Não comprem carros novos nem usados JÁ !!!! Esperem.....
Re: ...e la volto eu
mjaguiar Escreveu:PS: tenho algumas duvidas na compatibilização dos motores electricos com os motores diesel, ainda estou para ver como é que o grupo PSA vai ultrapassar esse obstaculo!
À partida não há problema, até é preferível ao de gasolina devido à curva de binário e o seu regime de baixa rotação. Os motores a diesel são "bastante usados" precisamente para gerar corrente eléctrica de recurso/emergência qnd falta corrente na rede ou quando não existe rede por perto (tipo aqueles geradores caseiros que já existem há muitos anos e outras aplicações, tipo em barcos e etc).
Em termos de aplicação automóvel, das primeiras a apresentar um protótipo foi a VW com um Golf híbrid- diesel-electrico. Prometem 70MPG o que é muito bom (para se ter ideia, é quase o dobro do rendimento dos automóveis mais económicos que andam por aí actualmente, incluindo os actuais híbridos toyota e honda).
É uma tecnologia com bastante potencial e que elimina alguns dos handicaps actuais dos eléctricos. Tenho aí bastantes expectivas mas vamos ver porque ao mesmo tempo temos uma série de Governos a apostar na adesão ao 100% eléctrico e isso pode definir o rumo das outras marcas.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
...e la volto eu
mas com algum cuidado não va o AC achar que eu só o critico!
Bom esta historia dos "electricos" e muito gira para as "parangonas" e manter a "malta" entretida! (confesso que estou muito curioso para ver o "state of art" em 2011)
Em primeiro lugar a minha declaração de interesses:
1. Estou ligado ao ramo automovel a mais de 16 anos
2. A minha formação academica e precisamente na area electrica
3. A minha experiencia profissional inclui marcas com viaturas hybridas.
Na minha opinião existe um excessivo "clamor" sobre este assunto que servira para, entre outras coisas, chamar a atenção das pessoas (quase como que uma estrategia de marketing).
Desde já é necessário desmistificar algumas questões, nomeadamente os custos de manutenção. è preciso não esquecer que uma viatura electrica não deixa de ser uma viatura que necessita de pneus para se movimentar, calços para travar, sistemas de transmissão e usa muuiiita electronica! Obviamente que vai ter desgaste e isso obriga a gastar "€€€".
A segunda questão, para a qual ainda não ouvi ninguem a expressar-se, é que as baterias descarregam-se de uma forma pouco linear! Os 160km de autonomia propalados pela nissam são indicados em que condições? a que velocidade? que tipo de terreno?
Como muito bem disse o Marco os automoveis convencionais actuais tem autonomias de 400/500 até mais de 1000km! o tempo de reabastecimento é inferior a 4/5m na maioria dos casos e estão prontos para "outra caminhada".
Pela experiencia e pelo que me lembro dos tempos de estudo as baterias descarregam-se tanto mais depressa quanto mais energia lhe exigimos. Um pouco a imagem de um deposito de agua, quanto mais abrirmos a torneira mais depressa ele se esvazia!
O problema crucial desta tecnologia e precisamente esse, a capacidade de armazenamento da energia electrica! Actualmente apenas existe um processo para armazenar energia electrica sob a forma de baterias.
Ora as baterias tem um "pequeno ponto negativo", são pesadas!!! Se falarmos com algum especialista nas questões de consumo ele vai dizer-nos que o pior inimigo dos consumos é o peso! (veja-se o exemplo da competição automovel que tenta por tudo ganhar peso como arma de aumentar a competitividade).
O futuro vai ser electrico não tenho duvidas mas não na forma que nos estão a "vender"! (a não ser que a tecnologia das baterias sofra uma revolução)
Na minha opinião teremos que esperar mais de 10 anos até existir uma verdadeira revolução no transporte automovel que será baseada nas celulas de combustivel (as "fuel cell"). Com o advento desta tecnologia acredito que os motores de combustão terão os seus dias contados mas ate la...
No entretanto iremos ter sim a generalização de tecnologias hybridas que permitem aumentar o rendimento dos motores de combustão.
um abraço
Mj
PS: tenho algumas duvidas na compatibilização dos motores electricos com os motores diesel, ainda estou para ver como é que o grupo PSA vai ultrapassar esse obstaculo!
Bom esta historia dos "electricos" e muito gira para as "parangonas" e manter a "malta" entretida! (confesso que estou muito curioso para ver o "state of art" em 2011)
Em primeiro lugar a minha declaração de interesses:
1. Estou ligado ao ramo automovel a mais de 16 anos
2. A minha formação academica e precisamente na area electrica
3. A minha experiencia profissional inclui marcas com viaturas hybridas.
Na minha opinião existe um excessivo "clamor" sobre este assunto que servira para, entre outras coisas, chamar a atenção das pessoas (quase como que uma estrategia de marketing).
Desde já é necessário desmistificar algumas questões, nomeadamente os custos de manutenção. è preciso não esquecer que uma viatura electrica não deixa de ser uma viatura que necessita de pneus para se movimentar, calços para travar, sistemas de transmissão e usa muuiiita electronica! Obviamente que vai ter desgaste e isso obriga a gastar "€€€".
A segunda questão, para a qual ainda não ouvi ninguem a expressar-se, é que as baterias descarregam-se de uma forma pouco linear! Os 160km de autonomia propalados pela nissam são indicados em que condições? a que velocidade? que tipo de terreno?
Como muito bem disse o Marco os automoveis convencionais actuais tem autonomias de 400/500 até mais de 1000km! o tempo de reabastecimento é inferior a 4/5m na maioria dos casos e estão prontos para "outra caminhada".
Pela experiencia e pelo que me lembro dos tempos de estudo as baterias descarregam-se tanto mais depressa quanto mais energia lhe exigimos. Um pouco a imagem de um deposito de agua, quanto mais abrirmos a torneira mais depressa ele se esvazia!
O problema crucial desta tecnologia e precisamente esse, a capacidade de armazenamento da energia electrica! Actualmente apenas existe um processo para armazenar energia electrica sob a forma de baterias.
Ora as baterias tem um "pequeno ponto negativo", são pesadas!!! Se falarmos com algum especialista nas questões de consumo ele vai dizer-nos que o pior inimigo dos consumos é o peso! (veja-se o exemplo da competição automovel que tenta por tudo ganhar peso como arma de aumentar a competitividade).
O futuro vai ser electrico não tenho duvidas mas não na forma que nos estão a "vender"! (a não ser que a tecnologia das baterias sofra uma revolução)
Na minha opinião teremos que esperar mais de 10 anos até existir uma verdadeira revolução no transporte automovel que será baseada nas celulas de combustivel (as "fuel cell"). Com o advento desta tecnologia acredito que os motores de combustão terão os seus dias contados mas ate la...
No entretanto iremos ter sim a generalização de tecnologias hybridas que permitem aumentar o rendimento dos motores de combustão.
um abraço
Mj
PS: tenho algumas duvidas na compatibilização dos motores electricos com os motores diesel, ainda estou para ver como é que o grupo PSA vai ultrapassar esse obstaculo!
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!
AC Investor Blog Escreveu:Marco,
No final do ano, vamos assitir á entrada dos Hibridos a diesel em alguns modelos eurpeus nomedamente na PSA. Será já uma grande revolução, pois vamos assistir a carros com consumos na ordem dos 3 litros ou menos.
Sim, eu acredito que os híbridos vão começar a tomar uma fatia importante do mercado (tenho vindo a defender isso aqui no forum). Especialmente porque são Híbridos de segunda geração que como que invertem o conceito: a "primeira geração" eram veículos de CI com auxilío eléctrico; a "segunda geração" será veículos híbridos em que o principal motor é eléctrico, com um motor de CI a alimentar o sistema eléctrico, a trabalhar em regime constante (para isso o motor diesel é preferível).
Este tipo de híbrido (que nalguns casos poderão nunca ser ligados à tomada, na verdade podemos continuar a utilizar apenas a "bomba") conseguem um MPG bastante melhor que os convencionais CI e mesmo que os híbridos de "primeira geração".
Eu penso que o caminho para os próximos anos poderá ser este mas ainda está tudo muito dividido porque algumas marcas tb estão já a querer apostar no 100% eléctrico e a apoiar-se nos Governos (aqueles que aderiram ao plano) e pessoalmente tenho dúvidas se essa está a ser uma boa solução mas a ver vamos...
