HIPER inflação nos supermercados
...
Bom dia!
Ja que o MA fala de produtos sazonais, os medicamentos tb sao sazonais, quando comparamos PT e Espanha?
Sabiam que em Espanha a maioria dos medicamentos sao incrivelmente baratos comparados com Portugal?
Por exemplo: Zocor (para o colesterol) em PT uma caixa de 60 compr (com receita medica) custa mais ou menos 30 Eur (engraçado que o generico - se nao me engano - custa sensivelmente o mesmo).
Em Espanha uma caixa de 28 compr e sem receita medica custa quase 4 Eur. Portanto 56 compr custam 8 Eur... o que comparado com 30 Eur em Portugal é muito mais do que 50% de desconto.
Um Omeprazol (protector de estomago) em PT uma caixa de 28 compr custa perto de 20 Eur. Em Espanha a mesma caixa custa 8,50 Eur.
Já verifiquei que ha mesmo muitos medicamentos muito mais baratos em Espanha... mas tb ha o reverso da medalha: por exemplo Zovirax (para o Herpes) custa em PT 6 Eur e em Espanha 25 Eur.
Nota: falando dos supermercados/hipermercados - nao eskecam que a carne que já está embalada é muito mais cara do que a carne que voces pedem no talho dos ditos super/hiper. Por isso nao é de admirar que nos talhos de rua seja ainda muito mais barata.
Ja que o MA fala de produtos sazonais, os medicamentos tb sao sazonais, quando comparamos PT e Espanha?
Sabiam que em Espanha a maioria dos medicamentos sao incrivelmente baratos comparados com Portugal?
Por exemplo: Zocor (para o colesterol) em PT uma caixa de 60 compr (com receita medica) custa mais ou menos 30 Eur (engraçado que o generico - se nao me engano - custa sensivelmente o mesmo).
Em Espanha uma caixa de 28 compr e sem receita medica custa quase 4 Eur. Portanto 56 compr custam 8 Eur... o que comparado com 30 Eur em Portugal é muito mais do que 50% de desconto.
Um Omeprazol (protector de estomago) em PT uma caixa de 28 compr custa perto de 20 Eur. Em Espanha a mesma caixa custa 8,50 Eur.
Já verifiquei que ha mesmo muitos medicamentos muito mais baratos em Espanha... mas tb ha o reverso da medalha: por exemplo Zovirax (para o Herpes) custa em PT 6 Eur e em Espanha 25 Eur.
Nota: falando dos supermercados/hipermercados - nao eskecam que a carne que já está embalada é muito mais cara do que a carne que voces pedem no talho dos ditos super/hiper. Por isso nao é de admirar que nos talhos de rua seja ainda muito mais barata.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Elias Escreveu:mquinaz eu estava a brincar.
Agora mais a sério: depois de muitos meses a comparar preços em várias lojas, cheguei a duas conclusões importantes:
1. os preços dos mais variados produtos variam frequentemente, dentro da mesma loja
2. a esmagadora maioria das pessoas não faz comparações de preços e por isso a grande maioria das variações passa-lhe ao lado.
Quando um dado comprador começa a reparar no preço de um produto em particular e nas flutuações brutais que os preços desse produto podem ter, a primeira reacção é de revolta. Mas quem cotninuar a seguir os preços rapidamente verificará que isso é normal numa gama muito alargada de produtos.
Eu percebi que estavas a brincar

Concordo quando dizes que os preços variam varias vezes dentro da mesma loja e que as pessoas em geral não comparam preços. No entanto, no que diz respeito ao whisky, faço muitas comparações ao longo do ano, em sites, nos hipers, em lojas de bebidas,etc. E numa ida ás compras, passar pela secção de bebidas comparar os preços dos single malts é obrigatório. Isto devido ao meu interesse sobre tudo o que rodeia esta bebida. Ou seja, o que disse não é apoiado com um simples comparativo aqui e ali, e o sentimento de revolta de que falas é continuo porque vejo que o simples consumidor que decide ir comprar um bom whisky para servir aos seus convidados num dia ocasionalmente especial, é enganado porque não compara. Tal como eu posso ser enganado quando compro sumol

