Off Topic - Voto em branco
Re: Off Topic - Voto em branco
Elias Escreveu:VALHALLA Escreveu:Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.
Qual é a base desta afirmação?
Meus amigos a questão é mesmo esta... Do que consegui investigar isto não passa de mais uma daquelas mentiras que circulam na Net.
Aparentemente votos nulos e brancos não relevam para o apuramento de % dos candidatos e sendo assim têm o mesmo efeito da abstenção.
Sempre achei que a melhor forma de penalizarmos os
miseráveis políticos que temos, é votar em partidos sem assento parlamentar, ou melhor ainda, em novos partidos. Se não os deixar-mos aquecer as cadeiras tenho a certeza que pensarão mais nos eleitores e menos neles !
Votos em branco , nulos ou abstenção só lhes facilita a vida , uma vez que lhes entregamos de mão beijada os nossos destinos !
Bokas, existe uma grande diferença entre o voto em branco e o voto nulo. O voto em branco é contabilizado para efeitos de votos válidos. O voto nulo, é simplesmente inválido; não faz parte do universo dos votos válidos, logo não afecta a percentagem nem a estatística, porque não entra na contagem. Já o voto em branco serve, no mínimo, para DILUIR todos os outros votos válidos. Se em 100 votos, 10 forem nulos, o universo é de apenas 90 votos válidos, e portanto quem tiver (por exemplo) 45 votos terá 45/90*100=50%. Se, ao invés, esses 10 votos forem em branco, o universo é de 100 votos válidos, logo os 50% anteriores transformam-se em 45%. Claro que na prática, isso não é mto relevante porque os lugares do parlamento ficrão todos ocupados, quando na prática teriam que ficar 10% vazios, fruto dos votos em branco. No entanto, penso que 50% dos votos válidos têm que ser expressos (ou seja, não podem ser em branco) caso contrário, as eleições terão de ser repetidas...
Agora, eu apelo ao voto em BRANCO, com responsabilidade. Eu voto em branco porque é meu dever votar, e porque não me revejo plenamente em nenhum dos candidatos.
Agora, eu apelo ao voto em BRANCO, com responsabilidade. Eu voto em branco porque é meu dever votar, e porque não me revejo plenamente em nenhum dos candidatos.
Bokas Escreveu:Tinha quase a certeza que existia uma remuneração por esse dia, digo isto pois tenho pessoas conhecidas que já participaram em mesas de voto, mas posso estar a fazer confusão.
Bem podes ter porque elas recebem e não é nada mal, eu estive lá uma vez e recebi bem (já não me lembro o valor) e não me importava de ir para lá mais vezes, só mesmo para encaixar algum €€ porque em relação ao voto estou inclinado para o branco, mas depois de ler o que alguns colegas aqui escreveram já fiquei com um (com dois) pés atrás...
Não restam duvidas que a politica e os policitos perderam toda a credibilidade (se é que alguma vez a tiveram

Abraço
DS
DS
Bokas Escreveu:Voltando ao tema voto em branco e após ler o que o Elias e o torgeist escreveram, é preferivel anular o voto tendo a certeza que ninguem ira colocar uma cruz em local não desejado pelo eleitor é o que concluo
evidentemente

- Registado: 5/11/2002 12:21
Bokas Escreveu:E as pessoas que estão nas mesas de voto não recebem tão mal quanto isso por aquele dia...por isso o minimo de obrigação que tinham seria efectuar a contagem como tu descreveste Elias "by the book". Note-se que não considero apenas o argumento remuneração como essencial para efectuarem o trabalho como deve ser...
Mas como tu próprio afirmas não será bem assim em alguns casos
Bokas, os membros das mesas não recevem um centavo pelo desempenho dessa missão (que paramais é obrigatória).
A única compensação que têm é uma dispensa ao trabalho no dia seguinte (geralmente na segunda-feira).
Boas!
Concordo plenamente com o que diz o Elias. Já vi muita falcatrua nas urnas de voto, principalmente nas aldeias e meios pequenos, e até já tive que ser escoltado pela GNR por não compactuar com uma série de vigarices que um presidente de junta de freguesia (eleito e em eleição) queria cometer, ameaçando "soltar-me o povo"! Enfim...
Para aqueles que acreditam e dizem que vivem em democracia, eu perguntar-lhes-ía se com "democracia" querem dizer "partidocracia".
E já agora perguntar, porque razão só os PARTIDOS políticos se podem candidatar às legislativas. E porque é que os votos em branco não hão-de ficar reflectidos no hemiciclo como lugares vazios? (Se calhar é porque incomoda a "democracia")
Eu voto em BRANCO!
Porque "em branco, é purinho"![/b]
Concordo plenamente com o que diz o Elias. Já vi muita falcatrua nas urnas de voto, principalmente nas aldeias e meios pequenos, e até já tive que ser escoltado pela GNR por não compactuar com uma série de vigarices que um presidente de junta de freguesia (eleito e em eleição) queria cometer, ameaçando "soltar-me o povo"! Enfim...
Para aqueles que acreditam e dizem que vivem em democracia, eu perguntar-lhes-ía se com "democracia" querem dizer "partidocracia".
E já agora perguntar, porque razão só os PARTIDOS políticos se podem candidatar às legislativas. E porque é que os votos em branco não hão-de ficar reflectidos no hemiciclo como lugares vazios? (Se calhar é porque incomoda a "democracia")
Eu voto em BRANCO!
Porque "em branco, é purinho"![/b]
E as pessoas que estão nas mesas de voto não recebem tão mal quanto isso por aquele dia...por isso o minimo de obrigação que tinham seria efectuar a contagem como tu descreveste Elias "by the book". Note-se que não considero apenas o argumento remuneração como essencial para efectuarem o trabalho como deve ser...
Editado pela última vez por Bokas em 28/5/2009 23:31, num total de 1 vez.
alexandre7ias Escreveu::mrgreen: Eu até votava em branco...mas até tenho medo que alguém meta um x num dos quadrados...
A tua afirmação ilustra bem a desconfiança que existe na sociedade relativamente aos elementos que participam nas contagens.
Mas o risco de isso acontecer só existe porque a lei eleitoral não é cumprida. Se a lei fosse cumprida e se o pessoal que está nas mesas fosse tudo gente séria, isso não acontecia.
Pois eu já estive várias vezes nas mesas de voto e posso contar o que vi.
A lei eleitoral diz que o presidente da mesa deve retirar um voto da urna de cada vez, abri-lo e ler em voz alta o nome da lista votada, colocando os votos já abertos em "molhinhos", um molhinho para cada lista.
Na prática as coisas funcionam assim: despeja-se a urna para cima da mesa e toda a gente desdobra votos e junta nos molhinhos.
Porquê? Porque depois de estarem ali há mais de 12 horas, os membros das mesas querem é ir para casa jantar por isso toca a despachar. Dez mãos fazem mais depressa o trabalho que duas mãos. E os delegados das listas presentes na sala dão uma ajudinha. São catorze mãos.
Resultado desta trapalhada? Votos "desaparecidos", votos em molhinhos trocados ("epá, foi engano", etc.)
As fraudes por cá são mais que muitas, não é só no continente negro. Estas vi eu com estes dois que a terra há-de comer.
luis.live Escreveu:nao estou de acordo com o voto em branco...
acho que votar é um dever civico...
o que pode estar mal é a politica, nao a democracia...
e existem partidos politicos , de todos os quadrantes em portugal, que defendem ideias antagónicas.
nao existe falta de pluralidade democratica em portugal...
luis estás a misturar duas coisas.
votar é um dever cívico, sim, mas essa frase deve ser dirigida a quem seabstem, que não cumpre o seu dever cívico.
quem vota em branco cumpre o seu dever cívico
nao estou de acordo com o voto em branco...
e existem partidos politicos , de todos os quadrantes em portugal, que defendem ideias antagónicas.
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...
Bala Escreveu:Eu gostava era que caso houvesse mais de um x votos em branco, houvesse uma menor quantidade de deputados na assembleia, ou que lhes reduzisse o salário a todos em x%
Eu já não voto em branco. Voto no Bala.

Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
Re: Off Topic - Voto em branco
VALHALLA Escreveu:Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.
Qual é a base desta afirmação?
Eu gostava era que caso houvesse mais de um x votos em branco, houvesse uma menor quantidade de deputados na assembleia, ou que lhes reduzisse o salário a todos em x% 

StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
Off Topic - Voto em branco
Antes de mais gostaria de dizer que se a administração entender bloquear este tópico eu compreendo.
Sabiam que o voto em BRANCO é o mais eficiente?????
SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo.
Nenhum politico fala nisto... porquê?????????
Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.
Imaginem só a bronca.......:::::)))))))))
A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.
Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada.
VOTEM EM BRANCO......!!!!!!!!!!!!!!
A maioria de votos em BRANCO anula as eleições..... e demonstra que não queremos ESTES políticos!!!
Mais ainda não ficamos em falta na check list de votos da junta de freguesia, o que é importante em alguns casos.......
É para meditar, pois pode ser a solução para um Portugal melhor !!!
Sabiam que o voto em BRANCO é o mais eficiente?????
SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo.
Nenhum politico fala nisto... porquê?????????
Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.
Imaginem só a bronca.......:::::)))))))))
A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.
Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada.
VOTEM EM BRANCO......!!!!!!!!!!!!!!
A maioria de votos em BRANCO anula as eleições..... e demonstra que não queremos ESTES políticos!!!
Mais ainda não ficamos em falta na check list de votos da junta de freguesia, o que é importante em alguns casos.......
É para meditar, pois pode ser a solução para um Portugal melhor !!!
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, latbal, Nuno V, OCTAMA, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 308 visitantes