Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal e a crise...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 21/6/2009 10:50

Consumo
Shopping's perdem visitantes
por MARIA JOÃO ESPADINHAHoje

Apesar de o número de centros comerciais continuar a crescer, a quantidade de visitantes está a diminuir. Segundo os últimos dados disponíveis, Portugal registou uma queda de 8,4% em Maio deste ano, quando comparado com o ano anterior

O número de portugueses que visitam centros comerciais está a diminuir desde o início do ano, apesar de o número de estabelecimentos deste tipo estar a aumentar (ver texto em baixo). Segundo o índice Experian Footfall, empresa de estudos de mercado que mede o número de visitantes nestes estabelecimentos em vários países da Europa, Portugal regista uma queda de 8,4% em Maio deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2008.

Esta descida é, aliás, a maior entre os países analisados pelo índice: o número de consumidores em Espanha cai 5,2%, no Reino Unido 2,4% e em Itália retrocede 2,5%. Segundo dados anteriores deste índice, o número de visitas a centros comerciais está a cair todos os meses desde o início do ano, tendo registado, até Abril deste ano, uma queda acumulada de 4,78%. Nesse mês, a descida foi de 2,2%, a mais moderada de 2009, também segundo o índice Experian Footfall.

O cenário nacional é definido pela empresa de estudos de mercado como sendo "muito mais preocupante" do que o vivido em Espanha. É que, ao diminuir o número de visitas aos centros comerciais, diminuem também os actos de compra por parte dos portugueses, podendo agravar a crise no sector.

"A actual situação económica trouxe consigo uma mudança no comportamento de compra dos consumidores e pôs à prova a sua lealdade para com as marcas. Mais informados e exigentes e menos dispostos a sucumbir às compras por impulso, os consumidores actuais comparam preços, características e opções, espe- cialmente através da Internet, antes de tomarem uma decisão de compra", afirma a empresa de estudos de mercado, em comunicado.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12184
Registado: 2/9/2005 12:45

Portugal e a crise...

por Nyk » 21/6/2009 10:50

Crise deverá provocar quebra acentuada no emprego sazonal no Turismo publicado
09:49
21 Junho '09 TextoComente este ArtigoLisboa, 21 Jun (Lusa) - Em ano de crise, o emprego sazonal ligado ao sector turístico e de restauração deverá sofrer uma quebra este Verão devido à diminuição do número de turistas e à contracção do consumo, estimam intervenientes no sector contactados pela Lusa.
Comentar Artigo Aumentar a fonte do texto do Artigo Diminuir a fonte do texto do Artigo Ouvir o texto do Artigo em formato �udio Em declarações à Lusa, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), José Carlos Pinto Coelho, antecipa um Verão bastante duro para o sector, em especial na área da restauração.

Por esta razão, assinalou, os empresários demonstram nesta altura ter receio em contratar.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12184
Registado: 2/9/2005 12:45

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot] e 28 visitantes