Manuela Ferreira Leite, Mulher séria !
Caros:
Continuo sem perceber a necessidade do TGV. No essencial ele so tem mais 60km/h de velocidade máxima a mais que o Alfa.
Para mim a Manuela Ferreira Leita é uma pessoa honesta e isso já é muito dificil de encontrar. Não me parece justo critica-la por causa da actuação dela, isoladamente, porque quem veio depois fez o mesmo que ela fez:aumento de impostos e diminuição do poder de compra...
Cumprimentos,
SN
Continuo sem perceber a necessidade do TGV. No essencial ele so tem mais 60km/h de velocidade máxima a mais que o Alfa.
Para mim a Manuela Ferreira Leita é uma pessoa honesta e isso já é muito dificil de encontrar. Não me parece justo critica-la por causa da actuação dela, isoladamente, porque quem veio depois fez o mesmo que ela fez:aumento de impostos e diminuição do poder de compra...
Cumprimentos,
SN
- Registado: 23/5/2009 12:41
Re: comentário
semoke Escreveu:Tenho muita pena, mas se a Manuela Ferreira Leite conquistar o poder nas próximas eleições legislativas, concerteza que muitos de nós (portugueses) vamos passar muita fome. Esta senhora tem uma obcessão pelo défice que uma das principais medidas dela vai ser a diminuição do poder de compra, com a inevitavel redução dos vencimentos.
É curioso escreveres isso. Quando elafoi ministra das finanças, até o Sampaio, que era PR, a criticou com a célebre frase "há vida para além do défice". Depois o PS subiu ao governo e elegeu o combate ao défice como uma prioridade e o Sampaio mudou totalmente o discurso dizendo que o combate ao défice era muito importante.
A isto chama-se dois pesos e duas medidas. O problema não era o défice, o problema era ser o PSD.
- Registado: 5/11/2002 12:21
O mais engraçado é que o TGV é mais rentável em ligações curtas em toda a Europa.
O TGV que ligações cidades em percursos pequenos encontram-se sempre esgotados. As ligações aereas de curta duração é que estão a ser altamente prejudicadas.
Exemplo: A ligação Porto Lisboa em TGV será mais rápida e com um custo inferior do que a ligação aérea Porto Lisboa.
O inmvestimento nas médias empresas portuguesas só devem acontecer no momento da recuperação mundial.
O que interessa dar dinheiro às empresas se elas neste momomento não conseguem vender os seus produtos.
Tenho muita pena, mas se a Manuela Ferreira Leite conquistar o poder nas próximas eleições legislativas, concerteza que muitos de nós (portugueses) vamos passar muita fome. Esta senhora tem uma obcessão pelo défice que uma das principais medidas dela vai ser a diminuição do poder de compra, com a inevitavel redução dos vencimentos.
Os funcionários públicos vão ser a primeira vitima desta senhora
Mais vale aproveitar este momento de crise em medidas de formação profissional aos trabalhadores para que estes sejam mais competitivos e produtivos, refazendo a nossa politica industrial, apostando no valor acrescentado do produto e não no custo de mão de obra intensiva.
O TGV que ligações cidades em percursos pequenos encontram-se sempre esgotados. As ligações aereas de curta duração é que estão a ser altamente prejudicadas.
Exemplo: A ligação Porto Lisboa em TGV será mais rápida e com um custo inferior do que a ligação aérea Porto Lisboa.
O inmvestimento nas médias empresas portuguesas só devem acontecer no momento da recuperação mundial.
O que interessa dar dinheiro às empresas se elas neste momomento não conseguem vender os seus produtos.
Tenho muita pena, mas se a Manuela Ferreira Leite conquistar o poder nas próximas eleições legislativas, concerteza que muitos de nós (portugueses) vamos passar muita fome. Esta senhora tem uma obcessão pelo défice que uma das principais medidas dela vai ser a diminuição do poder de compra, com a inevitavel redução dos vencimentos.
Os funcionários públicos vão ser a primeira vitima desta senhora
Mais vale aproveitar este momento de crise em medidas de formação profissional aos trabalhadores para que estes sejam mais competitivos e produtivos, refazendo a nossa politica industrial, apostando no valor acrescentado do produto e não no custo de mão de obra intensiva.
- Registado: 1/5/2009 11:22
jotabilo Escreveu: Mais paragens do que aquelas que eu referi como exemplo não se justificariam em face do número de utilizadores face ao custo eficácia que se pretende atingir com esse tipo de combóio.
