Carteira JAS*2009 - Mês 06
Já há muito que é uma imagem de marca do Caldeirão a publicação da carteira do JAS, participante por que tenho a maior das considerações.
No entanto, e na na minha opinião, a forma como o JAS publica os movimentos e os resultados, não tem qualquer interesse prático para quem pretenda seguir a mesma estratégia. É óbvio que a motivação dele não será essa mas de registar para ele proprio a evolução e historico da carteira, tipo um diário de trading.
Quando afirmo que tem pouco ou nenhum interesse para os outros participantes, referimo-me em concreto aos seguintes 4 pontos:
1) A forma como é apresentada a variação da carteira, a variação das posições em aberto, a % de capital alocado, etc., é algo obscura. Prova disto é a quantidade gigantesca de dúvidas e perguntas que desde sempre vão aparecendo.
2) As entradas e saídas de posições são ainda mais obscuras. O JAS ao longo de uma sessão, compra vende, vende compra, substitui acções por warrants, warrants por acções, despacha excendentes, recompra mais à frente, enfim ... altos malabarismos e impossivel de ser replicada.
3) A gestão do risco não é clara e muitas vezes a exposição da carteira ao risco, parece à primeira vista, demasiadamente alta e pouco aconselhavel para uma carteira real. O JAS neste aspecto vai jogando com a % de capital alocado mas mesmo assim não se torna nada evidente e é nada claro para muitos que acompanham.
4) Em resumo, é uma gestão muito pouco transparente
Na minha opinião, a gestão publica de um portfolio teria obrigatoriamente de ser muito semelhante àquela que é feita pelo Cesar Borja, onde ele simplesmente diz, na vespera, que titulo vai comprar e diz também a que preço: o preço de abertura. Da mesma forma para as vendas. Isto sim, é transparencia e quem quiser seguir a carteira obterá exactamente os mesmissimos resultados que o portfolio publicado no site.
De qualquer forma eu gosto de acompanhar o tópico, apenas por curiosidade e entretenimento e apesar de tudo o que referi, registo o mérito do JAS em manter a tradição mesmo nas condições mais adversas por que ele já passou.
Abraço JAS e bn
No entanto, e na na minha opinião, a forma como o JAS publica os movimentos e os resultados, não tem qualquer interesse prático para quem pretenda seguir a mesma estratégia. É óbvio que a motivação dele não será essa mas de registar para ele proprio a evolução e historico da carteira, tipo um diário de trading.
Quando afirmo que tem pouco ou nenhum interesse para os outros participantes, referimo-me em concreto aos seguintes 4 pontos:
1) A forma como é apresentada a variação da carteira, a variação das posições em aberto, a % de capital alocado, etc., é algo obscura. Prova disto é a quantidade gigantesca de dúvidas e perguntas que desde sempre vão aparecendo.
2) As entradas e saídas de posições são ainda mais obscuras. O JAS ao longo de uma sessão, compra vende, vende compra, substitui acções por warrants, warrants por acções, despacha excendentes, recompra mais à frente, enfim ... altos malabarismos e impossivel de ser replicada.
3) A gestão do risco não é clara e muitas vezes a exposição da carteira ao risco, parece à primeira vista, demasiadamente alta e pouco aconselhavel para uma carteira real. O JAS neste aspecto vai jogando com a % de capital alocado mas mesmo assim não se torna nada evidente e é nada claro para muitos que acompanham.
4) Em resumo, é uma gestão muito pouco transparente

Na minha opinião, a gestão publica de um portfolio teria obrigatoriamente de ser muito semelhante àquela que é feita pelo Cesar Borja, onde ele simplesmente diz, na vespera, que titulo vai comprar e diz também a que preço: o preço de abertura. Da mesma forma para as vendas. Isto sim, é transparencia e quem quiser seguir a carteira obterá exactamente os mesmissimos resultados que o portfolio publicado no site.
De qualquer forma eu gosto de acompanhar o tópico, apenas por curiosidade e entretenimento e apesar de tudo o que referi, registo o mérito do JAS em manter a tradição mesmo nas condições mais adversas por que ele já passou.
Abraço JAS e bn
- Registado: 1/6/2009 23:04
Ok, estou mais ou menos esclarecido...
Como os resultados que mostras aqui são sempre em percentagens (o que eu acho muito bem) é para isso que nós, os leitores deste tópico, temos que olhar.
