Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Topo do Bull Market cíclico - Cesar Borja

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por cannot » 6/6/2009 13:06

Jesse James, esse gráfico em escala log mostra bem os fundamentos da nossa economia e em geral do mundo em que vivemos. Existe uma evolução logarítmica claramente visível pelo facto de o DJ poder ser aproximado a uma recta (nessa escala).

Na minha opinião (eu não sou economista portanto posso estar a dizer grandes asneiras) os moldes em que funciona a nossa economia a isso obriga, mas mais do que isso existem outros factores que fazem com que assim seja.

(Salvador veiga, poderias comentar isto?)
Se alguma vez o DJ estivesse para vir aos 500 penso que nunca chegaria lá pois antes disso já se teria dado o colapso do nosso sistema económico. Nesse caso teríamos de inventar um outro modo de gerir a nosso economia. Eu não penso que os gráficos com forma logarítmica sejam maus só por si.

Por exemplo, nos moldes da nossa economia mundial, é suposto um país crescer a uma taxa positiva todos os anos, imaginemos por exemplo 1%. Este simples facto iria originar um gráfico do crescimento logarítmico. A pergunta parece ser como sustentar tal coisa?

Bem, existem muitos que acham que não é sustentável, eu penso que a questão está mal feita e na realidade outra deveria ser respondida primeiro: o que tem estado a sustentar este tipo de economia? Esta é a primeira questão a que devemos responder.

Antes de mais queria dizer que a nossa intuição enquanto humanos é linear (por isso temos que passar os gráficos para a escala log para os entendermos, como o CrashXXI sugeriu e muito bem) mas tudo à nossa volta evolui a uma escala logarítmica e isso fica claro quando olhamos para o longo prazo. Vamos então responder às nossas perguntas.

O que sustenta a economia? Tecnologia! Na minha opinião é o facto de a tecnologia também evoluir a uma escala logarítmica que possibilita esta evolução na economia. Tomemos por exemplo primeiro a tecnologia de informação usando a número de cálculos por segundo como medida (primeiro gráfico), onde podemos ver que o seu crescimento tem sido sempre logarítmico.

Alguns podem perguntar: e então quando não se puder diminuir mais o tamanho dos circuitos integrados? Como podem ver pelo gráfico nem sempre foram usados circuitos integrados. Também existiu uma altura em que não se conseguia diminuir mais as válvulas e ai inventaram-se os transístores, e depois vieram os circuitos integrados. Também antes das válvulas existiram outros métodos que atingiram o seu limite e no futuro aparecerão outros.

Outro aspecto importante é que este crescimento nunca foi abalado por depressões ou recessões. No longo prazo a evolução é claramente logarítmica e continuará a ser. No segundo gráfico podemos ver uma projecção desta evolução no futuro. Em termos de computação estamos neste neste momento comparáveis com um rato mas em 10 ano teremos computadores tão potentes como um cérebro humano (em termos de computação claro) e em 40 todos com a capacidade de todos os seres humanos! Imaginem o que poderemos fazer nessa altura, é difícil não é? Pois nós fazemos previsões em termos lineares...

Este tipo de exemplos logarítmicos estão em todo o lado e em todas a áreas. No preço dos componentes, na sequenciação de DNA, na produção de energia solar, em variadíssimas áreas de conhecimento, etc e na produção laboral. Reparem no último gráfico em que se representa o retorno por hora em dollars do trabalho. Como não podia deixar de ser é um gráfico logarítmico.

Passemos então à pergunta inicial: com se sustenta tal crescimento económico? Bem, se a economia está assente na tecnologia então "basta" que a tecnologia siga o seu caminho que também a nossa economia terá a base para crescer (de forma logarítmica).

Este texto já vai longo e eu pretendia apenas atirar umas achas para a fogueira na questão: será que é normal ter crescimentos exponenciais nos gráficos económicos? Eu sou da opinião que todos os factores do nosso mundo estão interligados e que uns acabam por sustentar os outros portanto em muitos casos sim, é perfeitamente normal e saudável eles existirem.

Abraço e bom fim de semana.
Anexos
Picture 9.png
Picture 9.png (58.12 KiB) Visualizado 1384 vezes
Picture 8.png
Picture 8.png (118.73 KiB) Visualizado 1389 vezes
Picture 7.png
Picture 7.png (122 KiB) Visualizado 1382 vezes
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Ulisses Pereira » 6/6/2009 5:36

Já disse isto em relação ao Cramer e em relação a outras pessoas. Se discordam, rebatam argumentos, não entrem numa onda de críticas às pessoas.

