Devem os turistas pagar taxa?
Boa tarde,
Pessoalmente, nunca fui muito adepto do Algarve, desde pequeno que tinha casa de praia perto da minha cidade onde morava, primeiro Praia da Tocha e, mais tarde, Praia da Barra e Costa Nova, praias bastante bonitas e não muito estragadas pela urbanização descontrolada (tirando a Praia da Barra). Claro que em termos de clima, temperatura do mar e de animação nocturna não há praia que bata as do Algarve, mas para mim nunca compensou a deslocação + custos de hospedagem + custos de manutenção.
Penso também que o Algarve, além das atrocidades urbanísticas e outras situações que vocês já falaram, sempre teve um problema: ao contrário da Madeira, do Alentejo e também o interior algarvio, os turistas ingleses que lá passam férias são maioritariamente de classe média ou média/baixa. Nas outras regiões que falei, são os ingleses, holandeses e alemães ricos que viajaram para lá, compraram propriedades e até criaram negócios de qualidade (na Madeira, muito da estrutura turística é de ingleses, no alentejo as plantações são de espanhóis e holandeses, etc...). Penso que agora o litoral algarvio tem tentado atrair um turista mais qualificado, digamos assim.
É um pouco como aqui em Fortaleza, no Ceará, onde estou: o que chega aqui são vôos charter carregados de machos italianos cheios de hormonas, que mal chegam, só vâo ao hotel tomar banho e correm logo para os bares à procura das meninas baratas. Ou então são famílias de portugueses que vêm passar uma semana e reclamam por tudo e por nada. Mas agora estão a tentar mudar, a apostar nos nórdicos, alemães e americanos. Em relação à beleza, é urbanização descontrolada numa cidade de quase 3 milhões. Moro a 300m da praia e nunca lá tomei banho (poluída) e raramente vou na areia (muito vendedor e pedinte). Mas sai-se 10 km de fortaleza e é só praias paradisíacas, como esta (Águas Belas):
Quanto à taxa de 1 euro, ridículo é o mínimo que posso dizer, nunca tal ouvi falar em qualquer destino que tenha estado. Os outros baixam os preços para atraia turista, os portugueses sobem-nos, deve ser para selecionar... Quem não tem culpa são os empresários, cada vez mais os heróis perseguidos pelos governantes.
Saudações,
NS
Pessoalmente, nunca fui muito adepto do Algarve, desde pequeno que tinha casa de praia perto da minha cidade onde morava, primeiro Praia da Tocha e, mais tarde, Praia da Barra e Costa Nova, praias bastante bonitas e não muito estragadas pela urbanização descontrolada (tirando a Praia da Barra). Claro que em termos de clima, temperatura do mar e de animação nocturna não há praia que bata as do Algarve, mas para mim nunca compensou a deslocação + custos de hospedagem + custos de manutenção.
Penso também que o Algarve, além das atrocidades urbanísticas e outras situações que vocês já falaram, sempre teve um problema: ao contrário da Madeira, do Alentejo e também o interior algarvio, os turistas ingleses que lá passam férias são maioritariamente de classe média ou média/baixa. Nas outras regiões que falei, são os ingleses, holandeses e alemães ricos que viajaram para lá, compraram propriedades e até criaram negócios de qualidade (na Madeira, muito da estrutura turística é de ingleses, no alentejo as plantações são de espanhóis e holandeses, etc...). Penso que agora o litoral algarvio tem tentado atrair um turista mais qualificado, digamos assim.