E nesse âmbito, estou a ver que essas variações percentuais que apresentas não são assim tão lineares como à partida eu pensei.
Obrigado pelo esclarecimento
Grande Abraço e bons negócios
Como os resultados que mostras aqui são sempre em percentagens (o que eu acho muito bem) é para isso que nós, os leitores deste tópico, temos que olhar.
E nesse âmbito, estou a ver que essas variações percentuais que apresentas não são assim tão lineares como à partida eu pensei.
Obrigado pelo esclarecimento
Grande Abraço e bons negócios
"A intuição dirá ao espírito racional qual será o próximo passo."
- Registado: 25/8/2007 18:55
Re: Re
DOW Escreveu:JAS Escreveu:Tens que me explicar porque chamas "subir a rentabilidade" à passagem de +50,43%(ontem) para + 46,80%(hoje).
Eu chamo a isso "descer" e não foi pouco...
Um abraço,
JAS
JAS, passas-te de 46,69 (18/06) para 46,80 (19/06), pelo menos é o que está aí no teu grafico...
OK, parece que me enganei nos posts...
Os 4 trades que pioraram provocaram uma descida total de -2,13% que apenas foi compensada pelos +1,99% da subida da VAFK.
Isso daria -0,14%.
Como tenho o capital em apenas 0,4X isso provoca uma redução diária do capital ponderado o que aumenta a rentabilidade da carteira em cerca de +0,14%/dia.
Com esse dado a carteira deveria ter ficado, por acaso, exactamente com a mesma rentabilidade entre os dias 18 e 19.
Para teres uma ideia da importância do capital, mudando a data para 31 de Dezembro isso dá um capital ponderado de 0,5706X e daria uma rentabilidade no ano de +62,94%.
Como não encontrei nenhum erro no dia 19 admito que no dia 18 me tenha esquecido de mudar a data(o que às vezes acontece) e que as contas tenham aparecido com o capital ponderado do dia 17.
É provavel que o erro tenha sido originado aí mas agora dar-me-ia muito trabalho apagar todos os dados da folha de Excel para regressar ao dia 18.
Como eu costumo dizer os lucros que nos interessam medem-se em Euros e não são alterados pela data.
A percentagem, pode satisfazer o nosso ego, mas é só para vista...
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Re: Re
JAS Escreveu:Tens que me explicar porque chamas "subir a rentabilidade" à passagem de +50,43%(ontem) para + 46,80%(hoje).
Um abraço,
JAS
JAS, passas-te de 46,69 (18/06) para 46,80 (19/06), pelo menos é o que está aí no teu grafico...

Re
apgcalado Escreveu:Oi JAS,
não leves a mal a pergunta mas como é que:
o BPI que representa 29% da tua carteira cai 1,9%
a Jerónimo de Martins que representa 54% cai 0,64%
o turboWarants que tens estão associados à jeronimo martins pelo que certamente carregaram ainda mais no lado negativo
... e ainda assim de ontem para hoje consegues subir a rentabilidade.
Tens que me explicar porque chamas "subir a rentabilidade" à passagem de +50,43%(ontem) para + 46,80%(hoje).
Um abraço,
JAS
Oi JAS,
o turboWarants que tens estão associados à jeronimo martins pelo que certamente carregaram ainda mais no lado negativo
Só se tiveres as acções da Vista Alegre Fusão... e isso foi suficiente para compensar tudo o resto negativo?
Este é um dos tópicos que costumo visitar com frequencia mas por vezes não consigo perceber certas variações. E como só percebendo é que se aprende, aqui fica a pergunta
Obrigado.
Abraço e bom fim de semana
Só se tiveres as acções da Vista Alegre Fusão... e isso foi suficiente para compensar tudo o resto negativo?
Este é um dos tópicos que costumo visitar com frequencia mas por vezes não consigo perceber certas variações. E como só percebendo é que se aprende, aqui fica a pergunta
Obrigado.
Abraço e bom fim de semana
"A intuição dirá ao espírito racional qual será o próximo passo."
- Registado: 25/8/2007 18:55
Carteira JAS*2009 - Mês 06 - dia 19
Ainda bem que acabou uma semana que não me correu nada bem...
BPI
Comecemos por este que foi o primeiro onde houve transações.
Com a JMT a cair achei que devia ter mais liquidez e procedi a vendas entre 1,903 e 1,912.
Não assisti à sessão durante a tarde pelo que nem sei bem o que se terá passado no fecho.
Apenas sei que apanhei com todas as que tinha em compra apesar de apenas ter deixado ordens abaixo de 1,87.
De qualquer forma a posição ficou um pouco reduzida.
JMT
Andava a cair pelo que resolvi entrar em compra de acções após ter comprado mais do 8021C a 0,31.
Compras no intervalo 4,780-4,794 mas fui devolvendo de seguida no intervalo 4,79-4,794.
A posição em acções foi ligeiramente reduzida e a posição em TW's foi aumentada.
A liquidez mantém-se acima dos 15% não vá 2ª feira ser dia de compras...
Bom fim de semana,
JAS
P.S. - varus, não vi o que se passou mas continuo a pensar que a zona do 1,85-1,90 funcionará como suporte.
BPI
Comecemos por este que foi o primeiro onde houve transações.
Com a JMT a cair achei que devia ter mais liquidez e procedi a vendas entre 1,903 e 1,912.
Não assisti à sessão durante a tarde pelo que nem sei bem o que se terá passado no fecho.
Apenas sei que apanhei com todas as que tinha em compra apesar de apenas ter deixado ordens abaixo de 1,87.
De qualquer forma a posição ficou um pouco reduzida.
JMT
Andava a cair pelo que resolvi entrar em compra de acções após ter comprado mais do 8021C a 0,31.
Compras no intervalo 4,780-4,794 mas fui devolvendo de seguida no intervalo 4,79-4,794.
A posição em acções foi ligeiramente reduzida e a posição em TW's foi aumentada.
A liquidez mantém-se acima dos 15% não vá 2ª feira ser dia de compras...
Bom fim de semana,
JAS
P.S. - varus, não vi o que se passou mas continuo a pensar que a zona do 1,85-1,90 funcionará como suporte.
- Anexos
-
- cart 06-19.png (68.56 KiB) Visualizado 3089 vezes
Carteira JAS*2009 - Mês 06 - dia 18
As campainhas tocaram quando a carteirinha baixou dos +50% mas resolvi não alterar a estratégia.
BPI
Começo por este apenas porque foi o que transaccionei mais esta manhã.
Andei entretido no negócio do cêntimo e nem correu muito mal...
Uma compra a 1,871, devolução a 1,879, compra a 1,871, devolução a 1,884, compras a 1,880, devoluções a 1,882 e 1,888.
No final do dia posição muito ligeiramente reduzida.
JMT
Comprei poucas acções, e até foram caras, a 4,880 e 4,874.
Reforcei a posição no 8021C a 0,32.
A ida aos 4,80 não me parece nada de grave mas fez-me baixar substancialmente a rentabilidade...
JAS
BPI
Começo por este apenas porque foi o que transaccionei mais esta manhã.
Andei entretido no negócio do cêntimo e nem correu muito mal...
Uma compra a 1,871, devolução a 1,879, compra a 1,871, devolução a 1,884, compras a 1,880, devoluções a 1,882 e 1,888.
No final do dia posição muito ligeiramente reduzida.
JMT
Comprei poucas acções, e até foram caras, a 4,880 e 4,874.
Reforcei a posição no 8021C a 0,32.
A ida aos 4,80 não me parece nada de grave mas fez-me baixar substancialmente a rentabilidade...
JAS
- Anexos
-
- cart 06-18.png (68.19 KiB) Visualizado 3620 vezes
joaopedropinho Escreveu:Dansousa Escreveu:Bom dia JAS, deixe-me fazer-lhe uma perguntinha:
Como fica a posição do BPI depois destas correcções??? Continua a reforçar posição ou prevê fecho de posição??
Obrigado
Abraço
DS
Mais logo, quando o JAS actualizar a carteira logo verás
Ok, já fica feita a pergunta...vamos então aguardar para mais logo...
DS
DS
Caro JAZ :
Acho que deves vender a JMT, o mercado vai e está a cair , atenção ao Zlot, lê os comentários do Borja.
BPI , tenho algumas acções que comprei ontem , mas considero , que foram mal compradas, o problema do BPI está em Angola , pode ser um pesadelo.
Em conversa com amigos , Angola está a atrasar pagamentos , e muitas empresas estão já com problemas , a função pública está com salários em atraso. São rumores, mas está atento.
Acho que deves vender a JMT, o mercado vai e está a cair , atenção ao Zlot, lê os comentários do Borja.
BPI , tenho algumas acções que comprei ontem , mas considero , que foram mal compradas, o problema do BPI está em Angola , pode ser um pesadelo.
Em conversa com amigos , Angola está a atrasar pagamentos , e muitas empresas estão já com problemas , a função pública está com salários em atraso. São rumores, mas está atento.
- Registado: 21/3/2009 15:45
re
jarc Escreveu:Mais? Olha que a teimosia desse tipo já te tem custado uns euros. Toma atenção à exposição a esse warrant. Uma noite má para as bandas do Nikkei atira a Jmt paraa 4.50 num ápice.
Olha que a JMT está na Polónia e não no Japão...
Um abraço,
JAS
Carteira JAS*2009 - Mês 06 - dia 17
Uma manhã proveitosa já que os saldos continuaram...
JMT
Julgo que irá mesmo passar dos 5,00 pelo que regressei a uma tactica mais agrssiva.
Venda de acções a 4,90 e compra do 8021C a 0,37 alavancando a posição.
Mantive, no resto do dia, uma compra de acções a 4,895 mas saíram-me poucas.
BPI
Continuei a reforçar a posição.
Fiz compras a 1,94 e 1,93 o que até foi caro.
Mais nenhum movimento.
Amanhã vamos ver se coloquei os meus "+50%" em risco ou se foram boas apostas.
JAS
JMT
Julgo que irá mesmo passar dos 5,00 pelo que regressei a uma tactica mais agrssiva.
Venda de acções a 4,90 e compra do 8021C a 0,37 alavancando a posição.
Mantive, no resto do dia, uma compra de acções a 4,895 mas saíram-me poucas.
BPI
Continuei a reforçar a posição.
Fiz compras a 1,94 e 1,93 o que até foi caro.
Mais nenhum movimento.
Amanhã vamos ver se coloquei os meus "+50%" em risco ou se foram boas apostas.
JAS
- Anexos
-
- cart 06-17.png (68.52 KiB) Visualizado 1932 vezes
Carteira
Isso é capaz de ser muita lenha. Há uns dias quando o cómico do Cramer começou a vir para a telivisão dizer que a Apple iria aos 180, desfiz-me logo do material todo. A estratégia é sempre identica, repara que o homem usa a TV para enganar os patos. E, como faz aquele registo de palhaço ninguém o leva preso. Cuidado com esses warrants.
Carteira JAS*2009 - Mês 06 - dia 16
Hoje acabaram os saldos...
JMT
Fiz uma venda de acções de manhã a 4,953 e recomprei parte ao fim da tarde a 4,941.
Também aproveitei os saldos para comprar mais uns 8921C a 0,39.
BPI
Reforcei a posição com compras a 2,004-2,003.
Mais nenhum movimento.
Liquidez reduzida para 20% ainda dá para um tirinho nalgum pardal que passe em vôo rasante...
JAS
JMT
Fiz uma venda de acções de manhã a 4,953 e recomprei parte ao fim da tarde a 4,941.
Também aproveitei os saldos para comprar mais uns 8921C a 0,39.
BPI
Reforcei a posição com compras a 2,004-2,003.
Mais nenhum movimento.
Liquidez reduzida para 20% ainda dá para um tirinho nalgum pardal que passe em vôo rasante...
JAS
- Anexos
-
- cart 06-16.png (68.63 KiB) Visualizado 2444 vezes
Carteira JAS*2009 - Mês 06 - dia 15
A Segunda-Feira continua a ser um bom dia de compras...
Foi pena não ter podido negociar também à tarde.
JMT
Não resisti à tentação de comprar uns 8021C a 0,40...
Comportou-se razoavelmente bem num dia bem vermelho.
VAFK
Fiz uma passagem entre 2 contas e, pelo caminho, levaram-me umas a 0,09.
Nada de grave pois não deve ser difícil recomprar um dia destes.
Mais nenhum movimento.
JAS
Foi pena não ter podido negociar também à tarde.
JMT
Não resisti à tentação de comprar uns 8021C a 0,40...
Comportou-se razoavelmente bem num dia bem vermelho.
VAFK
Fiz uma passagem entre 2 contas e, pelo caminho, levaram-me umas a 0,09.
