Sistema mecânico - Zé Manel
24 mensagens
|Página 1 de 1
bom deixo aqui alguns activos no Ze' Manel...
Tenho continuamente vindo a trabalhar nele, e tenho intençoes de o vir melhorar nos proximos tempos.
Apesar de eu saber que ainda tem algumas falhas, negoceio nele ja' algum tempo.
O meu objectivo e' tentar incorporar tambem uma especie de modulo para tomada de lucros e abertura de novas posiçoes para piramidagens etc... sobretudo para um mercado lateral de forma o sistema n entrar muito em "whipsaw".
O q tenho feito quando quero fazer isso e' recorro a timeframes menores como o de 4H ... o q acaba por ser swing, e as lateralizaçoes do grafico diario acabam por ser umas tendencias engraçadas nos de 4 horas... no entanto queria desenvolver tudo no grafico diario, mas cada coisa a seu tempo parece-me... Preciso de mais estudo para incorporar uma coisa dessas, sobretudo saber como encaixa-la no plano de money management.
Graficos semanais do Psi 20, Sonae e Dax
Tenho continuamente vindo a trabalhar nele, e tenho intençoes de o vir melhorar nos proximos tempos.
Apesar de eu saber que ainda tem algumas falhas, negoceio nele ja' algum tempo.
O meu objectivo e' tentar incorporar tambem uma especie de modulo para tomada de lucros e abertura de novas posiçoes para piramidagens etc... sobretudo para um mercado lateral de forma o sistema n entrar muito em "whipsaw".
O q tenho feito quando quero fazer isso e' recorro a timeframes menores como o de 4H ... o q acaba por ser swing, e as lateralizaçoes do grafico diario acabam por ser umas tendencias engraçadas nos de 4 horas... no entanto queria desenvolver tudo no grafico diario, mas cada coisa a seu tempo parece-me... Preciso de mais estudo para incorporar uma coisa dessas, sobretudo saber como encaixa-la no plano de money management.
Graficos semanais do Psi 20, Sonae e Dax
- Anexos
-
- PSI 20.png (91.91 KiB) Visualizado 1881 vezes
-
- SONAE.png (92.4 KiB) Visualizado 1875 vezes
-
- DAX (PERFORMANCEINDEX).png (80.43 KiB) Visualizado 1883 vezes
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
Acabadas as férias, ficam aqui as posições correntes dentro dos assets negociados:
GBPJPY; USDCAD; EURUSD e GBPUSD
Ainda SP500 e Silver
Dentro destes encontro-me comprado em USDCAD.
Vendido em Silver, GBPJPY, EURUSD e GBPUSD e SP500.
Os trades foram iniciados com um risco de 1% de core equity, (portfolio heat de 6% inicial que de momento encontra-se na casa dos 2% de heat risk)
GBPJPY; USDCAD; EURUSD e GBPUSD
Ainda SP500 e Silver
Dentro destes encontro-me comprado em USDCAD.
Vendido em Silver, GBPJPY, EURUSD e GBPUSD e SP500.
Os trades foram iniciados com um risco de 1% de core equity, (portfolio heat de 6% inicial que de momento encontra-se na casa dos 2% de heat risk)
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

creepy Escreveu:salvadorveiga Escreveu:creepy Escreveu:grande salvador,
um dia gostava que explicasses melhor este teu trabalho...
até podemos juntar umas ideias..
ia-te perguntar por isto no outro dia... mas não tenho tido tempo para nada...
vou ver ao pormenor pelo menos o que aí tens..
forte abraço e continua com essa vontade...
esse sistema ainda te vai dar muito dinheiro...!!!
agora... mesmo que o ZM não te dê o sinal!!! põe-te esperto na zona que se segue!!!!!
ele a dar nunca vai dar assinalar um topo, mas tambem se os 983 for mesmo topo ele pouco depois o segue... dependendo do time frame utilizado obviamente
feitas as contas ao cash o target é mais por volta dos 996 (eu estou "disponível" entre os 983-1008...).. ve la se o teu zé manuelzinho diz alguma coisa...
deixa ver se entendo se fizermos um spike até lá o ZM não te avisa.. certo!!?? mas se começarmos a namorar esta zona 983-1000... talvez ele inverta... não sei ainda o k tens dentro do programa.. ainda não li o que deixaste a cima...
abraço
Se agora desse um spike pa cima ele ia continuar longo, mas provavelmente diria para tomar alguns lucros... se fosse um blowoff top e dps começasse a descer por ai abaixo ele n mudava assim tao rapidamente... provavelmente accionaria o stop loss e pouco depois inverteria...
sim ele n avisa de nada ele n antecipa movimento, apenas segue tendencia

salvadorveiga Escreveu:creepy Escreveu:grande salvador,
agora... mesmo que o ZM não te dê o sinal!!! põe-te esperto na zona que se segue!!!!!
ele a dar nunca vai dar assinalar um topo, mas tambem se os 983 for mesmo topo ele pouco depois o segue... dependendo do time frame utilizado obviamente
feitas as contas ao cash o target é mais por volta dos 996 (eu estou "disponível" entre os 983-1008...).. ve la se o teu zé manuelzinho diz alguma coisa...
deixa ver se entendo se fizermos um spike até lá o ZM não te avisa.. certo!!?? mas se começarmos a namorar esta zona 983-1000... talvez ele inverta... não sei ainda o k tens dentro do programa.. ainda não li o que deixaste a cima...
abraço
- Registado: 7/6/2008 2:02
creepy Escreveu:grande salvador,

grande salvador,
- Registado: 7/6/2008 2:02
Concordo vset, e isso e' o mais dificil mesmo... é coisa que ainda nao domino e tenho que dominar e confiar plenamente no sistema... as vezes parece que q ponho alguma subjectividade nos trades...e se ja tinha um trading plan com regras definidas e que era muito simples, e mesmo assim deu bons retornos, admito que nem sempre o segui...muitas das x's deime bem outras nao...mas somando tudo as que me dei mal (por perder lucros ou por ter perdas) o volume foi maior das q me dei bem ao tentar por subjectividade nos trades...
obrigado e um abraço...
obrigado e um abraço...

Re: Re
salvadorveiga Escreveu:Cem pt Escreveu:Saver, my friend!
Boa sorte para esse novo sistema que irei acompanhando com muito interesse, mais a mais com estratégias de money management do Van Tharp á mistura.
Pela leitura simples, embora não se faça nenhuma referência concreta ao indicador-base do sistema, fiquei com a sensação que se trata de um sistema do tipo "seguidor de tendências".
Fico muito honrado por saber que fui eu o "inspirador" desta mania dos sistemas mecânicos, só espero que te dês bem com o método e sobretudo, se acreditas mesmo na eficiência desse animal, tens de dominar a parte mais difícil: ser disciplinado e seguir sem pestanejar as ordens ditadas pelo "bicho"!
Abraço e good luck,
Cem
Sim Cem é tendencial, mas tenho o usado mais em swing, mas tenho-o testado em time frames maiores ultimamente...
Eu sei que apenas 10% do "trabalho" está feito. O fácil e' criar um sistema, o dificil e' segui-lo com disciplina e é ai q advém a grande parte de termos resultados ou nao
Um abraço e obrigado pelas palavras
Segui-lo, nessas alturas é complicado sim

Boas trades!
- Registado: 11/1/2004 13:37
Boas Salvador!
Parabéns pelo ZéManel e pela partilha... para quem se iniciou na AT há pouco tempo tiveste uma evolução fantástica, com estudo e aplicação bem evidentes.
Tenho a certeza que mantendo o mesmo ritmo e sem embarcar em maluquices terás muito sucesso.
Parabéns e continua a partilhar.
Abraço
PS: Estou longo no salvadorveiga
Parabéns pelo ZéManel e pela partilha... para quem se iniciou na AT há pouco tempo tiveste uma evolução fantástica, com estudo e aplicação bem evidentes.
Tenho a certeza que mantendo o mesmo ritmo e sem embarcar em maluquices terás muito sucesso.
Parabéns e continua a partilhar.
Abraço
PS: Estou longo no salvadorveiga
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
salvadorveiga Escreveu:LTCM Escreveu:Caro salvadorveiga, na folha de excel estás a utilizar o ProSizer da Unicorn Research ou é outro software?
Obrigado e bons negócios.
nao sei o q e' isso mas a folha de Excel q uso e' da
www.tradingspreadsheets.com muito boa... ja agora podes indicarme isso do ProSizer pa espreitar tmb?
abraço
Já é velhota, daí a minha pergunta.
http://unicorn.us.com/trading/prosizer.html
Abraço
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
LTCM Escreveu:Caro salvadorveiga, na folha de excel estás a utilizar o ProSizer da Unicorn Research ou é outro software?
nao sei o q e' isso mas a folha de Excel q uso e' da
www.tradingspreadsheets.com muito boa... ja agora podes indicarme isso do ProSizer pa espreitar tmb?
abraço

