Que curso seguir?
a resposta é: politico
tiras um curso qualquer mas começa já a dedicar-te a pôr cartazes e a lamber botas...em breve serás indicado para direcção de alguma coisa e daqui a nada és sub sub sub secretário de outra coisa...
etc, e a história continua.
tiras um curso qualquer mas começa já a dedicar-te a pôr cartazes e a lamber botas...em breve serás indicado para direcção de alguma coisa e daqui a nada és sub sub sub secretário de outra coisa...
etc, e a história continua.
- Registado: 1/4/2008 17:29
Dwer, o que quero dizer é que os economistas têm já uma formação muito sólida em matemática, talvez ao nível dos engenheiros, o que aliado ao core do curso pode ser uma boa opção porque há logo uma aplicação ligada à realidade.
Um matemático, depois de 5 anos a estudar vai especializar-se em mercados e usar o quê, 10% do que aprendeu no curso no seu dia-a-dia? Para além da capacidade extraordinária que é preciso ter para tolerar os cinco anos
PS: já agora o matemático que conheço que mais me impressionou é Eng. Físico do IST e ia tirar PhD em economia.
Um matemático, depois de 5 anos a estudar vai especializar-se em mercados e usar o quê, 10% do que aprendeu no curso no seu dia-a-dia? Para além da capacidade extraordinária que é preciso ter para tolerar os cinco anos

PS: já agora o matemático que conheço que mais me impressionou é Eng. Físico do IST e ia tirar PhD em economia.
Dwer Escreveu:mnfv Escreveu:Dos melhores matemátcios que conheci eram de formação em economia, e olhem que conheço muitos engenheiros.cannot Escreveu:Eu concordo com o Dwer.
Na minha opinião, se tens realmente vontade em trabalhar e queres ser muito bom, o ideal é ter formação geral em matemática aplicada (ou electro/física - um curso assente na matemática e com forte componente de aplicação prática e computação) e depois uma especialização das que a Pata falou.
Mas a especialização, neste caso, terias tempo para procurar e decidir ao teu gosto durante os anos do curso.
De qualquer forma acho que este seria o caminho mais trabalhoso mas garante uma formação base excepcional.
Abraço
Como? Matemáticos com formação em economia e não em matemática? Assim como médicos com formação em história da arte e não em medicina? Ou engenheiros civis com formação em decoração de interiores e não em engenharia?
Pata, certíssimo! Não me estava a referir a ti quando escrevi o post, mas mais ao último comentário Dwer. Cada caso é um caso e o bom senso é essencial. Se o rapaz quer ser analista financeiro provavelmente não necessitaria te um background tão forte em matemática.
Outra ideia que gostaria de passar, porque parece que as pessoas misturam o "ser matemático" e ter formação em matemática, é que são duas coisas bem diferentes.
Por exemplo eu vejo os cursos de matemática aplicada à computação (ou física computacional ou electro e computadores) cursos que nos fornecem as bases para resolver problemas práticos sem perder a ligação à realidade (o tal bom senso). De qualquer forma acho essencial depois investir numa graduação ligada à economia, como sugeri.
É completamente diferente ter um curso teórico de matemática.
Eu falo por experiência própria (e pelas muitas pessoas que conheço). Eu sou eng. electrotécnico (e computadores) e isso permite-me agora usar (e brincar um pouco) com a matemática de uma forma muito prática que se calhar não teria com um curso de outro tipo. Não sou matemático, mas consigo "ver" um pouco além o que fundamenta algumas das teorias e modelos económicos que são tão usados.
Mas como dizes, espírito crítico é essencial.
Abraço
Outra ideia que gostaria de passar, porque parece que as pessoas misturam o "ser matemático" e ter formação em matemática, é que são duas coisas bem diferentes.
Por exemplo eu vejo os cursos de matemática aplicada à computação (ou física computacional ou electro e computadores) cursos que nos fornecem as bases para resolver problemas práticos sem perder a ligação à realidade (o tal bom senso). De qualquer forma acho essencial depois investir numa graduação ligada à economia, como sugeri.
É completamente diferente ter um curso teórico de matemática.
Eu falo por experiência própria (e pelas muitas pessoas que conheço). Eu sou eng. electrotécnico (e computadores) e isso permite-me agora usar (e brincar um pouco) com a matemática de uma forma muito prática que se calhar não teria com um curso de outro tipo. Não sou matemático, mas consigo "ver" um pouco além o que fundamenta algumas das teorias e modelos económicos que são tão usados.
Mas como dizes, espírito crítico é essencial.
