Fortis
Fortis a romper em baixa alguns suportes importantes
A Fortis, assim como boa parte das acções mundiais, foi muito penalizada pelas fortes quedas dos últimos 2 dias. O resultado foi a quebra em baixa da sua Linha de Tendência Ascendente de curto prazo e também da sua zona de resistência de curto prazo na zona dos € 2,40.
Os indicadores técnicos apresentam perfis muito pouco encorajadores. De facto, não consigo identificar divergências positivas que poderiam apontar para uma retoma no curto prazo.
É um facto que as recentes quedas foram gerais e não foi nada específico da Fortis, mas as quebras destes suportes podem condicionar a evolução do título nos próximos dias. Com o pessimismo a tomar cada vez mais conta do mercado, convêm esperar por melhores dias, o que no caso da Fortis significa aguardar por alguns fechos sucessivos acima da zona dos € 2,40 e de uma melhora no aspecto geral dos indicadores técnicos.

Os indicadores técnicos apresentam perfis muito pouco encorajadores. De facto, não consigo identificar divergências positivas que poderiam apontar para uma retoma no curto prazo.
É um facto que as recentes quedas foram gerais e não foi nada específico da Fortis, mas as quebras destes suportes podem condicionar a evolução do título nos próximos dias. Com o pessimismo a tomar cada vez mais conta do mercado, convêm esperar por melhores dias, o que no caso da Fortis significa aguardar por alguns fechos sucessivos acima da zona dos € 2,40 e de uma melhora no aspecto geral dos indicadores técnicos.

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Re: Fortis
Clinico Escreveu:Enfim, chegámos ao fim de semana e a Fortis entrou na silly season. Lateraliza, pouco volume, velas sem corpo tipo dojis.
Está na altura de ir assobiando para o lado e esquecer isto. Melhores dias hão-de vir aí.
Abraços
Clinico
Sim, lateraliza sensivelmente desde o dia 20 do mês passado o que significa que na próxima semana estará há perto de um mês nessa tendência. Continuo optimista embora possa mudar esse estado de espírito num ápice.
Por agora não vejo nada que indique más perspectivas, muito pelo contrário. Para mim é tudo uma questão de mais dia menos dia e a acção pode subir. A MM200 está mesmo pertinho pertinho...
Cumprimentos e bom fim de semana
Fortis
Ora bem vindo de volta á Fortis, caro amigo, esperemos com (grande) sucesso.
Pois hoje perdeu força, tal como lá fora.
Eu sempre tive alguma dificuldade em pôr gráficos aqui mas pelo que vejo, não há já uma divergencia entre o volume e a tendencia da Fortis, isto é, desde 16 de Maio que a tendencia de ambos é descendente e portanto esperemos uma reversão. Os volumes destes últimos dias tambem tem vindoa aumentar gradualmente.
Como já tenho dito, não disponho de muito tempo durante o dia para poder olhar para isto e portanto tenho vindo a surfar a Fortis...por enquanto sem grande azar.
Vamos ver para onde vamos. Esta semana já não trabalho até segunda
Abraços
Clinico
Pois hoje perdeu força, tal como lá fora.
Eu sempre tive alguma dificuldade em pôr gráficos aqui mas pelo que vejo, não há já uma divergencia entre o volume e a tendencia da Fortis, isto é, desde 16 de Maio que a tendencia de ambos é descendente e portanto esperemos uma reversão. Os volumes destes últimos dias tambem tem vindoa aumentar gradualmente.
Como já tenho dito, não disponho de muito tempo durante o dia para poder olhar para isto e portanto tenho vindo a surfar a Fortis...por enquanto sem grande azar.
Vamos ver para onde vamos. Esta semana já não trabalho até segunda

Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Clinico Escreveu:Apesar de ir subindo, está a tentar vencer a MM20. Com os futuros nos States bem positivos, é capaz de a vencer ou hoje ou amanha...
Abraços
Clinico
Olá Clinico,
Voltei a entrar no Fortis ontem quando verifiquei que havia força compradora evidente quando o título entrou na zona dos 2,4xx revelando inclusivamente vontade de subir bem. Neste momento estou impossibilitado de colocar gráficos mas sei que a MM200 se encontra nos 2,752, ou seja, já abaixo da resistêncianos 2,80. Vamos ver como se porta até ao final da semana, mas é provável que se os mercados ajudarem a explosão apareça.
