Off- topic . Sócrates e Milu descubra as diferenças !
Desabafo ...
Caro Devastador,
Permita-me desabafar também!Não que eu concorde com todas as medidas tomadas pelo ME mas, no que aos Cursos de Educação e Formação respeita,temos que admitir que são a resposta mais adequada para determinados alunos com perfil específico que demonstram muito mais apetência pela componente tecnológica do que pela parte científica/teórica. Afinal, nem todos podem ser "doutores"! Contudo, gostaria ainda de referir que enquanto estratégia fazer um aluno repetir 10 vezes a tabuada na sala, tem tudo menos de pedagógico! Tendo em conta a auto-estima destes alunos, como considera que ficou a deste discente que é "massacrado" durante aproximadamente uma hora e, provavelmente, alvo da chacota dos colegas mais espevitados? Efectivamente a prática do facilitismo também parece estar presente na carreira docente onde deveria ser feita uma verdeira"triagem" para verificar se se tem ou não competência para leccionar!Para públicos diferenciados, estratégias diversificadas!
Quanto aos outros exemplos que apresenta, tanto poderão ocorrer em turmas de CEF, como em turmas do ensino regular.
Permita-me desabafar também!Não que eu concorde com todas as medidas tomadas pelo ME mas, no que aos Cursos de Educação e Formação respeita,temos que admitir que são a resposta mais adequada para determinados alunos com perfil específico que demonstram muito mais apetência pela componente tecnológica do que pela parte científica/teórica. Afinal, nem todos podem ser "doutores"! Contudo, gostaria ainda de referir que enquanto estratégia fazer um aluno repetir 10 vezes a tabuada na sala, tem tudo menos de pedagógico! Tendo em conta a auto-estima destes alunos, como considera que ficou a deste discente que é "massacrado" durante aproximadamente uma hora e, provavelmente, alvo da chacota dos colegas mais espevitados? Efectivamente a prática do facilitismo também parece estar presente na carreira docente onde deveria ser feita uma verdeira"triagem" para verificar se se tem ou não competência para leccionar!Para públicos diferenciados, estratégias diversificadas!
Quanto aos outros exemplos que apresenta, tanto poderão ocorrer em turmas de CEF, como em turmas do ensino regular.
Na bolsa, como na vida, referenciar o passado e perspectivar o futuro.
- Mensagens: 75
- Registado: 29/11/2007 2:31
- Localização: Loulé
As minhas desculpas, mas a página é
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/I ... id=1312260
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/I ... id=1312260
Para que haja um vencedor tem que haver um perdedor.
Também há bom ensino!!!
Também há bons estudantes
...(e bons professores
).
Quando o aluno têm maus resultados a culpa é do professor. Quando tem bons resultados é porque é bom aluno...
Será que sabem que:
Portugal conquista primeira medalha de prata nas Olimpíadas de Matemática?
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/tag.as ... ta%20Maria
Não é preciso colocar os filhos num colégio!!! Depende é dos filhos...
Também é preciso PROCURAR conhecer o que há de bom no nosso ensino REGULAR!!!
O seu maior problema é que é um ensino exigente e que só agora tenta enquadrar os maus alunos, criando um outro tipo de ensino (cursos CEF, cursos profissionais).
Na Finlândia 2/3 dos alunos vão para o ensino profissional!!!!
http://www.canalup.tv/?menu=noticia&id_noticia=1236
http://diario.iol.pt/noticias/eures-nor ... 0-291.html




Quando o aluno têm maus resultados a culpa é do professor. Quando tem bons resultados é porque é bom aluno...
Será que sabem que:
Portugal conquista primeira medalha de prata nas Olimpíadas de Matemática?
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/tag.as ... ta%20Maria
Não é preciso colocar os filhos num colégio!!! Depende é dos filhos...
Também é preciso PROCURAR conhecer o que há de bom no nosso ensino REGULAR!!!
O seu maior problema é que é um ensino exigente e que só agora tenta enquadrar os maus alunos, criando um outro tipo de ensino (cursos CEF, cursos profissionais).
Na Finlândia 2/3 dos alunos vão para o ensino profissional!!!!
http://www.canalup.tv/?menu=noticia&id_noticia=1236
http://diario.iol.pt/noticias/eures-nor ... 0-291.html
Para que haja um vencedor tem que haver um perdedor.
