Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vislumbre de queda anunciada - Coluna Negócios (actualizado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 26/6/2009 12:10

Pode-se colocar, muito embora seja algo semelhante à última votação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Razao_Pura » 25/6/2009 20:13

Vamos ter dias decisivos no futuro próximo, ou talvez não.
Os gráficos mostram que os índices estão a lateralizar e a ser espremidos entre LTD's de l.p. oblíquas e suportes de curto prazo horizontais - mínimos feitos na 1ª quinzena de Maio.
So... agora, das duas, três:
- ou quebram sob o peso da LTD que mantém o seu papel de resistência e fazem mínimos mais baixos;
- ou os suportes mantêm-se "inbictos" e quebram as LTD's, fazem breakout e lançam-se em nova toada ascendente;
- ou continuam na sua tendência de lateralização, quebram as LTD's sem expressividade e não arrancam para novos máximos, mantendo o range de negociação ou até ganhando mais alguma volatilidade, mas mantendo a tendência de lateralizaçao no médio prazo.
hã.... que tal? isto tá aqui material para uma votaçãozita, à laia, como é que acha que vai decorrer o Verão nas Bolsas?
Oh Marco, se achares bem podes colocar isto à auscultação popular.
Jokas,

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por MarcoAntonio » 25/6/2009 14:16

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=374724

Na coluna esta semana publico uma actualização aos índices, incluindo também o DAX (que embora referido no texto, não teve direito a gráfico).

Esta semana teve de ficar o Crude de fora (em todo o caso este está a comportar-se perfeitamente dentro das expectativas que tinha apresentado na semana passada).

Quanto aos índices a ideia chave já a coloquei aqui antes bem como no meu tópico dos índices. Agora merecem particular atenção os vários suportes que estão já aí abaixo nos diversos índices: 6800pts no PSI20, 4700pts no DAX e 880pts no S&P, abaixo dos quais a fragilidade dos índices se agudiza.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/6/2009 14:45

Algo que eu já tinha notado e apontado na Coluna a semana passada mas que entretanto se tornou mais evidente é o facto deste movimento estar a ser para já mais forte do lado de cá do Atlântico.

A esse propósito vale a pena referir ainda que o CAC e o DAX têm pequenos suportes já abaixo dos valores a que se encontram neste momento (CAC pelos 3100~3120 e DAX em torno dos 4700pts) que a serem quebrados deixavam estes índices numa situação técnica bastante mais frágil...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/6/2009 16:02

Sim, será um sinal bullish se vier a ser quebrado em alta...

Os triangulos simétricos evoluirem para ascendente/descendente como aparentemente está a acontecer com este é uma situação algo frequente.

O padrão ainda não está muito forte, mas vai ganhando forma passando aquele suporte em torno dos 6900pts a ter agora uma relevância bem maior do que tinha até aqui.

Quanto às quebras, vamos aguardar, que isto não está nada fácil. No imediato está muito neutro, as forças muito equilibradas.
Imagem

Administrador Fórum

por unspecified » 19/6/2009 15:43

Sim, de facto, eu estava a ter em conta a subida de hoje.
Se tivermos em conta esta subida de hoje, faz todo o sentido pensar que esse triângulo possa ser descendente e não simétrico, correcto?
Ou seja, se nos próximos dias for quebrado em alta, pode ser um sinal bull, certo?

Registado: 20/2/2007 22:28

por rsacramento » 19/6/2009 15:04

é uma situação curiosa: no diário eu consegui traçar o simétrico já no dia nove; contudo, no semanal ainda me é impossível traçar qualquer triângulo....

Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 19/6/2009 14:56

Eu percebi a questão, sim.

Mas num gráfico com base nos fechos (que é o que se passa com o gráfico de linhas utilizado) não se vê praticamente nada do que referes.

De qq das formas, o suporte nos 6900pts só começou a ser evidente entre ontem e hoje (até ontem não tinha grande relevância). E o mesmo para o triangulo, naturalmente. Só agora está a ganhar sustentação...

Note-se que o gráfico que sai no artigo é com base no fecho de quarta-feira.
Imagem

Administrador Fórum

por zurc2008 » 19/6/2009 14:25

Boa tarde,
Ao dar uma olhadela no grafico diario do SP500 vejo que no dia 17/06/09 fez um minímo de 903,7 e o anterior mínimo foi no dia 26/05/09 de 878,7.
Assim á primeira vista parece-me que a tendência no curto prazo ainda ascendente.
Também não acreditava que o sp500 passava logo à primeira a resistência dos 950.
Vamos ver como as coisas vão ficar hoje, mas penso que antes de uma correcção que todos estão à espera ainda vamos testar novamente os 950.
Cumprimentos

Registado: 5/9/2008 12:07

por unspecified » 19/6/2009 14:02

Marco,

Ou eu não percebo a tua resposta à minha questão, ou tu não percebeste o que eu queria dizer...hehe

Não tem nada a ver com o gráfico ser de linhas ou candlesticks.
A minha questão tem a ver com o facto de tu colocares no gráfico um triângulo simétrico e eu achar que se calhar faz mais sentido ser um triângulo descendente com base nos 6900 pontos. Neste caso, esse triângulo ainda não foi quebrado em baixa.

por MarcoAntonio » 19/6/2009 12:08

A outra versão podes vê-la aqui, colocada na passada terça-feira (ainda antes do PSI20 quebrar aquele suporte e ganhar momentum):

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=345
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/6/2009 12:05

As versões uso na Coluna e no Forum são ligeiramente diferentes (no Forum uso um gráfico com candlesticks enquanto na coluna um gráfico de linhas). Para além de se tratarem de públicos diferentes e o gráfico de linhas ser mais acessível a um público mais generalista, a coluna sai também no jornal onde resulta melhor um gráfico de linhas. A principal razão é essa, porque a versão que tenho aqui no Forum é ligeiramente diferente e vai mais de encontro ao que estás a descrever (nessa versão tenho um suporte horizontal assinalado um pouco abaixo dos 7100pts).

Não que mude algo de fundo de forma dramática pois em ambos os gráficos é perfeitamente perceptível a consolidação que o PSI20 vinha atravessando, que está a ser quebrada em baixa.

Além da consolidação, quebra-se ainda a LT ascendente que embora não seja tecnicamente muito forte, vinha tomando como referência para detectar o eventual início de uma correcção mais significativa...
Imagem

Administrador Fórum

por unspecified » 19/6/2009 11:52

Marco,

Nesta última consolidação do PSI (que se mantém até agora), apresentas um triângulo simétrico, de modo a formar um pendão.
Porque razão, não pode antes ser um triângulko descendente em que a base é uma linha recta centrada por volta dos 6900 pontos?...Faz tanto sentido como a linha que tens,não é?

Obrigado.

Vislumbre de queda anunciada - Coluna Negócios (actualizado)

por MarcoAntonio » 18/6/2009 19:54

Aqui fica o link para o artigo desta semana:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=373602
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 25/6/2009 15:31, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum