Off-topic - Acidente com avião da Air France (actualizações)
Pilotos da Air France ameaçam não voar até sensores mudarem
Paris, 8 jun (EFE).- O sindicato de pilotos da Air France assegurou hoje que pediu a seus associados que não voem enquanto a companhia não mudar os sensores de velocidade dos Airbus A330 e A340, dispositivos considerados uma das possíveis causas do acidente do último dia 1º.
"A companhia disse que vai mudar os sensores nas próximas semanas. Nós queremos proteger nossas tripulações e nossos passageiros, por isso não podemos esperar esse prazo", disse o líder sindical Christiphe Presentier na emissora "France Info".
Por isso, o sindicato assegurou que pediu a seus membros "que não voem se o aparelho não tiver pelo menos dois dos três sensores modificados".
Presentier afirmou que se trata de "uma medida de precaução" enquanto se investiga a possibilidade de uma falha nesses sensores ter provocado o acidente do Airbus A330, que voava do Rio de Janeiro a Paris.
O líder sindical lembrou que o Escritório de Investigação e Análise (BEA), responsável pelas averiguações sobre a tragédia, apontou os sensores como uma das possíveis causas do acidente, embora ainda não tenha dado uma explicação conclusiva.
Presentier indicou que no ano passado foram registrados outros problemas na Air France e em outras companhias relacionados com os sensores de velocidade.
Segundo o BEA, esses sensores enviaram informações contraditórias sobre a velocidade do voo AF447 que caiu no Atlântico.
A incoerência desses dados fez com que alguns sistemas eletrônicos do avião deixassem de funcionar, como o piloto automático, segundo o BEA.
No entanto, os responsáveis pela investigação afirmaram que é cedo demais para se saber as causas do acidente.
A Air France, por sua vez, assegurou que acelerou o programa de substituição dos sensores, iniciado em 27 de abril passado, após os incidentes registrados em vários de seus aparelhos.
A companhia aérea francesa mudou esses sensores em sua frota A320, a primeira em que foi registrado algum tipo de problema, e não iniciou a substituição nos A330 e A340 até que a Airbus propusesse um modelo compatível. EFE
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... DAREM.html
nota: editei o título do post uma vez que o anterior já não fazia muito sentido
Paris, 8 jun (EFE).- O sindicato de pilotos da Air France assegurou hoje que pediu a seus associados que não voem enquanto a companhia não mudar os sensores de velocidade dos Airbus A330 e A340, dispositivos considerados uma das possíveis causas do acidente do último dia 1º.
"A companhia disse que vai mudar os sensores nas próximas semanas. Nós queremos proteger nossas tripulações e nossos passageiros, por isso não podemos esperar esse prazo", disse o líder sindical Christiphe Presentier na emissora "France Info".
Por isso, o sindicato assegurou que pediu a seus membros "que não voem se o aparelho não tiver pelo menos dois dos três sensores modificados".
Presentier afirmou que se trata de "uma medida de precaução" enquanto se investiga a possibilidade de uma falha nesses sensores ter provocado o acidente do Airbus A330, que voava do Rio de Janeiro a Paris.
O líder sindical lembrou que o Escritório de Investigação e Análise (BEA), responsável pelas averiguações sobre a tragédia, apontou os sensores como uma das possíveis causas do acidente, embora ainda não tenha dado uma explicação conclusiva.
Presentier indicou que no ano passado foram registrados outros problemas na Air France e em outras companhias relacionados com os sensores de velocidade.
Segundo o BEA, esses sensores enviaram informações contraditórias sobre a velocidade do voo AF447 que caiu no Atlântico.
A incoerência desses dados fez com que alguns sistemas eletrônicos do avião deixassem de funcionar, como o piloto automático, segundo o BEA.
No entanto, os responsáveis pela investigação afirmaram que é cedo demais para se saber as causas do acidente.
A Air France, por sua vez, assegurou que acelerou o programa de substituição dos sensores, iniciado em 27 de abril passado, após os incidentes registrados em vários de seus aparelhos.
A companhia aérea francesa mudou esses sensores em sua frota A320, a primeira em que foi registrado algum tipo de problema, e não iniciou a substituição nos A330 e A340 até que a Airbus propusesse um modelo compatível. EFE
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... DAREM.html
nota: editei o título do post uma vez que o anterior já não fazia muito sentido
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
É incrivel que há ainda gente que acredita que pode haver sobreviventes, que os seus familiares podem estar vivos... obviamente se estivéssemos no lugar deles seriamos levados a pensar da mesma forma também!
Também acho que o ideal seria aparecerem os corpos todos, o que será quase impossível... digo eu!
abraços
artista

Também acho que o ideal seria aparecerem os corpos todos, o que será quase impossível... digo eu!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Air France: um navio militar francês encontrou um corpo no Atlântico
07 de Junho de 2009, 19:17
Um navio militar francês, o "Ventôse", que participa na busca do Airbus da Air France desaparecido no Atlântico, resgatou um corpo nas costas do Brasil, anunciou neste domingo o Estado-maior francês em Paris.
Fonte: SAPO/AFP
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/998439.html
Apesar de não acreditar que sejam todos os corpos resgatados, isso depois de tudo o que aconteceu, seria o ideal.
07 de Junho de 2009, 19:17
Um navio militar francês, o "Ventôse", que participa na busca do Airbus da Air France desaparecido no Atlântico, resgatou um corpo nas costas do Brasil, anunciou neste domingo o Estado-maior francês em Paris.
Fonte: SAPO/AFP
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/998439.html
Apesar de não acreditar que sejam todos os corpos resgatados, isso depois de tudo o que aconteceu, seria o ideal.
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons." (Freud)
Equipes de busca avistam muitos corpos e centenas de destroços
Cinco corpos foram resgatados em alto-mar entre sábado e domingo.