De notar que estes híbridos acabam por ser "altamente eléctricos" mas sem as limitações (de autonomia e tempo de carga e etc bem como custos de bateria e afins) que têm os 100% eléctrico. E uma grande implantação deste tipo de veículos já faria baixar e muito o consumo de combustíveis fósseis no transporte terrestre.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,
No final do ano, vamos assitir á entrada dos Hibridos a diesel em alguns modelos eurpeus nomedamente na PSA. Será já uma grande revolução, pois vamos assistir a carros com consumos na ordem dos 3 litros ou menos.
No final do ano, vamos assitir á entrada dos Hibridos a diesel em alguns modelos eurpeus nomedamente na PSA. Será já uma grande revolução, pois vamos assistir a carros com consumos na ordem dos 3 litros ou menos.

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
O BMW é um dos projectos experimentais que me referia atrás (aliás creio que disse especificamente que um deles era da BMW). Mas é um projecto ainda experimental: trata-se de um sistema aluguer, está limitado no número de veículos e nos locais onde estás disponível (creio que está restrito a uma zona nos Estados Unidos).
O objectivo da BMW é precisamente "medir" o mercado...
Automóveis em série eléctricos por parte da BMW para já não se prevê.
Quanto ao Porshe é um híbrido. Convém manter a distinção entre híbridos e eléctricos. Híbridos já há muita coisa, incluindo em automóveis de luxo...
Os mais visíveis são os Toyota e os Honda (e tb os mais vendidos) mas já há por aí uma série de outras opções.
O objectivo da BMW é precisamente "medir" o mercado...
Automóveis em série eléctricos por parte da BMW para já não se prevê.
Quanto ao Porshe é um híbrido. Convém manter a distinção entre híbridos e eléctricos. Híbridos já há muita coisa, incluindo em automóveis de luxo...
Os mais visíveis são os Toyota e os Honda (e tb os mais vendidos) mas já há por aí uma série de outras opções.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Adrox Escreveu:
Há grandes marcas de automoveis que não conheço planos de carros electricos, principalmente as do segmento mais alto:
BMW, Mercedes, Porche...
Cumprimentos.
Tás muito mal informado.......Aproveita o fim-de-semana para te actualizares um pouco na proxima geração de automóveis....
http://economico.sapo.pt/noticias/nissa ... 13637.html
http://tecnosh.com/noticias-tecnologia/ ... electrico/
http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEd ... on=noticia
http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... ortivo&id=
http://www.encontracarros.com/porsche-c ... a-em-2010/

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
AC Investor Blog Escreveu:O carro eléctrico vai sair mais barato em todos os aspectos, no consumo, na manutênção e na fiscalidade. Tanto se fala nas baterias, mas de acordo com a Honda, as baterias do Insight aguentam + de 8 anos de vida. Para quê investir agora num carro, em q o imposto de selo é caro, existe dupla tributação, os combustiveis vão voltar a encarrecer quanto estamos á beira de uma nova era de automóveis. É só mesmo quem não tem + nada q fazer ao $$$ ou então tem muita necessidade. Os carros a combustão vão sofrer uma grande quebra de valor nos próximos anos. A prioridade dos OEM's é fazer carros eléctricos ou hibridos, os carros a combustão já estão em segundo plano......
Tenho 23 anos, vou começar a trabalhar para o mês que vem. Digo ao meu patrão para só me arranjar trabalho em sitios com bons transportes publicos?
O carro já tem 3 mesitos, depois anuncia aqui quando compraste o teu carro electrico, para ver quanto tempo passou...
Já agora, se for tanta "revolução" como tu dizes, e os carros a combustão desaparecerem assim tão rápido.
Melhor para mim, já que presumo que o consumo de combustivel vá cair em muito, tornando a gasolina/gasoleo muuuuito mais baratos...
Não sei também de onde vem essa loucura toda pela "revolução" que é já para o mês que vem, e já está ai.
Há grandes marcas de automoveis que não conheço planos de carros electricos, principalmente as do segmento mais alto:
BMW, Mercedes, Porche...
