Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

***** [video] - Ondas e Swings report *****

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 8/6/2009 23:33

ljbk Escreveu:Eu não disse que a escala tinha impacto na contagem das ondas.
Ela tem impacto, e muito grande, na avaliação dos trading ranges e das zonas de "false-breaks".

Vamos tomar como exemplo a primeira que foi analisada no PSI: a Altri. Foi indicado que provavelmente estaria num trading range entre os 2.80 e os 1.80 Euros aproximadamente. Na escala linear cada oitavo do trading range de 1 Euro seria de 0.125 Euros. Os 37.5% acima situam-se nos 3.175 Euros. Os 37.5% abaixo situam-se nos 1.425 Euros.
Na escala logaritmica, temos os 37.5% acima nos 3.305 Euros e os 37.5% abaixo nos 1.525 Euros.
Isto para mim é diferente mas fica a cada um avaliar.
Agora se o range fosse entre 0.3 e 1.3, teriamos os valores de -0.075 :!: para o false break inferior e 1.675 para o superior no caso linear e 2.253 e 0.173 respectivamente para o caso logaritmico.

A maior parte dos titulos do PSI teve quedas de mais de 50% em parte dos ultimos 16 meses. Analisar um activo neste periodo de tempo implica, do meu ponto de vista, a utilização da escala adequada.

Faz assim, marca o mesmo gráfico nas duas escalas e vê em qual das duas os preços melhor reagiram a cada oitavo.

Pessoalmente, como negoceio no muito curto prazo, não me preocupo com escalas.

O grafico do SPX diario que tenho e onde tenho marcado o trading range que já falei varias vezes que vem desde Novembro passado, está em escala linear.
É um range de 20% o que provavelmente já indicaria a apresentação do mesmo em percentagem mas o que é certo é que continuo a ver os preços a negociarem dentro de cada oitavo e como tal não vejo razão para mudar de escala.

Este "problema" de escalas aparece somente devido à nossa obsessão em olhar para o passado.
Se a nossa leitura do passado nunca for além de 1 ou 2 semanas, dificilmente seremos atingidos pelas duvidas das escalas.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por ljbk » 8/6/2009 22:33

Ola Arnie,

arnie Escreveu:Olá ljbk.

Vamos por partes:

ljbk Escreveu:- não correcção dos gráficos com os valores dos dividendos pagos nomeadamente nas empresas do tipo cash-cows como o são a PTC, a Brisa e a REN;

Eu deixei bem explicito no video (acho eu) que devido a não ter uma base de dados dos titulos do PSI20 para o Metastock fui obrigado a usar os dados e programa do ProRealTime. Falei dos gaps estranhos de alguns titulos e fiz referencia (perguntei) se eles eram reais ou se estavam associados e dividendos. Disse também não saber se o ProRealTime mantinha a sua base de dados livre de erros.

Eu não disse que isso não foi dito.
O que quis dizer foi que não concordava com a análise baseada em gráficos não ajustados do dividendo no caso das empresas tipicamente geradores de cash. No caso da PT, a percentagem foi de quase 10%.

arnie Escreveu:
ljbk Escreveu:- utilização de escala vertical linear para identificar trading ranges em que há variações imensas como foi o caso nos titulos do nosso mercado em vez da escala logaritmica

No que diz respeito à escala...... é a "guerra" de sempre.

Vamos lá ver se eu consigo explicar isto sem criar grandes celeumas.

Tens razão, graficos com grandes movimento (como o caso da maioria das penny stocks em que duplicaram de valor em poucos dias) e/ou graficos de longo prazo onde essa variação de preço é também ela grande, naturalmente o gráfico deverá ser analisado em percentagem.

Mas repara uma coisa, o tipo de analise que fiz, ou seja, a marcação dos swings, nada tem a ver com a escala do grafico.

Um swing high nos 23 euros é identico numa escala e noutra.
Repara que eu apenas desenhei (pelo menos tentei desenhar) trendlines horizontais. Trendlines horizontais não mudam em nenhuma escala.

Depois é assim, ao analisar um gráfico a olho como eu fiz, sim, a leitura em percentagem dava-nos a verdadeira amplitude do movimento mas depois, quando ao analisarmos cada movimento, cada swing, o range a ser analisado nada tem a ver com a escala.

