Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Roubo na Auto-estrada - Um artigo interessante

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 16/8/2009 14:45

Paulo Moreira Escreveu:Hoje, existe uma tremenda injustiça no país. As regiões fora das grandes cidades, regiões mais pobres, têm os postos que praticam o preço mais alto e não têm alternativas.

Olá Paulo,

Podes ser mais específico? Que regiões mais pobres são essas onde existem os postos que praticam os preços mais altos?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por PJBM2 » 16/8/2009 14:36

Sinto saudades do tempo antes da liberalização do preço dos combustíveis. Poupava-se no esforço
na procura por postos de abastecimentos mais baratos, sabendo que o preço era o mesmo em todo o lado.
Hoje, existe uma tremenda injustiça no país. As regiões fora das grandes cidades, regiões mais pobres, têm os postos que praticam o preço mais alto e não têm alternativas.
Eu, como vivo no Porto, não me posso queixar muito porque existem alternativas, mas confesso que me aborrece andar sempre a procurar pelo posto mais barato.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

Reconhecendo que ha uma posicao dominante...

por bboniek33 » 16/8/2009 14:00

por parte da GALP, ee certo que foi levantada uma campanha escura contra esta forte e bem organizada empresa portuguesa, simbolo das melhores praticas de gestao e da criacao de valor para o accionista.

Atee parece que o Paiis se concertou contra a GALP, a mae de todas as exploracoes..

Haja recato. 8-)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Elias » 16/8/2009 13:58

Appa Escreveu:O que interessa ao consumidor é pagar menos, e se há bombas que o conseguem (já referi algumas que não estão ligadas ao negócio retalhista) então a GALP também o poderia conseguir, houvesse vontade.

Appa mas porque é que a Galp haveria de baixar os preços?

Confesso que não entendo esta cruzada no sentido de pressionar a Galp a baixar os preços. Já todos sabemos que é mais barato nos hipermercados, por isso quem quiser ir aos hipers é livre de o fazer. Porque é que a Galp não pode praticar o preço que quer?

por Appa » 16/8/2009 13:08

Boa tarde

Marco António, de facto os supermercados praticam preços mais baixos porque o fazem obtendo margens de lucro marginais, utilizando essa publicidade para a sua actividade principal, como bem referiste.

No entanto, existem outras bombas low-cost, que estão separadas do negócio de retalho, e que praticam preços igualmente baratos. Ecobrent, Socrabine, Prio, entre muitas outras, fazem lucros marginais, contando com um maior volume de vendas, não tendo qualquer relação directa com os supermercados.

Se a GALP é que refina? Isso não é relevante para o consumidor. É totalmente irrelevante. O que interessa ao consumidor é pagar menos, e se há bombas que o conseguem (já referi algumas que não estão ligadas ao negócio retalhista) então a GALP também o poderia conseguir, houvesse vontade.

Registado: 13/7/2009 16:56

por AC Investor Blog » 16/8/2009 10:58

Elias Escreveu:[

Queres dizer que concordas que almoçar numa área de serviço custa tanto como um restaurante de "5 estrelas" em Paris?

Que concordas que as portagens são das mais caras do mundo?

Não esse paragrafo de Paris, discordo um pouco, pois eu já comi várias vezes em Paris e em Restaurantes de grande Qualidade e os preços foram sempre + de 100 Jantar ( 2 Pessoas ). Mas concordaria que paga-se tanto nas auto-estradas para almoçar como se paga num bom restaurante em Barcelona, Nova Iorque ao mesmo num pacato restaurante em Londres........concluo por dizer que almoçar nas auto-estradas portuguesas é algo que eu nunca faço, nem mesmo para atestar depósitos.....felizmente os meus carros levam + de 60 litros :mrgreen:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

ponto de situação

por pinamiranda » 16/8/2009 0:39

Caros,

Acho que todos concordamos que comer nas áreas de serviço das auto-estradas é muitíssimo caro. É claro que por um café não saio da auto-estrada, mas por uma refeição costumo-o fazer. Os motivos (não exaustivos) são os seguintes:
+ normalmente faço a viagem, de modo a que a hora da refeição seja perto de um sitio onde se coma bem (por exemplo, Mealhada :wink: );
+ comer uma refeição decente num restaurante perto da saída da auto-estrada fica mais barato ou ao mesmo preço do que comer uma refeição rápida na área de serviço;
+ sair da auto-estrada e voltar a reentrar não fica mais caro (em portagens) do que ir do inicio ao destino sem sair da auto-estrada - para mim não faz muito sentido, mas é verdade.