Cumprimentos.
Já agora também adoro a ideia de nos ultimos anos terem acabado com poucas das linhas de electricos que existiam pela cidade de Lisboa. Ao mesmo tempo que anunciam que o futuro é electrico?
É elecritico, mas acabam com os electricos que já temos?
Desculpem lá mas acho uma falta de coerencia enorme...
Já temos as linhas no chão (as que ainda não as tiraram) já temos a experiencia da Carris em ter electricos, já temos electricos novos a circular...
Porque não reabilitar as linhas?
Mesmo que se tenha de por carris novos não deve ser assim tão caro.
E se o electrico é o futuro, e também foi o passado porque não são empresas estatais a dar o exemplo?
Sinceramente não percebo esta de acenar com milhares de €€€ para a "inovação dos carros electricos".
Enquanto se deixam linhas de electricos que já tinhamos morrrer...
Cumprimentos.
É elecritico, mas acabam com os electricos que já temos?
Desculpem lá mas acho uma falta de coerencia enorme...
Já temos as linhas no chão (as que ainda não as tiraram) já temos a experiencia da Carris em ter electricos, já temos electricos novos a circular...
Porque não reabilitar as linhas?
Mesmo que se tenha de por carris novos não deve ser assim tão caro.
E se o electrico é o futuro, e também foi o passado porque não são empresas estatais a dar o exemplo?
Sinceramente não percebo esta de acenar com milhares de €€€ para a "inovação dos carros electricos".
Enquanto se deixam linhas de electricos que já tinhamos morrrer...
Cumprimentos.
Este - o Nissan Leaf - é o primeiro veículo eléctrico que se pretende produzir em série:
http://www.businessweek.com/autos/autob ... ost_4.html
O CEO da Nissan/Renault diz: "tirando as baterias, não custará mais a comprar e utilizar do que um veículo a gasolina".
Nota nas outras passagens onde fica a indicação de que se não fossem as ajudas estatais, não era economicamente competitivo...
Outra coisa: é óbvio, certo e sabido que assim que os automóveis eléctricos comecem a ter vendas relevantes, os governos tirarão o tapete e começarão a aplicar cargas fiscais semelhantes.
Do sector automóvel vem uma enorme fatia de receitas para os governos de que eles não vão abdicar. Agora dão um empurrão para começar mas entretanto, quando começarem a ganhar velocidade de cruzeiro, é óbvio que tirarão o tapete.
Amid much fanfare, Nissan finally showed off the first of several new electric vehicles this morning at the opening of its new global headquarters in Yokohama. Nissan chief Carlos Ghosn, a longtime skeptic on hybrids, is betting that the Leaf and other EVs, will quickly become mass market hits, and even suggested that fully electric models could account for 10% of all car sales by 2020.
The car looks much like other mass market models. Despite its name, the design doesn’t scream “eco-car” and, unlike some electric vehicles of the past, space inside isn’t compromised. Capable of seating five, Ghosn and three Japanese politicians with connections to Yokohama, including former Prime Minister Junichiro Koizumi, emerged from the “blue earth” colored Leaf with ease after it appeared on the stage.
The grand entrance was followed by a short video featuring an assortment of school-children explaining how good the Leaf is for all our futures. One youngster, presumably of his own free will, even compared the Leaf to an angel coming down to Earth.
Ghosn, though, focused on the practicalities, reiterating Nissan’s plan that the Leaf, which runs a 100 miles on a single charge, excluding the cost of the batteries, will cost no more to buy and run than a traditional gasoline-powered car. Zero-emissions of CO2 and other greenhouse gases, he said, are a bonus. Charging time is seven hours, although a 30-minute quick charge can get batteries back up to 80% of full power.
Key to its success will be bringing down the cost of the batteries, which currently cost around $10,000 per car to make. Sensibly, Nissan plans to lease the batteries to customers rather than try to sell the car at an inflated price. Initially, the carmaker will share the burden by taking advantage of government subsidies and cheap loans to ensure sales are profitable from day one. The challenge will be to get costs down to a sufficient level by the time governments begin scaling back incentives. Mass production should help. Ghosn, once again emphasizing the importance of affordability, said that the cost of leasing the batteries, plus the electricity used to charge them, will be less than what customers spend on gasoline for regular cars.
