Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiagopt2 » 6/7/2009 1:02

A análise semanal tem desta vez como protagonista o BPI.
O BPI tem-me surpreendido bastante nos últimos meses. A sua vertente técnica era escassa, raramente acontecia algo de novo. Excepção feita a uma linha de tendência descendente que foi uma referência durante todo o bear market, pouco mais havia a dizer a seu respeito. Nos últimos meses as coisas alteraram-se substancialmente, já que os sinais técnicos se têm sucedido após a quebra dessa mesma LTd. Senão vejamos…

Após a quebra em alta da LTd, acabou por existir um novo ataque aos mínimos. Esse ataque fracassou, precisamente, devido ao forte suporte proporcionado pelos mínimos históricos. Depois desse segundo toque nos mínimos, os primeiros sinais de inversão começaram a aparecer. O primeiro foi um reversal Head & Shoulders (a azul claro), que foi activado e sofreu um pullback perfeito no início de Abril. O sinal de compra dado por esse H&S seria mais tarde reforçado na activação do duplo fundo. É certo que a activação do duplo fundo não chegou a ser consensual, já que existiram duas violações àquele que passou a ser o suporte de referência. De qualquer forma, quebras de suportes e resistências não têm faltado neste título. Enquanto tive o BPI em carteira, não olhei para os suportes e resistências como guias (algo que geralmente faço). Neste caso específico, eles têm sido pouco respeitados, com violações e recuperações sucessivas, de forma quase errática.

O padrão de máximos e mínimos relativos tem sido muito mais fiável e foi por aí que me regulei na negociação. Este padrão acabou por ser responsável pelo nascimento de uma LTa de médio prazo, que acompanhou grande parte da subida. Mas, dada a sua inclinação, a quebra era inevitável. Como tenho defendido em outros casos, não é a quebra desta linha que decreta o fim do período de subidas. A linha era tão inclinada que isto teria de acontecer, mais cedo ou mais tarde.

Neste momento não existem dados suficientes para apoiar uma entrada relativamente segura. Mantenho-me neutro desde a quebra do higher-low, mas mais inclinado para as subidas. Se traçarmos um fibonacci retracement, facilmente percebemos que esta correcção está em linha com o esperado. E se realmente já começamos um novo ciclo de mercado, uma correcção deste género é do mais positivo que poderia acontecer. Será de vigiar a formação de uma LTa com menor amplitude, linha que iria permitir uma subida mais consistente e duradoura. Pessoalmente, manterei a atitude das últimas semanas, vou ficar nas sidelines a aguardar por sinais mais claros e definidos. Nada do que vejo agora me permite entrar (curto ou longo) no mercado com a necessária convicção…
Anexos
BANCO BPI.png
BANCO BPI.png (18.94 KiB) Visualizado 7073 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

bpi

por anas » 3/7/2009 16:59

nada a acrecentar fechou no suporte dos 1,80 com pouco volume,o que esperar para os proximos dias? :roll: à entrei hoje nos 1,80 valor de compra da d,isabel((angola)) :wink:

Registado: 29/2/2004 22:20

por tigstav » 2/7/2009 23:35

Óptima analise,
Mt obrigado

Abraço

Registado: 15/1/2008 17:50

por Pickbull » 2/7/2009 21:28

Obrigado meu-gôdo. É sempre bom ver e ouvir os teus videos. Baseiam-se na simplicidade e isso para mim é importante.

Sobre o BPI o meu sentimento a CP é bearish. E isto porque quebrou o seu suporte na zona dos 1.83 com bastante volume tendo depois subido com velas muito pequenas e sem volume até a essa resistência. Tudo indica que não deverá ter força para atingir o teu target superior.

Obviamente tudo pode mudar de figura se o mercado em geral ficar novamente com tendência para norte.

Acho que será razoável dizer que o mercado irá deixar esta lateralização depois da apresentação de resultados.

No geral estou pessimista nos indíces e em particular na banca.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por meu-gôdo » 2/7/2009 20:10

Fica aqui uma pequena análise ao momento actual do BPI

<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/yyMqjy5wcFUn9SeoGcjZ/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>

Registado: 4/7/2006 19:54

por galfarragem » 2/7/2009 11:43

A cotação não tem subido devido ás "más" recomendações que tem vindo nos jornais. Não vejo razão para isso. O Ulrich parece-me ser o melhor gestor dos bancos portugueses.
http://portugalstocks.co.cc/
Portugal Stocks | Selected Information - portal com os melhores links de informação sobre a bolsa e acções portuguesas

Registado: 9/5/2009 15:49

por muadyb » 2/7/2009 0:51

galfarragem Escreveu:BPI a 1,83€ tem PER 8,218
a 2,1€ ainda tem PER 9,431 :)

.. Axo que vai ser só uma questão de tempo até chegar lá :)

Hum....axas mesmo?