Quanto ao abastecimento de combustível, é verdade que é mais caro para aí uns 10 cts do que nos hipermercados, mas isso também acaba por ser verdade nas bombas normais. Em qualquer dos casos, o que há a fazer é abastecer nas bombas de combustível dos hipermercados o maior número de vezes :) ...

Em relação às portagens, embora as ache muito caras, basta ir de Braga até à Corunha para saber que as portagens são bem mais caras em Espanha. E se querem fazer comparação com os custos das áreas de serviço, tomem um café ou comam alguma coisa numa área de serviço espanhola e aí vamos aqui andar todos a discutir como as áreas de serviço em Portugal são muito baratas ;-)

Bons negócios,

jepm
/* Escrever 100 vezes: O objectivo na Bolsa deve ser ganhar dinheiro, mesmo que seja apenas um cêntimo! */
http://paisperfeito.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:59

por MarcoAntonio » 16/8/2009 0:04

deepo Escreveu:Sem querer meter nojo... ou ferir susceptbilidades, estás muito, mas mesmo muito, enganado Marco.

Eu meto "gota" no Auchan (Aeroporto do Porto) com desconto de 10 cêntimos relativamente às grandes empresas. Ou então 9 cêntimos.

Como é que eu posso estar enganado se não desmentiste nada do que eu disse?

Só posso presumir que leste uma frase e começaste a teclar a resposta. Só pode!

Importas-te de ler o post todo?

deepo Escreveu:Qualquer dúvida não hesites em questionar.

Eu não tenho dúvida nenhuma nem nada para te questionar. Apenas só tenho para te pedir para leres o post todo...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Tesla » 15/8/2009 23:39

Olá a todos e em particular ao AC que nos trouxe o artigo.

Sei que vou ter literalmente morto na praça publica mas, aqui vai: concordo com o artigo sendo que e verdade que, no geral, os preços nas estações de serviço são, o mínimo, um bocado esticados. Mas, caros(as) amigos(as), é um negócio como outro qualquer e, no negócio, uma parcela importante é o sentido de oportunidade (não é o que fazemos quando investimos na Bolsa?).

Nao sou um consumidor habitual dos produtos das estações de serviço porque sei que são muito caros. Antes de viajar acautelo-me mas, às vezes, lá tenho de parar e comprar alguma coisa. Não me posso queixar porque sei quais os preços que vou pagar.

Sou, no entanto, muito crítico quanto às pessoas que dizem que as nossas portagens são das mais caras do mundo. Nunca mais me esquecerei de uma viagem que fiz de Genebra para Lyon (poucos mais de 240 Km) em que tive de pagar portagem 4 vezes sendo que a soma ascendeu a mais de 70 euros! (Acho que não se paga nem metade numa viagem Porto-Lisboa...).

Já agora, se acham que os preços nas estações de serviço são caros, porque não falar nos aeroportos?
Honestamente acho muito mais insultuoso não deixar as pessoas passarem com comida nos controlos de raios-X e depois (especialmente nesta época) terem horas de atraso nos Terminais de todo o mundo e terem de pagar 5 euros por uma sandes e 2 euros por uma garrafa de água. OK, as vezes la consigo passar uma sandes pelo controlo de raios-X mas ja foram mais as vezes em que a tive de meter no lixo do que a que acabou por passar...

Em suma, acho que quem viaja tem sempre se acautelar estas situações etambém incluir no custo da viagem algumas "extravagâncias" que normalmente nunca cometeria.

Abraço

Registado: 23/7/2009 23:24

por deepo » 15/8/2009 23:37

MarcoAntonio Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Elias, eu apenas retirei o artigo........do meu Amigo, e confesso que o apoio em 100%, quando aos 20 escudos de diferença, é verdade , aqui no Norte , mais propriamente no Porto, existem locais onde os descontos da outras gasolineiras para a GALP atingem os 0.10 centimos.......

AC, referir descontos de 10 centimos, assim atirados para o ar, pode-se classificar de demagogia ou então de comentários irreflectidos. Ou uma coisa ou outra...