Eles estão sendo levados para Fernando de Noronha.
Em coletiva concedida na manhã deste domingo (7), a força-tarefa de buscas por sinais do voo 447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris no domingo (31), informou que centenas de objetos e vários corpos já foram avistados pela manhã. Só ao final do dia, porém, será possível informar a quantidade de corpos que foram encontrados.
Até agora, cinco corpos de passageiros do Air France foram recolhidos por navios da Marinha brasileira. Dois corpos de homem foram recolhidos no sábado (6) e outros três corpos, de sexo ainda não divulgado, foram resgatados neste domingo.
A fragata Constituição, que já se deslocava do local onde foram encontrados os primeiros destroços em direção ao arquipélago de Fernando de Noronha, distante 900 km, teve que fazer manobra de retorno e receber os outros três corpos, que foram tirados do mar pela corveta Caboclo.
“Outros corpos foram avistados por outros navios e aeronaves. No decorrer do dia de hoje (7), faremos o regate de todos, lembrando que o resgate de vítimas tem prioridade sobre os destroços. As buscas continuam concentradas no ponto em que esses corpos foram avistados e vão sendo ampliadas na medida em que isso se faz necessário”, informou o capitão Giusemar Tabosa Cardoso, do centro de comunicação da Marinha.
Com a manobra de retorno da fragata Constituição, a chegada dos corpos a Fernando de Noronha só será possível nesta segunda-feira (8). A embarcação navega a uma velocidade de 40 km/h e terá que percorrer os 900 km que separam o local das buscas da ilha.
“Em Fernando de Noronha, só será feita a catalogação dos destroços e primeiras análises dos corpos. Os trabalhos de identificação definitivos das vítimas acontecerão no Instituto de Medicina Legal do Recife”, garantiu o tenente-coronel Henry Munhoz, do centro de comunicação da Aeronáutica.
No Recife, o IML já começou os preparativos para o recebimento dos corpos. Todos os peritos estão de sobreaviso e uma área de um quilômetro ao redor do instituto foi isolada.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... ROCOS.html
Cumprimentos,
Cap. Nemo
Cap. Nemo
Encontrados mais três corpos de vítimas da queda do voo 447
07.06.2009 - 16h15 Agências
Mais três corpos de vítimas da queda do voo 447 da Air France no Atlântico, há uma semana, foram hoje resgatados pelas equipas de busca, depois de ontem terem sido encontrados os corpos de dois passageiros, para além de alguns objectos do avião.
Os três corpos foram resgatados pela Força Aérea Brasileira, como anunciou um porta-voz militar. “Após um intenso trabalho durante a noite, três corpos foram resgatados esta manhã e transferidos para a fragata Constituição”.
O Airbus A 330 despenhou-se a poucos quilómetros da ilha brasileira Fernando de Noronha, com 228 pessoas a bordo, quando fazia a viagem entre Rio de Janeiro e Paris.
in publico.pt
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Voo 447: Exército encontrou corpos e destroços
O exército brasileiro recolheu dois corpos do sexo masculino, malas e destroços do Airbus A330. A notícia será desenvolvida assim que haja mais informações. ACTUALIZAÇÃO 18:19
Dois corpos, uma mala e destroços pertencentes ao Airbus A330 foram recuperados no oceano Atlântico este sábado, anunciou o coronel Jorge Amaral, porta-voz da Aeronáutica brasileira.
"Esta manhã, às 08:14h [11:41 na hora de Lisboa], tivemos a confirmação do resgate de destroços e corpos pertencentes ao voo 447 da Air France", disse Jorge Amaral numa conferência de imprensa no Recife.
Segundo a agência France Presse, os cadáveres são de pessoas do sexo masculino e não foram ainda identificados.
As autoridades resgataram ainda uma mala de couro com um bilhete para o voo da Air France, uma mochila com um computador e um banco azul que se presume que seja do avião. O número de série do banco ainda terá de ser comparado com o do avião, para que se confirme que pertence mesmo ao voo 447.
Os corpos e objectos foram resgatados pela corveta Caboclo, cerca de 900 km ao largo do arquipélago de Fernando de Noronha, que está a 360 km da costa brasileira.
Segundo a Aeronáutica brasileira, os corpos e destroços foram localizados a cerca de 69,5 km do ponto onde a última mensagem automática emitida pelo Airbus A330 foi enviada.
As buscas continuam no local onde foram encontradas os corpos e restos.
Segundo o jornal O Globo, esta manhã, a Polícia Federal brasileira recolheu amostras de saliva e cabelos dos familiares dos passageiros do voo AF-447 para, através de análises de ADN, poder identificar as vítimas.
O Airbus A330 da Air France desapareceu no meio do Atlântico com 228 pessoas a bordo, na madrugada de 01 de Junho. Até agora, nada do voo havia sido recuperado.
Leme do Airbus A330 partiu-se em pleno voo
O jornal brasileiro Folha Online (Folha de São Paulo) noticiou hoje que uma das 24 mensagens automáticas que o sistema do Airbus A330 enviou (ver texto abaixo) reporta a quebra do leme da aeronave, uma "peça aerodinâmica essencial para o voo".
Segundo o jornal brasileiro, que falou com pilotos e mecânicos de aviões Airbus, uma rajada de vento muito violenta pode ter feito o leme partir-se. A Folha fez a tradução técnica da primeira mensagem automática emitida pelo avião, segundo a qual o leme "excedeu o limite que poderia mexer, ou seja, quebrou".
O leme fica na cauda das aeronaves e serve para controlar a sua rota e, segundo a Folha, só pode sofrer inclinações de 25% quando viaja até aos 296km/h. À velocidade a que o Airbus A330 viajava, 840 km/h, a capacidade de inclinação baixa substancialmente.
