Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Acidente com avião da Air France (actualizações)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BYPASS » 30/11/2009 19:57

Obrigado.
Continuo sem conseguir abrir, tenho de ver o que se passa...
De qualquer maneira, houve ali um bom susto. :shock:

Registado: 6/11/2008 13:21

por PIKAS » 30/11/2009 19:51

Não encontro dificuldade em abrir o link.
Mas a notícia é esta:

Incident: Air France A332 over Atlantic on Nov 30th 2009, Mayday call due to severe turbulence

By Simon Hradecky, created Monday, Nov 30th 2009 16:22Z, last updated Monday, Nov 30th 2009 17:20Z

An Air France Airbus A330-200, registration F-GZCK performing flight AF-445 from Rio de Janeiro Galeao,RJ (Brazil) to Paris Charles de Gaulle (France), was enroute at FL380 overhead the Atlantic on airway UN741 just before waypoint DEKON about 680nm northeast of Fortaleza,CE (Brazil) and 750nm southwest of Praia (Portugal, Cape Verde), when the crew called Mayday on the international emergency frequency indicating, they encountered severe turbulence and were descending to a lower altitude. The airplane was seen enroute at FL280 overhead France and landed safely at Paris Charles de Gaulle 6:40 hours after the emergency call.

The Mayday call was relayed by the crew of a TAM Airbus A330-200 registration PT-MVG performing flight JJ-8055 from Paris CDG to Rio de Janeiro,RJ (Brazil) at around 03:50Z (Nov 30th).

Air France have not (yet) returned calls for comment.

Infrared Satellite Image GOES-E 02:45Z (Graphics: NASA):

Zoomed in South Atlantic Airways System (Graphics: ASECNA):

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por BYPASS » 30/11/2009 19:43

Já desde 7 de Junho que tem esse call sign.
Não dá para abrir o link, Pikas. :cry:
É possível adiantar o que se passou, já dei uma vista de olhos na net e não encontro nada...

Registado: 6/11/2008 13:21

por PIKAS » 30/11/2009 19:36

Após o acidente do AF447, como é usual a Air France eliminou de vez esta numeração e, agora, o seu sucessor é o voo AF445 ( Galeão/Charles de Gaulle ).
E não é que também este já apanhou um valente " cagaço ".
Coitados dos passageiros a saberem onde estão a voar e no que estão a voar e toca-lhes mais isto.

http://avherald.com/h?article=42380873

Cumprimentos,

por PIKAS » 1/9/2009 20:57

O galinheiro foi entregue à raposa, mas lá vai mexendo...
O director da investigação técnica francesa do acidente do voo AF447 Rio-Paris da Air France, Paul-Louis Arslanian, disse hoje que a busca das caixas negras será retomada durante o Outono, ao mesmo tempo que revelou esperar ter uma explicação sobre a tragédia dentro de "um ano ou um ano e meio".

"A busca deve ser retomada durante o Outono. Quando durante o Outono não sei", afirmou o director do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês).

As operações de busca podem custar pelo menos 10 milhões de euros , ou mais, tendo a Airbus anunciado no início do mês que participaria no financiamento.

No dia 20 de Agosto, uma segunda fase das operações de buscas submarinas das caixas negras do Airbus A330 da Air France, que caiu no Atlântico a 1 de Junho entre o Rio de Janeiro e Paris, terminou sem obter resultados. Uma primeira fase havia sido encerrada a 10 de Julho, quando, a princípio, os aparelhos deixaram de emitir sinais.

Na terceira fase, a investigação deverá estender-se a outros países, de acordo com Paul-Louis Arslanian.

"Vamos actuar não apenas com os países que já têm trabalhado connosco na investigação, Estados Unidos, Brasil, Alemanha, mas também com outros", acrescentou.

"Até agora não podemos explicar o acidente. Ainda não encontrámos a causa do acidente do AF447", afirmou Arslanian. Mas disse esperar poder apresentar uma explicação sobre o acidente "dentro de um ano ou um ano e meio".

Na apresentação de um relatório a 2 de Julho, o BEA considerou que os problemas com as sondas "pitot" que medem a velocidade da aeronave eram "um elemento mas não a causa" do acidente que matou 228 pessoas.