Boas,

Sem querer meter nojo... ou ferir susceptbilidades, estás muito, mas mesmo muito, enganado Marco.

Eu meto "gota" no Auchan (Aeroporto do Porto) com desconto de 10 cêntimos relativamente às grandes empresas. Ou então 9 cêntimos.

Na Prio (Via Diagonal - Maia), o desconto ronda, sempre, os 8 cêntimos.

Sei que em Rio Tinto, Auchan também, o desconto é superior ao do Aeroporto. Pouco, mas é-o.

Qualquer dúvida não hesites em questionar.

Boa vida.
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

por Elias » 15/8/2009 23:06

Pata-Hari Escreveu:Elias, o senhor nunca tomou uma bica em Paris, é claro. O restaurante está fora de questão, nem o couvert custa os 16 euros.

Tás a dar-me razão, ó patarolas :lol:

O meu consumo nas Auto Estradas = 0

por semoke » 15/8/2009 22:37

Uso as auto estrads por questões de segurança e de rapidez. No entanto o meu consumo nas auto estradas é zero 0,, pelas seguimtes razões;

Mau serviço;
Serviço caro;
Gasolina cara;
Filas infinitas,

Registado: 1/5/2009 11:22

por Pata-Hari » 15/8/2009 22:11

Elias, o senhor nunca tomou uma bica em Paris, é claro. O restaurante está fora de questão, nem o couvert custa os 16 euros.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Elias » 15/8/2009 21:00

AC Investor Blog Escreveu:Elias, eu apenas retirei o artigo........do meu Amigo, e confesso que o apoio em 100%

Queres dizer que concordas que almoçar numa área de serviço custa tanto como um restaurante de "5 estrelas" em Paris?

Que concordas que as portagens são das mais caras do mundo?

por Mcmad » 15/8/2009 20:45

Eu concordo com o autor. Os empresários portugueses têm alguma dificuldade e inércia também em ajustar os preços ás condições de mercado.Isto serve de exemplo para « mil e um » produtos e serviços em Portugal.

A culpa como é óbvio é do consumidor, que não sabe muito bem o «valor» das coisas..

Registado: 29/11/2007 10:26

por MarcoAntonio » 15/8/2009 19:38

Terás notado por certo que não respondeste a absolutamenta nada do que eu disse.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por AC Investor Blog » 15/8/2009 19:30

MarcoAntonio Escreveu:AC, referir descontos de 10 centimos, assim atirados para o ar, pode-se classificar de demagogia ou então de comentários irreflectidos. Ou uma coisa ou outra...

Marco com todo respeito, contra factos não há argumentos...

Por coincidência, o posto de combustivel mais caro do país está a cerca de 10 Km de minha casa...... que COBRA 15 centimos mais caro do que o mais barato do país.......Os 0.15 a mais deve ser daquele aditivo que se coloca nos aviões ( risos ). Posso-te garantir que apesar de ter cartão SOLRED, que muito pouco uso, essa bomba nunca abasteceu as minhas viaturas.....
Anexos
sc.jpg
sc.jpg (41.01 KiB) Visualizado 2578 vezes
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Este sentimento de culpa...

por bboniek33 » 15/8/2009 19:15

...ee que eu costumo parar nas estacoes de servico das auto-estradas para defecar e, quando necessario, verificar a pressao dos pneus.

Sinto que este meu comportamento faz os operadores incorrer em grandes despesas (sem retorno) e, em consequencia, faze-las reflectir nos precos.

Seraa ? Espero que nao esteja na causa disto tudo, sabendo que deverao haver outros elementos que teem um comportamento semelhante ao meu... esse cenario soo tenderaa a piorar.
Deus nos perdoe ! :?
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por MarcoAntonio » 15/8/2009 18:46

AC Investor Blog Escreveu:Elias, eu apenas retirei o artigo........do meu Amigo, e confesso que o apoio em 100%, quando aos 20 escudos de diferença, é verdade , aqui no Norte , mais propriamente no Porto, existem locais onde os descontos da outras gasolineiras para a GALP atingem os 0.10 centimos.......

AC, referir descontos de 10 centimos, assim atirados para o ar, pode-se classificar de demagogia ou então de comentários irreflectidos. Ou uma coisa ou outra...

Vamos por partes:

> Existem diferenças de preços nos diversos retalhistas mas existem igualmente diferenças colossais sobre o que são e o que fazem esses retalhistas. Podemos estar a falar de uma GALP ou de uma BP que cobrem o país todo com postos, podemos estar a falar de postos familiares ou de empresas mais pequenas que só estão presentes em determinados locais e podemos estar a falar de hipermercados que vendem o combustível com lucro virtualmente nulo.

Não perceber as diferenças aqui encerradas é de uma grosseira falta de visão. Muito em voga num tema tão mal tratado (não vejo praticamente uma única alma falar acertadamente sobre os combustíveis, incluindo aqueles que tinham a obrigação de o fazer).

E ainda está por aparecer alguém que explique e demonstre que o que eu digo não tem razão de ser.

> As diferenças da ordem dos 10 centimos só se encontram em hipermercados, sendo que outros descontos andam pelos 5/6 centimos. Acontece que aqui falar do preço de referência da GALP e não mencionar que esta também proporciona descontos é de uma grosseira falta de objectivada. Os hipermercados vendem combustível sem lucro para atrair clientes para esses locais (nalguns casos o desconto máximo só funciona perante compras na área comercial). Ora, a GALP e a BP tb têm parcerias que proporcionam descontos (actualmente de 6+6 centimos). E quando se fala de preços noutros locais e descontos noutros locais parece que por "milagre" as pessoas se esquecem dos descontos que essas duas também fazem afinal em condições similares!

Claro que aqui a petrolífera só faz metade do desconto. A outra parte do desconto é feito pela área comercial. Mas na soma das duas podes ter um desconto que vai até 12 centimos (6 centimos na petrolífera). Este desconto do lado da petrolífera é afinal da mesma ordem de grandeza de muitas outras operadoras mais pequenas. Ok, é verdade que nalguns casos o desconto nas outras é directo e não tem nada associado. Mas são alguns casos apenas. Há outros em que o desconto acontece só num dia da semana, etc. E não é assim tão difícil tirar proveito do desconto de uma das duas "grandes" que referi. Por exemplo, no caso da BP basta uma compra superior a 15 euros para poder rebater o desconto e LIDLs há em quase todo o lado e há por certo lá produtos que fazem falta a toda a gente a preços perfeitamente normais ou mesmo até mais baratos que a média.

> Por fim, quando se fala dos casos extremos (como o dos hipermercados) há que sublinhar (novamente!) que não visam ter lucro e que essas empresas:

> Não fazem prospecção de petróleo;

> Não refinam o petróleo;

> Não colocam posts fora dos locais onde têm as áreas comerciais.

O que é que isto quer dizer?

Quer dizer que tens uma empresa que te vende combustível sem lucro mas que não investe no sector nem te garante uma disponibilidade do serviço generalizada.

Se só existissem grandes superfícies a vender combustíveis a esse preço e os outros fechassem... ao fim de umas semanas os automóveis estavam todos parados nas garagens com o depósito vazio!

E antes disso, muita gente teria ficado parado no meio da estrada porque... não havia postos de abastecimento em muito local onde era preciso (nomeadamente nas autoestradas)!

Garanto-te que nunca verás um Leclerc ou um Intermarché numa auto-estrada nem nunca verás um posto de abastecimento destas empresas numa auto-estrada (portanto, as auto-estradas rapidamente teriam de ser encerradas também, se ficassemos à mercê dessas empresas).

E aqui encerra-se toda a questão: está-se a misturar o "imisturável"!

Como é que se pode comparar uma GALP, que está em todo o lado, que refina, que distribui, que procura petróleo pelo mundo fora (e que para ser possível investir e concorrer com outras multinacionais do sector, tem de ter lucros) com um hipermercado que compra a papinha toda feita e vende-a sem lucro com o único intuito de atrair clientes para outra actividade?

Não se pode!

Portanto, volto a dizer que, quando se falam destas diferenças de 10 centimos ou se está a ser demagógico ou se está a proferir afirmações irreflectidas...

Desculpa esta frontalidade mas este assunto já passou aqui tantas vezes, há até um tópico com quase uma centenas de páginas e eu não consigo ver onde é que podes discordar do que aqui digo, pelo que não me sinto com problemas para falar assim.

Ainda admitia que se pudesse falar de diferenças de 1, 2 ou 3 centimos. Tudo bem. Agora, falar de 10 centimos é não pensar em nada do que eu disse atrás...