É um pouco como aqui em Fortaleza, no Ceará, onde estou: o que chega aqui são vôos charter carregados de machos italianos cheios de hormonas, que mal chegam, só vâo ao hotel tomar banho e correm logo para os bares à procura das meninas baratas. Ou então são famílias de portugueses que vêm passar uma semana e reclamam por tudo e por nada. Mas agora estão a tentar mudar, a apostar nos nórdicos, alemães e americanos. Em relação à beleza, é urbanização descontrolada numa cidade de quase 3 milhões. Moro a 300m da praia e nunca lá tomei banho (poluída) e raramente vou na areia (muito vendedor e pedinte). Mas sai-se 10 km de fortaleza e é só praias paradisíacas, como esta (Águas Belas):
Quanto à taxa de 1 euro, ridículo é o mínimo que posso dizer, nunca tal ouvi falar em qualquer destino que tenha estado. Os outros baixam os preços para atraia turista, os portugueses sobem-nos, deve ser para selecionar... Quem não tem culpa são os empresários, cada vez mais os heróis perseguidos pelos governantes.
Saudações,
NS
- Anexos
-
- Barra do rio Mal Cozinhado, Águas Belas
- 36723457.BarradoRioMalCozinhadoguasBelasCascavel.jpg (75.19 KiB) Visualizado 2823 vezes
- Registado: 23/5/2009 2:18
lol, muito gosta o tuguinha de cobrar uma bela taxa. Isto é um país de burocratas, é o que é. Acham que tudo se reaolve com taxas e emolumentos. Se as receitas municipais baixaram, então inovem, tomem iniciativas para cativar as pessoas, organizem eventos. Comecem primeiro por se organizar como região e façam alguma coisa de construtivo em vez de inventarem taxas.
E quanto ao algarve ser uma porcaria, discordo. O Algarve tem de tudo, do pior e do melhor. Eu pessoalmente adoro passar férias no Algarve e praias em Portugal por mais que nos custe a todos, não há clima como o do Algarve para praia em território luso. e lá há-as para todos os gostos. É claro que nos ultimos 30 anos se cometeram verdadeiras atrocidades por esse Algarve fora, mas muita coisa há ainda que vale a pena. A gastronomia por exemplo.
Eu sou da opnião que o Algarve devia investir mais em turismo nacional e com mais oferta de qualidade e não depender tanto da clientela estrangeira de pé descalço.
Abaixo a taxa! Viva o verão!
R.P.
E quanto ao algarve ser uma porcaria, discordo. O Algarve tem de tudo, do pior e do melhor. Eu pessoalmente adoro passar férias no Algarve e praias em Portugal por mais que nos custe a todos, não há clima como o do Algarve para praia em território luso. e lá há-as para todos os gostos. É claro que nos ultimos 30 anos se cometeram verdadeiras atrocidades por esse Algarve fora, mas muita coisa há ainda que vale a pena. A gastronomia por exemplo.
Eu sou da opnião que o Algarve devia investir mais em turismo nacional e com mais oferta de qualidade e não depender tanto da clientela estrangeira de pé descalço.
Abaixo a taxa! Viva o verão!
R.P.
Trade the trend.
Bem,
Como alguém ligado ao turismo no algarve, estou chocado com tal hipótese de cobrar um Euro por turista por dia.
É uma aberração de todo o tamanho numa época de crise, mas que está a ser bem combatida pela iniciativa privada (estamos a falar de turismo) com muito esforço e sacrifício, ao ponto de já se poder dizer que este mês de Junho já não deverá cair em relação ao mês homólogo de ano passado. Mas isso agora não importa, são outras contas.
A ideia é arrepiante e certamente o Autarca está a ser mal aconselhado neste particular. É impressionante vindo das mesmas pessoas que conseguem trazer o próprio Kotler a uma conf. inter. de Marketing.
E também já esperava os comentários depreciativos em relação ao Algarve, a propósito desta notícia.
Quando se fala em turismo, há muitos algarves. Isto aqui não é só Barlavento e Sotavento, litoral ou interior.
E, felizmente, está novamente a aumentar o número de pessoas que voltam, situação que não ocorria há muito, nomeadamente estrangeiros.
Isso deve-se ao facto de, apesar de erros urbanisticos das décadas anteriores, existir agora um esforço maior para a melhoria do meio ambiente, higiene e limpeza. Melhorias generalizadas do saneamento básico e da distribuição de água. A recolha do lixo é diária até no Inverno nas principais localidades.