A Folha acrescenta que "há possibilidade de o estabilizador ter sido arrancado".
Segundo o jornal, há duas explicações possíveis para a quebra do leme: a passagem por uma tempestade muito violenta ou um problema que já existisse na estrutura da peça. No entanto, acrescenta o artigo, "há sempre a hipótese de o computador ter falhado e informado incorrectamente o defeito".
O Gabinete de Inquéritos e Análises francês, que está a investigar o que terá acontecido ao voo AF-447, vai dar hoje uma entrevista sobre os novos resultados do inquérito.
Avião enviou 24 mensagens de erro em quatro minutos
O airbus A330 que desapareceu na madrugada de segunda-feira enviou 24 mensagens ACARS (mensagens de anomalias, falhas de sistema ou do painel de instrumentos) entre as 02:10h e as 02:14h (hora de Lisboa), indicou Alain Bouillard, um dos responsáveis pela investigação francesa ao desaparecimento do voo.
A última mensagem que indicava a posição do avião foi transmitida às 02:10h. Uma das mensagens indicava que o piloto automático tinha sido desligado e outras diziam que havia áreas do painel de instrumentos que não funcionavam.
Numa altura em que o exército brasileiro, responsável pelas buscas da aeronave, admitiu já não saber a localização dos destroços, ainda não é possível entender o que aconteceu ao voo AF-447.
Segundo as autoridades brasileiras, em declarações à Folha Online, as correntes marítimas já terão feito com que o material avistado desaparecesse.
Ontem, Ramon Cardoso, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo brasileiro, admitiu que nenhum dos destroços recolhidos até então pertencia ao Airbus desaparecido.
Fonte DN http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior ... id=1256006
Cumprimentos,
Cap. Nemo
Cap. Nemo
Encontrados corpos dos passageiros do A330
17h45m
JN
A Força Aérea brasileira anunciou ter encontrado corpos dos passageiros do voo 477 da Air France que caiu no Atlâncito.
Segundo a Força Aérea brasileira foram resgatados do mar, pelas 8.14 horas locais, dois corpos do sexo masculino.
Os corpos e ainda destroços do Airbus 330 foram descobertos a 69,5 quilómetros do local onde o avião comunicou pela última vez.
Foram ainda encontrados uma mochila, com um cartão de vacinas e um bilhete com número de série.
Os corpos e dos destroços foram avistados por um avião-radar R99, posteriormente recolhidos pela tripulação da Corveta Caboclo .
17h45m
JN
A Força Aérea brasileira anunciou ter encontrado corpos dos passageiros do voo 477 da Air France que caiu no Atlâncito.
Segundo a Força Aérea brasileira foram resgatados do mar, pelas 8.14 horas locais, dois corpos do sexo masculino.
Os corpos e ainda destroços do Airbus 330 foram descobertos a 69,5 quilómetros do local onde o avião comunicou pela última vez.
Foram ainda encontrados uma mochila, com um cartão de vacinas e um bilhete com número de série.
Os corpos e dos destroços foram avistados por um avião-radar R99, posteriormente recolhidos pela tripulação da Corveta Caboclo .
Uma das 24 mensagens enviadas a reportar anomalias com o Airbus A330 da Air France indicava que o leme, peça essencial ao seu funcionamento, se partiu em pleno voo. ACTUALIZAÇÃO 15:02
O jornal brasileiro Folha Online (Folha de São Paulo) noticiou hoje que uma das 24 mensagens automáticas que o sistema do Airbus A330 enviou (ver texto abaixo) reporta a quebra do leme da aeronave, uma "peça aerodinâmica essencial para o voo".
Segundo o jornal brasileiro, que falou com pilotos e mecânicos de aviões Airbus, uma rajada de vento muito violenta pode ter feito o leme partir-se. A Folha fez a tradução técnica da primeira mensagem automática emitida pelo avião, segundo a qual o leme "excedeu o limite que poderia mexer, ou seja, quebrou".
O leme fica na cauda das aeronaves e serve para controlar a sua rota e, segundo a Folha, só pode sofrer inclinações de 25% quando viaja até aos 296km/h. À velocidade a que o Airbus A330 viajava, 840 km/h, a capacidade de inclinação baixa substancialmente.
A Folha acrescenta que "há possibilidade de o estabilizador ter sido arrancado".
Segundo o jornal, há duas explicações possíveis para a quebra do leme: a passagem por uma tempestade muito violenta ou um problema que já existisse na estrutura da peça. No entanto, acrescenta o artigo, "há sempre a hipótese de o computador ter falhado e informado incorrectamente o defeito".
O Gabinete de Inquéritos e Análises francês, que está a investigar o que terá acontecido ao voo AF-447, vai dar hoje uma entrevista sobre os novos resultados do inquérito.
Avião enviou 24 mensagens de erro em quatro minutos
O airbus A330 que desapareceu na madrugada de segunda-feira enviou 24 mensagens ACARS (mensagens de anomalias, falhas de sistema ou do painel de instrumentos) entre as 02:10h e as 02:14h (hora de Lisboa), indicou Alain Bouillard, um dos responsáveis pela investigação francesa ao desaparecimento do voo.
A última mensagem que indicava a posição do avião foi transmitida às 02:10h. Uma das mensagens indicava que o piloto automático tinha sido desligado e outras diziam que havia áreas do painel de instrumentos que não funcionavam.
Numa altura em que o exército brasileiro, responsável pelas buscas da aeronave, admitiu já não saber a localização dos destroços, ainda não é possível entender o que aconteceu ao voo AF-447.
Segundo as autoridades brasileiras, em declarações à
Folha Online, as correntes marítimas já terão feito com que o material avistado desaparecesse.
Ontem, Ramon Cardoso, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo brasileiro, admitiu que nenhum dos destroços recolhidos até então pertencia ao Airbus desaparecido.