Vamos ver um exemplo, ou melhor, varios exemplos.
A grande maioria dos titulos está em trading range, logo, os valores que nos interessam negociar estão dentro desse mesmo trading range. Qual o interesse aqui da escala? Nenhum visto que o movimento de preços é pequeno.

Ora se quisermos analisar o actual trading range com todo o movimento de alta anterior, analisar os movimentos counter trend dos mesmos caso o actual trading range esteja dentro dos limites do que foi feito em todo o movimento de alta, entao aqui, desde que o movimento de preços tenha sido grande, então poderás usar percentagens em vez dos preços.

No entanto, se o actual trading range fugir dos limites dos anteriores movimentos counter trend, então estarás num novo ciclo e não terás grande interesse em fazer comparações e nesse caso analisas os preços e não as percentagens.

Eu não disse que a escala tinha impacto na contagem das ondas.
Ela tem impacto, e muito grande, na avaliação dos trading ranges e das zonas de "false-breaks".

Vamos tomar como exemplo a primeira que foi analisada no PSI: a Altri. Foi indicado que provavelmente estaria num trading range entre os 2.80 e os 1.80 Euros aproximadamente. Na escala linear cada oitavo do trading range de 1 Euro seria de 0.125 Euros. Os 37.5% acima situam-se nos 3.175 Euros. Os 37.5% abaixo situam-se nos 1.425 Euros.
Na escala logaritmica, temos os 37.5% acima nos 3.305 Euros e os 37.5% abaixo nos 1.525 Euros.
Isto para mim é diferente mas fica a cada um avaliar.
Agora se o range fosse entre 0.3 e 1.3, teriamos os valores de -0.075 :!: para o false break inferior e 1.675 para o superior no caso linear e 2.253 e 0.173 respectivamente para o caso logaritmico.

A maior parte dos titulos do PSI teve quedas de mais de 50% em parte dos ultimos 16 meses. Analisar um activo neste periodo de tempo implica, do meu ponto de vista, a utilização da escala adequada.

arnie Escreveu:
ljbk Escreveu:Voltando ao S&P, onde a diferença entre o linear e o logaritmico para o curto prazo é pequena, como identifica a 1ª onda já que para todos efeitos nesse momento o indice estava no trading range. Acontecerá a numeração só a partir do momento em que é penetrada ou quebrada a zona de false-brak ou começa com o numero 1 cada vez que há uma inversão de swing para um periodo superior ao periodo de curto prazo escolhido ?

A contagem dos swings é feita sempre que existe uma inversão do mesmo.

Imagina 5 dias de minimos consecutivos. Hoje o maximo quebrou em alta o maximo de ontem. Tens aqui a tua inversão de swing, o teu 1º dia de rallie.
Sobe durante 2 dias e ao 3º dia quebra o minimo do dia anterior. Tens aqui nova inversão do swing, o teu 1º dia de queda.

Ora o dia de ontem, deixou assim um swing high, ou seja, a tua 1ª onda.

Depois é apenas uma questão de acompanhar os swings e naturalmente ver se existe uma continuação do anterior rallie ou não.

A contagem de ondas serve de apoio ao swing trade, ou seja, a contagen de ondas é somente uma contagem de swings. Sabes se contares um movimento de 5 ondas poderás estar à beira de um novo down swing e/ou o fim de todo o movimento, nada mais.

Espero ter conseguido explicar isto minimamente :oops:

Obrigado pela explicação e pela partilha constante de experiências.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por arnie » 8/6/2009 21:35

jarc Escreveu:Muito bom.Só precisas cuidar aí a conjugação do verbo manter e ficará excelente.

:oops: :oops: :oops: :oops:
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 8/6/2009 21:34

Paionense Escreveu:arnie, está espectacular o vídeo.

A dificuldade que tiveste na leitura de gráficos do psi20, também já a tive. Na altura dos teus primeiros videos, lembro-me que te recusavas a analisar a maior parte das empresas do psi20 precisamente pelo facto dos swings não serem consistentes. Deste inclusive o exemplo do bcp e de outras acções americanas.

O que tenho feito para tentar ter uma leitura menos errática dos tais swings, é fazer uma leitura semanal do cada acção.

Hás-de experimentar uma ou outra e depois diz se não é mais fácil.

Abraço e mais uma vez parabéns
JP

Olá Paionense.

