Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Opções Masteroid 2009

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Cont.

por Cem pt » 2/7/2009 16:55

Desta vez foi disparada a 8º operação e a 1ª de Julho na carteira.

A sorte (ou azar) acabou de sair ao par EURNZD (Euro . Dollar Neozelandês) e pela segunda vez nesta carteira a escolha recaiu na compra de Puts, face à volatilidade baixa que vai acontecendo, à fraqueza do Euro face ao Dollar da Nova Zelândia e à brusca correcção / fraqueza de curto prazo que o Dollar Neozelandês tem estado a sentir contra o Euro.

O valor total da operação não excedeu os 138 Euros, mesmo com a comissão incluída, como podem imaginar trata-se de mais uma operação bastante relaxada visto que o risco máximo de perda que se corre é apenas o do valor desta compra.

Cem

8ª Operação executada em 2 de Julho de 2009 (EURNZD):

- Sinal do “Masteroid 2009” = negativo.
- Kelly Optimal f = +19,21%.
- Compra de opções = +40,98%; valor positivo = volatilidade baixa; logo, a decisão é compra de Puts.
- Indicador “Euforia / Medo” = +127,66%, pânico de curto prazo do Dollar Neozelandês contra o Euro; logo, superior a +100%; portanto, fica autorizada a compra de Puts.
- Volatilidade histórica = 12,72%.
- Strike = 2,2265.
- Maturidade = 7/12/2009.
- Valor da opção Put pela fórmula de Black-Scholes = 0,0767 NZD/EUR.
- Valor da opção Put na plataforma GoBulling = 0,0749 NZD/EUR.
- Comissão da corretora = 11,50 NZD.

Quantidade de Puts comprada para a carteira:

ABS(“Euforia / Medo”) x “Kelly Optimal f” x “Buy Permits” x 5.000 EUR x 10 x 0,0749 NZD/EUR + 11,50 NZD =
= 100,00% [Máximo] x 19,21% x 40,98% x 50.000 EUR x 0,0749 NZD/EUR + 11,50 NZD =
= 3.936 EUR x 0,0749 NZD/EUR + 11,50 NZD =
= 294,81 NZD + 11,50 NZD =
= 306,31 NZD

Cem
Anexos
EURNZD OM 20090702.png
EURNZD Diário
EURNZD OM 20090702.png (24.86 KiB) Visualizado 1846 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

Re

por Cem pt » 30/6/2009 12:37

Os meus agradecimentos pelo vosso interessante debate acerca do risco Vega, relacionado com o aproveitamento da volatilidade implícita, e a colocação mais apropriada que deveria ser seguida em termos do benefício / risco no caso de se assumirem posições curtas.

Posso concluir portanto que o ideal seria ficar por aquela zona entre um nível at-the-money e um outro out-of-the-money pouco afastado, conforme propus mais atrás.

Bons negócios.

-----xxxxx-----

Entretanto faz hoje exactamente 1 mês que iniciei esta carteira experimental de 5.000 Euros, pelo que fica aqui um pequeníssimo resumo do andar da carruagem.

Até agora foram iniciados 7 negócios, com 6 posições longas compradas em Calls e 1 posição longa comprada em Puts, tendo-se gasto com esta brincadeira um total de 667,23 €, com comissões incluídas, ou seja, pouco mais do que 13% do capital disponível à partida.

Tomando como referência a data de compra de cada par cambial e a fórmula de Black-Scholes, as rentabilidades YTD em cada um são as seguintes, começando dos piores para os melhores:

- AUDNZD : -29,93% (Calls longos).
- NZDJPY : -3,24% (Calls longos).
- AUDJPY : +10,80% (Calls longos).
- AUDUSD : +23,16% (Calls longos).
- EURNOK : +47,82% (Calols longos).
- EURAUD : +47,92% (Puts longos).
- EURCHF : +71,45% (Calls longos).

Por cada par a rentabilidade média segue nesta altura nos 24,00% pelo que abaixo deixo em termos simplificativos o que se passa com um câmbio representativo que segue no meio da tabela, o AUDUSD.

Cem
Anexos
AUDUSD OM 20090630.png
AUDUSD Diário: Uma pequena resenha do que está a acontecer nesta opção Call comprada em 16 de Junho.
AUDUSD OM 20090630.png (28.73 KiB) Visualizado 1909 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

por yabadabadoo » 26/6/2009 14:00

Olá RiscoCalculado !

Vamos por partes :
Ou seja estás a falar de um vega percentual, o vega a dividir pelo prémio inicial da opção.

Sim, se no exemplo anterior tiver 100 euros para colocar e souber que a volatilidade vai aumentar,com tudo o resto igual, faço mais dinheiro se o colocar todo em puts/calls otm.

Repara que se estiver a vender, é o mesmo, ou seja se a volatilidade estiver a 30% e souber que vai descer para 20%, então faço mais dinheiro, vendendo otm e claro, cobrindo antes da opção expirar.

Repara que até aqui o critério foi sempre a maximização do lucro. Dito de outra forma, estou a assumir que nada vai correr mal. O que nos leva à segunda parte :

Mas repara que no caso da venda de opções estamos a falar não de um valor investido mas sim de um valor recebido (o prémio da opção). Claro que a corretora exige uma margem que garanta que o vendedor tem capacidade de honrar o payoff no vencimento.
Neste caso faria então mais sentido comparar os ganhos com a margem requerida do que com o prémio inicial da opção.

Eu penso que aqui tocaste num ponto essencial. Creio que estás a referir-te, à questão da diferença de risco quando vendemos vs. quando compramos.
A questão é que quando compramos o risco está limitado ao valor do prémio que pagámos (se deixarmos expirar a opção), mas quando vendemos, nomeadamente calls, o risco é teóricamente infinito.

Ora, é neste quadro de riscos, que deve ser enquadrada a questão dos lucros mencionada anteriormente.

Nomeadamente, fará sentido vender calls onde espero obter um lucro médio de, digamos 100 euros, (caso a volatilidade baixe ou caso a opção expire) mas com um risco muito alto, se posso ganhar os mesmos 100 euros arriscando muito menos (comprando calls/puts) ?