Os argumentos é que são verdadeiramente importantes. Portanto, se querem discutir o conteúdo, óptimo. Se querem discutir questões pessoais, façamno noutro local que não o Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por victorst1977 » 6/6/2009 0:27

nnfranco Escreveu:O Borja, de facto, perdeu algum dinheiro (ele próprio faz referência a esse facto no bojainvest) no entanto, não me parece que tenha falido.

infelizmente não creio nisso, sem tirar o mérito das saudosas análises dele, é publico que o borja já faliu varias vezes depois de 2003, faliu a conta dele e a conta de outras pessoas, a minha conta por exemplo. também é verdade que deve ter dado muito a ganhar a alguns, mas não foi o meu caso e não o culpo pq sabia onde me estava a meter.

mas já se questionaram porquê q um trader como ele está agora a vender cursos de bolsa a iniciados em vez de estar ocupado a ganhar dinheiro no mercado? sem querer especular acredito que ele esteja novamente falido.

Registado: 6/6/2009 0:12

por Pimentas » 5/6/2009 7:57

Tenho de sair também em defesa do César. Acompanho as suas análises e resumos diários desde o primeiro dia e aprecio bastante pela sua síntese técnica/fundamental e linguagem bastante acessível a novatos como eu.

Registado: 21/12/2008 13:59

por LTCM » 5/6/2009 0:02

nnfranco Escreveu:
LTCM Escreveu:É um swing trader de longo prazo. :shock: Não sigo, mas gosto de ler.

Um swing trader baseia-se somente em análise técnica e não se interessa pelo valor intrínseco da empresa nem pelos seus fundamentais.

O Borja não me parece enquadrar-se nesta definição, pois as suas entradas nos títulos são justificadas quer fundamentalmente, quer tecnicamente.

Caro, quando fiz a referência ao swing tinha a ideia nisto: The Long-term Day Trader: Short-term Strategies to Boost Your Long-term Profits.

Foi apenas uma paródia ao facto de se usar valores fundamentais para praticar trades de curto prazo.
:wink:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por creepy » 4/6/2009 21:08

não conhecia esse senhor e sinceramente gostei do que li...

cumprimentos

Registado: 7/6/2008 2:02

por maximo_ » 4/6/2009 20:35

AntonioRocha43 Escreveu:Quando se mistura a analise técnica com analise fundamental nos negócios as consequências são drásticas...

Até agora não vi ninguém pelos inúmeros fóruns de bolsa nacionais a fundamentarem as suas opiniões melhor que o Borja. E não vejo razões para a mistura de analise técnica e fundamental ser drástica, agora nos portefólios do Clubeinvest a maioria dos gestores dizem utilizar as duas analises. Enfim... no mínimo exageraste com o teu post.
The answer to 1984 is 1776

Registado: 24/11/2008 0:36

por CrashXXI » 4/6/2009 19:49

Jesse
... assim os meus olhos já entendem! :wink:
Vou já arquivar!

Parafraseando a Lúcia Moniz no filme "O amor acontece"... "thanks very nice" :mrgreen:

Abraço
Crash

Registado: 20/5/2009 17:17

por Jesse James » 4/6/2009 19:33

CrashXXI Escreveu:Caro Jesse James

Esse gráfico está interessante mas, para termos uma visão mais clara da evolução, para os nossos olhos que não decifram automaticamente a "matemática" da variação, seria melhor apresentá-lo em escala log.

Em tão longo prazo é dos tais casos tipo em que se deve aplicar essa escala para, visualmente, termos uma perspectiva global, a "olhómetro", de forma correcta!

Será que conseguirás apresentar o mesmo gráfico em escala log (só para arquivar)?

Obrigado
Abraço

Toma lá Crash :wink:
Anexos
DJ.png
DJ.png (14.55 KiB) Visualizado 2246 vezes
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por CrashXXI » 4/6/2009 19:18

Caro Jesse James

Esse gráfico está interessante mas, para termos uma visão mais clara da evolução, para os nossos olhos que não decifram automaticamente a "matemática" da variação, seria melhor apresentá-lo em escala log.

Em tão longo prazo é dos tais casos tipo em que se deve aplicar essa escala para, visualmente, termos uma perspectiva global, a "olhómetro", de forma correcta!

Será que conseguirás apresentar o mesmo gráfico em escala log (só para arquivar)?