Há também uma melhoria da relação qualidade/preço, há opções "food and beverage" para todos os bolsos, mais tendência para a procura de atividades ao ar livre.
Estamos a recuperar mercados perdidos para a Espanha, como o Alemão e o Nórdico, numa evolução lenta, mas segura.
Nem tudo é perfeito, e é verdade que muito pouco há que seja considerado típico (talvez o Algarve Express
), mas se passarem os dias em Montegordo ou em Armação de Pera, não podem esperar outra coisa...
Em relação ao imposto de € 1,00 - uma aberração, se tal viesse a ocorrer, lá teria a industria hoteleira em geral de baixar o preço para compensar o turista. Resultado: iniciativa privada mais pobre e uma vez mais, o Estado mais gordo e gastador.
Abraço
dj

É uma aberração de todo o tamanho numa época de crise, mas que está a ser bem combatida pela iniciativa privada (estamos a falar de turismo) com muito esforço e sacrifício, ao ponto de já se poder dizer que este mês de Junho já não deverá cair em relação ao mês homólogo de ano passado. Mas isso agora não importa, são outras contas.
A ideia é arrepiante e certamente o Autarca está a ser mal aconselhado neste particular. É impressionante vindo das mesmas pessoas que conseguem trazer o próprio Kotler a uma conf. inter. de Marketing.
E também já esperava os comentários depreciativos em relação ao Algarve, a propósito desta notícia.
Quando se fala em turismo, há muitos algarves. Isto aqui não é só Barlavento e Sotavento, litoral ou interior.
E, felizmente, está novamente a aumentar o número de pessoas que voltam, situação que não ocorria há muito, nomeadamente estrangeiros.
Isso deve-se ao facto de, apesar de erros urbanisticos das décadas anteriores, existir agora um esforço maior para a melhoria do meio ambiente, higiene e limpeza. Melhorias generalizadas do saneamento básico e da distribuição de água. A recolha do lixo é diária até no Inverno nas principais localidades.
Há também uma melhoria da relação qualidade/preço, há opções "food and beverage" para todos os bolsos, mais tendência para a procura de atividades ao ar livre.
Estamos a recuperar mercados perdidos para a Espanha, como o Alemão e o Nórdico, numa evolução lenta, mas segura.
Nem tudo é perfeito, e é verdade que muito pouco há que seja considerado típico (talvez o Algarve Express

Em relação ao imposto de € 1,00 - uma aberração, se tal viesse a ocorrer, lá teria a industria hoteleira em geral de baixar o preço para compensar o turista. Resultado: iniciativa privada mais pobre e uma vez mais, o Estado mais gordo e gastador.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
P888 Escreveu:Tudo bem. Só te quis dizer que existe uma grande diferença entre uma discriminação feita via uma fraude, de outra que é uma lei de uma nação.
Claro que sim. Basicamente trata-se de optar entre um país em que sabes à partida quanto vais pagar e outro em que podes ser enganado porque és estrangeiro.
Aquilo que referes sobre a Argentina (não vou lá porque sou discriminado) poderão outros dizer sobre Portugal (não vou lá porque sou enganado).
- Registado: 5/11/2002 12:21
A ideia até poderia ser boa SE:
-O ALgarve fosse um local de férias e que devido à sua qualidade.
-Se esse valor fosse pago e fosse descriminado na estadias em Hoteis.
Agora o ALgarve, desculpem que diga, mas é uma miséria !
Prédios e mais prédios e alguns até bem altos, jardins não existem, ruas com estacionamento caotico.
Falta de supermercados de jeito (por exemplo Vila Real de Santo António quase nem tem supermercados).
Já para não falar nas praças (que estiver em apartamentos), que em termos de condições de higiene é pior que 3º mundo (bancadas de peixe sem gelo, etc)
Eu por exemplo já há muitos anos que só passo férias em Espanha.
Isto para não deixar de referir que produtos tradicionais do ALgarve (o Figo a Amendoa) já práticamente foi extinto.
Enfim, pagar para ver miséria...bom no Brasil paga-se para fazer um "safari" nas favelas...