A resposta, na minha opinião,só é sim, se se verificarem 2 condições :
1) Nunca vou perder alguma vez tanto, que seja posto
para sempre fora do negócio (falência).
2) Tenho um sistema que se comporta de forma assimétrica, onde acerto muitas vezes quando vendo, mas relativamente poucas vezes quando compro, de tal modo que compenso as (muito raras) grandes percas que de vez em quando tenho quando vendo, e obtendo assim um valor de lucro esperado quando vendo superior ou igual ao que obtenho quando compro.

Nota que não estou a dizer que vender é sempre pior que comprar. Estou a dizer é que as duas situações não podem ser vistas do mesmo modo.

Um abraço

Fernando

[/i]

Registado: 2/5/2008 12:53

por RiscoCalculado » 26/6/2009 1:54

Ou seja estás a falar de um vega percentual, o vega a dividir pelo prémio inicial da opção.

Mas repara que no caso da venda de opções estamos a falar não de um valor investido mas sim de um valor recebido (o prémio da opção). Claro que a corretora exige uma margem que garanta que o vendedor tem capacidade de honrar o payoff no vencimento.
Neste caso faria então mais sentido comparar os ganhos com a margem requerida do que com o prémio inicial da opção.

É possível que tenhas razão, não tenho a certeza.
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por yabadabadoo » 26/6/2009 0:23

Olá RiscoCalculado !

RiscoCalculado Escreveu:A sensibilidade do preço das opções à volatilidade (Vega) é tanto maior (em valor absoluto) quanto mais perto de at-the-money estiverem. Logo se o objectivo é tirar partido da evolução esperada da volatilidade faz sentido comprar ou vender (consoante o sentido esperado) perto do at-the-money.

Não necessariamente, na minha opinião. A questão é que o vega é maximo atm em valor absoluto, como o RiscoCalaculado muito bem escreveu. Ora se o calculo for feito percentualmente a conclusão é ao contrário. Por exemplo suponha que com volatilidade de 20% os valores atm e otm de determinada opção são
respectivamente 4 e 1.Se passarmos a volatidade para 30% os valores poderão ser digamos 7 e 2. Ok, a variação maxima em termos absolutos foi atm mas percentualmente foi a otm que variou mais.

Um Abraço

Fernando

por RiscoCalculado » 25/6/2009 20:22

Na minha inocencia (nunca negociei opções na vida embora ache o tema fascinante), não me faz espécie alguma a compra ser at the money, mas não percebo bem a sua lógica no caso da venda (com volatilidade alta).
É que para mim, já que optou por não fazer hedging combinando as diversas posições, uma volatilidade alta implica que as opções shortadas devem ser vendidas o mais out of the money possível !
Porqué ?

A sensibilidade do preço das opções à volatilidade (Vega) é tanto maior (em valor absoluto) quanto mais perto de at-the-money estiverem. Logo se o objectivo é tirar partido da evolução esperada da volatilidade faz sentido comprar ou vender (consoante o sentido esperado) perto do at-the-money.
Não é que 2, 3 ou 4 % façam muita diferença. No entanto muito mais longe que isso parece-me que é estar a "desperdiçar" vega.

Alguns gráficos elaborados no http://www.option-price.com/index.php

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por yabadabadoo » 24/6/2009 22:03

Cem

Dou por terminado o meu interrogatório :P.
Mais uma vez obrigado,por partilhar os conhecimentos e pela paciência!

Um abraço

Fernando

Re

por Cem pt » 24/6/2009 19:55

Amigo "Martins":

Para mim a volatilidade histórica é retirada da série de cotações do subjacente.

Abraço.

-----xxxxx-----

Entretanto tenho-me esquecido de referir a evolução da rentabilidade actual dos diferentes pares comprados desde 1 de Junho para cá, relativamente à data de aquisição e recorrendo à fórmula de Black-Scholes.

Então aí vai a performance actual das apostas feitas, começando da pior para a melhor:

- AUDNZD: -25,82%.
- NZDJPY: -5,52%.
- AUDJPY: +0,02%.
- AUDUSD: +9,33%.
- EURAUD: +40,73%.
- EURNOK: +52,15%.
- EURCHF: +87,97%.

Cem
Anexos
EURNOK OM 20090624.png
EURNOK Diário
EURNOK OM 20090624.png (24.82 KiB) Visualizado 1936 vezes

Re: Re

por yabadabadoo » 24/6/2009 17:49

Cem, obrigado pela sua esclarecedora resposta.
Para finalmente o deixar em paz :P, queria só ter a certeza que compreendi bem a seguinte frase do Cem, pelo que apenas lhe peço um brevissimo comentário:

Cem pt Escreveu:- Em relação às volatilidades, suponha que quero comprar Calls. É simples, comparo simplesmente a volatilidade implícita do preço do melhor vendedor do mercado com a volatilidade histórica da opção Call na mesma sessão para o strike e data de maturidade em questão.

O Cem quer dizer que para si "volatilidade histórica" é a volatilidade da serie de preços da opção em causa,(em contraposição a preços do subjacente) num dado intervalo de tempo ?

Obrigado

Fernando

Cont.

por Cem pt » 23/6/2009 23:11

Entretanto o programa acabou de disparar mais uma ordem, desta vez no par EURAUD, estreando-se nas compras de opções Put e apostando portanto na descida do Euro face ao Dollar Australiano até finais de Novembro.

Vai ser um desafio muito curioso com o Euro, recentemente a ganhar alguma força no panorama internacional, a enfrentar-se ao recentemente poderoso Dollar Australiano pertencente ao único país desenvolvido que terá supostamente sido o primeiro a sair da crise global.

