Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O comecar na bolsa, sugestões?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JPPC » 22/7/2009 1:55

Olá a todos,
Bem esta é a minha primeira participação neste fórum, faço-o porque observo que tem havido muitas “caldeireirinhos” a pedirem alguns conselhos aos mais batidos, do tipo “com 500€ comprava esta XX ou aquela acção?”, “o que acham desta lista?”, “qual as melhores para se investir?”. Obviamente que na bolsa não se deve dar conselhos, isto porquê meus amigos? NINGUEM SABE e quem o sabe muitas vezes está calado, porque o segredo é a alma do negocio e a bolsa é um negocio temos de saber entrar e saber sair nas boas alturas. Agora podemos dar umas dicas isso podemos. Mas o engraçado é que quando alguém diz que tem 500€ para comprar acções na bolsa vem sempre um estudioso dizer que ele devia gastar os €€ em livros e ler o livro do fulano e do sicrano, depois deparo-me com os mesmos estudiosos a terem posições de “peanuts” em bolsa. Também mandam os mesmos se iniciarem em bolsas estrangeiras como se o nosso PSI20 não basta-se para se iniciar? Na bolsa ganha-se e perde-se o objectivo é ganhar mais do que perder, mas é estar lá com o capital metido. Neste momento a bolsa está barata e qualquer acção com alguma análise pode-se ganhar dinheiro, tudo vai depender do montante que se mete no grelhador a assar. Se eu ganhar 3% e sacar 5.000€ mês já não é mauzito obviamente que não é com 500€ no grelhador temos e de saber mudar a carne e saber retirar toda a carne do grelhador a tempo de não se queimar. Para terminar as minhas desculpas aos restantes que não se metem nestas tricas. Já agora um especial agradecimento a todos Administradores deste fórum em especial ao Ulisses pelas suas AT e a alguns elementos aqui do fórum sito Best (quando todos diziam ursos tu dizias touro, boas AT das melhores), Elias, artista, mapman e á pessoa das noticias fresquinhas Nyk .

Registado: 29/11/2007 9:25

por jeuros » 22/7/2009 1:12

Maximo_ - Obrigado pela compreenção :wink: :lol:

E obrigado pela opinião

ps: obrigado pela correção Madame Min

Registado: 9/7/2009 5:00

por rsacramento » 22/7/2009 0:35

Ganab] Escreveu:A minha estratégia é entrar em tres negócios, por causa da diversificação. E vou me basear na analise tecnica, comprar nos suportes para vender nas resistencias, confirmando com volume. e seguindo as Lta, e ltd.
A minha estratégia é curto a médio prazo, programando automáticamente os ganhos e as perdas.
Eu consulto a bolsa quase todos os dias, e tenho o programa prorealtime, para me orientar.

Mas este numero de negócios é apenas para começar, quem sabe se começar-me a safar injecto mais dinheiro, entrando noutros negocios.

Na vossa opinião acham que estou preparado para começar?

pela confusão que por aí vai, acho que não

duas ideias:
1ª publica aqui umas análises tuas, e logo vês a nossa reacção

2ª experimenta, por uns tempos, paper trading

Registado: 29/11/2007 12:50

por maximo_ » 22/7/2009 0:31

O rapaz, faz uma pergunta objectiva. Destas 6, qual me aconselham? E já se meteram a falar de cfd's do sp, lol, este pessoal é terrível. Das empresas que falas só conheço o BCP e a jeronimo. Destas duas claramente aconselho a jeronimo martins, é uma empresa com um crescimento sustentado, bem gerida, fora dos problemas da crise. Já o bcp é uma empresa completamente envolvida na crise, se houver mais um susto nas bolsas o bcp vai sofrer de certeza, e tem tendência para diluir do capital dos accionistas.

Boa sorte.
The answer to 1984 is 1776

Registado: 24/11/2008 0:36

por BlackEagle » 22/7/2009 0:25

Só nao percebo uma coisa porque 3 negócios?

Registado: 16/5/2009 10:36

por Gana » 22/7/2009 0:06

A minha estratégia é entrar em tres negócios, por causa da diversificação. E vou me basear na analise tecnica, comprar nos suportes para vender nas resistencias, confirmando com volume. e seguindo as Lta, e ltd.
A minha estratégia é curto a médio prazo, programando automáticamente os ganhos e as perdas.
Eu consulto a bolsa quase todos os dias, e tenho o programa prorealtime, para me orientar.