Lá está, só enganam quem não compara, e a mim no whisky, não me enganam

Sim. Aliás há outra razão para as flutuações: os hipermercados estudam a flutuação da procura ao longo do mês. Os produtos não têm sempre a mesma procura e os supermercados sabem disso...
Há variações muito significativas em espaços bastante curtos no tempo.
Eu normalmente compro uma bola completa de queijo flamento (a minha marca preferida é o terranostra e é quase sempre o que compro). Já dei por mim a comprar apenas um quarto porque a bola estava anormalmente cara. Passados uns 15 dias estava uns 2 euros e tal mais barata...
E isto já aconteceu mais do que uma vez. Numa simples bola de queijo (que por acaso aqui em casa se consome bastante).
Há variações muito significativas em espaços bastante curtos no tempo.
Eu normalmente compro uma bola completa de queijo flamento (a minha marca preferida é o terranostra e é quase sempre o que compro). Já dei por mim a comprar apenas um quarto porque a bola estava anormalmente cara. Passados uns 15 dias estava uns 2 euros e tal mais barata...
E isto já aconteceu mais do que uma vez. Numa simples bola de queijo (que por acaso aqui em casa se consome bastante).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:tugatuga11 Escreveu:Para isso existe o preço por kg/lt para as pessoas compararem. Só compra mais caro quem quer.
Sim, mas (tal como disse o Elias) a maior parte das vezes as pessoas não prestam verdadeira atenção aos preços. E não prestam nem a um nem a outro...
Obviamente tens total razão: compra quem quer (ou se quisermos, quem está distraído).
Mais uma razão para existirem flutuações muito significativas nos preços.
- Registado: 29/11/2007 10:26
tugatuga11 Escreveu:Para isso existe o preço por kg/lt para as pessoas compararem. Só compra mais caro quem quer.
Sim, mas (tal como disse o Elias) a maior parte das vezes as pessoas não prestam verdadeira atenção aos preços. E não prestam nem a um nem a outro...
Obviamente tens total razão: compra quem quer (ou se quisermos, quem está distraído).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Concordo e acho normal a sazonalidade e constante flutuação do preços dos produtos.
Mas!
Sou eu quem faz as compras para a minha casa e para o meu cabaz de compras (muito regular), penso que isto também é importante (pois cada um tem o seu cabaz) constato e de uma forma clara que o Continente é mais caro que por exemplo o Jumbo, Lidl ou Pingo Doce...
Atenção, referi o meu cabaz.
Ah! excepto nas promoções de 50%
Ou então, quando tenho tempo, não compro tudo no mesmo hiper...
Mas continuem a comprar no Continente para que depois eu receba dividendos
Mas!
Sou eu quem faz as compras para a minha casa e para o meu cabaz de compras (muito regular), penso que isto também é importante (pois cada um tem o seu cabaz) constato e de uma forma clara que o Continente é mais caro que por exemplo o Jumbo, Lidl ou Pingo Doce...
Atenção, referi o meu cabaz.
Ah! excepto nas promoções de 50%
Ou então, quando tenho tempo, não compro tudo no mesmo hiper...