Desenvolvimentos de ontem
20:30 Num memorando citado pela Associated Press, que a Air France não quis comentar alegando tratar-se de um documento interno, a empresa diz que está a trocar os tubos de Pitot (instrumento usado para medir a velocidade, criado pelo físico francês Henri Pilot), operação que terminará “nas próximas semanas”.
Uma das teorias para a origem do alegado acidente diz que os tubos que alimentavam os sensores de velocidade do Airbus terão ficado cobertos de gelo, fornecendo dados errados ao computador de bordo e levando a que o avião voasse com a velocidade diferente da recomendada para áreas com mau tempo.
17:44 Um avião da Iberia que no domingo partiu do Rio de Janeiro logo atrás do voo AF-447, desaparecido com 228 pessoas a bordo, e que seguia na mesma rota mudou o seu trajecto original e conseguiu escapar à tempestade que terá causado a queda do Airbus da Air France.
16:36 A Justiça francesa abriu um inquérito judicial contra desconhecidos por "homicídios involuntários", a propósito do desaparecimento do voo AF-447. Um submarino nuclear francês vai procurar caixas negras.
A França vai enviar um submarino nuclear de ataque para participar nas buscas pelas "caixas negras" do avião da Air France desaparecido há cinco dias sobre o oceano Atlântico, anunciou hoje o ministro francês da Defesa, Hervé Morin.
16:30 A Justiça francesa abriu, esta sexta-feira, um inquérito judicial contra desconhecidos por "homicídios involuntários", a propósito do desaparecimento do Airbus A300 que fazia o voo AF-447. O tribunal acrescentou que a Procuradoria de Paris já notificou, via carta, as famílias de cada uma das vítimas sobre este procedimento penal.
15:26 Familiares das vítimas do avião desaparecido no Atlântico da Air France embarcaram hoje para o Recife, em Pernambuco, para acompanhar as buscas realizadas pela Aeronáutica na área onde se pensa que ocorreu o acidente na madrugada da última segunda-feira.
15:15 O director do Departamento de Controlo do
Espaço Aéreo brasileiro considerou hoje ser "cada vez mais remota" a possibilidade de encontrar algum sobrevivente do avião da Air France que desapareceu no domingo durante o trajecto Rio de Janeiro-Paris.
15:07 O ministro da Defesa de França, Hervé Morin, afirmou hoje que não está ainda afastada a hipótese de um ataque terrorista ter estado na origem do desaparecimento do voo AF 447.
14:12 Air France anuncia que o voo Rio-Paris da companhia vai ser renumerado, a partir de domingo, passando de 447 para 445.AF-447 passará a designar apenas o voo acidentado.
12:12 A Airbus disse hoje que dará toda a assistência técnica ao inquérito sobre o desaparecimento do avião A330, apesar de a informação disponível ser ainda “extremamente limitada”.
11:03 A Airbus enviou uma recomendação a todos os seus clientes sobre os procedimentos a seguir em caso de incoerências nas velocidades medidas, situação em que, apurou o BEA, o voo AF-447 se encontrava.
10:07 O inquérito ao desaparecimento do voo AF-447 mostra uma "incoerência" nas velocidades fornecidas pelo avião, anunciou hoje o Gabinete de Inquéritos e Análises (BEA), a entidade francesa encarregada do inquérito oficial (veja o texto abaixo)
09:42 A revelação de que os destroços encontrados pela Marinha brasileira no Atlântico não são os do A330 Rio-Paris é uma "má notícia", declarou hoje o secretário de Estado dos transportes francês, Dominique Bussereau.
Destroços encontrados não são do voo AF-447
O tenente-brigadeiro Ramon Cardoso, da marinha brasileira, afirmou ontem à Globo que os objectos recolhidos no oceano não fazem parte do Airbus da Air France que desapareceu no voo Rio-Paris e se terá despenhado no Atlântico.
"Nenhum material do avião foi recolhido", afirmou. "O que nós vimos foram materiais pertencentes a uma aeronave que foram deixados por causa da prioridade de busca de corpos, mas até o momento nenhum pedaço da aeronave foi recuperado."
O militar explicou ainda que a mancha de óleo que tinha sido avistada no mar não pertence a um avião, porque é uma quantidade muito pequena. "A maior probabilidade é que se trate de óleo de navio".
Divulgados os primeiros elementos do inquérito
A Airbus enviou hoje uma recomendação a todos os seus clientes sobre os procedimentos a seguir em caso de incoerências nas velocidades medidas, situação em que o voo AF-447 se encontrava, segundo apurou o Gabinete de Inquéritos e Análises (BEA) que está a investigar as circunstâncias em que ocorreu o acidente.
Durante o voo, o A330 transmitiu uma série de mensagens automáticas sobre o estado do aparelho. A aeronave transmitiu cálculos diferentes e incoerentes sobre a velocidade a que seguia, explicou à AFP um porta-voz do BEA.
Entretanto, o inquérito permitiu confirmar a presença, na proximidade da rota prevista, de fenómenos de tempestade violentos, característicos das regiões equatoriais.
França não exclui hipótese de atentado
O ministro da Defesa de França, Hervé Morin, afirmou hoje que não está ainda afastada a hipótese de um ataque terrorista ter estado na origem do desaparecimento do voo AF 447, quando no domingo ligava o Rio de Janeiro e Paris, com 228 pessoas a bordo.
“Jamais exclui a hipótese de terrorismo. Não há elementos ou pistas que nos permitam corroborar isso, mas o inquérito em curso jamais excluiu essa possibilidade”, afirmou Hervé Morin aos jornalistas.
O ministro disse que não foi informado de quaisquer ameaças contra esse voo da Air France ou uma eventual reivindicação de um ataque, mas lembrou que, “na maior parte dos casos, quando há ataques terroristas a aviões, não há reivindicações”.
Avião que partiu atrás do voo AF-447 desviou-se da tempestade
Um avião da Iberia que no domingo partiu do Rio de Janeiro logo atrás do voo AF-447, desaparecido com 228 pessoas a bordo, e que seguia na mesma rota mudou o seu trajecto original e conseguiu escapar à tempestade que terá causado a queda do Airbus da Air France.
O voo IB6024 ligava o Rio de Janeiro a Madrid, com uma distância de segurança de dez minutos em relação ao avião da Air France, quando o comandante da companhia espanhola decidiu "alterar o programa de voo com desvio de 30 milhas a leste, evitando a turbulência e as fortes descargas eléctricas", revela o relatório da Iberia, citado pela
correspondente em Madrid da BBC Brasil.
Segundo a assessoria de imprensa da companhia espanhola, conhecendo antecipadamente as condições meteorológicas, o piloto pediu mais combustível, um decisão considerada normal para este tipo de situações.
Depois de ter alterado a rota, o avião da Iberia não voltou a detectar no seu radar o sinal do voo do AF-447, nem sequer qualquer pedido de socorro. Mas a sua tripulação "acompanhou, pelo sistema de frequência de rádio, as intensas tentativas dos controladores aéreos brasileiros em estabelecerem comunicação com o avião francês".
"As tentativas de comunicação eram repetidas e todos os que estávamos no ar naquele momento notámos que o AF-447 não respondia", afirmou o piloto no relatório, indicando voltou a ouvir os esforços dos controladores aéreos para chegarem ao contacto com o Airbus da Air France quando entrou no espaço aéreo do Senegal, que naquela rota é o primeiro posto de controlo com radar depois do Brasil.
Área de buscas é duas vezes maior que o estado de Perbambuco
Onze aeronaves estão mobilizadas na Base Aérea de Natal e em Fernando Noronha para realizar os trabalhos de busca dos destroços do voo 447. Segundo a Força Aérea brasileira (FAB), outros cinco aviões militares - três C-130 Hérculos da FAB, um P-3 Orion da Força Aérea americana e um Falcon50 da França – partiram de Natal em direcção à àrea de buscas.
Desde que ocorreu o acidente que as buscas prosseguem dia e noite para encontrar os destroços do avião sinistrado e, em especial, as caixas pretas que poderão elucidar o que de facto aconteceu. Durante a noite, os militares da FAB, cujos aviões têm radares e equipamentos de busca por infravermelhos, identificam as áreas onde há destroços e, na manhã seguinte, dois aviões – um francês e um americano – partem para fazer a visualização dos objectos. Até agora nenhum corpo foi localizado, na área que é duas vezes o tamanho do estado de Pernambuco.
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior ... id=1254500[/quote]
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Fui procurar à fonte referida - a cadeia France 2 - e o vídeo que origina essa notícia pode ser visto aqui: http://info.france2.fr/monde/54818419-fr.php .
Apesar de ser a primeiríssima vez que ponho os olhos numa listagem de eventos ACARS, há algumas coisas que me deixam um pouco baralhado:
- Logo após o aviso de AUTO FLT AP OFF, aparece um outro de AUTO FLT apenas: Como interpretar? Se fosse reposição do piloto automático deveria ser AUTO FLT AP ON, presumo, mas fica-me a dúvida;
- Há, segundo eles dizem, um total de 14 mensagens ACARS, mas eles só realçam 4: As outras são todas irrelevantes? Parece-me estranho, sobretudo dada a coincidência temporal da grande maioria delas;
- Não surge nesta listagem aquela mensagem, já muito falada nos últimos dias, de cabine em forte inclinação e de despressurização, a qual tem sustentado todas as teorias (jornalísticas, é certo) de queda livre do aparelho.
Por outro lado surgem agora esses relatos dos pilotos da Iberia e da Air Comet (e já há dias da TAM) os quais, a serem verdadeiros , vêm por um lado reforçar a ideia de que a tripulação não conduziu - voluntaria, involuntariamente ou por total impossibilidade de controlo, não sabemos - o voo da melhor forma possível e, por outro, de uma explosão em pleno voo.
Continuamos totalmente às cegas...
FT
EDITADO:
Afinal a tal mensagem que eu disse acima que não aparecia sempre é referida noutro local da revista:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... ECIDA.html
Já discutimos aqui as semelhanças aparentes entre a sequência das ocorrências no vo da AF e no(s) da QANTAS. Mas essas ocorrências originaram já 3 EADs da EASA, pelo que não deveriam mais ter sido causa de problemas...
Apesar de ser a primeiríssima vez que ponho os olhos numa listagem de eventos ACARS, há algumas coisas que me deixam um pouco baralhado:
- Logo após o aviso de AUTO FLT AP OFF, aparece um outro de AUTO FLT apenas: Como interpretar? Se fosse reposição do piloto automático deveria ser AUTO FLT AP ON, presumo, mas fica-me a dúvida;
- Há, segundo eles dizem, um total de 14 mensagens ACARS, mas eles só realçam 4: As outras são todas irrelevantes? Parece-me estranho, sobretudo dada a coincidência temporal da grande maioria delas;
- Não surge nesta listagem aquela mensagem, já muito falada nos últimos dias, de cabine em forte inclinação e de despressurização, a qual tem sustentado todas as teorias (jornalísticas, é certo) de queda livre do aparelho.
Por outro lado surgem agora esses relatos dos pilotos da Iberia e da Air Comet (e já há dias da TAM) os quais, a serem verdadeiros , vêm por um lado reforçar a ideia de que a tripulação não conduziu - voluntaria, involuntariamente ou por total impossibilidade de controlo, não sabemos - o voo da melhor forma possível e, por outro, de uma explosão em pleno voo.