Sim, aumentar o time frame de análise por vezes é a unica solução para podermos ter uma melhor visão do gráfico.

Para fazer swing trade os gráficos têm que ser escolhidos a dedo :wink:

Há titulos que são negociados apenas por swing traders e devido a isso os seus graficos são autenticas "obras de arte" :P
Bons negocios,
arnie

por arnie » 8/6/2009 21:26

Olá ljbk.

Vamos por partes:

ljbk Escreveu:- não correcção dos gráficos com os valores dos dividendos pagos nomeadamente nas empresas do tipo cash-cows como o são a PTC, a Brisa e a REN;

Eu deixei bem explicito no video (acho eu) que devido a não ter uma base de dados dos titulos do PSI20 para o Metastock fui obrigado a usar os dados e programa do ProRealTime. Falei dos gaps estranhos de alguns titulos e fiz referencia (perguntei) se eles eram reais ou se estavam associados e dividendos. Disse também não saber se o ProRealTime mantinha a sua base de dados livre de erros.

Eu não olhava para os titulos do PSI à meses e como tal não tenho conhecimento dos seus graficos.

Se os gráficos do ProRealTime estão incorrectos então certamente que quando fizerem a vossa analise irão faze-la num grafico livre de erros.

ljbk Escreveu:- utilização de escala vertical linear para identificar trading ranges em que há variações imensas como foi o caso nos titulos do nosso mercado em vez da escala logaritmica

No que diz respeito à escala...... é a "guerra" de sempre.

Vamos lá ver se eu consigo explicar isto sem criar grandes celeumas.

Tens razão, graficos com grandes movimento (como o caso da maioria das penny stocks em que duplicaram de valor em poucos dias) e/ou graficos de longo prazo onde essa variação de preço é também ela grande, naturalmente o gráfico deverá ser analisado em percentagem.

Mas repara uma coisa, o tipo de analise que fiz, ou seja, a marcação dos swings, nada tem a ver com a escala do grafico.

Um swing high nos 23 euros é identico numa escala e noutra.
Repara que eu apenas desenhei (pelo menos tentei desenhar) trendlines horizontais. Trendlines horizontais não mudam em nenhuma escala.

Depois é assim, ao analisar um gráfico a olho como eu fiz, sim, a leitura em percentagem dava-nos a verdadeira amplitude do movimento mas depois, quando ao analisarmos cada movimento, cada swing, o range a ser analisado nada tem a ver com a escala.

Vamos ver um exemplo, ou melhor, varios exemplos.
A grande maioria dos titulos está em trading range, logo, os valores que nos interessam negociar estão dentro desse mesmo trading range. Qual o interesse aqui da escala? Nenhum visto que o movimento de preços é pequeno.

Ora se quisermos analisar o actual trading range com todo o movimento de alta anterior, analisar os movimentos counter trend dos mesmos caso o actual trading range esteja dentro dos limites do que foi feito em todo o movimento de alta, entao aqui, desde que o movimento de preços tenha sido grande, então poderás usar percentagens em vez dos preços.

No entanto, se o actual trading range fugir dos limites dos anteriores movimentos counter trend, então estarás num novo ciclo e não terás grande interesse em fazer comparações e nesse caso analisas os preços e não as percentagens.

ljbk Escreveu:Voltando ao S&P, onde a diferença entre o linear e o logaritmico para o curto prazo é pequena, como identifica a 1ª onda já que para todos efeitos nesse momento o indice estava no trading range. Acontecerá a numeração só a partir do momento em que é penetrada ou quebrada a zona de false-brak ou começa com o numero 1 cada vez que há uma inversão de swing para um periodo superior ao periodo de curto prazo escolhido ?

A contagem dos swings é feita sempre que existe uma inversão do mesmo.

Imagina 5 dias de minimos consecutivos. Hoje o maximo quebrou em alta o maximo de ontem. Tens aqui a tua inversão de swing, o teu 1º dia de rallie.
Sobe durante 2 dias e ao 3º dia quebra o minimo do dia anterior. Tens aqui nova inversão do swing, o teu 1º dia de queda.

Ora o dia de ontem, deixou assim um swing high, ou seja, a tua 1ª onda.

Depois é apenas uma questão de acompanhar os swings e naturalmente ver se existe uma continuação do anterior rallie ou não.