Mas este numero de negócios é apenas para começar, quem sabe se começar-me a safar injecto mais dinheiro, entrando noutros negocios.

Na vossa opinião acham que estou preparado para começar?

Registado: 14/6/2009 14:17

por BlackEagle » 21/7/2009 23:38

Gana aquilo que me parece que te falta é parte do controlo de risco e uma estratégia, pelo que percebo já sabes um pouco de tudo mas agora eu pergunto quando é que vais entra numa acção baseado em que? Já pensas-te nisso? Falas em entrar 2 ou 3 acçoes mas porque esse número e não mais ou menos? por quanto tempo? Qual é a tua disponibilidade para acompanhar a bolsa de valores?
Bem eu sou um tipo lixado normalmente levanto montes de problemas e não dou soluções mas antes de avançares parece-me importante responderes a estas perguntas antes de avançares ou podes sempres fazer como eu entrar aos trambolhoes e aprender as custas do capital o que eu não aconselho muito.
um Abraço

Registado: 16/5/2009 10:36

por LTCM » 21/7/2009 23:16

Gana Escreveu: metem-me medo e dizem que eu vou me desgraçar, para não me meter em comidas fortes, e coisas do genero.

Comidas fortes? :mrgreen:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Gana » 21/7/2009 23:11

É assim, o meu medo é porque nunca entrei nisto. E não tenho ninguem na familia nem pessoa conhecida que entrou neste mundo. Quando falo com alguem sobre acções, sei perfeitamente que essas pessoas com quem falo não percebem nada disto, mas metem-me medo e dizem que eu vou me desgraçar, para não me meter em comidas fortes, e coisas do genero.

Quanto á quantia que falei, é uma parte das minhas poupanças que não tenciono gasta-la noutras coisas, e por isso quero tentar tirar o maximo partido dela, visto que na conta a prazo onde está não me rende quase nada.

por canguru » 21/7/2009 22:59

Gana Escreveu:Eu estou na mesma situação deste senhor que criou este tópico.
Eu já ando á cerca de 1 ano a estudar, como o mundo da bolsa funciona, já fiz alguns trades em simulação, já li e reli o livro "Bolsa para iniciados" de Fernando Braga de Matos. Sei perfeitamente a estratégia principal que se deve tomar, colocar ordens de compra com stop para cortar as perdas, diversificar. Analisar fundamentalmente a técnicamente uma empresa. O que para mim é mais fácil a análise tecnica.

Mas tenho uma barreira que não consigo ultrapassar, é entrar realmente neste mundo, já por várias vezes sinto-me motivado para abrir uma conta numa correctora, mas o medo apodera-se de mim e bloqueia-me.

A minha ideia era entrar com 5000 euros, entrar em 3 empresas do psi 20 com 1000 em cada negócio e o resto investir em 1 ou 2 fundos.

Digam-me a vossa opinião.

Convém entenderes a fonte desse medo. Confias em ti/no teu método? Já o testaste em diferentes cenários? 5000€ é uma parte importante do teu património?

De qualquer forma e enquanto esse medo te bloquear não deves entrar. O mais provável é assim que entres comeces a sentir ansioso, etc.. Quanto tiveres mais certezas talvez pudesses pensar em entrar faseadamente no mercado (40%+30%+20%+10%).

Registado: 6/4/2008 22:41

por Gana » 21/7/2009 22:37

Eu estou na mesma situação deste senhor que criou este tópico.
Eu já ando á cerca de 1 ano a estudar, como o mundo da bolsa funciona, já fiz alguns trades em simulação, já li e reli o livro "Bolsa para iniciados" de Fernando Braga de Matos. Sei perfeitamente a estratégia principal que se deve tomar, colocar ordens de compra com stop para cortar as perdas, diversificar. Analisar fundamentalmente a técnicamente uma empresa. O que para mim é mais fácil a análise tecnica.

Mas tenho uma barreira que não consigo ultrapassar, é entrar realmente neste mundo, já por várias vezes sinto-me motivado para abrir uma conta numa correctora, mas o medo apodera-se de mim e bloqueia-me.

A minha ideia era entrar com 5000 euros, entrar em 3 empresas do psi 20 com 1000 em cada negócio e o resto investir em 1 ou 2 fundos.

