Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Velas atípicas - como lidar com elas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Marks_ » 3/7/2009 0:01

Ulisses Pereira Escreveu:mnfv, o dia que antecedeu a "Black Monday" também parecia um dia atípico e uma grande oportunidade. E foi, uma grande oportunidade para o abismo...

Um abraço,
Ulisses

Concordo, que na bolsa sai caro fazer futurologias!!!
Entramos, tá correr mal, saltamos fora. Devemos tentar ser o mais racional possível. Pessoalmente fazia o mesmo - limitava as perdas.
Temos que nos lembrar que os mercados não se comportam como nós queremos, e nem sempre de forma racional, por isso na dúvida, prefiro perder um ganho do que ganhar ou aumentar uma perda
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.

Registado: 20/1/2009 12:59

por Ulisses Pereira » 2/7/2009 18:54

Olha que eu estava agora a falar da "Black Monday" de 1987 em que, na véspera, a queda muito violenta parecia uma grande oportunidade e, afinal, antecedia, um dos maiores "crashs" da História dos mercados...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MNFV » 2/7/2009 18:43

Ulisses, fala a voz do conhecimento.

Agora, quem tivesse entrado longo no dia anterior, com uma percentagem da carteira de acordo com as circunstancias dois dias depois já estava com uma posição ganhadora.

A posteriori é muito mais fácil :wink:

Obrigado pela rectificação

Registado: 28/12/2007 17:02

por Ulisses Pereira » 2/7/2009 18:21

mnfv, o dia que antecedeu a "Black Monday" também parecia um dia atípico e uma grande oportunidade. E foi, uma grande oportunidade para o abismo...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MNFV » 2/7/2009 18:18

A minha opinião sobre os dias de sell-off é que quem tenha experiencia no mercado percebe logo que o movimento é atipico e uma boa oportunidade se houver liquidez; o problema é ter os "tomates" para abrir uma posição longa num dia em que tudo pensa que o Mundo vai acabar não amanhã, mas hoje 8-)

Registado: 28/12/2007 17:02

por Ulisses Pereira » 2/7/2009 18:04

Olá Rjac.

À posterior, é fácil perceber o que devemos fazer.. :) No momento, é bem mais complicado, sobretudo porque as emoções estão à flor da pele. Pessoalmente, defendo que o melhor é tentar fugir e, se for preciso, regressr quando a situação for mais clara. Claro que, neste caso, para quem detinha posições longas, isso teria sido um erro, mas continuo a achar que quem está de dentro, nestas situações violentas, perd por completo a noção da realidade e começa a viver na base da esperança.

Eu tive muita sorte e detinha posições curtas, por isso foi um dos melhores dias da minha vida como investidor. E fechei todas as posições.

O que despoletou aquilo? O pânico que se vivia nos mercados asiáticos. Parecia um castelo de cartas que ia ruir.

Um abraço,
Ulises

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Velas atípicas - como lidar com elas?

por rjac » 2/7/2009 15:28

Boa tarde,

no tópico sobre o olhar do Ulisses sobre o PSI20 vi este gráfico onde está claramente assinalada uma vela "estranha" que até mereceu o comentário "Sim, esta vela existiu mesmo"

Ora bem, imaginando que eu tinha aberto uma posição longa no dia anterior, qual a atitude a assumir qd me deparasse com esta tragédia?

Certamente que qualquer pressuposto que tivesse despoletado a minha entrada deixaria de fazer sentido como tal, o q vos diria a vossa experiência?

-H1: "Ah e tal... esta vela é tão estranha q isto vai ao lugar de certeza!!"

-H2: "Ops... deixa-me mas é assumir já as perdas antes que isto ainda descambe mais"

Na teoria, a minha percepção é que tudo aponta para a hipótese 2 ou seja, vamos assumir o erro e cortar as perdas. No entanto, mais tarde verificou-se de facto que este foi um movimento atípico que porventura seria percepcionado pelos mais experientes...

O que têm a dizer sobre esta situação? A teoria é clara nestas situações? Já agora, alguém se lembra dos eventuais motivos que despoletaram aquela vela?

E já agora, se tivessemos aberto uma posição curta? Apesar da surpresa ser drasticamente diferente, o vosso comportamento seria o mm? Se não, porquê?

Obrigado desde já pelas respostas.
cpts,
rjac
Anexos
Vela Atípica.GIF
Vela Atípica.GIF (35.73 KiB) Visualizado 878 vezes

Registado: 29/7/2008 7:57

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], magofir, TheKuby e 37 visitantes