O meu olhar sobre o PSI20
Como estavamos a falar de momentum (e entretanto de volume) deixo um exemplo concreto onde é perfeitamente visível duas fases (tipo de comportamento) distintas e que é bastante típica.
Por exemplo, peguemos no gráfico da Sonae SGPS desde Março: tem 3 períodos de momentum bastante claros (assinalados com elipses). Em todos os casos tratou-se de quebras de resistências, umas mais importantes que outras. Por sinal, acontece ingualmente duas outras coisas que são típicas de breakouts: volume e gaps. Depois, há períodos de baixa volatilidade em que o volume retrocede claramente e este é um comportamento típico das fases de consolidação.
Claro que para mim o mais importante e o essencial é a quebra das resistências. O resto e como disse atrás são factores adicionais que me ajudam a perceber o que é que se está a passar com o título...
Agora, por exemplo, não me ocorre comparar o volume actual neste período com o volume no segundo semestre de 2008 (uma altura em que existiu um certo pânico e que os mercados eram notícia nos Media praticamente diariamente).
Por exemplo, peguemos no gráfico da Sonae SGPS desde Março: tem 3 períodos de momentum bastante claros (assinalados com elipses). Em todos os casos tratou-se de quebras de resistências, umas mais importantes que outras. Por sinal, acontece ingualmente duas outras coisas que são típicas de breakouts: volume e gaps. Depois, há períodos de baixa volatilidade em que o volume retrocede claramente e este é um comportamento típico das fases de consolidação.
Claro que para mim o mais importante e o essencial é a quebra das resistências. O resto e como disse atrás são factores adicionais que me ajudam a perceber o que é que se está a passar com o título...
Agora, por exemplo, não me ocorre comparar o volume actual neste período com o volume no segundo semestre de 2008 (uma altura em que existiu um certo pânico e que os mercados eram notícia nos Media praticamente diariamente).
- Anexos
-
- SON090801.png (18.64 KiB) Visualizado 6159 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quase.
Creio que tem algum valor intrínseco per si. Mas é difícil perceber exactamente qual é esse valor em dado momento...
Em comparação com a cotação, contudo, é para mim bastante secundário.
Eu não estou a dizer que é irrelevante, antes que não é do mais relevante e que a análise do volume é particularmente difícil.
Até se poderá perguntar: mas então o mesmo tipo de dificuldade não ocorre também com a cotação? Sim, também ocorre, mas como muito menos impacto (e por vezes, virtualmente nenhum).
Tentando concretizar: uma notícia nos média pode impulsionar o volume e este duplicar ou triplicar de uma sessão para a outra. A acção por seu turno mexe-se 3 ou 4%...
O volume foi brutal mas a acção - em termos de big picture - pouco mexeu na verdade.
Vamos dar especial atenção a esta sessão porque teve grande volume?
E se o volume tivesse sido semelhante à da sessão anterior (a subida ter-se dado noutro contexto, por exemplo sem especial mediatismo) tinhamos razões para crer que em termos de médio-prazo o expectável para a cotação é substancialmente diferente do cenário anterior?
O que estou a tentar ilustrar é que o volume é extremamente instável, pode surgir por várias razões mas no final pode ter pouco valor. Eu não vou por a acção do primeiro cenário numa "categoria diferente" só porque não teve um grande volume (a acção do cenário A e do cenário B até podem ser a mesma acção, em dois momentos diferentes no tempo).
Creio que tem algum valor intrínseco per si. Mas é difícil perceber exactamente qual é esse valor em dado momento...
Em comparação com a cotação, contudo, é para mim bastante secundário.
Eu não estou a dizer que é irrelevante, antes que não é do mais relevante e que a análise do volume é particularmente difícil.
Até se poderá perguntar: mas então o mesmo tipo de dificuldade não ocorre também com a cotação? Sim, também ocorre, mas como muito menos impacto (e por vezes, virtualmente nenhum).
Tentando concretizar: uma notícia nos média pode impulsionar o volume e este duplicar ou triplicar de uma sessão para a outra. A acção por seu turno mexe-se 3 ou 4%...