Digam-me a vossa opinião.

Correcção

por amendoa » 21/7/2009 22:35

Jeuros,
Espero que não leves a mal, mas não sei se é de propósito que escreves openião em vez de opinião. Por vezes acontecem essas «gralhas» e, no meu caso, gostaria que me corrigissem.
Na bolsa, como na vida, referenciar o passado e perspectivar o futuro.

Registado: 29/11/2007 2:31

por canguru » 21/7/2009 21:43

jeuros Escreveu:Canguru- eu pedi openião as pessoas, nao pedi para ser insultado, alem disso nao tens confiaça comigo para dizer isso,e o teu comentario demonstra tambem 1 grande falta de educação.

O meu mais sincero conselho é investires não na acção X ou Y mas sim na tua cultura bolsista. Se não dominas o inglês pelo menos passa os olhos no livro do Braga de Matos.

por artista_ » 21/7/2009 21:35

jeuros Escreveu:Vencer na bolsa- obrigado pela tua openião desde já, eu tinha a ideia de se entrasse no BCP entraria nos 0.82-0.84 pois ai ja teria superado a zona de resistencia.

Entrar no BCP nos 0.82/84 parece-me que faz pouco sentido porque a grande resistência do BCP está nos 0.86, esperar por esperar é pela quebra dessa zona!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jeuros » 21/7/2009 21:15

Bem desde já agradeço a todos os que dispensaram tempo neste tópico.

elgenedy- obrigado pela tua openião foi bastante construtiva, mas eu ao contrario do que as pessoas pensam eu tenho bastante defenido o valor de entrada e de saida de cada acção como foi o 1º tópico que fiz nao disse todo por ai peço desculpa, eu abri este topico para obter algumas openiões de pessoas que andam ha mais tempo do que eu na bolsa mas ja fui bombardiado com alguns comentarios menos bons mas pronto. Obrigado pela tua openião que me parece bastante logica e sensata. :wink: :wink:

Canguru- eu pedi openião as pessoas, nao pedi para ser insultado, alem disso nao tens confiaça comigo para dizer isso,e o teu comentario demonstra tambem 1 grande falta de educação.

Vencer na bolsa- obrigado pela tua openião desde já, eu tinha a ideia de se entrasse no BCP entraria nos 0.82-0.84 pois ai ja teria superado a zona de resistencia.

As pessoas dos cfd's- eu neste momento nao estou interessado nesse estilo de investimento pois nao tenho muitos conhecimentos sobre os mesmos, se tiverem alguns sites que possam recomendar agradecia.

crg- sou precipiante, tenho tempo, e a capacidade tenho alguns estudos de economia acho que sendo assim tenho alguns pontos a meu favor para conseguir ganhar alguns euros. :shock: :shock: :twisted: :lol: :lol:

Jesse James- obrigado pelos teus conselhos foram muito ulteis mesmo assim eu ja sabia a sua maioria mas obrigado pelo tempo que gastaste neste topico.

Mais uma vez obrigado a todas as pessoas pelas suas openiões, e continuo a espera de mais alguns comentarios nao que me digam compra aquela ou a outra,mas que digam a vossa openião sobre qual seria a melhor, ja agora eu nao divulguei as minhas ideias sobre entradas por exemplo porque nos links que pus mais acima estão as zonas de resistencia a partir dai eu entraria ou mesmo quando estiver num impulso para passar a mesma.

Re: O comecar na bolsa, sugestões?

por Jesse James » 21/7/2009 20:04

jeuro

Não te sei dizer qual a melhor, porque isso depende de n factores.

Mas posso dar-te umas ideias que me estão a passar pela cabeça :wink:

:arrow: Tenta compreender como é que a tua maneira de ser influencia os teus trades. Quais os teus pontos fortes e fracos a negociar nos mercados. Faz por melhorar os fracos.

:arrow: Desenvolve uma rotina de trading. Seja de base diária, semanal, anual, etc. Estuda-te a ti e aos teus trades presentes e passados. O que correu bem, mal e porquê.

:arrow: Quantifica e avalia a tua performance. Racios de ganhos e perdas, média dos trades falhados e conseguidos, frequência, rentabilidade, etc. Faz os necessários ajustamentos.

:arrow: Pensa no money management como a forma de sobreviveres nos mercados. Stops, perda por trade, etc, etc.