É por isso que considero o TGV Lisboa-Porto desnecessário.
Considero ser uma forma/meio de transporte válido para viagens internacionais, ou internas em países grandes, para ligar cidades distantes, com poucas paragens pelo meio.
comentário
Caros
Mais paragens do que aquelas que eu referi como exemplo não se justificariam em face do número de utilizadores face ao custo eficácia que se pretende atingir com esse tipo de combóio.
Salvo erro ou má leitura, julgo que é esse o regime adoptado pela França.
Não consigo imaginar de outra forma.
cumps
Mais paragens do que aquelas que eu referi como exemplo não se justificariam em face do número de utilizadores face ao custo eficácia que se pretende atingir com esse tipo de combóio.
Salvo erro ou má leitura, julgo que é esse o regime adoptado pela França.
Não consigo imaginar de outra forma.
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
Jotabilo,
Em teoria isso funcionaria, mas vejo alguns problemas e dúvidas:
- Primeiro de tudo, uma dúvida... está previsto, ou é de prever, que haja passagens tão intensivas como defines (de 15 em 15 min)? Eu imaginava que nem de 30 em 30 min... se calhar nem de 1h em 1h!
- Depois, um problema: isso de cada passagem parar numa paragem diferente só funcionaria mesmo com esse tipo de passagens intensivas... porque se reduzirmos a frequência para por exemplo de 30 em 30 min, imaginando apenas 5 paragens, implicaria que de 2h30 em 2h30 é que haveria uma passagem em determinada localidade (no teu exemplo, seria de 1h15 em 1h15) - ora para quem tem de apanhar o TGV para compromissos em Lisboa ou Porto nas horas mais habituais e certas (início da manhã ou início da tarde), parece-me impossível.
Edit: Mas isto, claro, pensando eu que isto do TGV Lisboa-Porto seria para ter aí umas 3 ou 4 viagens para cada lado por dia... mas provavelmente estou redondamente enganado
É que não faço mesmo ideia de como será.
Em teoria isso funcionaria, mas vejo alguns problemas e dúvidas:
- Primeiro de tudo, uma dúvida... está previsto, ou é de prever, que haja passagens tão intensivas como defines (de 15 em 15 min)? Eu imaginava que nem de 30 em 30 min... se calhar nem de 1h em 1h!
- Depois, um problema: isso de cada passagem parar numa paragem diferente só funcionaria mesmo com esse tipo de passagens intensivas... porque se reduzirmos a frequência para por exemplo de 30 em 30 min, imaginando apenas 5 paragens, implicaria que de 2h30 em 2h30 é que haveria uma passagem em determinada localidade (no teu exemplo, seria de 1h15 em 1h15) - ora para quem tem de apanhar o TGV para compromissos em Lisboa ou Porto nas horas mais habituais e certas (início da manhã ou início da tarde), parece-me impossível.
Edit: Mas isto, claro, pensando eu que isto do TGV Lisboa-Porto seria para ter aí umas 3 ou 4 viagens para cada lado por dia... mas provavelmente estou redondamente enganado

comentário
Caros
Como exemplo:
-Vamos imaginar que existe a necessidade de considerarmos três paragens entre Lisboa e o Porto,
Leiria-Coimbra-Aveiro
Um primeiro combóio só pára em Leiria
Um segundo combóio que parte 10 minutos depois só pára em Coimbra
Um terceiro combóio que parte 10 minutos depois só pára em Aveiro.
E assim sucessivamente....
Como podem concluir, se perder o primeiro combóio para Leiria posso apanhar outro para esse destino meia hora mais tarde.
Como vêm, o numero de paragens a considerar numa linha TGV não importará sobremaneira.
cumps
Como exemplo:
-Vamos imaginar que existe a necessidade de considerarmos três paragens entre Lisboa e o Porto,
Leiria-Coimbra-Aveiro
Um primeiro combóio só pára em Leiria
Um segundo combóio que parte 10 minutos depois só pára em Coimbra
Um terceiro combóio que parte 10 minutos depois só pára em Aveiro.
E assim sucessivamente....
Como podem concluir, se perder o primeiro combóio para Leiria posso apanhar outro para esse destino meia hora mais tarde.
Como vêm, o numero de paragens a considerar numa linha TGV não importará sobremaneira.
cumps
comentário
Caros
No trajecto Lisboa-Porto em TGV, não importam as paragens a fazer.