Nada de grave pois não deve ser difícil recomprar um dia destes.
Mais nenhum movimento.
JAS
- Anexos
-
- cart 06-15.png (67.91 KiB) Visualizado 2888 vezes
Carteira JAS*2009 - Mês 06 - dia 12
O dia começou muito prometedor mas depois esmoreceu como habitualmente acontece às 6as feiras.
JMT
A chegada à zona dos 5,00 parece ter feito soar as campainhas nos ATzinhos...
Já são muitas as análises a referirem o bom momento da JMT mas parece que ainda ninguém reparou que é o único título do PSI.20 que está positivo em 52 semanas.
É possível que para a semana ela passe definitivamente os 5,00 mas, pelo sim pelo não, eu vou preparando a carteira para a época balnear que se avizinha.
E isso significa que a posição principal voltará a ser em acções e os TW's serão utilizados em situações pontuais.
Quando acordei a JMT estava em baixo e comecei por comprar o 8021C (strike 4,25) pois o preço estava mais vantajoso. Comprei a 0,42.
Esperava vender igual número do 8020C a 0,67 ou 0,68 mas acabei por o vender a 0,66.
Entretanto aproveitei para comprar acções entre os 5,001 e os 5,024 com umas vendas pelo meio entre os 5,011 e os 5,021.
No final fiquei com uma posição de 25% com b.p. de 5,010.
Mais nenhum movimento.
Bom fim de semana,
JAS
JMT
A chegada à zona dos 5,00 parece ter feito soar as campainhas nos ATzinhos...
Já são muitas as análises a referirem o bom momento da JMT mas parece que ainda ninguém reparou que é o único título do PSI.20 que está positivo em 52 semanas.
É possível que para a semana ela passe definitivamente os 5,00 mas, pelo sim pelo não, eu vou preparando a carteira para a época balnear que se avizinha.
E isso significa que a posição principal voltará a ser em acções e os TW's serão utilizados em situações pontuais.
Quando acordei a JMT estava em baixo e comecei por comprar o 8021C (strike 4,25) pois o preço estava mais vantajoso. Comprei a 0,42.
Esperava vender igual número do 8020C a 0,67 ou 0,68 mas acabei por o vender a 0,66.
Entretanto aproveitei para comprar acções entre os 5,001 e os 5,024 com umas vendas pelo meio entre os 5,011 e os 5,021.
No final fiquei com uma posição de 25% com b.p. de 5,010.
Mais nenhum movimento.
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 06-12.png (68.08 KiB) Visualizado 3213 vezes
pvg80713 Escreveu:os meus parabens por melhorares o Money Management e reduzires a exposição ao Turbo.
assim parece melhor, mas quem sabe és tu.
cumprimentos
pvg
Ainda nao percebi a tua coisa coms os TW's...
uma pessoa até pode ter TW's e nem sequer estar alavancado.
e por um lado o strike do TW e' mais seguro que um stop em acçoes...
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
Re
jarc Escreveu:Em boa altura as despachaste. Se amanhã as notíciasforem más, para as bandas das Américas, aviam tudo de uma só vez.
Tu és mesmo um grande pessimista...
E se as notícias forem assim-assim, como as de hoje, o que acontece?
E se forem boas?
Vocês andam há 4 meses à espera das quedas...
Um abraço,
JAS
--------------------------
Dwer Escreveu:Para mim a JMT ainda vai mais acima.
Activou uma bandeira com target à volta dos 6.
Isso será o que se chama "embandeirar em arco"?
Seria duplicar de valor em 4 meses.
(os analistas até irão dizer que é por causa do zloty...)
Um abraço,
JAS
--------------------------
No ano passado, com tudo a cair, a JMT manteve-se impávida e serena durante muitos meses.
Depois teve uma queda abrupta e tão inesperada que apanhou muita gente distraída.
Nessa altura houve quem acreditasse que a empresa valeria bem mais do que os 3,00 com crise ou sem crise.
Parece que valia mais do que os 3,00 pois em 3,5 meses já subiu 66%...
Se há crise, ou se já acabou, ainda há algumas dúvidas.
Neste ponto, a valer 5,00, já não é tão evidente que esteja muito desfazada do seu valor e já não é tão seguro apostar agora nela.
Para quem já tinha posições longas abertas deixar correr os lucros ainda é opção.
JAS
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Pmart 1 e 211 visitantes