Para os mercados ajudarem a minha opinião é que é importante que o dolar não valorize. Sempre que sobe os mercados hesitam ou começam a descer e Fortis não é excepção.
Cumprimentos
"Recomendaciones antes de la apertura
Jazztel, Danone, Legrand, Mondi, Saipem
09/06/2009 - 08:40 - MADRID, 09 JUN. (Bolsamania.com/BMS) .- Estas son las principales recomendaciones antes de la apertura:
Jazztel: JP Morgan eleva a NEUTRAL desde infraponderar.
Danone: Morgan Stanley sube a SOBREPONDERAR desde neutral.
Legrand: UBS eleva a COMPRAR desde neutral.
Mondi: UBS rebaja a NEUTRAL desde comprar.
Saipem: UBS reduce a VENDER desde neutral.
Industrivardem: Deutsche Bank inicia cobertura en VENDER.
Danske Bank: Deutsche Bank eleva a MANTENER desde vender.
Misys: Deutsche Bank sube a COMPRAR desde mantener y eleva su precio objetivo un 48% hasta 200 p.
Fortis: JP Morgan eleva su precio objetivo a 3,3 euros desde los 2,6 euros anteriores.
Siemens : JP Morgan sube su precio objetivo a 62 euros desde los 60 anteriores.
Solarworld: JP Morgan eleva su precio objetivo a 12,5 euros desde los 11,25 euros anteriores.
GKN : Banc of America sube a COMPRAR desde neutral.
Unicredit : Crédit Suisse eleva su precio objetivo a 2,25 euros desde los 1,61 euros anteriores.
Air France-KLM: RBS rebaja a MANTENER desde comprar.
Lufthansa : RBS sube a COMPRAR desde mantener.
Renault : RBS eleva su precio objetivo a 40 euros desde los 34 euros anteriores.
Lottomatica : Exane BNP eleva a NEUTRAL desde infraponderar.
Wendel: Société Générale recorta su precio objetivo a 25 euros desde los 38 euros anteriores.
TF1: Bernstein reduce a INFRAPONDERAR desde neutral.
Jazztel, Danone, Legrand, Mondi, Saipem
09/06/2009 - 08:40 - MADRID, 09 JUN. (Bolsamania.com/BMS) .- Estas son las principales recomendaciones antes de la apertura:
Jazztel: JP Morgan eleva a NEUTRAL desde infraponderar.
Danone: Morgan Stanley sube a SOBREPONDERAR desde neutral.
Legrand: UBS eleva a COMPRAR desde neutral.
Mondi: UBS rebaja a NEUTRAL desde comprar.
Saipem: UBS reduce a VENDER desde neutral.
Industrivardem: Deutsche Bank inicia cobertura en VENDER.
Danske Bank: Deutsche Bank eleva a MANTENER desde vender.
Misys: Deutsche Bank sube a COMPRAR desde mantener y eleva su precio objetivo un 48% hasta 200 p.
Fortis: JP Morgan eleva su precio objetivo a 3,3 euros desde los 2,6 euros anteriores.
Siemens : JP Morgan sube su precio objetivo a 62 euros desde los 60 anteriores.
Solarworld: JP Morgan eleva su precio objetivo a 12,5 euros desde los 11,25 euros anteriores.
GKN : Banc of America sube a COMPRAR desde neutral.
Unicredit : Crédit Suisse eleva su precio objetivo a 2,25 euros desde los 1,61 euros anteriores.
Air France-KLM: RBS rebaja a MANTENER desde comprar.
Lufthansa : RBS sube a COMPRAR desde mantener.
Renault : RBS eleva su precio objetivo a 40 euros desde los 34 euros anteriores.
Lottomatica : Exane BNP eleva a NEUTRAL desde infraponderar.
Wendel: Société Générale recorta su precio objetivo a 25 euros desde los 38 euros anteriores.
TF1: Bernstein reduce a INFRAPONDERAR desde neutral.
- Registado: 22/3/2009 11:27
Viva..
A Analise de hoje é bastante boa..
Então ora vejam lá o gráfico abaixo..