Continuamos totalmente às cegas...

FT
EDITADO:
Afinal a tal mensagem que eu disse acima que não aparecia sempre é referida noutro local da revista:
02:14 – mensagem de cabin vertical speed (que indica despressurização da cabine)
http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... ECIDA.html
Já discutimos aqui as semelhanças aparentes entre a sequência das ocorrências no vo da AF e no(s) da QANTAS. Mas essas ocorrências originaram já 3 EADs da EASA, pelo que não deveriam mais ter sido causa de problemas...

"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Há também um comentário do piloto do voo que fazia Lima-Madrid há mesma hora do voo 447 da Air-France.
Ora vejam lá:
17:27 Um piloto espanhol viu no ar um clarão "forte e intenso de luz branca que tomou uma trajectória descendente e vertical", na noite em que desapareceu o voo AF 447, com 228 pessoas a bordo. O avistamento ocorreu na rota prevista para o Airbus da Air France que se despenhou e consta do relatório técnico do comandante do voo 974 da Air Comet, que naquela noite ligava Lima a Madrid.
A notícia é avançada pela BBC Brasil, segundo a qual o relatório foi entregue na quarta-feira à Aviação Civil Espanhola e à companhia aérea francesa.
Retirado de:
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior ... id=1252203
Ora vejam lá:
17:27 Um piloto espanhol viu no ar um clarão "forte e intenso de luz branca que tomou uma trajectória descendente e vertical", na noite em que desapareceu o voo AF 447, com 228 pessoas a bordo. O avistamento ocorreu na rota prevista para o Airbus da Air France que se despenhou e consta do relatório técnico do comandante do voo 974 da Air Comet, que naquela noite ligava Lima a Madrid.
A notícia é avançada pela BBC Brasil, segundo a qual o relatório foi entregue na quarta-feira à Aviação Civil Espanhola e à companhia aérea francesa.
Retirado de:
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior ... id=1252203
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons." (Freud)
Nesta reportagem publicada hoje no O Globo online, há a história do voo da Iberia que descolou 7 minutos depois do voo da Air France e que seguia a rota Rio Madrid.
Na reportagem o piloto da Iberia disse que viu a tempestade à frente e desviou 30 milhas para leste, mas o piloto da Air France simplesmente seguiu em frente.
Porque o piloto da Air France também não se desviou?
http://oglobo.globo.com/mundo/acidente- ... 210100.asp
Na reportagem o piloto da Iberia disse que viu a tempestade à frente e desviou 30 milhas para leste, mas o piloto da Air France simplesmente seguiu em frente.
Porque o piloto da Air France também não se desviou?
http://oglobo.globo.com/mundo/acidente- ... 210100.asp
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Mensagens: 3056
- Registado: 20/1/2008 20:32
- Localização: Lisboa
Fenicio Escreveu:Depois de ler a reportagem que o Capitão Nemo mencionou, fico com a sensação de que os sistemas informáticos do avião foram sendo desligados um a um, como se tratasse de algo... intencional!
Um ataque hacker? Um problema sério no software da aeronave?
Não sei se é possível um ataque informático ao software de um avião... Mas se fôr possível e se tiver sido esse o caso estaremos perante um ataque terrorista e uma fragilidade enorme da aviação comercial a quem quiser fazer mal.
Cumprimentos,
Cap. Nemo
Cap. Nemo
Depois de ler a reportagem que o Capitão Nemo mencionou, fico com a sensação de que os sistemas informáticos do avião foram sendo desligados um a um, como se tratasse de algo... intencional!
Um ataque hacker? Um problema sério no software da aeronave?

Um ataque hacker? Um problema sério no software da aeronave?

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Mensagens: 3056
- Registado: 20/1/2008 20:32
- Localização: Lisboa
TV francesa exibe mensagens automáticas enviadas pelo A330
France 2 obteve o relatório que a aeronave enviou, via Acars, para a Air France. Os avisos mostram sucessivas panes
A rede de TV francesa France 2 divulgou em reportagem nesta quinta-feira (4) o relatório do sistema Acars (sigla em inglês para Sistema de Comunicação e Reporte) do Airbus 330-200 da Air France que caiu sobre o Oceano Atlântico na noite do domingo (31). O relatório compila os avisos que são enviados automaticamente a partir da aeronave para a base da Air France, que monitora remotamente toda a sua frota.
As mensagens do Acars, denominadas em francês "liste des événements Acars" (lista dos eventos Acars), devem ser lidas de baixo para cima. A hora aparece sob a forma de quatro algarismos, no fuso horário de Greenwich, na Inglaterra – ou seja, onde está escrito "0210" deve-se entender 2h10 da manhã em Greenwich, ou 23h10 da noite no Brasil.
A primeira mensagem relevante aparece justamente nesse horário: AUTO FLT AP OFF. Ela indica que o piloto automático parou de funcionar, por defeito ou decisão do comandante. O sistema registra apenas os acontecimentos, sem explicar a causa. Ainda às 0210 (23h10), aparecem as mensagens FLAG ON CAPT PFD e FLAG ON F/O PFD. Elas significam que tanto o piloto (o capitão) quanto o co-piloto perderam algumas informações no painel de instrumentos.
Às 0212 (23h12), uma nova mensagem indica que os sistemas IR1 e IR3 deixaram de funcionar. Segundo o especialista francês, trata-se das centrais inerciais, que ajudam o piloto a saber se o avião está subindo e descendo quando não é possível ver isso pelo pára-brisa. Por fim, às 0214 (23h14), a última mensagem enviada pelo avião indica novos problemas técnicos.
Uma reportagem publicada nesta terça-feira (2) pelo jornal Jornal da Tarde havia noticiado a mesma sequência de eventos. Às 23h, o sistema da empresa aérea registrou que a aeronave, que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, atravessava uma área sobre cumulus nimbus – um tipo de nuvem que causa instabilidade. O primeiro sinal de possível problema chegou às 23h10 (horário de Brasília) e informava que o piloto automático do A330 havia se desconectado. Em si, essa alteração não chega a ser incomum: pode acontecer quando há divergências de cálculos entre o piloto e o copiloto automáticos, por exemplo. A mensagem seguinte informa problemas com o sistema fly-by-wire, o que aponta uma possível pane nos sistemas informatizados do jato. Os alertas subsequentes mostraram falhas em computadores essenciais ao voo, como os que registram dados de altitude e velocidade do avião. Segundo a reportagem, sem essas informações, a tripulação pode ter pedido o controle da aeronave.
Fonte http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... ELO+A.html
Legenda das imagens
1ª imagem
Às 02:12 hora de Greenwich (23:12 de Brasília), "IR1" e "IR3" indicam pane nas centrais inerciais, que permitem saber se o avião está subindo ou descendo
2ª imagem
Às 0214 (23:14 de Brasília) indicando novas panes
3ª imagem
1 - Indica que o piloto e o co-piloto perderam simultaneamente um certo número de informações no painel de comando.
2 - Indica que o piloto automático parou de funcionar - sozinho ou por decisão do comandante
- Anexos
-
- 0,,20986334,00.jpg.gif (102.48 KiB) Visualizado 6322 vezes
-
- 0,,20985895,00.jpg.gif (96.05 KiB) Visualizado 6329 vezes
-
- 0,,20985714,00.jpg.gif (140.52 KiB) Visualizado 6330 vezes
Cumprimentos,
Cap. Nemo
Cap. Nemo
Fenicio Escreveu:Pedro73 Escreveu:Não encontram vestigios do avião no mar ...
E se..... o avião após as avarias transmitidas perdeu as comunicações e capacidade de orientação e foi aterrar numa área desabitada da costa brasileira ou africana... ???
Seria uma possibilidade de veras interessante.
Pedro, "infelizmente" estamos na era dos telemóveis e das comunicações instantâneas, pelo que isto seria impossível.
Ó Pedro73, sem querer ser ofensivo, andas a ver TV a mais ou não??

Ó Fenicio, na era que estamos, dos telemóveis e das comunicações instantâneas, há zonas do globo que não têm cobertura de sinal (pelo menos de telemóvel). E imagina que o equipamento de comunicação satélite tenha ficado danificado...
Ok, ok, não vamos sonhar!

"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons." (Freud)
Pedro73 Escreveu:Não encontram vestigios do avião no mar ...
E se..... o avião após as avarias transmitidas perdeu as comunicações e capacidade de orientação e foi aterrar numa área desabitada da costa brasileira ou africana... ???
Seria uma possibilidade de veras interessante.
Pedro, "infelizmente" estamos na era dos telemóveis e das comunicações instantâneas, pelo que isto seria impossível.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Mensagens: 3056
- Registado: 20/1/2008 20:32
- Localização: Lisboa
Aeronáutica: material recolhido e óleo não são do Airbus
RECIFE - O Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica (Decea) informou hoje que os fragmentos que já foram resgatados do mar durante as buscas ao Airbus da Air France não pertencem ao avião desaparecido no domingo. Em entrevista coletiva no Cindacta III, o diretor do Decea, brigadeiro Ramon Borges Cardoso, afirmou que o pallet (espécie de porta-bagagem) içado no início da tarde pela Marinha é feito de madeira, material que o avião da Air France não continha; as duas boias que a Aeronáutica informou ter resgatado não foram levadas a bordo e as manchas de óleo encontradas na área das buscas não são do Airbus do voo 447.
"Podemos afirmar com 100% de certeza que o material localizado não faz parte da aeronave da Air France. Existem pallets de madeira, mas não é o caso deste avião", afirmou Cardoso. "Este fato é importante para mostrar o grau de dificuldades que estamos enfrentando. Infelizmente, estamos sujeitos a encontrar, dentro de uma área tão grande, objetos que não passam de lixo. Mas não vamos desistir. O trabalho continua", afirmou o brigadeiro. O pallet será levado até a ilha de Fernando de Noronha e posteriormente descartado. O voo AF 447 levava 228 pessoas, das quais 58 eram brasileiras.
De acordo com o brigadeiro, a constatação de que as manchas de óleo localizadas ao norte da ilha de Fernando de Noronha, a uma distância de aproximadamente 700 quilômetros do arquipélago, não pertencem à aeronave francesa tem por base o volume encontrado. "Descartamos esta possibilidade em função da quantidade de óleo encontrada. Num avião, esta quantidade não passa de 50 litros em cada motor. Mas as manchas que encontramos são bem maiores do que esta quantidade poderia provocar", destacou.
A Aeronáutica e a Marinha continuam investigando se pequenas manchas, aparentemente de querosene de avião, pertencem ao AF 447. "Estamos tentando comprovar este fato, as amostras recolhidas estão sendo testadas, mas temos praticamente certeza disto", comentou. De acordo com a Aeronáutica, a área de buscas poderá ser ampliada, dependendo do resultado do rastreamento feito pelo avião R-99, equipado com radar. "A aeronave fará sobrevoos durante toda a madrugada. Se houver novas informações a partir da leitura eletrônica ,vamos enviar os helicópteros para estes pontos. Se não, iniciaremos uma varredura a partir dos cálculos que estamos fazendo levando em conta as correntes marítimas", explicou.
http://www.estadao.com.br/noticias/gera ... 2510,0.htm
Cumprimentos,
Cap. Nemo
Cap. Nemo
A falha de comunicações pode ter sido causada por uma avaria provocada por um raio.
