Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

HIPER inflação nos supermercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 17/8/2009 23:56

Essa técnica é utilizada por outras redes (por exemplo, o Leclerc faz o mesmo).

O problema não é dos Supermercados mas sim de uma lei estúpida e que "não serve a ninguém" mas que permanece: a obrigatoriedade das grandes superficies fecharem ao domingo (de tarde!).

Se não fosse uma lei estúpida, a tua deslocação não teria sido em vão e terias encontrado muito provavelmente o Hiper que procuravas. Mas perante uma lei estúpida, as redes lutam com as armas que têm. Como tudo é definido em função da área do supermercado em si, fazem o mesmo que fazem os outros: descentralização a comercialização de determinados produtos para lojas anexas e reduzem a área do "supermercado" ao máximo admissível.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por engenhoearte » 17/8/2009 23:48

Aproveito o tópico para aqui deixar uma referencia a um Continente...
Hoje 17 de Agosto fiz 15 km para me deslocar ao Continente de Paços de Ferreira.
Fi-lo porque embora existam pelo menos 4 supermercados mais perto de casa, procurava alguns produtos que só existem em hipermercados.
Qual foi o meu espanto ao constatar que o Continente de Paços de Ferreira tem uma área pouco maior que qualquer Lidl ou Mini-Preço.
Fiquei a saber que a area inicial do hipermercado foi subtraida para dar lugar a uma loja Worten.
Sendo assim aquilo que era o hipermercado Continente é agora um supermercado com o mesmo nome!(no minímo mudavam para Modelo) que agora pode estar aberto aos domingos e feriados.
Isto é publicidade enganosa... percorri Km´s em busca de um hiper e encontrei um supermercado (que em diversificação de oferta fica muito atrás da concorrencia).
Não gostei tio Belmiro!!!

Registado: 20/3/2009 12:06

por Elias » 17/8/2009 23:15

1st Escreveu:Não é despropositado, nem exagerado, dizer-se que actualmente, se rouba bem nos hiper do merceeiro Belmiro.

podes sustentar esta afirmação?

Registado: 5/11/2002 12:21

por cogumelo » 17/8/2009 23:15

Tirando o Dia e o Minipreço, que não conheço

Dia e Minipreço são a mesma coisa... a Dia (que actualmente pertence ao Carrefour) comprou o Minipreço há cerca de 10 anos.

Minipreço só de nome, porque de resto, é mas é macro roubo

Se estiveres a falar em cabaz médio, primeiro há que definir se falas de marcas próprias ou marcas nacionais.

Em termos de marcas próprias os hipers (e o pingo doce) tiveram uma evolução tremenda. E penso que andarão ela por ela com os hard discounters e restantes Supers em termos de PVPs.

Em termos de qualidade exigida na Marca Própria, (para mim) as mais exigentes são o Minipreço e o Lidl (um paradoxo se considerares o mau aspecto de algumas lojas) .

Marcas nacionais a conversa é outra. Primeiro depende se falas da Lever, da Procter ou da inevitável Lactogal em que o peso que têm lhes permite gerir o canal.

Outras marcas que não têm tanto peso podes encontrar variações de preço enormes, mas penso que (e sempre em termos de cabaz médio) Minipreço e Lidl são os mais baratos.

Nada disto invalida que esporadicamente encontres um determinado artigo muito mais barato noutra insígnia.

Mas ou tens muito tempo livre ou fazes as tuas compras em 1 ou 2 lojas no máximo, e por isso o que interessa é o cabaz médio e não o produto A ou B ser muito mais barato.

Eu vou ao Minipreço onde os produtos para alem de muita qualidade são claramente mais baratos. As lojas é que ...enfim.

A grande vantagem que vejo no MP são efectivamente os cupões, pois dão descontos directos muito bons e não descontos na compra seguinte (tipo continente).

Mas o aspecto de algumas lojas e o tempo que se espera nas caixas...
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por katanga » 17/8/2009 23:13

Não é despropositado, nem exagerado, dizer-se que actualmente, se rouba bem nos hiper do merceeiro Belmiro.