Embora não seja um Expert a traçar as linhas do Fibonacci, acho que esta que traçei está mais ou menos e percebe-se do porque da reacção do Fortis..
Cito também uma noticia que achei interessante:
"El grupo financiero belga Fortis dijo hoy que una ex-división que ahora pertenece al Estado holandés presentó una demanda en su contra por 362,5 millones de euros (506 millones de dólares). Pero Fortis replicó que el Estado holandés se niega a darle una participación en otro negocio estatizado como compensación por el dinero, pese a un contrato que lo preveía. Fortis, que fue desmembrado por Holanda y Bélgica en octubre, dijo que la disputa se refería a un acuerdo de acciones preferentes Clase A1 emitidos por la unidad -Fortis Capital Co Ltd (FCCL)- en 1999 para fortalecer el capital de Fortis Bank Nederland (FBNH), que también pertenece a Holanda. El Estado holandés, según Fortis, lo niega. "
in Invertia.es
Estes Srs do Fortis não são burros, foram "salvos" e agora querem reconquistar uma das coisas mais preciosas que perderam..
Abraço
Brandão
PS: Não costumo reparar no indicador Momentum, mas parece estranho que hoje tenha ficado constante.
A Analise de hoje é bastante boa..
Então ora vejam lá o gráfico abaixo..
Embora não seja um Expert a traçar as linhas do Fibonacci, acho que esta que traçei está mais ou menos e percebe-se do porque da reacção do Fortis..
Cito também uma noticia que achei interessante:
"El grupo financiero belga Fortis dijo hoy que una ex-división que ahora pertenece al Estado holandés presentó una demanda en su contra por 362,5 millones de euros (506 millones de dólares). Pero Fortis replicó que el Estado holandés se niega a darle una participación en otro negocio estatizado como compensación por el dinero, pese a un contrato que lo preveía. Fortis, que fue desmembrado por Holanda y Bélgica en octubre, dijo que la disputa se refería a un acuerdo de acciones preferentes Clase A1 emitidos por la unidad -Fortis Capital Co Ltd (FCCL)- en 1999 para fortalecer el capital de Fortis Bank Nederland (FBNH), que también pertenece a Holanda. El Estado holandés, según Fortis, lo niega. "
in Invertia.es
Estes Srs do Fortis não são burros, foram "salvos" e agora querem reconquistar uma das coisas mais preciosas que perderam..
Abraço
Brandão
PS: Não costumo reparar no indicador Momentum, mas parece estranho que hoje tenha ficado constante.

- Anexos
-
- fortis.JPG (273.39 KiB) Visualizado 2481 vezes
Fortis
Claramente a corrigir, com fecho acima dos 2,44, que é o suporte que tem sido apresentado. Volume grande hoje.
Vendi 5000 a 2.5, compra de 5000 a 2,425. Não comprei melhor porque não consigo estar ao computador o dia inteiro e foi o melhor que se arranjou...
Pelo menos libertei uns tostões...
Abraços
Clinico
Vendi 5000 a 2.5, compra de 5000 a 2,425. Não comprei melhor porque não consigo estar ao computador o dia inteiro e foi o melhor que se arranjou...
Pelo menos libertei uns tostões...
Abraços
Clinico
Boas..
Bem, hoje a noticia de revisão em baixa por parte do Citigroup para o Fortis, Deu uma "martelada" em quem pensava que ela ia trepar.. Como eu..
Apesar de eu achar, como tantos outros investidores, que estes PT's não servem para nada pois não ditam a realidade deste tipo de acções, que foi tanto penalizada durante a tormenta, vejo que esta noticia só vem por agua na fervura e de nada vai arrefecer o estado desta..
O fortis hoje portou-se bem.. podia ter caido bem mais, mas segurou.se..
Aconselho a memorizarem este site abaixo, pois é onde se pode ver algumas das recomendações antes da abertura dos mercados... (Foi onde vi a recomendção do Fortis logo de manha)
http://www.bolsamania.com/analisis/list ... po=ratings
Podem não indicar nada demais, mas certamente que fazem reagir algumas acções...
Continuações...
Bons negócios.
Nuno Brandão
Bem, hoje a noticia de revisão em baixa por parte do Citigroup para o Fortis, Deu uma "martelada" em quem pensava que ela ia trepar.. Como eu..