A contagem de ondas serve de apoio ao swing trade, ou seja, a contagen de ondas é somente uma contagem de swings. Sabes se contares um movimento de 5 ondas poderás estar à beira de um novo down swing e/ou o fim de todo o movimento, nada mais.

Espero ter conseguido explicar isto minimamente :oops:
Bons negocios,
arnie

por ljbk » 8/6/2009 12:22

Caro Arnie,

Antes de mais, o meu muito obrigado pela partilha que tem sido efectuada de forma regular.

No entanto, neste caso muito particular, não concordo com as análises apresentadas por dois motivos:
- utilização de escala vertical linear para identificar trading ranges em que há variações imensas como foi o caso nos titulos do nosso mercado em vez da escala logaritmica;
- não correcção dos gráficos com os valores dos dividendos pagos nomeadamente nas empresas do tipo cash-cows como o são a PTC, a Brisa e a REN;

Voltando ao S&P, onde a diferença entre o linear e o logaritmico para o curto prazo é pequena, como identifica a 1ª onda já que para todos efeitos nesse momento o indice estava no trading range. Acontecerá a numeração só a partir do momento em que é penetrada ou quebrada a zona de false-brak ou começa com o numero 1 cada vez que há uma inversão de swing para um periodo superior ao periodo de curto prazo escolhido ?

Obrigado e BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por Paionense » 8/6/2009 10:42

arnie, está espectacular o vídeo.

A dificuldade que tiveste na leitura de gráficos do psi20, também já a tive. Na altura dos teus primeiros videos, lembro-me que te recusavas a analisar a maior parte das empresas do psi20 precisamente pelo facto dos swings não serem consistentes. Deste inclusive o exemplo do bcp e de outras acções americanas.

O que tenho feito para tentar ter uma leitura menos errática dos tais swings, é fazer uma leitura semanal do cada acção.

Hás-de experimentar uma ou outra e depois diz se não é mais fácil.

Abraço e mais uma vez parabéns
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por LUSITO » 7/6/2009 19:08

Arnie

Simplesmente espectacular ... um domingo bem passado e o dom de tornar simples o mais complexo.

O pormenor da Mota e Ca é delicioso pela tua honestidade.

Ficamos a aguardar mais um tópico sobre o volume...

Muito obrigado

Registado: 13/2/2009 2:16

por jarc » 7/6/2009 13:55

Muito bom.Só precisas cuidar aí a conjugação do verbo manter e ficará excelente.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Xuly » 7/6/2009 12:45

Grande post, em todos os sentidos..
Gostei muito desse método de análise..
vou ver os próximos vídeos para me familiarizar com essa método de contagem.

O que eu me ri com a expressão:
"O meu patrão tem BCP a 4 €"

:twisted:

Cumps
Uly

Registado: 27/3/2009 23:12

por Michal » 7/6/2009 0:09

Obrigado por mais uma partilha hehe
Para aprender há sempre paciencia

Registado: 30/8/2007 19:05

por Adam hedge » 6/6/2009 22:48

boa noite.

obrigado arnie,pela disponibilidade,e vontade de ensinar.

cumprimentos
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

***** [video] - Ondas e Swings report *****

por arnie » 6/6/2009 21:03

Este fim de semana deu-me para fazer uma nova longa metragem :P

Peço desculpa por algumas calinadas nos titulos do PSI20 :oops: e também pela descontração com que fiz o video

Dou no entanto os parabens a quem tiver a paciencia de ver os 50 minutos de video

Video 01

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/BTV8bKigQPU&hl=en&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/BTV8bKigQPU&hl=en&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Video 02

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/v5nL6p6if9c&hl=en&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/v5nL6p6if9c&hl=en&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Video 03

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/MvMEsL_Bz3M&hl=en&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/MvMEsL_Bz3M&hl=en&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Video 04

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ZCVdbN1K5ig&hl=en&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ZCVdbN1K5ig&hl=en&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Video 05

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/XQfVB27tCZc&hl=en&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/XQfVB27tCZc&hl=en&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Video 06

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/9Ky6PRw7A7A&hl=en&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/9Ky6PRw7A7A&hl=en&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Bons negocios,
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GamesOver, Google [Bot], Jonas74, Kooc, Minsk, navaldoc, OCTAMA, paul_invest, PMP69 e 102 visitantes