O volume foi brutal mas a acção - em termos de big picture - pouco mexeu na verdade.
Vamos dar especial atenção a esta sessão porque teve grande volume?
E se o volume tivesse sido semelhante à da sessão anterior (a subida ter-se dado noutro contexto, por exemplo sem especial mediatismo) tinhamos razões para crer que em termos de médio-prazo o expectável para a cotação é substancialmente diferente do cenário anterior?
O que estou a tentar ilustrar é que o volume é extremamente instável, pode surgir por várias razões mas no final pode ter pouco valor. Eu não vou por a acção do primeiro cenário numa "categoria diferente" só porque não teve um grande volume (a acção do cenário A e do cenário B até podem ser a mesma acção, em dois momentos diferentes no tempo).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Estrunfe Azul, voltando aos leilões, para somar à explicação de trás deixo-te aqui um link para um tópico passado sobre o mesmo assunto onde deixo alguns exemplos práticos simplificados:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
Olhando para exemplos concretos (com números) para ver como se determina o preço de equilibrio e como a entrada de novas ordens influenciam esse mesmo preço de equilibrio, penso que esses exemplos ajudarão bastante.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
Olhando para exemplos concretos (com números) para ver como se determina o preço de equilibrio e como a entrada de novas ordens influenciam esse mesmo preço de equilibrio, penso que esses exemplos ajudarão bastante.
Eu olho para o volume como um dado adicional, que pode ajudar a confirmar um dado cenário. Mas se o volume não surgir da forma esperada (ou como classicamente é defendido que deve surgir) também não considero particularmente importante (pelo menos no sentido de ser um indício que é um falso sinal). Isto porque o tempo me levou a considerar que o volume, só por si, é um mau indicador...
Porquê?
Sou levado a crer que várias razões concorrem para isso: principalmente dois aspectos, a fidelidade dos dados e a quantidade de factores que pode influenciar o comportamento dos volumes.
Primeiro, em relação à fidelidade dos dados: olhar para o volume e considerar que "aquilo é tudo a mesma coisa" parece-me extremamente incorrecto. Para além das passagens (só filtrar dos dados as passagens é uma dor de cabeça e quanto às passagens há de vários tipos), há uma diversidade enorme de investidores (e logo de razões completamente diferentes) por detrás dos volumes.
Depois, há factores sazonais, períodicos ou pontuais, factores económicos, mediatismo, etc, etc que podem influenciar os volumes sem que isso tenha particular importância (ou uma ligação directa) com o comportamento dos activos. Imagine-se que o activo x teve relativamente pouco volume no dia y porque nesse dia os investidores estiveram particularmente concentrados no activo Z.
Por estas razões, estar a dar grande importância ao facto de no dia xis se ter negociado 375.000 acções porque isso representa pouco ou representa muito parece-me sobrepesar a importância deste factor volume ou passar ao lado de uma data de factores que podem influenciar o volume. Alguém se "queixa" que o volume foi reduzido no activo xis e no dia y mas não vai verificar, por norma, porque é que o volume foi baixo e que justificações podem existir para isso ter ocorrido.
Bem, tudo isto para dizer que o volume é para mim pouco fiável enquanto indicador. Foi a conclusão que fui formando ao longo do tempo e por essa razão ele foi estando progressivamente ausente das minhas análises. Não estou a dizer que ele não interessa para nada. Estou a dizer que consigo extrair pouco dele e portanto, quando se extrai pouco mais vale não dar grande importância...
Porquê?
Sou levado a crer que várias razões concorrem para isso: principalmente dois aspectos, a fidelidade dos dados e a quantidade de factores que pode influenciar o comportamento dos volumes.
Primeiro, em relação à fidelidade dos dados: olhar para o volume e considerar que "aquilo é tudo a mesma coisa" parece-me extremamente incorrecto. Para além das passagens (só filtrar dos dados as passagens é uma dor de cabeça e quanto às passagens há de vários tipos), há uma diversidade enorme de investidores (e logo de razões completamente diferentes) por detrás dos volumes.
