Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Taxas e mais taxas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pasil74 » 19/6/2009 14:23

Neste caso das taxas tenho a dizer uma coisa contra, que é a injustiça delas:

Exemplo Taxa de utilização de saneamento varia e aumenta com o aumento de consumo de agua.
Numa oficina automovel pergunto, que agua consumida passa pelos esgotos???? Somente a usada na casa de banho, pois as aguas de lavagens de peças, motores e carros não pode ir para os esgotos. Então porque paga mais pela agua que gasta, se tem de chamar uma carro proprio para vir buscar as aguas da fossa industrial que são obrigados a meter? Custos estes elevados.

Outro exemplo porque é que eu se regar o jardim de uma vivenda tenho de pagar taxa de saneamento dessa água???

Mas o cumulo foi terem feito o saneamento na aldeia da minha sogra e a casa dela, como de muitas não poderam fazer a ligação ao saneamento, pois a tubagem passa mais alto que quase metade das casas, mas logo a seguir ao trabalho acabado veio na factura da agua para toda a gente taxa de saneamento, fui reclamar Resposta: a gente nao sabe quem tem o saneamento ligado entao quem nao tiver tem de vir reclamar!!! - Dassssss isto é que é roubar!!!!

Registado: 7/12/2007 0:29

por Elias » 19/6/2009 14:10

bp1511 Escreveu:
Elias Escreveu:Mas o que me faz confusão é misturar taxas.

Se utilizo água pago a taxa do lixo. Se utilizo electricidade pago a taxa do audiovisual.

Ok, contra isso nada.
Mas como é que achas que se poderia fazer?

Repara, o princípio que está a ser aplicado actualmente é o do "sempre foi assim".

Mas é um mau princípio, porque estão uns a pagar pela utilização de outros.

O que eu acho que se poderia fazer era uma de duas coisas:

a) acabar com as taxas, admitindo que esses serviços (saneamento, "audiovisuais") são pagos com os nossos impostos (nomeadamente o IMI no caso do saneamento!)

OU

b) cobrar as taxas a quem efectivamente usa o serviço

Claro que prefiro a solução a), ou então temos copmo já alguém escreveu temos de passar a pagar por tudo o que usamos... mas aí dispensava-se o Estado... pera lá, se calhar vendo bem as coisas até prefiro a solução b) :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 12:21

por bp1511 » 19/6/2009 14:01

Elias Escreveu:Mas o que me faz confusão é misturar taxas.

Se utilizo água pago a taxa do lixo. Se utilizo electricidade pago a taxa do audiovisual.

Ok, contra isso nada.
Mas como é que achas que se poderia fazer?

Registado: 29/11/2007 2:19

por Elias » 19/6/2009 12:33

Mas o que me faz confusão é misturar taxas.

por bp1511 » 19/6/2009 12:28

Elias Escreveu:
bp1511 Escreveu:Elias eu acho bem, é que eu moro numa freguesia que nem agua da companhia tem.

E o lixo quem recolhe?

É o Ze Manel do camião...

Agora a sério, é o camião do lixo e não pago taxa (eu sei) mas quem me dera pagar e ter a água da companhia. Fiz uma análise à água do poço e está imprópria para consumo, mesmo para cozinhar. É uma seca porque tenho que trazer garrafões de água de casa do meu sogro.
Quem me manda ser "pobre" e não morar numa cidade.

Como podes ver pagar é fixe!!!

por Elias » 19/6/2009 12:16

bp1511 Escreveu:Elias eu acho bem, é que eu moro numa freguesia que nem agua da companhia tem.

E o lixo quem recolhe?

por bp1511 » 19/6/2009 12:15

Elias Escreveu:
Brunobras Escreveu:Lixo fazes? Lá cada caixote de lixo tem um chip e pagas uma TAXA por cada vez que ele é passado no camião!

Pois é. Pagas de acordo com o que utilizas.

Cá pagas, quer utilizes quer não: a taxa de resíduos sólidos está incluída na factura da água e é proporcional ao consumo de água. achas bem?

Querias um "chispe" no caixote do lixo...

Elias eu acho bem, é que eu moro numa freguesia que nem agua da companhia tem.

por Elias » 19/6/2009 12:14

Brunobras Escreveu:SIm realmente Elias nem me atrevo a continuar... Se chegas ao cumulo de ir buscar leis sabendo bem que só o são no papel porque na prática não deves conhecer uma única pessoa que pague por ter cão!

Bruno eu apenas peguei no exemplo que tu deste. Eu não tenho cão, mas quando tive um (já lá vão mais de 10 anos) posso garantir-te que ele tinha a respectiva licença e o registo.

Quem não paga a taxa do cão está a fugir ao fisco. Isso é fraude e já nos leva para outra discussão.