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
cannot, não é mesmo uma questão de quezília. Os matemáticos foram fundamentais e muito requisitados porque simplesmente estiveram na origem do desenvolvimento dos modelos matemáticos que estão por detrás dos sistemas que passaram a estar muito em voga nos mercados financeiros. Mas o facto a perda de ligação à realidade das empresas e da economia fez com que se perdesse um pouco do bom-senso necessário. Exemplo prático: de que te serviu saber que a probabilidade dos preços do spread dos futuros do gaz natural ser maior do que X era zero (porque era um evento que nunca tinha acontecido) se efectivamente era possível suceder e sucedeu levando à implosão de um enorme hedge fund? é culpa dos matemáticos? claro que não é? é culpa de nos termos esquecido de ligar a matemática à realidade. Isso é o que acrescentam (supostamente) os economistas e os financeiros. Há espaço para todos mas com funções diferentes.
E, afinal de contas, o rapaz quer ser analista financeiro e não produtor de modelos quantitativos, pelo que ele disse.
E, afinal de contas, o rapaz quer ser analista financeiro e não produtor de modelos quantitativos, pelo que ele disse.
lol
acho que não vale a pena entrar em disputas desse tipo. Cada um tem a sua opinião e não é dono da razão.
Cada caso é um caso e até existem excelentes matemáticos, gestores financeiros, especuladores, arquitectos, etc, sem qualquer formação "oficial".
O importante é aprender. Claro que existem óptimos matemáticos com formação de base em economia, nada de estranho.
Vamos lá deixar as quezílias de parte, claro que é bem mais fácil aprender ser formos (bem) orientados, tipo numa boa faculdade... Mas se julgam que é só a formação de base que vai definir aquilo em que somos bons estão muito enganados!
Abraço
acho que não vale a pena entrar em disputas desse tipo. Cada um tem a sua opinião e não é dono da razão.
Cada caso é um caso e até existem excelentes matemáticos, gestores financeiros, especuladores, arquitectos, etc, sem qualquer formação "oficial".
O importante é aprender. Claro que existem óptimos matemáticos com formação de base em economia, nada de estranho.
Vamos lá deixar as quezílias de parte, claro que é bem mais fácil aprender ser formos (bem) orientados, tipo numa boa faculdade... Mas se julgam que é só a formação de base que vai definir aquilo em que somos bons estão muito enganados!
Abraço
mnfv Escreveu:Dos melhores matemátcios que conheci eram de formação em economia, e olhem que conheço muitos engenheiros.cannot Escreveu:Eu concordo com o Dwer.
Na minha opinião, se tens realmente vontade em trabalhar e queres ser muito bom, o ideal é ter formação geral em matemática aplicada (ou electro/física - um curso assente na matemática e com forte componente de aplicação prática e computação) e depois uma especialização das que a Pata falou.
Mas a especialização, neste caso, terias tempo para procurar e decidir ao teu gosto durante os anos do curso.
De qualquer forma acho que este seria o caminho mais trabalhoso mas garante uma formação base excepcional.
Abraço
Como? Matemáticos com formação em economia e não em matemática? Assim como médicos com formação em história da arte e não em medicina? Ou engenheiros civis com formação em decoração de interiores e não em engenharia?
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dos melhores matemátcios que conheci eram de formação em economia, e olhem que conheço muitos engenheiros.
cannot Escreveu:Eu concordo com o Dwer.
Abraço
Eu concordo com o Dwer.
Abraço
Abraço
Dwer Escreveu:Eu diria que a formação mais corrente nas equipas de mercados dos grandes bancos é matemática e/ou física.
prepara-te é para sofreres (vais passar anos a ver dês curvos, gradientes, laplacianos, tensores). se bem que isto agora com bolonha deve estar bem mais soft-core que no final da década de noventa.
ah e festas assim bem apelativas e recheadas só encontras em psicologia ou letras. have fun!
Obrigado pela elucidação. De facto, era essa a ideia que tinha: a experiência e o conhecimento nestas áreas aprendem-se por meios próprios. Pensei que dentro das áreas de economia, gestão ou finanças existisse uma especialização ou algo do género nos mercados financeiros, mas pelos vistos não.
Cumprimentos
Cumprimentos
Editado pela última vez por campeao964 em 31/7/2009 22:35, num total de 1 vez.
- Registado: 26/8/2008 16:36
Que curso seguir?
Boas,
Gostava de saber qual o percurso académico mais adequado para quem queira fazer carreira, se assim podemos dizer, enquanto gestor de portfolio numa sociedade de corretagem ou analista de mercado, por exemplo.
Obrigado pela atenção
Gostava de saber qual o percurso académico mais adequado para quem queira fazer carreira, se assim podemos dizer, enquanto gestor de portfolio numa sociedade de corretagem ou analista de mercado, por exemplo.
Obrigado pela atenção
- Registado: 26/8/2008 16:36
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot] e 28 visitantes