke » 23/8/2009 23:44

Afinal de onde vêem os lucros da JM e da SONAE.

Registado: 1/5/2009 11:22

por mais_um » 23/8/2009 23:41

Preço justo? É algo muito subjectivo, a experiência que eu tenho diz-me que na generalidade os preços são definidos em função da capacidade dos consumidores pagarem e não no conceito de preço justo.

Um exemplo:
Uma aguardente de qualidade (0,5l)custa cerca de 1,5 € a 2€ produzir(produto final já pronto a sair para a distribuição), é vendida a mais de 10€.

O preço final é definido não por uma margem fixa sobre o preço de custo mas pelo valor que o produtor considera que o cliente está disposto a pagar.

Lembram-se quando o Bagão Felix desceu o IVA sobre as fraldas, de 19% para 5% se não estou em erro, o preço não desceu na mesma proporção, o mesmo aconteceu com a descida do IVA nos ginásios, nos automoveis (com a alteração do imposto) e quando passou de 21% para 20%.
Ainda houve algumas reclamações mas a realidade é que os preço voltaram aos valores praticados anteriormente. Isto porque os consumidores tinham capacidade e estavam dispostas a pagar os preços anteriormente praticados. Dai eu considerar que o IVA deve manter-se tal como está já que a sua descida não beneficia os consumidores e diminui a receita do Estado, o que faz aumentar outro imposto qualquer.

A diferença de preço do cafe entre Espanha e Portugal pode ter várias explicações, mas garantidamente que o custo de produção é idêntico, a diferença é que em Portugal esse café tem bastantes consumidores que estão dispostos a pagar os 4,67€ e em Espanha não, dai a diferença de preço. Quanto a isso nada a fazer, ou melhor podes deixar de comprar esse e passar a comprar um mais barato, se existirem bastantes consumidores a fazer o mesmo, o que deverá acontecer é o preço descer.

O consumidor português tem uma apetência muito grande por produtos "premium", as empresas sabem isso e lançam produtos que muitas vezes as unicas diferenças são a embalagem o nome, porque o produto em si é identico, dai eu normalmente (tenho excepções) escolho produto de gama média, parece-me que tem a melhor relação qualidade/custo, num produto "premium" muitas vezes pagas mais 50% com um acrescimo (quando há) de 10% na qualidade.

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 22/8/2009 0:16

alce Escreveu:...quanto a preços apresento uma situação que considero um autêntico escândalo...o meu café preferido é o DELTA OURO... preço de venda em Portugal 4.67€ (em todo o lado)...

Qual será, neste caso, o "preço justo"? :P

por alce » 20/8/2009 18:50

limpaesgotos Escreveu:Foi desde que compraram o carrefour, posicão dominante e monópolio em várias zonas !

... com o Carrefour em Portugal este era o "meu" super...

... com a saida destes passei a 50/50, no Continente e no Pingo Doce...

...quanto a preços apresento uma situação que considero um autêntico escândalo...o meu café preferido é o DELTA OURO... preço de venda em Portugal 4.67€ (em todo o lado)...

... pois nos Carrefour de Espanha custa 2.10€...

... saliento que esta situação é antiga, pois desde que optei por este cafá que sempre foi mais barato em Espanha (mesmo com o Carrefour cá o preço era igual aos restantes hipers)...

... tanto qt me lembro as minhas primeiras compras foram: PT (3.80€), ES (1.90€)...
... ou seja o aumento em PT foi de longe superior...

BN

Registado: 5/11/2002 10:37

por mais_um » 20/8/2009 18:36

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Olhei para os produtos e não consegui descrutinar coerencia nas escolhas, por isso acredito que com outros produtos o resultado fosse diferente mas aqui nas Caldas da Rainha, dos 3 grandes, o Modelo é o que vende mais caro os produtos de marca.

Não digo que não. O que eu quero dizer é que para retirar conclusões válidas, os dados têm de ser recolhidos de uma forma continuada ou com amostras maiores. A escolha do Jumbo certamente não foi inocente.