Apesar de eu achar, como tantos outros investidores, que estes PT's não servem para nada pois não ditam a realidade deste tipo de acções, que foi tanto penalizada durante a tormenta, vejo que esta noticia só vem por agua na fervura e de nada vai arrefecer o estado desta..
O fortis hoje portou-se bem.. podia ter caido bem mais, mas segurou.se..
Aconselho a memorizarem este site abaixo, pois é onde se pode ver algumas das recomendações antes da abertura dos mercados... (Foi onde vi a recomendção do Fortis logo de manha)
http://www.bolsamania.com/analisis/list ... po=ratings
Podem não indicar nada demais, mas certamente que fazem reagir algumas acções...
Continuações...
Bons negócios.
Nuno Brandão
Fortis
Bom, em primeiro lugar, obrigado Rebound por, apesar de estar fora da Fortis, continuar a vir aqui.
Sim, concordo que o bullish hammer de ontem não foi confirmado, mas o que eu quero referir é que formou OUTRO bullish hammer hoje, feito nos últimos momentos "á martelada" como se diz na nossa terra. O mais natural era ter feito hoje uma vela vermelha normal e não um hammer...
Por outro lado, já está a corrigir há umas quantas sessões. Na realidade, uma acção que subiu 180% desde o início do ano pode prepara-se para uma boa correcção!!! Mas por enquanto, á semelhança do Dexia, pode ser que ainda arrebite mais um pouco antes de cair, á semelhança do que está para aí a acontecer ao S&P e ao Dax, que vão a minímos qualquer dia. Sim, só "qualquer dia".
Ou isto sobe para a semana ou então é melhor sair e esperar por melhores dias.
Quanto aos "sinais", aquele que a experiencia me ensinou ser um bem fiável é a divergencia entre o volume e a tendencia da acção.
Enfim, agora pago para ver...
Abraço e vá continuando por aqui.
Clinico
Sim, concordo que o bullish hammer de ontem não foi confirmado, mas o que eu quero referir é que formou OUTRO bullish hammer hoje, feito nos últimos momentos "á martelada" como se diz na nossa terra. O mais natural era ter feito hoje uma vela vermelha normal e não um hammer...
Por outro lado, já está a corrigir há umas quantas sessões. Na realidade, uma acção que subiu 180% desde o início do ano pode prepara-se para uma boa correcção!!! Mas por enquanto, á semelhança do Dexia, pode ser que ainda arrebite mais um pouco antes de cair, á semelhança do que está para aí a acontecer ao S&P e ao Dax, que vão a minímos qualquer dia. Sim, só "qualquer dia".
Ou isto sobe para a semana ou então é melhor sair e esperar por melhores dias.
Quanto aos "sinais", aquele que a experiencia me ensinou ser um bem fiável é a divergencia entre o volume e a tendencia da acção.
Enfim, agora pago para ver...
Abraço e vá continuando por aqui.
Clinico
karaya Escreveu:A resistência e nos 2,97 ou 3,97?
Pessoalmente encontro uma resistência não muito expressiva a 2,79.
Clínico
O Bullish Hammer penso que não foi confirmado hoje já que para isso deveria ter aberto acima do fecho de ontem e fechado acima do máximo de ontem o que não aconteceu. Penso que é isto.
Continuo a ver alguma relação entre o par EUR/DOLAR e aquilo que está a acontecer. Quando o dólar começa a valorizar os mercados caem.
Entretanto vários indicadores deram sinal de venda e eu nessas coisas faço o que eles mandam. Só volto a entrar quando for convidado e por enquanto não vejo convite.
Cumprimentos e bom fim de semana.
Fortis
Curioso, fez outro bullish hammer, desta vez fazendo um higher low e com volume a aumentar.
Não sei se isto significa que quer arrancar mas estas puxadas finais que têm acontecido são, no mínimo estranhas.
Não tenho feito mais qualquer compra ou venda. O suporte horizontal continua nos 2,44 e a resistencia nos 2,97.
vamos lá a ver para que lado isto vai
Abraços
Clinico
Não sei se isto significa que quer arrancar mas estas puxadas finais que têm acontecido são, no mínimo estranhas.
Não tenho feito mais qualquer compra ou venda. O suporte horizontal continua nos 2,44 e a resistencia nos 2,97.
vamos lá a ver para que lado isto vai
Abraços
Clinico
Fortis
Ora Viva...
O fortis fechou muito bem hoje..
Com sorte, amanha inicia com um Gap e passa lá a MA200 dias..
No ZOne bourse a resistência que o fortis tem é nos 3,97.. no qual pode fechar o GAP..
Vamos lá vver o que sai amanha.
Cumprimentos.
NUno Brandao
O fortis fechou muito bem hoje..
Com sorte, amanha inicia com um Gap e passa lá a MA200 dias..
No ZOne bourse a resistência que o fortis tem é nos 3,97.. no qual pode fechar o GAP..
Vamos lá vver o que sai amanha.
Cumprimentos.
NUno Brandao
- Anexos
-
- fortis.JPG (88.55 KiB) Visualizado 2818 vezes
arlind0 Escreveu:Rebound Escreveu:Hummm... Saí ontem a 2,64 quando ficou claro que a coisa tenderia para uma correcção. Como tinha entrado a 2,03, não sendo brilhante, não foi um mau trade.
Tenciono voltar a entrar sobretudo quando a MM200 encostar na cotação já que nessa altura é possivel que haja uma explosão. Entretanto mudei de cavalo porque este estava a ficar cansado.
Veremos as cenas dos próximos capítulos.
Cumprimentos
Boas!!
Por acaso tenho a mesma opinião de re-entrada!
Se me permites Rebound, em que égua estás montado agora? AEGN?
Abraço
Não. Até ver, Inapa.
[quote="Rebound"]
Hummm... Saí ontem a 2,64 quando ficou claro que a coisa tenderia para uma correcção. Como tinha entrado a 2,03, não sendo brilhante, não foi um mau trade.
Tenciono voltar a entrar sobretudo quando a MM200 encostar na cotação já que nessa altura é possivel que haja uma explosão. Entretanto mudei de cavalo porque este estava a ficar cansado.
Cumprimentos[/quote]
Boas!!
Abraço
Hummm... Saí ontem a 2,64 quando ficou claro que a coisa tenderia para uma correcção. Como tinha entrado a 2,03, não sendo brilhante, não foi um mau trade.
Cumprimentos[/quote]
Boas!!
Abraço
- Registado: 3/12/2008 1:14
Clinico Escreveu:Hehe, isto hoje não foi para cardíacos...
Que me dizem á vela de hoje, um bullish hammer com um volume um pouco acima dos anteriores?
http://www.forumbolsa.com.br/img/candle ... andles.htm
Amanha recuperamos mais. Estas correcções/sustos até vão aliviando o RSI![]()
Abraços
Clinico
Cumprimentos
Fortis
Hehe, isto hoje não foi para cardíacos...
Que me dizem á vela de hoje, um bullish hammer com um volume um pouco acima dos anteriores?
Amanha recuperamos mais. Estas correcções/sustos até vão aliviando o RSI
Abraços
Clinico
Amanha recuperamos mais. Estas correcções/sustos até vão aliviando o RSI

Abraços
Clinico
Governo holandês vende participação no Fortis
03/06/2009
O Governo holandês anunciou esta manhã que alienou a participação que, há oito meses, havia adquirido no Fortis. Segundo o ministro das Finanças Wouter Bos, a transacção foi feita por um valor “próximo” do da aquisição, avança a agência Bloomberg, sem mais detalhes.
Em Outubro passado, quando a crise financeira atravessava a fase mais aguda, o grupo franco-belga foi desmantelado e vendeu a sua actividade na Holanda (seguros e banca, incluindo os activos do ABN Amro) ao Governo holandês, numa operação que terá permitido o encaixe de 16,8 milhões de euros e “garantir a solvência do grupo”.
O Fortis é o parceiro do BCP no segmento de seguros, controlando em conjunto o Millennium BCP Fortis Grupo Segurador, companhia que detém várias seguradoras, designadamente a Ocidental Vida e a Ocidental Seguros. Em Setembro último, o Fortis saiu do capital do BCP, vendendo a participação no banco português de 3,9% por 140 milhões de euros.