Depois, há factores sazonais, períodicos ou pontuais, factores económicos, mediatismo, etc, etc que podem influenciar os volumes sem que isso tenha particular importância (ou uma ligação directa) com o comportamento dos activos. Imagine-se que o activo x teve relativamente pouco volume no dia y porque nesse dia os investidores estiveram particularmente concentrados no activo Z.
Por estas razões, estar a dar grande importância ao facto de no dia xis se ter negociado 375.000 acções porque isso representa pouco ou representa muito parece-me sobrepesar a importância deste factor volume ou passar ao lado de uma data de factores que podem influenciar o volume. Alguém se "queixa" que o volume foi reduzido no activo xis e no dia y mas não vai verificar, por norma, porque é que o volume foi baixo e que justificações podem existir para isso ter ocorrido.
Bem, tudo isto para dizer que o volume é para mim pouco fiável enquanto indicador. Foi a conclusão que fui formando ao longo do tempo e por essa razão ele foi estando progressivamente ausente das minhas análises. Não estou a dizer que ele não interessa para nada. Estou a dizer que consigo extrair pouco dele e portanto, quando se extrai pouco mais vale não dar grande importância...
Eu tenho de dizer que ao longo do tempo passei a dar menos importância ao volume.
Marco
Como sabemos, algumas "figuras ou elementos técnicos" só têm relevância, teoricamente, com um determinado comportamento dos volumes.
Em função do que afirmas então, para ti, quais serão os possíveis casos em que de facto tens os volumes como peso relevante para uma análise?
Abraço

Crash
Estrunfe Azul Escreveu:Marco, uma pergunta sobre os leilões de abertura e de fecho. È que nunca percebí como funciona.
Algumas das minhas dúvidas:
1 - Ás 7h59 vejo por ex na acção X uma ordem de compra de 10000 acções ( as ordens de compra são em média na ordem dos 1000/2000 por ordem)a um valor de 5,00 € e todas as outras são mais baixas. Nas vendas, tem valores superiores e inferiores. E depois abre a 4.95€.Fico com a ideia que a aquela ordem não foi cumprida . . .
O preço final do leilão é o preço de equilíbrio. O preço de equilíbrio é o preço que permite o máximo de acções transaccionadas (as ordens ao melhor têm grande impacto dado que têm prioridade).
Num cenário em que vês uma ordem de compra a 5 euros (antes da abertura) e a abertura deu-se a 4.95, a ordem a 5 euros teve de ser executada.
Atenção aos streamers e a ordens ao melhor que podem aparecer com um valor (pode ser o valor de equilibrio a dado momento).
Nos leilões, contudo, de um segundo para o outro o aspecto dos mesmos pode mudar substancialmente. Basta por exemplo aparecer no último segundo uma ordem de venda ao melhor que o preço de equilibrio é recalculado e pode passar a encontrar-se vários centimos abaixo...
Outra nota: todas as ordens ao melhor são executadas no leilão.
Estrunfe Azul Escreveu:2 - A acção Y anda a ser negociada á volta dos 5,00€.
Eu tenho uma ordem de venda (poucas acções) a 5,555 €.Ás 16h33 está lá uma ordem de compra a 5.555€ de um número bem superior, en relação ao número que eu quero vender. E a minha ordem não foi executada, tendo fechado a 4,95€.
Só há um valor negociado. Neste caso (hipotético) esse valor é os 4.95 euros. Dado que a tua ordem de venda está a 5.555 euros, a tua venda nunca poderia ser executada independentemente da ordens que viste (as ordens de valor fixo superior ao valor de equilíbrio funcionam na prática quase como ordens ao melhor, mas com prioridade inferior a estas).
Basicamente a ordem de execução é esta (imaginando que o preço de equilibrio é 4.95 euros):
> Primeiro as ordens ao melhor (todas executadas);
> Segundo as ordens de preço fixo superior (e pela ordem de valor, tipo primeiro uma ordem a 5.30, depois uma ordem a 5.25, etc);
> Por fim, as últimas são as ordens de compra exactamente a 4.95.