Registado: 29/11/2007 4:20

por alexpto » 17/8/2009 21:51

sem2006 Escreveu:
whitebala Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:Foi desde que compraram o carrefour, posicão dominante e monópolio em várias zonas !

Obviamente!!!!! :evil:
Temos de agradecer à nossa estimada autoridade para a concorrência.

Eu vou ao Minipreço onde os produtos para alem de muita qualidade são claramente mais baratos. As lojas é que ...enfim.

Minipreço só de nome, porque de resto, é mas é macro roubo :twisted:

Atenção que não é bem assim, por vezes consegue-se os produtos no mini-preço 30 a 60% mais baratos que nos outros hipers. A questão é a moda que pegou em Portugal:
- quem não anda atento é "chulado á força toda"

Ou seja, eles inventam cupões, mais descontinhos e promoções e sabe-se lá mais o quê, quem não anda atento e não aproveita é comido á força toda. Eu sinto isso porque não tenho paciência para andar nos cartõezinhos e taloezinhos.

Outro exemplo disso é os combustiveis:
- na semana passada os hipers em Aveiro estavam com menos 16 centimos no gasoleo do que a Galp. Um amigo meu diz-me: eu consigo quase isso na Galp,com o cartão pontos mais vale para o hiper etc ...
Conclusão quem vai a Galp e não alinha nos pontinhos é comido! Penso que eles alem de apanharem os distraídos e os que não têem pachorra para os "descontinhos" apanham tambem os clientes empresariais/estado já que muitos também não ligam aos cartões e cupões.

E lá vamos andando no nosso cantinho à beira-mar.

Fiquem bem

Registado: 28/2/2009 22:36

por sem2006 » 17/8/2009 21:35

whitebala Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:Foi desde que compraram o carrefour, posicão dominante e monópolio em várias zonas !

Minipreço só de nome, porque de resto, é mas é macro roubo :twisted:

Registado: 29/4/2009 13:31

por whitebala » 17/8/2009 17:35

Registado: 29/11/2007 14:26

Re: ...

por MarcoAntonio » 17/8/2009 16:15

Alex Tomás Escreveu:Eu tb nao sei nem quero saber disso. O que me interessa é pagar menos (muito menos).

Já pareces o Lion no outro tópico...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Negocios Mendes » 17/8/2009 16:05

MarcoAntonio Escreveu:Não faço ideia se o Estado Espanhol comparticipa nesses medicamentos mas poderá ocorrer que sim, é uma questão de verificar...

Eu tb nao sei nem quero saber disso. O que me interessa é pagar menos (muito menos).
Quer dizer, eu que nao tinha receita medica e fizeram-me esses preços, nem imagino qual serao os preços com receita medica.

So para terminar: em Espanha as pessoas a partir do momento que estao reformadas, passam a ter os medicamentos gratuitos na farmacia. Isto é, tal e qual como em Portugal. E ainda há gente que diz mal dos espanhois.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por Elias » 17/8/2009 15:50

É boa (embora como sabes o conceito de qualidade é sempre subjectivo).

por rmachado » 17/8/2009 15:37

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Quanto a Carne... ai já não sei, mas gostava de saber qual é o talho que usas Elias... que o que eu uso não é mais barato. :)

uso o Silau.

Ok, e a qualidade da carne?

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 17/8/2009 15:34

Alex Tomás Escreveu:Bom dia!

Ja que o MA fala de produtos sazonais, os medicamentos tb sao sazonais, quando comparamos PT e Espanha?

Eu julgo, embor não esteja certo, que as grandes diferenças a que aludes diz respeito à comparticipação dos medicamentos por parte do Estado.

Antigamente, a comparticipação vinha discriminada na embalagem, actualmente já não vem.

Mas podes ver no site do Infarmed listas actualizadas mensalmente com os Preços de Referência, o PVP e a discriminação da comparticipação por parte do Estado.

Possivelmente os casos que referes são comparticipados num país e não no outro. Entretanto já verifiquei, o Zocor e o Omeprazol não aparecem na lista do Infarmed (pelo menos em Agosto/2009). Não faço ideia se o Estado Espanhol comparticipa nesses medicamentos mas poderá ocorrer que sim, é uma questão de verificar...

Pode ainda haver outros motivos e factores, não estou muito por dentro do sector farmacêutico. Mas a comparticipação do Estado é um que creio que terá de ser levado em conta.
Imagem

Administrador Fórum

por limpaesgotos » 17/8/2009 14:32

Foi desde que compraram o carrefour, posicão dominante e monópolio em várias zonas !
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

Re: HIPER inflação nos supermercados CONTINENTE

por Quimporta » 17/8/2009 12:31

madoff Escreveu:Senhores,
venho aqui alertar para o seguinte:
1-Carne de porco seleção era vendida em 2008 (com preços das rações caras) a 7,99 € o Kg (...)

Caro Madoff,

os dados que referes, e como já foi dito por vários, são pontuais. Há várias formas de comparar cabazes de compras, e um dos mais populares (ainda assim vale o que valer...) é o da DECO. Frequentemente são comparados preços entre várias cadeias e lojas que dão indicações úteis aos consumidores.

No caso do teu post, referes uma cadeia de lojas a que estou de algum modo ligado. Para os efeitos do fórum é um modo remoto, mas enfim…fica aqui a minha declaração de interesses.

A forma como apresentas o tema podia até trazer-te alguns dissabores se houvesse por aí algum SONAE descerebrado. :?
Por mim compreendo o que referes (dá-lhes! que não é para ter pena!), e disponho-me a tentar explicar ao forum os casos em questão se me deres mais elementos: datas e lojas em questão. Apenas por ter o interesse de ajudar a perceber um pouco como funcionam estes preços nas grandes cadeias. Referes por exemplo o caso da carne selecção, que como também já foi dito, é altamente sujeita a oscilações decorrentes das campanhas. Num só dia pode baixar 50%, e aumentar 100% no dia seguinte, sendo o preço final igual ao inicial e a inflação do artigo de 0%! :!:

Entretanto fica o meu alerta para a facilidade como se podem tirar conclusões precipitadas, e a minha inveja por não ser tão organizado como tu ao ponto de guardar e conferir os talões das compras…

Abraço
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por bolo » 17/8/2009 12:21

Efectivamente, também não compro no continente!
Aparentemente, para poupar!

Soa bem?!

É isso! Continente apenas para as promoções de 25, 50 e 75%. Além do mais, não gosto dos chamados "frescos" deles. Esses compro no Pingo Doce que fizeram uma verdadeira conversão da sua política de preços e parece-me que se portam muito bem nesse aspecto. Lembram-se como eram os preços no PIngo Doce nos antigamentes?!
Tirando o Dia e o Minipreço, que não conheço, julgo que é no Pingo Doce onde há preços mais baixos.

Já lá vai a década que era no continente e depois no Lidl.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Elias » 17/8/2009 11:53

rmachado Escreveu:Quanto a Carne... ai já não sei, mas gostava de saber qual é o talho que usas Elias... que o que eu uso não é mais barato. :)

uso o Silau.

por CrashXXI » 17/8/2009 11:48

Acho que para uma boa comparação de preços o melhor é, regularmente, ler os artigos respectivos que a Deco faz às grandes superfícies.

