Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

MetaStock: indicadores para a troca

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BlackEagle » 20/7/2009 17:08

estava-me a referir a quem sabe programar, sabes programar bem no pro real time?

Registado: 16/5/2009 10:36

por rsacramento » 20/7/2009 17:05

BlackEagle Escreveu:se assim é porque não comenta este tipo de dialogos? o que tem a perder?

não comento como?

repara que quem abriu este tópico para se trocarem ideias sobre programação fui eu, e já cá coloquei algum código...

agora o que me parece é que terás de abrir um tópico explicitamente a pedir ajuda em programação no prt

Registado: 29/11/2007 12:50

por BlackEagle » 20/7/2009 16:44

se assim é porque não comenta este tipo de dialogos? o que tem a perder?

por rsacramento » 20/7/2009 16:22

BlackEagle Escreveu:nao percebi muito bem a deixa mas pronto, lá terei de continuar a testar a custa do meu patrimonio... :lol:

seguramente que há aqui no fórum quem saiba programar, digo eu

por BlackEagle » 20/7/2009 16:05

nao percebi muito bem a deixa mas pronto, lá terei de continuar a testar a custa do meu patrimonio... :lol:

por rsacramento » 20/7/2009 15:49

BlackEagle Escreveu:e já agora nao sabes se o testou e quais foram os resultados? Pois sacramento faz definitivamente falta a este forum alguém que saiba programar. apesar de uma percepção imediata de que vai funcionar o problema é o que lá vai e isso sim dava um bom teste.

essa fez-me lembrar aquela história já muito antiga da senhora que vai de pé no autocarro e atira para o ar:
- já não há cavalheiros!
ao que um homem lhe responde:
- cavalheiros há; o que não há é lugares sentados...

por BlackEagle » 20/7/2009 15:42

e já agora nao sabes se o testou e quais foram os resultados? Pois sacramento faz definitivamente falta a este forum alguém que saiba programar. apesar de uma percepção imediata de que vai funcionar o problema é o que lá vai e isso sim dava um bom teste.

por rsacramento » 20/7/2009 15:33

BlackEagle Escreveu:Bom dia o meu sistema é de certa forma e à primeira vista, e apenas o tetsei a olho mas cá vai:
-Primeira coisa a fazer foi seleccionar as empresas com maior beta europeias, para ai as mais 30
-segunda coisa a fazer é defenir a tendência de longo prazo(seja com média móvel de duzentos dias ou cruzamento de uma de cincuenta pela de duzentos)
-alterar o estocastico para 14 5 5 onde os sinais passam a ser gerados por este indicador
-ter em conta onde os sinais são gerados de preferencia na zona de oversold ou overbought para me dar mais garantias
-divido o meu capital por dez e a medida que vao send gerados sinais(fim do dia) vou comprando os papeis
-se compro ou vendo é defenido pela tendencia de longo prazo
-antes de comprar verificar se o papel nao se encontra perto de um suporte/resistencia de importancia-O objectivo são os 10% ou pelas minhas contas sou stopado pelo indicador a perder uma pequena percentagem.
-evito empresas com volumes abaixo dos 500000

Algumas eu gostaria de programar que me facilitavam o trabalho outras é muito mais opção minha, por exemplo gostaria que alguem dotado em analise fundamental incrementa-se mais esta restricçao a só comprar empresas com qualidade. Se alguem estiver interessado em desenvolver o sistema avise que dou o meu mail para trocarmos impressoes. Gostaria como é obvio que os mais cultos e menos cultos como é obvio testassem e comentassem.

logo aqui ficas com o mesmo problema do pick :wink:

por rsacramento » 20/7/2009 15:32

Pickbull Escreveu:É possível no Meta mudar o nome do ticker de uma forma simples?

o ticker propriamente dito creio que não, mas o nome da acção podes, no dnloader

por LTCM » 20/7/2009 13:45

BlackEagle Escreveu:Bom dia o meu sistema é de certa forma e à primeira vista, e apenas o tetsei a olho mas cá vai:
-Primeira coisa a fazer foi seleccionar as empresas com maior beta europeias, para ai as mais 30
-segunda coisa a fazer é defenir a tendência de longo prazo(seja com média móvel de duzentos dias ou cruzamento de uma de cincuenta pela de duzentos)
-alterar o estocastico para 14 5 5 onde os sinais passam a ser gerados por este indicador
-ter em conta onde os sinais são gerados de preferencia na zona de oversold ou overbought para me dar mais garantias
-divido o meu capital por dez e a medida que vao send gerados sinais(fim do dia) vou comprando os papeis
-antes de comprar verificar se o papel nao se encontra perto de um suporte/resistencia de importancia
-O objectivo são os 10% ou pelas minhas contas sou stopado pelo indicador a perder uma pequena percentagem.

Algumas eu gostaria de programar que me facilitavam o trabalho outras é muito mais opção minha, por exemplo gostaria que alguem dotado em analise fundamental incrementa-se mais esta restricçao a só comprar empresas com qualidade. Se alguem estiver interessado em desenvolver o sistema avise que dou o meu mail para trocarmos impressoes. Gostaria como é obvio que os mais cultos e menos cultos como é obvio testassem e comentassem.

Há uns anos um tipo com o nick de "pataniscas de frango", desenvolveu algo muito semelhante, no meta e no excel (acho eu).

Procura que não deve ser difícil de encontrar.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Pickbull » 20/7/2009 12:39

É possível no Meta mudar o nome do ticker de uma forma simples?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por BlackEagle » 20/7/2009 9:42

Bom dia o meu sistema é de certa forma e à primeira vista, e apenas o tetsei a olho mas cá vai:
-antes de comprar verificar se o papel nao se encontra perto de um suporte/resistencia de importancia
-O objectivo são os 10% ou pelas minhas contas sou stopado pelo indicador a perder uma pequena percentagem.

por rsacramento » 20/7/2009 0:10

BlackEagle Escreveu:Boa noite,
para ser sincero não sei se é melhor o metastock ou o pro real time se me puder elucidar agradecia. Agora se a diferença nao for muita ja tenho alguma pratica com o pro real time , a minha dificuldade é na programação. Estou a pensar testar uma estratégia mas não sei programar o que torna tal tarefa quase impossivel, se houver alguem que possa ajudar...

um é à borla, o outro não

o prt tem cotações de tudo e mais alguma coisa, no meta precisas de arranjar essas cotações

podes trabalhar com o meta offline, testar sistemas, construíres indicadores, sistemas, etc; além disso ele já trás dezenas e dezenas de indicadores, de origem

já agora, expõe o teu sistema, só para ver...

por rsacramento » 20/7/2009 0:06

Pickbull Escreveu:Não consegui por o explorer a funcionar com esse indicador.

Já tinha usado o explorer sem problema com indicadores "convencionais" mas com este não me está a dar nada. Não sei se é pelo facto de ser calculado em função de valores diferentes para cada papel ou se é alguma azelhice minha!

precisamente porque o indicador tem parâmetros!

só por graça experimenta re-escreveres o indicador para um valor fixo

agora usa-o no explorer e vais ver como funciona :)

por Pickbull » 19/7/2009 22:25

Não consegui por o explorer a funcionar com esse indicador.

Já tinha usado o explorer sem problema com indicadores "convencionais" mas com este não me está a dar nada. Não sei se é pelo facto de ser calculado em função de valores diferentes para cada papel ou se é alguma azelhice minha!

por BlackEagle » 19/7/2009 22:08

Boa noite,
para ser sincero não sei se é melhor o metastock ou o pro real time se me puder elucidar agradecia. Agora se a diferença nao for muita ja tenho alguma pratica com o pro real time , a minha dificuldade é na programação. Estou a pensar testar uma estratégia mas não sei programar o que torna tal tarefa quase impossivel, se houver alguem que possa ajudar...

por rsacramento » 18/7/2009 22:30

BlackEagle Escreveu:Boa noite, eu percebo o que etás a fazer mas gostava de saber se alguém sabe programar no pro real time porque é o que estou habituado a usar uma vez que ainda não consegui instalar o metastock a menos que me o facultem de forma a que eu consiga instala-lo.

desde já o meu obrigado

faz uma pesquisa aqui no fórum por prorealtime, porque existe pelo menos um tópico de ajuda: pode ser que lá encontres qquer coisa

por outro lado, e pelo que tenho lido, a linguagem do prt é acessível

por fim, acho que não percebi bem: estás a pedir que te dêem (facultem) o metastock?

por BlackEagle » 18/7/2009 22:17

Boa noite, eu percebo o que etás a fazer mas gostava de saber se alguém sabe programar no pro real time porque é o que estou habituado a usar uma vez que ainda não consegui instalar o metastock a menos que me o facultem de forma a que eu consiga instala-lo.

desde já o meu obrigado

por Pickbull » 18/7/2009 21:55

Sim, eu sei que dá para mudar os parâmetros mas mesmo assim gosto mais de ser eu a definir os meus s/r importantes.
No entanto gosto muito desse indicador.

Aproveitei e adicionei uma linha ao teu indicador para ter 2 linhas de s/r.
Com mais 2 toques de programação até dava para definir o afastamento a essas linhas em vez de estar fixa nos 3%.