Se não é possível executar todas as dos dois primeiros grupos então isso é sinónimo que o preço de equilíbrio não é 4.95 (como já disse, o sistema está sempre a recalcular o preço de equilibrio). Todas as ordens de compra a preço superior a 4.95, se o preço de equilibrio é 4.95, são executadas a 4.95. Compras a 4.95 poderão ser todas executadas ou não (pode sobrar compras ou sobrar vendas, depende das quantidades exactas de um lado e do outro).
Tenho estado a ilustrar do lado da compra mas passa-se o mesmo do lado da venda...
Estrunfe Azul Escreveu:3 - A que se deve o facro de aparecerem no periodo dos leilões de abertura e finais ordens tão díspares, do género a acção Z está a ser transacionada a 5,00€ e ver-mos ordens de compra a 5,55€ ou de venda a 4,50€?
Para além de erros (algumas podem ser por erro, especialmente quando se estão a introduzir ordens à pressa como pode acontecer nos momentos finais de um leilão) haverá ainda investidores que querem que a ordem seja executada com elevadíssima segurança mas com um limite. Isto pode acontecer em acções menos líquidas e é uma forma de protecção...
Tipo, tu queres "mesmo vender" mas não queres vender ao melhor para não correr o risco de se dar um fecho maluco e tu venderes a um preço despropositadamente baixo (e fechos malucos por vezes ocorrem especialmente em acções menos líquidas).
Imagina que metes uma ordem de quantidade razoável de venda ao melhor e o fecho dá-se a 3.5 euros...
Bem, vender ao melhor não significa necessariamente que queres vender a "qualquer preço". Se se dá uma anomalia, um erro qualquer (tipo outro vendedor que se enganou numa quantidade, meteu um zero a mais e a venda deu-se a um valor "malucamente baixo" e tu vais junto com ele vender a 3.5 euros). Então podes-te "proteger" pondo a venda a 4.5 euros...
Em caso de "anomalia", abaixo de 4.5 euros não vendes.
Estrunfe Azul Escreveu:Há algum sitio, onde possa obter informação, para ver se percebo de uma vez por todas, como funcionam estas situações.
Penso que no site da Euronext encontras lá a informação e regras do leilão de abertura e fecho.
Mas o essencial é entender que o preço final é o preço de equilíbrio (este valor é o valor que garante o máximo de acções transaccionadas e é o único valor a que são dão transacções) e qual as ordens que têm prioridade sobre quais, conforme descrevi atrás. A partir daí é tudo linear (embora possa parecer algo confuso).
cannot Escreveu:Marco, mais uma pergunta rápida em relação ao momento de uma acção.
Olhas também para o volume ou apenas para a cotação quando pensas em momento (ou "momentum")?
Eu tenho de dizer que ao longo do tempo passei a dar menos importância ao volume. Em todo o caso, quando falo de momentum falo mesmo da cotação...
cannot Escreveu:Feita de outra forma seria: consideras que uma acção está com "momentum" se a cotação estiver a subir mesmo que seja com volume constante ou decrescente?
Sim, considero.
Marco, uma pergunta sobre os leilões de abertura e de fecho. È que nunca percebí como funciona.
1 - Ás 7h59 vejo por ex na acção X uma ordem de compra de 10000 acções ( as ordens de compra são em média na ordem dos 1000/2000 por ordem)a um valor de 5,00 € e todas as outras são mais baixas. Nas vendas, tem valores superiores e inferiores. E depois abre a 4.95€.Fico com a ideia que a aquela ordem não foi cumprida . . .
2 - A acção Y anda a ser negociada á volta dos 5,00€.
Eu tenho uma ordem de venda (poucas acções) a 5,555 €.Ás 16h33 está lá uma ordem de compra a 5.555€ de um número bem superior, en relação ao número que eu quero vender. E a minha ordem não foi executada, tendo fechado a 4,95€.
3 - A que se deve o facro de aparecerem no periodo dos leilões de abertura e finais ordens tão díspares, do género a acção Z está a ser transacionada a 5,00€ e ver-mos ordens de compra a 5,55€ ou de venda a 4,50€?
Há algum sitio, onde possa obter informação, para ver se percebo de uma vez por todas, como funcionam estas situações.
2 - A acção Y anda a ser negociada á volta dos 5,00€.