Completamente de acordo, a minha afirmação é baseada nas minhas compras e não no ticket apresentado que como é obvio é manipulado, apenas faço uma correcção ao meu comentário anterior:

"...mas aqui nas Caldas da Rainha, dos 3 grandes, o Modelo é o que vende mais caro os produtos de marca que eu procuro"
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 20/8/2009 16:00

mais_um Escreveu:Olhei para os produtos e não consegui descrutinar coerencia nas escolhas, por isso acredito que com outros produtos o resultado fosse diferente mas aqui nas Caldas da Rainha, dos 3 grandes, o Modelo é o que vende mais caro os produtos de marca.

Não digo que não. O que eu quero dizer é que para retirar conclusões válidas, os dados têm de ser recolhidos de uma forma continuada ou com amostras maiores. A escolha do Jumbo certamente não foi inocente.

por mais_um » 20/8/2009 15:54

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Uma curiosidade, hoje passei no centro comercial Vivaci, onde está o Jumbo e à entrada está um placar com a fotocopia ampliada de 2 tickets de compras de um conjunto de produtos, um do Jumbo e outro do Modelo e no qual verifica-se que o Modelo é 16,7% mais caro.

pois o Jumbo gosta muito de fazer essas comparações (já vi isso numa loja deles não me lembro onde) mas não sabemos quais os critérios na composição do cabaz, possivelmente com um cabaz diferente os resultados seriam inversos.

Olhei para os produtos e não consegui descrutinar coerencia nas escolhas, por isso acredito que com outros produtos o resultado fosse diferente mas aqui nas Caldas da Rainha, dos 3 grandes, o Modelo é o que vende mais caro os produtos de marca.

por Elias » 20/8/2009 15:39

mais_um Escreveu:Uma curiosidade, hoje passei no centro comercial Vivaci, onde está o Jumbo e à entrada está um placar com a fotocopia ampliada de 2 tickets de compras de um conjunto de produtos, um do Jumbo e outro do Modelo e no qual verifica-se que o Modelo é 16,7% mais caro.

pois o Jumbo gosta muito de fazer essas comparações (já vi isso numa loja deles não me lembro onde) mas não sabemos quais os critérios na composição do cabaz, possivelmente com um cabaz diferente os resultados seriam inversos.

por mais_um » 20/8/2009 15:34

nportugal Escreveu:concordo com o mais_um...
e mais uma achega a Deco faz sempre um estudo sobre os preços nos Super/hipermercados (mesmo cabaz de compras) e os preços variam MUITO dentro da mesma cadeia de super/hipermercados... inclusive variam muito ao longo do ano... e eu dou um exemplo pessoal cereais Kellogs special K 750g, no hipermercado onde compro 80% das vezes, varia entre os 3,50 +/- e os 5,25 +/-... como será evidente quando o produto está dentro do preço minimo eu abasteço-me em quantidade...
já agora queria referir q contrariamente a algumas opiniões aqui referidas (e de acordo com a Deco) a cadeia PD/FN não é a mais barata na maioria das vezes e localidades... para mais esclarecimentos consultem a proteste...

Boas!

Fui consultar a proteste, nº294 de Setembro de 2008 e analisando o 1º quadro, o dos melhores negocios verifico que em 10 possiveis, 6 são do FN/PD, 2 do Jumbo e 2 do IM/EM e o melhor do país é o Feira Nova.

Verifico que no meu concelho, o das Caldas da Rainha o PD/FN não foi incluido no estudo, o que é estranho tendo em conta que há 3 lojas desta marca no concelho.

Em relação a estes estudos o mais importante é os conselhos da Deco, já que estes preços podem ser alterados diariamente desactualizando completamente os resultados do estudo.

Uma curiosidade, hoje passei no centro comercial Vivaci, onde está o Jumbo e à entrada está um placar com a fotocopia ampliada de 2 tickets de compras de um conjunto de produtos, um do Jumbo e outro do Modelo e no qual verifica-se que o Modelo é 16,7% mais caro.