A suspeita é de que estas sondas de medição de velocidade transmitiram informações incoerentes aos pilotos. Assim aparece nas mensagens técnicas automáticas enviadas pelo avião antes do acidente.

Já haviam sido detectados problemas semelhantes nos Airbus A330 noutras ocasiões.

A 31 de Julho, a Agência Europeia de Segurança Aérea exigiu a substituição das sondas Pitot do grupo francês Thales nos Airbus A330/A340 pelas de outro fabricante.

"Os problemas da pitot existem desde que existe a aviação", declarou Arslanian, justificando o porquê de, "com ou sem razão", o BEA não ter emitido uma recomendação sobre a substituição destes sistemas.

Um novo relatório sobre o acidente deverá ser divulgado dentro de algumas semanas.

SAPO/AFP

Como consequência, por cá todos os PNT vão começar a suar as estopinhas em simulador para cumprir a mais recente directiva do INAC:

http://www.inac.pt/vPT/Generico/InformacaoAeronautica/CircularesInformacaoAeronautica/Documents/cia_20_2009.pdf

Cumprimentos,

Leme e estabilizador vertical

por Pedro73 » 3/8/2009 16:17

Registado: 31/1/2008 16:13

Leme e estabilizador vertical

por Pedro73 » 3/8/2009 13:32

Uma linha de investigação que tem ganho força últimamente suspeita de que o leme e o o estabilizador vertical tenham quebrado durante o voo conduzindo à queda do aparelho:

http://moraisvinna.blogspot.com/2009/06 ... ra-do.html

Se assim for a airbus tem responsabilidades, uma vez que o leme e estabilizador do avião tem de ter a robustez sufuciente para todas as condições de voo e utilização, mesmo as que resultem de um movimento inadevertido do leme por falha tecnica ou humana.

por Pedro73 » 30/7/2009 16:04

mapaman Escreveu:
Hoje em dia os aviões reportam em tempo quase real a posição,sendo que no centro de operações da AF foram recebidas inúmeras mensagens.

No Controle aéreo oceânico,os reportes são feitos em posições geográficas salvo necessidade em contrário,como por ex.pedido de subida/descida etç.

Os factos deste acidente demonstram que se demorou 3 ou 4 dias (não me lembro ao certo) para encontrar destroços e para se estimar uma área de impacto, que é de tal maneira grande e imprecisa que o trabalho de recuperação das caixas negras é quase impossivel

por Elgenedy » 29/7/2009 16:21

PIKAS Escreveu:.

Agora são os A320.
Aquilo lá pelas terras dos gauleses não vai mesmo nada bem.

An Air France Airbus A320-200, registration F-GFKJ performing flight AF1905 from Rome Fiumicino (Italy) to Paris Charles de Gaulle (France), was enroute when all airspeed information as well other air data related indications were lost in the cockpit, autopilot and autothrust systems dropped offline. The crew continued manually until the indications returned about one minute later. The flight continued without further incident and landed safely at the Charles de Gaulle Airport at 20:35 local (18:35Z).

O bom destas notícias é demonstrarem que um avião, mesmo perante uma falha grande por parte dos instrumentos, tem forma de continuar a voar sem problemas e chegar em segurança ao destino.

E provavelmente, os passageiros só souberam através das notícias...

Cumprimentos,

./elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por PIKAS » 29/7/2009 14:33

.

Agora são os A320.
Aquilo lá pelas terras dos gauleses não vai mesmo nada bem.

An Air France Airbus A320-200, registration F-GFKJ performing flight AF1905 from Rome Fiumicino (Italy) to Paris Charles de Gaulle (France), was enroute when all airspeed information as well other air data related indications were lost in the cockpit, autopilot and autothrust systems dropped offline. The crew continued manually until the indications returned about one minute later. The flight continued without further incident and landed safely at the Charles de Gaulle Airport at 20:35 local (18:35Z).

Weather satellite images show a well developed frontal system overhead France at 18:00Z.

Air France said, the airplane was already equipped with the modified pitot tubes (Thales BA type instead of the standard AA type). The maintenance ACARS messages received by Air France are similiar to those, that were received from flight AF-447 on June 1st, that crashed into the Atlantic Ocean. An investigation is underway.

The NTSB is investigating two similiar incidents, see Incident: Northwest A333 over East China Sea on Jun 23rd 2009, unreliable airspeed and Incident: TAM A332 enroute on May 21st 2009, unreliable airspeed and altimeter.

French pilot unions are querying similiarities between the crash, these incidents and this new incident and state, that if similiarities do exist, the pitot sensors must be changed to the rival products of Goodrich rather than Thales.

Metars (Paris):
LFPG 131930Z 20009KT 170V270 CAVOK 21/15 Q1011 NOSIG
LFPG 131900Z 19009KT CAVOK 21/15 Q1011 NOSIG
LFPG 131830Z VRB09G20KT 9999 FEW040 BKN066 BKN100 22/15 Q1010 NOSIG
LFPG 131800Z 20009KT 9999 FEW040 BKN066 22/14 Q1010 NOSIG
LFPG 131730Z 19011KT 170V260 9999 FEW040 BKN066 22/14 Q1011 NOSIG
LFPG 131700Z 19011KT 9999 FEW040 BKN066 BKN100 23/14 Q1010 NOSIG
LFPG 131630Z 20013KT 9999 FEW040 BKN066 BKN100 23/14 Q1011 NOSIG
LFPG 131600Z 18012KT 9999 FEW040 BKN066 BKN083 23/14 Q1011 NOSIG

Fonte " The aviation herald "
Neste mundo cada vez mais se fala na manutenção da AF: o que é e o que deveria ser.
Cumprimentos,

World Air Traffic

por charles » 20/7/2009 22:39

<object width="560" height="340"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Ry9tM_1BC8o&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/Ry9tM_1BC8o&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por mapaman » 4/7/2009 20:48

Pedro73 Escreveu:Como disse desde o inicio, o mais lamentável neste acidente foi o tempo que se demorou a localizar a zona de impacto do avião.

Como vimos no acidente das ilhas Comores é possivel sobreviver a estes acidentes, sobretudo quando os aviões chegam inteiros à água, só que para isso é necessário socorro atempado às vitimas. Ninguém resiste vários dias no mar !!!

É absurdo que nos dias de hoje um avião de transporte de passageiros não reporte a sua posição de pouco a pouco através do sistema GPS... Acho que ainda ninguém reflectiu muito sobre esta falha de segurança da aviação actual !!!

Hoje em dia os aviões reportam em tempo quase real a posição,sendo que no centro de operações da AF foram recebidas inúmeras mensagens.

No Controle aéreo oceânico,os reportes são feitos em posições geográficas salvo necessidade em contrário,como por ex.pedido de subida/descida etç.

Numa situação como a que parece ter sido,não houve tempo para muito.O despoletar de um serviço de busca e salvamento(SAR) é composto de 3 fases e apenas a última fase(detresfa) compreende o envio de meios para a área onde se julga estar o avião.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por PIKAS » 4/7/2009 17:37

Voltando aos aviões, está óptima a infografia que o " Expresso " desta semana tem, intitulada " 60 anos a desafiar os céus ".

Recomendo a navegação. Excelente, muito bom.

Clicar aqui: http://aeiou.expresso.pt/grafico-animado-expresso-60-anos-a-desafiar-os-ceus=f523743

Cumprimentos,

por bestbland » 4/7/2009 8:59

CrashXXI Escreveu:
Dispenso os beijinhos.

:mrgreen:

... os beijinhos eram para a bestblandina... bom, espero que seja "a" e não "o"! :mrgreen:

Abraço
Crash

o bestblandina é um macholatino, não é á :mrgreen:

Registado: 20/2/2009 17:06

por CrashXXI » 4/7/2009 1:16

... por causa da "dina" :?
tonirai, estou a ver que não posso confiar na feminilidade do nome dos niks! Será que ele é ela ou ela é ele? :mrgreen:

Abraço
Crash

Registado: 20/5/2009 17:17

por tonirai » 4/7/2009 0:59

CrashXXI Escreveu:
Dispenso os beijinhos.