3 - A que se deve o facro de aparecerem no periodo dos leilões de abertura e finais ordens tão díspares, do género a acção Z está a ser transacionada a 5,00€ e ver-mos ordens de compra a 5,55€ ou de venda a 4,50€?
Há algum sitio, onde possa obter informação, para ver se percebo de uma vez por todas, como funcionam estas situações.
Bons negócios a todos! Estrunfe Azul
Marco, mais uma pergunta rápida em relação ao momento de uma acção.
Olhas também para o volume ou apenas para a cotação quando pensas em momento (ou "momentum")?
Feita de outra forma seria: consideras que uma acção está com "momentum" se a cotação estiver a subir mesmo que seja com volume constante ou decrescente?
Abraço
Feita de outra forma seria: consideras que uma acção está com "momentum" se a cotação estiver a subir mesmo que seja com volume constante ou decrescente?
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
canguru Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Por sinal, até na questão do momentum isso se nota...
Marco, sabendo que não usas indicadores, o que é que usas para aferir esse momentum?
Momentum é um conceito (períodos de força, velocidade na movimento da cotação), não é estritamente necessário seguir um indicador para perceber quando há mais ou menos momentum (da mesma forma que não é preciso nenhum indicador para nos dizer que há mais ou menos volume).
Bem, quando falamos de momento, estamos na verdade a falar da derivada da cotação em vez de falarmos da cotação, mas pouco altera (pelo menos para mim).
Obviamente há diversos indicadores de momentum (um deles chama-se mesmo "momentum") mas eu francamente não sinto necessidade de olhar para eles para perceber quando há ou não "momentum"...
Aqui ficam alguns dos posts onde eu mostro isso (curiosamente estes encontram-se no anterior tópico do PSI20 do Ulisses):
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=127
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=161
Agora só resta torcer que o PSI20 mantenha esta característica por muitos anos...
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=127
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=161
Agora só resta torcer que o PSI20 mantenha esta característica por muitos anos...
Laaz Rockit Escreveu:Aqui a volatilidade nem lhe pega. O que é que se passa? Todos os índices a subirem desalmadamente, e este nem se mexe?
Historica e caracteristicamente o PSI20 tem a tendência para responder com atraso aos movimentos dos outros mercados, como já mostrei por diversas vezes (há por aí uma série de posts aqui no Forum onde eu mostro isso). O que é excelente para nós (ou por outra, para quem investir no nosso mercado)!
Por sinal, até na questão do momentum isso se nota...
eireira Escreveu:tghmc, onde referes "ordens com preço inferior a 10.00 Euros, etc, ", não quererás referir "acções com cotação... etc"?
É que como está, não faz grande sentido.
OBS: Não conseguí encontrar esta informação na Euronext.
Abraço,
O preço da ordem e a cotação da acção podem ser diferentes, e muitas vezes são-no.
Assim o correcto é referir o preço da ordem, pois eventualmente será a esse preço que a ordem será executada. Logo é ao preço que é aplicada esta regra...
Claro que nessa altura o preço será igual à cotação...

"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX
Fica aqui um pequeno update ao PSI 20
<object width="560" height="340"><param name="movie" value="http://www.youtube-nocookie.com/v/j9KEaIz_kOo&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube-nocookie.com/v/j9KEaIz_kOo&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>
<object width="560" height="340"><param name="movie" value="http://www.youtube-nocookie.com/v/j9KEaIz_kOo&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube-nocookie.com/v/j9KEaIz_kOo&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>
- Registado: 4/7/2006 19:54
A Euronext informa que, a partir de 15 de Julho de 2009, irá proceder à alteração da regra da variação mínima de cotações dinâmica para os títulos pertencentes ao índice PSI-20. Esta alteração resulta do acordo estabelecido entre diversos mercados de negociação europeus, com vista à harmonização da regra da variação mínima de cotações dinâmica.
De acordo com a nova regra:
- ordens com preço inferior a 10.00 Euros, a variação mínima será de 0.001 Eur;
- ordens com preço igual a 10.00 Euros e até 49.995 Euros, a variação mínima será de 0.005 Eur.
