Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

De olhos fechados para o mundo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 8/6/2009 15:34

Não, não é nenhum erro teu. Simplesmente o artigo tem que ser escrito na semana passada para sair hoje no jornal, como sempre faço. Mas as conclusões são as mesmas. :)

Quanto á segunda questão, estamos a falar de zonas... por isso estamos a falar da mesma coisa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por CrashXXI » 8/6/2009 15:11

Nos próximos dias, ela não poderá responder porque está de férias.


Quem? A LT? Cum carago, nunca me tinha passado pela ideia que as linhas de tendencia tinham ferias...


Aquele post era para ter sido colocado num tópico em que colocaram uma pergunta à Marta. Vou corrigir.


... e eu a pensar que era uma expressão metafórica!... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 550
Registado: 20/5/2009 17:17
Localização: Gaia

por Laaz Rockit » 8/6/2009 15:04

Esse primeiro sinal seria a queda da Linha de tendência ascendente de médio prazo que podem observar no gráfico e que vem suportando os últimos 3 meses de subida na praça portuguesa. No entanto, a linha é tão inclinada que se deverá esperar pelo decisivo sinal que seria a quebra do suporte horizontal na casa dos 6700 pontos.


Ulisses, no meu gráfico a LTA que referes já foi quebrada. Isto sem contar com o fecho de hoje, que levará o índice para os 7100 - 7050. Algum erro da minha parte?

Referes ainda o suporte dos 6700. Gostava de te perguntar porque não consideras os 6820 +/-?
Obrigado.
Anexos
PSI 20.png
PSI 20.png (25.46 KiB) Visualizado 6652 vezes
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 660
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Europa

por scpnuno » 8/6/2009 14:42

:oops:

Beijos
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 8/6/2009 14:27

SCPNUno, só por te ter ressuscitado já valeu a pena a gaffe. :) Aquele post era para ter sido colocado num tópico em que colocaram uma pergunta à Marta. Vou corrigir. ;)

Beijos,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Txuky » 8/6/2009 14:24

Ora ai está...:)
Obrigado!
 
Mensagens: 206
Registado: 30/6/2008 12:25
Localização: Oeiras

por Elgenedy » 8/6/2009 14:20

Também tive o mesmo problema.

Espero que o Ulisses não se importe que faça copy paste para aqui :)

Ulisses Pereira in Negocios.pt Escreveu:Porque é que eu gosto tanto de gráficos? Porque é que eu tão poucas vezes falo dos fundamentais macro e micro económicos nas minhas análises? Porque é que, para mim, é mais relevante traçar umas linhas esquisitas num gráfico do que saber qual a notícia que a empresa X anunciou? A resposta é simples: Porque, se assim não fosse, jamais poderia ter aproveitado as subidas dos últimos meses e estado optimista quando a Economia mundial parecia prestes a desabar.

Não fui eu que inventei aquelas questões com as quais iniciei este artigo. Elas são comuns a muitos dos mails que tenho recebido desde que, de uma forma regular, comecei a escrever no Jornal de Negócios. É natural algum cepticismo em relação a uma forma de análise diferente do que aquela que, na esmagadora maioria dos casos, é apresentada na Comunicação Social. No entanto, acredito que não há uma abordagem certa para se ganhar dinheiro nos mercados e cada investidor deve adaptar o seu estilo de negociação a um método que resulte para si.

Não tenham a menor dúvida que, se não fosse a frieza dos gráficos e a forma como elaboro quase empiricamente os meus “indicadores de sentimento”, jamais teria coragem de andar a defender nos últimos meses as subidas nos mercados e muito menos de colocar o dinheiro dos meus clientes nessas posições que, felizmente, têm sido bastante rentáveis. Como poderia ter entrado no mercado se pensasse no actual estado da Economia mundial? Na onda de falências? Na dificuldade que qualquer particular ou empresa tem em conseguir crédito bancário?

Longe vão os tempos em que eu acreditava que a Bolsa e a Economia eram algo muito parecido. Tempos de inocência e de dinheiro perdido ainda no século passado. Longe vão os tempos em que queria ter acções de boas empresas. Hoje quero ter acções de empresas que me permitam ganhar dinheiro. Cruel pensamento este que mudou a minha atitude no mercado ao longo dos anos.

E com este enorme preâmbulo, esqueci-me de falar de gráficos, de suportes e de resistências, terminologia que parece abstracta para muitos mas que, a pouco e pouco, vou tentando banalizar e desmistificar a ideia de algo muito complexo. Quem tem acompanhado os 2 vídeos semanais que faço para o Negocios.pt tem testemunhado isso.