Um abraço,

Alexandre Santos

por nportugal » 20/8/2009 2:18

concordo com o mais_um...
e mais uma achega a Deco faz sempre um estudo sobre os preços nos Super/hipermercados (mesmo cabaz de compras) e os preços variam MUITO dentro da mesma cadeia de super/hipermercados... inclusive variam muito ao longo do ano... e eu dou um exemplo pessoal cereais Kellogs special K 750g, no hipermercado onde compro 80% das vezes, varia entre os 3,50 +/- e os 5,25 +/-... como será evidente quando o produto está dentro do preço minimo eu abasteço-me em quantidade...
já agora queria referir q contrariamente a algumas opiniões aqui referidas (e de acordo com a Deco) a cadeia PD/FN não é a mais barata na maioria das vezes e localidades... para mais esclarecimentos consultem a proteste...

Registado: 18/9/2008 16:16

por mais_um » 20/8/2009 0:42

Boas!

Além de ser consumidor como todos vós, trabalhei numa empresa que fornecia uns equipamentos utilizados pelas cadeias de distribuição para gerir os stocks, as cadeias em questão eram o grupo auchan (Jumbo), a Jerónimo Martins (Pingo Doce e Feira Nova)) e a Sonae (Continente e Modelo). Assim acabei por conhecer mais um pouco do negocio, alguma da informação tem saído nos órgãos de comunicação social, em alguns artigos de fundo sobre o tema, os conselhos da DECO também ajudam a que os consumidores estejam mais atentos mas a ideia que tenho é que a maioria das pessoas é levada na publicidade.

Até à 3 anos, foi quando mudei de emprego, pessoas dentro das organizações que referi afirmaram-me que Portugal era o pais da Europa onde as margens eram maiores e por isso todos os grupos de distribuição estavam a investir em Portugal, para terem uma ideia, um concelho como as Caldas da Rainha, com cerca de 52 mil habitantes, tem 3 PD, um Jumbo, um Modelo (em breve será Continente), um IM, um Minipreço, um Lidl, um Leclerc e mais outro alemão que eu nem sei bem o nome!

As grandes cadeias de distribuição, tendo em conta o peso cada vez maior que detêm, conseguem junto dos produtores/fornecedores grandes descontos, logo têm condições para vender mais barato que o pequeno comercio, no entanto isso nem sempre acontece, porque há produtos que eles vendem mais barato e outros mais caros, o que interessa para eles é a conta final, assim quando vocês recebem os folhetos das promoções, não duvidem que dificilmente encontram mais barato, mas se eles não ganham ou perdem mesmo nesses produtos há garantidamente outros em que eles sobem as margens.

Desde há uns anos que há uma ferramenta, vendida pelo SAS, um software de datamining, utilizado pelas empresas que tem imensos consumidores, como telecomunicações, banca, seguros, distribuição, etc.. que permite analisar os dados dos clientes de forma a estudar o seu comportamento, por exemplo, nos EUA uma empresa de distribuição ao analisar as vendas, detectou que às sextas feiras, quem comprava fraldas, também comprava cerveja, eles analisaram e descobriram que isso acontecia porque eram os homens que faziam compras em maior numero nesse dia da semana, então com essa informação, à sexta feira passaram a colocar ao pé das fraldas determinadas marcas de cerveja. Isto é apenas um exemplo do que é possível fazer hoje em dia e a tendência será piorar.

Outro exemplo, tirando os produtos de promoção e folhetos, a mesma cadeia pode não ter os mesmos preços, se forem ao continente do Colombo e ao da Amadora encontram produtos que são vendidos mais caros no Colombo, porque este está inserido numa zona com maior poder de compra.

Outro exemplo, normalmente os produtos de linha branca tem uma imagem pouco apelativa, isto porque eles não querem que o cliente que tem poder de compra se sinta tentado a comprar esse tipo de produtos em que eles ganham menos, muitas vezes até é idêntico e fabricado no mesmo local que outro de marca, basta ver o código do fabricante.

Eles estudam o nosso comportamento e implementam as suas estratégias de modo a ganharem o mais possível, compete a nós defendermo-nos, no entanto penso que a maioria das pessoas é "levada".

Nós somos um caso raro, os portugueses tem a mania que o caro é que é bom, compram coisas só porque tem dinheiro para comprar e não pelo uso que podem dar, isso acontece nos telemóveis, nos computadores, etc...Lembro-me que quase sempre ia para os directores e chefes equipamentos topo de gama mas a maior parte das vezes eles nem os ligavam, o importante mesmo é o estatuto. Nos combustíveis é o mesmo, vejam em quantos países da Europa existe os combustíveis normais e o xpto. Uma curiosidade, em 2008, Portugal foi o país da Europa onde se vendeu mais quadros de bicicletas topo de gama da marca Specialized, porque será?

Já agora para finalizar, aqui nas Caldas, faço normalmente as compras no PD, produtos da marca deles desde que tenham qualidade, a carne vou a um talho que tem produção própria, pago mais caro na carne de porco, mas mais barato a carne de vaca, mas aqui há uma diferença significativa de qualdiae para melhor no talho, a fruta compro numa frutaria que tem produção própria, tirando as laranjas e as frutas tropicais, são melhores e mais baratas, o peixe, normalmente é mais barato no PD mas nem sempre há o que quero e fresco e por isso acabo por ir à praça.

Um abraço,

Alexandre Santos

por Elias » 19/8/2009 23:00

corvo, não ponho isso em causa.

Mas há uma aspecto que não devemos deixar de lado: o preço é objectivo (mensurável), a qualidade é subjectiva (percepcionada e não mensurável).

O post começou com uma discussão sobre o preço alegadamente exagerado de certos produtos nos hipers, designadamente a carne.

Eu apenas quis deixar claro que há grandes, enormes diferenças de preço entre diferentes canais de distribuição e que ninguém é obrigado a comprar nos hipers. É claro que se o critério de escolha for a qualidade o preço torna-se secundário mas isso é outra discussão.

1 abraço,
Elias

por corvo47 » 19/8/2009 22:51

MarcoAntonio Escreveu:
Onde actualmente compro a carne é no Pingo Doce. O preço não é "muito baixo" (mas bate claramente estes preços que aqui deixaste) pelo que para Hiper são até baratos. Mas a razão principal porque compro lá é pela relação preço-qualidade. Pelo menos no PD onde costumo comprar a carne é bastante boa (digo até que quando comprei lá as primeiras vezes, já não me lembrava de comprar carne daquela qualidade).

É claro que os talhos podem variar muito (e possivelmente até os Hipers dentro da mesma rede). Mas

Também tenho essa opinião.

Em conversas ocasionais com amigos , parece haver uma certa unanimidade à volta deste assunto.Boa relação qualidade/preço.

Como tal penso ser uma preocupação geral deste grupo (PD),em manter um bom padrão de qualidade neste sector.

Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.

Registado: 14/3/2008 22:39

por MarcoAntonio » 19/8/2009 20:55

Eu já comprei durante algum tempo no talho mas desisti. Os dois talhos que tenho próximos não têm carne de qualidade...

Onde actualmente compro a carne é no Pingo Doce. O preço não é "muito baixo" (mas bate claramente estes preços que aqui deixaste) pelo que para Hiper são até baratos. Mas a razão principal porque compro lá é pela relação preço-qualidade. Pelo menos no PD onde costumo comprar a carne é bastante boa (digo até que quando comprei lá as primeiras vezes, já não me lembrava de comprar carne daquela qualidade).

É claro que os talhos podem variar muito (e possivelmente até os Hipers dentro da mesma rede). Mas deixo a referência e até vou colocar os preços de um talão do Pingo Doce que tenho aqui mesmo à mão (data 22/07):

Elias Escreveu:Novilho Estufar
Talho = 4,49
Hiper = 5,99 / 6,91

Novilho - 5.74

Elias Escreveu:Porco Lombo sem osso
Talho = 2,98
Hiper = 3,99 / 5,36

Lombo de Porco - 3.24

Elias Escreveu:Galinha inteira
Talho = 0,99
Hiper = 3,15

Frango s/m - 2.02

Mas como digo, a principal razão porque compro lá não é o preço (que em todo o caso me parece competitivo) mas pela qualidade. Em termos de Hiper é dos melhores e em termos de Talhos, aos que tenho recorrido, são francamente piores...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 19/8/2009 20:30

madoff Escreveu:Senhores,
venho aqui alertar para o seguinte:
1-Carne de porco seleção era vendida em 2008 (com preços das rações caras) a 7,99 € o Kg

2-Menos de um ano depois é vendido a 11,99 €

Mais de 40% de aumento.

Já aqui alertei para o facto de a carne nos hipermercados ser muito mais cara que nos talhos. Não é apenas mais cara - é muito mais cara.

Hoje tive oportunidade de verificar alguns preços num talho onde às vezes faço compras e depois comparei-os com os Continente Online. As diferenças chegam a ser 100% - ou seja, alguns tipos de carne custam, no Continente, o dobro que no talho (e registei um caso em que custa mais do triplo).

Aqui ficam alguns dos preços que registei; no caso dos hipers existe em geral mais que uma variedade para o mesmo tipo de carne e nesses casos registei todos os preços que encontrei (todos os valores são em preço por kg):

Bife de Frango
Talho = 4,49
Hiper = 8,30
Diferença = +85%

Bife de Peru
Talho = 4,98
Hiper = 8,95 / 9,98
Diferença = +80% / +100%

Novilho Estufar
Talho = 4,49
Hiper = 5,99 / 6,91
Diferença = +33% / +54%

Novilho Assar
Talho = 4,98
Hiper = 6,49 / 6,99 / 7,99 / 8,99 / 10
Diferença = +30% / +40% / +60% / +80% / +100%

Porco Lombo sem osso
Talho = 2,98
Hiper = 3,99 / 5,36
Diferença = +33% / +80%

Galinha inteira
Talho = 0,99
Hiper = 3,15
Diferença = +218%

Não há dúvida de que na carne as grandes lojas têm margens muito generosas (não estive ainda a comparar com outras lojas online ou hipers, por isso a generalização é ligeiramente abusiva, mas tenciono obter mais dados sobre este assunto).

Quem quiser poupar dinheiro (e não estou a falar apenas de meia dúzia de cêntimos) deve considerar seriamente passar a comprar a carne no talho.

por Elias » 18/8/2009 11:02

Concordo rmachado. Mas isso devia ser extensivo a centros comerciais e a todas as lojas de rua.

Na Alemanha, por exemplo, ao domingo está tudo fechado (com excepção para umas gelatarias e uns cafezinhos ou quiosquer nas estações de caminho-de-ferro).

por madoff » 18/8/2009 11:02

Em relação aos hiper estarem fechados aos domingos, acho realmente uma parvoiçe, pois nos dias que correm, muitas vezes daria jeito fazer compras ao inicio da tarde, quando há menos afluência.

Sempre fui aos supermercados do Belmiro, pois tÊm ofertas e alguns produtos de qualidade.

O que eu condeno, é o abuso na variação de preços de valores que podem variar mais de 40% em tão pouco tempo. Mas não é que estejamos a falar em defender produto nacional !!!

As carnes selecção são muitas vezes importadas da Irlanda.Por isso, a ideia que passa é que eles querem ganhar mais dinheiro, aproveitando-se da imagem que querem passar de "preços baixos" e sem grandes variações.Posso estar errado, mas como consumidor habitual, é isso que penso.

Estamos em 2009, e os preços das rações elevados, já faz parte de história !

Como eu já disse, em Espanha, os supermercados SERVEM para escuar produto Espanhol.Em Portugal é para escuar o lixo dos outros...ou pensão que os Espanhois vendem o melhor e ficam com o pior ?!?!

Eu falo por experiência !!, em Espanha a fruta, não tem o sabor deslavado que auqi tem !!, é bem boa !!

Registado: 12/5/2009 23:07

por rmachado » 18/8/2009 10:57

MarcoAntonio Escreveu:Essa técnica é utilizada por outras redes (por exemplo, o Leclerc faz o mesmo).

O problema não é dos Supermercados mas sim de uma lei estúpida e que "não serve a ninguém" mas que permanece: a obrigatoriedade das grandes superficies fecharem ao domingo (de tarde!).

Se não fosse uma lei estúpida, a tua deslocação não teria sido em vão e terias encontrado muito provavelmente o Hiper que procuravas. Mas perante uma lei estúpida, as redes lutam com as armas que têm. Como tudo é definido em função da área do supermercado em si, fazem o mesmo que fazem os outros: descentralizam a comercialização de determinados produtos para lojas anexas e reduzem a área do "supermercado" ao máximo admissível.