-O ALgarve fosse um local de férias e que devido à sua qualidade.
-Se esse valor fosse pago e fosse descriminado na estadias em Hoteis.
Agora o ALgarve, desculpem que diga, mas é uma miséria !
Prédios e mais prédios e alguns até bem altos, jardins não existem, ruas com estacionamento caotico.
Falta de supermercados de jeito (por exemplo Vila Real de Santo António quase nem tem supermercados).
Já para não falar nas praças (que estiver em apartamentos), que em termos de condições de higiene é pior que 3º mundo (bancadas de peixe sem gelo, etc)
Eu por exemplo já há muitos anos que só passo férias em Espanha.
Isto para não deixar de referir que produtos tradicionais do ALgarve (o Figo a Amendoa) já práticamente foi extinto.
Enfim, pagar para ver miséria...bom no Brasil paga-se para fazer um "safari" nas favelas...
- Registado: 12/5/2009 23:07
Re: Devem os turistas pagar taxa para passar férias no Algar
pedmada2009 Escreveu:OLA.Eu acho que até deviam pagar mt mais, porque temos de defender as poucas coisas boas que temos.E a maior é o SOL.Nos vamos de ferias para paises do norte, e levamos as ferias todas com um tempo de ''mer...'', gastamos uma fortuna e ainda somos mal tratados e ignorados.Os ingleses, alemaes, franceses,etc, que vem para aqui com altos salarios, gastam pouko aqui pk é tudo barato, ainda gozam connosco se possivel e tratam nos cm se fossemos 3ºmundo, e usufruem deste sol, que, verdadeiramente, é o melhor ouro que um país pode ter.Vivi 5 anos em hamburgo e 5 na costa leste dos USA-ny,boston...e sei de que tempo ingrato falo.ASSIM, seeles querem o nosso sol, que o paguem a preço de ouro,pk qd viajamos na europa do norte, somos explorados e depenados, e nao recebemos mt em troca.So por isto deviamos ser mais nacionalistas!!!!eu que nao sou de xenofobias e politikices, acho que temos que fazer render o nosso SOL,nao fosse o nosso pais, dotado com um dos melhores climas da da europa!
Tenho estado em muitos lados a passar ferias e o lugar que detesto é o Algarve.
1º Mais caro que em qualquer outro lado.
2º Pessoas mal educadas, parece que nos ainda lhes estamos a fazer um favor em lá ir.
quando era miudo iamos muitas vezes para o algarve e eramos (portuguese) descriminados,, por mais que uma vez aconteceu sentarmo-nos numa mesa de restaurante e só atenderem os estrangeiros, ao pondo de provocarem a saida mais cedo para entrar outros estrangeiros.
No ano passado fui "obrigado" a la ir uma semana, e digo só sendo muito obrigado a ir é que voltarei lá
Gastei mais do que se fosse para um hotel 4 estrelas para onde irei este ano em agosto para tenerife, mais caro do que ter ido no ano anterior a barcelona.
E o que me custa mais é ver que continuam mal educados para com os turistas.
Por isso ponham impostos para ver se os turistas deixam de ir para lá e depois aprenderem a fazer turismo de verdade, pois o nosso País não vai servir para Mais nada senão para turismo rural, mostrar aos Europeus como eles viviam no tempo dos avozinhos deles, porque nós "jamais" vamos evoluir!!!
- Registado: 7/12/2007 0:29
P888 escreveu:
Isso é fraude, e mesmo que seja discriminatória não é institucional.
Claro que é fraude. Mas isso não significa que ignoremos a sua existência. Objectivamente os turistas são discriminados.
Aliás para a economia local é melhor, porque em vez de essa receita adicional ir para os cofres do Estado, serve para ajudar os pequenos empresários
Tudo bem. Só te quis dizer que existe uma grande diferença entre uma discriminação feita via uma fraude, de outra que é uma lei de uma nação.
P888 Escreveu:Isso é fraude, e mesmo que seja discriminatória não é institucional.