Cem

7ª Operação executada em 23 de Junho de 2009 (EURAUD):

- Sinal do “Masteroid 2009” = negativo.
- Kelly Optimal f = +16,46%.
- Compra de opções = +45,42%; valor positivo = volatilidade baixa; logo, a decisão é compra de Puts.
- Indicador “Euforia / Medo” = +108,72%, pânico de curto prazo do Dollar Australiano contra o Euro; logo, superior a +50% mas a descer em relação à véspera; portanto, fica autorizada a compra de Puts.
- Volatilidade histórica = 13,75%.
- Strike = 1,7725.
- Maturidade = 30/11/2009.
- Valor da opção Put pela fórmula de Black-Scholes = 0,0661 AUD/EUR.
- Valor da opção Put na plataforma GoBulling = 0,0568 AUD/EUR.
- Comissão da corretora = 9,20 AUD.

Quantidade de Puts comprada para a carteira:

ABS(“Euforia / Medo”) x “Kelly Optimal f” x “Buy Permits” x 5.000 EUR x 10 x 0,0568 AUD/EUR + 9,20 AUD =
= 100,00% [Máximo] x 16,46% x 45,42% x 50.000 EUR x 0,0568 AUD/EUR + 9,20 AUD =
= 3.738 EUR x 0,0568 AUD/EUR + 9,20 AUD =
= 212,32 AUD + 9,20 AUD =
= 221,52 AUD

Cem
Anexos
EURAUD OM 20090623.png
EURAUD Diário
EURAUD OM 20090623.png (19.58 KiB) Visualizado 1997 vezes

Re

por Cem pt » 23/6/2009 21:50

Amigo Martins:

Na data de mais uma operação, a 6ª desta carteira de opções, vou procurar responder sumariamente às questões que me colocou, nem sempre tenho muito tempo disponível mas se puder vou respondendo da melhor maneira que souber:

- Em relação às volatilidades, suponha que quero comprar Calls. É simples, comparo simplesmente a volatilidade implícita do preço do melhor vendedor do mercado com a volatilidade histórica da opção Call na mesma sessão para o strike e data de maturidade em questão. Se a volatilidade histórica, que assumo que continuará sensivelmente constante desde hoje até à data de maturidade, estiver acima da volatilidade implícita do vendedor a opção está em zona verde para ser comprada, a decisão de compra dependerá a seguir da zona do ciclo de swing que o mercado estiver na altura a fazer.

- Quando me referi que as opções do Ouro e da Prata estavam a cotar com volatilidades implícitas muito elevadas referia-me obviamente ao diferencial de quase o dobro (!!!) entre a volatilidade implícita e a histórica. Como haverá provavelmente muita procura por parte de traders pouco informados, certamente que comprarão opções a qualquer preço sem sequer supeitarem que o seu preço está muito mas mesmo muito inflaccionado.

Quanto a shortar opções sobre estes metais o programa também não me vai meter nessa aventura porque, apesar de muito especulada, a volatilidade implícita encontra-se na metade inferior da média ocorrida no último ano. O ouro e a prata serão portanto bons candidatos à compra de opções, se estivessem a preços decentes, porque a tendência aponta para a possível subida da volatilidade histórica nos meses mais próximos! Seria um grande risco shortar opções sobre os metais nestas condições.

Bons negócios.

Cem

-----xxxxx-----

Entretanto aí está a 6ª operação desde o início deste mês de Junho, desta vez tratou-se do par NZDJPY (Dollar Neozelandês . Iene Japonês).

Ultimamente o Iene tem andado a ser uma divisa muito massacrada e o Dollar Neozelandês está no grupo das divisas que mais tem subido nestes últimos 3 meses.

Para não variar em relação às anteriores, tratou-se de mais uma compra de Calls, uma predilecção deste programa por esta modalidade, sem dúvida!

Cem

6ª Operação executada em 23 de Junho de 2009 (NZDJPY):

- Sinal do “Masteroid 2009” = positivo.
- Kelly Optimal f = +16,46%.
- Compra de opções = +18,81%; valor positivo = volatilidade baixa; logo, a decisão é compra de Calls.
- Indicador “Euforia / Medo” = -52,36%, pânico de curto prazo do Dollar Neozelandês contra o Iene Japonês; logo, inferior a -50% mas a subir em relação à véspera; portanto, fica autorizada a compra de Calls.
- Volatilidade histórica = 26,21%.
- Strike = 61,00.
- Maturidade = 16/11/2009.
- Valor da opção Call pela fórmula de Black-Scholes = 3,933 JPY/NZD.
- Valor da opção Call na plataforma GoBulling = 3,890 JPY/NZD.
- Comissão da corretora = 697 JPY.

Quantidade de Calls comprada para a carteira:

ABS(“Euforia / Medo”) x “Kelly Optimal f” x “Buy Permits” x 5.000 EUR x 10 x 3,890 JPY/NZD + 697 JPY =
= 52,36% x 16,46% x 18,81% x 50.000 EUR x 2,2002 NZD/EUR x 3,890 JPY/NZD + 697 JPY =
= 1.783 NZD x 3,890 JPY/NZD + 697 JPY =
= 6.935,87 JPY + 697 JPY =
= 7.632,87 JPY

Cem
Anexos
NZDJPY OM 20090623.png
NZDJPY Diário
NZDJPY OM 20090623.png (21.61 KiB) Visualizado 2036 vezes

por yabadabadoo » 22/6/2009 13:24

Amigo Cem

Peço desde já desculpa por estar constantemente a martinga-lo, perdão, martela-lo, com questões, provavelmente irrelevantes, sobre o seu sistema. Como referi num post anterior, o tema das opções fascina-me, estando também eu a construir aquilo que neste momente é um programa em fase pre-alpha sobre opções (a linguagem de programação não é, infelizmente,a do metastock mas a do matlab sobre a qual tenho alguma experiencia).
As questões que queria colocar são então as seguintes:
1) O Cem compara a volatilidade histórica do subjacente ao longo de determinado período, com a volatilidade implícita da opção hoje, pela resolução, em ordem à volatilidade, da equação de Black-Scholes, ou, pelo contrário, resolve-a para vários dias no passado, obtendo assim um histórico de volatilidades implicitas, comparando-as depois com a volatilidade obtida pelo mesmo processo para o dia de hoje ?
É que na minha opinião são duas coisas diferentes já que a volatilidade implícita mede a forma como o mercado projecta a volatilidade do activo no futuro, e portanto, pode ou não estar correcta (aliás é neste ponto que a filosofia do seu sistema se baseia, certo?), enquanto que a volatiliade histórica do subjacente, é, por definição, medida sobre uma serie de eventos que já ocorreram e portanto, desse ponto de vista nunca pode estar errada.
Por outro lado, pode acontecer que a diferença entre estes dois métodos de cálculo seja suficientemente pequena para ter qualquer efeito prático.