Mas se eu disse alguma coisa sem sentido ou se utilizei algum argumento disparatado, força, aponta-o.
Imagem

Administrador Fórum

por AC Investor Blog » 15/8/2009 18:24

zay Escreveu:Bom dia
Caro amigo Ac, tenho seguido as suas dicas do mercado, e com elas ganho alguns trocos, se algum dia decidir vir passar umas pequenas férias no norte, avise que gostaria muito de oferecer um jantar à sua família.
Próxima segunda-feira rumo a sul, para um descanso merecido após um ano de intenso trabalho. Espero que as minhas posições ainda em aberto rumem a norte.
E tenho aqui mais uma dica que vou seguir, Restaurante Néné. Quanto ao boicote nas Auto-Estradas, passa sempre por atestar o depósito antes da entrada e fazer uma ou duas paragens para um café, ainda são 600 Kms de estrada.
Do porto até Algarve tenho algumas alternativas às portagens da auto-estrada, que uso sempre, vias rápidas e outras que ainda são gratuitas, mas não por muito mais tempo.
As portagens são caras mas a segurança acima de tudo, no ano passado estive na Alemanha, em casa de um casal amigo, perto de Frankfurt, não há portagens, mas qualidade é pouca, o meu amigo referiu que preferia pagar e ter as mesmas e o mesmo serviço que temos aqui em Portugal.

Cumprimentos,
E boas férias

Caro Amigo Zay,

Eu sou do Norte, mais propriamente de Gaia ( Canelas ) .....quanto ao jantar esteja á vontade , podemos comunicar via email ou private :wink: irá finalmente conhecer-me melhor, assim como conhecer algumas das minhas técnicas para investir no melhor mercado do Mundo.....

Elias, eu apenas retirei o artigo........do meu Amigo, e confesso que o apoio em 100%, quando aos 20 escudos de diferença, é verdade , aqui no Norte , mais propriamente no Porto, existem locais onde os descontos da outras gasolineiras para a GALP atingem os 0.10 centimos.......mencionei a GALP por ser das mais badaladas.....
AC Investor Blog

Re: Roubo na Auto-estrada - Um artigo interessante

por Elias » 15/8/2009 14:58

Penso que este texto encerra alguns exageros:

AC Investor Blog Escreveu:Há um mês atrás, por um refresco e um bolinho para cada um dos 4 membros de um grupo de viajantes, custou-nos 3200 escudos antigos.

Porque não escrever simplesmente 16 euros? Será porque 3200 impressiona mais?

AC Investor Blog Escreveu:Qualquer coisa impensável nos tempos da outra moeda.

Evidentemente. A outra moeda acabou há 8 anos...

AC Investor Blog Escreveu:De facto, almoçar numa das áreas de serviço é equivalente a uma refeição num restaurante de 5 estrelas de Paris. Um roubo de catedral, à vista de todos

Mas quanto custa almoçar numa área de serviço? 20 ou 25 euros, talvez? Certamente que um restaurante de 5 estrelas em Paris custa um bocadinho mais

(a propósito: o que é um restaurante de 5 estrelas???)

AC Investor Blog Escreveu:O combustível é muito mais caro que nas cidades, chegando a mais de 10 cêntimos, ou seja, 20 escudos.

Esta afirmação é claramente exagerada.
Basta ir ao site da dgge (http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/) para ver que isto não é verdade. A diferença de preço entre as bombas das auto-estradas e as das cidades não excede em regra os 3 cêntimos (pode haver excepções mas não passam disso mesmo). E isto nos casos extremos porque em muitas outras bombas a diferença é de apenas 1 cêntimo.

AC Investor Blog Escreveu:Depois de ter de se pagar portagem das mais caras do mundo

Esta é uma afirmação gratuita.
Qual a base de comparação?

