Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal no seu melhor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 13/6/2009 13:32

hehehehe reparem bem neste texto que o Lion postou escrito por um jornalista :wall: :

RECLAMAÇÕES

Os empreiteiros premiados receberam 16 milhões de euros, mas teve de se gastar 223 mil euros em empresas para lidar exclusivamente com reclamações relativas à empreitada.

FALATA DE ESTUDOS

O TC atribui as derrapagens à falta de estudos prévios e aos trabalhos a mais, que no entanto não resultaram em qualquer mais--valia para a conclusão das obras.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por charles » 13/6/2009 13:22

Uma simples vírgula faz a diferença, deixo dois exemplos nos quais uma simples vírgula muda totalmente o sentido da frase :lol: :

-Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, ficaria de joelhos à sua frente.
-Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher ficaria de joelhos à sua frente.

-Não queremos saber.
-Não, queremos saber.

Dai a célebre frase, não mudo nem mais uma vírgula :wink:

Uma técnica que eu por vezes uso, não aqui no CB mas a nível laboral, é passar o texto pelo verificador ortográfico do Word.

Devo no entanto ser realista e assumir que também dou erros, assim como todos nós damos, embora já tenha dado mais, algo que fui corrigindo por consequência do que fui lendo das chamadas de atenção feitas pelo pessoal do fórum, pelo que as chamadas de atenção, não devem ser consideradas criticas no seu aspecto negativo, mas sim no construtivo, todos podemos evoluir.

Já agora acrescento que o firefox tem corrector de escrita incorporado.

PS Agora que existem erros brutais lá isso existem :lol:

Cumpt
Editado pela última vez por charles em 14/6/2009 10:37, num total de 2 vezes.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por tonirai » 13/6/2009 6:48

amelye Escreveu: Não quero ser o mau da fita, mas tratem bem a lingua de Camões.

Pois... arghhh... bem...
amelye Escreveu:Quanto á homenagem,(...)
(...)reflexo de uma reacção ás declarações (...)

É "Quanto à homenagem", e "às declarações"... os acentos também contam :wink:

amelye Escreveu:(...) que vibilizava um negócio (...)

Esta deve ter sido mesmo a tecla que fugiu ao escrever... talvez fruto de não se reler antes de gravar, como diz o PGGM.

Mas por favor, não leves a mal, foi brincadeira de fim-de-semana :lol:

PGGM Escreveu: Francamente, erros e gralhas todos damos, mas às vezes lêem-se por aqui coisas que fariam corar uma criança da 2ª classe...

Nisto estou totalmente de acordo.

Bem sei que a nossa língua é complicada (e por vezes o mal será não se ter aprendido; outras será ter-se esquecido), mas pessoas que escrevem regularmente em foruns deveriam preocupar-se em melhorar esse aspecto.

Nem que fosse por repetidamente verem palavras escritas de forma diferente da que escrevem, ponderarem se não estarão a escrevê-las mal e procurar esclarecer isso.

Coisas como:
em vez de à (ou vice-versa) - esta é crónica nos tugas;
vêem em vez de vêm (eles vêem com os olhos; eles vêm de Lisboa);
lêm em vez de lêem;
etc...
metem-me imensa confusão.

Como alguém já disse... desculpem o offtopic :)
Abraço.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Lion_Heart » 13/6/2009 3:55

Derrapagem dá prémio
Cinco obras públicas tiveram uma derrapagem total de 241 milhões de euros, mas houve espaço para atribuir milhões de euros em prémios aos empreiteiros e projectistas pelo trabalho desenvolvido.

Na construção do túnel do Terreiro do Paço, o desvio ao orçamentado foi de 29 milhões. Mesmo assim, os responsáveis públicos decidiram atribuir 16 milhões de euros ao empreiteiro responsável. Para além da derrapagem de 29 milhões, o atraso nos prazos de conclusão na obra do Terreiro do Paço foi de 2,8 anos, segundo o último relatório do Tribunal de Contas (TC).

Também na Casa da Música, que das cinco empreitadas tem a pior classificação em todos os sentidos, com uma derrapagem de 62 milhões de euros e um atraso de 4,6 anos, houve margem orçamental para atribuir 10,4 milhões de euros ao empreiteiro "a título de gestão e coordenação".

O TC, que se refere a estes prémios como "aspectos peculiares", refere ainda que, apesar dos prazos não terem sido cumpridos", os projectistas envolvidos receberam um milhão de euros como prémio e honorários "superiores aos devidos".

A entidade liderada por Guilherme d’Oliveira Martins critica ainda as comissões de acompanhamento, cujo funcionamento é "ineficaz" e que servem para "diluir responsabilidades".

No total, as cinco obras custaram aos contribuintes 726,4 milhões de euros quando o custo calculado era de 401 milhões de euros.

OBSERVATÓRIO PARA FISCALIZAR OBRAS PÚBLICAS

O Observatório de Obras Públicas sugerido pelo Tribunal de Contas para conter as derrapagens vai começar a funcionar no segundo semestre deste ano, segundo fonte oficial do Ministério das Obras Públicas.

Sobre as restantes recomendações do Tribunal de Contas, que incluem a elaboração de análises custo/benefício, de estudos de impacte ambiental e de projectos de execução, a fonte oficial do Ministério das Obras Públicas garantiu que "nenhuma obra começa sem estes estudos estarem prontos". "Não há recomendações do Tribunal de Contas que o Governo não tenha implementado", disse a mesma fonte.

João Cravinho, ex-ministro das Obras Públicas, considera que o Observatório "terá um papel importante" a evitar as derrapagens.

PORMENORES

RECLAMAÇÕES

Os empreiteiros premiados receberam 16 milhões de euros, mas teve de se gastar 223 mil euros em empresas para lidar exclusivamente com reclamações relativas à empreitada.

FALATA DE ESTUDOS

O TC atribui as derrapagens à falta de estudos prévios e aos trabalhos a mais, que no entanto não resultaram em qualquer mais--valia para a conclusão das obras.

RESPONSABILIDADES

Apesar dos 241 milhões de euros em excesso resultarem de "erros e falhas graves de gestão", o TC refere que quem paga são os contribuintes, não havendo "quaisquer consequências para os executores".

EMPREITADAS COM MAIORES DERRAPAGENS

1. Casa da Música (Porto): 62 761 555€- mais 295,5%. Mais quatro anos e seis meses de construção que o previsto.

2. Ponte Rainha Santa Isabel (Coimbra): 37 101 238€- mais 128,9%. Mais dois anos e seis meses de construção que o previsto.

3. Túnel Terreiro do Paço (Lisboa): 28 603 680€- mais 60,4%. Mais dois anos e oito meses de construção que o previsto.

4. Aeroporto Sá Carneiro (Porto): 73 852 190€- mais 27,2%. Mais quatro anos de construção que o previsto.

5. Túnel do Rossio (Lisboa): 7 935 028€- mais 25 %. Mais um ano e quatro meses de construção que o previsto.

Pedro H. Gonçalves

in www.correiodamanha.pt
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por PGGM » 12/6/2009 19:43

charles Escreveu:
Vá, vamos lá ajudar o pessoal a conjugar as palavras, e escrevê-las correctamenmte

http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.as ... interessar

Sinceramente, o título do tópico podia aplicar-se ao tratamento que é dado à língua portuguesa na maioria dos tópicos deste fórum, e doutros semelhantes. Por que razão se escreve tão mal em fóruns de bolsa? Será desleixo? Ignorância? Será por os utilizadores lerem tantos artigos estrangeiros que acabam por esquecer algumas palavras da língua materna?
Francamente, erros e gralhas todos damos, mas às vezes lêem-se por aqui coisas que fariam corar uma criança da 2ª classe... Ao menos relêem o que escrevem antes de publicar?

Desculpem o off-topic, e não estou a armar-me em special one, mas a mim isto retira-me muito do interesse.

Registado: 5/11/2008 16:43

por charles » 12/6/2009 0:10

charles Escreveu:
astron78 Escreveu:eu por acaso conheco bem esta terra,e o Dias Loureiro nasceu lá.Nem todos os pequenos concelhos do interior tem em gente da terra,que aparece tao frequentemente nas televisoes,o motivo nao intereca,o que intereca é que e de lá!

Acho que o que intereca é as razões da homenagem serem interecantes, acho mesmo que tem todo o interece, aliás se não fosse interecante não tinha interece nenhum né, por isso eu já tinha dito que seria interecante que o homem fosse maxé trabalhar, isso é que tinha um interece do caraças..agora jogar ó xincalhão, ele havia de jogar à malha, à malha é que é bom né, esse é que é um jogo interecante...ele que vá maxé trabalhar

PS Desculpa lá o desabafo mas acho que tem interece esclarecer bem esta homenagem..num timing eu diria oportunamente muito interecante...afinal é da terra

PS2 E trabalhar por trabalhar,ele que trabalhasse a terra lá da sua terra, quem sabe comprava lá uma casinha e registava-a em nome dele já que por cá não tem nada o coitado, seria interecante ele converter-se em agricultor,...pim.