Caro salvadorveiga, na folha de excel estás a utilizar o ProSizer da Unicorn Research ou é outro software?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
Antes de mais deixa-me dar-te os parabens pelo sistema, parece que isso pode ser uma mais valia para todos os que seguem o caldeirão, mas já agora em que programa e que testas esse sistema mecanico, digamos que tambem tenho o meu mas nao sei onde e como o testar.
Desde já o meu obrigado
Desde já o meu obrigado
- Registado: 16/5/2009 10:36
Cem pt Escreveu:Saver, my friend!
Boa sorte para esse novo sistema que irei acompanhando com muito interesse, mais a mais com estratégias de money management do Van Tharp á mistura.
Pela leitura simples, embora não se faça nenhuma referência concreta ao indicador-base do sistema, fiquei com a sensação que se trata de um sistema do tipo "seguidor de tendências".
Fico muito honrado por saber que fui eu o "inspirador" desta mania dos sistemas mecânicos, só espero que te dês bem com o método e sobretudo, se acreditas mesmo na eficiência desse animal, tens de dominar a parte mais difícil: ser disciplinado e seguir sem pestanejar as ordens ditadas pelo "bicho"!
Abraço e good luck,
Cem
Sim Cem é tendencial, mas tenho o usado mais em swing, mas tenho-o testado em time frames maiores ultimamente...
Eu sei que apenas 10% do "trabalho" está feito. O fácil e' criar um sistema, o dificil e' segui-lo com disciplina e é ai q advém a grande parte de termos resultados ou nao
Um abraço e obrigado pelas palavras

Re
Saver, my friend!
Abraço e good luck,
Cem
Abraço e good luck,
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Olá Salvador,
Não podia deixar de te dar os meus parabéns pela dedicação que tens prestado aos sistemas mecânicos, os bichos papões de muita gente (eu incluído, confesso). Os resultados deste sistema parecem-me extremamente promissores em teoria. No entanto, essa série raríssima de trades perdedores deve ser melhor analisada por ti. Não sei se o simples facto de estarmos em lateralização justifica 13 trades perdedores seguidos...
Espero que vás actualizando as novidades
Abraço,
Tiago
Não podia deixar de te dar os meus parabéns pela dedicação que tens prestado aos sistemas mecânicos, os bichos papões de muita gente (eu incluído, confesso). Os resultados deste sistema parecem-me extremamente promissores em teoria. No entanto, essa série raríssima de trades perdedores deve ser melhor analisada por ti. Não sei se o simples facto de estarmos em lateralização justifica 13 trades perdedores seguidos...
Espero que vás actualizando as novidades

Abraço,
Tiago
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Sistema mecânico - Zé Manel
Ora bem, o Sr Cem despertou-me esta pequena paixao... o homem tinha q vir com os Masteroid ca' po sitio nao e'...
Pois bem este e' o ultimo sistema mecanico, e tive imensos meses a testar... ultimamente ja o tenho vindo a usar live no S&P e algumas pessoas daqui (poucas) ja' o chegaram a ver a trabalhar para o S&P e no intraday com muito bons resultados
Estas stats são para forex e para o par EURUSD.
Decidi testar um time frame maior para aquele q foi criado q e' o horario no entanto ficou bem apetecivel... o whipsaw e' menor e pareceme que ficamos nas trends um pouco mais, se bem que a accuracy tenha descido um pouco.
No entanto, tambem acho que a accuracy sofreu com os ultimos trades... visto que dos ultimos 15 trades, 13 foram perdedores SEGUIDOS ! Tal deveu.se a' lateralização que estamos a passar e dai o drawdown evidenciado no grafico...
Note-se a probabilidade de um sistema com 48% winning trades a ter 13 trades perdedeores seguidos... 11 trades perdedores pouco mais de 1% de probabilidade...
Este periodo refere-se desde 1 Julho 2008.
A amostra tem apenas 103 trades. Como disse os ultimos 13 trades perdedores seguidos deitaram abaixo o "Winning %", penso que com uma amostra maior poderia situar-se algures nos 55-60%, (no horário ronda os 63% e com uma amostra bem maior a' volta dos 800 trades)
O Profit factor situa-se nos 2,48. Tambem penso que pode vir a ser melhorado mas n deixa de ser uma estatistica apetecivel na minha opiniao.
A alavancagem usada foi de apenas 2x's. Usei um position size constante neste teste, e brevemente farei com posiçoes baseadas em MM para ver quao efectivamente melhora ou nao.
Aqui, foi usado 2x's alavancagem até que fosse alcançado 100% de retornos.
Por isso foi algo como 45000 -> lotes de 100.000
se estivessemos com 80000 de Equity entao continuavamos com lotes de 100.000...
Apenas quando a equity chegasse aos 100,000 aumentava-se para 2 lotes, ate chegarmos aos 200 mil... Portanto diga-se o risco era bastante conservador para aquilo q e' o Forex com alavancagens de 2x's , sendo que grande parte até ficava abaixo das 2x's a' medida que a equity se aproximava do patamar seguinte... diria que a media de alavancagem usada rondou os 1,5x's
Nao houve tambem stops, uma vez que o sistema e' reversal, esta' sempre no mercado, o sinal de saida de um longo e' o sinal de entrada para short e vice versa.
Penso que com sistema de money management com stops e position sizing baseado em stops os resultados podem vir a ser melhores...mas isso fica pa outro dia
Abraço e bons negocios
Pois bem este e' o ultimo sistema mecanico, e tive imensos meses a testar... ultimamente ja o tenho vindo a usar live no S&P e algumas pessoas daqui (poucas) ja' o chegaram a ver a trabalhar para o S&P e no intraday com muito bons resultados
Estas stats são para forex e para o par EURUSD.
Decidi testar um time frame maior para aquele q foi criado q e' o horario no entanto ficou bem apetecivel... o whipsaw e' menor e pareceme que ficamos nas trends um pouco mais, se bem que a accuracy tenha descido um pouco.
No entanto, tambem acho que a accuracy sofreu com os ultimos trades... visto que dos ultimos 15 trades, 13 foram perdedores SEGUIDOS ! Tal deveu.se a' lateralização que estamos a passar e dai o drawdown evidenciado no grafico...
Note-se a probabilidade de um sistema com 48% winning trades a ter 13 trades perdedeores seguidos... 11 trades perdedores pouco mais de 1% de probabilidade...
Este periodo refere-se desde 1 Julho 2008.
A amostra tem apenas 103 trades. Como disse os ultimos 13 trades perdedores seguidos deitaram abaixo o "Winning %", penso que com uma amostra maior poderia situar-se algures nos 55-60%, (no horário ronda os 63% e com uma amostra bem maior a' volta dos 800 trades)
O Profit factor situa-se nos 2,48. Tambem penso que pode vir a ser melhorado mas n deixa de ser uma estatistica apetecivel na minha opiniao.
A alavancagem usada foi de apenas 2x's. Usei um position size constante neste teste, e brevemente farei com posiçoes baseadas em MM para ver quao efectivamente melhora ou nao.
Aqui, foi usado 2x's alavancagem até que fosse alcançado 100% de retornos.
Por isso foi algo como 45000 -> lotes de 100.000
se estivessemos com 80000 de Equity entao continuavamos com lotes de 100.000...
Apenas quando a equity chegasse aos 100,000 aumentava-se para 2 lotes, ate chegarmos aos 200 mil... Portanto diga-se o risco era bastante conservador para aquilo q e' o Forex com alavancagens de 2x's , sendo que grande parte até ficava abaixo das 2x's a' medida que a equity se aproximava do patamar seguinte... diria que a media de alavancagem usada rondou os 1,5x's
Nao houve tambem stops, uma vez que o sistema e' reversal, esta' sempre no mercado, o sinal de saida de um longo e' o sinal de entrada para short e vice versa.
Penso que com sistema de money management com stops e position sizing baseado em stops os resultados podem vir a ser melhores...mas isso fica pa outro dia
Abraço e bons negocios
- Anexos
-
- Forex1.png (79.7 KiB) Visualizado 3780 vezes
-
- forex2.png (6.46 KiB) Visualizado 3770 vezes
-
- forex3.png (20.53 KiB) Visualizado 3781 vezes
-
- expectancy.png (53.36 KiB) Visualizado 3771 vezes
-
- DD.png (47.27 KiB) Visualizado 3770 vezes

24 mensagens
|Página 1 de 1