Even if the economics remain challenging — no other automaker is yet following the mass-market approach of Nissan and its alliance partner Renault—the Leaf is an enjoyable drive. I tried out a version of the car, albeit with a different body, earlier this week on a Nissan test track. The acceleration and handling were impressive and, importantly, it felt steady and secure. In terms of size, the version I drove, which measures 4.4 meters long by 1.7 meters wide, was perfectly comfortable. Indeed, when I then drove a Nissan Tiida (Versa in the U.S.) a few minutes later, I realized I much preferred the EV.
Ghosn once again took aim at hybrids, which he says have failed to become a mass market choice. He pointed out that their global market share is just 2%. To me, that’s slightly disingenuous given that, until recently, only Toyota and Honda were serious about gas-electrics. What’s more, Toyota expects to sell over a million hybrids a year in a year or so, and both Toyota and Honda reckon hybrids will soon account for 10% of their sales. Also, hybrids, unlike EVs, aren’t hindered by short driving ranges, use batteries that cost a fraction of the cost of electric cars and don’t require billions of dollars of public subsidy. Ghosn, though, reckons that the only thing stopping EVs becoming a mass market phenomenon will be automakers’ ability to make them quickly enough. “The problem we have is will we have enough capacity,” he said.
http://www.businessweek.com/autos/autob ... ost_4.html
O CEO da Nissan/Renault diz: "tirando as baterias, não custará mais a comprar e utilizar do que um veículo a gasolina".
Nota nas outras passagens onde fica a indicação de que se não fossem as ajudas estatais, não era economicamente competitivo...
Outra coisa: é óbvio, certo e sabido que assim que os automóveis eléctricos comecem a ter vendas relevantes, os governos tirarão o tapete e começarão a aplicar cargas fiscais semelhantes.
Do sector automóvel vem uma enorme fatia de receitas para os governos de que eles não vão abdicar. Agora dão um empurrão para começar mas entretanto, quando começarem a ganhar velocidade de cruzeiro, é óbvio que tirarão o tapete.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AC Investor Blog Escreveu:Pois, mas o desgaste das mesmas assim como o seu uso deve ser muito parecido, (...)
Porque é que dizes que é parecido?
É precisamente por haver uma significativa diferença ao nível das baterias (os custos que implica, nomeadamente) que algumas marcas, em especial a Toyota e a Honda mas depois tb várias outras, optaram primeiro pelos híbridos.
AC Investor Blog Escreveu:(...) daí que dizer que as baterias vão ser o handicap dos novos carros é algo ridiculo.
O que é que entendes por "handicap" e o que é que é ridículo ao certo?
As baterias têm handicaps e têm vantagens. No final ainda não se sabe bem e as próprias marcas que estão a avançar para os eléctricos estão a contar com as ajudas estatais para a coisa ficar equilibrada.
Se fosse óbvio que os eléctricos estavam em vantagem, já estava tudo a produzir eléctricos...
AC Investor Blog Escreveu:Quem acompanha o desenvolvimento dos carros eléctricos sabe muito bem, que as baterias já deixaram de ser problema, (...)
O que é que entendes por deixar de ser um problema?
Um depósito custa uns eurecos. Uma bateria custa milhares de euros.
Um depósito dura a vida toda. Uma bateria dura alguns anos.
Um depósito num automóvel tem uma autonomia que normalmente anda pelos 600~800KM, por vezes até um pedaço mais. Uma bateria tem uma autonomia de 150~250Km.
Um depósito carrega-se em 5 minutos para mais centenas de kilometros. Uma bateria recarrega-se em meia hora para dezenas de kilometros e longas horas se quiseres fazer uns meros 100 e tal kilometros.
Isto é o estado actual...
Como vantagem, tem o facto do preço por kilometro em combustível/energia ficar mais barato com a bateria.
No aspecto ambiental não é claro (sendo certo durante a utilização propriamente dita polui menos, durante a produção do veículo polui mais e a produção da energia eléctrica tb polui, havendo estudos a apontar para um lado e estudos a apontar para o outro).
