EDP Renováveis - Tópico Geral
Ola.
Esta accao e uma das primeiras que alguma vez adquiri, sendo que entrei numa altura relativamente boa (em Novembro do ano passado). Subiu durante os meses seguintes mas, como ja tive a oportunidade de referir neste topico, a resistencia mental dos 8 euros (que nunca chega a ser pois nao passa dos 7.4-7.6) esta a ser muitissimo forte neste titulo.
Recentemente desfiz-me das minhas posicoes mas estou muito atento. E um papel que acho que tera muitas hipoteses de subir consideravelmente mas so se quebrar a barreira psicologica. Uma recuperacao economica mundial podera ajudar mas nao estou certo de que possa acontecer nos proximos meses e, por isso, decidi sair com boas mais-valias e manter-me atento.
A quebra consistente dos oito euros far-me-a voltar ao titulo sem hesitacoes.
Abraço
Esta accao e uma das primeiras que alguma vez adquiri, sendo que entrei numa altura relativamente boa (em Novembro do ano passado). Subiu durante os meses seguintes mas, como ja tive a oportunidade de referir neste topico, a resistencia mental dos 8 euros (que nunca chega a ser pois nao passa dos 7.4-7.6) esta a ser muitissimo forte neste titulo.
Recentemente desfiz-me das minhas posicoes mas estou muito atento. E um papel que acho que tera muitas hipoteses de subir consideravelmente mas so se quebrar a barreira psicologica. Uma recuperacao economica mundial podera ajudar mas nao estou certo de que possa acontecer nos proximos meses e, por isso, decidi sair com boas mais-valias e manter-me atento.
A quebra consistente dos oito euros far-me-a voltar ao titulo sem hesitacoes.
Abraço
- Registado: 23/7/2009 23:24
Boas,
Não querendo de forma alguma ser a ovelha negra, sinto que a sessão de hoje deixou algum entusiasmo, mas na minha opinião o unico ponto positivo que teve foi de facto a reacção ao suporte, porque de resto mantem-se tudo na mesma. Ou talvez pior, fez max relativos inferiores min relativos maiores, o volume não é foi nada de especial.
O CMF, está positivo e está à 6 sessões consecutivas, e subiu (mas é muito rasteirinho), é um sinal positivo. Por outro lado o MACD, esta negativo com declive negativo e a aumentar o Gap á media de 9 dias.
E também quero que EDPR suba, para comprar umas quantas, mas quando houver sinais de que vale a pena, mas também se as tivesse ficava com elas não as vendia.
Há um exercício que aprendi a fazer aqui na Forum que é olhar para o gráfico ao contrario, penso que foi no tópico da GALP, olhar para os suportes como resistencias as descidas e olhar para a resistencias como suportes a subida, não será pelo facto de lhe tocar ou passar uma resistencia que fica confirmado que esta foi ultrapassada.
cumprimentos
Não querendo de forma alguma ser a ovelha negra, sinto que a sessão de hoje deixou algum entusiasmo, mas na minha opinião o unico ponto positivo que teve foi de facto a reacção ao suporte, porque de resto mantem-se tudo na mesma. Ou talvez pior, fez max relativos inferiores min relativos maiores, o volume não é foi nada de especial.
O CMF, está positivo e está à 6 sessões consecutivas, e subiu (mas é muito rasteirinho), é um sinal positivo. Por outro lado o MACD, esta negativo com declive negativo e a aumentar o Gap á media de 9 dias.
E também quero que EDPR suba, para comprar umas quantas, mas quando houver sinais de que vale a pena, mas também se as tivesse ficava com elas não as vendia.
Há um exercício que aprendi a fazer aqui na Forum que é olhar para o gráfico ao contrario, penso que foi no tópico da GALP, olhar para os suportes como resistencias as descidas e olhar para a resistencias como suportes a subida, não será pelo facto de lhe tocar ou passar uma resistencia que fica confirmado que esta foi ultrapassada.
cumprimentos
- Anexos
-
- EDP RENOVAVEIS.png (12.17 KiB) Visualizado 10343 vezes
bp1511 Escreveu:Elias, li o que escreveste sobre este indicador, se esse indicador estava positivo ainda ficou mais positivo, porque a acção fechou positiva e no maximo e o volume foi "jeitoso". Certo?
Isso não é necessariamente verdade.
Nota que tens de comparar a sessão de hoje com a de há 22 sessões atrás, pois é essa que vai sair da série para entrar a de hoje. Se essa sessão que sai for "mais positiva" que a de hoje, o CMF desce.
Hoje subiu porque a sessão que saiu foi a de 13 de Julho e nesse dia fechou a meio.
Aqui fica o gráfico.
- Anexos
-
- edpr.PNG (35.2 KiB) Visualizado 10462 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
bp1511 Escreveu:uote="bp1511"]Elias o que é o CMF?
Chaikin Money Flow.
bp1511 Escreveu:Qual a leitura que tiras desse indicador?
Quando sobe indica acumulação e quando desce indica distribuição.
Se procurares neste mesmo post há umas páginas atrás, encontras um post meu (de 23 de Julho) com uma explicação mais detalhada.
1 abraço,
Elias[/quote]
Elias, li o que escreveste sobre este indicador, se esse indicador estava positivo ainda ficou mais positivo, porque a acção fechou positiva e no maximo e o volume foi "jeitoso". Certo?
Elias Escreveu:PT,
Conforme já referi neste espaço em ocasiões anteriores, foi essencialmente nos fóruns que aprendi quase tudo o que sei de análise técnica. Devo muito aos foruns e um vasto conjunto de pessoas que sabiam mais que eu e que comigo foram partilhando o seu conhecimento e a sua experiência. Foi graças a esses ensinamentos que deixei de cometer certos erros básicos que fazia quando comecei a mexer nos mercados.
Como acredito que se deve dar e não apenas receber, escolhi este espaço para partilhar aquilo que fui aprendendo ao longo dos anos. Faço-o com um único objectivo: o de poder, de alguma forma, contribuir para que outros aprendam a não fazer as mesmas asneiras que eu fiz quando era maçarico.
1 abraço,
Elias
Lá está......bem diz o bp.....ele é mesmo um mestre....ultimamente tenho andado um pouco afastado por motivos profissionais mas não deixo de vir cá tentar aprender mais qualquer coisa e as analises deste "mestre" Elias nunca passam ao lado.
Abraço.
DS
DS
PT,
Conforme já referi neste espaço em ocasiões anteriores, foi essencialmente nos fóruns que aprendi quase tudo o que sei de análise técnica. Devo muito aos foruns e um vasto conjunto de pessoas que sabiam mais que eu e que comigo foram partilhando o seu conhecimento e a sua experiência. Foi graças a esses ensinamentos que deixei de cometer certos erros básicos que fazia quando comecei a mexer nos mercados.
Como acredito que se deve dar e não apenas receber, escolhi este espaço para partilhar aquilo que fui aprendendo ao longo dos anos. Faço-o com um único objectivo: o de poder, de alguma forma, contribuir para que outros aprendam a não fazer as mesmas asneiras que eu fiz quando era maçarico.
1 abraço,
Elias
1 abraço,
Elias
Elias,
Pelo que tenho constatado aqui em analise técnica, concordo com o bp, és de facto um "mestre", e quero-te agradecer tudo aquilo que me tens ensinado/educado nestes complicados mercados, e nada de modéstias é a pura realidade, obrigado Elias!
Um abraço
PT
Pelo que tenho constatado aqui em analise técnica, concordo com o bp, és de facto um "mestre", e quero-te agradecer tudo aquilo que me tens ensinado/educado nestes complicados mercados, e nada de modéstias é a pura realidade, obrigado Elias!
Um abraço
PT
- Registado: 22/7/2009 17:45
PT96 Escreveu: Pelo que tenho visto e lido, o Elias raramente se engana, grande ponta final, e grande fecho![]()
bp1511 Escreveu:O Elias para mim é o "mestre".
Calma aí! Agradeço obviamente as vossas palavras, mas não me considero nenhum adivinho.

Apenas escrevi - e mantenho - que "para efeitos de quebra de stops, suportes e resistências só considero os valores de fecho". O fecho foi acima de 7 euros e por isso o suporte não foi quebrado (e isto seria verdade, mesmo que no intraday a cotação tivesse ido mais abaixo e depois voltado para cima do suporte).
bp1511 Escreveu:Elias o que é o CMF?
Chaikin Money Flow.
bp1511 Escreveu:Qual a leitura que tiras desse indicador?
Quando sobe indica acumulação e quando desce indica distribuição.
Se procurares neste mesmo post há umas páginas atrás, encontras um post meu (de 23 de Julho) com uma explicação mais detalhada.
1 abraço,
Elias
PT96 Escreveu:BP1511,
Pelo que tenho visto e lido, o Elias raramente se engana, grande ponta final, e grande fecho![]()
BN !
Abraço
PT
Eu estava a brincar com o Luka.
Não me referi ao Elias.
O Elias para mim é o "mestre".
Elias o que é o CMF?
Qual a leitura que tiras desse indicador?
Obrigado.
PS. Eu fui 1 dos que comprou naquela avalanche de vendas de hoje.
luka Escreveu:![]()
Depois dos resultados acima das expectativas ... creio que vamos ter NEWS FLOW positivo por uns tempos ...
assim estou nas compras de EDP Renovaveis(até aos 7.30€ , penso que podera ter agora energia para sair do tunel e passar acima dos 7,40€)
Fica o grafico que fala por si ...
Luka,
Não te estás a nganar?
É para comprar e não vender.
Re: Suporte
PT96 Escreveu:Elias,
Por este andar, o suporte nos 7 Euros, daqui a nada já era...
Abraço
Sem duvida, pede-se ajuda a quem estiver disponivel.

Caro PT,
Para efeitos de quebra de stops, suportes e resistências só considero os valores de fecho. Aquilo que se passa a meio da sessão é-me mais ou menos indiferente (embora tenha algum interesse para a análise gráfica).
1 abraço,
Elias
Para efeitos de quebra de stops, suportes e resistências só considero os valores de fecho. Aquilo que se passa a meio da sessão é-me mais ou menos indiferente (embora tenha algum interesse para a análise gráfica).
1 abraço,
Elias
hotgrowth Escreveu:jbraven Escreveu:EBF Escreveu:Boas,
A EDPR já vai no sétimo dia consecutivo (incluindo hoje) no vermelho... a continuar assim o suporte dos 7,00 não vai durar muito.
Abraços,
JB
Não vejo porquê!!??
Na última semana de Julho também esteve 7 sessões consecutivas a subir e não passou a resistência.
A descer todos os santos ajudam?

Agora a sério, não vejo interesse comprador suficiente para a segurar, mas espero estar enganado.
Abraços,
JB
- Registado: 10/2/2009 20:03
jbraven Escreveu:EBF Escreveu:Boas,
A EDPR já vai no sétimo dia consecutivo (incluindo hoje) no vermelho... a continuar assim o suporte dos 7,00 não vai durar muito.
Abraços,
JB
Não vejo porquê!!??
Na última semana de Julho também esteve 7 sessões consecutivas a subir e não passou a resistência.
- Registado: 6/6/2007 22:20
EBF Escreveu:Boas,
O que especialmente me desagarada na EDPR, é esta ultima tendencia de subir menos do que o indice, o que revela o desinteresse actual pelo título, mas é apenas um sentimento.
cumprimentos
Abraços,
JB
- Registado: 10/2/2009 20:03
Boas,
Elias, para além desse canal, não considerarias uma resistencia de curto prazo nos 7,30.
O que especialmente me desagarada na EDPR, é esta ultima tendencia de subir menos do que o indice, o que revela o desinteresse actual pelo título, mas é apenas um sentimento.
O MACD, está a abixo da média dos 9 dias e abaixo da linha de referencia.
cumprimentos
Elias, para além desse canal, não considerarias uma resistencia de curto prazo nos 7,30.
O MACD, está a abixo da média dos 9 dias e abaixo da linha de referencia.
cumprimentos
Um curioso... Escreveu:Elias Escreveu:Um curioso... Escreveu:-bull no longo prazo (única acção do PSI-20)
EDPR também está bull no longo prazo, não achas?
Para mim está! O curto prazo é que pode ser um exercício de paciência e de descrença...
Continuo a achar que é bom a longa consolidação, depois duma subida meteórica e um sinal bulish.
Se quebrar claramente dos 7,00€ (mais de 3 sessões, final da semana e subida de volume), obviamente viro bear na acção. Este é o stop mental, porque não consigo pôr estas condições em stop automático.
Boas tardes Elias.
Outro dia quando respondi, não percebi bem a questão e não relacionei com o que tinha dito uns posts antes...
Realmente não é só a JM que está bull de longo prazo, a EDPr também poderá considerar-se no mesmo movimento. No entanto tem pouco mais de 1 ano de mercado, pelo que o longo prazo é muito discutível.
Hoje, tal como nas últimas sessões, está a ter um dia penoso e o comportamento de curto prazo, muito pouco entusiasmante, embora pouco surpreendente.
A acção tem tal como a JM, ou até talvez mais, um comportamento diferente do PSI-20.
Há umas semanas atrás, havia sempre um empurrão no final da sessão, mas ultimamente tal não tem acontecido.
Tenho definido em cima, as condições para sair da acção.
De momento ainda se encontra acima da range inferior do canal de lateralização, pelo que temos de considerar que ainda não se passa nada de novo.
Re: Duvida???
Dependia, do valor a que as tinha comprado, OK
Abraços
Abraços
VARDIEN Escreveu:Bons dias...
Uma questão para os mais experientes:
Se tivessem um bom numero de acçoes da EDP renovaveis, vendiam ou esperavam por melhores dias???
Cumps
- Registado: 29/11/2007 12:24
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, latbal, lito, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 159 visitantes