2) Num post anterior, o Cem escrevia que dificilmente entraria em opções sobre ouro e prata devido à sua muito alta volatilidade implicita.
Mas não será exactamente por isso, do ponto de vista de sistema, uma ocasião de ouro, para o shortar ?

Abraço

Fernando

Re

por Cem pt » 21/6/2009 18:09

Amigo Martins Galo:

De facto tem toda a lógica naquilo que afirma em relação às posições curtas em opções.

Até ao presente ainda não foi shortada qualquer opção Call ou Put nesta carteira específica mas a realidade é que quando essa altura chegar a minha intenção é escolher um strike muito próximo da zona at-the-money mas ligeiramente out-of-the-money, porque a minha experiência passada com opções me levou exactamente às conclusões que muito bem referiu.

Duma forma quase empírica, o strike escolhido out-of-the-money para as opções curtas em ambiente de elevada volatilidade será dado por um diferencial igual à:

Volatilidade histórica das opções na sessão em causa / 10.

Por exemplo, se daqui a uns meses o EURUSD estiver com um valor de 1,5000 em trend ascendente e com volatilidade histórica elevada, por exemplo igual a 23%, a operação seria efectuada através da venda de Puts e o strike escolhido seria de:

1,5000 + 23% / 10 x 1,5000 = 1,5345

Creio ter explicado o conceito do que o sistema faria nos cenários a que fez referência.

Bons negócios,
Cem

por yabadabadoo » 18/6/2009 18:14

Boa tarde

Cem, existe algum motivo para as suas opções serem negociadas todas at the money ou a escolha é arbitrária ?
Na minha inocencia (nunca negociei opções na vida embora ache o tema fascinante), não me faz espécie alguma a compra ser at the money, mas não percebo bem a sua lógica no caso da venda (com volatilidade alta).
É que para mim, já que optou por não fazer hedging combinando as diversas posições, uma volatilidade alta implica que as opções shortadas devem ser vendidas o mais out of the money possível !
Porqué ?
Por uma questão de ratio risco/recompensa.
Porque se a volatilidade é grande, o valor da opção aumenta naturalmente (é mais provavel ficar in the money em tempo util), e portanto,
estando elas inflacionadas, posso aproveitar a ocasião para as vender com um strike bastante afastado do valor actual de mercado do subjacente, que ainda faço uns trocos!(penso eu!). Por outro lado aumento a probabilidade do negócio ser lucrativo (porque deminui a probabilidade do activo entrar na zona em que perço dinheiro).
Finalmente, quanto mais o strike se afastar do valor actual de mercado do subjacente, mais o sistema tem folga para errar na sua conjectura sobre a direcção futura do mercado.

O Cem podia explicar a lógica da sua decisão, sff ?

Obrigado

Fernando

por yabadabadoo » 18/6/2009 1:10

Obrigado Cem.

Re

por Cem pt » 17/6/2009 20:02

Amigo Fernando:

Respondendo agora, já com mais vagar, de uma forma sucinta:

1) Não é bem a mesma coisa para o programa negociar opções do tipo americano ou europeu, de forma clara esta estratégia está montada para opções do tipo europeu, situação que encaixa nesta plataforma de trading do tipo “Flex Option Trading”, onde o cliente pode escolher o strike e a data de exercício (opção europeia). O problema das opções americanas seria deter situações curtas ou vendidas sobre determinado activo, o que por acaso ainda não se verificou nesta carteira, e receber um aviso da corretora que o detentor da posição comprada oposta pretenderia exercer a opção antes do final do período limite de exercício. Nesse caso teria de terminar logo ali a trade, mesmo contra a minha vontade!

2) Em relação à sua questão pertinente no cenário que indicou era exactamente isso que o programa faria: continuaria com as Calls compradas na fase de baixa volatilidade e na fase de alta volatilidade venderia Puts numa altura adequada do ciclo do swing, procurando abocanhar o prémio elevado existente no mercado nessa situação. Se o activo continuasse a subir desmesuradamente é óbvio que arrecadava no limite “apenas” o prémio da venda das Puts e acumulava também com os lucros das Calls compradas em fase de baixa volatilidade, se ainda estiverem dentro do período de maturidade.

Creio ter respondido às suas dúvidas, aparentemente não é uma estratégia muito complicada.

Bons negócios,
Cem

Re

por Cem pt » 17/6/2009 19:43

Amigo Fernando Martingalo:

Obrigado pelas questões colocadas, que só agora reparei nelas.

Para já vou aqui deixar mais uma operação efectuada pelo programa e ainda hoje espero responder às perguntas que, com todo o nexo, teve a amabilidade de deixar.

Bons negócios.

-----xxxxx-----

Aproveitando a embalagem das recentes sessões em que o Dollar Australiano vai estando a corrigir, já que tem estado fortíssimo a subir nos últimos meses, o programa de trading do “Masteroid” vai assinalando oportunidades para entrar a favor desta divisa.

Desta vez calhou a sorte ao par AUDJPY (Dollar Australiano x Iene Japonês) e, para não variar, igualmente através da estratégia da compra de Calls, conforme apontam as contas justificativas abaixo.

Entretanto em relação às restantes posições abertas, registam-se as seguintes rentabilidades retiradas da fórmula de Balck-Scholes em relação aos valores de aquisição acrescidos das respectivas comissões:

- AUDNZD : -2,20%.
- AUDUSD : +2,32%.
- EURCHF : -16,23%.
- EURNOK : +18,39%.