- ordens com preço igual a 50.00 Euros e até 99.99 Euros, a variação mínima será de 0.01 Eur.
- ordens com preço igual ou superior a 100.00 Euros, a variação mínima será de 0.05 Eur.
As restantes acções e valores mobiliários admitidos à negociação na Euronext Lisbon continuam a ser transaccionados com 2 casas decimais e variação mínima da cotação de 0.01 Eur.
No final da sessão de 15 de Julho de 2009, serão anuladas todas as ordens dos títulos pertencentes ao índice PSI-20.
Ainda de acordo com a mesma informação, a nova regra da variação mínima de cotações dinâmica será também aplicada aos restantes mercados da Euronext: em Paris no índice CAC 40 e SFB 80, em Amesterdão no índice AEX 25 e em Bruxelas no índice BEL 20.
De acordo com a nova regra:
- ordens com preço inferior a 10.00 Euros, a variação mínima será de 0.001 Eur;
- ordens com preço igual a 10.00 Euros e até 49.995 Euros, a variação mínima será de 0.005 Eur.
- ordens com preço igual a 50.00 Euros e até 99.99 Euros, a variação mínima será de 0.01 Eur.
- ordens com preço igual ou superior a 100.00 Euros, a variação mínima será de 0.05 Eur.
As restantes acções e valores mobiliários admitidos à negociação na Euronext Lisbon continuam a ser transaccionados com 2 casas decimais e variação mínima da cotação de 0.01 Eur.
No final da sessão de 15 de Julho de 2009, serão anuladas todas as ordens dos títulos pertencentes ao índice PSI-20.
Ainda de acordo com a mesma informação, a nova regra da variação mínima de cotações dinâmica será também aplicada aos restantes mercados da Euronext: em Paris no índice CAC 40 e SFB 80, em Amesterdão no índice AEX 25 e em Bruxelas no índice BEL 20.
Um abraço
TGHMC
TGHMC
Aqui fica um gráfico actualizado do PSI-20 com o fecho de hoje.
A subida de hoje configura um padrão "bullish engulfing" mal-amanhado (mal-amanhado porque abriu ligeiramente acima do fecho anterior e não abaixo como seria suposto neste padrão). Saliento que o fecho de hoje, acima da abertura da negra anterior, revela força compradora no mercado.
No entanto há 3 aspectos a ter em conta antes de cantar de galo:
- MACD está negativa (isto vê-se bem no gráfico de curto prazo);
- quebrou a LTA que tracei (embora essa linha também fosse pouco ortodoxa, como referi anteriormente);
- tem uma grande resistência pela frente na zona dos 7200-7300.
Se amanhã tivermos outra branca, a coisa compõe-se.
A subida de hoje configura um padrão "bullish engulfing" mal-amanhado (mal-amanhado porque abriu ligeiramente acima do fecho anterior e não abaixo como seria suposto neste padrão). Saliento que o fecho de hoje, acima da abertura da negra anterior, revela força compradora no mercado.
No entanto há 3 aspectos a ter em conta antes de cantar de galo:
- MACD está negativa (isto vê-se bem no gráfico de curto prazo);
- quebrou a LTA que tracei (embora essa linha também fosse pouco ortodoxa, como referi anteriormente);
- tem uma grande resistência pela frente na zona dos 7200-7300.
Se amanhã tivermos outra branca, a coisa compõe-se.
- Anexos
-
- psi.PNG (38.1 KiB) Visualizado 5956 vezes
-
- psi-cp.PNG (28.23 KiB) Visualizado 5955 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
meu-gôdo Escreveu:Reparem na semelhança do movimento actual no PSI 20 com o movimento de Novembro a Março...
Agora que estamos novamente acima dos 7050 pontos, o caminho parece ascendente favorecendo as posições longas.
Este gráfico que o meu-gôdo colocou
parece-me uma hipótese que cada vez pode parecer que se venha a concretizar.
Aqui os triângulos descendentes são quebrados em alta.
- Anexos
-
- PSI_20.JPG (108.86 KiB) Visualizado 6111 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Ferreiratrade, Majestic-12 [Bot], niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 290 visitantes