Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pedido de esclarecimento, sobre gestores de carteiras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 13/7/2009 19:21

Pastel, isso é certamente verdade em todas as instituições, salvo, obviamente, que cada uma tentará vender um que tenha (se só tiverem oferta de fundos da casa, tentarão vender esses). Se a oferta for vasta, é quase indiferente para a casa/gestor vender o que quer que seja.

E, já agora, aproveito que há grandes diferenças de serviços e daquilo que um gestor pode ou não fazer. Os balcões, hoje em dia, simplesmente não podem fazer aconselhamento. Alguns serviços podem mas sujeitos a regras muito estritas a cumprir (nomeadamente em termos de testes que os clientes têm que "passar" em termos de conhecimentos para aquisição de cada aplicação).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pastel » 13/7/2009 18:08

mapaman Escreveu:
JAPO Escreveu:

Quanto à observação de que vendem fundos como podiam estar a vender carros,concordo em absoluto.

Não sejam mauzinhos na generalização :oops:

Eu vendo fundos, mas é uma rubrica única, tenho absoluta liberdade para conjuntamente com o cliente tentar encontrar a melhor adequação ao seu caso concreto.
Se calhar sou um previligiado nesse aspecto..

Registado: 29/11/2007 11:30

por JAPO » 12/7/2009 20:00

"Não me parece lógico esperar que alguem diga compre esta acção a este valor,meta um stop loss a tantos e espere uma rentabilidade y% num determinado prazo.

Isto não é aconselhamento é feitiçaria. "

Sim, também concordo que o risco terá de ser sempre assumido pelo cliente e nunca pelo banco, nem pelo PFA. Até porque quem decide ser cliente de uma entidade bancária é sempre o cliente...ninguém é obrigado a nada.

Também não penso que o PFA deverá indicar ao cliente para entrar numa acção com um determinado valor, com um stop loss de X e etc...

Um PFA deverá sim ser capaz unicamente de ACONSELHAR o cliente. Mas, para aconselhar não basta escolher um título e argumentar que teve uma rendibilidade de X% nos últimos anos, pois já todos nós sabemos que isso não é garantia de rendibilidades futuras. (Eles próprios afirmam isto em letras pequeninas!).
Para aconselhar não basta dizer que "ahh e tal vai haver os jogos olímpicos em Pequim e é uma boa altura para investir num fundo de infraestruturas asiáticas". Para aconselhar será também necessário o PFA intervir junto do cliente quando este não fez uma boa opção (por exemplo, aconselhar o cliente a assumir as perdas quando ainda não perdeu muito).

A falta de aconselhamento e o mau aconselhamento só podem resultar na perda de confiança do cliente e penso que isso não é desejável por nenhuma das partes!

Reparem, a maior parte de quem começa a investir não percebe nada do que está a fazer. Ou não têm formação ou então são formados numa área que nada tem a ver com economia! Investir é um processo de aprendizagem e os PFA deveriam existir para ajudar estes clientes. Senão para que é que alguém precisa deles? Não é muito difícil ir ao site do banco e procurar um título para ver como se comportou nos últimos anos. Difícil é decidir se será um bom investimento futuro.

A meu ver os PFA deveriam obrigatoriamente perceber de AT e/ou AF, pois são ferramentas básicas de quem anda nestas coisas. Logicamente, a última decisão é sempre do cliente e os PFA também têm o direito a errar...

Registado: 11/7/2009 19:38

por mapaman » 12/7/2009 19:09

JAPO Escreveu:Epahhh...se não sabem, deviam saber. São profissionais do sector e, como tal, pagos para isso, pelo que nem sequer deviam ser contratados para gerir carteiras de clientes se não estiverem munidos das ferramentas necessárias. A AT vale o que vale...não há nenhum indicador nem fórmula matemática que indique deterministicamente qual foi e será o comportamento do mercado (e se houver avisem-me :D). No entanto é uma das ferramentas mais utilizadas por qualquer trader.

No caso específico, este era um PFA do Banco Best. Sendo o Banco Best um banco de investimento, não percebo esta posição por parte deles. Aliás, este facto faz-me estar a equacionar mudar de entidade financeira para continuar com os meus investimentos, já que o apoio e aconselhamento não tem sido o esperado (especialmente porque entrei no mercado na pior altura possível e ninguém me aconselhou sequer a esperar mais algum tempo ou mesmo a investir noutro tipo de activos mais conservadores como obrigações ou mesmo DPs).

O risco está e deve estar sempre do lado do cliente senão vejamos:

Um cliente de um banco de investimento decide investir x. Um PFA ou outra sigla qualquer não indica ao cliente o preço de compra,indica ou poderá,com base em rentabilidades passadas indicar fundos,sectores,diversificação da carteira etç.

Não me parece lógico esperar que alguem diga compre esta acção a este valor,meta um stop loss a tantos e espere uma rentabilidade y% num determinado prazo.

Isto não é aconselhamento é feitiçaria.

O que muitos procuram são bodes expiatórios para dizerem "aqueles gajos isto e aquilo".

Quem quer um serviço deste tipo,paga! não abre uma conta com meia duzia de euros e fica à espera que lhe façam milagres.Ou então assina uma declaração em que autoriza o profissional a meter o dinheiro onde bem entender e ai sim,já ganhou o direito a reclamar pois está a dividir o risco e os lucros com o banco ou corretora.

Quando, em bull estes "vendedores" fazem os clientes ganhar dinheiro,são uns gajos porreiros.Agora são os bodes expiatórios das perdas dos seus clientes.

Quanto à observação de que vendem fundos como podiam estar a vender carros,concordo em absoluto.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por JAPO » 12/7/2009 17:59

Epahhh...se não sabem, deviam saber. São profissionais do sector e, como tal, pagos para isso, pelo que nem sequer deviam ser contratados para gerir carteiras de clientes se não estiverem munidos das ferramentas necessárias. A AT vale o que vale...não há nenhum indicador nem fórmula matemática que indique deterministicamente qual foi e será o comportamento do mercado (e se houver avisem-me :D). No entanto é uma das ferramentas mais utilizadas por qualquer trader.

No caso específico, este era um PFA do Banco Best. Sendo o Banco Best um banco de investimento, não percebo esta posição por parte deles. Aliás, este facto faz-me estar a equacionar mudar de entidade financeira para continuar com os meus investimentos, já que o apoio e aconselhamento não tem sido o esperado (especialmente porque entrei no mercado na pior altura possível e ninguém me aconselhou sequer a esperar mais algum tempo ou mesmo a investir noutro tipo de activos mais conservadores como obrigações ou mesmo DPs).

por tugatuga11 » 12/7/2009 17:13

JAPO Escreveu:"O aconselhamento por parte dos PFA´s está vedado ao nível de análise técnica e recomendações directas de compra e venda no mercado de Trading. Portanto, não é possível nem estamos autorizados a efectuar análises directas."

E quantos deles sabem fazer AT? :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 27/4/2009 19:07

por TIO PATINHAS » 12/7/2009 16:17

"O aconselhamento por parte dos PFA´s está vedado ao nível de análise técnica e recomendações directas de compra e venda no mercado de Trading. Portanto, não é possível nem estamos autorizados a efectuar análises directas."

Pois,pois...

"Depois de casa arrombada, trancas à porta."

Seria interessante saber-se a partir de "quando" e, "porquê", entrou em vigor esta disposição.

....Mais vale tarde do que nunca !

Saudações.

Registado: 29/11/2007 13:53

por JAPO » 12/7/2009 13:51

Viva,

Penso que se estão aqui a misturar dois tipos de gestores: os de conta e os de carteira. Não sei se
tecnicamente existirá ou não de facto diferenças entre os dois termos.

Quando me falam em gestores de conta, eu associo-os imediatamente àquelas pessoas que gerem as contas
das pessoas num banco (BPI, BEST, etc...).
Por outro lado, vejo os gestores de carteira como
pessoas que trabalham em corretoras (pessoas como o Ulisses), que são entidades especificamente
orientadas a investimentos e onde cada pessoa possui uma "carteira de investimento", seja ela constituída
por DPs, accções, fundos...

Por exemplo, ainda esta semana consultei o meu PFA no Best para me aconselhar na aquisição de uns ETF. Especificamente pedi-lhe para me aconselhar usando análise técnica e fundamental. A resposta que obtive foi algo do género:

"O aconselhamento por parte dos PFA´s está vedado ao nível de análise técnica e recomendações directas de compra e venda no mercado de Trading. Portanto, não é possível nem estamos autorizados a efectuar análises directas."

Esta resposta diz tudo relativamente às funções dos PFAs: vender os produtos que constam nos objectivos deles de cada mês. Penso que deveriam ter um papel bem mais activo no auxílio aos seus clientes, mas também compreendo que as corretoras existam por alguma razão...

por TIO PATINHAS » 12/7/2009 12:53

Reitero completamente o ponto de vista.

Os Gestores de conta (alguns ),além de sofrerem da falta de calo necessário ao exercício de uma função que pode pôr em risco o património alheio, sem que lhe advenham quaisquer consequências, ainda são "pressionados" pelos objectivos que lhe são impostos e, pelas comissões que recebem pelo núumero de operações efectuadas.

As "vítimas" que se acautelem atempadamente.

TIO PATINHAS

Registado: 29/11/2007 13:53

Chamavam-se "Vendedores".

por C.N. » 12/7/2009 11:23

Mas agora, "Gestores de conta" :P

AlexG Escreveu:Os gestores de carteira (uma vez até vieram dois!) são profissionais muito novos sem qualquer preparação nem conhecimentos. Tanto podiam estar a vender Fundos como automóveis

Sem duvida. Nao so no Best, mas em TODOS os bancos, companhias seguradores, etc. E um fenomeno global. Foi por esta razao que criei a minha propria companhia em 2003. Na altura acreditava que e necessario haver companhias que filtram os produtos disponiveis de uma forma independente, sem estarem obrigadas a usar produtos de um so banco ou grupo. Hoje em dia acredito muito mais.

Abraco

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por mapaman » 11/7/2009 15:22

71alves.r Escreveu:Quero desde já agradecer a todos quantos têm alimentado este tópico, que me tem ajudado a perceber algumas coisas interessantes sobre isto de entregar o nosso dinheiro a outros para que estes o possam gerir. Também sou da opinião que, sempre que possível, devemos ser nós sempre a decidir, com base nos nossos conhecimentos e no que vamos lendo e estudando por aqui. Acontece que, a minha profissão não me permite estar sempre a par o que se passa nos mercados e como tal não consigo responder em tempo útil às eventuais boas oportunidades que possam surgir.
Como tenho uma pequena empresa com algum capital disponível, possuo há cerca de 6 meses uma verba razoável, que está depositada à ordem no meu banco (Santander).
O que é mais estranho é que, apesar de ter gestor de conta, nunca este gestor me ligou a oferecer qualquer produto que eventualmente fosse interessante para poder retirar algo daquela verba que está à ordem a valer 0%.
Preciso de mudar de banco, preciso de alguém que procure os melhores produtos por mim, com base naquilo que eu definir ser o meu perfil de investidor, apesar de saber que as decisões finais serão sempre minhas. Não é isso que se espera de um gestor de carteiras???

Estou disponível para receber aconselhamento sobre Instituições e/ou pessoas que sejam bons profissionais e que estejam dispostos a trabalhar comigo.

Mais uma vez obrigado

Olá,

se calhar é um favor que lhe fazem,não efectuarem nenhuma proposta de investimento,nos tempos que correm.

Existem noutros mercados,que não o português,empresas especializadas neste tipo de "aconselhamento" que se fazem pagar muito bem e que são líderes de mercado.Ou muito me engano ou essas newsletters servem para muita gente se fazer passar por "expert".

Poderá ser uma hipótese perder algum tempo à procura daquela que melhor se adequa ao seu perfil e "testar"
as "buy list" recomendadas.

Tenho a firme convicção que a esmagadora maioria dos gestores de conta são gente séria e empenhada no sucesso dos seus clientes que é em última análise o seu próprio sucesso.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Adrox » 11/7/2009 13:24

Fibonacci Escreveu:Adrox,

Óptimo. Tens a posição actual.
Então preciso de outra explicação: porque dizias que entrou em Bear Market em Janeiro de 2008?

É que a recuperação que já teve agora foi muito maior que a pequena variação comparativa que teve em Janeiro de 2008, quando identificas como sendo o início do Bear Market em que todos os institucionais deveriam ter largado as suas posições.

De forma concreta, o que mostra claramente o início de um novo Bull/Bear Market? Um Bear Market começa com uma descida de 10% do índice (Janeiro de 2008) mas um Bull Market não começa com uma recuperação de 30% do índice (actual)?

Estou na Net móvel não posso por gráficos que come muita largura de banda.

Mas no S&P500 e no DAX vê-se perfeitamente um triplo topo entre Julho de 2007 e Janeiro de 2008...

Para além disso em Julho e Agosto já tinham havido alguns mini-crashs que devia ter posto qualquer investidor atento...
A somar a isso aquele mega-crash em Janeiro, que corresponde precisamente à quebra da neckline do tal Triplo Topo.
Em Janeiro tive a certeza que estavamos em Bear...

Se quiseres posso-te dar o meu historico de negociações de 2007 a 2009, onde em 2008 não fiz nenhum trade (fiz uma venda para ai a 10 de Janeiro)..

Isto também posso ser eu que tive sorte, porque apenas começei a acompanhar a Bolsa no Verão de 2007, e estava a ler o Ganhar em Bolsa do Braga de Matos, onde ele diz que estávamos em Bull desde 2004, e conforme ia lendo ia aproveitando o Bull, até que as coisas começaram a "cheirar mal", as perdas começaram a surgir, e começei a identificar alguns padrões de Bear Market que o Braga de Matos fala, crashes, um triplo topo em vários Indices.
Também noticas na TV que a Bolsa estava a subir e montes de topicos no Verão em Foruns tipo Hattrick, e da minha Universidade, "estou a pensar comprar acções". (Sinais contrários do "publico").

Como disse apenas me iniciei em 2007, e portanto acertei 1 em 1, pode ter sido sorte, pk quando começamos nisto vemos o que aprendemos em todo o lado, e eu podia estar a ampliar os sinais bear na minha cabeça...

Mas sinceramente só vejo isto em Bull quando formos perto de testar os minimos de Novembro ou deste ano.
Pode nem ser um teste muito perto, mas convem descer pelo menos até 50% do que estamos agora em relaçao ao fundo.

Se olharmos para o fim do Bear de 2002/2003 ele faz um ultimo minimo já quase 50% entre o minimo e a possivel neckline do Duplo Fundo... E para mim só depois desse "minimo" e cruzamento da neckline (ao valor que estamos +- agora) é que podemos dizer que estamos em Bull...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por Fibonacci » 11/7/2009 8:38

Adrox,

Óptimo. Tens a posição actual.
Então preciso de outra explicação: porque dizias que entrou em Bear Market em Janeiro de 2008?

É que a recuperação que já teve agora foi muito maior que a pequena variação comparativa que teve em Janeiro de 2008, quando identificas como sendo o início do Bear Market em que todos os institucionais deveriam ter largado as suas posições.

De forma concreta, o que mostra claramente o início de um novo Bull/Bear Market? Um Bear Market começa com uma descida de 10% do índice (Janeiro de 2008) mas um Bull Market não começa com uma recuperação de 30% do índice (actual)?

A minha opinião é essa mesmo: Se daqui a 1 ano o índice tiver recuperado dos niveis actuais, é claro que toda a gente vai identificar a última recuperação como claramente o início do Bull Market. Mas apenas olhando para o passado terás isso... eu já passei por vários Bull e Bear e NUNCA antecipei nenhum. Mantenho sempre as posições no mercado num cenário mais provável mas deixando sempre o outro com o seu grau de probabilidade.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por AlexG » 10/7/2009 21:43

Caros,
Fiquei convencido: pelo nível de respostas vale mesmo a pena seguir este fórum!
Parece-me que neste debate entrou gente com diferentes perfis.
Para o meu perfil, investidor com alguma agressividade mas que não dispõe de muito tempo para acompanhar os investimentos, tenho que o melhor é seguir a regra dos terços, mas adaptada à crise actual: 50 % em DP, 25% em Obrigações (de baixo risco) e 25% em acções. Tanto para as Obrigações como para acções a minha escolha recaiu em fundos. Como o mercado bolsista está muito complicado, resolvi reduzir a minha exposição bolsista (que aliás “naturalmente” tem vindo a diminuir) para pouco mais de 10%.
Resultados recentes:
1 – DP: muito próximos de 0, mas pelo menos o capital está lá todo;
2 – Obrigações: Próximo de 10%, o que acho fantástico;
3 – Acções: Tenho fundos de acções Portugal que apesar do incremento nos últimos meses continuam muito negativos … Fundos Acções Europa também estão negativos …
Algum dos senhores tem sugestões a fazer-me? Ou comentários? Ou insultos?

Concordo que pode ser uma excelente escolha entregar a gestão dos activos a gestores de uma instituição bancária credível. Eles têm formação e acesso a informação que muitos de nós não tem. Nós temos é que acompanhar sempre, sempre, sempre, sempre! Fico surpreendido como há gente que para comprar uma camisa, vê, escolhe, compara, informa-se, pergunta, lê, fala, regateia, telefona e sei lá mais o quê, e estas mesmas pessoas fazem investimentos avultados sem pestanejar …

Finalmente uma acha para a fogueira: será que os maus tempos já estão de malas aviadas? Será que já é tempo de timidamente ir entrando em fundos de acções, por exemplo em Portugal? Ou será ajuizado, como eu já aqui li, esperar mais uns meses, pelo menos até ao final do Verão, para nessa altura investir devagarinho?

Registado: 7/7/2009 15:11

por Adrox » 10/7/2009 13:22

Fibonacci Escreveu:Adrox,

Só para complementar o que já te foi dito:
- eu estou no mercado há alguns anos e não sei identificar um Bull Market ou Bear Market à priori... Ahhh depois de ver o gráfico sim: identifico perfeitamente. Mas se me perguntares AGORA o que vai o mercado fazer, se novos mínimos ou voltar a recuperar tudo... não sei... sabes?

Neste exacto momento, como estaria colocado o teu fundo? Nos tais 80% em acções ou tudo em DP?

O que tenho é uma série de metodologias que me permitem ganhar com a tendência que considero mais provável e limitar as perdas caso esse cenário que traço não se desenvolva.

O que pretendes é prometido por muitos e conseguido por poucos de forma consistente.

Estamos em Bear Market...
Já houve algum sinal claro de inversão?

A tendencia dominante mantem-se até haver sinais claros de inversão...

Neste momento o Fundo estaria todo em DP...

Se a subida se confirmasse ai sim, compraria acções, não tenho pressa de chegar atrasado os Bull Markets duram muitos anos, não é por perder 3 meses de Bull que vai haver problema. Isto tendo sempre em conta: A PRESERVAÇÃO DE CAPITAL.

Cumprimentos.

por Fibonacci » 10/7/2009 12:41

Adrox,

Só para complementar o que já te foi dito:
- eu estou no mercado há alguns anos e não sei identificar um Bull Market ou Bear Market à priori... Ahhh depois de ver o gráfico sim: identifico perfeitamente. Mas se me perguntares AGORA o que vai o mercado fazer, se novos mínimos ou voltar a recuperar tudo... não sei... sabes?

Neste exacto momento, como estaria colocado o teu fundo? Nos tais 80% em acções ou tudo em DP?

O que tenho é uma série de metodologias que me permitem ganhar com a tendência que considero mais provável e limitar as perdas caso esse cenário que traço não se desenvolva.

O que pretendes é prometido por muitos e conseguido por poucos de forma consistente.
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Pastel » 10/7/2009 11:10

71alves.r Escreveu:..preciso de alguém que procure os melhores produtos por mim, com base naquilo que eu definir ser o meu perfil de investidor, apesar de saber que as decisões finais serão sempre minhas. Não é isso que se espera de um gestor de carteiras???

Certíssimo, adicionaria também que a própria instituição financeira também irá definir o perfil de investidor (falando com o cliente obviamente)

A decisão é sempre do cliente
(salvaguardando a gestão descricionária de carteiras..)

Adrox Escreveu:Queria algo com uma componente muito de PRESERVAÇÃO DO CAPITAL, e investir em acções só quando fosse propicio (Bull Market).

Não há 1 iluminado nesta terra que faça um Fundo assim?

Isso existe, mas comercializado normalmente sob a forma de produto complexo (o vulgo estruturado)
Poderá abranger diversas áreas (tipo acções, commodities, obrigações, cambiais, taxas de juro), mas observando volatilidades, e com stops, se necessário chegam a alocar 100% cash

RiscoCalculado Escreveu:
Existem muitos outros fundos para alem de fundos de acções, sobretudo se incluirmos tb os ETFs (Exchange traded funds).
Ninguem é obrigado a deter fundos de acções.

Existem (entre outros)
fundos de obrigações (maioritariamente divida publica e alguma corporate, como tb o inverso, maioritariamente corporate e alguma d.p.),
fundos de commodities,
fundos de acções,
fundos mistos (que englobam várias categorias de activos)
(...)

e claro existem tb hedge funds, que ao contrário dos fundos tradicionais que só podem deter posições longas, podem deter tanto longs como shorts.

Indo mais longe, também há Fundos de ETFs

Adrox Escreveu:Resumindo acho que a oferta de fundos em Portugal é muito fraquinha...

Lamento, mas discordo plenamente :mrgreen:
Tomara eu conhecer 5% do que se comercializa em Portugal

Nunca, como hoje, houve tanta oferta e tão acessível a todos os tipos de investidores (do micro ao mega)

E tudo ao alcance de um click, maravilhoso mundo da internet, basta "googlar" :roll:

Para finalizar, só não cito a Pata-Hari, para não "crashar" esta página.
Palavras sábias, como sempre :wink:

Registado: 29/11/2007 11:30

por GrdGekko » 9/7/2009 19:40

Sobre gestão de carteiras e escolha de gestor acho que se deve ter em consideração; o risco; os instrumentos que gere; acções, fundos, que tipo de fundos?; instrumentos derivados (CFD´s, Futuros, Warrants,...) há um risco diferenciado para cada tipo de instrumento.
Conhecer um histórico de resultados passados, um resultado passado não garante um resultado futuro mas ajuda na escolha. O tipo de estratégia que o gestor usa. As comissões da entidade/ gestor, se a comissão de performance é mensal, de 3 em 3 meses ou anual, sendo anual é melhor, é fácil de entender porquê.
Outras comissões que a entidade/ gestor possa ter, se o gestor recebe uma comissão por operação, o gestor tende a fazer muitas operações e o risco da carteira tende a aumentar,...

Se a maioria dos investidores é perdedora a longo prazo, para os gestores também não deve ser fácil, quantas casas de investimento tiveram rendibilidade positiva no ano passado?
Há bons gestores e maus gestores que têm mais jeito para marketing, há bancos que procuram pessoas ligadas à área de marketing para gestão de carteiras de clientes,..
Abraço,
Gekko

Registado: 6/7/2009 23:51

por Adrox » 9/7/2009 19:39

RiscoCalculado Escreveu:e depois tb existem produtos de capital garantido (ou tb produtos de risco limitado) que basicamente são compostos por obrigações sem risco (que garantem o capital na maturidade, e uma opção (ou opções) sobre aquilo que se desejar (acções, commodities, divisas, ...).
Ora a que é equivalente deter uma opção (vanilla): é equivalente a deter uma carteira dinâmica, onde a exposição diminui qd o indice subjacente cai, e a exposição aumenta qd o indice subjacente sobe (isto parece-me muito semelhante aquilo que pretendes).

alguns exemplos:

http://www.bpiinvestimentos.pt/ProdutosEstruturados/home.asp

http://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRendimento/pestruturadosCurso.asp?TIPOPE=CG

http://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRendimento/pestruturadosCurso.asp?TIPOPE=ICAE

Cabe a cada um escolher aquilo que quer e ter um mínimo de informação, para não lhe impingirem gato por lebre.

(O 2º link do BIG dá erro).

Os do BIG alguns pareçem-me interessantes.
Principalmente os de acções.

Os de matérias primas parecem roleta:
A remuneração actual corresponde a 43 dias em que a cotação do Crude se encontrou dentro do intervalo de variação [-10%;+10%], sem que tenha atingido o KO superior e inferior de +20% e -20%, respectivament

Os de Indices também:
Este produto tem associados cupões de 4,5%, 9,25% ou 14,25%, caso a variação do índice esteja compreendida entre os + - 22%, + - 16% ou + - 11%.

Até agora só tinha visto produtos deste género de estruturados com estrutura de casino:
"Ganhe com a variação do petroleo" quando ele estava a 120$... E na bolha das materias primas a mesma coisa com o milho...

Ok, obrigado pela sugestão. Iirei ver com os bancos que trabalho o que é que têm para ofereçer nos Estruturados, que parecem +- o que eu quero.

Já agora, por exemplo fui ver ao meu Banco, o Best a ver o que tinha em produtos estruturados:
Actualmente não existem produtos em comercialização.

Pois, não está a decorrer nenhuma bolha não têm nenhum produto do género "Ganhe com a valorização do xpto..."...

Já se for aos Fundos de Acções, praticamente equivalente a Indices, é aos magotes...

Exemplo de um estruturado para o meu perfil:
Este produto tem associado um Depósito a Prazo a 3 meses de 10% TANB para 25% do capital investido e um ganho de 100% da variação positiva do índice SXKE, para 75% do capital investido, desde que este não registe, durante o prazo da Aplicação, uma valorização intradiária igual ou superior a 25% (Knock-Out). Fixa remuneração mínima de 5% TANB, para 75% do montante investido, caso Knock Out seja atingido.

Ganho de 100% da variação do indice, e se houver valorizações intra-day maiores que 25%, levo "só" "5% de TANB" + a do deposito a prazo...
Isto parece-me um Estruturado extremamente interessante! :)

Cumprimentos.
Editado pela última vez por Adrox em 9/7/2009 19:45, num total de 1 vez.

por Adrox » 9/7/2009 19:27

mnfv Escreveu:Adrox, vais-me desculpar mas eu é que não queria gerir o teu dinheiro.

50% do tempo ninguém sabe se está em bear ou bull market. Nem mesmo o Warren Buffet :!:

O Warren Buffett está-se perfeitamente a borrifar para AT, portanto é natural que não saiba quando é o Bear e quando é o Bull...

Bem se uma pessoa a olhar para um indice nos ultimos 20 anos não consegue identificar os momentos de Bull e Bear, mais vale mesmo não investir na bolsa...
Nem sequer transacionar nenhum tipo de acções, quando mais ser posto à frente de um fundo de investimento, lol.

Cumprimentos.

por RiscoCalculado » 9/7/2009 19:05

Eu e a maioria das pessoas está-se perfeitamente a lixar se o fundo transaciona acções, predios, ou batatas...

Essa talvez possa ser apontada como uma das razões que levaram à presente crise.
É claro que é conveniente que o investidor tenha um mínimo de conhecimento
sobre aquilo que está a investir. E não estou é claro a falar de todos os detalhes, mas pelo menos saber quais as proporções que cada fundo aloca a diferentes classes de activos é essencial.

Existem muitos outros fundos para alem de fundos de acções, sobretudo se incluirmos tb os ETFs (Exchange traded funds).
Ninguem é obrigado a deter fundos de acções.

Existem (entre outros)
fundos de obrigações (maioritariamente divida publica e alguma corporate, como tb o inverso, maioritariamente corporate e alguma d.p.),
fundos de commodities,
fundos de acções,
fundos mistos (que englobam várias categorias de activos)
(...)

e claro existem tb hedge funds, que ao contrário dos fundos tradicionais que só podem deter posições longas, podem deter tanto longs como shorts.

Queria algo com uma componente muito de PRESERVAÇÃO DO CAPITAL, e investir em acções só quando fosse propicio (Bull Market).

e depois tb existem produtos de capital garantido (ou tb produtos de risco limitado) que basicamente são compostos por obrigações sem risco (que garantem o capital na maturidade, e uma opção (ou opções) sobre aquilo que se desejar (acções, commodities, divisas, ...).
Ora a que é equivalente deter uma opção (vanilla): é equivalente a deter uma carteira dinâmica, onde a exposição diminui qd o indice subjacente cai, e a exposição aumenta qd o indice subjacente sobe (isto parece-me muito semelhante aquilo que pretendes).

alguns exemplos:

http://www.bpiinvestimentos.pt/ProdutosEstruturados/home.asp

http://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRendimento/pestruturadosCurso.asp?TIPOPE=CG

http://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRendimento/pestruturadosCurso.asp?TIPOPE=ICAE

Cabe a cada um escolher aquilo que quer e ter um mínimo de informação, para não lhe impingirem gato por lebre.
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por MNFV » 9/7/2009 18:30

Adrox, vais-me desculpar mas eu é que não queria gerir o teu dinheiro.

50% do tempo ninguém sabe se está em bear ou bull market. Nem mesmo o Warren Buffet :!:

Registado: 28/12/2007 17:02

por Adrox » 9/7/2009 17:20

Pata-Hari Escreveu:
Como os institucionais gostam muito de andar a fazer delay aos movimentos não sei porquê... A AT, graças a Deus, vai sendo uma das melhores ferramentas para ganhar no Mercado.

Digo-lhe já, se eu tivesse um Banco ou um Fundo, não tinha qualquer escrupulos em identificar um Bear Market e dizer, meus amigos, o Fundo fechou durante os proximos 2 anos não vou negociar.

Assinaste com o banco um mandato de gestão de Acções. Não foi de gestão de liquidez, foi de acções. Queres agora que o quebrem? se é simples e se sabes onde deveriam vender, a solução é seres tu a vender a aplicação. O negócio é esse mesmo, porque o fundo não te vai gerir a liquidez, vai gerir o que pediste para gerir : um fundo de acções. Tu é que tens que vender. Tu. Que sabes qual é o ponto ideal (para ti, naturalmente, porque eu que já cá ando há anos, ainda não aprendi a conhecer os mínimos, os máximos e a saber sair nos topos e fundos. Tu, sim, vendes o fundo que, malditos, vai sempre ter acções. Tu, enquanto cliente, podes fazer isso. Compraste um fundo de acções, é o que tens. Assume isso. É UM FUNDO DE ACÇÔES E ESTÀS A PAGAR PARA TER UM FUNDO DE ACÇÔES. É o que te foi vendido, é o que tens, é um fundo de acções, sim.

E quem disse que eu quero um fundo de acções?

Eu e a maioria das pessoas está-se perfeitamente a lixar se o fundo transaciona acções, predios, ou batatas...

Quer é um fundo para ir rentabilizando as poupanças, com vários niveis de rentabilidade e de risco...

Porque raio é que tem de ser Fundo de Acções?
Porque não pode ser um fundo misto?

É que vou à página do BPI e têm ai uns 70% de fundos de acções (quase todos com rentabilidades SEMELHANTES AO INDICE EM QUE OPERAM) e 30% de obrigações...

Se eles acham que é isto que devem vender às pessoas, Fundos de Acções.
Quem disse que as pessoas queriam Fundos de Acções?

As pessoas querem é que vão gerindo o seu capital com diversos niveis de risco..

Agora se tu dizes que eu sei quando devo vender e quando devo comprar, e que por isso devia fazer gestão discricionária.
Será que o mesmo não funciona para as pessoas que querem ter acções no mare what?
Será que não podia ser dada a mesma resposta a essas pessoas: Não gostam da maneira de gerir o nosso fundo, e se acham que para elas o que faz sentido é estar sempre no mercado, compram elas acções e não chateiem o Fundo...

Resumindo acho que a oferta de fundos em Portugal é muito fraquinha... E sabem que as pessoas querem acções porquê? Têm uma bola de cristal? As pessoas querem é multiplicar o seu capital correndo um maior ou menor risco... Querem lá saber se é acções, obrigações, ou terrenos na lua...

Cumprimentos.

por Pata-Hari » 9/7/2009 8:25

Então o que é normalmente escolhido como "standart" de baixo risco?

Eu não quero garantir exactamente assim.

Eu até ficava contente com kk coisa como: Bull Market 90% ou 80% de acções, ou o que eles quisessem.
Bear Market: DP's, Obrigações do Tesouro, kk coisa com baixo risco, e se quiserem uns shorts, senão quiserem, também serve.

Queria algo com uma componente muito de PRESERVAÇÃO DO CAPITAL, e investir em acções só quando fosse propicio (Bull Market).

Não há 1 iluminado nesta terra que faça um Fundo assim?

É que se não há, não me importo de fazer um fundo assim...

Cumprimentos.

Adrox, no teu caso, que pareces saber o segredo e o modo correcto de gerir, é mesmo fácil. Investes em acções quando estás em bull e sais quando estás em bear. Tão simples, para quê gestores ou aplicações com comissões de gestão? sim, acho que é o caminho, criares a tua gestão porque será sempre impossível satisfazer o que queres porque sabes melhor. A um cliente que sabe o que quer em cada momento, só existe uma solução, fazer ele próprio. É o serviço das corretoras.

Como os institucionais gostam muito de andar a fazer delay aos movimentos não sei porquê... A AT, graças a Deus, vai sendo uma das melhores ferramentas para ganhar no Mercado.

Digo-lhe já, se eu tivesse um Banco ou um Fundo, não tinha qualquer escrupulos em identificar um Bear Market e dizer, meus amigos, o Fundo fechou durante os proximos 2 anos não vou negociar.

Assinaste com o banco um mandato de gestão de Acções. Não foi de gestão de liquidez, foi de acções. Queres agora que o quebrem? se é simples e se sabes onde deveriam vender, a solução é seres tu a vender a aplicação. O negócio é esse mesmo, porque o fundo não te vai gerir a liquidez, vai gerir o que pediste para gerir : um fundo de acções. Tu é que tens que vender. Tu. Que sabes qual é o ponto ideal (para ti, naturalmente, porque eu que já cá ando há anos, ainda não aprendi a conhecer os mínimos, os máximos e a saber sair nos topos e fundos. Tu, sim, vendes o fundo que, malditos, vai sempre ter acções. Tu, enquanto cliente, podes fazer isso. Compraste um fundo de acções, é o que tens. Assume isso. É UM FUNDO DE ACÇÔES E ESTÀS A PAGAR PARA TER UM FUNDO DE ACÇÔES. É o que te foi vendido, é o que tens, é um fundo de acções, sim. Se te enganaste e compraste um papagaio em vez de um piriquito, já é outra questão. Vende o papagaio. Vende o fundo e as accões. Uma coisa é certa, o gestor não vai fazer trading de piriquitos, vai transaccionar acções.

Existem fundos com maior flexibilidade para poderem estar fora do mercado, fundos que se assemelham a gestão discricionária. Para um tipo de cliente que não és tu, é o cliente que diz que não sabe gerir e que quer ter um outro tipo de fundo. É o caso do patinhas. No entanto, ao escolher, ele escolheu um perfil de risco e aceitou um dado tipo de perda de capital (se não aceitasse, teria algo de capital garantido ou depósito a prazo). Esse risco, aconteceu. A responsabilidade é mutua.

O que é preciso é ter a noção do que se compra e qual o mandato de cada fundo. Todos têm fichas técnicas e todos explicam a politica de gestão. O cliente tem que tentar perceber o que comprou para poder decidir se corresponde ao que quer e, sobretudo, escolher que não aceita mais perdas em cada momento. O mandato da maior parte das aplicações é gerir. Se gerem bem ou mal, tem que ser julgado por cada cliente em cada momento. Hoje em dia até as composições detalhadas estão disponíveis, não há desculpa.

Vou-te dar um exemplo especifico. Existe uma aplicação no mercado, um PPR, cujo mandato permite ter até 50% de acções. O gestor desse fundo decidiu há quase 2 anos sair do mercado de acções, cobrindo todas as posições e ter ou OTs. A reacção a esse movimento foi do mais díspar. Houve gente a refugiar-se nesse PPR porque era o ideal para o momento de mercado (e para quem pretendia isso, foi uma boa solução) e houve gente a dizer que achava péssimo, porque tinha comprado uma aplicação que deveria ter acções porque o que procuravam era estar dentro do mercado, sempre. Queriam estar dentro para poder estar dentro nas subidas quando elas acontecerem. Ou seja, o importante é que cada pessoa soubesse em cada momento o que existia no fundo e tomasse uma decisão consciente. Só isso.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por bestbland » 9/7/2009 1:53

Adrox Escreveu:
RiscoCalculado Escreveu:
Outra coisa, daqueles fundos que vi do BPI, Portugal, Brasil, Europa Crescimento etc,... A maior parte tinha uma clausula a dizer que em qualquer momento a % minima do capital em acções era tipo 40%, 50% ou mesmo 60%.

Isto faz sentido na cabeça de alguem?
Está o mercado em Bear Market e os homens estão com 50% em acções? Mas são Kamikazes? (...)

Para alem daquilo que a Pata já disse que resume o fundamental, só mais algumas ideias:

A nível de investidores institucionais é claro que isto não pode ser assim , sob o risco de o já de si volátil mercado se transformar em bomba nuclear. Em ultima análise alguem tem sempre que deter as acções existentes em circulação. E os institucionais são os agentes previligiados para tal. A sua acção deve reger-se pelos fundamentais e não por análise técnica. E quanto mais barato for o preço (relativamente aos fundamentais) melhor. A lógica de pensamento não deve ser: isto está em rota descendente (tendência negativa) portanto vamos lá vender. Porque como disse anteriormente em ultima análise a tendência é fruto da acção dos agentes.

Claro que os pequenos investidores devem escolher o que é melhor para si, e podem escolher não deter fundos de acções, no entanto é natural e até saudável que os fundos tenham na sua composição uma percentagem minima de acções que foi definida aquando da sua criação.

Não concordo nada com isto, e explico-lhe porquê...
1º Se todos fizessem O QUE ERA MELHOR PARA SI: Hipotese da Eficiencia dos Mercados passava a funcionar!!

Se os investidores institucionais resolvessem shortar quando o mercado entra em Bear, ia haver shorts massivos em Janeiro de 2008.

O indice estava nos 1400, se os institucionais fizessem short até ao nivel do fundo (720), NINGUEM IRIA FAZER A MINIMA IDEIA DO QUE SE IA PASSAR. Depois do indice ir dos 1400 aos 720 em 1 mês.
Ninguem iria ter a minima noção se as acções iriam para baixo ou para cima, já que o mercado tinha AGIDO EFICIENTEMENTE, E INSTANTANEAMENTE, aos resultados das noticias.
Mais como ninguem sabia se 720 era sob ou sobre avaliado, o mercado iria ai sim ter um movimento muito parecido com o Random Walk...
Já que por exemplo se calhar o Buffet ao ver o mercado em 720 iria comprar massivamente e isso iria original uma subida, que levaria com uma "contra-resposta" imediata por parte dos Bears...

Isto é, se os Institucionais seguissem a tendencia mal ela aparecesse, deixava de haver Tendencia! Iria haver quedas e subidas +- massivas e imprevisiveis, e ai é que a AT ia toda pelo cano abaixo...
Hipotese da Eficiencia dos Mercados...

É claro que perdia todos os clientes, que queriam era investir em acções e ter o dinheiro na Bolsa...
Maneiras de estar na vida...

Cumprimentos.

Gostei, mas mesmo :wink:
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, GamesOver, magofir, Pmart 1 e 15 visitantes