Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Poupança com juro baixo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 27/7/2009 22:31

É exactamente isso, becool. Os fundos nacionais são taxados segundo as normais normais que conheces: 10% de mais valias nas acções vendidas com menos de um ano, 0 nas com mais de um ano, cupões a 20, etc. Isso dá uma taxa média de muito menos do que 20% (naturalmente maior ou menos consoante a composição mas não me parece ridiculo dizer que andará por volta de valores de cerca de 4, ou 5% de carga total). Nos funso estrangeiros, a tributação aplicada dentro do fundo é "externa" à cotação. Aplica-se portanto essa tributação autónoma.

Para quem lê este post, de notar que estamos a falar de valores que não têm necessidade de ser declarados, já caem na conta "limpos" de impostos, estamos apenas a discutir o como se calcula o valor liquido da up de um fundo nacional versus o que se passa na cotação bruta de um fundo estrangeiro.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Be Cool » 27/7/2009 14:37

Pata Hari escreveu:
Be cool, estás enganado. Cuidado com as afirmações categóricas erradas.

salvadorveiga escreveu:
Tas enganado. Sim já aparece repercutida no valor das UP's diariamente... mas os fundos portugueses sao taxados a apenas 10% ao contrario dos estrangeiros que e' a 20%

Se estiver errado, desde já as minhas desculpas. Eu fiz uma afirmação categórica, porque, em mais de 15 anos que invisto em fundos, sempre estive "categoricamente convencido" que era 20% em ambos os casos.

Já andei a tentar comprovar isso, e as info que consigo obter, quer na Apfipp, quer em sites de bancos, é genericamente esta:

Tributação do Fundo (c)

Mais-valias obtidas com a venda de acções detidas há menos de 12 meses: 10%;
Mais-valias obtidas com a venda de acções detidas há mais de 12 meses: não sujeitas Dividendos: 15%;
Juros de Obrigações e outros Títulos de Dívida: 20%;
Dividendos de Acções estrangeiras: 20%
Mais-valias obtidas com a venda de obrigações e outros títulos de dívida: Não sujeito

ou esta:

Qual é a tributação aplicada aos activos dos Fundos?
- Os rendimentos obtidos em território português que não sejam considerados mais-valias, são tributados autonomamente por retenção na fonte. Encontram-se neste caso os juros das obrigações e dos depósitos bancários, sobre os quais incide uma taxa de 20%, e os dividendos, que estão sujeitos a uma taxa de 25%; Os rendimentos sobre os quais não estejam previstas taxas de retenção são tributados autonomamente à taxa de 25%.
- Os rendimentos, obtidos fora do território português, que não sejam considerados mais-valias, são tributados autonomamente, por retenção na fonte, nas mesmas condições em que se verificaria se desses rendimentos fossem titulares pessoas singulares residentes em território português ou, não havendo lugar a retenção na fonte, autonomamente à taxa de 20%, tratando-se de rendimentos de títulos de dívida, e à taxa de 25%, nos restantes casos.
- Tratando-se de mais-valias, obtidas em território português ou fora dele, importa distinguir se os valores em causa foram adquiridos antes ou depois de 1 de Janeiro de 2001.
- Relativamente aos valores adquiridos antes de 1 de Janeiro de 2001, sobre a diferença positiva entre mais e menos valias obtidas em cada ano, incide uma taxa de 10%. Encontram-se neste caso as mais-valias em acções detidas pelo Fundo por um período inferior a 12 meses. As mais-valias obtidas em obrigações não estão sujeitas a tributação.
- Relativamente aos valores adquiridos depois de 1 de Janeiro de 2001 há lugar a tributação, autonomamente, nas condições em que se verificaria se desses rendimentos fossem titulares pessoas singulares residentes em território português, fazendo-se a tributação à taxa de 20% sobre a diferença positiva entre as mais-valias e as menos-valias obtidas em cada ano. Este saldo é apenas considerado em: a) 75% do seu valor, quando os valores mobiliários forem detidos durante menos de 12 meses; b) 60% do seu valor, quando os valores mobiliários forem detidos por período entre 12 e 24 meses; c) 40% do seu valor, quando os valores mobiliários forem detidos por período entre 24 e 60 meses; d) 30% do seu valor, quando os valores mobiliários forem detidos durante mais de 60 meses.

Daqui resulta que perdi as certezas que tinha, mas também não as substitui por outras.