Aqui fica:
zona1:=Input("Linha de Suporte", 0.01,500, 3);
zona2:=Input("Linha de Resistência", 0.01,500, 3);
sinal:=If(C < (1.03 * zona1) AND C > (0.97 * zona1) OR (C < (1.03 * zona2) AND C > (0.97 * zona2)), 1, -1);
sinal

Mais logo ou amanhã vou testar isso no explorer e já te passo para aqui as linhas de comando.

por rsacramento » 18/7/2009 20:25

é na quarta opção que estabeleces o s/r, através da percentagem de variação a partir da qual haverá novo suporte/resistência

deixo-te aqui 2 exemplos com a essilor
Anexos
essilor a 5.png
essilor a 5.png (10.65 KiB) Visualizado 3017 vezes
essilor a 3.png
essilor a 3.png (10.75 KiB) Visualizado 3025 vezes

por Pickbull » 18/7/2009 20:16

rsacramento Escreveu:
Pickbull Escreveu:A ideia é essa mas em vez de colocar o valor da linha a ideia era ir buscar os valores das linhas que já tenho traçadas.

De qualquer forma com esse indicador, e com algum trabalho (porque tenho q definir novamente todos os valores das linhas e para todos os papeis), já dá para fazer qualquer coisa. :D

Quando testar isso já passo por cá para dar o feedback.

Para já muito obrigado.

aí é que o referido indicador de s/r poderia eventualmente ajudar...

curiosamente acabei de ler um livro em que um trend follower dizia que preferia sistemas mecânicos a discricionários, entre outras coisas, porque se dessem um suporte a traçar a 100 pessoas teríamos 100 linhas diferentes :wink:

Se forem entendidos na matéria de certeza que a zona de s/r será igual para todos. ;)

Sobre o tal indicador não há dúvida que é interessante mas para o que eu quero não serve porque o indicador fica com os últimos s/r quando por vezes há valores intermédios que são importantes.
A aplicação desse indicador com aquilo que eu quero fazer serviria apenas para trades de curto prazo.

No entanto, se quiser experimentar devo usar o quê para definir os valores desse indicador? É o "supp" e "res"?

por rsacramento » 18/7/2009 19:31

Pickbull Escreveu:A ideia é essa mas em vez de colocar o valor da linha a ideia era ir buscar os valores das linhas que já tenho traçadas.

De qualquer forma com esse indicador, e com algum trabalho (porque tenho q definir novamente todos os valores das linhas e para todos os papeis), já dá para fazer qualquer coisa. :D

Para já muito obrigado.

aí é que o referido indicador de s/r poderia eventualmente ajudar...

curiosamente acabei de ler um livro em que um trend follower dizia que preferia sistemas mecânicos a discricionários, entre outras coisas, porque se dessem um suporte a traçar a 100 pessoas teríamos 100 linhas diferentes :wink:

por Pickbull » 18/7/2009 19:18

A ideia é essa mas em vez de colocar o valor da linha a ideia era ir buscar os valores das linhas que já tenho traçadas.

Para já muito obrigado.

por rsacramento » 18/7/2009 18:59

sinceramente não sei construir explorers parametrizados - haverá quem o saiba, mas não eu

em alternativa, proponho-te o seguinte:

crias um indicador

aplicas esse indicador a um qualquer papel

guardas como template

a ideia deste indicador, muito simples, que construí dá 1 se o preço estiver na zona dos +- 3% da linha que estabeleces, senão dá -1

(já agora, o 1º indicador que publiquei neste tópico traça-te justamente linhas de suporte/resistência de acordo com os parâmetros que arbitrares)

um exemplo com a JMT e uma linha que estabeleci a 4.62

e o código:
Código: Selecionar todos
{
RS ZONA DE SUPORTE RESISTÊNCIA
18-7-09
}

zona:=Input("Linha de Suporte/Resistência", 0.01,500, 3);
sinal:=If(C < (1.03 * zona) AND C > (0.97 * zona), 1, -1);
sinal
Anexos
jmt.png
jmt.png (9.1 KiB) Visualizado 3042 vezes

por Pickbull » 18/7/2009 18:13

Passando então para aqui.

O que realmente quero é arranjar um sistema de alerta (pelo explorer) quando uma cotação está perto de uma zona de suporte/resistência.

Ou seja, e corrigindo aquilo que escrevi no outro tópico, o que quero é um alerta quando:

0.97*LH <= C <= 1.03*LH em que LH são as linhas horizontais que tenho traçadas nos gráficos.

Supondo, por exemplo, que num gráfico tenho 3 linhas horizontais identificadas a 1.00, 1.50 e 2.00 quero que o sistema me alerte quando a cotação estiver por exemplo entre 0.97 e 1.03.

Mas para isso preciso de saber o comando da linha horizontal para que esse processo seja automático para vários papéis e para vários sup/res (mesmo que as vá alterando).
Ou seja não quero programar com 0.97<C<1.03 mas sim 0.97*LH <= C <= 1.03*LH.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, malakas, yggy e 306 visitantes