Mas o que nós estamos a falar é do excesso de taxas que existe cá. Se quiseres dar exemplos concretos de taxas que existam lá fora e não existam cá - porque é disso que estamos a falar e foi essa a questão que tu próprio levantaste - estarei aqui disponível para debater o assunto contigo. Se optas por te retirar da discussão, vou considerar que não tens mais exemplos para dar e que o que escreveste anteriormente não tem qualquer base sólida.

por sem2006 » 19/6/2009 12:07

Brunobras Escreveu:Por acaso não acrescentei a Espanha mas se tiveres algum exemplo do país vizinho que demonstre a melhor aplicação do dinheiro vindo de TAXAS, posta aqui!

Ui..não é preciso muito...basta ver a qualidade das estradas nacionais deles... Comparadas com as nossas, as nossas parecem uns carreiros de cabras, onde traços mal existem ou assim que chove, deixam de ser ver por completo :roll:

Registado: 29/4/2009 13:31

por Brunobras » 19/6/2009 12:05

SIm realmente Elias nem me atrevo a continuar... Se chegas ao cumulo de ir buscar leis sabendo bem que só o são no papel porque na prática não deves conhecer uma única pessoa que pague por ter cão!

"Quando não os podes vencer junta-te a eles"

Realmente portugal é um país de taxas e impostos, somos todos uns coitadinhos, bla, bla, bla....

AMIGOS! EMIGREM!!!!

Registado: 17/7/2008 16:44

por Elias » 19/6/2009 12:00

Brunobras Escreveu:EU tou a falar de tudo o que pagas de impostos!

Não devemos misturar taxas com impostos. Genericamente os impostos são sobre o rendimento ou sobre transacções, as taxas são sobre o uso de determinados serviços.

Agora deixa-me lá comentar os exemplos que dás

Brunobras Escreveu: Queres algumas taxas de lá? Cão tens? lá pagas uma TAXA por ter!

Pois é. Mas esse exemplo não é bom: cá também pagas taxa por ter cão. O Decreto-Lei 317/85 assim o estabelece:

Artigo 3.º
(Obrigatoriedade de registo e licenciamento)
1 - Os detentores ou proprietários de cães são obrigados nos termos dos artigos seguintes a promover o seu registo e licenciamento nas câmaras municipais em cujo área seja o domicílio ou a sede dos interessados ou onde se encontrem os bens a cujo guarda os animais se destinem, e, no caso das embarcações sujeitas a contribuição industrial, poderão também tais actos ser promovidos nas câmaras municipais onde aquelas estejam registadas.

2 - Para os cães dos serviços militares, militarizados ou policiais não é obrigatório o licenciamento, mas apenas o registo privativo interno sob responsabilidade desses serviços.

3 - Os cães reservados a estudo e encerrados em laboratórios estão isentos do registo e licenciamento.

Artigo 4.º
(Registo)
1 - O registo é obrigatório para todos os cães com 4 ou mais meses de idade e deve ser feito, assim que atinjam esta idade, mediante declaração dos interessados, que têm de apresentar para esse efeito o cartão de identificação do animal.

Brunobras Escreveu:Lixo fazes? Lá cada caixote de lixo tem um chip e pagas uma TAXA por cada vez que ele é passado no camião!

Pois é. Pagas de acordo com o que utilizas.

Cá pagas, quer utilizes quer não: a taxa de resíduos sólidos está incluída na factura da água e é proporcional ao consumo de água. achas bem?

Brunobras Escreveu:Queres mais?

Sim, por favor. Os exemplos que deste até agora mostram que lá fora é melhor que cá.

por rjac » 19/6/2009 12:00

Brunobras Escreveu:
rjac Escreveu:
Brunobras Escreveu:Elias posso te dizer por exemplo que se fores trabalhar para o Luxemburgo(dito o melhor país para trabalhar) e se fores solteiro pagas 33% do teu ordenado nem que ele seja o ordenado mínimo. E em Portugal...

Não me venham dizer que o ordenado mínimo no Lux é acima de 1500€ e em Portugal é 450€ porque a vida lá também é mais cara....

Espero q n estejas a comparar o nível de vida de ambos os países... eu n me importava de pagar mais impostos... se recebesse o triplo pela mm função, q curiosamente é o q estás a sugerir com esses números.

Cpts,

Não sei se conheces alguem a trabalhar fora de Portugal mas se conheceres vê se eles fazem fortunas como nos tempos em que a moeda portuguesa era o escudo!

Para mim, existem vários estádios intermédios entre a situação média de um português e fazer fortunas.

Não só conheço pessoas q trabalham lá fora como tb já o fiz. Logo, posso-te garantir que lá fora (dependendo dos países obviamente), consegues ter uma situação económica mais confortável do q estando em Portugal. N obstante, o dinheiro n é tudo e felizmente posso dar-me ao luxo de poder escolher viver em Portugal sem dificuldades de maior pq a minha vida foi construída cá e n preciso de abdicar dela.