Registado: 10/1/2008 17:18

por galfarragem » 1/7/2009 17:09

BPI a 1,83€ tem PER 8,218
a 2,1€ ainda tem PER 9,431 :)

.. Axo que vai ser só uma questão de tempo até chegar lá :)
Portugal Stocks | Selected Information - portal com os melhores links de informação sobre a bolsa e acções portuguesas

por PrincipeValente » 1/7/2009 15:07

Parece segura acima da zona de suporte... Os últimos toques na zona dos 1.7 têm reagido.
Mas será boa aposta nestes valores? Será possível a breve trecho voltar à zona dos 2.1?

Um abraço

Registado: 7/1/2009 18:27

por MNFV » 29/6/2009 12:20

Mr Pontes: BPI: ALERTA para 2º FEIRA: Operação ARRISCADA, está a correr mal: Estará a perder cerca -116 M€ no 2ºT/09 em Angola, e deverá ter prejuízo no 2ºT/09, e anular para quase zero os lucros do 1ºSemestre/09. Downgrade para 2,287 € (2,416 € antes)
Com a crise financeira, e agora económica, alguns bancos portugueses arriscaram mais, para tentarem obter lucros extra, para compensar as perdas de imparidades da actual crise. Um dos casos, o BCP, resultou na má qualidade dos Resultados do 1ºT/09, muito dependentes do trading, e não das operações normais de concessão de crédito e comissões. Agora, no 2ºT/09, perfilha-se já o BPI, que poderá ter de registar prejuízos até -116 M€ com aplicações em operações de titulos do Tesouro angolano, em Kwanzas, indexados à cotação do USD. Ora, no 1ºT/09 o BPI saiu-se duplamente bem, pois a cotação do USD foi favorável, e beneficiou de forma extra que os rendimentos desses titulos estão isentos de IRC pelo Estado angolano. Mas no 2ºT/09, tudo está a sair mal, pois o USD caiu -5,8% (de cerca de 1,328 para 1,41 USD por euro), tal como o Kwanza que lhe está indexado, quando o trimestre está a terminar. E o investimento é muito vultuoso: cerca de 2 mil M€ (2001 M€ exactamente: 1474 M€ + 527 M€). Ora -5,8% x 2000 M€ = -116 M€. Vejam tudo na página 140 sob o titulo Carteira de Titulos (internacionais) em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC24377.pdf. Assim, estimo que o BPI possa registar prejuízo forte no 2ºT/09, mais que anulando o lucro de cerca de 50 M€ que teve no 1ºT/09. Assim, reduzo o meu target, pelo impacto de -116/900 milhões de acções = -0,129 €. Ora como eu tinha target de 2,416 € no BPI, o meu novo target passa actualmente para 2,287 €, com claro impacto NEGATIVO no curto prazo.

Registado: 28/12/2007 17:02

por pedrosantosslb » 29/6/2009 12:11

acho que o MR Pontes tem de mudar o nome para MR Fontes...o homem é só fontes ocultas! De onde é que ele obteve essa informação com numeros tao exactos? MR Pontes AKA Prof Bitaites!!!

Registado: 29/11/2007 11:52

por nunosilva76 » 29/6/2009 11:33

Esta acção anda calminha. Que vos parece, face a estas últimas notícias puderá cair, ou será boa altura para entrar.

Registado: 14/5/2009 20:10

por albrib » 27/6/2009 11:52

galfarragem Escreveu:Podias postar aqui o que disse o Mr.Pontes. Não consigo encontrar. Thanks.

Mr Pontes
Mr Pontes: BPI: ALERTA: Estará a perder cerca de -116 M€ no 2ºT/09 em Angola, pelo que deverá ter prejuízo no 2ºT/09, e anular para quase zero os lucros do 1ºSemestre/09. Downgrade para 2,287 € (2,416 € antes)

Abraço

Registado: 17/12/2008 12:33

por galfarragem » 27/6/2009 11:28

Podias postar aqui o que disse o Mr.Pontes. Não consigo encontrar. Thanks.

por varus » 26/6/2009 17:16

O mistério do BPI está desvendado, leiam o que diz o M.Pontes, como suspeitava o problema não era saída do DJ 600, mas Angola.

Registado: 21/3/2009 15:45

por varus » 25/6/2009 14:42

Estar curto no BPI é sempre um risco, o nucleo duro é forte , e muitas vezes reforçam posições, e o mercado sabe que mais tarde ou mais cedo este banco pode ser opado.
Se o petróleo disparar , a economia angolana tem um novo folego.

por luis.live » 25/6/2009 14:18

varus Escreveu:LUIS:

Utilizas as medias móveis, mas são lentas , e quando dão sinais de compra ou venda já é tarde.
O mais importante é que os mercados estão já com tendencia de queda, e esta queda do BPI já foi uma jogada de antecipação, mas não cair muito mais , porque este titulo está um bocado seco, e nestes niveis há interesse comprador.

nao é assim tao tarde como isso!!!! mas concordo que quem trabalha com médias móveis tem de ter paciencia de chinés!!!! :) mas ter entrado curto á volta dos 2,00 tinha sido um bom trade ou nao?
sempre podes dizer, mas entrar curto a 2,10 nao tinha sido melhor? podia , mas como sabias que a queda que entretanto houve nao era apenas um movimento correctivo para depois continuar a subida?

agora essa do bpi nao poder cair muito mais é que eu nao sei... uma coisa eu sei, enquanto a mm9 nao cruzar para cima da mm30 aqui o Luis nao entra longo!!! :shock:
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...

Registado: 29/11/2007 9:55

por varus » 25/6/2009 13:57

LUIS:

Utilizas as medias móveis, mas são lentas , e quando dão sinais de compra ou venda já é tarde.
O mais importante é que os mercados estão já com tendencia de queda, e esta queda do BPI já foi uma jogada de antecipação, mas não cair muito mais , porque este titulo está um bocado seco, e nestes niveis há interesse comprador.

por luis.live » 25/6/2009 12:17

varus Escreveu:Existem indicadores no metastock, muitos msia rápidos que as média móveis, e muitos deles , estavam a dar sinais de compra, com o fecho de ontem, o problema é que o dax está a fraquejar, e oa "algoritmos" estão a trabalhar o papel para baixo.
Mas há compradores, o vendedor que fustigou o titulos está mais calmo, mas pode ser para enganar.

o cenário no dax, também nao está lá grande coisa!!!!
Anexos
dax.jpg
dax.jpg (70.85 KiB) Visualizado 5907 vezes

por varus » 25/6/2009 12:07

Existem indicadores no metastock, muitos msia rápidos que as média móveis, e muitos deles , estavam a dar sinais de compra, com o fecho de ontem, o problema é que o dax está a fraquejar, e oa "algoritmos" estão a trabalhar o papel para baixo.
Mas há compradores, o vendedor que fustigou o titulos está mais calmo, mas pode ser para enganar.

por bp1511 » 25/6/2009 11:42

luis.live Escreveu:
varus Escreveu:Hoje o vendedor está mais calmo ( será para não assustar os compradores ? ).
Em termos de análise técnica , diversos indicadores , já estão dar sinais de compra.

no meu sistema das médias móveis a tendencia para baixo mantem-se... :shock:

Estive neste feriado do S. Joni a estudar este teu sistema e parece muito fixe, principalmente usando os stops.

Registado: 29/11/2007 2:19

por luis.live » 25/6/2009 11:31

varus Escreveu:Hoje o vendedor está mais calmo ( será para não assustar os compradores ? ).
Em termos de análise técnica , diversos indicadores , já estão dar sinais de compra.

no meu sistema das médias móveis a tendencia para baixo mantem-se... :shock:
Anexos
bpi.jpg
bpi.jpg (75.42 KiB) Visualizado 6004 vezes

por meu-gôdo » 25/6/2009 11:27

ricardoespsanto Escreveu:Viva,

Meu-gôdo quando diz:

O que interessará antecipar é se se trata de uma reacção efectiva ao suporte ou se se trata de um ressalto para voltar depois aos 1,70 euros com mais força. Para já, teremos que aguardar um pouco de forma a retirar mais conclusões.

tirou-me as palavras da boca... mas como é que se comprovará uma ou a outra? ou seja que sintomas é que as distinguem?

Obrigado

Só acompanhando a cotação é que poderemos tirar conclusões. Será preciso avaliar, por exemplo, a amplitude das velas ascendentes e descendentes tentando avaliar qual o swing com maior força. A reacção às zonas de suporte e resistência também são importantes, pois permitem ver quem tem mais força nessas zonas.

Nem sempre é fácil fazer essa análise e nem sempre conseguimos acertar. O importante será definir uma estratégia e actuar em conformidade...

Registado: 4/7/2006 19:54

por varus » 25/6/2009 10:00

Hoje o vendedor está mais calmo ( será para não assustar os compradores ? ).

por ricardoespsanto » 24/6/2009 22:39

Viva,

Meu-gôdo quando diz:

O que interessará antecipar é se se trata de uma reacção efectiva ao suporte ou se se trata de um ressalto para voltar depois aos 1,70 euros com mais força. Para já, teremos que aguardar um pouco de forma a retirar mais conclusões.

tirou-me as palavras da boca... mas como é que se comprovará uma ou a outra? ou seja que sintomas é que as distinguem?

Obrigado

Registado: 28/5/2008 16:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 93 visitantes