Claro que é fraude. Mas isso não significa que ignoremos a sua existência. Objectivamente os turistas são discriminados.
Aliás para a economia local é melhor, porque em vez de essa receita adicional ir para os cofres do Estado, serve para ajudar os pequenos empresários

Elias Escreveu:P888 Escreveu:Senti-me descriminado e disse a vários locais que se fossem ao meu país nunca seriam descriminados assim.
Achas mesmo?
Experimenta entrar um taxi no aeroporto de Lisboa a falar inglês e vais ver quanto pagas pela corrida
Também querias uma viagem turistica por baixo Valor?

- Registado: 7/12/2007 0:29
Elias:
P888 escreveu:
Senti-me descriminado e disse a vários locais que se fossem ao meu país nunca seriam descriminados assim.
Achas mesmo?
Experimenta entrar um taxi no aeroporto de Lisboa a falar inglês e vais ver quanto pagas pela corrida
P888 Escreveu:Senti-me descriminado e disse a vários locais que se fossem ao meu país nunca seriam descriminados assim.
Achas mesmo?

Grande Ideia, em Lisboa é dois euros...
Nem dá para acreditar que temos pessoas tão estúpidas à frente do nosso país.
Tive na Argentina aqui à uns tempos e descobri que o turismo tem preços distintos para nacionais e estrangeiros, jurei nunca mais lá meter os pés enquanto assim for, apesar de ser um país lindo. Senti-me descriminado e disse a vários locais que se fossem ao meu país nunca seriam descriminados assim.
Nem dá para acreditar que temos pessoas tão estúpidas à frente do nosso país.
Tive na Argentina aqui à uns tempos e descobri que o turismo tem preços distintos para nacionais e estrangeiros, jurei nunca mais lá meter os pés enquanto assim for, apesar de ser um país lindo. Senti-me descriminado e disse a vários locais que se fossem ao meu país nunca seriam descriminados assim.
Re: Devem os turistas pagar taxa para passar férias no Algar
OLA.Eu acho que até deviam pagar mt mais, porque temos de defender as poucas coisas boas que temos.E a maior é o SOL.Nos vamos de ferias para paises do norte, e levamos as ferias todas com um tempo de ''mer...'', gastamos uma fortuna e ainda somos mal tratados e ignorados.Os ingleses, alemaes, franceses,etc, que vem para aqui com altos salarios, gastam pouko aqui pk é tudo barato, ainda gozam connosco se possivel e tratam nos cm se fossemos 3ºmundo, e usufruem deste sol, que, verdadeiramente, é o melhor ouro que um país pode ter.Vivi 5 anos em hamburgo e 5 na costa leste dos USA-ny,boston...e sei de que tempo ingrato falo.ASSIM, seeles querem o nosso sol, que o paguem a preço de ouro,pk qd viajamos na europa do norte, somos explorados e depenados, e nao recebemos mt em troca.So por isto deviamos ser mais nacionalistas!!!!eu que nao sou de xenofobias e politikices, acho que temos que fazer render o nosso SOL,nao fosse o nosso pais, dotado com um dos melhores climas da da europa!
- Registado: 31/5/2009 14:45
Devem os turistas pagar taxa?
Ideia lançada por Portimão sem apoio de outros municípios da região
Taxa de um euro por dia de férias no Algarve daria para atenuar quebra de receitas municipais
17.06.2009 - 20h23 Idálio Revez
Devem os turistas pagar uma taxa para passar férias no Algarve? O presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, acha que sim e lançou a ideia para a discussão pública, sugerindo o valor de um euro por dia. Em sentido contrário, o presidente do Turismo do Algarve, António Pina, nem quer ouvir falar do assunto. Nesta altura, falar em imposto ou taxa “seria pretexto para os destinos concorrentes lançarem uma campanha a dizer que o Algarve está mais caro”.
Manuel da Luz pretende lançar a ideia para debate, durante a realização de uma conferência internacional sobre marketing, a ter lugar na próxima semana, em Portimão. O assunto não diz respeito apenas a este município, e o autarca pretende, por isso, que seja objecto de análise na Comunidade Intermunicipal do Algarve.