Cem

5ª Operação executada em 17 de Junho de 2009 (AUDJPY):

- Kelly Optimal f = +19,30%.
- Compra de opções = +34,56%; valor positivo = volatilidade baixa; logo, a decisão é compra de Calls.
- Indicador “Euforia / Medo” = -96,46%, pânico de curto prazo do Dollar Australiano contra o Iene Japonês; logo, inferior a -50% mas a subir em relação à véspera; portanto, fica autorizada a compra de Calls.
- Volatilidade histórica = 24,01%.
- Strike = 76,30.
- Maturidade = 19/11/2009.
- Valor da opção Call pela fórmula de Black-Scholes = 4,756 JPY/AUD.
- Valor da opção Call na plataforma GoBulling = 4,630 JPY/AUD.
- Comissão da corretora = 694 JPY.

ABS(“Euforia / Medo”) x “Kelly Optimal f” x “Buy Permits” x 5.000 EUR x 10 x 4,630 JPY/AUD + 694 JPY =
= 96,46% x 19,30% x 34,56% x 50.000 EUR x 1,7510 AUD/EUR x 4,630 JPY/AUD + 694 JPY =
= 5.633 AUD x 4,630 JPY/AUD + 694 JPY =
= 26.080,79 JPY + 694 JPY =
= 26.774,79 JPY

Cem
Anexos
AUDJPY OM 20090617.png
AUDJPY Diário: Guerras de asiáticos
AUDJPY OM 20090617.png (27.34 KiB) Visualizado 2253 vezes

por yabadabadoo » 16/6/2009 23:16

Boa noite!
Em primeiro lugar quero saudar os participantes deste magnifico forum neste meu primeiro post.
Depois gostaria de colocar 2 questóes ao Cem sobre o Masteroid aplicado a opções, esperando que ele tenha paciencia para me responder
1) É indiferente para o Masteroid as opções serem americanas ou europeias? Mesmo do ponto de vista do money management?
2)Suponhamos que o Masteroid avaliava com um grau de certeza de,digamos 70%, que o mercado estava numa fase ascendente e de baixa volatilidade.
Partindo do principiio que nessa situação o sistema entrava longo num call,o que aconteceria se com o mesmo grau de certeza o sistema avaliasse o mercado como ascendente e alta volatilidade ? vendia um put?
Do modo como vejo a coisa,NÃO é NADA claro que devia shortar o put, porque na primeira situação estou a arriscar o prémio para obter uma recompensa potencialmente ilimitada, enquanto que na segunda, pelo contrário, estou a arriscar ilimitadamente para obter um lucro limitado(o premio).
Enfim, provavelmente estou completamente baralhado :roll:

Fernando

Re

por Cem pt » 16/6/2009 18:00

Thanks, Crómio!

Em relação à tua questão do VIX não senti ainda necessidade de começar a negociar esse bicho, sinto que não é uma acção normal e portanto há que pensar numa estratégia específica para o caso em questão.

Abraço,

Cem

-----xxxxx-----

Acabou mais uma vez há poucos instantes de ser comprada mais uma série de Opções para a carteira “Masteroid Opções”, neste caso trataram-se de Calls do par AUDUSD (Dollar Australiano x Dollar Americano).

A elasticidade média desta opção Call apresenta um valor na casa dos 11, ou seja, cada 1% de aumento ou diminuição no subjacente significa uma ampliação de 11 vezes na no aumento ou diminuição do valor da respectiva opção Call at-the-money.

Para já a carteira ainda só contém Calls compradas, a operação acabada de fazer não é excepção. Em parte isto significa que as volatilidades no mercado Forex em geral estão ainda baixas em relação à média.

Quanto às restantes opções em carteira a rentabilidade respectiva em relação às datas de aquisição, calculadas pela fórmula de Black-Scholes, seguem desta forma:

- AUDNZD : +5,08%.
- EURCHF : -15,10%.
- EURNOK : +27,41%.

Cem

4ª Operação executada em 16 de Junho de 2009 (AUDUSD):

- Kelly Optimal f = +19,30%.
- Compra de opções = +21,58%; valor positivo = volatilidade baixa; logo, a decisão é compra de Calls.
- Indicador “Euforia / Medo” = -55,88%, pânico de curto prazo do Dollar Australiano contra o Dollar Americano; logo, inferior a -50% mas a subir em relação à véspera; portanto, fica autorizada a compra de Calls.
- Volatilidade histórica = 21,54%.
- Strike = 0,800.
- Maturidade = 10/11/2009.
- Valor da opção Call pela fórmula de Black-Scholes = 0,0425 USD/AUD.
- Valor da opção Call na plataforma GoBulling = 0,0354 USD/AUD.
- Comissão da corretora = 7,20 USD.

ABS(“Euforia / Medo”) x “Kelly Optimal f” x “Buy Permits” x 5.000 EUR x 10 x 0,0354 USD/AUD + 7,20 USD =
= 55,88% x 19,30% x 21,58% x 50.000 EUR x 1,7352 AUD/EUR x 0,0354 USD/AUD + 7,20 USD =
= 2.019 AUD x 0,0354 USD/AUD + 7,20 USD =
= 71,47 USD + 7,20 USD =
= 78,67 USD

Cem
Anexos
AUDUSD OM 20090616.png
AUDUSD Diário
AUDUSD OM 20090616.png (19.62 KiB) Visualizado 2412 vezes

por Crómio » 11/6/2009 22:15

Obrigado por este fantástico tópico, mesmo com as expectativas elevadas, ainda as superou...

Já pensaste negociar VIX? É que tu fazes o teu... e negoceias por ele.

Obrigado Cem, por partilhares...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Re

por Cem pt » 11/6/2009 18:39

Amigo Presidente Cavaco:

Obrigado, é sempre uma honra ter aqui um comentário seu, apareça de vez em quando, logo que os partidos lhe derem uma pequena folga!

Abraço e BN.