Isso não invalida a minha concordância com o Elias... é um bocado chato pagarmos impostos e dps pagarmos mais taxas e taxas das taxas e taxas por haver taxas nas taxas... cansa um bocado.

Registado: 29/7/2008 7:57

por Brunobras » 19/6/2009 11:58

Por acaso não acrescentei a Espanha mas se tiveres algum exemplo do país vizinho que demonstre a melhor aplicação do dinheiro vindo de TAXAS, posta aqui!

por sem2006 » 19/6/2009 11:55

em qualquer um deles...Aliás, basta passar a fronteira...

Claro que quem quer ser cego... :roll:

por Brunobras » 19/6/2009 11:53

sem2006 Escreveu:
Brunobras Escreveu:
Elias Escreveu:
Brunobras Escreveu:Elias posso te dizer por exemplo que se fores trabalhar para o Luxemburgo(dito o melhor país para trabalhar) e se fores solteiro pagas 33% do teu ordenado nem que ele seja o ordenado mínimo. E em Portugal...

Não me venham dizer que o ordenado mínimo no Lux é acima de 1500€ e em Portugal é 450€ porque a vida lá também é mais cara....

Bruno estás a falar de IRS. Eu estou a falar de taxas.

Hellooooooo????

Ó hellooooooo! EU tou a falar de tudo o que pagas de impostos! Queres algumas taxas de lá? Cão tens? lá pagas uma TAXA por ter! Lixo fazes? Lá cada caixote de lixo tem um chip e pagas uma TAXA por cada vez que ele é passado no camião! Queres mais?

Mas ao menos lá v~e-se o dinheiro dos impostos bem aplicado, enquanto que cá... :roll:

Já agora, talvez quem precise de umas campanhas de leitura sejas tu :twisted:

Ou melhor..leitura não...algo para acordar para a realidade :twisted:

" lá ve-se o dinheiro dos impostos bem aplicado" Lá onde?

Se conheceres a realidade de França, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, Holanda, diz-me em qual deles é bem aplicada....

por Brunobras » 19/6/2009 11:50

rjac Escreveu:

Espero q n estejas a comparar o nível de vida de ambos os países... eu n me importava de pagar mais impostos... se recebesse o triplo pela mm função, q curiosamente é o q estás a sugerir com esses números.

Cpts,

Não sei se conheces alguem a trabalhar fora de Portugal mas se conheceres vê se eles fazem fortunas como nos tempos em que a moeda portuguesa era o escudo!

por sem2006 » 19/6/2009 11:50

Brunobras Escreveu:
Elias Escreveu:

Hellooooooo????

Ó hellooooooo! EU tou a falar de tudo o que pagas de impostos! Queres algumas taxas de lá? Cão tens? lá pagas uma TAXA por ter! Lixo fazes? Lá cada caixote de lixo tem um chip e pagas uma TAXA por cada vez que ele é passado no camião! Queres mais?

Mas ao menos lá v~e-se o dinheiro dos impostos bem aplicado, enquanto que cá... :roll:

Já agora, talvez quem precise de umas campanhas de leitura sejas tu :twisted:

Ou melhor..leitura não...algo para acordar para a realidade :twisted:

por Brunobras » 19/6/2009 11:45

Elias Escreveu:

Hellooooooo????

por rjac » 19/6/2009 11:45

Cpts,

Registado: 29/7/2008 7:57

por Elias » 19/6/2009 11:42

Hellooooooo????

por Brunobras » 19/6/2009 11:41

Elias posso te dizer por exemplo que se fores trabalhar para o Luxemburgo(dito o melhor país para trabalhar) e se fores solteiro pagas 33% do teu ordenado nem que ele seja o ordenado mínimo. E em Portugal...

por Elias » 19/6/2009 11:41

Bruno não respondeste à minha questão...

por Brunobras » 19/6/2009 11:39

sem2006 Escreveu:Gosto é destes tipos que gostam de pagar impostos...pena é não conhecer nenhum pessoalmente...Assim dava-lhe os meus impostos para ele pagar :roll:

E eu adoro ver ignorância de quem nas minhas palavras consegue perceber que gosto de pagar impostos...

Começo a perceber porque existem tantas campanhas para promover a leitura...

por Elias » 19/6/2009 11:38

Por mim acabava com todas as taxas e com todos os impostos indirectos. Era só IRS + IRC (obviamente mais pesados que os actuais mas sem haver lugar a outros impostos e taxas).

por bp1511 » 19/6/2009 11:35

sem2006 Escreveu:Gosto é destes tipos que gostam de pagar impostos...pena é não conhecer nenhum pessoalmente...Assim dava-lhe os meus impostos para ele pagar :roll:

Tens bom remédio para não pagar, não consumas nada e não trabalhes, deixas logo de pagar. :lol:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, iniciado1, latbal, lito, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006, Xãd, zulu404 e 209 visitantes