Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 12/7/2009 20:59

Eu gostava de colocar, a cada um dos caldeireiros que criticam o preço de venda da gasolina, a seguinte questão: se fosses o presidente da GALP, que preço fixavas para a gasolina?

Registado: 5/11/2002 12:21

por alexpto » 11/7/2009 19:44

"Portugal tem a Gasolina mais cara da UE antes de impostos"

http://motores.sapo.pt/artigo/10629

O que vale é que somos ricos, o problema era se ganhasse-mos o que ganham os Espanhóis, Franceses , Alemães ...

Registado: 28/2/2009 22:36

por Elias » 7/7/2009 23:58

sem2006 Escreveu:Portanto tu achas que se eu detivesse uma empresa que produzia determinado produto (nem vamos chamar para aqui a questão de monopólio) e dissesse que o meu produto era mais caro que o do vizinho do lado, era perfeitamente normal e estaria bom da cabeça? :roll: :roll:

O vizinho é concorrente.
A Espanha não é concorrente.

E de qualquer forma comparar preços antes de impostos parece-me um exercício meramente académico e que apenas serve para divagar ou para deitar areia para os olhos das pessoas. Em termos práticos (de mercado) o que conta é o preço final, mais de metade do qual é composto por impostos.

por sem2006 » 7/7/2009 22:44

Elias Escreveu:
sem2006 Escreveu:Bem..se não te parece...nada a fazer..só posso dizer que és mais um que acredita no Pai Natal 8-)

Não gosto de chamar nomes a ninguém, mas para mim estúpido é quem compra um bem pagando mais do que aquilo que acha que ele vale.

Trocando por miúdos, quem compra gasolina aos preços actuais, das duas uma:
- ou acha que ela vale o preço pedido e decide fazer o negócio
- ou é estúpido

Antes de me acusarem de estar aqui a insultar o pessoal, vamos raciocionar assim: imagina que tu achas que a gasolina devia custar 1 euro. Achas em plena consciência que qualquer preço acima disso é uma roubalheira. Chegas à bomba e pedem-te 1,40. Como não és otário 8-) ,tens duas hipóteses:
- voltas para trás e vais na carreira
- metes a gasolina a 1,40 porque achas que, mesmo aos preços actuais fazes um bom negócio em ir de carro. O carro dá-te jeito, ir de autocarro é uma chatice e por isso acabas por pagar o preço pedido.

Eu sinceramente acredito que a esmagadora maioria das pessoas, mesmo que não o admita, considera que a gasolina vale o preço que por ela é pedido. Isso não impede que as pessoas desejem que o preço desça, mas não vamos confundir fantasia com a realidade.

A fantasia é esta: as pessoas sonham com um mundo cor-de-rosa e gasolina barata.
A realidade é esta: a gasolina é mais cara mas as pessoas continuam a abastecer porque acham que ela vale o preço pedido (isto não sou eu que digo - é a lei do mercado). No dia em que a maioria das pessoas achar que a gasolina não vale o preço de venda, deixará de abastecer.

Há vários anos que venho dizendo isto e a minha opinião mantém-se.

Bem..parece-me que não nos estamos a entender...

Portanto tu achas que se eu detivesse uma empresa que produzia determinado produto (nem vamos chamar para aqui a questão de monopólio) e dissesse que o meu produto era mais caro que o do vizinho do lado, era perfeitamente normal e estaria bom da cabeça? :roll: :roll:

Registado: 29/4/2009 13:31

Re: curioso

por mais_um » 7/7/2009 22:05

cataldi Escreveu:Elias.

É curioso o raciocínio de que se as pessoas pagam pela gasolina o preço que é pedido , é porque acham que ela vale. Seria o funcionamento perfeito da Lei da oferta e da procura. Só que a realidade é muito diferente.

As pessoas não têm alternativas. Tudo gasta gasolina ou gasóleo, e uns poucos gáz. Não passam de derivados do petróleo.

Boas!

Discordo, há alternativas, passo a explicar o meu caso, há 9 anos decidi ir viver a 100km de Lisboa, tinha um determinado custo de portagens e combustivel, mas com a venda da CREL à Brisa e os aumentos sucessivos de combustiveis, o facto de ir trabalhar de carro chegou a custar 660€ por mês, não considerando os custos do automovel já que este era da empresa. Há 3 anos considerei que 7300€ por ano era excessivo e procurei alternativas, passei a ir de Expresso, actualmente gasto cerca de 3300€/ano.