Se bem entendi, a taxa aplicada a um fundo tem um valor variável, dependente da composição da respectiva carteira. Será isso?

Se alguém tiver as certezas que eu já não tenho, que informe então devidamente.

Obrigado

Cumps [/quote]

Registado: 5/10/2005 18:05

Re: Poupança com juro baixo

por LTCM » 27/7/2009 13:46

Gambitt Escreveu: Tenho uma conta no BIG com acesso a alguns fundos, é o indicado para começar?

Qualquer um dos super-mercados de fundos serve: BIG, BEST, DB,...
Não te esqueças é de estudar.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por salvadorveiga » 27/7/2009 13:32

Be Cool Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:(normalmente esses são os fundos de casas estrangeiras que, por sua vez, têm a desvantagem de ter uma fiscalidade menos simpática dado que irás pagar 20% sobre os lucros).

Atenção que isto não é assim! Os fundos portugueses também são obrigados a aplicar 20% de taxa sobre os lucros. A diferença é que essa taxa já aparece repercutida na cotação da unidade de participação, que é calculada e divulgada diariamente, enquanto que nos fundos estrangeiros a taxa é aplicada no momento do resgate.

Mas respondendo à pergunta inicial do Gambitt, sem querer entrar em produtos de risco e conseguindo uma rentabilidade interessante, continuamos a dispor dos fundos imobiliários, de risco baixo ou muito baixo, alguns dos quais conseguem oferecer, ano após ano, rentabilidades da ordem dos 4,5 - 5% líquidos de impostos. Alguns melhoraram até o seu desempenho no último ano, como se pode ver abaixo:

Exemplos:
Fundo VIP (Montepio) - 4,96% a 1 ano; 5,08% a 5 anos
Imofomento (BPI) - 5,10% a 1 ano; 4,71% a 5 anos
CA Património Crescente (Crédito Agrícola) - 4,93% a 1 ano; 4,57% a 3 anos
Espírito Santo Logística - 4,84% a 1 ano

Neste momento, os dois últimos têm comissão de subscrição zero.

Fonte: APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónos

BN

Cump

Tas enganado. Sim já aparece repercutida no valor das UP's diariamente... mas os fundos portugueses sao taxados a apenas 10% ao contrario dos estrangeiros que e' a 20%
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por aaugustobb_69 » 27/7/2009 8:17

Be Cool Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:(normalmente esses são os fundos de casas estrangeiras que, por sua vez, têm a desvantagem de ter uma fiscalidade menos simpática dado que irás pagar 20% sobre os lucros).

Atenção que isto não é assim! Os fundos portugueses também são obrigados a aplicar 20% de taxa sobre os lucros. A diferença é que essa taxa já aparece repercutida na cotação da unidade de participação, que é calculada e divulgada diariamente, enquanto que nos fundos estrangeiros a taxa é aplicada no momento do resgate.

Mas respondendo à pergunta inicial do Gambitt, sem querer entrar em produtos de risco e conseguindo uma rentabilidade interessante, continuamos a dispor dos fundos imobiliários, de risco baixo ou muito baixo, alguns dos quais conseguem oferecer, ano após ano, rentabilidades da ordem dos 4,5 - 5% líquidos de impostos. Alguns melhoraram até o seu desempenho no último ano, como se pode ver abaixo:

Exemplos:

Fonte: APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónos

BN

Cump

Então afinal a taxa, nos fundos portugueses já está repercutida no valor das ups ou não??....e nos fundos estrangeiros já não se encontra?? :?

BN

Registado: 29/11/2007 1:39

por Pata-Hari » 27/7/2009 7:50

Be cool, estás enganado. Cuidado com as afirmações categóricas erradas.
Administrador Fórum

por Be Cool » 27/7/2009 3:50

Exemplos:

BN

Cump

Registado: 5/10/2005 18:05

por Gambitt » 26/7/2009 23:36

Kaytano1984 Escreveu:
Gambitt Escreveu:Ao contrário de muita gente da minha geração, não pretendo contentar-me a (sobre)viver de um ordenado de 500-1000€, endividado e/ou à custa dos pais :\

que boca tão parva, francamente...

Bom, isto descambou para o off-topic. A minha intenção não era mandar nenhuma boca, foi mais numa de desabafo. Infelizmente, conheço muitos - mesmo muitos - casos como o que descrevi acima, todos os dias. Não pretendia atacar ninguém; ignorem a primeira oração da frase citada, de modo a evitar mal-entendidos.