No mês passado, o Fortis e banco ABN Amro, que viram a sua fusão aprovadas em Novembro, anunciaram que terão de despedir pelo menos quatro mil funcionários em todo o mundo, no âmbito do plano de reestruturação do grupo que, a prazo, eliminará a “marca” Fortis, passando a designar-se apenas ABN Amro. Juntos, os dois grupos empregam cerca de 67 mil trabalhadores (57 mil no ABN Amro e 10 mil no Fortis).
fonte: bpi
03/06/2009
O Governo holandês anunciou esta manhã que alienou a participação que, há oito meses, havia adquirido no Fortis. Segundo o ministro das Finanças Wouter Bos, a transacção foi feita por um valor “próximo” do da aquisição, avança a agência Bloomberg, sem mais detalhes.
Em Outubro passado, quando a crise financeira atravessava a fase mais aguda, o grupo franco-belga foi desmantelado e vendeu a sua actividade na Holanda (seguros e banca, incluindo os activos do ABN Amro) ao Governo holandês, numa operação que terá permitido o encaixe de 16,8 milhões de euros e “garantir a solvência do grupo”.
O Fortis é o parceiro do BCP no segmento de seguros, controlando em conjunto o Millennium BCP Fortis Grupo Segurador, companhia que detém várias seguradoras, designadamente a Ocidental Vida e a Ocidental Seguros. Em Setembro último, o Fortis saiu do capital do BCP, vendendo a participação no banco português de 3,9% por 140 milhões de euros.
No mês passado, o Fortis e banco ABN Amro, que viram a sua fusão aprovadas em Novembro, anunciaram que terão de despedir pelo menos quatro mil funcionários em todo o mundo, no âmbito do plano de reestruturação do grupo que, a prazo, eliminará a “marca” Fortis, passando a designar-se apenas ABN Amro. Juntos, os dois grupos empregam cerca de 67 mil trabalhadores (57 mil no ABN Amro e 10 mil no Fortis).
fonte: bpi
Fortis
Obrigado Rebound pelos gráficos e Nuno pelos comentários.
Se me permite, caro Nuno, não sei se o "sem força" é a palavra certa pois está a aliviar os indicadores e por outro lado, volto á questão se está a distribuir ou a acumular.
Concordo com o Rebound: os gráficos do Dexia e Fortis são semelhantes (ultimamente)só que o Dexia já vai nos 4,tal e já lateraliza há que tempos... lá chegaremos
Abraços
Clinico
Se me permite, caro Nuno, não sei se o "sem força" é a palavra certa pois está a aliviar os indicadores e por outro lado, volto á questão se está a distribuir ou a acumular.
Concordo com o Rebound: os gráficos do Dexia e Fortis são semelhantes (ultimamente)só que o Dexia já vai nos 4,tal e já lateraliza há que tempos... lá chegaremos

Abraços
Clinico
NGFBrandao Escreveu:Meus caros..
O Fortis anda sem força e a prova disso é o facto de nao conseguir quebrar a MM simples dos 200 dias..
E isso já tinha referido aqui há uns dias..
Como comparação podemos ver o Dexia do mercado bel 20, Hoje conseguiu quebrar a MM 200 com aumento de volume..
Desconheço por completo a dimensão do dexia.. Mas comparando em termos de AT estes dois titulos (Dexia/fortis).. O primeiro está a comportar-se muito melhor..
Bem, vamos lá ver... POde ser que a manutenção ou descida das taxas de juros da Zona euro impulsione o Fortis..
Abraço
Nuno Brandao
Olá Nuno,
Deixo-te aqui os gráficos do Dexia e do Fortis. Podes verificar que o Dexia lateralizou durante mais de um mês antes de lançar o ataque que se verificou hoje à MM200.
O Fortis por seu lado encontra-se a lateralizar há menos tempo. Tanto num caso como noutro os suportes mantiveram-se pelo que para mim os pressupostos do trade continuam válidos.
Quanto à descida ou manutenção das taxas de juro, penso que o que está a sustentar estas subidas não é tanto isso, mas mais a desvalorização do dólar. Não se imprime dinheiro a partir do nada sem consequências. Não me parece que as taxas influam no que quer que seja de há mais de um ano para cá.
Cumprimentos
- Anexos
-
- dexia.bmp (1.37 MiB) Visualizado 3246 vezes
-
- fortis.bmp (1.37 MiB) Visualizado 3242 vezes
Quem está ligado: