Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

nova moeda de reserva mundial...o rema mais sério deste secu

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 27/6/2009 10:48

elgenedy Escreveu:Desconheço dados sobre a veracidade desta teoria. No entanto, parece-me interessante este tema ser recorrente, ou seja, volta e meia, vão surgindo teorias com base na "fraqueza" do dolar, e o poder bélico a suporta-lo.

Isto é "normal", tendo em vista o facto de existir no mundo apenas uma grande potência hegemônica.

Mas as mudanças acontecem e são naturais. Por exemplo, há 1 geração atrás (25 / 30 anos) era impensável o fim do império soviético. O contexto é completamente diferente e não podemos prever que daqui há 1 geração o império norte-americano também cairá... mas é importante para vermos que as questões devem ser relativizadas. "Nada é eterno!"
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Elgenedy » 27/6/2009 1:11

galfarragem Escreveu:É claro que os States vão fazer o possível e o impossivel para adiarem/erradicarem o inevitável. Vais ser apenas uma questão de tempo. Uma geração se tanto.

Boa noite,

Neste tema, apareceu há uns anos (quando do ataque ao Iraque e ao derrube do regime de Saddam Hussein), uma teoria que abordava precisamente estas questões.

Segundo esta teoria, a guerra no Iraque era devido, não às possíveis armas, nem tão pouco ao petroleo, mas sim pelo facto de Saddam ter optado por começar a transaccionar em Euros abandonando assim o Dolar. Tendo em conta a valorização do Euro, Saddam teria ficado a ganhar com a troca, sendo essa mensagem um incentivo forte aos restantes países àrabes a efectuarem igualmente a troca, o que colocaria o Dolar numa posição bastante menos interessante.

Desconheço dados sobre a veracidade desta teoria. No entanto, parece-me interessante este tema ser recorrente, ou seja, volta e meia, vão surgindo teorias com base na "fraqueza" do dolar, e o poder bélico a suporta-lo.

Cumprimentos,

./elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por galfarragem » 26/6/2009 23:03

Branc0 Escreveu:o USD e o "império" americano são uma e a mesma coisa. Se cai um cai o outro. É impensável, por exemplo, os EUA financiarem um exército daquele tamanho com qualquer tipo de dinheiro sério.

Concordo contigo. O exercito americano (e o império americano) é sustentado pelo resto do mundo. Sustentado porquê?

-Porque os USA trocam bens e serviços por papel que deixou de ter qualquer indexação ao ouro ou a qualquer coisa tangível está apenas indexado á confiança em que todos o aceitam como padrão nas transacções como se fosse ouro. Assim por dedução o exercito americano é sustentado pelos bens e serviços do resto do mundo em troca de bocados de papel :)

Quando essa confiança desaparecer teremos o descalabro.

Usando uma analogia: eles tem a maquina de fazer notas para o mundo. quando alguem conseguir ter uma maquina de fazer notas melhor que a deles acaba-se o dinheiro de borla pois aos poucos vão deixar de aceitar as notas que imprimem..

É claro que os States vão fazer o possível e o impossivel para adiarem/erradicarem o inevitável. Vais ser apenas uma questão de tempo. Uma geração se tanto.
http://portugalstocks.co.cc/
Portugal Stocks | Selected Information - portal com os melhores links de informação sobre a bolsa e acções portuguesas

Registado: 9/5/2009 15:49

por CrashXXI » 26/6/2009 18:09

ainda nao entrou em vigor :P portanto o branco ta correcto... (correto quando entrar em vigor :lol: )

:mrgreen: :mrgreen:

A palavra usa-se de forma aglutinada há já muito tempo (mesmo antes de se falar do acordo)! :wink:

... agora o "ta" é que me parece não estar, perdão..., "tar", previsto no acordo! :mrgreen:

Abraço
Crash

Registado: 20/5/2009 17:17

por salvadorveiga » 26/6/2009 17:51

CrashXXI Escreveu:Ok Branc0

Foi esclarecida a tua observação e a minha incorrecta interpretação... ainda bem que não pertences ao "clube in"! :wink:

... ah, outra coisa! Embora contrariando a norma relativamente ao uso do hífen entre duas vogais, o termo correcto é "antiamericanismo" (sofreu uma aglutinação) e não "anti-americanismo"... mais uma vez estou a "entrar contigo"... agora formalmente com razão! :mrgreen:

Abraço :)
Crash

ainda nao entrou em vigor :P portanto o branco ta correcto... (correto quando entrar em vigor :D )
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por CrashXXI » 26/6/2009 17:25

Ok Branc0

Foi esclarecida a tua observação e a minha incorrecta interpretação... ainda bem que não pertences ao "clube in"! :wink:

... ah, outra coisa! Embora contrariando a norma relativamente ao uso do hífen entre duas vogais, o termo correcto é "antiamericanismo" (sofreu uma aglutinação) e não "anti-americanismo"... mais uma vez estou a "entrar contigo"... agora formalmente com razão! :mrgreen:

Abraço :)
Crash

por Branc0 » 26/6/2009 13:58

... desculpa lá, Branc0, mas sou absolutamente contra o antiamericanismo primário, que ainda subsiste, com este tipo de observações pouco sérias!

Estas desculpado mas a observação foi séria e nada tem de anti-americanismo, aliás se me conhecesses saberias que sou um dos mais eloquentes adeptos da constituição americana e os principios que defende.

Agora se achas que notas de papel a valerem o mesmo que um mês de trabalho é uma troca justa e séria então sim este sistema monetário seria sério. Claro que isso não tem nada a ver com o anti-americanismo porque caso não tenhas reparado anda todo o mundo a viver à base disto e não só os americanos (apesar de obviamente serem beneficiados pelo papel do USD como moeda de reserva).

É impensável para mim o USD morrer e o pessoal ir a correr para o EUR. Era trocar os desenhos dos presidentes americanos pelos desenhos dos monumentos europeus. A haver um shift que implique a morte do USD todos os sistemas deste tipo estarão condenados pelo menos durante algumas gerações até que as pessoas se voltem a esquecer.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por CrashXXI » 26/6/2009 13:20

Não faz, para mim, qualquer tipo de sentido!
Parece-me mais uma reacção histérica à actual crise.

Usando as palavras do C.N., seria admitir o filme "A queda do imperio americano"!...

O que acredito, isso sim, é uma tendência para o equilíbrio, num prazo geracional, entre a escolha do dólar e do euro, com uma eventual tendência para este último assumir um maior protagonismo, assumindo, é claro, a viabilidade do projecto europeu - que eu acredito... seria muito negativo se tal não acontecesse, e já não falo só para os europeus -, projecto esse que, penso que a médio prazo é inevitável, tenderá para a institucionalização da figura de um tipo de federação ou confederação!

Não nos podemos alhear, contudo, da crescente importância que irá assumir a moeda chinesa, num mesmo espaço temporal geracional!

Nota final:
Continuo a não entender as frases do tipo
É impensável, por exemplo, os EUA financiarem um exército daquele tamanho com qualquer tipo de dinheiro sério.

... desculpa lá, Branc0, mas sou absolutamente contra o antiamericanismo primário, que ainda subsiste, com este tipo de observações pouco sérias!
Sei que continua a ser muito "in" esse tipo de observações... para as quais eu continuo muito "out"!

Crash[/quote]

por Branc0 » 26/6/2009 12:32

o USD e o "império" americano são uma e a mesma coisa. Se cai um cai o outro. É impensável, por exemplo, os EUA financiarem um exército daquele tamanho com qualquer tipo de dinheiro sério.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

A queda do cinema imperio

por C.N. » 26/6/2009 12:29

Ola Madoff,

Creio que o titulo do teu topico deveria ser qualquer coisa como "A queda do imperio americano" ou algo desse genero.

Quanto as moedinhas, o $ e a moeda de reserva e vai continuar a ser. No entanto o EUR continua a crescer tanto em volume de transacoes como em reputacao (moeda solida). A tendencia e continuar a crescer com o alargamento da eurozone - na Dinamarca e Suecia, dois paises equilibrados, parece que afinal ja ha vontade politica - e a conquistar partes de mercado ao USD. Mas nunca pode substituir o USD porque, por enquanto, nao ha um mercado de obrigacoes centralizado, e, principalmente, nao ha forcas armadas Europeias. Neste ultimo ponto, da forca bruta, os USA estao a anos de distancia de tudo e todos. Quanto a outras moedas, nem ve-las :P

Os meus two cents para a sub-discussao "moeda de reserva".

Abraco

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

nova moeda de reserva mundial...o rema mais sério deste secu

por madoff » 26/6/2009 11:55

Senhores,

venho propor uma discusão séria sobre este ponto.

Isto não é só uma troca de moeda !

É o ocidente "contra" as novas economias.É o poder politico dos EUA e até da europa a desaparecer.

A queda abrupta dos EUA seria positivo para o mundo ?

O medo da velha URSS (leia-se, das recentes chantagem da Russia com a europa).

O que seria feito da NATO ?

Só um aparte...acham que com estas situações tão criticas e complexas, faz sentido de falar em bull market ?

Registado: 12/5/2009 23:07

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, cisne3, Google [Bot], Goya777, jls1, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, maturidade, navaldoc, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 61 visitantes