Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS - Pedido de ajuda.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 2/9/2009 8:34

Pata-Hari Escreveu:Epá, mais_up, se ninguém te agradecer, agradeço eu! paciente e detalhado :)

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Como já deves ter notado sou um bocado "chato" com o rigor.

Tem um bom dia,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Pata-Hari » 2/9/2009 7:52

Epá, mais_up, se ninguém te agradecer, agradeço eu! paciente e detalhado :)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por mais_um » 2/9/2009 1:17

Alcoutim Escreveu:E eu que não percebo!.. não sei como alguem desconta 10% de irs se o primeiro escalão é de 13.5%. No meu caso em que a retenção na fonte é 10.5% e o escalão 23.5% descontei cerca de 11.5% numa propriedade que vendi há uns anos fruto de uma herança... que representa cerca dos tais 50% deduzidas que foram as despesas. Poderei estar a ver mal o filme mas!..

Errado! Em 2008, o 1º escalão, atá 4639€, pagava 10,5% isto estou a referir valores sobre o rendimento colectavel e não sobre a retenção na fonte que fazes todos os meses do teu vencimento, são coisas diferentes.

Quando referi os 10% estava a dar um exemplo e não a ser rigoroso nos escalões que existem.

se tens duvias utiliz aum dos simuladores que existem de irs e verificas facilmente
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Gioes » 2/9/2009 1:08

E eu que não percebo!.. não sei como alguem desconta 10% de irs se o primeiro escalão é de 13.5%. No meu caso em que a retenção na fonte é 10.5% e o escalão 23.5% descontei cerca de 11.5% numa propriedade que vendi há uns anos fruto de uma herança... que representa cerca dos tais 50% deduzidas que foram as despesas. Poderei estar a ver mal o filme mas!..

Registado: 8/11/2006 1:37

Re: Mais valias...

por mais_um » 2/9/2009 0:28

rufa Escreveu:Desculpem a pergunta pessoal, mas como neste sítio encontramos resposta para tudo :idea:

Gostava que alguém me esclarecesse sobre como se processa a tributação de mais valias, e quais as taxas aplicáveis na venda de um terreno urbano.

Por exemplo comprei por 50 e vou vender por 100 :wink:

Obrigado desde já pelas respostas.

Cumps.

Depende, compraste quando? se foi antes de 1989 declaras mas não pagas, se foi depois declaras e pagas.

E pagas o seguinte: valor da venda -(valor da compra x coeficiente de desvalorização da moeda)-encargos necessário à venda e compra suportados por ti. esta é a mais valia da venda, englobas 50% desta mais valia nos restantes rendimentos.

Basta preencher o anexo G (em 2008) com os elementos solicitados que o fisco faz as contas, basicamente acrescentas aso teus rendiemtnos 50% da mais valia, o que não deixa de ser injusto, pelo menso na minhã opinião, se por exemplo descontas 10% de IRS, deverás descontar mais ou menos o mesmo valro sobre a mais valia, a não ser que esta seja tão elevada que faça tu passares para o escalão seguinte, se descontas normalmente 40%, vasi descontar também 40% sobre a mais valia.

ALexandre Santos

Mais valias...

por rufa » 1/9/2009 22:30

Desculpem a pergunta pessoal, mas como neste sítio encontramos resposta para tudo :idea:

Gostava que alguém me esclarecesse sobre como se processa a tributação de mais valias, e quais as taxas aplicáveis na venda de um terreno urbano.

Por exemplo comprei por 50 e vou vender por 100 :wink:

Obrigado desde já pelas respostas.

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por Nyk » 15/7/2009 20:39

Um curioso... Escreveu:
Nyk Escreveu:Já resolvi o meu problema, na parte da manhã fui ás finanças e lá fui informado que não me vão pagar por transferencia bancaria pois em virtude de o NIB estar errado não foi possivel fazer a tranferencia para o mesmo, mas já está emitido um cheque que foi enviado no dia 13 para os CTT e que brevemente chegaria á minha caixa do correio, para meu espanto quando cheguei a casa já cá tinha o dito cheque.
Correu tudo bem, inicialmente pensei que ia ser mais dificil resolver esta questão. :wink:

Todos acabámos por aprender qualquer coisa!
Tem atenção para o próximo ano, o NIB, como muitas outras coisas, vai aparecer pré preenchido e o número que lá ficou foi o que introduziste este ano, ainda que errado. Terás que fazer a sua correcção.

Pois é, tenho que ter em atenção essa situação, obrigado por alertares para esse pormenor. :wink:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Um curioso... » 15/7/2009 20:31

Nyk Escreveu:Já resolvi o meu problema, na parte da manhã fui ás finanças e lá fui informado que não me vão pagar por transferencia bancaria pois em virtude de o NIB estar errado não foi possivel fazer a tranferencia para o mesmo, mas já está emitido um cheque que foi enviado no dia 13 para os CTT e que brevemente chegaria á minha caixa do correio, para meu espanto quando cheguei a casa já cá tinha o dito cheque.
Correu tudo bem, inicialmente pensei que ia ser mais dificil resolver esta questão. :wink:

Todos acabámos por aprender qualquer coisa!
Tem atenção para o próximo ano, o NIB, como muitas outras coisas, vai aparecer pré preenchido e o número que lá ficou foi o que introduziste este ano, ainda que errado. Terás que fazer a sua correcção.

Registado: 29/11/2007 14:04

por Nyk » 15/7/2009 18:19

Já resolvi o meu problema, na parte da manhã fui ás finanças e lá fui informado que não me vão pagar por transferencia bancaria pois em virtude de o NIB estar errado não foi possivel fazer a tranferencia para o mesmo, mas já está emitido um cheque que foi enviado no dia 13 para os CTT e que brevemente chegaria á minha caixa do correio, para meu espanto quando cheguei a casa já cá tinha o dito cheque.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Dansousa » 15/7/2009 11:14

bp1511 Escreveu:Falas de questões simples...

Mas vou-te dar um exemplo tu entregas o irs como casado e és contabilista, sempre tiveste as senhas e dizes à tua esposa que nem dá a pagar nem a receber. Ela como não percebe nada, acredita, e tu recebes o guito.

O fisco para evitar estas situações disse que ia validar os Nibs, agora se o está a fazer ou não...

Agora vê pelo lado dos gabinetes, um leigo vai lá e pede para entregar o IRS, quem lhe entrega o IRS mete lá o próprio NIB. Quem assinou as declarações?

Concordo BP1511, mas não na totalidade, aliás este foi um aspecto que frisei na minha intervenção, no entanto há um pequeno pormenor que distingue esta situação da do xpeculating2, é que nesta situação o NIB nem é de longe nem de perto coincidente com o contribuinte que entrega a declaração, enquanto que na situação dele, o NIB é coincidente pelo menos com um dos titulares da declaração e isso altera substancialmente a situação, penso eu (sinceramente não posso confirmar se no caso do x as finanças pagam ou não)....

Abraço :wink:

Daniel Sousa
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por xpeculating2 » 15/7/2009 11:05

bp1511 Escreveu:Falas de questões simples...

Mas vou-te dar um exemplo tu entregas o irs como casado e és contabilista, sempre tiveste as senhas e dizes à tua esposa que nem dá a pagar nem a receber. Ela como não percebe nada, acredita, e tu recebes o guito.

O fisco para evitar estas situações disse que ia validar os Nibs, agora se o está a fazer ou não...

Agora vê pelo lado dos gabinetes, um leigo vai lá e pede para entregar o IRS, quem lhe entrega o IRS mete lá o próprio NIB. Quem assinou as declarações?

:) Eu entendo o teu ponto mas a partir do momento que assinamos o que quer que seja somos responsaveis por isso, é óbvio que tem que haver uma base de confiança e boa fé, pois de outro modo, torna-se um caso de policia e não um problema das finanças.

bn

Registado: 1/6/2009 23:04

por bp1511 » 15/7/2009 10:59

Falas de questões simples...

Registado: 29/11/2007 2:19

por xpeculating2 » 15/7/2009 10:48

bp1511 Escreveu:Ok, mas o que li dizia que essa situação não era possivel.
Se pensares bem um dos titulares pode reclamar.
A não ser que tenha a ver com o regime de casamento.

Não pode reclamar pela simples razão que a declaração é entregue pelos dois, ambos a "assinam" introduzindo para isso cada um deles a password ;)

cumprimentos e bn

por bp1511 » 15/7/2009 10:31

Ok, mas o que li dizia que essa situação não era possivel.
Se pensares bem um dos titulares pode reclamar.
A não ser que tenha a ver com o regime de casamento.

por xpeculating2 » 15/7/2009 10:17

bp1511 Escreveu:
xpeculating2 Escreveu:
bp1511 Escreveu:Vou dar um exemplo: tu és casado entregas a declaração como tal e colocas lá um NIB do qual só tu és titular, a transferência não é feita.

Errado. Esse é precisamente o meu caso e nunca houve o minimo problema com os vários reembolsos que já recebi.

bn

Este ano recebeste?
Entrou em vigor este ano.

Sim, recebi.

por bp1511 » 15/7/2009 10:08

xpeculating2 Escreveu:
bp1511 Escreveu:Vou dar um exemplo: tu és casado entregas a declaração como tal e colocas lá um NIB do qual só tu és titular, a transferência não é feita.

Errado. Esse é precisamente o meu caso e nunca houve o minimo problema com os vários reembolsos que já recebi.

bn

Este ano recebeste?
Entrou em vigor este ano.

por xpeculating2 » 15/7/2009 10:03

bn

por bp1511 » 15/7/2009 9:17

Dansousa Escreveu:
ejadias Escreveu:Aconteceu-me uma vez!

O "tio Sócrates" (finanças) mandaram-me um mail a dizer que o nib dado não correspondia ao portador da daclaração e que tinha de dar o nib correcto ou o reembolso seria feito por cheque!

NYK, não te deves preocupar com isso, de certeza que eles não depositaram o dinheiro em conta nenhuma, porque isso não é assim tão linear...se assim fosse, os contabilistas estavam ricos....era só colocar os NIB deles em todos os IRS e voilá....mais uma forma simples de sacar uns trocos.............obviamente estou a brincar mas efectivamente era isso que podia suceder.....esquece isso e não te preocupes eles confirmam o NIB fornecido com o titular da declaração e se não corresponder devolvem a transferência e emitem o pagamento em cheque, pelo menos é assim que tem sucedido com alguns clientes (os que se enganam)....penso eu de que....

O Mais estranho é não teres no sistema que a transferência foi devolvida mas, mesmo assim a minha opinião mantém-se......posso estar redondamente enganado, mas creio que não.....

Abraço

DS

É como o Daniel diz eles antes de fazerem a transferência eles validam o NIB e caso o NIB não pertença aos titulares da declaração a transferência não é feita.

Vou dar um exemplo: tu és casado entregas a declaração como tal e colocas lá um NIB do qual só tu és titular, a transferência não é feita.

Isto foi criado, porque alguns entregavam as declarações de outros e enganavam-se e colocavam o NIB deles.

Por isso espera a nota de liquidação, que se calhar está lá o cheque.

por Dansousa » 15/7/2009 9:04

ejadias Escreveu:Aconteceu-me uma vez!

O "tio Sócrates" (finanças) mandaram-me um mail a dizer que o nib dado não correspondia ao portador da daclaração e que tinha de dar o nib correcto ou o reembolso seria feito por cheque!

NYK, não te deves preocupar com isso, de certeza que eles não depositaram o dinheiro em conta nenhuma, porque isso não é assim tão linear...se assim fosse, os contabilistas estavam ricos....era só colocar os NIB deles em todos os IRS e voilá....mais uma forma simples de sacar uns trocos.............obviamente estou a brincar mas efectivamente era isso que podia suceder.....esquece isso e não te preocupes eles confirmam o NIB fornecido com o titular da declaração e se não corresponder devolvem a transferência e emitem o pagamento em cheque, pelo menos é assim que tem sucedido com alguns clientes (os que se enganam)....penso eu de que....

O Mais estranho é não teres no sistema que a transferência foi devolvida mas, mesmo assim a minha opinião mantém-se......posso estar redondamente enganado, mas creio que não.....

Abraço

DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por xpeculating2 » 14/7/2009 22:46

Pata-Hari Escreveu:xpeculating, não há a versão simples? quando eu andava na faculdade, a versão para burros era, "intuitivamente"....

Pata, já que estou com "a mão na massa" deixo aqui a norma standard de validação do NIB, na versão para "burros" LOLL

Enjoy ;)

ISO 7064 Mod 97,10

This scheme produces two digits as a check. And as a result, it catches just about every possible error. If you can afford the extra digit, this system is superior to the dihedral check.

It also has an especially compact formula. The check digits are given by mod(98 - mod(data * 100, 97), 97) and the verification is just mod(data_check,97) == 1 . In practice an alternate algorithm (based on Horner's Rule) is used to avoid overflow issues.

Implementação em C# e testada:

public static bool ValidaNib2(string xnib)
{
// mod(98 - mod(data * 100, 97), 97)

ulong nib = ulong.Parse(xnib.Substring(0, 19));
int chk = int.Parse(xnib.Substring(19, 2));
int a = (98 - (int)(nib * 100 % 97)) % 97;
return a == chk;
}

por xpeculating2 » 14/7/2009 22:42

Pata-Hari Escreveu:xpeculating, não há a versão simples? quando eu andava na faculdade, a versão para burros era, "intuitivamente"....

Google it é a versão mais simples que conheço. LOLLL :D

ps: se quiseres a função em C#, Java ou qq outra liguagem diz qq coisa ;)

por Pata-Hari » 14/7/2009 22:39

xpeculating, não há a versão simples? quando eu andava na faculdade, a versão para burros era, "intuitivamente"....
Administrador Fórum

por ejadias » 14/7/2009 22:31

Aconteceu-me uma vez!

Saudações Bolsistas

Registado: 24/3/2008 19:57

por xpeculating2 » 14/7/2009 22:21

Pata-Hari Escreveu:se são uma soma, tanto faz somar com o número à frente como atrás... 2 mais 3 é igual a 3 mais 2.

:)

Eu não disse que era uma soma, disse que era um checksum, ehehe :D

Toma lá uma possivel implementação da função de validação em C++/CLI:

String^ Nib = pNib;
String^ sCheckDigit = Nib->Substring(19,2);

int ResultadoMultiplicacao = 0;

int Contador=0;
int digito;

try
{
for (Contador = 0; Contador < 19; Contador++)
{
digito = ::Convert::ToInt32(Nib->Substring(Contador, 1));
ResultadoMultiplicacao = ((ResultadoMultiplicacao + digito) * 10) % 97;
}

ResultadoMultiplicacao = 98 - ((ResultadoMultiplicacao * 10) % 97);

String^ sResultado = ResultadoMultiplicacao.ToString();

if (ResultadoMultiplicacao < 10)
sResultado = "0" + sResultado;

if (!(sResultado == sCheckDigit))
{
return false;
}
else
{
return true;
}
}
catch( ::System::Exception^ e)
{
return false;
}

por Pata-Hari » 14/7/2009 22:14

se são uma soma, tanto faz somar com o número à frente como atrás... 2 mais 3 é igual a 3 mais 2.
Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot] e 69 visitantes