Na zona em questão as aeronaves só estão no raio de acção do HF que tem a antena instalada no estabilizador vertical.
Já me aconteceu ter um avião que ficou sem HF porque um raio danificou os "couplers" que são basicamente condensadores de ar controlados electronicamente, e que servem para fazer o interface entre a antena e os rádios de HF.
Não estou a dizer que assim foi, apenas que é uma possibilidade e que já me aconteceu.
Na zona em questão as aeronaves só estão no raio de acção do HF que tem a antena instalada no estabilizador vertical.
Já me aconteceu ter um avião que ficou sem HF porque um raio danificou os "couplers" que são basicamente condensadores de ar controlados electronicamente, e que servem para fazer o interface entre a antena e os rádios de HF.
Não estou a dizer que assim foi, apenas que é uma possibilidade e que já me aconteceu.
- Mensagens: 66
- Registado: 16/6/2006 19:36
- Localização: Açores
Depois de acompanhado o desemrolar das noticias nas tvs e jornais e de ter ouvido alguns comentários absurdos que surgem sempre quando existe este tipo de acidentes venho colocar a minha tese:
Foi um meteorito!!!!
Às vezes não há pachorra para ouvir certos comentários!!!!
Foi um meteorito!!!!
Às vezes não há pachorra para ouvir certos comentários!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Avião da Air France deverá ter sofrido queda livre
Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt
As mensagens recebidas pela empresa em França indiciam que o avião sofreu uma queda livre. A origem dessa informação é a revista virtual "Aviation Herald", especializada em acidentes aéreos, citada pela Folha de São Paulo.
A "Aviation Herald" informa que a primeira mensagem --já com o piloto automático desligado-- foi emitida às 23h10 e a última, às 23h14, informando uma velocidade vertical, ou seja, queda livre.
Houve, portanto, segundo a mesma fonte, quatro minutos de contactos automáticos entre o avião, avisando um a um os problemas que estavam a ocorrer, e o fim do contacto (possivelmente, com o choque do Airbus no Atlântico). As caixas-pretas, que podem apontar as causas da queda, bem como o diálogo entre os pilotos durante a crise, ainda não foram encontradas.
A mesma fonte vai mais longe e explica que o único dado técnico conhecido do acidente não está a ser tratado abertamente pela Air France, que informou apenas que às 23h14 do domingo o avião emitiu uma mensagem automática de despressurização e pane eléctrica. Esse foi o último sinal do voo, por meio do sistema Acars de mensagens de texto, que informa dados aos técnicos da empresa imediatamente.
No entanto, acrescenta a revista, ontem um porta-voz da empresa falou em "dezenas" de mensagens, indicando falhas diversas. A revista virtual "Aviation Herald" sugeriu, sem revelar sua fonte, que as mensagens na realidade começaram a aparecer às 23h10, justamente com o piloto automático desligado.
Na sequência, teria sido informada a perda do Adiru (sigla inglesa para Unidade de Dados Aéreos de Referência Inercial) e seu sistema de "back-up". A última mensagem, essa sim das 23h14, indicaria alarme de velocidade vertical --ou seja, queda.
Nada disso está ainda comprovado até porque a Air France trabalha sob as estritas leis francesas de divulgação de dados de acidentes aeronáuticos. Provavelmente, possuirá mais dados, mas o sistema Acars não traz uma radiografia tão detalhada do avião como a caixa-preta de dados.
Ministro da Defesa brasileiro diz que manchas de óleo indciciam que avião não explodiu
Oficial é o facto das manchas de óleo localizadas pela Aeronáutica, que realiza buscas ao Airbus da Air France que fazia o voo 447, indiciarem que o avião não explodiu, segundo declarações de ontem do ministro da Defesa, Nelson Jobim.
"Se temos mancha de óleo é porque o óleo não foi queimado", disse o ministro durante uma conferência de imprensa em Brasília. Jobim afirmou não haver mais qualquer dúvida sobre o local do acidente, que ocorreu perto do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, próximo à cordilheira meso-atlântica, cuja origem está relacionada com a dinâmica tectónica das placas sul-americana e africana.
O ministro da Defesa disse quarta-feira que a Marinha realiza buscas em um raio de cerca de 222,4 km. Já hoje, o órgão deve começar a recolher os materiais encontrados, que serão encaminhados para análise e, segundo Jobim, devem contribuir com as investigações sobre as causas do acidente --que ainda não foram esclarecidas.
O Airbus que fazia o voo 447 está desaparecido desde a noite do último domingo (31). Ele descolou do Rio com destino a Paris com 228 pessoas - 12 tripulantes e 216 passageiros de 32 países, entre eles 58 brasileiros - segundo a empresa.
Segundo o governo, Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Flying Turtle Escreveu:PIKAS Escreveu:.
Esta é a melhor análise que li, tendo em conta os dados que são conhecidos.
Ver aqui: [url]http://www.weathergraphics.com/tim/af447/[/url
Muito interessante e objectiva de facto, obrigado pela partilha. Continua muita coisa ainda por explicar, em particular a ausência de aviso de problemas por parte da tripulação.
FT
Para o aviso através do transponder ou fonia pode ter sido tudo tão rápido e com a atitude possívelmente repentina do avião, podem não ter conseguido introduzir nada no painel, com a vibração, susto, tentativa de recuperação...
- Mensagens: 273
- Registado: 6/11/2008 13:21
- Localização: 16
PIKAS Escreveu:.
Esta é a melhor análise que li, tendo em conta os dados que são conhecidos.
Ver aqui: [url]http://www.weathergraphics.com/tim/af447/[/url
Muito interessante e objectiva de facto, obrigado pela partilha. Continua muita coisa ainda por explicar, em particular a ausência de aviso de problemas por parte da tripulação.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], josehenry400 e 191 visitantes