-----xxxxx-----

3ª Operação executada em 11 de Junho de 2009 (EURCHF):

A operação acabou de ser executada há poucos minutos atrás.

- Kelly Optimal f = +28,32%.
- Compra de opções = +72,06%; valor positivo = volatilidade baixa; logo, a decisão é compra de Calls.
- Indicador “Euforia / Medo” = -63,43%, pânico de curto prazo do Euro contra o Franco Suiço; logo, inferior a -50% mas a subir em relação à véspera; portanto, fica autorizada a compra de Calls.
- Volatilidade histórica = 5,72%.
- Strike = 1,511.
- Maturidade = 30/10/2009.
- Valor da opção Call pela fórmula de Black-Scholes = 0,0203 CHF/EUR.
- Valor da opção Call na plataforma GoBulling = 0,0175 CHF/EUR.
- Comissão da corretora = 7,80 CHF.

ABS(“Euforia / Medo”) x “Kelly Optimal f” x “Buy Permits” x 5.000 EUR x 10 x 0,0175 CHF/EUR + 7,80 CHF =
= 63,43% x 28,32% x 72,06% x 5.000 EUR x 10 x 0,0175 CHF/EUR + 7,80 CHF =
= 6.472 EUR x 0,0175 CHF/EUR + 7,80 CHF =
= 113,26 CHF + 7,80 CHF =
= 121,06 CHF

-----xxxxx-----

Entretanto, em relação às posições anteriormente abertas em 1 de Junho, as rentabilidades actuais reportadas à data de compra vão seguindo para já positivas de acordo com a fórmula de Black-Scholes:

- AUDNZD : +27,57%.
- EURNOK : +28,45%.

Cem
Anexos
EURCHF OM 20090611.png
EURCHF Diário
EURCHF OM 20090611.png (21.4 KiB) Visualizado 2502 vezes

por president » 9/6/2009 13:44

chocolate suíço...

estes teus posts são mesmo chocolate suíço..

muito obrigado

abr
You're never too old to learn something stupid (;

Registado: 31/7/2007 11:46

Cont.

por Cem pt » 9/6/2009 12:20

É sabido por quase toda a gente em Portugal, desde que os warrants foram introduzidos no nosso mercado, que tem sido uma verdadeira razia a forma como muito dinheiro foi perdido com esta história das opções, muitos já nem sequer querem ouvir falar desta história triste!

Muito poucos poderão falar verdade e confirmar que ganharam dinheiro nesta modalidade, ao longo de muitos meses ou anos de negociação através destes produtos. Admitamos contudo que uma pequeníssima minoria conseguiu obter algum êxito nesta actividade, certamente que adoptaram técnicas de sobrevivência adequadas no longo prazo.

Pelo contrário, as notícias que vão chegando depois de falar com muita gente, ler muitos artigos de opinião, os desabafos deixados nos fóruns de bolsa e conversas privadas havidas com diversos corretores da nossa praça, foi precisamente que estes produtos derivados das opções foram o enterro definitivo de muitas fortunas.

Afinal existe alguma forma mágica ou segura de se poder ganhar dinheiro no trading de opções ou a vantagem está sempre do lado do market-maker?

A resposta só pode ser: depende do mercado e da técnica escolhida, embora o risco elevado esteja sempre presente. Nada pode ser garantido como seguro, longe disso! Esta ideia do trading de volatilidade em opções é a técnica mais conhecida e adoptada pelos traders profissionais nos States que se dedicam a negociar exclusivamente opções.

Se jogarmos no mercado português dos warrants com as armas impostas pelo market-maker, em que apenas podemos comprar opções e não nos é permitido tomar posições curtas, o resultado final é o de um casino onde a vantagem pende sempre para o lado de quem faz os preços, impondo quase sempre valores de volatilidade implícitas acima dos valores históricos de segurança, ou seja, vendendo bem acima do chamado valor “justo”.

No entanto, se o mercado for diferente, isto é, se o trader puder escolher os seus próprios “strike prices”, as datas de maturidade que mais lhe convenham e puder “shortar” opções, para evitar que os market-makers imponham preços de volatilidade implícita demasiado elevados em relação à volatilidade histórica do subjacente, então nesse caso já poderemos estar perante um mercado mais “justo” para poder combater com alguns argumentos que iremos colocar do nosso lado.

São os casos dos chamados “Flex Option Markets” que contrariam os princípios dos produtos normalizados, com datas de maturidade e preços de exercício fixados, patrocinados pelas casas que lançam os warrants no mercado português.

O que atrás foi referido é a razão do palco escolhido para esta experiência ter sido o trading de opções no Forex na plataforma mencionada no início desta thread. Tem um senão: as diferenças bid-ask são ainda bastante alargadas, não permitindo trading de arbitragem, negociação de curto prazo e swing trading. Logo, a técnica a ser adoptada para contrariar este “handicap” terá de se basear em períodos de tempo médio de permanência mais alargados e procurando ao mesmo tempo colocar do nosso lado outras vantagens conhecidas que despistem os valores a que as opções estão a ser negociadas.

Porquê então usar a técnica do “Volatility Option Trading”? Muito simples, porque tem sido até hoje a única forma conhecida de ganhar dinheiro nas opções pelos traders profissionais que se dedicam à especulação pura em opções.

O princípio básico em que se baseia o trading da volatilidade em opções é muito simples: estabelece-se o leque entre o máximo e mínimo anual das volatilidades que estiveram na origem das cotações de determinado produto subjacente e aposta-se no retorno à média ou ao equilíbrio.

A volatilidade apresenta uma característica muito comum em qualquer activo: umas vezes está baixa porque existe uma calmaria e de repente verificam-se grandes acelerações que, deixam ficar sempre algum rasto emocional marcante, seguidas novamente por novo abaixamento da volatilidade. Estes ciclos repetem-se vezes sem fim, conhecendo apenas zonas de calmaria e de forte turbulência, sempre, sempre…

O preço de uma opção baseia-se apenas em 3 parcelas: o valor intrínseco, que não é mais do que a diferença entre o preço do subjacente e o preço de exercício, o valor do tempo, que é conhecido e dominado porque é tanto maior quanto mais longe estivermos da data de maturidade ou de expiração da opção e finalmente o valor da volatilidade implícita, que é o valor de equilíbrio da velocidade de variação das cotações que os compradores e vendedores de opções estabelecem como a variação possível que estão dispostos a arriscar até à data da maturidade.

No nosso caso particular, uma vez que fazemos incidir a nossa negociação exclusivamente em opções do tipo at-the-money, o valor intrínseco é nulo uma vez que o preço de exercício na altura em que é negociada a opção coincide com o valor do próprio subjacente. Sendo o tempo uma variável dominada pelo prazo de maturidade, pode-se dizer em abono da verdade que na realidade os preços das opções Call ou Put que estamos a negociar se restringem ao conceito de que:

Preço da opção ATM (At-The-Money) = Preço do tempo + Preço da volatilidade implícita

A técnica do trading de opções através do conceito da volatilidade aposta sempre num regresso à volatilidade média: se as volatilidades estão baixas, compramos opções; se as volatilidades estiverem elevadas, vendemos ou “shortamos” opções.

O que o programa vai fazendo em qualquer situação é monitorizar a volatilidade histórica média anual com a volatilidade histórica que avalia se estamos em tempos calmos ou de turbulência. Mediante a situação de compra ou venda que se nos depara, resta comparar se o preço da opção calculado para o valor histórico da volatilidade compara favoravelmente com a volatilidade implícita a que a referida opção vai sendo negociada na plataforma de trading e dessa forma aguardar pacientemente ou disparar a negociação na altura apropriada.

-----xxxxx-----

Esta ideia do trading da volatilidade tem muitas analogias com o que se passa com um jogo de um dado.

Se vos for proposto um jogo em que recebem o valor em Euros de um lançamento de um dado, receberão 1 € se sair o valor “1”, 3 € se sair o “3”, 6 € se sair o “6”, etc.

A casa de jogo que vos deixa jogar esta modalidade sabe que ao fim de inúmeros lançamentos o valor médio de retorno de um jogador por lançamento será de 3,5 € = (1+2+3+4+5+6) / 6.

Suponham que este valor de 3,5 € por aposta dependia dum valor flutuante, que sabemos não existir nos jogos de dados, mas que em acções, por exemplo, o pessoal tem consciência que pode assumir valores mais baixos de acelerações do que a média anual em épocas calmas e mais elevados em épocas turbulentas

Na técnica do trading das volatilidades em opções a analogia é apostar numa técnica semelhante! Se houvesse um valor flutuante de dados abaixo de 3,5 € por aposta iríamos a jogo, comprando uma saída de dados; no caso do preço da aposta estar acima dos 3,5 € por lançamento então neste caso preferíamos ser nós a ter a opção de vender a aposta a alguém que nos quisesse comprar um lançamento! Um conceito simples e de ganhos garantidos a longo prazo.

-----xxxxx-----

Enquanto as técnicas dos modelos de valorização das opções têm em conta como seu parâmetro principal o valor da sua volatilidade implícita, a fórmula de Black-Scholes é um excelente exemplo deste caso, esses mesmos modelos conhecidos ainda não reflectem o direccionamento tendencial do activo subjacente.

Daí o motivo deste programa procurar associar o conhecimento das volatilidades ao bias favorável da tendência dominante, esta é outra mais-valia ou diferença substancial que esta técnica que aqui apresento tem sobre a técnica mais tradicional utilizada pela maioria dos traders do “volatility options”: compram simultaneamente Calls e Puts em épocas de volatilidades baixas e vendem Calls e Puts em períodos turbulentos, sem ligar ao detalhe do direccionamento do mercado.

Para quem transacciona opções sem ligar aos timings mais adequados dos swings e volatilidades, sabe bem que para se ter razão e chegar a um ponto de equilíbrio na data de maturidade necessita de acertar em 2 coisas: na direcção da tendência e na velocidade de variação das cotações medida pela volatilidade.

É muito difícil, para não dizer impossível, conseguir no longo prazo ganhar dinheiro em opções se não dispuser de ferramentas que lhe permitam procurar optimizar a escolha dos timings e parâmetros adequados a dar o tiro de entrada optimizado, seja através de compras ou vendas de opções.

Comparo um trader de opções perfeitamente discricionário, que pouco ou nada entende do conceito das volatilidades, a alguém que entra num quarto escuro à procura de um objecto que tem de encontrar ao fim de pouco tempo disponível. As suas hipóteses de sucesso são realmente remotas e cada vez menores se repete vezes sem conta esta experiência.

Por outro lado um trader de opções mais informado que disponha de ferramentas históricas do cálculo das volatilidades e das fórmulas que as medem em qualquer situação pode ser associado a alguém que entra nesse mesmo quarto escuro com uma pequena lamparina com uma luz muito ténue. Precisa de descortinar sinais de contraste de luz e sombra difusos muitas vezes enganadores, para encontrar o objecto num espaço de tempo curto tem sempre uma tarefa difícil pela frente mas terá certamente mais hipóteses de êxito do que o trader sem conhecimentos acerca do funcionamento das volatilidades.

-----xxxxx-----

Outro aspecto que considero importante nesta modalidade de trading que proponho é a de que se tiver de comprar opções aumenta-se o período de expiração das opções e se tiver de as vender vai-se procurar restringir a sua maturidade a uma data mais próxima, uma vez que o risco a correr, que pode ser teoricamente infinito, é bem superior no caso de posições curtas sobre opções.

Nestes casos de vendas sobre opções o programa procura recolher o prémio elevado do preço da volatilidade e expor-se ao risco durante um período mais reduzido de tempo, esperando que o prémio recolhido seja suficientemente lato que compense a velocidade de variação que possa ocorrer num movimento do mercado que seja contrário ao da tendência considerada dominante.

Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 9/6/2009 16:34, num total de 2 vezes.