Mas continuem a comprar no Continente para que depois eu receba dividendos

- Registado: 16/6/2008 12:18
Elias Escreveu:mquinaz eu estava a brincar.
Agora mais a sério: depois de muitos meses a comparar preços em várias lojas, cheguei a duas conclusões importantes:
1. os preços dos mais variados produtos variam frequentemente, dentro da mesma loja
2. a esmagadora maioria das pessoas não faz comparações de preços e por isso a grande maioria das variações passa-lhe ao lado.
Quando um dado comprador começa a reparar no preço de um produto em particular e nas flutuações brutais que os preços desse produto podem ter, a primeira reacção é de revolta. Mas quem cotninuar a seguir os preços rapidamente verificará que isso é normal numa gama muito alargada de produtos.
Totalmente.
Já agora, acrescento uma: com frequência os preços dos pacotes de maiores quantidades estão mais altos do que as embalagens mais pequenas. E cito um exemplo que já verifiquei uma série de vezes: o Nestum embalagem familiar está frequentemente mais caro que as embalagens mais pequenas, saindo mais barato comprar várias embalagens pequenas.
Essa é outra tendência para o consumidor pegar na embalagem maior (que muitas vezes inclui um dizer do tipo "xis % de oferta"). Contudo, por vezes constata-se que o preço por Kg (ou por Lt) está mais alto...
mquinaz eu estava a brincar.
- Registado: 5/11/2002 12:21
V
Há algum tempo atrás guardava os folhetos dos preços dos hiper mercados. O mais velho foi aos 14 anos e verifiquei que hoje a vida está mais barata mas para isso temos que abdicar das marcas caras. Dou somente um exemplo. Quando chegou a portugal os 150 , o garrafa de sumo custava esse preço e olha que começou a ser barato pois os outros sumos eram mais caros. Hoje existe marcas de 2 litros a 28 centímos. Por exemplo antes a marca mais barata era do modelo hoje existe outras ainda mais baratas. Há 14 anos um kg de fiambre custava 3,50 hoje existe a 2. 89. E se for a um chinês então ...
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Elias Escreveu:mquinaz Escreveu:Se há produto a que estou atento aos preços, é whisky, e aqui é a mesma coisa, preços upa upa.![]()
Comparem... vejam por exemplo este balvenie...
http://www.continente.pt/ProductDetailM ... me=2020702
https://www.garrafeiranacional.com/pt_p ... uble-wood/
Vocês andam todos uns gourmets de primeira linha: ele é chocolate LINDT, ele é Whisky Balvenie...
Epá comprem mas é produtos brancos que é mais barato
(a propósito, será que há whisky de marca branca? se não há está aqui uma oportunidade de negócio)
Ó Elias, o balvenie foi só um exemplo, se compararem vários, dos mais baratos aos mais caros, há quase sempre grandes diferenças em todos.
mquinaz Escreveu:Se há produto a que estou atento aos preços, é whisky, e aqui é a mesma coisa, preços upa upa.![]()
Vocês andam todos uns gourmets de primeira linha: ele é chocolate LINDT, ele é Whisky Balvenie...
Epá comprem mas é produtos brancos que é mais barato
(a propósito, será que há whisky de marca branca? se não há está aqui uma oportunidade de negócio

Se há produto a que estou atento aos preços, é whisky, e aqui é a mesma coisa, preços upa upa.

Re: HIPER inflação nos supermercados CONTINENTE
madoff Escreveu:Senhores,
venho aqui alertar para o seguinte:
1-Carne de porco seleção era vendida em 2008 (com preços das rações caras) a 7,99 € o Kg
2-Menos de um ano depois é vendido a 11,99 €
Vai ao talho que é mais barato.
Eu há um ou dois anos comparei detalhadamente os preços de vários tipos de carne e rapidamente constatei que no hiper pagas 50% de prémio (ou mais) relativamente aos preços praticados no talho.
Não costumo fazer compras nessa rede de supermercados, mas em todo o caso, a análise à evolução dos preços não se faz assim. Há produtos sazonais e outros mesmo não sendo sazonais podem variar de uma semana para a outra de forma muito significativa...
Obviamente não é pegando em dois produtos numa determinada data e noutra que se chega a uma conclusão.
Mas sim com um cabaz de compras e de preferência mais espalhadas no tempo.
Pega por exemplo num conjunto de produtos que compres regularmente e que adquiriste ao longo de, sei lá, umas 5 semanas ou assim (de preferência com mais do que uma ida ao supermercado) e compara para o que custaria agora. No mínimo, é dentro disto que terás que fazer...
Quanto custava a carne de porco que referes por exemplo passado 4 semanas ou 4 semanas antes (esse preço podia ser por exemplo um preço promocional). E por aí fora.
Já que tens os talões todos, podes fazer um estudo minimamente cuidado e sério. Agora assim atirar com dois produtos e numa determinada data, isso não tem valor nenhum...
Obviamente não é pegando em dois produtos numa determinada data e noutra que se chega a uma conclusão.
Mas sim com um cabaz de compras e de preferência mais espalhadas no tempo.
Pega por exemplo num conjunto de produtos que compres regularmente e que adquiriste ao longo de, sei lá, umas 5 semanas ou assim (de preferência com mais do que uma ida ao supermercado) e compara para o que custaria agora. No mínimo, é dentro disto que terás que fazer...
Quanto custava a carne de porco que referes por exemplo passado 4 semanas ou 4 semanas antes (esse preço podia ser por exemplo um preço promocional). E por aí fora.
Já que tens os talões todos, podes fazer um estudo minimamente cuidado e sério. Agora assim atirar com dois produtos e numa determinada data, isso não tem valor nenhum...
HIPER inflação nos supermercados
Senhores,
1-Carne de porco seleção era vendida em 2008 (com preços das rações caras) a 7,99 € o Kg
Mais de 40% de aumento.
Outro exemplo:
1-Chocolate preto Lindt custava em 2008 2,80€
2-Menos de um anos depois 3,67 €
Mais de 30% !!!
Não costumo muito olhar ao preço, pois se´é necessário...mas achei estranho que para o mesmo estava a pagar muito mais.Como guardo todos os talões, foi verificar.
É uma vergonha este tipo de aumentos !!
Andam eles com promoções, para depois aumentar certos produtos em mais de 30%.
Já sei, são produtos um pouco mais caros, mas mesmo assim !!!
Foram burros, pois eu compro todas as semanas chocolate preto LIND que é muito bom, e por isso acompanho MUITO esse preço.Foi assim que fui investigar.
Como compro quase sempre as mesmas coisas ao longo dos anos, irei fazer um estudo mais aprofundado.
Mas acho que seria bom que começassemos a falar disto.
Então e os salários dos funcionários, porque não é igual ao resto da europa, se cá as coisas são mais caras ?!?
EM Espanha, e eu conheco muito bem, carnes de qualidade superior (porco preto) é vendido ao mesmo preço que os de selecção (que não é porco preto).
Em Espanha, os iogurtes são mais baratos, etc, etc.
Os chocolates, o Lindt cm pedaços de laranja, em Portugal custa 2,6€, em espanha o MESMO custa 1,5 € !!! e estamos a falar de produtos mais caros e por isso até se poderia justificar maior preço em Espanha POR eu ter como referência uma zona de TURISMO CARO (Isla Cannela).
Por isso este país não avança.
Enfim, uma nota.
Mais de 40% de aumento.
Outro exemplo:
1-Chocolate preto Lindt custava em 2008 2,80€
2-Menos de um anos depois 3,67 €
Mais de 30% !!!
Não costumo muito olhar ao preço, pois se´é necessário...mas achei estranho que para o mesmo estava a pagar muito mais.Como guardo todos os talões, foi verificar.
É uma vergonha este tipo de aumentos !!
Andam eles com promoções, para depois aumentar certos produtos em mais de 30%.
Já sei, são produtos um pouco mais caros, mas mesmo assim !!!
Foram burros, pois eu compro todas as semanas chocolate preto LIND que é muito bom, e por isso acompanho MUITO esse preço.Foi assim que fui investigar.
Como compro quase sempre as mesmas coisas ao longo dos anos, irei fazer um estudo mais aprofundado.
Mas acho que seria bom que começassemos a falar disto.
Então e os salários dos funcionários, porque não é igual ao resto da europa, se cá as coisas são mais caras ?!?
EM Espanha, e eu conheco muito bem, carnes de qualidade superior (porco preto) é vendido ao mesmo preço que os de selecção (que não é porco preto).
Em Espanha, os iogurtes são mais baratos, etc, etc.
Os chocolates, o Lindt cm pedaços de laranja, em Portugal custa 2,6€, em espanha o MESMO custa 1,5 € !!! e estamos a falar de produtos mais caros e por isso até se poderia justificar maior preço em Espanha POR eu ter como referência uma zona de TURISMO CARO (Isla Cannela).
Por isso este país não avança.
Enfim, uma nota.
- Registado: 12/5/2009 23:07
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], queraio1964 e 109 visitantes