Qnt aos valores finais, do ponto de vista económico, não é claro o que é que vai sair mais barato. Aqueles que os estão a produzir sugerem que, dadas as ajudas, sairá mais barato (o que para já vale o que vale, dificilmente o fabricante iria dizer o oposto).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:O Insight é um híbrido e não um eléctrico, o que faz diferença, obviamente...
Pois, mas o desgaste das mesmas assim como o seu uso deve ser muito parecido, daí que dizer que as baterias vão ser o handicap dos novos carros é algo ridiculo. Quem acompanha o desenvolvimento dos carros eléctricos sabe muito bem, que as baterias já deixaram de ser problema, a questão seguinte que se coloca agora vai ser as palas que muitos consumidores vão ter na testa aquando da entrada dos carros. Veja-se o caso dos hibridos, só depois da crise do crude é que as vendas dispararam e agora as encomendas já nem chegam para a procura. O mesmo vai acontecer com os eléctricos....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
AC Investor Blog Escreveu:Tanto se fala nas baterias, mas de acordo com a Honda, as baterias do Insight aguentam + de 8 anos de vida.
O Insight é um híbrido e não um eléctrico, o que faz diferença, obviamente...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Tal como esta' espelhado neste topico, o busilis da questao esta' na relutancia do consumidor 'a bateria, por isso qualquer gestao de produto com dois dedos de testa tera' que dar garantias fortes para quebrar essa relutancia. A Honda fez isso mesmo ao dar 8 anos de garantia 'as baterias do civic.
Não faz mal!...
O carro eléctrico vai sair mais barato em todos os aspectos, no consumo, na manutênção e na fiscalidade. Tanto se fala nas baterias, mas de acordo com a Honda, as baterias do Insight aguentam + de 8 anos de vida. Para quê investir agora num carro, em q o imposto de selo é caro, existe dupla tributação, os combustiveis vão voltar a encarrecer quanto estamos á beira de uma nova era de automóveis. É só mesmo quem não tem + nada q fazer ao $$$ ou então tem muita necessidade. Os carros a combustão vão sofrer uma grande quebra de valor nos próximos anos. A prioridade dos OEM's é fazer carros eléctricos ou hibridos, os carros a combustão já estão em segundo plano......
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Sim, em princípio sim. Pelo menos a mecânica é mais simples, há menos elementos mecânicos "para avariar e desgastar-se"...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
E a manutenção?
Suponho que a manutenção de um carro eléctrico seja muito mais barata que a de um a gasolina, logo por ai também se poderão poupar alguns euros para no fim dos quatro anos comprar outra bateria.
Uma das maiores dificuldades é saber esperar. A impaciência é inimiga do êxito.
Boas!
De facto também me parece que a procissão ainda esteja no adro ou ainda nem sequer tenha começado... vejo apenas algum teor eleitoralista nessa dos carros eléctricos... até gostava de ver, como diz o nosso primeiro, x% dos carros de estado a serem elétricos até ao ano xpto, só se forem os do estafetas dos CTT ou algo semelhante porque não estou a ver muita boa gente a abdicar dos series 5 e 7, A6 e 8, etc,etc ou até ele proprio abdicar do phantom para dar o exemplo
As baterias de litio custarão cerca de 6000€ e terão uma longevidade de cerca de 4 anos, este artigo é interessante...
( http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot. ... ficos.html )
O custo do carro andara nos 18.450€ ate aos 21.625€ na versao mais cara, e a sua autonomia andara pelos 160km, pelo que é só fazer contas :-))
J.Pereira
De facto também me parece que a procissão ainda esteja no adro ou ainda nem sequer tenha começado... vejo apenas algum teor eleitoralista nessa dos carros eléctricos... até gostava de ver, como diz o nosso primeiro, x% dos carros de estado a serem elétricos até ao ano xpto, só se forem os do estafetas dos CTT ou algo semelhante porque não estou a ver muita boa gente a abdicar dos series 5 e 7, A6 e 8, etc,etc ou até ele proprio abdicar do phantom para dar o exemplo

As baterias de litio custarão cerca de 6000€ e terão uma longevidade de cerca de 4 anos, este artigo é interessante...
( http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot. ... ficos.html )
O custo do carro andara nos 18.450€ ate aos 21.625€ na versao mais cara, e a sua autonomia andara pelos 160km, pelo que é só fazer contas :-))
J.Pereira
- Mensagens: 59
- Registado: 29/11/2007 9:24
- Localização: 14
Nota que o consumo depois por kilómetro, em electricidade, sai substancialmente mais barato. A Nissan recentemente sugeriu para o novo modelo cujo protótipo apresentaram que entre o consumo e o aluguer das baterias, seria competitivo em relação ao consumo de combustível de um automóvel de CI.
Portanto, é como dizes, para já é aguardar porque ainda há muito pouco de concreto e as verdadeiras soluções alternativas (pelo menos que possam interessar a um publico generalista) ainda estão por chegar.
Em todo o caso, diria para não esperarem por algo "fantástico". Entre ajudas do Estado e restantes prós e contras, o resultado deverá ser competitivo (isto é, na mesma ordem de grandeza). Foram de resto nesse sentido as declarações do CEO da Nissan recentemente (Nissan e Renault têm uma parceria com uma série de países e vão estar na linha da frente nesta tentativa de arranque em massa dos eléctricos e é por isso que me estou a centrar especialmente nestes).
Também há o Mini e outros mas são projectos mais "experimentais", com um número muito limitado de viaturas e de locais disponíveis, por isso parece-me uma referência a ter menos em linha de conta para já...
Portanto, é como dizes, para já é aguardar porque ainda há muito pouco de concreto e as verdadeiras soluções alternativas (pelo menos que possam interessar a um publico generalista) ainda estão por chegar.
Em todo o caso, diria para não esperarem por algo "fantástico". Entre ajudas do Estado e restantes prós e contras, o resultado deverá ser competitivo (isto é, na mesma ordem de grandeza). Foram de resto nesse sentido as declarações do CEO da Nissan recentemente (Nissan e Renault têm uma parceria com uma série de países e vão estar na linha da frente nesta tentativa de arranque em massa dos eléctricos e é por isso que me estou a centrar especialmente nestes).
Também há o Mini e outros mas são projectos mais "experimentais", com um número muito limitado de viaturas e de locais disponíveis, por isso parece-me uma referência a ter menos em linha de conta para já...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Obrigado pela resposta.
Vamos esperar sem pressa por novos desenvolvimentos.
Mas a manter-se esses dados deixa de ser interessante, pois 800 cargas serão pouco mais de 2 anos e assim ficará ainda mais caro que um carro a combustível focil.
Ainda não ando a pé, por isso vou esperar.
Vamos esperar sem pressa por novos desenvolvimentos.
Mas a manter-se esses dados deixa de ser interessante, pois 800 cargas serão pouco mais de 2 anos e assim ficará ainda mais caro que um carro a combustível focil.
Ainda não ando a pé, por isso vou esperar.
Avança na razão e pondera na emoção.
Amigo Escreveu:Tenho de trocar de carro breve e estou muito interessado num carro eléctrico, até porque as minhas viagens são curtas.
Onde foram buscar o valor das novas baterias e da durabilidade delas?
É mesmo assim 4 anos, 4000€?
Assim vou ter de fazer novas contas custo/benefício.
O valor das baterias poderá variar com o modelo (e as marcas "prometem" planos de aluguer). Mas assim números redondos as baterias para um utilitário poderão custar uns $10.000 e o ciclo de vida actualmente é para aí de umas 800 cargas (o que dada a autonomia delas andará pelos 150.000 Km). Isto são tudo valores ditos de memória e com base no que vou lendo já que tenho acompanhado o tema com alguma atenção nos últimos anos. Creio que servem de aproximação e já dá para ter uma noção...
As verdadeiras soluções em massa só vão surgir no mercado entre 2010 e 2012, conforme os países, e creio que se poderá esperar pelos planos de aluguer das baterias que as marcas têm vindo a prometer.
Eu creio que pelo menos para utilitários (tipo o novo Nissan) poderá ser relativamente competitivo entrando com as ajudas estatais e que será talvez já uma solução a ter em linha de conta para um segundo automóvel para viajens curtas (tipo transporte para o local de trabalho, por exemplo)...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Tenho de trocar de carro breve e estou muito interessado num carro eléctrico, até porque as minhas viagens são curtas.
Onde foram buscar o valor das novas baterias e da durabilidade delas?
É mesmo assim 4 anos, 4000€?
Assim vou ter de fazer novas contas custo/benefício.
Onde foram buscar o valor das novas baterias e da durabilidade delas?
É mesmo assim 4 anos, 4000€?
Assim vou ter de fazer novas contas custo/benefício.
Avança na razão e pondera na emoção.
AC Investor Blog Escreveu:Parece que vou mesmo adiar a compra do carro para a minha esposa por mais um anito, afinal 6500 euros é muita fruta !!!
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=378504
Comprei carro o mês passado, deram-me cerca de 4700€ com a entrega de um carro usado (nem entreguei, já tinha mandado abater, "entreguei" so o livrete do carro abatido).
Portanto não é por 1700€ que vai fazer tanta diferença... De um electrico para um a gasolina.
Hoje em dia só o estado dá cerca de 1500€ com carros com mais de 15 anos, e as concessionárias dão mais 2500€ ou 3500€... E ficam os tais 4500€...
Depende também da capacidade de negociação de cada um.
Hoje em dia consegue-se sempre arranjar um desconto sobre o preço de catalogo... Penso que com essa "promessa" do estado os concessionários já não devem dar desconto nenhum.
Cumprimentos.
silvaxico Escreveu:carf2007 Escreveu:tmms Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Se o renault-nissan eléctrico é aquele caixote que eu estou a ver NÃO VAI TER VENDA NENHUMA!
http://www.nissan-zeroemission.com/EN/LEAF/gallery.html
http://os-mercados-financeiros.blogspot ... -leaf.html
Gostos não se discutem, mas para um utilitario, ate acho o carro esteticamente interessante.
E se realmente custar 18.500 com o incentivo de 5.000 ou 6.500 é um caso a pensar.
É preciso é ter em atenção qual será a vida util da bateria e o preço de uma nova. Penso que nos dias de hoje rondará os 4 anos e 4.000 €.
Então estamos a falar de um custo de 1000€/ano. Para 2º carro (que normalmente faz menos quilómetros) estes valores voltam a deixar de ser interessantes...
Temos que aguardar, ate porque o Leaf so vai ser comercializado na Europa, pelo que li, em 2012, até lá muito pode mudar. E ainda há a possibilidade que já foi abordada de um aluguer mensal das baterias.
Penso que o futuro está nos supercondensadores.
http://wikienergia.com/~edp/index.php?t ... s_baterias
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:tmms Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Se o renault-nissan eléctrico é aquele caixote que eu estou a ver NÃO VAI TER VENDA NENHUMA!
http://www.nissan-zeroemission.com/EN/LEAF/gallery.html
http://os-mercados-financeiros.blogspot ... -leaf.html
Gostos não se discutem, mas para um utilitario, ate acho o carro esteticamente interessante.
E se realmente custar 18.500 com o incentivo de 5.000 ou 6.500 é um caso a pensar.
É preciso é ter em atenção qual será a vida util da bateria e o preço de uma nova. Penso que nos dias de hoje rondará os 4 anos e 4.000 €.
Então estamos a falar de um custo de 1000€/ano. Para 2º carro (que normalmente faz menos quilómetros) estes valores voltam a deixar de ser interessantes...
- Mensagens: 494
- Registado: 30/11/2007 21:12
- Localização: Leiria
tmms Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Se o renault-nissan eléctrico é aquele caixote que eu estou a ver NÃO VAI TER VENDA NENHUMA!
http://www.nissan-zeroemission.com/EN/LEAF/gallery.html
http://os-mercados-financeiros.blogspot ... -leaf.html
Gostos não se discutem, mas para um utilitario, ate acho o carro esteticamente interessante.
E se realmente custar 18.500 com o incentivo de 5.000 ou 6.500 é um caso a pensar.
É preciso é ter em atenção qual será a vida util da bateria e o preço de uma nova. Penso que nos dias de hoje rondará os 4 anos e 4.000 €.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, farami, Garfield, Google [Bot], m-m, malakas, navaldoc, OCTAMA, PIKAS, Shimazaki_2, trilhos2006, xeidafome e 224 visitantes