Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bp1511 » 6/7/2009 23:30

muadyb Escreveu:tava na espectactiva de sair a ganhar....
sempre considerando uma subida da Martifer no 2ºsemestre deste ano.....

Abraço

Se o teu investimento for numa optica de longo prazo, penso que compraste bem. Se for de curto prazo a tendencia continua a ser de alta.

Registado: 29/11/2007 2:19

por muadyb » 6/7/2009 22:39

tava na espectactiva de sair a ganhar....
sempre considerando uma subida da Martifer no 2ºsemestre deste ano.....

Abraço

Registado: 10/1/2008 17:18

por bp1511 » 6/7/2009 15:08

muadyb Escreveu:
bp1511 Escreveu:Se ela vai subir ou descer?

Se eu soubesse...

Concluis que se tens o papel, não te deves preocupar enquanto não fechar abaixo dos 3,30.
A bolsa é isto... risco e mais risco.

eu ja entrei quando a martifer estava a 3,61.....

Abraço

Ok, estás preparado para sair a perder ou não?
Por outras palavras, quando entraste não penseste nesta hipotese?
Compraste para longo prazo?

Tudo depende da tua forma de negociar...

por muadyb » 6/7/2009 14:57

bp1511 Escreveu:Se ela vai subir ou descer?

Se eu soubesse...

Concluis que se tens o papel, não te deves preocupar enquanto não fechar abaixo dos 3,30.

eu ja entrei quando a martifer estava a 3,61.....

Abraço

por bp1511 » 6/7/2009 8:40

Se ela vai subir ou descer?

Se eu soubesse...

por muadyb » 6/7/2009 2:11

bp1511 Escreveu:
muadyb Escreveu:que axam da posição da MArtifer neste momento, face aos mercados e á sua cotação nesta ultima semana?

Cumps

Está como estava na semana passada, fica mais uma imagem, com uma lt porque sei que gostas.

E que concluo disso??Que ela irá subir?ou descer?

Desculpa a minha pergunta, mas sou rockie nisto.
:wink: :wink: :wink: :wink:

por bp1511 » 4/7/2009 19:57

muadyb Escreveu:que axam da posição da MArtifer neste momento, face aos mercados e á sua cotação nesta ultima semana?

Cumps

Está como estava na semana passada, fica mais uma imagem, com uma lt porque sei que gostas.
Anexos
martifer1.jpg
martifer1.jpg (74.28 KiB) Visualizado 6527 vezes

por muadyb » 4/7/2009 18:24

que axam da posição da MArtifer neste momento, face aos mercados e á sua cotação nesta ultima semana?

Cumps

por muadyb » 2/7/2009 16:06

luka, hoje tem andado em baixo. já teve nos 3.40 e ainda vai nos 3.44.

Fecha com valor de 3,42€.

Parece que nao foi desta, enfim.

:(

por Luka! » 2/7/2009 8:40

muadyb Escreveu:
Espírito Santo Research reinicia cobertura da Martifer com potencial de subida de 49%
01-07-2009 11:34 por Canal de Negócios

A Espírito Santo Equity Research reiniciou a cobertura da Martifer, com um novo preço-alvo de 5,1 euros por acção, o que representa um potencial de subida de 49% face à cotação actual, segundo um resumo do "research" disponibilizado pela agência Bloomberg.

A recomendação é de “compra” e é sustentada por cinco ideias-chave, refere a equipa de “research” do banco de investimento do BES. Em primeiro lugar, os governos deverão impulsionar o crescimento das energias renováveis e as condições de mercado estão em vias de mudar. Depois, haverá menos crescimento na Europa em termos de parques eólicos, mas o sector deverá ser animado pelos EUA, Brasil e Austrália, estando a Martifer já presente nestes três mercados.

Em terceiro lugar, a unidade do sector da construção continua a ser a fonte de dinheiro do grupo e há boas perspectivas de aumentos das encomendas, refere a nota de análise.

Além disso, o dinheiro recebido da indiana Suzlon - 270 milhões de euros pela compra da participação da Martifer no capital social da Repower – deverá permitir um desenvolvimento mais rápido do plano de negócios da empresa liderada por Carlos Martins, sobretudo com o avanço dos parques eólicos de 400 megawatts, adianta o “research”.

Por último, a Espírito Santo Equity Research salienta que a subida dos preços das “commodities” agrícolas e a mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel em Portugal deverão dar uma “cor diferente” à unidade de negócio de agricultura e biocombustíveis da empresa.

A nota de análise aponta para a previsão de que as receitas da Martifer quase dupliquem entre 2007 (ano da entrada em bolsa) e 2009 (ou seja, mais 98% para mil milhões de euros) e que o EBITDA mais do que duplique (+130%), para 85 milhões de euros.

As acções da Martifer seguem a subir 1,46% para 3,47 euros.

Que axam desta noticia?

Cumps

Uma empresa de energias renovaveis , com a subida do crude , melhora a rentabilidade... : assim é perfeitamente normal ...
Graficamente também esta interessante ...

Acho que é perfeitamente normal a nota da casa de investimento ..
Anexos
MARTIFER.PNG
MARTIFER.PNG (241.25 KiB) Visualizado 5394 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por bp1511 » 2/7/2009 7:24

É isso. :wink:

por Dansousa » 2/7/2009 0:45

muadyb Escreveu:
bp1511 Escreveu:Fica a imagem...
Tracei uma LTA mas não lhe dou valor nenhum... nem posso dar. :lol:

Nao das valor nenhum a LTA pk?podemos saber?

Abraço

Deve ser porque ainda só tem dois toques (minimos) e não conseguem ainda confirmar essa Lta. Precisava de umas aproximações mais convincentes e com mais toques (pelo menos três) para a confirmar...digo eu....será bp1511???

Abraço

DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por muadyb » 2/7/2009 0:27

bp1511 Escreveu:Fica a imagem...

Nao das valor nenhum a LTA pk?podemos saber?

Abraço

por bp1511 » 1/7/2009 17:35

Fica a imagem...
Anexos
martifer.jpg
martifer.jpg (66.22 KiB) Visualizado 5562 vezes

por muadyb » 1/7/2009 16:51

bp1511 Escreveu:Não leves a mal, mas eu acho essa noticia, como muitas outras, uma "treta".
Logo meto um gráfico e digo porque acho muito interessante o papel.

Ok, Agradeço

Abraço

por bp1511 » 1/7/2009 16:48

Não leves a mal, mas eu acho essa noticia, como muitas outras, uma "treta".
Logo meto um gráfico e digo porque acho muito interessante o papel.

por muadyb » 1/7/2009 16:44

Espírito Santo Research reinicia cobertura da Martifer com potencial de subida de 49%
01-07-2009 11:34 por Canal de Negócios

A Espírito Santo Equity Research reiniciou a cobertura da Martifer, com um novo preço-alvo de 5,1 euros por acção, o que representa um potencial de subida de 49% face à cotação actual, segundo um resumo do "research" disponibilizado pela agência Bloomberg.

A recomendação é de “compra” e é sustentada por cinco ideias-chave, refere a equipa de “research” do banco de investimento do BES. Em primeiro lugar, os governos deverão impulsionar o crescimento das energias renováveis e as condições de mercado estão em vias de mudar. Depois, haverá menos crescimento na Europa em termos de parques eólicos, mas o sector deverá ser animado pelos EUA, Brasil e Austrália, estando a Martifer já presente nestes três mercados.

Em terceiro lugar, a unidade do sector da construção continua a ser a fonte de dinheiro do grupo e há boas perspectivas de aumentos das encomendas, refere a nota de análise.

Além disso, o dinheiro recebido da indiana Suzlon - 270 milhões de euros pela compra da participação da Martifer no capital social da Repower – deverá permitir um desenvolvimento mais rápido do plano de negócios da empresa liderada por Carlos Martins, sobretudo com o avanço dos parques eólicos de 400 megawatts, adianta o “research”.

Por último, a Espírito Santo Equity Research salienta que a subida dos preços das “commodities” agrícolas e a mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel em Portugal deverão dar uma “cor diferente” à unidade de negócio de agricultura e biocombustíveis da empresa.

A nota de análise aponta para a previsão de que as receitas da Martifer quase dupliquem entre 2007 (ano da entrada em bolsa) e 2009 (ou seja, mais 98% para mil milhões de euros) e que o EBITDA mais do que duplique (+130%), para 85 milhões de euros.

As acções da Martifer seguem a subir 1,46% para 3,47 euros.

Que axam desta noticia?

Cumps

por bp1511 » 1/7/2009 16:10

muadyb Escreveu:que axam da martifer no dia de hoje???

tem mantido a tendência de subida!

Cumps

Sim, está muito boa, mas não é de hoje, o volume hoje também está interessante.

por Bokas » 1/7/2009 16:08

Está com um volume interessante nesta sessão com cerca do triplo dos últimos 15 dias. Mas como tive oportunidade de dizer à uns dias só a considero interessante após quebra de resistência dos 3,50€- 3,55€ e ponto óptimo após fecho acima do máximo anual.

Registado: 20/5/2008 12:54

por muadyb » 1/7/2009 15:46

que axam da martifer no dia de hoje???

tem mantido a tendência de subida!

Cumps

por Nyk » 26/6/2009 7:44

Análise
Investidores perdem 400 euros desde a estreia
Muitos dos investidores que participaram na oferta pública da Martifer terão aproveitado os primeiros dias de negociação para vender as acções obtidas e realizar mais-valias. Mas, certamente, há ainda quem mantenha estes títulos que, a preços actuais, continuam a gerar prejuízos.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt

Muitos dos investidores que participaram na oferta pública da Martifer terão aproveitado os primeiros dias de negociação para vender as acções obtidas e realizar mais-valias. Mas, certamente, há ainda quem mantenha estes títulos que, a preços actuais, continuam a gerar prejuízos.

Cada acção da Martifer custou, em Junho de 2007, 8 euros. Dada a elevada procura registada na operação, o rateio foi grande e, no máximo, cada investidor obteve 100 acções. A grande maioria conseguiu menos, num total de 90 títulos, pelos quais teve de pagar 720 euros.

Hoje, essa mesma carteira vale bem menos. Pouco mais de 300 euros, cifrando-se as perdas potenciais com estes títulos em 412 euros, isto sem considerar todos os custos associados à manutenção da carteira de acções.

Considerando as últimas dispersões na bolsa de Lisboa, e apenas de cotadas do sector da energia, além da Martifer também a EDP Renováveis dá prejuízo. A empresa presidida por Ana Maria Fernandes, que recentemente celebrou um ano em bolsa, está a cotar ligeiramente abaixo do preço de estreia, estimando-se em 211 euros as menos-valias.

A REN dá lucro, assim como a Galp Energia. A petrolífera é a "estrela" entre as últimas OPV da bolsa nacional. Quem comprou acções na primeira fase da oferta, solicitando o máximo na tranche dos pequenos subscritores, conta com ganhos potenciais de 2.561 euros. Se o pedido foi efectuado na tranche do público em geral o retorno é mais reduzido, de cerca de 1.400 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 26/6/2009 7:43

Balanço
Clarificar estratégia é a chave para Martifer recuperar em bolsa
A euforia que marcou a entrada da Martifer em bolsa, faz hoje dois anos, deu lugar à decepção. Um sentimento que se tem vindo a reflectir na bolsa. As acções valem hoje menos de metade do que aquando da estreia, uma queda acentuada que reflecte o clima de instabilidade que marcou os mercados nos últimos tempos, mas também as constantes mudanças de rumo na estratégia . Cumprir os projectos planeados e desenvolver as novas áreas de negócio, sem comprometer a solidez do balanço, é a chave para a recuperação dos títulos no mercado accionista.

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@negocios.pt

A euforia que marcou a entrada da Martifer em bolsa, faz hoje dois anos, deu lugar à decepção. Um sentimento que se tem vindo a reflectir na bolsa. As acções valem hoje menos de metade do que aquando da estreia, uma queda acentuada que reflecte o clima de instabilidade que marcou os mercados nos últimos tempos, mas também as constantes mudanças de rumo na estratégia .

Cumprir os projectos planeados e desenvolver as novas áreas de negócio, sem comprometer a solidez do balanço, é a chave para a recuperação dos títulos no mercado accionista.

Em Junho de 2007, a bolsa de Lisboa recebeu uma nova cotada: a Martifer. Uma empresa que originou grande interesse entre os investidores, que apesar dos 8 euros pedidos por cada acção, garantiram o sucesso da oferta pública de subscrição (OPS). Ontem, os títulos valiam 3,42 euros. Um valor 57% inferior aquele a que foram vendidas (no mesmo período o PSI-20 caiu 50%), e que é apenas uma pequena parte do recorde atingido. No primeiro dia de negociação as acções da nova empresa dispararam para o máximo histórico de 12 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 26/6/2009 7:42

Jorge Martins-Vice presidente da Martifer
"As energias renováveis já representam a maior parte do nosso negócio"
Jorge Martins, vice-presidente da Martifer, faz um balanço positivo dos dois anos da empresa em bolsa, mas reconhece que "as actuais condições de mercado são menos favoráveis" a empresas como a Martifer.

Raquel Godinho
rgodinho@negocios.pt

Jorge Martins, vice-presidente da Martifer, faz um balanço positivo dos dois anos da empresa em bolsa, mas reconhece que "as actuais condições de mercado são menos favoráveis" a empresas como a Martifer.

Qual o balanço que faz dos primeiros dois anos da Martifer em bolsa?
O balanço dos últimos dois anos, para a Martifer, é positivo, apesar de estarmos a viver um período de elevada turbulência nos mercados financeiros e na economia em geral. O Grupo tem executado o seu plano de negócios sem grandes sobressaltos e os resultados tem correspondido em grande parte às nossas expectativas.

Acredita que se fosse hoje o IPO teria tido tanto sucesso?
As condições actuais de mercado são menos favoráveis a empresas com planos de negócio com elevado crescimento, como é a Martifer.

Pensa que os oito euros a que foram vendidas as acções na oferta pública de 2007 foi um preço exagerado?
O preço do IPO foi fixado pelo mercado, através do processo de "bookbuilding". E durante os seis meses seguintes ao IPO negociaram sempre acima desse preço. Portanto não. O mercado não considerou que o preço de venda dos títulos [à data] foi exagerado.

Os investidores que participaram na oferta pública de subscrição e ainda mantêm as acções continuam a registar perdas potenciais. Porque devem os investidores manter os títulos da Martifer?
Infelizmente, qualquer investidor que tenha comprado acções na altura do nosso IPO está a registar perdas. É a natureza do mercado. Ter ou não ter acções em carteiras de poupança depende principalmente do perfil de cada investidor.

Quais as perspectivas futuras para a Martifer ao nível do negócio? A Martifer é uma empresa de energias renováveis? Quando é que as energias vão ser a principal fonte da Martifer?Actualmente as energias renováveis já representam a maior parte do negócio do Grupo. A nossa vinda para o mercado de capitais foi precisamente para financiar esses investimentos. O negócio mais maduro do Grupo, na construção metálica, representa actualmente apenas cerca de um terço dos nossos proveitos operacionais.

Quando têm planeado o pagamento de dividendos aos accionistas?
O Grupo esteve durante os últimos dois anos a realizar um esforço de investimento significativo, não fazia sentido estar a pagar dividendos que iriam limitar a capacidade de investimento do Grupo, principalmente quando a nosso vinda para o mercado realizou-se via um aumento de capital. Estes investimentos terão que começar a gerar resultados por forma a permitir a libertação de dinheiro que permita o pagamento de dividendos.

por msp1978 » 25/6/2009 18:18

Bokas Escreveu:A minha visão é em tudo igual à do pedromrsl (postada ontem) apenas difere nos valores em que a acção tem vindo a lateralizar.

Desde meados de Abril que a Martifer anda entre os 3,10€ e os 3,55€. Com um falso break no fim de Maio devido, parece-me a mim à mais valia da venda da RePower.

Para mim enquanto não quebrar convincentemente os 3,70€, pois andou lá a "marinar" durante 3 dias é comprar no Suporte e vender na Resistência.

Atenção que embora fale em comprar/vender nunca fiz negócio com as acções da Martifer.

Eu já tenho feito isso, mas os ciclos são demasiado demorados para mim. Neste momento estou fora.

Registado: 17/11/2008 0:44

por Bokas » 25/6/2009 15:40

A minha visão é em tudo igual à do pedromrsl (postada ontem) apenas difere nos valores em que a acção tem vindo a lateralizar.

Desde meados de Abril que a Martifer anda entre os 3,10€ e os 3,55€. Com um falso break no fim de Maio devido, parece-me a mim à mais valia da venda da RePower.

Para mim enquanto não quebrar convincentemente os 3,70€, pois andou lá a "marinar" durante 3 dias é comprar no Suporte e vender na Resistência.

Atenção que embora fale em comprar/vender nunca fiz negócio com as acções da Martifer.

Registado: 20/5/2008 12:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado: