Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[O.T.] Maria João Pires renuncia à nacionalidade portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 3/7/2009 16:20

The Mechanic Escreveu:" Só faz falta , quem cá está ..."

Se o Governo tivesse que entrar com ele , cada vez que um tivesse um " projecto artistico " , daqui a pouco eramos todos artistas .

A senhora pode ter merito , ser grande na sua area e só posso aplaudir e respeitar a sua obra , mas se renega a pátria " porque o Governo não lhe dá subsidios ", então...boa viagem .

Eu gosto é dos que cá ficam a lutar . Dos que vão embora , esqueço-me facilmente .

Um abraço ,

The Mechanic

Se permitires, faço minhas as tuas palavras :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 3/7/2009 16:17

Uma oportunidade para opinarem com conhecimento de causa....

Filha da pianista fala em “infâmia”
Associados tentam “salvar” projecto de Belgais
03.07.2009 - 13h00 Margarida Gomes
O projecto de ensino artístico de Belgais, em Castelo Branco, criado por Maria João Pires, está ameaçado devido ao arresto dos bens decretado pelo Ministério do Trabalho, mas Joana Pires, filha da pianista, não baixa os braços apesar de reconhecer que a situação é “muito difícil”.

Em declarações ao PÚBLICO, a presidente da Associação de Belgais (AB) lamenta a falta de apoio do Governo ao projecto e considerou “uma infâmia” a decisão do tribunal de arrestar os bens. Neste momento, a grande preocupação da Joana Pires é “salvar” a escola do 1.º ciclo da Mata, em Castelo Branco, frequentada por 40 crianças.

“É uma infâmia o que fizeram, entraram pela escola dentro, levaram instrumentos [pianos, um frigorífico] e outros bens na presença das crianças”, disse, afirmando que perante um cenário destes “é muito difícil conseguir” levar o projecto por diante.

Os subsídios do Ministério da Educação, que eram a única fonte de financiamento do projecto, foram arrestados. Em causa está uma indemnização pedida por quatro ex-funcionários e que ronda os 78 mil euros.

Sem capacidade financeira para manter o projecto, Joana Pires pediu a intervenção da Câmara de Castelo Branco para uma garantia bancária que permitisse o levantamento do arresto, mas a autarquia respondeu com um não. Para a gestora do projecto, existiu “falta de vontade política”, o que não a demove.

Para a próxima quarta-feira está marcada uma reunião com os associados da AB, que vão definir uma estratégia na tentativa de salvar o projecto. “Vamos ver se conseguimos dar a volta à situação”, deseja, declarando que a luz ao fundo do túnel só surgirá se houver alguma entidade interessada neste projecto”, disse a filha da pianista Maria João Pires.

O PÚBLICO contactou hoje de manhã a Câmara de Castelo Branco, mas a secretária informou que o presidente não se encontrava nas instalações da autarquia.

A Escola da Mata é frequentada por 40 alunos (lotação máxima) dos quatro primeiros anos do ensino básico, com os quais são desenvolvidas actividades artísticas e culturais. O Ministério da Educação atribui anualmente 170 mil euros à Associação de Belgais para desenvolver o projecto escolar.

Quanto à decisão manifestada pela sua mãe de renunciar à cidadania portuguesa, tornando-se cidadã brasileira, Joana Pires declara que não sabe de nada, embora afirme que essa era uma intenção sua.

Nascida em Lisboa a 23 de Julho de 1944, Maria João Pires decidiu bater com a porta, três anos depois de ter abandonado o Projecto Educativo de Belgais, que desenvolveu no concelho de Castelo Branco. Actualmente está a viver no Brasil, em São Salvador, no Estado da Bahia, onde pediu autorização de residência.

Numa entrevista em 2004 à Antena 2 da RPD, Maria João Pires declarava-se decepcionada com o modo como as entidades governamentais a tratavam, queixando-se da sua “incompreensão” para com o projecto de ensino artístico de Belgais.

A única excepção parece ter sido Manuel Maria Carrilho, o ex-ministro da Cultura, que terá olhado para o projecto com algum empenho. O projecto foi, de resto, lançado durante o seu consulado
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por The Mechanic » 3/7/2009 16:13

" Só faz falta , quem cá está ..."

Se o Governo tivesse que entrar com ele , cada vez que um tivesse um " projecto artistico " , daqui a pouco eramos todos artistas .

A senhora pode ter merito , ser grande na sua area e só posso aplaudir e respeitar a sua obra , mas se renega a pátria " porque o Governo não lhe dá subsidios ", então...boa viagem .