Quando voltarei a despir este meu fato de touro que me acompanha desde que, em meados de Março, defendi as subidas por força de um pessimismo extremo característico de momentos anteriores a fortes subidas? Quando o mercado der sinais de fraqueza dos touros e de força dos ursos. Esse primeiro sinal seria a queda da Linha de tendência ascendente de médio prazo que podem observar no gráfico e que vem suportando os últimos 3 meses de subida na praça portuguesa. No entanto, a linha é tão inclinada que se deverá esperar pelo decisivo sinal que seria a quebra do suporte horizontal na casa dos 6700 pontos. Aí vestiria de novo o meu fato de urso que arrumei no armário há alguns meses.

Até que isso aconteça, vou mantendo o meu optimismo e aproveitando as retracções para comprar, mesmo que isso faça confusão a quem lê os jornais, a quem olha à sua volta e veja uma Economia em dificuldades. “Mais cedo ou mais tarde isto cairá.” pensa a esmagadora maioria dos investidores. E enquanto este pensamento perdurar, o mercado continuará a recusar-se a cair e a fazer aquilo em que é especialista: Magoar o maior número de pessoas possível.
 
Mensagens: 399
Registado: 17/12/2002 22:25
Localização: 16

por R_Martins » 8/6/2009 14:17

Óh Ulisses os anúncios vem para cima do artigo, não se consegue ler...
Ou sou eu que não percebo nada disto?...
Abraço
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
 
Mensagens: 1611
Registado: 5/11/2002 9:23

por Txuky » 8/6/2009 14:15

Serei só eu ou o texto no site do Jornal de Negocios está cortado com as publicidades? Não dá para publicar aqui o texto neste topico?
 
Mensagens: 206
Registado: 30/6/2008 12:25
Localização: Oeiras

por CrashXXI » 8/6/2009 14:15

Ulisses
Admiro a tua coragem em te expores desta forma!

Curioso o facto de, antes de escreveres o teu artigo, eu ter mencionado, num dos posts abaixo, que já não estava a acreditar no princípio do "sentimento contrário" que também me fez ter entrado em Março e que, muito sumariamente, é certo, descrevi porquê!

Se tivesse lido o teu artigo, teria ponderado a minha decisão, embora sendo um fervoroso adepto de que cada um deve tomar as suas decisões em função das suas convicções (neste caso, formas de analisar)!
Nunca descarto, no entanto, a integração da minha visão com a de alguém que também apresente os seus argumentos e que, naturalmente, eu dê crédito!

Mais uma vez reafirmo a tua coragem, dado não estares "escondido" por debaixo de um "nick"... é muito mais fácil manifestar opiniões nesta última situação!

... espero que desta vez te enganes ( :mrgreen: ) para eu não perder o que penso ser um dos topos do movimento global actual, pois teria que reentrar com perdas relativas!

Um grande abraço
Crash
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 550
Registado: 20/5/2009 17:17
Localização: Gaia

por scpnuno » 8/6/2009 14:12

Ulisses Pereira Escreveu:Essa já poderá ter sido uma LT relevante. Mas depois de quebrada em baixa, depois em alta, deixou de fazer parte das linhas a considerar.

Um abraço,
Ulisses


Ulisses Pereira Escreveu:Nos próximos dias, ela não poderá responder porque está de férias.

Um abraço,
Ulisses


Quem? A LT? Cum carago, nunca me tinha passado pela ideia que as linhas de tendencia tinham ferias...

Já agora, quais são as datas de ferias para as resistencias e suportes?
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 8/6/2009 14:00

Nos próximos dias, ela não poderá responder porque está de férias.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Ulisses Pereira » 8/6/2009 13:56

Essa já poderá ter sido uma LT relevante. Mas depois de quebrada em baixa, depois em alta, deixou de fazer parte das linhas a considerar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por EuroVerde » 8/6/2009 13:31

Olá Ulisses,

Existe alguma linha de tendência que começou no dia 27 Outubro, passa por 21 Novembro, tem outro toque a 21 Janeiro, depois foi quebrada em baixa no dia 17 Fevereiro, e agora tem servido de novo de suporte linha de tendencia que passa ligeiramente mais a baixo do que a que indicaste no gráfico?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

De olhos fechados para o mundo

por Ulisses Pereira » 8/6/2009 13:13

Foi publicado o meu artigo "De olhos fechados para o mundo" em http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=371692

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, Google [Bot], Goya777, Investbem, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 59 visitantes