Como devem imaginar tudo depende do número de composições em movimento.Basta haver apenas uma paragem no percurso.Essa paragem vai sendo alterada progressivamente por cada combóio.
Desde que haja um número de combóios suficiente que garanta uma passagem de 15 em 15 minutos, ou de 10 em 10.... um combóio só pára uma vez e a eficácia da sua velocidade não se perde.
1 hora e 15 minutos no máximo se admitirmos uma velocidade média de 250 a 300k/h.
Temos apenas de considerar um regime de paragens e passagens diferente daquele com que habitualmente raciocinamos.
cumps
No trajecto Lisboa-Porto em TGV, não importam as paragens a fazer.
Como devem imaginar tudo depende do número de composições em movimento.Basta haver apenas uma paragem no percurso.Essa paragem vai sendo alterada progressivamente por cada combóio.
Desde que haja um número de combóios suficiente que garanta uma passagem de 15 em 15 minutos, ou de 10 em 10.... um combóio só pára uma vez e a eficácia da sua velocidade não se perde.
1 hora e 15 minutos no máximo se admitirmos uma velocidade média de 250 a 300k/h.
Temos apenas de considerar um regime de paragens e passagens diferente daquele com que habitualmente raciocinamos.
cumps
Pois...eu não sei ao certo quanto vai demorar o percurso mas, penso que não fará uma diferença superior a meia hora para o alfa(não se esqueçam do tempo de arranque até a velocidade máx, do tempo de paragem até zero e do número de paragem que tem de fazer). E se quisermos falar em velocidades posso-vos dizer que há pouco tempo fiz Porto-Lisboa no Alfa e havia partes onde o comboio atingia 242Km/h(demoraria 1h30min a fazer Porto-Lisboa). Ou seja teóricamente o TGV da mais 60km/h. O Alfa não vai sempre a velocidade máxima porque não tem linha para tal e porque tem paragens. Resumindo: A vantagem principal do TGV é não ser preciso mudar de comboio para ir para outros países. A grande desvantagem é custo da obra e custo dos bilhetes. Esta é a minha opinião.
Quanto às renováveis como eu disse houve medidas importantes (não me estava a lembrar dos panéis nas casas) mas penso que é muito, muito pouco para um problema tão grave como o nosso.É um principio...já é alguma coisa.
Eu não digo isto porque seja partidário de um ou de outro porque para mim são todos iguais. O problema é do sistema(dizia o nosso amigo Sportingista!).
O que quer que venha das próximas eleições trará os boys, novas nomeações de cargos, reformas para quem saiu, carros novos para quem entra,adjudicações para amigos e carga de impostos para a classe média.
Se calhar estou a ser pessimista...porém sem honestidade não me entendo.
Gostava só de acrescentar que vivi 6 meses na Suécia: não tem TGV, o aeroporto de Gotemburgo(segunda maior cidade) é simples e faz lembrar um grande pavilhão, não têm uma rede de auto-estradas tão complexa como a nossa. A Suécia está no top 5 das melhores nações para se viver. Como a Suécia a Noruega. Será que isto quer dizer alguma coisa?
Cumprimentos,
SN
Quanto às renováveis como eu disse houve medidas importantes (não me estava a lembrar dos panéis nas casas) mas penso que é muito, muito pouco para um problema tão grave como o nosso.É um principio...já é alguma coisa.
Eu não digo isto porque seja partidário de um ou de outro porque para mim são todos iguais. O problema é do sistema(dizia o nosso amigo Sportingista!).
O que quer que venha das próximas eleições trará os boys, novas nomeações de cargos, reformas para quem saiu, carros novos para quem entra,adjudicações para amigos e carga de impostos para a classe média.
Se calhar estou a ser pessimista...porém sem honestidade não me entendo.
Gostava só de acrescentar que vivi 6 meses na Suécia: não tem TGV, o aeroporto de Gotemburgo(segunda maior cidade) é simples e faz lembrar um grande pavilhão, não têm uma rede de auto-estradas tão complexa como a nossa. A Suécia está no top 5 das melhores nações para se viver. Como a Suécia a Noruega. Será que isto quer dizer alguma coisa?
Cumprimentos,
SN
mais_um Escreveu:sem2006 Escreveu:LTCM Escreveu:sneves87 Escreveu:Eu prefiro demorar 3horas e pagar 30euros (Porto Lisboa) do que demorar 2:30 e pagar 60euros(mais os juros da dívida publica que também saem dos nossos bolsos).
Com o comboio tipo TGV a ligação Porto Lisboa fica a demorar 1:15.
Deves acreditar no Pai Natal, não?
Não sei se o LTCM acredita ou não no Pai Natal, mas sei que não estás bem informado.
Actualmente o Alfa Pendular demora 2:35 minutos entre a Gare do Oriente e Porto Campanhã.
http://www.cp.pt/StaticFiles/Imagens/PD ... /ic_ap.pdf
O TGV Lisboa Porto está previsto demorar 1:15 e o Lisboa Madrid irá demorar 2:40
Nota: actualmente sou contra o TGV Lisboa- Porto e a favor do TGV Lisboa - Madrid
Bom fim de semana,
Alexandre Santos
Previsto demorar 1:15, se não houvesse tanta paragem pelo meio...podes colocar muitas "" no previsto

- Registado: 29/4/2009 13:31
sem2006 Escreveu:LTCM Escreveu:sneves87 Escreveu:Eu prefiro demorar 3horas e pagar 30euros (Porto Lisboa) do que demorar 2:30 e pagar 60euros(mais os juros da dívida publica que também saem dos nossos bolsos).
Não sei se o LTCM acredita ou não no Pai Natal, mas sei que não estás bem informado.
Actualmente o Alfa Pendular demora 2:35 minutos entre a Gare do Oriente e Porto Campanhã.
http://www.cp.pt/StaticFiles/Imagens/PD ... /ic_ap.pdf
O TGV Lisboa Porto está previsto demorar 1:15 e o Lisboa Madrid irá demorar 2:40
Nota: actualmente sou contra o TGV Lisboa- Porto e a favor do TGV Lisboa - Madrid
Bom fim de semana,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Uma das facturas mais pesadas que temos tem a ver com a energia, petróleo e gás. Acredita que com estas politicas de aposta nas renováveis vamos ter reflexos, com a produção de energia eléctrica e com os painéis térmicos, agora obrigatórios nas casas novas. Mas não se pode parar, como quer a líder da oposição, estas politicas devem ser continuadas, para o retorno ser cada vez maior.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
LTCM Escreveu:sneves87 Escreveu:Eu prefiro demorar 3horas e pagar 30euros (Porto Lisboa) do que demorar 2:30 e pagar 60euros(mais os juros da dívida publica que também saem dos nossos bolsos).

- Registado: 29/4/2009 13:31
sneves87 Escreveu:Eu prefiro demorar 3horas e pagar 30euros (Porto Lisboa) do que demorar 2:30 e pagar 60euros(mais os juros da dívida publica que também saem dos nossos bolsos).
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Ao ler as mensagens que se vão postando aqui penso que não se tem retido o essencial.
Claro que a avaliação de professores é positiva e de salutar, se não fosse contestada por toda a classse e adiada ao fim de tanta trapalhada. Claro que o magalhães e companhia foram importantes assim como as novas oportunidades, embora sendo uma farça (pois não me acredito que em 3 meses alguém aprenda coisas que demoram anos para outras), o interesse pelas renováveis é importante, não no sentido em que o governo colocou: com duas empresas a venderem painéis solares com beneficios fiscais e tornando Portugal numa cobaia para a introdução de veículos eléctricos. Isto porque ainda ninguém disse que os veículos eléctricos não gastam petrólio mas a electricidade de consomem vem de fontes não renovéveis, fuel óleo ou nuclear(vinda de França). E ninguém sabe a vida das baterias...lembrem-se de como é nos telemóveis...sim, são iguais mas em ponto maior...
Entre trapalhadas, mentiras, números duvidosos, casos de polícia e negócios derrapantes tudo foi visto nesta legislatura. No entanto tem sido visto tudo isso ao longo de muitos anos não vem só daqui. O PSD fará o mesmo, não tenham dúvidas porque os interesses também lá estão.
Agora para os que defendem as obras publicas eu pergunto: é pela falta do TGV, novo aeroporto, 3ª travessia sobre Lisboa. 3ªautoestrada Porto-Lisboa que o país tem vindo a crescer menos que a Europa? É por falta de grandes obras que estamos muito pior que Espanha? Acho que não, sinceramente. Nada do que foi feito nesta legislatura é crucial para darmos a volta por cima e os números reflectem isso.
Um TGV(Porto-Lisboa ou Lisboa- Espanha) dava para contruir linha ferrea de qualidade para muitas cidades isoladas como Bragança, por exemplo, ou criam ligações férreas de ligação com os portos para diminuição de transporte rodviário que tantos problemas causa...
Eu prefiro demorar 3horas e pagar 30euros (Porto Lisboa) do que demorar 2:30 e pagar 60euros(mais os juros da dívida publica que também saem dos nossos bolsos).
São opiniões...desculpem o tamanho do texto/desabafo.
Cumprimentos
SN
Claro que a avaliação de professores é positiva e de salutar, se não fosse contestada por toda a classse e adiada ao fim de tanta trapalhada. Claro que o magalhães e companhia foram importantes assim como as novas oportunidades, embora sendo uma farça (pois não me acredito que em 3 meses alguém aprenda coisas que demoram anos para outras), o interesse pelas renováveis é importante, não no sentido em que o governo colocou: com duas empresas a venderem painéis solares com beneficios fiscais e tornando Portugal numa cobaia para a introdução de veículos eléctricos. Isto porque ainda ninguém disse que os veículos eléctricos não gastam petrólio mas a electricidade de consomem vem de fontes não renovéveis, fuel óleo ou nuclear(vinda de França). E ninguém sabe a vida das baterias...lembrem-se de como é nos telemóveis...sim, são iguais mas em ponto maior...
Entre trapalhadas, mentiras, números duvidosos, casos de polícia e negócios derrapantes tudo foi visto nesta legislatura. No entanto tem sido visto tudo isso ao longo de muitos anos não vem só daqui. O PSD fará o mesmo, não tenham dúvidas porque os interesses também lá estão.
Agora para os que defendem as obras publicas eu pergunto: é pela falta do TGV, novo aeroporto, 3ª travessia sobre Lisboa. 3ªautoestrada Porto-Lisboa que o país tem vindo a crescer menos que a Europa? É por falta de grandes obras que estamos muito pior que Espanha? Acho que não, sinceramente. Nada do que foi feito nesta legislatura é crucial para darmos a volta por cima e os números reflectem isso.
Um TGV(Porto-Lisboa ou Lisboa- Espanha) dava para contruir linha ferrea de qualidade para muitas cidades isoladas como Bragança, por exemplo, ou criam ligações férreas de ligação com os portos para diminuição de transporte rodviário que tantos problemas causa...
Eu prefiro demorar 3horas e pagar 30euros (Porto Lisboa) do que demorar 2:30 e pagar 60euros(mais os juros da dívida publica que também saem dos nossos bolsos).
São opiniões...desculpem o tamanho do texto/desabafo.
Cumprimentos
SN
Ó Madoff, não foste condenado a 150 anos ???
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
É verdade, mas creio ser salutar este forum debater ideias e pensamentos relacionados com economia.
Mas pronto, vou aceitar a censura intelectual imposta pelo Ulisses. A partir de agora o MADOFF vai então ficar confinado às masmorras virtuais...
P.S:Creio que o Ulisses teve negocios com o Madoff...e "ganhou" muito dinheiro
Mas pronto, vou aceitar a censura intelectual imposta pelo Ulisses. A partir de agora o MADOFF vai então ficar confinado às masmorras virtuais...

P.S:Creio que o Ulisses teve negocios com o Madoff...e "ganhou" muito dinheiro

Ulisses Pereira Escreveu:madoff, sempre que abrires um tópico que não tenha a ver com Bolsa deves colocar a expressão: "Off-topic" no seu título. Peço também que não abras sistematicamente tópicos "off-topics". Eles têm lugar no Caldeirão mas não podem passar a ser a sua discussão fundamental.
Um abraço,
Ulisses
- Registado: 12/5/2009 23:07
Re: Manuela Ferreira Leite, Mulher séria !
madoff Escreveu:Vamos ter eleições, e como tudo na sociedade, hoje começa-se a dar mais valor à credibilidade do que aos jogos de imagem.
Quer queiram, quer não, Manuela Ferreira Leite, foi uma mulher de coragem, pois enfrentou durante muito tempo o penoso deserto da solidão, com a sua estratégia "seca".Hoje muitos comecam a reconhecer-lhe mérito e acima de tudo seriedade.
Eu estava para votar PS, mas depois de alguma reflecção sobre estes últimos 4 anos, embora tenha havido alguma obra bem feita, a realidade é que depois de tantas guerras com tantos sectores, afinal estamos pior.
Socrates teve o seu mérito, mas infelizmente está rodeado de pessoas com intensões menos inteligentes.
O ideal, seria uma pessoa com a obstinação de socrates e a seriedade e sangue frio de MAnuela.
Bem, eu irei votar não no PSD, mas na pessoa de Ferreira Leite.
Para não pensarem que voto nos partidos dou outro exemplo.Para Lisboa irei votar em António Costa, pois parece-me ser uma pessoa séria e já com algumas coisas a mexer.
Portanto MADOFF:
Legislativas: Ferreira Leite
Lisboa: António Costa.
Não vou alongar-me muito porque tempo é algo que não tenho tido nos últimos tempos mas vou comentar a tua opinião, penso que se não quisesses que fosse comentada não a tinhas tornado pública, certo?
Dizes tu que a MFL é uma pessoa séria, estás no direito de pensar dessa forma, até te digo mais se tiver que escolher entre o Sócrates e a MFL pela seriedade, se for na sua vida pessoal, escolho a MFL, o Sócrates já demonstrou que é chico esperto, duvido que tenha feito algo ilegal, mas a MFL também tem telhados de vidro, as pessoas é que tem memoria curta, vejamos:
A MFL até fazer parte dos governos do Cavaco Silva foi sempre funcionária publica, quando deixou o governo como ministra de educação o 1º emprego que arranjou fora do estado foi, imagine-se, presidente do conselho de administração de uma universidade privada (ISLA), curiosamente 2 anos após ter cessado as funções como ministra da área.
Mas as curiosidades não ficam por aqui, o 1º emprego que teve após ter deixado o governo do Durão, em que foi ministra das finanças até 2004, foi 2 anos depois, como vogal do Conselho de Administração do Grupo Santander Totta, já viste as coincidências?
Por isto digo-te, a MFL não é diferente dos outros políticos no que diz respeito a tirar partido das suas funções públicas para encontrar emprego no sector privado, repara ela não fez nada ilegal, tal como os outros….
Em relação à seriedade na politica a MFL já demonstrou que não é melhor, deixo aqui um excerto do programa de governo do Durão e da MFL, aquele que dizia que estávamos de tanga e que enquanto houvesse uma criança numa lista de espera para ser operada não se fazia umas quantas coisas, lembraste?
“A realização de obras públicas corresponde à satisfação de necessidades colectivas importantes. Com a transferência de competências já operada para as autarquias locais em numerosos domínios, permanecem, fundamentalmente, como responsabilidade da administração central, neste sector, as grandes infra-estruturas de transporte terrestre, marítimo, fluvial e aéreo.
As obras públicas a construir devem inserir-se num plano estratégico fundamentado e publicamente conhecido, devendo ser apreciadas no pressuposto de que o sistema de transportes, nos seus diversos modos, além de constituir, de facto, um sistema, responde a necessidades de movimento de pessoas e de mercadorias. As decisões têm, assim, de estar apoiadas em avaliações socioeconómicas consistentes e de ser tomadas no quadro de uma estratégia que assente:
- na diminuição das assimetrias regionais do território nacional;
- na aproximação de Portugal da Europa, acelerando o curso da convergência real;
- na contribuição, através do investimento público em infra-estruturas, para o crescimento económico; e
- na compatibilização dos grandes projectos com as linhas fundamentais das políticas de ordenamento do território, de salvaguarda dos valores ambientais e do património histórico-cultural.”
Descubre as diferenças entre o que a MFL defende agora na oposição e o que ela defendeu enquanto ministra das finanças de um governo que assumia que estávamos perante uma grave crise financeira:
Não duvido que se a MFL for 1ª ministra, todas as obras publicas vão continuar com pequenas alterações de cosmética para justificar a sua execução.“O XV Governo Constitucional inicia funções num contexto político muito particular: na sequência de uma crise política precipitada pela demissão do anterior Primeiro-Ministro que obrigou a interromper a meio a legislatura, no quadro de uma grave crise financeira e económica do País e num clima geral de preocupação e de falta de confiança dos Portugueses. “
Deixo-te mais uma pérola, dizia o programa de governo:
“- a aceleração do processo de instalação do Metro ao Sul do Tejo;”
O que a MFL escreveu sobre o projecto assinado por ela:
Artigo de opinião, publicado no Expresso, da autoria da Sra. Manuela Ferreira Leite:
Segunda-feira, 7 de Maio de 2007
"Exigências da democracia:
Foi esta semana inaugurada uma linha do Metro Sul do Tejo que corresponde a uma primeira etapa de uma primeira fase que se anuncia estar concluída em Dezembro de 2008.