AC Investor Blog Escreveu:Por isso recomendo um boicote nas Auto-estradas e já comecei este Verão na visita ao sul do país. Para além das portagens que obviamente tive de pagar

Teve de pagar porque quis. Ninguém é obrigado a ir pela auto-estrada. Se a intenção fosse mesmo boicotar, que tal ir pela estrada nacional, mais conhecida por IC1?

por zay » 15/8/2009 10:55

Bom dia
Caro amigo Ac, tenho seguido as suas dicas do mercado, e com elas ganho alguns trocos, se algum dia decidir vir passar umas pequenas férias no norte, avise que gostaria muito de oferecer um jantar à sua família.
Próxima segunda-feira rumo a sul, para um descanso merecido após um ano de intenso trabalho. Espero que as minhas posições ainda em aberto rumem a norte.
E tenho aqui mais uma dica que vou seguir, Restaurante Néné. Quanto ao boicote nas Auto-Estradas, passa sempre por atestar o depósito antes da entrada e fazer uma ou duas paragens para um café, ainda são 600 Kms de estrada.
Do porto até Algarve tenho algumas alternativas às portagens da auto-estrada, que uso sempre, vias rápidas e outras que ainda são gratuitas, mas não por muito mais tempo.
As portagens são caras mas a segurança acima de tudo, no ano passado estive na Alemanha, em casa de um casal amigo, perto de Frankfurt, não há portagens, mas qualidade é pouca, o meu amigo referiu que preferia pagar e ter as mesmas e o mesmo serviço que temos aqui em Portugal.

Cumprimentos,
E boas férias

Registado: 24/11/2008 18:00

Roubo na Auto-estrada - Um artigo interessante

por AC Investor Blog » 15/8/2009 8:29

Não queria deixar passar este excelente artigo do meu amigo Mário Russo ( professor Universitário ) que relata a sua exepriência numa das muitas auto-estradas de Portugal.

" Mário Russo

A crise está patente em todo o lugar e as pessoas estão a mudar comportamentos no seu dia-a-dia, designadamente a dar mais valor ao dinheiro que têm. Muitas estarão a fazer contas à moda antiga, que recomendava gastar sempre menos do que se ganhava. O tempo do regabofe terminou, penso eu.

Todos estão a adaptar-se a estes novos tempos, baixando preços para reflectir o verdadeiro valor das coisas ou a fazer promoções para ajustar o preço aos bolsos dos clientes. Mas tal não se passa pelas nossas auto-estradas que continuam olimpicamente a roubar os viajantes.

Há um mês atrás, por um refresco e um bolinho para cada um dos 4 membros de um grupo de viajantes, custou-nos 3200 escudos antigos. Qualquer coisa impensável nos tempos da outra moeda. Este é apenas um exemplo de entre vários, de há muito a esta parte e que me revolta cada vez que consumo o habitual em viagens.

Há muito que prometia escrever algo sobre este roubo, mas fui adiando por esquecimento. Porém, a crise que leva tantos a adaptar-se, porque não chega a estes monopolistas? Estava na hora de dizer algo.

De facto, almoçar numa das áreas de serviço é equivalente a uma refeição num restaurante de 5 estrelas de Paris. Um roubo de catedral, à vista de todos.

O combustível é muito mais caro que nas cidades, chegando a mais de 10 cêntimos, ou seja, 20 escudos. Depois de ter de se pagar portagem das mais caras do mundo, não há a menor dúvida que andar nas auto-estradas de Portugal merece alguns conselhos, já que a medíocre (cada vez pior) autoridade da concorrência que inventou os placares dos preços de combustíveis (imbecil forma de “incrementar” a uniformidade de preços). Se não fosse trágico, seria cómico.

Por isso recomendo um boicote nas Auto-estradas e já comecei este Verão na visita ao sul do país. Para além das portagens que obviamente tive de pagar, não deixei que me roubassem nada. Saí em Alcácer do Sal e almocei no Restaurante Néné, recomendado por vários roteiros. Uma surpresa, porque estava disponível para “assumir” a rebeldia e pagar por isso, mas foi uma verdadeira surpresa o preço barato (metade do que se paga na auto-estrada), e a qualidade fabulosa do que se come. Ficamos todos de boca aberta com a conta e a jurar repetir sempre.

O combustível mais barato abasteci também fora da auto-estrada, na passagem por Santarém aproveitando para esticar as pernas e tomar um café e beber água. Tudo mais barato. Se todos fizerem isto, e é fácil, os “ladrões” vão rever o seu modo de actuar nas auto-estradas portuguesas.

Boas férias a todos."

Fonte : http://clubedospensadores.blogspot.com/ ... trada.html

5***** :roll:
AC Investor Blog

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale e 63 visitantes