Registado: 20/5/2009 17:17

por Lion_Heart » 17/8/2009 11:42

Nos mercadinhos foi uma comparaçao de preços que fiz.
Na makro é por ser mais calmo mas na sua maioria os preços são atractivos ( atençao que em alguns produtos tens que comprar em quantidade).
Na altura da mudança de marcas foi uma opinião da populaçao em geral, até porque eles perderam muitos clientes .
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Um curioso... » 17/8/2009 11:40

Um curioso... Escreveu:Deixem-se de coisas e façam favor de fazer as comprinhas no Continente e no Pingo Doce. Estou dentro da SONAE e da JM e vocês estão a estragar-me o negócio.
Ponham o dinheirinho no BCP e no BPI (não sei porquê mas fiquei fora do BES?!) deixem as luzes abertas e não fiquem tristes, quando está vento na praia (afinal é ele que roda as pás das eólicas)- dentro também na EDP e na EDPr.
AH, e de vez em quando vão à "loja do chinês". Fiquei longo no índice de Shangai. Em breve o comércio vai recomeçar a bulir e exportações...é com a China.
Quanto a hoje, o dia não promete nada de bom...

Afinal já estou fora dos chinocas :oops: O stop disparou hoje (grande queda!!!). Sai com lucro de 3%. Fiz uma boa escolha do momento de entrada, mas um mau movimento de saida (lento e esticado). Devia ter saido nos 3000pts :oops:
Paciência, mas fica sobre vigilância e devo reentrar quando terminar a actual correcção, lá para aqueles lados...

Registado: 29/11/2007 14:04

por rmachado » 17/8/2009 11:38

Tenho ideia que no Intermarché o lindt tb é a esse preço. Logo a "inflação" é do produto e não da cadeia.

Quanto a Carne... ai já não sei, mas gostava de saber qual é o talho que usas Elias... que o que eu uso não é mais barato. :)

Se bem que agora apareceu uma cadeia de talhos com preço de hipermercado, mas a origem deve ser a mesma e muita vem de Espanha, e é carne com imensa água.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 17/8/2009 11:37

Lion isso é a tua percepção ou resulta de algum estudo?

por Lion_Heart » 17/8/2009 11:16

Eu não costumo fazer grandes compras no Continente, prefiro a Makro ou pequenos mercadinhos para fruta e legumes ( preços muito competitivos), mas a opinião geral aqui em Braga quando o Carrefour passou a Continente foi que os preços tiveram um grande aumento na sua generalidade .
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Um curioso... » 17/8/2009 11:06

Deixem-se de coisas e façam favor de fazer as comprinhas no Continente e no Pingo Doce. Estou dentro da SONAE e da JM e vocês estão a estragar-me o negócio.
Ponham o dinheirinho no BCP e no BPI (não sei porquê mas fiquei fora do BES?!) deixem as luzes abertas e não fiquem tristes, quando está vento na praia (afinal é ele que roda as pás das eólicas)- dentro também na EDP e na EDPr.
AH, e de vez em quando vão à "loja do chinês". Fiquei longo no índice de Shangai. Em breve o comércio vai recomeçar a bulir e exportações...é com a China.
Quanto a hoje, o dia não promete nada de bom...

Registado: 29/11/2007 14:04

por CrashXXI » 17/8/2009 10:52

Eu normalmente compro uma bola completa de queijo flamento (a minha marca preferida é o terranostra e é quase sempre o que compro). Já dei por mim a comprar apenas um quarto porque a bola estava anormalmente cara. Passados uns 15 dias estava uns 2 euros e tal mais barata...

E isto já aconteceu mais do que uma vez. Numa simples bola de queijo (que por acaso aqui em casa se consome bastante).

Também a minha o é ( :mrgreen: ). Dentro dos queijos do tipo flamengo é sem dúvida o melhor; houve uma altura que experimentei "todos" os disponibilizados, para decidir qual o melhor e fiquei desiludido com o tão badalado "Limiano".

Marco, se gostas de queijo, para o dia-a-dia, experimenta o "Serrinha" (de vaca amanteigado) que está mais barato quase 2€, o Kg, claro! :wink:

A este propósito, em casa digo sempre para só compararem os preços à unidade de massa (kg) porque de facto reparo que talvez 80-90% das pessoas não o fazem e tiram ilações incorrectas sobre o que é mais barato/caro!

Registado: 20/5/2009 17:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmanel21, Google [Bot], Karra, queraio1964 e 33 visitantes