Obrigado
Abraço

por Jesse James » 4/6/2009 18:48

O DJ chegar aquelas zonas, pois... Porque não a zero ou -500? Eu também gostei do Jericho!
Anexos
DJ.png
DJ.png (13.26 KiB) Visualizado 2368 vezes
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por GONZO » 4/6/2009 18:28

Não. A referência é correcta. 500 pontos no Dow Jones.

Registado: 24/8/2005 22:33

por JCS » 4/6/2009 18:04

CrashXXI Escreveu:
destaco a contagem de longo prazo para o DJ deixada numa apreciação feita pelo salvadorveiga. 500 pontos

... hummm... falta um zero há direita... não falta, salvadorveiga? :mrgreen:

Se não falta, isso não me diz nada! Mesmo nada!

Avançar que um mercado (um dos de referência) tenha um tombo de 95%, relativamente aos valores actuais, não me parece nada sensato, sem discutir aqui a liberdade de cada um dizer o que pensa!

Isto parece-me pura ficção sem sustentabilidade nenhuma para além das projecções que queiramos fazer, usando esta ou aquela metodologia "técnica", de "ondas" e outras quejandas...!

É também preciso filtrarmos, raccionalmente, essas supostas projecções e acima de tudo, prevalecer o bom senso!

Se, pessoalmente, acredito que alguma vez essa ordem de valores pudesse acontecer?
Sim, acredito...!
Numa guerra nuclear... num meteorito que caísse no nosso planeta!

Abraço para ti, salvadorveiga

Creio que eles se queriam referir aos S&P500 e não ao Dow Jones.

A queda desde que começou este Bear (nos 1576) até ao anterior minimo de Março nos 666 pontos foi de 57%. Neste caso estariamos a falar de uma nova vaga que faria o indice recuar 47% em relação aos valores actuais.

Penso que o lapso está no Indice que referiu.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por CrashXXI » 4/6/2009 17:31

destaco a contagem de longo prazo para o DJ deixada numa apreciação feita pelo salvadorveiga. 500 pontos

... hummm... falta um zero há direita... não falta, salvadorveiga? :mrgreen:

Se não falta, isso não me diz nada! Mesmo nada!

Avançar que um mercado (um dos de referência) tenha um tombo de 95%, relativamente aos valores actuais, não me parece nada sensato, sem discutir aqui a liberdade de cada um dizer o que pensa!

Isto parece-me pura ficção sem sustentabilidade nenhuma para além das projecções que queiramos fazer, usando esta ou aquela metodologia "técnica", de "ondas" e outras quejandas...!

É também preciso filtrarmos, raccionalmente, essas supostas projecções e acima de tudo, prevalecer o bom senso!

Se, pessoalmente, acredito que alguma vez essa ordem de valores pudesse acontecer?
Sim, acredito...!
Numa guerra nuclear... num meteorito que caísse no nosso planeta!

Abraço para ti, salvadorveiga

por nnfranco » 4/6/2009 17:03

LTCM Escreveu:É um swing trader de longo prazo. :shock: Não sigo, mas gosto de ler.

Um swing trader baseia-se somente em análise técnica e não se interessa pelo valor intrínseco da empresa nem pelos seus fundamentais.

O Borja não me parece enquadrar-se nesta definição, pois as suas entradas nos títulos são justificadas quer fundamentalmente, quer tecnicamente.
"O Barings pode concluir que não é, na realidade, muito difícil fazer dinheiro no negócio dos bens imobiliários" Peter Baring - Presidente do Banco Barings

Registado: 29/11/2007 11:06

por Laaz Rockit » 4/6/2009 16:58

creepy Escreveu:ainda não acabamos a P1 (se o bear começou em 2007) ou C...

falta a 5 depois de finalizarmos esta 4 nestes próximos dias...

deverá haver um bull a seguir...

a contagem tem saído bem mesmo a de curto prazo... vamos ver se acaba nos próximos dias ou não... para já perfeito vejam os últimos gráficos... objectivos de curto prazo mantêm-se...

o downtrend seguinte pelas minhas contas deve levar o índice para os 400/500.

depois um bull prolongado de uns anos...

cumprimentos

Podes colocar aqui o gráfico, com os desenhos das ondas a que te referes? Obrigado.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por bp1511 » 4/6/2009 16:56

creepy Escreveu:ainda não acabamos a P1 (se o bear começou em 2007) ou C...

a contagem tem saído bem mesmo a de curto prazo... vamos ver se acaba nos próximos dias ou não... para já perfeito vejam os últimos gráficos... objectivos de curto prazo mantêm-se...

cumprimentos

Grande creepy !!!
Tenho seguido as tuas dicas e as coisas têm corrido bem.
Parabens.

Registado: 29/11/2007 2:19

por creepy » 4/6/2009 16:47

ainda não acabamos a P1 (se o bear começou em 2007) ou C...

cumprimentos

Registado: 7/6/2008 2:02

por Elias » 4/6/2009 13:17

Pessoalmente faz-me alguma confusão usar a expressão "bull market" para classificar um movimento de médio prazo. Julgo que este conceito se aplica aos grandes ciclos da bolsa, sendo que por grandes ciclos me refiro às ondas que duram 1 ano ou mais (mas isto é obviamente muito discutível).

Registado: 5/11/2002 12:21

por salvadorveiga » 4/6/2009 13:09

Nathan Escreveu:Parece que a astrologia de ondas também já contaminou este tópico :shock: :lol:

e parece que o comentar sem nunca ter mostrado nada tambem ja contagiou o topico...
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por Nathan » 4/6/2009 13:08

Parece que a astrologia de ondas também já contaminou este tópico :shock: :lol:

Registado: 7/5/2009 9:33

por salvadorveiga » 4/6/2009 13:06

GONZO Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
GONZO Escreveu:Para além do comentário, destaco a contagem de longo prazo para o DJ deixada numa apreciação feita pelo salvadorveiga. 500 pontos é assustador... :shock:

isso nao e' para este Bear ;) acredito que ainda antes de se chegar abaixo dos 1000 ainda tinhamos um Bull market para córtir... olhando para o longo prazo nao seria bull market, no entanto para nos comumente seria...

Penso que algures entre os 300 pontos S&P e DJ nos 1500-2000, para depois fazer umr ebound longo prazo e depois final plunge...

DOW, eu nao estou sempre Bear, ainda em Março estava Super Bullish...

Certo, mas aquela onda 2 que lá está na zona dos 9000 pontos marca o máximo que o índice atingirá nos próximos anos... Se tens a seguir uma 3 violentíssíma, onde é que encaixas esse bull?

o bull vem a seguir a' 5, será a onda b de longo prazo... alias nem aparece ai... o grafico realmente saiu esticado demais... a (a) é para acabar, acima do suporte roxo, com a onda (b) depois ir testar novamente a base do canal superior e só depois na (c) quebrar esse canal roxo... mas isso agora n interessa nada... o que interessa é a [3] que ai vem isso sim

: :shock:
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por LTCM » 4/6/2009 13:03

DOW Escreveu:a analise do Cesar parece boa, mas também parecia boa quando há poucos dias estava bull em algumas acções que hoje vendeu... interessante esta mudança de opinião... :)

O CB sempre foi assim: brilhante e inconsistente.:roll:

É um swing trader de longo prazo. :shock: Não sigo, mas gosto de ler.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por GONZO » 4/6/2009 12:56

salvadorveiga Escreveu:
GONZO Escreveu:Para além do comentário, destaco a contagem de longo prazo para o DJ deixada numa apreciação feita pelo salvadorveiga. 500 pontos é assustador... :shock:

isso nao e' para este Bear ;) acredito que ainda antes de se chegar abaixo dos 1000 ainda tinhamos um Bull market para córtir... olhando para o longo prazo nao seria bull market, no entanto para nos comumente seria...

Penso que algures entre os 300 pontos S&P e DJ nos 1500-2000, para depois fazer umr ebound longo prazo e depois final plunge...

DOW, eu nao estou sempre Bear, ainda em Março estava Super Bullish...

Certo, mas aquela onda 2 que lá está na zona dos 9000 pontos marca o máximo que o índice atingirá nos próximos anos... Se tens a seguir uma 3 violentíssíma, onde é que encaixas esse bull?

Registado: 24/8/2005 22:33

por nnfranco » 4/6/2009 11:51

qq.
Editado pela última vez por nnfranco em 4/6/2009 18:13, num total de 1 vez.
"O Barings pode concluir que não é, na realidade, muito difícil fazer dinheiro no negócio dos bens imobiliários" Peter Baring - Presidente do Banco Barings

Registado: 29/11/2007 11:06

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, Kooc, Minsk, navaldoc, OCTAMA, paul_invest, PMP69 e 85 visitantes