A quebra das receitas municipais neste concelho – fortemente dependentes do sector imobiliário – representaram em 2008 uma redução na ordem dos 25 a 30 por cento em relação ao ano anterior. Situação idêntica verificou-se nos dois outros principais concelhos turísticos da região – Loulé e Albufeira. É para compensar a descida das receitas que o autarca sugere uma taxa, a que chama “taxa ambiental” para suportar o “esforço financeiro” necessário para garantir as infra-estruturas à população turística, que triplica em Agosto em relação ao número dos residentes
O presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, considera “compreensível” a posição do colega de Portimão, mas discorda. “As câmaras têm de ser imaginativas a encontrar formas de financiamento, que compensem a redução das receitas, e não recorrer à aplicação de mais impostos”. O representante do Turismo no Algarve, António Pina, acrescenta, na mesma linha: “Ao querermos ganhar uma chouriça, corremos o risco de perdermos o porco”. Entende que a “má imagem” que se iria criar “teria custos muito elevados, e certamente que os operadores [turísticos] estariam contra”. De qualquer modo, admite que a proposta possa vir a ser discutida daqui por uns anos, altura em que prevê já se tenha dado uma recuperação dos mercados. Até porque, sublinha, “a ideia não é nova: em Paris, Quebeque e Dublin paga-se imposto municipal de turismo, cobrado nos hotéis. Mas não estamos em tempo de falar em impostos, mesmo que se chamem ecotaxa”.
Uma proposta “errada, irresponsável e reveladora do verdadeiro desnorte que vai na cabeça dos responsáveis socialistas” – foi esta a reacção do CDS–PP de Portimão, divulgada em comunicado.
Já o presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva, embora também discorde da sugestão do colega de Portimão, defende que os municípios deveriam receber uma “ajuda da Governo para manter as infra-estruturas turísticas”. Em Albufeira, Loulé e Portimão, recorda, concentra-se 70% da oferta hoteleira regional, “com contributo significativo para o Orçamento do Estado”. Mas a sua aplicação seria “desajustada da realidade”. O autarca louletano acrescenta que daria a ideia de “fuga para frente” em relação à difícil situação financeira em que as autarquias se encontram. A criação de uma taxa para manter as infra-estruturas ligadas ao ambiente e qualidade de vida, diz, “por princípio, está correcto, o caminho é que não me parece o mais indicado”.
O CDS-PP lembra também que existe um “número considerável de turistas” que ficam alojados nas chamadas camas paralelas. E pergunta: “Será que se poria um fiscal à porta de cada prédio da Praia da Rocha ou uma portagem à saída da A22?”
Construção é quase única fonte de financiamento
As câmaras municipais têm os orçamentos suportados, em grande medida, pelas receitas provenientes dos Impostos Municipais sobre Imóveis (IMI) e sobre Transacções (IMT) e as dificuldades começam a surgir. É nesse contexto que surge a sugestão do imposto ao turista. Um estudo da Universidade do Algarve sobre a caracterização da estrutura económica da região revela que os municípios têm como “quase única” fonte de financiamento fiscal a construção civil e o imposto sobre a propriedade. O município de Loulé – um dos mais ricos do país – fechou as contas do ano de 2008 com uma quebra de receita do IMT na ordem dos dez milhões de euros, que no ano anterior atingiu os 47 milhões de euros. Sobre o apoio dado à edificação do autódromo, e a construção do museu e teatro, em Portimão, recaem expectativas de retorno de capital através de um aumento das receitas dos impostos. No dia 24, a temática será abordada per Philip Kotler, professor de Marketing na Kellogg School of Management da Universidade de Northwestern (EUA), conferencista convidado para um seminário que marca o arranque do Plano de Marketing Territorial de Portimão.
in publico.pt
Editado pela última vez por Elias em 11/8/2012 12:44, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Carrancho_, dragom, IX Hispana, PAULOJOAO e 298 visitantes