... os beijinhos eram para a bestblandina... bom, espero que seja "a" e não "o"! :mrgreen:

Abraço
Crash

Eu acho que andas a beijar onde não queres...

Pois estou convencido que é "o" bestblandina! :mrgreen:

(De onde tiraste a impressão que era "a"?)

Registado: 19/4/2007 18:26

por CrashXXI » 4/7/2009 0:56

Dispenso os beijinhos.

Abraço
Crash

por carrancho » 3/7/2009 16:11

Conheço a teoria, mas realmente interpertei mal. Levei para algo tipo "pavão exibe sua cauda" :wink:

Dispenso os beijinhos.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por CrashXXI » 3/7/2009 15:53

O sol é que se move???

bestblandina
Houve mais um erro de interpretação ao meu post!
Eu disse, e cito-me:
O Sol é que se move, aparentemente, de Este para Oeste

Referia-me, obviamente ao movimento aparente do Sol, como digo (no "aparentemente"), quando a Terra efectua o seu movimento de rotação!

Uma última nota para Carrancho para quando me referi ao "bater de asas de borboleta".

Esta expressão que apliquei, deriva da "Teoria do Caos", para a qual o matemático Edward Lorenz teorizou, pela primeira vez, como o "efeito borboleta" sugerindo que (explicado de forma sintética), o simples bater de asas de uma borboleta poderia causar um furacão do outro lado do planeta!
Daí a expressão que utilizei! :wink:

... Ufa... espero que desta vez esteja tudo esclarecido! :mrgreen:

beijinhos e abraços
Crash

por bestbland » 3/7/2009 14:21

carrancho Escreveu:
CrashXXI Escreveu:
Quanto ao sol não se movimentar é outro erro.

Dentro do sistema solar o sol faz um pequeno movimento que não recordo o nome nem sei dizer bem que movimento é esse. Depois, todo o sistema solar se move em torno do eixo da nossa galáxia (Via Láctea) e as próprias galáxias também estão em movimento.

carrancho
Eu estava a falar no contexto deste assunto (no qual a tua observação não faz qualquer sentido, embora seja verdade) para explicar qual era o sentido do movimento de rotação da Terra, - relativamente ao seu próprio eixo de rotação, não interessando, neste contexto como referi, o movimento do sol ou do sistema solar no seu todo! - dado existirem várias dúvidas, quanto a esse movimento, e eu próprio ter feito uma observação errada, num post anterior, pretendendo corrigi-la!

É tudo uma questão de escala e de contexto!
Por exemplo, o facto de haver uma física relativista, quântica, Newtoniana, atómica, e por aí fora... qualquer uma é válida, per se , (e não se excluem mutuamente) se especificamente aplicadas num determinado contexto e escala!

Espero que tenhas entendido, agora, que a tua observação não interessa, dado ser um "bater de asa de borboleta" no contexto do tema abordado, !

abraço
Crash

CrashXXI,

O que não faz sentido mesmo nenhum é esta tua resposta :shock:

A minha resposta foi para esta frase

O sol é que se move???
Não sei se isso está certo, pelo que o li e aprendi foi de haver dois movimentos (rotação- movimento da terra á volta de si mesmo) e translação (movimento da terra á volta do sol). Julgo que o sol é que está parado e outros planetas é que se movem á sua volta. Sol=estrela=sem movimento

Que saiba do colega bestblandina, não tua!!!

Essa frase leva para outro contexto, saber não ocupa lugar, não vejo qual o problema de fugir um pouco ao assunto do própio tópico quando surgem duvidas que levam a outro assunto. Resta-me devolver o "bater de asa de borboleta" à tua observação sem sentido.

Abraço,

Carrancho

Acredito que o sol tenha algum movimento, mas a questão era sobre o que o movimento da terra influenciava a viajem de avião, e isso não tem qualquer influencia. Quanto ao sol tinha dito que não era expert na matéria,como tal podia estar a cometer alguns erros, mas que a rotação da terra não influencia de forma directa no tempo da viagem é verdade. No entanto o movimento da terra provoca correntes de vento no qual isso sim influencia a sua duração, mas de uma forma minima.
O meu contexto não era tão profundado para falar nesses movimentos no qual não tenho conhecimento para falar dos mesmos, mas obrigado pela questão, pois desconhecia o movimento do sol :wink:

por CrashXXI » 3/7/2009 14:11

Essa frase leva para outro contexto...

Carrancho, desculpa!
Pensava que te dirigias a mim quando falei, no post anterior ao último, do movimento relativo do Sol durante a rotação da Terra e, nesse contexto, não entendia a tua observação (mais uma vez uma questão de contexto)!

Assunto sanado!?

Abraço :wink:
Crash

por carrancho » 3/7/2009 11:51

CrashXXI Escreveu:

Dentro do sistema solar o sol faz um pequeno movimento que não recordo o nome nem sei dizer bem que movimento é esse. Depois, todo o sistema solar se move em torno do eixo da nossa galáxia (Via Láctea) e as próprias galáxias também estão em movimento.

carrancho
Eu estava a falar no contexto deste assunto (no qual a tua observação não faz qualquer sentido, embora seja verdade) para explicar qual era o sentido do movimento de rotação da Terra, - relativamente ao seu próprio eixo de rotação, não interessando, neste contexto como referi, o movimento do sol ou do sistema solar no seu todo! - dado existirem várias dúvidas, quanto a esse movimento, e eu próprio ter feito uma observação errada, num post anterior, pretendendo corrigi-la!

Por exemplo, o facto de haver uma física relativista, quântica, Newtoniana, atómica, e por aí fora... qualquer uma é válida, per se , (e não se excluem mutuamente) se especificamente aplicadas num determinado contexto e escala!

Espero que tenhas entendido, agora, que a tua observação não interessa, dado ser um "bater de asa de borboleta" no contexto do tema abordado, !

abraço
Crash

CrashXXI,

O que não faz sentido mesmo nenhum é esta tua resposta :shock:

A minha resposta foi para esta frase

O sol é que se move???
Não sei se isso está certo, pelo que o li e aprendi foi de haver dois movimentos (rotação- movimento da terra á volta de si mesmo) e translação (movimento da terra á volta do sol). Julgo que o sol é que está parado e outros planetas é que se movem á sua volta. Sol=estrela=sem movimento

Essa frase leva para outro contexto, saber não ocupa lugar, não vejo qual o problema de fugir um pouco ao assunto do própio tópico quando surgem duvidas que levam a outro assunto. Resta-me devolver o "bater de asa de borboleta" à tua observação sem sentido.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por bestbland » 3/7/2009 9:46

tonirai Escreveu:
bestblandina Escreveu:Estou convecido que a terra move de este para oeste, mas não sou um expert nessa matéria como tal pode ser que esteja errado.

O CrashXXI tem razão, é de oeste para este, e é fácil imaginá-lo mentalmente:

Imagina-te fora da Terra, observando a rotação desta, de um ponto onde vês onde acaba o incidir da luz solar (Vês a "linha que divide a zona dia/noite);

Ora sabes que, em relação a nós (Portugal), as zonas a este têm mais horas (amanhece primeiro), e as zonas a oeste têm menos horas (amanhece mais tarde);

Portanto, a Terra gira no sentido Portugal -> França... ou seja, de oeste para este.

Está certo. O movimento da terra é de oeste-este, é por isso que o sol vai de este para oeste

por CrashXXI » 3/7/2009 2:54

carrancho

abraço
Crash

por Pedro73 » 3/7/2009 1:18

Como disse desde o inicio, o mais lamentável neste acidente foi o tempo que se demorou a localizar a zona de impacto do avião.

Como vimos no acidente das ilhas Comores é possivel sobreviver a estes acidentes, sobretudo quando os aviões chegam inteiros à água, só que para isso é necessário socorro atempado às vitimas. Ninguém resiste vários dias no mar !!!

É absurdo que nos dias de hoje um avião de transporte de passageiros não reporte a sua posição de pouco a pouco através do sistema GPS... Acho que ainda ninguém reflectiu muito sobre esta falha de segurança da aviação actual !!!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Pmart 1, richardj e 340 visitantes