Re

por Cem pt » 6/6/2009 17:43

Desde que no primeiro dia de Junho foram disparados sinais de compras de opções do tipo Call sobre o AUDNZD e sobre o EURNOK, o sistema tem estado a monitorizar atentamente no final de cada dia mais oportunidades de tomadas de risco, mas sem sucesso até agora.

Da lista de pares de câmbios possíveis existem nesta altura 3 candidatos a entrarem muito em breve para a carteira global de opções, a saber:

- AUDUSD,através da compra de Calls.
- EURAUD, através da compra de Puts.
- EURNZD, através da compra de Puts.

Provavelmente, no decorrer da semana que se vai iniciar, creio ser possível entrar em pelo menos num deles.

Com alerta laranja, ainda um pouco distante de entrar para a carteira mas com valores já apetecíveis, existe um leque de pouco mais de meia dúzia de candidatos, nomeadamente:

- AUDJPY, através da compra de Calls.
- GBPJPY, através da compra de Calls.
- NOKSEK, através da compra de Calls.
- NZDJPY, através da compra de Calls.
- NZDUSD, através da compra de Calls.
- USDSEK, através da compra de Calls.
- USDZAR, através da compra de Puts.

Curiosamente nesta altura do campeonato ainda não existem candidatos a entrar para a carteira através de posições curtas, seja de Calls ou de Puts.

A conclusão que podemos retirar do que atrás foi dito é que o programa só vai apostando em posições longas de opções à data presente porque as volatilidades históricas se encontram generalizadas a um nível abaixo da média no mercado Forex.

Entretanto em relação às 2 posições de risco tomadas no mercado, refiro-me às compras de Calls efectuadas em 1 de Junho, a rentabilidade retirada do valor actual dado pela fórmula de Black-Scholes em cada uma delas, relativamente ao seu valor de compra, é a seguinte:

- AUDNZD: +25,33%.
- EURNOK: +41,34%.

Abaixo deixo ficar o gráfico actualizado do EURNOK.

Cem
Anexos
EURNOK OM 20090605.png
EURNOK Diário
EURNOK OM 20090605.png (24.06 KiB) Visualizado 2671 vezes

Cont.

por Cem pt » 3/6/2009 11:47

Desde o arranque desta mini-carteira de opções, de 1 de Junho para cá, que não se registaram novas oportunidades para tomar mais posições de risco, para além das duas já mencionadas.

Os valores em Euros das posições assumidas nestas tomadas parciais de posição nos diferentes pares são realmente muito diminutos, conforme podem constatar abaixo, mas o risco em opções assume proporções esmagadoras, pelo que o programa vai apenas assumindo o risco pontual considerado adequado nas oportunidades que forem surgindo.

O valor em Euros das compras de opções Call, em cada uma das 2 operações efectuadas até agora, é o seguinte (incluindo as comissões pagas):

- AUDNZD : 100,30 €.
- EURNOK : 47,53 €.

Após 2 dias de evolução incompletos a valorização percentual em cada um dos activos, calculada pelo valor actualizado da fórmula de Black-Scholes, segue desta forma:

- AUDNZD : +11,41%.
- EURNOK : +30,10%.

-----xxxxx-----

Gostava apenas de referir que a carteira potencial poderá incidir sobre cada um dos seguintes 30 pares cambiais permitidos pela plataforma de negociação usada, acrescidos com mais 2 opções, uma para a Prata e outra para o Ouro, ambas cotadas em USD:

- AUDJPY (Dollar Austrália . Iene Japão)
- AUDNZD (Dollar Austrália . Dollar Nova Zelândia)
- AUDUSD (Dollar Austrália . Dollar USA)
- CADJPY (Dollar Canadá . Iene Japão)
- CHFJPY (Franco Suiça . Iene Japão)
- EURAUD (Euro . Dollar Austrália)
- EURCAD (Euro . Dollar Canadá)
- EURCHF (Euro . Franco Suiça)
- EURCZK (Euro . Coroa República Checa)
- EURGBP (Euro . Libra Grã-Bretanha)
- EURJPY (Euro . Iene Japão)
- EURNOK (Euro . Coroa Noruega)
- EURNZD (Euro . Dollar Nova Zelândia)
- EURSEK (Euro . Coroa Suécia)
- EURTRY (Euro . Lira Turquia)
- EURUSD (Euro . Dollar USA)
- GBPCAD (Libra Grã-Bretanha . Dollar Canadá)
- GBPCHF (Libra Grã-Bretanha . Franco Suiça)
- GBPJPY (Libra Grã-Bretanha . Iene Japão)
- GBPUSD (Libra Grã-Bretanha . Dollar USA)
- NOKSEK (Coroa Noruega . Coroa Suécia)
- NZDJPY (Dollar Nova Zelândia . Iene Japão)
- NZDUSD (Dollar Nova Zelândia . Dollar USA)
- USDCAD (Dollar USA . Dollar Canadá)
- USDCHF (Dollar USA . Franco Suiça)
- USDJPY (Dollar USA . Iene Japão)
- USDNOK (Dollar USA . Coroa Noruega)
- USDSEK (Dollar USA . Coroa Suécia)
- USDTRY (Dollar USA . Lira Turquia)
- USDZAR (Dollar USA . Rand África do Sul)
- XAG(usd) (Prata cotada em USD)
- XAU(usd) (Ouro cotado em USD)

Já agora devo acrescentar a título de curiosidade que será extremamente difícil, para não dizer impossível, algum dia vir a comprar opções sobre a Prata ou o Ouro (será bem mais fácil ficar curto nas referidas opções) visto que estão a cotar com volatilidades implícitas bastante acima das históricas.

Claramente isto revela que os traders menos informados não se importam mesmo nada em comprar opções por qualquer preço, desconhecem em absoluto que estão a ser "comidos" por lorpas pelos vendedores de opções que claramente ligam ao risco e ao significado do valor da volatilidade!

Cem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google Adsense [Bot], jjlefty, m-m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, silva_39, trilhos2006, VALHALLA, ze couves e 124 visitantes