:arrow: Não andes sempre a mudar a estratégia. Quando encontrares alqo que resulta para ti, mantem esse rumo. A consistência é muito importante.

:arrow: Afasta as emoções dos trades. Não exultes com os ganhos nem desanimes com as perdas. Medo, ganância, etc, não te trazem nada de bom.

:arrow: Nunca pares o processo de aprendizagem. Estuda regularmente a tua estratégia e o teu próprio comportamento. Dispõe de tempo para estudar os bons e maus trades e analisar gráficos, padróes, etc. Tenta ler um livro de trading por mês.

bn

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por crg » 21/7/2009 19:42

jeuros Escreveu:.... aguardo por mais opções. :lol: :lol: :lol:

À partida, diria que tem cerca de 90% de probabilidade de perder os €500, dado que há apenas cerca de 10% de gente que tem sucesso nos mercados. A não ser que tenha sorte de principiante ou que possua tempo, capacidade e aptidão para este mundo. :lol:

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

Re: A

por artista_ » 21/7/2009 19:29

salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:
artista Escreveu:
bestblandina Escreveu:Bem vindo ao mundo da bolsa. Com essa quantia a minha opinião é que devias investir em cfd do sp ou do nasdaq. A comissão é o spread mas tem muito pouco peso da negociação. Ainda tens os juros a pagar se comprares ou então a receberes se venderes mas também é muito pouco. E neste instrumento sempre podias apostar ou numa descida ou numa subida. Penso que seja o melhor

O juro não é assim tão pouco quanto isso, acaba por não ser muito para quem investe a curto prazo, ou faz daytrading que acaba por não pagar nada, mas para quem quer ter posições a médio prazo o juro até é alto nos CFD's....

Acho que deves sobretudo fazer muita simulação e talvez os 500 euros sejam o ideal para começares sem a pressão de perderes muito dinheiro, mesmo que 500 euros para ti possam ser mais que alguns milhares para outros, nunca será muito dinheiro...

Eu não começaria nunca por produtos alavancados (CFD's, futuros, etc) mas isso sou eu...

abraço e boa sorte

artista

Artista, os juros pagos ou recebidos conforme a posição assumida em cfd tem pouco peso, no qual passo a explicar o porquê.
Na compra de 1 cfd nasdaq 100 paga-se juro ao dia no valor de 0,103 usd, então se tivermos essa mesma posição num mês vamos pagar 3usd, significa 3 pontos, considerando que o nasdaq tem uma variação média de 20 pontos/dia, qualquer operação de venda com sucesso paga os juros.

é errado fazer isso comparativamente assim...

a verdade e' q a taxa de juro q tas a pagar passa os 7% de TAE de juros

Ia responder mas o Salvador já respondeu por mim... estás a comparar alhos com bugalhos, conseguires ganhar mais do que aquilo que pagas de juros podes conseguir quer pagues 1, 10 ou 30%, mas os juros que se pagam estão ao nível de um crédito pessoal... basta ver que os juro que eles pagam nas posições curtas é claramente menor do que o juro que cobram!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: A

por salvadorveiga » 21/7/2009 18:19

bestblandina Escreveu:
artista Escreveu:
bestblandina Escreveu:Bem vindo ao mundo da bolsa. Com essa quantia a minha opinião é que devias investir em cfd do sp ou do nasdaq. A comissão é o spread mas tem muito pouco peso da negociação. Ainda tens os juros a pagar se comprares ou então a receberes se venderes mas também é muito pouco. E neste instrumento sempre podias apostar ou numa descida ou numa subida. Penso que seja o melhor

O juro não é assim tão pouco quanto isso, acaba por não ser muito para quem investe a curto prazo, ou faz daytrading que acaba por não pagar nada, mas para quem quer ter posições a médio prazo o juro até é alto nos CFD's....

Acho que deves sobretudo fazer muita simulação e talvez os 500 euros sejam o ideal para começares sem a pressão de perderes muito dinheiro, mesmo que 500 euros para ti possam ser mais que alguns milhares para outros, nunca será muito dinheiro...

Eu não começaria nunca por produtos alavancados (CFD's, futuros, etc) mas isso sou eu...

abraço e boa sorte

artista

Artista, os juros pagos ou recebidos conforme a posição assumida em cfd tem pouco peso, no qual passo a explicar o porquê.
Na compra de 1 cfd nasdaq 100 paga-se juro ao dia no valor de 0,103 usd, então se tivermos essa mesma posição num mês vamos pagar 3usd, significa 3 pontos, considerando que o nasdaq tem uma variação média de 20 pontos/dia, qualquer operação de venda com sucesso paga os juros.

é errado fazer isso comparativamente assim...

a verdade e' q a taxa de juro q tas a pagar passa os 7% de TAE de juros
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por Vencer na Bolsa » 21/7/2009 18:15

:arrow: O valor apresentado é muito baixo, as comissões vão "ter peso".

:arrow: Normalmente se operar com corretora/banco em Portugal, as comissões para comprar/vender acções fora de Portugal são mais elevadas e mais peso terão.

Das acções apresentadas a minha sugestão é:
Aplique tudo no BCP e esqueça pelo menos por 13 meses (para que não tenha de pagar impostos).

Para entrar no BCP, existe um suporte que deve servir para se fazer uma entrada, suporte 0,69 - 0,71 €.
Eu diria que deve comprar nesse intervalo de valores.

Abraço,
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por canguru » 21/7/2009 18:02

jeuros Escreveu:ok, ja percebi o teu ponto de vista, embora nao concorde em 1 parte tenho que aceitar que é a tua openião.
Obrigado pela atenção ati e ás outras pessoas que deram a sua openião.

Na minha openião devias estoirar uma bela parte desses 500€ em livros de bolsa.

por Elgenedy » 21/7/2009 17:39

Olá Jeuros,

Estive a ver o tópico, e das 10 respostas que tiveste, apenas uma te refere uma possível escolha.

Isto porque, num forum como o caldeirão, penso que o que se pretende é discutir estratégias e ideias. Não simplesmente dar dicas.

Do que tenho aprendido sobre o tema (e posso-te dizer que sou ainda bastante caloiro), o ponto de entrada numa acção é tão importante como o ponto de saída. Aos mostrares que estás a pensar investir agora numa de várias possibilidades, estás a indicar que estudaste possíveis pontos de entrada ... mas que não fazes a mais pequena ideia de possíveis pontos de saída (nem com lucro, nem por stop).

Tipicamente, aqui não vais encontrar muitas pessoas que te digam "compra isto" ou "vende aquilo" pois, e como já foi referido noutros tópicos, cada um é que tem de decidir por si onde investir, quando entrar e quando sair: terão de ser os teus próprios motivos que levam a transaccionar, não os dos restantes "caldeireiros" :)

Penso que, mesmo para ti, fará mais sentido, e aprendes muito mais, se estudares as acções em questão, analisares quais os valores que para ti indicariam bons pontos de entrada (e porquê), quais os teus objectivos (e porquê), bem como o que te faria mudar de opinião (e porquê). Posteriormente, apresentares os teus resultados para recolheres opiniões sobre os mesmos.

Provavelmente, chegarias sozinho a uma conclusão sobre qual o (possível) melhor investimento, e as opiniões que fosses obter iriam servir para afinar a tua estratégia.

Peço desculpa pela dimensão, mas é a minha opinião sobre a tua pergunta :)

Abraço e bons negócios,

./elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por jeuros » 21/7/2009 15:32

ok, ja percebi o teu ponto de vista, embora nao concorde em 1 parte tenho que aceitar que é a tua openião.
Obrigado pela atenção ati e ás outras pessoas que deram a sua openião.

por um peao » 21/7/2009 15:03

jeuros Escreveu:um peao- nao se trata de ser corridas de cavalos ou nao, simplesmente se trata de escolher o melhor investimento a curto/médio prazo e com melhor potencial percentagem de lucro...

Colocas 6 opções e perguntas qual a melhor. Isso não é investimento, é jogo.

Investimento presupõe análise, ponto de entrada e de saída, estratégia. Aspectos que evidentemente não tens em relação a nenhuma das 6 hipóteses que colocaste. Por isso recomendei aquilo que recomendei.

Registado: 2/4/2009 22:13

por jeuros » 21/7/2009 14:32

um peao- nao se trata de ser corridas de cavalos ou nao, simplesmente se trata de escolher o melhor investimento a curto/médio prazo e com melhor potencial percentagem de lucro...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], malakas, MP65 e 23 visitantes