Realmente esta lei sempre me pasmou... e para mim encerravam todos ao Domingo. Penso que no estrangeiro é assim e ng se revolta muito com isto.
Agora definir por área? É do mais injusto que há.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 18/8/2009 10:09

Mcmad Escreveu:E querias que fosse como? A lógica de mercado «obriga» a que o consumidor tente comprar ao preço mínimo e a empresa tente vender ao preço máximo..

Claro que sim. Mas o facto de um consumidor querer comprar ao preço mínimo não tem de ser sinónimo de dizer disparates ou chamar ladrões às empresas...

por Mcmad » 18/8/2009 8:12

MarcoAntonio Escreveu:Bastará pegar em qualquer individuo que hoje protesta contra uma coisa qualquer e pô-lo do outro lado da barricada que ele automaticamente passará a ver o problema de uma forma completamente diferente. Aliás, nem é preciso muito, basta o individuo comprar umas acções da empresa XPTO que o que esse individuo quer ouvir, por altura dos resultados, é que digam que "os lucros aumentaram".

E querias que fosse como? A lógica de mercado «obriga» a que o consumidor tente comprar ao preço mínimo e a empresa tente vender ao preço máximo..

Nessa luta existe o ruído..

Registado: 29/11/2007 10:26

por MarcoAntonio » 18/8/2009 1:14

try Escreveu:Estou farto de ler neste tópico,a palavra "roubar",alguém é obrigado a ir fazer compras ao continente,pingo doce,etc.

Os preços são livres,e para isso é que existe concorrência.

Eu penso que o El corte inglês,vende produtos iguais mais caros que os outros,mas não venho para aqui dizer que são "ladrões",ou seja não vou ao El corte inglês,pois posso escolher outros supermercados.

Nesta e noutras matérias verifica-se a incoerência dos consumidores que passam a vida a vociferar contra tudo e contra todos, senão vejamos:

> Se os preços são iguais, é um ai jesus porque há cartel, não há concorrência, blá blá blá...

> Se os preços são diferenciados, ele são os que vendem mais caro que são uns ladrões!

O consumidor tem sempre de protestar. Não interessa contra quê, o importante é protestar, vociferar contra qualquer coisa para aliviar a tensão de sentir a bolsa se esvaziar....

De uma forma geral é assim e o que se constata é que a maior parte das vezes não se preocupam em analisar com um mínimo de profundidade porque é que as coisas são como são.

E frequentemente, a explicação não está na visão "kafkiana" de que anda tudo a "comer" o consumidor!

Vivemos numa economia de mercado, as empresas vivem e competem com outras debatendo-se com dificuldades similares à do consumidor. Como está do outro lado, tem uma perspectiva completamente diferente dos mesmos problemas e, se for argumentar ou protestar contra qualquer coisa, fá-lo-á de forma completamente diferente do consumidor genérico.

Bastará pegar em qualquer individuo que hoje protesta contra uma coisa qualquer e pô-lo do outro lado da barricada que ele automaticamente passará a ver o problema de uma forma completamente diferente. Aliás, nem é preciso muito, basta o individuo comprar umas acções da empresa XPTO que o que esse individuo quer ouvir, por altura dos resultados, é que digam que "os lucros aumentaram".

Mas enquanto em determinada matéria for apenas consumidor e o seu interesse seja exclusivamente como consumidor, tenderá (de uma forma geral) a ter uma perspectiva altamente distorcida em relação às matérias sobre as quais opina, frequentemente baseado numa extrema ausência de informação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por try » 18/8/2009 0:47

Estou farto de ler neste tópico,a palavra "roubar",alguém é obrigado a ir fazer compras ao continente,pingo doce,etc.

Os preços são livres,e para isso é que existe concorrência.

Eu penso que o El corte inglês,vende produtos iguais mais caros que os outros,mas não venho para aqui dizer que são "ladrões",ou seja não vou ao El corte inglês,pois posso escolher outros supermercados.

Registado: 29/5/2009 22:05

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale e 63 visitantes