As restantes fases (2ª e 3ª) começarão a ser estudadas em 2010.
Admito que a realidade local pudesse justificar que se equacionasse esta obra, mas é surpreendente que as notícias sobre o primeiro dia de funcionamento fossem de que as carruagens ultramodernas circulavam totalmente vazias.
Comecei por pensar que tinha ouvido mal, mas a repetição da notícia confirmou o que eu julgava impossível de suceder.
É que normalmente os decisores socorrem-se de estudos de mercado antes de lançarem investimentos vultosos.
Sabe-se que os estudos de mercado rigorosos não são infalíveis, mas também não conduzem a erros grosseiros que apresentem como viável o que não tem condições para existir.
Por isso, se esta obra não tiver benefícios de natureza social, por não corresponder a necessidades prementes da população é pertinente questionar:
Quanto custou e em quanto importarão as fases subsequentes?
Quanto custa anualmente a manutenção de um transporte sem passageiros?
E se a prática vier a demonstrar que não foi válido este esforço financeiro?
Dizem que só para 2010 é que se perceberá a adesão a este tipo de transporte.
Será que é aceitável fazer um investimento deste vulto à experiência? Se der resultado prosseguem as outras fases, se não, fica-se por aqui (!).
Quem é responsabilizado? Ninguém?
Não quero pensar que se tenha tratado do cumprimento de alguma promessa eleitoral feita no auge do desespero da conquista dos votos e, como tal, teria de ser cumprida independentemente de considerações de natureza económica ou financeira.
Só que as decisões políticas que custam dinheiro aos contribuintes têm de se basear em sólidos fundamentos técnicos e têm de identificar os protagonistas.
A plena compreensão das decisões e dos seus fundamentos e consequências é uma exigência do aprofundamento da democracia. "
Problemas de memória? Foi ela que assinou o contrato de exploração e financiamento....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Este tópico vai dar pano para mangas ... e lá para 2010 é que será encerrado.
Sem entrar em questões políticas, talvez convenha primeiro que se faça um esforço de memória, e recordar os tempos de MFL como ministra.
Depois, pensar um pouco sobre o que algumas pessoas do PSD têm dito ultimamente. Ou seja, é sempre no bota a baixo, não façam nada, pois este país estagnado é que fica bem.
Talvez já não se lembrem de um pavão que tem andado escondido nos últimos anos, chamada Horta e Costa, e que ontem já se veio pôr em bicos de pés.
Parece-me também evidente que no governo de Sócrates nem todos os ministros têm qualidade. Apesar de alguns tiros nos pés, também é verdade que é necessário coragem para não fazer remodelações a poucos meses das eleições.
Ou seja, com a coragem e a dinâmica de Sócrates, que tem confrontado muitos puderes instalados, e substituição de seis ou sete ministros por outras pessoas com nível e coragem também, e se os ventos da crise correrem de feição a partir de 2010/2011, não tenho dúvidas que este país dará o salto há tantos anos adiado.
Nota: apesar das minhas opiniões, respeito também todas as opiniões contrárias.
Sem entrar em questões políticas, talvez convenha primeiro que se faça um esforço de memória, e recordar os tempos de MFL como ministra.
Depois, pensar um pouco sobre o que algumas pessoas do PSD têm dito ultimamente. Ou seja, é sempre no bota a baixo, não façam nada, pois este país estagnado é que fica bem.
Talvez já não se lembrem de um pavão que tem andado escondido nos últimos anos, chamada Horta e Costa, e que ontem já se veio pôr em bicos de pés.
Parece-me também evidente que no governo de Sócrates nem todos os ministros têm qualidade. Apesar de alguns tiros nos pés, também é verdade que é necessário coragem para não fazer remodelações a poucos meses das eleições.
Ou seja, com a coragem e a dinâmica de Sócrates, que tem confrontado muitos puderes instalados, e substituição de seis ou sete ministros por outras pessoas com nível e coragem também, e se os ventos da crise correrem de feição a partir de 2010/2011, não tenho dúvidas que este país dará o salto há tantos anos adiado.
Nota: apesar das minhas opiniões, respeito também todas as opiniões contrárias.
Um dia hei-de perceber disto...
- Registado: 29/11/2007 3:13
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot] e 28 visitantes