Eu gosto é dos que cá ficam a lutar . Dos que vão embora , esqueço-me facilmente .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por tugatuga11 » 3/7/2009 16:10

Ainda bem que mudou de nacionalidade.
Afinal não era tão grande como se julgava! Usar a nacionalidade como arma de arremesso apenas porque o Governo não a ajudou como ela pretendia não é de gente! Imaginem quantos portugueses não iriam mudar de nacionalidade!
Agora quem estiver insatisfeito com o Estado faça o favor de mudar de nacionalidade.
Eu já estou a tratar para ser americano...e fazer o livro "um forex trader portista e americano" :mrgreen:

Registado: 27/4/2009 19:07

por Evaus » 3/7/2009 15:54

esse comentario é perfeitamente dispensavel! o estado, como todos sabemos, nao investe em cultura mas sim em grandes produções apenas para encher o olho! uma escola de musica nao e apenas um local onde 1 ou 2 iluminados que percebem de musica dão aulas, mas sim um local de partilha de experiencias e de culturas! mais uma vez o nosso pais fica um pouco mais pobre, porque para nos a cultura e apenas um consumivel e nao uma forma de evoluir o pais e mudar as mentalidades

Triste...

Registado: 14/5/2009 10:43

por - GOE - » 3/7/2009 15:47

Depois de ter recebido os subsídios que recebeu, renunciar à nacionalidade, é algo muito infeliz ..

Registado: 5/12/2007 16:26

por Laaz Rockit » 3/7/2009 15:46

Branc0 Escreveu:Também vai devolver os subsidios ou é só a nacionalidade?

O problema é esse. Infelizmente só vai devolver a nacionalidade...
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por jacfs07 » 3/7/2009 15:40

Eu se tivesse uma quinta no meio do nada e quisesse fazer obras lá, e se soubesse alguma coisa de música, também inventava uma escola de musica.....

por Branc0 » 3/7/2009 15:40

Também vai devolver os subsidios ou é só a nacionalidade?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por pasil74 » 3/7/2009 15:35

Se calhar calha-lhe bem a brasileira, assim pode fazer como a Fatima felgueiras :mrgreen:

Registado: 7/12/2007 0:29

por Laaz Rockit » 3/7/2009 15:34

O que ela queria, sei eu...
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

por Semitela » 3/7/2009 15:34

Perfeitamente compreensivel :(

Registado: 19/10/2006 9:36

por habanero04 » 3/7/2009 15:30

Mulher com tomates!...

Registado: 8/11/2007 17:14

[O.T.] Maria João Pires renuncia à nacionalidade portuguesa

por atomez » 3/7/2009 15:24

Sem comentários ...

Maria João Pires renuncia à nacionalidade portuguesa

A pianista Maria João Pires vai renunciar à nacionalidade portuguesa, tornando-se aos 65 anos cidadã brasileira. A notícia é avançada pela Antena 2 da RDP, que adianta que a pianista se fartou “dos coices e pontapés que tem recebido do Governo português".

Decepcionada com o modo como tem sido tratada a nível governamental, sobretudo no seu projecto de ensino artístico de Belgais (Castelo Branco), Maria João Pires, que tinha dupla nacionalidade, decidiu agora ficar apenas com a brasileira.

Em Junho de 2006, Maria João Pires abandonou o Projecto Educativo de Belgais, que desenvolveu no concelho de Castelo Branco, e decidiu ir viver para o Brasil, onde pediu autorização de residência. A pianista está a viver em Salvador, no Estado da Bahia, e vai dedicar-se à hotelaria.

A decisão de renunciar à cidadania portuguesa foi revelada ontem pessoalmente pela pianista ao jornalista da Antena 2 Paulo Alves Guerra, numa conversa que os dois tiveram num centro comercial de Lisboa.

“Encontrei-a casualmente no Centro Comercial das Amoreiras. Maria João Pires andava às compras e ao ver-me acenou-me. Fui ter com ela e no desenrolar da conversa disse-me que ia renunciar à cidadania portuguesa”, relatou ao PÚBLICO o jornalista.

Paulo Alves Guerra advertiu-a de que estava a falar com um jornalista, ao que ela respondeu que podia utilizar a informação como quisesse. Só não permitiu que as suas declarações fossem gravadas.

Maria João Pires não pretenderá fazer mais declarações em Portugal. Daqui para a frente a sua vida vai passar a ser feita entre Portugal, Suíça e Brasil.

A pianista tem recebido telefonemas de vários organismos governamentais de Espanha e do Brasil a convidarem-na para se instalar definitivamente nesses países, mas o convite feito pelas autoridades brasileiras terá sido muito sedutor, levando a pianista a optar por se mudar de armas e bagagens para o outro lado do Atlântico.

Nascida a 23 de Julho de 1944, Maria João Pires aprendeu muito cedo a tocar piano: aos cinco anos deu o seu primeiro recital e aos sete anos tocou publicamente concertos de Mozart.

Com nove anos recebeu o prémio da Juventude Musical. Torna-se reconhecida internacionalmente ao vencer o concurso internacional do bicentenário de Beethoven, em 1970, realizado em Bruxelas.

Maria João Pires renunciou à cidadania portuguesa mas não aos concertos em Portugal, estando igualmente a preparar um novo disco.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], magofir e 33 visitantes