Voltando ao tópico, obrigado LTCM e Pata. Vou pesquisar informação sobre alguns fundos de acções e quais as melhores maneiras de lhes aceder. Tenho uma conta no BIG com acesso a alguns fundos, é o indicado para começar?

Registado: 28/11/2005 17:07

por EALM » 26/7/2009 22:24

Kaytano1984 Escreveu:
EALM Escreveu:
Kaytano1984 Escreveu:
Gambitt Escreveu:Ao contrário de muita gente da minha geração, não pretendo contentar-me a (sobre)viver de um ordenado de 500-1000€, endividado e/ou à custa dos pais :\

Parva? Meu caro, é a mais pura e bastante comum das realidades por esse país fora...

abraço

que há muita gente a viver assim ou que há muita gente a CONTENTAR-SE a viver assim?

Ambos.

Registado: 1/5/2008 2:21

por Kaytano1984 » 26/7/2009 20:55

EALM Escreveu:
Kaytano1984 Escreveu:

Parva? Meu caro, é a mais pura e bastante comum das realidades por esse país fora...

abraço

que há muita gente a viver assim ou que há muita gente a CONTENTAR-SE a viver assim?

Registado: 19/5/2009 10:45

por EALM » 26/7/2009 20:48

Kaytano1984 Escreveu:

abraço

Registado: 1/5/2008 2:21

por Kaytano1984 » 26/7/2009 20:37

Registado: 19/5/2009 10:45

por Pata-Hari » 26/7/2009 20:04

LTCM, curto e com conteúdo. Concordo totalmente. Já agora, se quiseres fazer algum trading (que só é mesmo exequivel numa perspectiva de médio prazo e nunca de curto prazo), escolhe fundos sem comissões de resgate ou de subscrição (normalmente esses são os fundos de casas estrangeiras que, por sua vez, têm a desvantagem de ter uma fiscalidade menos simpática dado que irás pagar 20% sobre os lucros).
Administrador Fórum

por LTCM » 26/7/2009 19:21

Gambitt Escreveu:Boa tarde,

Gostaria de pedir a vossa opinião acerca deste tema, a poupança. Pretendo começar a juntar algum dinheiro mensalmente, guardando parte do salário. O objectivo é usar este dinheiro para investimentos com um risco médio (sou jovem e os valores serão pequenos, daí a maior disponibilidade para arriscar).
Parti à procura de produtos financeiros onde aplicar, mas deparei-me com taxas de juro baixíssimas. Como estamos a falar de volumes pequenos (menos de 2000€ actuais e menos de 200€ por mês), colocar o dinheiro em acções parece-me pouco rentável. Tenho poucos conhecimentos e a experiência anterior, também com valores pequenos de investimento, resultou apenas em ganhos de experiência; apostanto um pouco às cegas os lucros acabaram "comidos" em comissões e taxas.

Posto isto, para que lado me devo virar para começar?
Ao contrário de muita gente da minha geração, não pretendo contentar-me a (sobre)viver de um ordenado de 500-1000€, endividado e/ou à custa dos pais :\

Para 1/2/3... fundos de acções.
E para alguns livros.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Poupança com juro baixo

por Gambitt » 26/7/2009 17:52

Boa tarde,

Gostaria de pedir a vossa opinião acerca deste tema, a poupança. Pretendo começar a juntar algum dinheiro mensalmente, guardando parte do salário. O objectivo é usar este dinheiro para investimentos com um risco médio (sou jovem e os valores serão pequenos, daí a maior disponibilidade para arriscar).
Parti à procura de produtos financeiros onde aplicar, mas deparei-me com taxas de juro baixíssimas. Como estamos a falar de volumes pequenos (menos de 2000€ actuais e menos de 200€ por mês), colocar o dinheiro em acções parece-me pouco rentável. Tenho poucos conhecimentos e a experiência anterior, também com valores pequenos de investimento, resultou apenas em ganhos de experiência; apostanto um pouco às cegas os lucros acabaram "comidos" em comissões e taxas.

Posto isto, para que lado me devo virar para começar?
Ao contrário de muita gente da minha geração, não pretendo contentar-me a (sobre)viver de um ordenado de 500-1000€, endividado e/ou à custa dos pais :\

Registado: 28/11/2005 17:07

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot] e 29 visitantes