O conceito de money management - Dr. Van Tharp
BlackEagle Escreveu:Então que valores introduzes nos campos se puderes dar um exemplo .
Um abraço
poes o numero de acçoes que no total risco de equity seja a percentagem q queres...
Imagina se tenho um stop a 5USD de distancia (o stop a distancia eh totalmente random) e tens 100,000 USD
2% do capital sao 2,000 USD logo com um stop a 5 USD podes comprar 400 acçoes. ISto pq se fores stopado, 400x5 = 2000 USD
Digamos q a acçao custa 300 USD. 300 x 400 = 120000 ... quer dizer q vais usar 20,000 em margem.
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
- Registado: 16/5/2009 10:36
BlackEagle Escreveu:Salvador como tinha dito continuei a testar e aind nao fui nenhuma vez a falencia com aquela tecnica, não obtenho tão bons resultados mas os que obtenho são bons, agora tenho algumas dúvidas, como defines o teu stop?
Um abraço
nao ha stops... esse nao e' o proposito do jogo, e' encarar o trading numa perspectiva de probabilidades e retornos...
aqui neste caso quando atinge o stop tens uma perda de -1R. Isso acontece 56 x's em cada 100.
5% das vezes perdes -3R, onde perdeste 3x's mais q o teu stop, pode ser por exemplo um gap down numa acçao ou no indice em q tas investido e que o stop acabou por n te servir de nada... portanto ha q ter em conta essas situaçoes...
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Martingalo Escreveu:Salvador podes-me explicar como passas daqui :salvadorveiga Escreveu:EDIT: ou seja neste caso, temos um Win Loss de 30% com uma expectativa de 1,91/1 de retorno risco.
Ora usando kelly, como fazemos visto que o numerador ira' ser negativo pelo q me parece? Sendo:
K = W - (1-W)/R
portanto com base nos numeros do level 3:
K= 0.3 - (1-0.3)/1.91 ==> (0,3 - 0,7)/1.91
= -0,4/1,91 = -0,2094 ??
Para aqui :salvadorveiga Escreveu:
hmmm n sei se a expectativa e' essa... se calhar enganeime nas contas ora deixa la' ver...
E= (0.02*30)+(0.02*20)+(0.03*10)+(0.03*5)+(0.04*3)+(0.06*2)+(0.1*1) - (0.56*1)- (0.1*2)-(0.04*3) =
= 0.6+0.4+0.3+0.15+0.12+0.12+0.1 - 0.56-0.2-0.12 =
= 1.79 - 0.88 = 0.91
O que são estas parcelas todas ? o ganho esperado de cada nivel ?
Obrigado
Fernando
Fernando, essas parcelas todas e' as probabilidades de cada ocorrencia e a expectativa...
Esta' numa das imagens q postei das estatisticas do sistema onde tens 56% de trades perdedores de 1R, 2% de trades ganhadores de 30R, 2% de 20R e por ai fora...
Portanto sabendo que a Expectancia total pode tambem ser alcançada pela soma das expectancias individuais, entao usamos todas essas parcelas... o que perfaz a tal expectancia de 0,91 por cada dolar arriscado.

hugangelo Escreveu:hum... confesso que há aqui qq coisa que não compreendo.
usando a fórmula de kelly para o nível 3, onde o win ratio é de apenas 0.3, a expectancy teria de ser superior a 2.33333333333 para que a fórmula devolva valores positivos, logo aplicáveis.
ora aplicando isto à realidade, não há várias técnicas de trading que implicam um win ratio à volta de 0.3 e uma expectancy inferior a 1? então para esse casos seria sempre impraticável usar a fórmula de kelly, pois devolveria sempre valores negativos.
além disso, e como já disseram e muito bem, não prever drawdowns é muito arriscado... não?
nao a expectancy n tem q ser de 2.33 o q tem q ser 2.33 e' o profit factor q e' diferente...

hum... confesso que há aqui qq coisa que não compreendo.
usando a fórmula de kelly para o nível 3, onde o win ratio é de apenas 0.3, a expectancy teria de ser superior a 2.33333333333 para que a fórmula devolva valores positivos, logo aplicáveis.
ora aplicando isto à realidade, não há várias técnicas de trading que implicam um win ratio à volta de 0.3 e uma expectancy inferior a 1? então para esse casos seria sempre impraticável usar a fórmula de kelly, pois devolveria sempre valores negativos.
além disso, e como já disseram e muito bem, não prever drawdowns é muito arriscado... não?
good trading is not about being right, it is about trading right.
- Registado: 14/10/2007 19:31
Salvador podes-me explicar como passas daqui :
Para aqui :
Obrigado
Fernando
salvadorveiga Escreveu:EDIT: ou seja neste caso, temos um Win Loss de 30% com uma expectativa de 1,91/1 de retorno risco.
Ora usando kelly, como fazemos visto que o numerador ira' ser negativo pelo q me parece? Sendo:
K = W - (1-W)/R
portanto com base nos numeros do level 3:
K= 0.3 - (1-0.3)/1.91 ==> (0,3 - 0,7)/1.91
= -0,4/1,91 = -0,2094 ??
Para aqui :
salvadorveiga Escreveu:
hmmm n sei se a expectativa e' essa... se calhar enganeime nas contas ora deixa la' ver...
E= (0.02*30)+(0.02*20)+(0.03*10)+(0.03*5)+(0.04*3)+(0.06*2)+(0.1*1) - (0.56*1)- (0.1*2)-(0.04*3) =
= 1.79 - 0.88 = 0.91
Obrigado
Fernando
- Registado: 2/5/2008 12:53
Sinceramente ainda nao percebi bem a formula mas o que estou a usar é manter o capital a investir sempre nos 5 % e depois ajusto o risco de maneira a que fique ligeiramente acima de 2 %, até agora com a mesma estrátegia em todos os niveis ganhei sempre, claro que não estou a obter o potencial máximo que obténs com essa formula mas garanto que não vou a falência.
Um abraço
Um abraço
Bem calculado a expectativa do jogo e asprobabilidades de cada multiplo de R chegas a uma expectativa X digamos que por cada dolar arriscado ganhas 1 dolar...
quer isto dizer que o payoff e' de 2 para 1.
No nivel 1 o racio W/L e' de 60%.
Logo, agarras nisso e fazes
K= 0.6 - 0.4/R ... penso que o R no primeiro nivel e' de 1.43 n tenho a certeza
se assumirmos 1.43 K = 0.6 - 0.2797 = 0,3203 ...
Quer isto dizer que para maximizaçao de resultatos devemos arriscar 32% do capital em cada trade... Penso que e' assim... Mas kelly nao olha aos drawdowns, q sao bastante importantes
Se calhar usando um factor de segurança tipo 2 ou assim.
Relativamente ao 3 nivel, visto q n consegui nada com kelly apenas usei fixo fraccional de 2% de risco... sendo que de 403K USD a conta acabou nos 1,3 milhoes
isto num sistema que perdia 70% das vezes... o que demonstra o quao importante e' o money management e position sizing num sistema..e o drawdown maximo incorreu em 26,5%
quer isto dizer que o payoff e' de 2 para 1.
No nivel 1 o racio W/L e' de 60%.
Logo, agarras nisso e fazes
K= 0.6 - 0.4/R ... penso que o R no primeiro nivel e' de 1.43 n tenho a certeza
se assumirmos 1.43 K = 0.6 - 0.2797 = 0,3203 ...
Quer isto dizer que para maximizaçao de resultatos devemos arriscar 32% do capital em cada trade... Penso que e' assim... Mas kelly nao olha aos drawdowns, q sao bastante importantes
Se calhar usando um factor de segurança tipo 2 ou assim.
Relativamente ao 3 nivel, visto q n consegui nada com kelly apenas usei fixo fraccional de 2% de risco... sendo que de 403K USD a conta acabou nos 1,3 milhoes
isto num sistema que perdia 70% das vezes... o que demonstra o quao importante e' o money management e position sizing num sistema..e o drawdown maximo incorreu em 26,5%

ao fim do 2 nivel 403,000 USD ... estou a tetnar agora formular um money management optimo para o 3 nivel mas ainda n consegui... pelo menos com a formula de Kelly n dá...
Posso e' recorrer a position sizing fixo fraccional de 2%
Posso e' recorrer a position sizing fixo fraccional de 2%

BlackEagle Escreveu:Boa tarde, eu só tenho acesso a trés niveis como arranjas-te os outros?
Um abraço
tambem so tenho 3 niveis... mas ja da pa testar umas coisinhas... pos restantes niveis tens q desembolsar lol...

Re: Re
Cem pt Escreveu:Pessoal:
Estão de parabéns, o resultado é mesmo 25%, como podem ver por este pequeno exemplo de aplicação directa da fórmula de Kelly a optimização do capital a aplicar retorna o maior valor possível no futuro quando o número de tentativas (trades nos mercados) tende para o infinito.
Abraços,
Cem
Mas, 100 ...sendo a probabilidade de trade 50/50, streaks perdedoras sao bem faceis de acontecer... ora apenas com 4 traderes perdedores entramos em DD de 70% ...
No caso do meu jogo o nivel 3 com expectativa de 0,91 qual seria entao a alocação optima?
Obviamente o sistema tem Edge, no entanto estamos impossiblitados de usar Kelly visto q retorna um valor negativo... dentro deste cenario qual seria a melhor aproximaçao a money management, neste nivel 3? Os outros 2 niveis eram obviamente mais faceis, e era possivel usar Kelly ...
Como sempre um grd obrigado 100

Re
Pessoal:
Estão de parabéns, o resultado é mesmo 25%, como podem ver por este pequeno exemplo de aplicação directa da fórmula de Kelly a optimização do capital a aplicar retorna o maior valor possível no futuro quando o número de tentativas (trades nos mercados) tende para o infinito.
Abraços,
Cem
Abraços,
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Tens razao...
Kelly % = W - (1-W)/R
Enganeime então... no caso da moeda então seria de:
0.5 - 0.5/2 = 0.25 como tu disseste e bem...
Kelly % = W - (1-W)/R
Enganeime então... no caso da moeda então seria de:
0.5 - 0.5/2 = 0.25 como tu disseste e bem...

salvadorveiga Escreveu:Martingalo Escreveu:salvadorveiga Escreveu:Podes explicar como chegaste a esse valor? O que e' q usas para correr simlaçoes monte carlo?
um abr
A ideia é gerar 1 cadeia de 100 números aleatorios que tomam o valor 0 ou 1 (para representar a cara ou coroa), aplicar a cada um, uma percentagem p fixa do capital e calcular o valor ganho ou perdido. Guardar o resultado final do capital ao fim dos 100 lançamentos. Repetir para outra cadeia de 100 numeros usando o mesmo p. Repetir isto n vezes (n grande) e ir guardando o resultado.Tira a média dos valores de capital obtido para esta percentagem.
Depois incrementas um pouco o p e repetes tudo de novo. O resultado que procuras será o
p para o qual o valor médio do capital for maior.
O programa é o Matlab mas podes usar qualquer coisa que gere numeros aleatorios de forma minimamente decente. No entanto fiz isto bastante à pressa e provavelmente cometi qualquer erro de programação pelo que os 25% serão eventualmente um disparate
Fernando
pois eu calculei que fosse assim, alias e' como eu faço para testar o meu sistema, tendo as minhas estatisticas de sistema, fiz uns 100 samples aleatorios e depois tirei o retorno médio, variancia, std deviation etc...
Mas pensei que, neste caso tivesses alguma formula que te dissesse instantaneamente que o valor da posiçao deveria ser 25%, pelos vistos foste por tentativa e erro a' procura daquele q parecia ter mais resultados...
Foi isso mesmo

Numa simulação de MonteCarlo, como o nome indica, simulas o modelo do teu sistema n vezes (bastantes milhares) e tiras as respectivas conclusões.
Já agora repara que 25% é o valor que se chega através da formula de Kelly, pelo que não deve de certeza ser o valor correcto (nesse caso o Cem não colocava o problema)

Finalmente tenho a impressão que calculaste mal o valor da percentagem de Kelly. Repara que é
0,5 - 0,5/2 e não (0,5 - 0,5)/2 como parece teres feito.
Fernando
Martingalo Escreveu:salvadorveiga Escreveu:Podes explicar como chegaste a esse valor? O que e' q usas para correr simlaçoes monte carlo?
um abr
A ideia é gerar 1 cadeia de 100 números aleatorios que tomam o valor 0 ou 1 (para representar a cara ou coroa), aplicar a cada um, uma percentagem p fixa do capital e calcular o valor ganho ou perdido. Guardar o resultado final do capital ao fim dos 100 lançamentos. Repetir para outra cadeia de 100 numeros usando o mesmo p. Repetir isto n vezes (n grande) e ir guardando o resultado.Tira a média dos valores de capital obtido para esta percentagem.
Depois incrementas um pouco o p e repetes tudo de novo. O resultado que procuras será o
O programa é o Matlab mas podes usar qualquer coisa que gere numeros aleatorios de forma minimamente decente. No entanto fiz isto bastante à pressa e provavelmente cometi qualquer erro de programação pelo que os 25% serão eventualmente um disparate
Fernando
pois eu calculei que fosse assim, alias e' como eu faço para testar o meu sistema, tendo as minhas estatisticas de sistema, fiz uns 100 samples aleatorios e depois tirei o retorno médio, variancia, std deviation etc...
Mas pensei que, neste caso tivesses alguma formula que te dissesse instantaneamente que o valor da posiçao deveria ser 25%, pelos vistos foste por tentativa e erro a' procura daquele q parecia ter mais resultados...

salvadorveiga Escreveu:Podes explicar como chegaste a esse valor? O que e' q usas para correr simlaçoes monte carlo?
um abr

Fernando
Martingalo Escreveu:salvadorveiga Escreveu:claro que tens edge... o edge e' medido pela Expectativa e faz la' as contas a' expectativa...
ganhas 93 centimos por cada dolar q apostas....
O factor delimitativo e' que estas errado muito mais vezes do que aquelas q acertas, mas as vezes q acertas sao multiplos muito maiores do que o capital arriscado... o facto de Kelly ter logo a partida W-(1-W) e' isso q o torna negativo mas n quer dizer q nao tenha edge... isso e' falso...
Senao o que seria de imensos traders por ai fora, especialmente trend following? Traders como Bill Dunn, John W Henry, etc..?
Obviamente devemos estar a falar de coisas diferentes:
E = 0,3 * 1,91 - 0,7 * 1 = 0,573 - 0,7 = -0,127
Fernando
= 1.79 - 0.88 = 0.91

salvadorveiga Escreveu:claro que tens edge... o edge e' medido pela Expectativa e faz la' as contas a' expectativa...
ganhas 93 centimos por cada dolar q apostas....
O factor delimitativo e' que estas errado muito mais vezes do que aquelas q acertas, mas as vezes q acertas sao multiplos muito maiores do que o capital arriscado... o facto de Kelly ter logo a partida W-(1-W) e' isso q o torna negativo mas n quer dizer q nao tenha edge... isso e' falso...
Senao o que seria de imensos traders por ai fora, especialmente trend following? Traders como Bill Dunn, John W Henry, etc..?
Obviamente devemos estar a falar de coisas diferentes:
E = 0,3 * 1,91 - 0,7 * 1 = 0,573 - 0,7 = -0,127
Fernando
Martingalo Escreveu:Cem pt Escreveu:-
Aliás por curiosidade deixo aqui um pequeno desafio:
- Um apostador é confrontado com a seguinte proposta:
- Num concurso um computador vai gerar 100 lançamentos de moeda ao ar onde as probabilidades de sair cara ou coroa são idênticas;
- O apostador escolhe a sua preferência de cara ou coroa e aposta em cada tentativa uma percentagem do seu capital disponível;
- Por cada lançamento perdido pelo apostador o dinheiro fica para a organização do concurso;
- O concurso oferece-lhe em contrapartida o dobro do dinheiro apostado em cada tentativa ganha.
- Pergunta-se: qual a percentagem óptima que o apostador deverá fazer em cada tentativa para ao fim de 100 tentativas conseguir acumular o máximo capital possível?
Cem
Cem, numa rápida simulação de MonteCarlo obtive valores proximos de 25%. É remotamente parecido com o valor
correcto ?
Fernando
Podes explicar como chegaste a esse valor? O que e' q usas para correr simlaçoes monte carlo?
um abr

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Goya777, jprgodinho, Manchini888, MR32, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Tiago2006, yggy e 200 visitantes