Desvantagens, gasto mais 1h30m por dia no trajecto casa-trabalho-casa.

Vantagens, poupo 4000€ ano, não apanho multas de excesso de velocidade, passei a utilizar o tempo dos transportes publicos para ler ou a dormir.

Reparei que no pico dos preços dos combustiveis passou a existir menos automoveis a circular e mais pessoas a utilizar os TP, actualmente apesar de ter voltado a aumentar os automoveis, verifico uma diminuição no trafego pré-crise do petroleo, verifico pelo local onde apanho transito quando entro em Lisboa à hora de ponta. Passei a ver automoveis de gama media alta (BMW, audi, mercedes, etc..)estacionados junto às estações terminais do Metro.

Por isso concordo com o Elias quando afirma:

As alternativas existem. As pessoas não as usam porque não querem. E estão no seu direito. Mas ir de carro tem um custo. A minha tese é a de que as pessoas continuam dispostas a pagar esse custo.

Eu sou a prova. :wink:

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 7/7/2009 20:24

cataldi Escreveu:É curioso o raciocínio de que se as pessoas pagam pela gasolina o preço que é pedido , é porque acham que ela vale. Seria o funcionamento perfeito da Lei da oferta e da procura. Só que a realidade é muito diferente.

Insisto no meu ponto: o princípio de que as pessoas não pagam um dado valor por um bem se acham que ele vale esse valor é verdade para todos os produtos. Todos. A gasolina não é excepção.

Contudo, o facto de o preço ter subido mais depressa que o de outros bens de consumo tolhe o raciocínio, pois as pessoas "acham" implicitamente que a gasolina está sobre-avaliada. Não sabem em quanto, nem querem saber (fazer as contas dá trabalho), apenas "acham" que está cara, sem saber muito bem porquê.

As campanhas de desinformação que por aí têm sido feitas também vão suportando esta ideia de que a gasolina está demasiado cara.

cataldi Escreveu:As pessoas não têm alternativas. Tudo gasta gasolina ou gasóleo, e uns poucos gáz. Não passam de derivados do petróleo.

Isto é um engano. Tens sempre alternativa.
Há 20 ou 30 anos a maioria das pessoas não tinha carro e ia trabalhar à mesma. Levantava-se cedo para apanhar o autocarro.

Hoje toda a gente quer ir de carro para todo o lado. É uma opção perfeitamente legítima.
Mas há sempre alternativas:
- fazer uma "vaquinha" com um colega, vizinho ou familiar
- ir de transportes públicos (autocarro, etc)

E quando não há transportes públicos podes sempre
- ir de táxi

As alternativas existem. As pessoas não as usam porque não querem. E estão no seu direito. Mas ir de carro tem um custo. A minha tese é a de que as pessoas continuam dispostas a pagar esse custo.

Até quando...?

por tonirai » 7/7/2009 19:14

cataldi Escreveu:A comparação à saída da bomba não me parece correcta.

Certo,
E se há algo que foi feito neste tópico, foi a análise da evolução dos preços da gasolina antes de impostos, comparativamente à evolução do Crude, com todos os factores que a afectam tidos em conta.

Aconselho por isso os users mais recentes no forum a lerem alguma coisa do tópico (sei que vai longo e é difícil), começando pelo primeiro post introdutório, onde foram mantidas actualizações essenciais.

Registado: 19/4/2007 18:26

curioso

por katanga » 7/7/2009 19:05

Elias.

É curioso o raciocínio de que se as pessoas pagam pela gasolina o preço que é pedido , é porque acham que ela vale. Seria o funcionamento perfeito da Lei da oferta e da procura. Só que a realidade é muito diferente.

As pessoas não têm alternativas. Tudo gasta gasolina ou gasóleo, e uns poucos gáz. Não passam de derivados do petróleo.

A notícia -parece ser uma afirmação dos demagogos da União Europeia - refere-se "antes de imposto". Sabemos que a fiscalidade em Espanha é menor. Ou pelo menos era até há pouco tempo.

A comparação à saída da bomba não me parece correcta.

Registado: 29/11/2007 4:20

por Elias » 7/7/2009 17:34

sem2006 Escreveu:Bem..se não te parece...nada a fazer..só posso dizer que és mais um que acredita no Pai Natal 8-)

Não gosto de chamar nomes a ninguém, mas para mim estúpido é quem compra um bem pagando mais do que aquilo que acha que ele vale.

Trocando por miúdos, quem compra gasolina aos preços actuais, das duas uma:
- ou acha que ela vale o preço pedido e decide fazer o negócio
- ou é estúpido

Antes de me acusarem de estar aqui a insultar o pessoal, vamos raciocionar assim: imagina que tu achas que a gasolina devia custar 1 euro. Achas em plena consciência que qualquer preço acima disso é uma roubalheira. Chegas à bomba e pedem-te 1,40. Como não és otário 8-) ,tens duas hipóteses:
- voltas para trás e vais na carreira
- metes a gasolina a 1,40 porque achas que, mesmo aos preços actuais fazes um bom negócio em ir de carro. O carro dá-te jeito, ir de autocarro é uma chatice e por isso acabas por pagar o preço pedido.

Eu sinceramente acredito que a esmagadora maioria das pessoas, mesmo que não o admita, considera que a gasolina vale o preço que por ela é pedido. Isso não impede que as pessoas desejem que o preço desça, mas não vamos confundir fantasia com a realidade.

A fantasia é esta: as pessoas sonham com um mundo cor-de-rosa e gasolina barata.
A realidade é esta: a gasolina é mais cara mas as pessoas continuam a abastecer porque acham que ela vale o preço pedido (isto não sou eu que digo - é a lei do mercado). No dia em que a maioria das pessoas achar que a gasolina não vale o preço de venda, deixará de abastecer.

Há vários anos que venho dizendo isto e a minha opinião mantém-se.

por dvck » 7/7/2009 17:23

E que tal apresentar números?
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por sem2006 » 7/7/2009 17:17

Bem..se não te parece...nada a fazer..só posso dizer que és mais um que acredita no Pai Natal 8-)

por Elias » 7/7/2009 17:16

sem2006 Escreveu:mas acho que é óbvio que o sr. presidente da GALP nunca iria dizer que temos os combustíveis mais caros que em Espanha, não te parece?

Não.

sem2006 Escreveu:Agora uma coisa é certa: isto é chamar descaradamente aos portugueses de estúpidos :twisted:

Não entendo o raciocínio. Se ele diz que o preço é mais barato que em Espanha, porque é que achas que isto é um insulto?

por sem2006 » 7/7/2009 17:06

Repara que eu não estou a dar razão a nenhuma das noticias...

mas acho que é óbvio que o sr. presidente da GALP nunca iria dizer que temos os combustíveis mais caros que em Espanha, não te parece?

Agora uma coisa é certa: isto é chamar descaradamente aos portugueses de estúpidos :twisted:

por Elias » 7/7/2009 17:03

sem2006 Escreveu: :lol: :lol: :lol: Só pode ser uma piada, não.. Está-se mesmo a ver o presidente da GALP a dizer o contrário :twisted:

Podes fundamentar a tua opinião?

Tens dados concretos?

Nota que a primeira notícia quase não apresenta dados, por isso as conclusões parecem-me pouco sólidas...

por sem2006 » 7/7/2009 16:59

Elias Escreveu:Outra notícia:

Combustível mais barato do que em Espanha
14h39m
Galp diz que os preços são mais baratos em Portugal e antevê mais reduções

O presidente da Galp Energia garantiu hoje que os preços médios dos combustíveis em Portugal foram inferiores aos praticados em Espanha durante o primeiro semestre deste ano.

Falando à margem da conferência anual do MIT Portugal, Faria de Oliveira acrescentou que, face à baixa registada nos mercados internacionais, são esperadas novas reduções nos preços dos combustíveis.

Explicou que as quedas no mercado internacional se reflectem em Portugal com um atraso de uma semana, e daí as diferenças pontuais de preços face à Espanha, por exemplo.

jn.pt

:lol: :lol: :lol: Só pode ser uma piada, não.. Está-se mesmo a ver o presidente da GALP a dizer o contrário :twisted:

por Elias » 7/7/2009 16:30

Outra notícia:

Combustível mais barato do que em Espanha
14h39m
Galp diz que os preços são mais baratos em Portugal e antevê mais reduções

O presidente da Galp Energia garantiu hoje que os preços médios dos combustíveis em Portugal foram inferiores aos praticados em Espanha durante o primeiro semestre deste ano.

Falando à margem da conferência anual do MIT Portugal, Faria de Oliveira acrescentou que, face à baixa registada nos mercados internacionais, são esperadas novas reduções nos preços dos combustíveis.

Explicou que as quedas no mercado internacional se reflectem em Portugal com um atraso de uma semana, e daí as diferenças pontuais de preços face à Espanha, por exemplo.

jn.pt

por Elias » 7/7/2009 16:19

Aqui está a notícia que saiu hoje:

Portugal tem a gasolina mais cara da UE antes de impostos

Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt

Portugal terminou o primeiro semestre do ano com os preços dos combustíveis mais caros entre os membros da União Europeia. Descontando os impostos, o nosso país é mesmo o que pratica o preço da gasolina mais caro entre os 27 estados-membros. No caso do gasóleo temos o quarto preço mais alto. No último ano, os valores das matérias-primas caíram mais do que os preços praticados nas bombas.

O Negócios analisou a evolução dos preços dos combustíveis desde o início do ano em Portugal e na União Europeia. A conclusão aponta para que os preços tenham subido mais em Portugal, desde o início deste ano, do que na média dos países da UE. Isto no caso dos preços sem impostos. Porque quando analisados os preços com impostos, a evolução é um pouco diferente, de acordo com os dados disponíveis no site da Comissão Europeia.

(a notícia completa pode ser lida no Jornal de Negócios)

Re: Gasolina mais cara da Europa.

por pedrom » 7/7/2009 14:36

cataldi Escreveu:Embora negada por alguns a pouca vergonha confirma-se. A comunicação social de hoje, afirma que Portugal tem a gasolina - antes de impostos - mais cara da Europa. O gasóleo -também antes de impostos - é o 4º mais caro!

Perante estas evidências que todos sentimos, compreendo que psicologicamenet seja difícil continuar a defender o indefensável.

Ao contrário da comunicação social aqui paresenta-se dados concretos........ o pior cego é o que não quer ver................
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

Gasolina mais cara da Europa.

por katanga » 7/7/2009 14:30

Embora negada por alguns a pouca vergonha confirma-se. A comunicação social de hoje, afirma que Portugal tem a gasolina - antes de impostos - mais cara da Europa. O gasóleo -também antes de impostos - é o 4º mais caro!

Perante estas evidências que todos sentimos, compreendo que psicologicamenet seja difícil continuar a defender o indefensável.

Registado: 29/11/2007 4:20

por Elias » 4/7/2009 18:38

acho que não abandonou... mas segundo sei está de férias!

por tiagopt2 » 4/7/2009 17:12

É uma pena o Marco ter abandonado este tópico, era extremamente útil. Mas compreendo que seja muito complicado, por ser tão trabalhoso...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Elias » 3/7/2009 22:30

Dilson Costa Escreveu:3 - A linha de evolução de preços em Portugal tem cada vez mais se aproximado da linha de evolução dos preços mais altos na europa.

Dilson, podes apresentar números que sustentem esta afirmação?

por Dilson Costa » 3/7/2009 20:35

Gostava de deixar aqui 3 pontos:

1 - Associação das empresas petrolíferas reconhece que os preços reagem mais lentamente nas descidas que nas subidas;

2 - A gasolina sem chumbo 95 já deveria ter baixado esta semana 5 centimos e tal não aconteceu;

3 - A linha de evolução de preços em Portugal tem cada vez mais se aproximado da linha de evolução dos preços mais altos na europa.

E o que se discute neste país são os corninhos de mais uma triste figura deste país :wall: ... Portugal na sua essência!
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por Elias » 9/6/2009 15:38

Lembram-se daqueles mails que apelavam ao boicote às principais gasolineiras tendo como objectivo baixar os preços da gasolina?

Pelos vistos a moda veio dos States. Ora vejam:

http://www.snopes.com/politics/gasoline/gasout.asp

http://www.snopes.com/politics/gasoline/nogas.asp

1 abraço,
Elias

por Elias » 9/6/2009 8:35

Preço dos combustíveis vai continuar a subir

André Veríssimo
averissimo@negocios.pt

O preço da gasolina e do gasóleo vão continuar a aumentar nos próximos dias, reflectindo a subida da cotação dos combustíveis nos mercados de referência do noroeste da Europa. Tal como as acções e o petróleo também os destilados estão a valorizar com a expectativa de uma retoma da economia.

As petrolíferas têm vindo a actualizar os preços e desde o início do ano o litro de gasolina está já 18% mais caro em Portugal.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Abade19, Bar38, Bing [Bot], dragom, Google [Bot], PAULOJOAO e 189 visitantes