Cumpt

:mrgreen: :mrgreen:

Vá, vamos lá ajudar o pessoal a conjugar as palavras, e escrevê-las correctamenmte

http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.as ... interessar
Cumpt

por MERCW125 » 11/6/2009 22:22

Onde se lê "toubos" deve ler-se "roubos".

Registado: 14/3/2009 21:36

por MERCW125 » 11/6/2009 22:21

È mesmo Portugal no seu melhor, como escreve o autor deste POst e muito bem.
Nem tenho palavras. Mas já o meu falecido Pai dizia.

"Tudo tens, tudo vale, nada tem nada vale."

Portugal a seguirem-se mais casos destes, caminha a passos largos para uma economia e um país parecido com os da América Latina.
Cada vez mais existiram mais toubos mais criminalidade violenta, e vai ser o salvesse quem puder.

Registado: 14/3/2009 21:36

por amelye » 11/6/2009 22:15

astron78 Escreveu:eu por acaso conheco bem esta terra,e o Dias Loureiro nasceu lá.Nem todos os pequenos concelhos do interior tem em gente da terra,que aparece tao frequentemente nas televisoes,o motivo nao intereca,o que intereca é que e de lá!

Não quero ser o mau da fita, mas tratem bem a lingua de Camões. Escrevam interessa.

Quanto á homenagem, a minha opinião é totalmente inoportuna. Ou então foi "encomendada", e até é oportuna.
Alguns argumentos para esta opinião:
1º Todos assistimos, que este senhor apresentou versões diferentes, em momentos diferentes, sobre o mesmo assunto, no Parlamento;
2º Dizer que não se lembra de assinar um documento que vibilizava um negócio no valor de 42 milhões de Euros, é na minha opinião, inqualificável.
3º O timing e as justificações em que finalmente pede a demissão do cargo de Conselheiro de Estado, é para mim, reflexo de uma reacção ás declarações de Oliveira e Costa, o que não abona nada a seu favor.
4º A ser verdade notícias vindas a público, que já não tem bens em seu nome, e que as contas bancárias têm saldos inferiores a 5.000 €, são indicadores de temer algo. Como quem não deve não teme . . . .
Pelo menos para mim, este senhor, tem muitas explicações credíveis a dar, pois aparentemente de sério não tem nada. Bem pelo contrário. Daí que considere esta homenagem inoportuna.
Bons negócios para todos!

Registado: 4/1/2008 15:56

por mais_um » 11/6/2009 21:56

Como é habitual, já julgamos, condenamos e enterramos o homem, isto mesmo antes de ele ser arguido, quanto mais suspeito!!!

Ainda recentemente o Ministerio publico deduziu a acusação no caso das casas de Lisboa e vejam este exemplo:

Para além de Helena Lopes da Costa, foram acusadas pelo Ministério Público três técnicas camarárias, segundo a agência Lusa: Conceição Monteiro, Isabel Rebocho e Cristina Martinho, que trabalhavam no departamento de Habitação e no gabinete da vereadora Helena Lopes da Costa, que tutelava a pasta da Habitação Social.

A Gebalis é uma empresa municipal que gere 70 bairros sociais que incluem mais de 23 mil fogos e onde vive um quinto da população de Lisboa. Ainda de acordo com a edição online do jornal «Sol», o Ministério Publico considera que João Soares e Jorge Sampaio são susceptíveis de terem incorrido no mesmo crime, muito embora para ambos já tenha prescrito

http://diario.iol.pt/politica/gebalis-s ... -4072.html

.

MP pede desculpas a Jorge Sampaio
08 JUN 09 às 12:32
O Ministério Público (MP) esclarece que, a equipa que investigou a entrega de casas pela Câmara de Lisboa a famílias carenciadas atribuiu de forma errada ao mandato de Jorge Sampaio casos do executivo liderado por Kruz Abecassis.
O Ministério Público (MP) admite, esta segunda-feira, que houve um erro na investigação da entrega de casas pela Câmara Municipal de Lisboa e, reconhece que os casos irregulares diziam respeito a 16 de Janeiro de 1990, quando Jorge Sampaio assumiu a presidência da autarquia seis meses depois.

A nota da unidade de investigação especial do MP, enviada à agência Lusa, indica que já foi apresentado um pedido formal de desculpas a Jorge Sampaio.

No final da passada semana, o despacho de arquivamento deste caso referia indícios de abuso de poder na atribuição de casas municipais e remetia alguns factos para o mandato de Jorge Sampaio.

O visado, Jorge Sampaio, reagiu acusando o MP de deslealdade por não ter ouvido as pessoas sobre as quais lançava suspeições.

No entanto e, depois do pedido de desculpas do MP, Jorge Sampaio ficou satisfeito com o esclarecimento de acordo com a informação avançada à TSF por um elemento do gabinete do antigo presidente

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portug ... id=1257484

Daqui tiro 2 conclusões:

1ª - O ministerio publico foi incompetente (nada de novo, não é a 1ª vez, basta ver o caso Casa Pia), não tem qualquer problema em sujar o nome das pessoas, neste caso até é um ex-presidente da republica, figura publica, mas podia ser qualquer um de nós.

2ª - O Diario IOL publicou com destaque a noticia do envolvimenot do nome do Sampaio, mas o pedido de desculpas do MP, nem vê-lo, procurei bastante mas não encontrei qualquer referencia, de quem é o Diario IOL? Da Média Capital, a mesma dona da TVI, coincidência?

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Opcard » 11/6/2009 16:38

Contraria o ditado,” ninguém é santo na sua terra”, acima de tudo “os amigos vem-se nas horas difíceis “

Pensado bem ele de nada é acusado numa justiça a sério estaria preso ou ilibado sendo assim esta na pior de todas as situações .

A nossa sorte é que temos os melhores Juízes do mundo:
Relatório
91% dos juízes avaliados com 'bom' e 'muito bom'

Segundo o documento do Conselho Superior da Magistratura, relativo a 2008, apenas 259 dos 1932 juizes existentes foram inspeccionados e, desses, apenas um foi considerado como 'medíocre' e pode vir a deixar de exercer.
Do total de juízes inspeccionados em 2008, 91% foram avaliados com 'bom', 'bom com distinção' e 'muito bom'. Sendo que só 13% dos magistrados foram inspeccionados. Ou seja, apenas 259 dos 1932 juízes existentes em Portugal.
Nessas avaliações, feitas pelos inspectores judiciais do Conselho Superior da Magistratura (CSM), apenas um magistrado judicial obteve a classificação de 'medíocre' contra os 237 que obtiveram as de 'bom', 'bom com distinção' e 'muito bom'.
Estes e outros dados constam do relatório anual do Conselho Superior da Magistratura relativo a 2008, o órgão superior da disciplina da magistratura judicial.
Desta feita, foram 73 os juízes a serem classificados de' muito bom', 58 de 'bom com distinção', 106 de 'bom', 11 de 'suficiente', um de 'medíocre' e dez sem classificação porque estão ainda pendentes.

Registado: 14/3/2009 0:19

por charles » 11/6/2009 16:02

Acho que o que intereca são as razões da homenagem serem interecantes, acho mesmo que tem todo o interece, aliás se não fosse interecante não tinha interece nenhum né, por isso eu já tinha dito que seria interecante que o homem fosse maxé trabalhar, isso é que tinha um interece do caraças..agora jogar ó xincalhão, ele devia jogar à malha, à malha é que é bom né, esse é que é um jogo interecante...ele que vá maxé trabalhar

PS Desculpa lá o desabafo mas acho que tem interece esclarecer bem esta homenagem..num timing eu diria oportunamente muito interecante...afinal é da terra

PS2 E trabalhar por trabalhar,ele que trabalhasse a terra lá da sua terra, quem sabe comprava lá uma casinha e registava-a em nome dele já que por cá não tem nada o coitado, seria interecante ele converter-se em agricultor,...pim.

Cumpt
Editado pela última vez por charles em 13/6/2009 14:01, num total de 3 vezes.
Cumpt

por astron78 » 9/6/2009 20:32

eu por acaso conheco bem esta terra,e o Dias Loureiro nasceu lá.Nem todos os pequenos concelhos do interior tem em gente da terra,que aparece tao frequentemente nas televisoes,o motivo nao intereca,o que intereca é que e de lá!
In der rühe liegt die kraft!!!
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.

Registado: 17/5/2009 17:14

Portugal no seu melhor

por semoke » 9/6/2009 17:17

Dias Loureiro homenageado em Aguiar da Beira
Económico com Lusa
09/06/09 13:20

Registado: 1/5/2009 11:22

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, cali010201, Google [Bot], PMP69 e 113 visitantes