Desabafo...
Estranho esta admiração!!! Já ando aqui há mais de um ano a falar nesta vergonha!!!
Fui professor de Matemática, disciplina essa chamada de "Matemática Aplicada", em duas turmas MISERÁVEIS de Cursos de Educação e Formação (CEF), nível dois (em 2 anos fazem 7º, 8º e 9º anos).
Nome dos cursos:
"INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS"
e
"SECRETARIADO E TRABALHO ADMINISTRATIVO - PRÁT.ADMI".
Estes cursos têm uma elevada componente prática, mas só uma pequena percentagem de alunos é merecedor de ter sucesso...
Recordo o que já afirmei no caldeirão sobre alunos do CEF:
Tive, este ano lectivo um aluno com 14 anos e que afirmou que 2 vezes 7 dava 23!!!
Depois corrigiu e disse que era 18!!! Perante o meu espanto disse depois 16!!!
Repetiu na sala 10 vezes a tabuada do dois e depois quando perguntei de imediato 2 vezes sete disse 18!!!
Fez mais 10 vezes e disse depois 16!!! Fez mais dez de SEGUIDA e mesmo assim não respondeu certo à minha questão!!! Fez ainda mais 10 de seguida e não acertou!!! Passado aproximadamente uma hora e perante o meu desespero lembrei-me de perguntar "sabes quanto é que é sete e sete?"
Resposta imediata: São 14!!!!!!!!! , com mais 7 vinte e um, tenho sete macacos e ...
Tive outro que não sabia fazer 167-45!!!!
Mandei fazer 10 vezes a tabuada durante umas semanas e metada da turrma não o fez!!!
Tive um pai que afirmou que a sua filha era especial e que os Serviços de Psicologia dos Hospitais de Coimbra aconselharam a que a aluna fizesse as contas com a máquina de calcular!!! O pai chegou a afirmar que eu não estava a agir bem ao pedir o estudo da tabuada!!! A filha só fez uma vez a tabuada....
Um outro foi operado e não poderia transportar grandes pesos. Este aluno chegava sempre atrasado e aparecia na sala de aula sem qualquer caderno!!! Entrava na sala e pedia uma folha a um colega!!! Marquei-lhe falta por chegar atrasado e a mãe apareceu no outro dia, indignada, por ter marcado falta ao filhinho e não a um outro colega que tinha entrado com ele. SÓ que o filho chegava sempre atrasado e o outro era pontual. Continuou, depois da minha explicação, a discordar da minha atitude!!!!
Tive um aluno cuja mãe tirou o 9º ano à noite e que anda a tirar agora o 12º (novas oportunidades). No início do ano lectivo a mãe perguntou-me se o seu educando, depois de teminar o curso CEF, poderia passar para o 10º ano ensino regular. Disse que sim desde que tivesse aproveitamento nos exames nacionais do 9º ano de Português e Matemática. O aluno em causa revelou-se fraquíssimo, chegou a ter zero num teste de matemática e escreveu "figra" 3 vezes no mesmo teste, quando a palavra figura estava no enunciado!!!

Fui professor de Matemática, disciplina essa chamada de "Matemática Aplicada", em duas turmas MISERÁVEIS de Cursos de Educação e Formação (CEF), nível dois (em 2 anos fazem 7º, 8º e 9º anos).
Nome dos cursos:
"INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS"
e
"SECRETARIADO E TRABALHO ADMINISTRATIVO - PRÁT.ADMI".
Estes cursos têm uma elevada componente prática, mas só uma pequena percentagem de alunos é merecedor de ter sucesso...
Recordo o que já afirmei no caldeirão sobre alunos do CEF:
Tive, este ano lectivo um aluno com 14 anos e que afirmou que 2 vezes 7 dava 23!!!
Depois corrigiu e disse que era 18!!! Perante o meu espanto disse depois 16!!!
Repetiu na sala 10 vezes a tabuada do dois e depois quando perguntei de imediato 2 vezes sete disse 18!!!
Fez mais 10 vezes e disse depois 16!!! Fez mais dez de SEGUIDA e mesmo assim não respondeu certo à minha questão!!! Fez ainda mais 10 de seguida e não acertou!!! Passado aproximadamente uma hora e perante o meu desespero lembrei-me de perguntar "sabes quanto é que é sete e sete?"
Resposta imediata: São 14!!!!!!!!! , com mais 7 vinte e um, tenho sete macacos e ...
Tive outro que não sabia fazer 167-45!!!!
Mandei fazer 10 vezes a tabuada durante umas semanas e metada da turrma não o fez!!!
Tive um pai que afirmou que a sua filha era especial e que os Serviços de Psicologia dos Hospitais de Coimbra aconselharam a que a aluna fizesse as contas com a máquina de calcular!!! O pai chegou a afirmar que eu não estava a agir bem ao pedir o estudo da tabuada!!! A filha só fez uma vez a tabuada....
Um outro foi operado e não poderia transportar grandes pesos. Este aluno chegava sempre atrasado e aparecia na sala de aula sem qualquer caderno!!! Entrava na sala e pedia uma folha a um colega!!! Marquei-lhe falta por chegar atrasado e a mãe apareceu no outro dia, indignada, por ter marcado falta ao filhinho e não a um outro colega que tinha entrado com ele. SÓ que o filho chegava sempre atrasado e o outro era pontual. Continuou, depois da minha explicação, a discordar da minha atitude!!!!
Tive um aluno cuja mãe tirou o 9º ano à noite e que anda a tirar agora o 12º (novas oportunidades). No início do ano lectivo a mãe perguntou-me se o seu educando, depois de teminar o curso CEF, poderia passar para o 10º ano ensino regular. Disse que sim desde que tivesse aproveitamento nos exames nacionais do 9º ano de Português e Matemática. O aluno em causa revelou-se fraquíssimo, chegou a ter zero num teste de matemática e escreveu "figra" 3 vezes no mesmo teste, quando a palavra figura estava no enunciado!!!
Para que haja um vencedor tem que haver um perdedor.
...a ver se não levo nenhuma canelada!
Sempre tentei resistir a "imiscuir-me" nestas questões mas confesso que é dificil!!!
A imagem apresentada é o reflexo do estado a que o nosso País chegou (infelizmente)!
As brilhantes mentes que engendraram estas "artimanhas" (e outras semelhantes) são os mesmos que introduziram as passagens automaticas e os mecanismos que "obrigam" (literalmente) os professores a passar os alunos (felizmente ainda restam alguns "resistentes").
Esta é a cultura vigente dos nossos governantes: o facilitismo! (pudera o exemplo vem do topo!!!)
A questão basica é que se esta a criar falsas expectativas aos beneficiados por esta estrategia, diria quase que um "crime" que se comete com essas pessoas.
Todos estes beneficiados por estes estratagemas vão chegar um dia ao mundo real, o mundo do trabalho. (alguns já la estão e vão sentir o resultado imediatamente)
Essa realidade é muito diferente, a competitividade surge pelas necessidade de termos que nos superar face a concorrencia, pela noção que o caminho é uma "estrada" cheia de perigos e surpresas.
Num dos programas do Jose Gomes Ferreira na Sicn ouvi um dos convidados (ja não me recordo quem foi) a perguntar-lhe onde estudavam os seus filhos. A resposta foi eloquente: num colegio particular!
Hoje em dia qualquer familia que disponha de condições (e as vezes mesmo não as tendo) coloca os seus filhos a estudar em colegios, pergunto eu porque será?
Estamos a criar uma sociedade mais igualitária? não me parece.
Espero sinceramente estar enganado mas o futuro deste nosso País é muito sombrio.
um abraço a todos
Mj
A imagem apresentada é o reflexo do estado a que o nosso País chegou (infelizmente)!
As brilhantes mentes que engendraram estas "artimanhas" (e outras semelhantes) são os mesmos que introduziram as passagens automaticas e os mecanismos que "obrigam" (literalmente) os professores a passar os alunos (felizmente ainda restam alguns "resistentes").
Esta é a cultura vigente dos nossos governantes: o facilitismo! (pudera o exemplo vem do topo!!!)
A questão basica é que se esta a criar falsas expectativas aos beneficiados por esta estrategia, diria quase que um "crime" que se comete com essas pessoas.
Todos estes beneficiados por estes estratagemas vão chegar um dia ao mundo real, o mundo do trabalho. (alguns já la estão e vão sentir o resultado imediatamente)
Essa realidade é muito diferente, a competitividade surge pelas necessidade de termos que nos superar face a concorrencia, pela noção que o caminho é uma "estrada" cheia de perigos e surpresas.
Num dos programas do Jose Gomes Ferreira na Sicn ouvi um dos convidados (ja não me recordo quem foi) a perguntar-lhe onde estudavam os seus filhos. A resposta foi eloquente: num colegio particular!
Hoje em dia qualquer familia que disponha de condições (e as vezes mesmo não as tendo) coloca os seus filhos a estudar em colegios, pergunto eu porque será?
Estamos a criar uma sociedade mais igualitária? não me parece.
Espero sinceramente estar enganado mas o futuro deste nosso País é muito sombrio.
um abraço a todos
Mj
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!
tugatuga11 Escreveu:De facto foi uma situação caricata que até me deu alguma vontade de rir ao fazer lembrar o Guterres, mas não é por causa disso que o Sócrates vai perder o meu voto.
Posso ter uma grande percentagem de trades positivas mas decerto que também tenho algumas negativas...
Bons trades!
Então e isto

Inacreditável!!!
Na ânsia louca de mostrar ao mundo que conseguiu transformar um país de analfas num país de letrados, eis o que Sócrates está a fazer a Portugal.
Curso de equivalência ao 9º Ano de Escolaridade como 'Jogador(a) de Futebol'
Qual Matemáticas, qual quê? Ciências e Línguas?! Bora lá mas é mandar uns bicos na bola, que a seguir é completar equivalência ao 12º Ano como degustador de cerveja...Sem palavras...
Ver imagem abaixo ...
- Anexos
-
- curso futebol.jpg (140.13 KiB) Visualizado 1874 vezes
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Caramba, tanta complicação para tão pouco dinheiro. Somos mesmo pequenitos e míseros. Além de analfabetos, claro. É o que dá cursos de engenharia por fax... so much para as competências matemáticas, não é dwer? ups, é melhor não falar em inglês não vá alguém confundir-se, alguém que tenha como habilitações "inglês por fax".
Como é que é ?
Factos :
Quem tem o abono máximo , suponhamos 50 Eur recebe uma bolsa que duplica este valor : 100 Eur
Ficção:
Então deixa ver : 50 (do abono) mais 100 (da bolsa)= 150 Eur. Ou seja, para estes Sr.s o valor da bolsa triplica o valor do abono !
Valha-nos Deus !
Quem tem o abono máximo , suponhamos 50 Eur recebe uma bolsa que duplica este valor : 100 Eur
Ficção:
Então deixa ver : 50 (do abono) mais 100 (da bolsa)= 150 Eur. Ou seja, para estes Sr.s o valor da bolsa triplica o valor do abono !
Valha-nos Deus !
hehehe
bem, eles esqueceram-se foi de combinar como é que ficava melhor dizer as coisas. Mas parece que todos concordaram no final que era melhor dizer que triplicava o abono de família.
Pelo menos o Sócrates sempre estava a ser mais honesto ao dizer que é o dobro do abono de família, pois é que o que é. Ao abono essas famílias sempre teriam direito e a bolsa é mais o dobro. Mas a MLR acha que fica melhor dizer que é o triplo...
Abraço
bem, eles esqueceram-se foi de combinar como é que ficava melhor dizer as coisas. Mas parece que todos concordaram no final que era melhor dizer que triplicava o abono de família.
Pelo menos o Sócrates sempre estava a ser mais honesto ao dizer que é o dobro do abono de família, pois é que o que é. Ao abono essas famílias sempre teriam direito e a bolsa é mais o dobro. Mas a MLR acha que fica melhor dizer que é o triplo...
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Off- topic . Sócrates e Milu descubra as diferenças !
José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues estão um para o outro na ignorância e incompetência, como o vídeo ilustra em poucos segundos.
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/aZ3snnk4VSo&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/aZ3snnk4VSo&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/aZ3snnk4VSo&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/aZ3snnk4VSo&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Majestic-12 [Bot] e 37 visitantes