Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fortis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por NGFBrandao » 2/6/2009 18:10

Meus caros..

O Fortis anda sem força e a prova disso é o facto de nao conseguir quebrar a MM simples dos 200 dias..

E isso já tinha referido aqui há uns dias..

Como comparação podemos ver o Dexia do mercado bel 20, Hoje conseguiu quebrar a MM 200 com aumento de volume..

Desconheço por completo a dimensão do dexia.. Mas comparando em termos de AT estes dois titulos (Dexia/fortis).. O primeiro está a comportar-se muito melhor..

Bem, vamos lá ver... POde ser que a manutenção ou descida das taxas de juros da Zona euro impulsione o Fortis..

Abraço

Nuno Brandao

Registado: 22/3/2009 11:27

Re: Fortis

por Rebound » 2/6/2009 17:43

Clinico Escreveu:Já que somos muito poucos por aqui, era bom não deixar fugir o tema.

Algumas notas dispersas:
1 - Está a negociar entre o range de 2,700 e os 2,800, para falar de valores de fecho.
2 - Está obviamente a lateralizar ou ganhando fôlego para novas subidas.
3 - Está com um volume médio mais baixo que nas subidas
4 - Não percebo se está a acumular ou a distribuir. Cá por mim comprei mais 500 hoje a 2,710 (se eu não escrevo, depois esqueço-me!! :lol: )
5 - A Zonebourse diz que o PER em 2009 está em 1,8, o que é (no mínimo) baixixississimo!!
6 - de acordo com o Milleniumbcp, a Fortis subiu no último mês 48,4% e 200,32% desde o início do ano. O RSI anda nos 64.

Em suma, tem sido um bom negócio, que pelos vistos tem muito que crescer para chegar a um PER decente e com direito a respirar, dado o que tem subido desde Janeiro.

Desculpem as notas soltas, mas os poucos que andam por este tópico tambem merecem...
Abraços
Clinico

Tudo certinho. Enquanto os pressupostos se mantiverem vou manter o trade. Se alguém precisar de um gráfico diga.

Cumprimentos

Registado: 29/5/2009 3:08

Fortis

por Clinico » 2/6/2009 16:56

Já que somos muito poucos por aqui, era bom não deixar fugir o tema.

Algumas notas dispersas:
1 - Está a negociar entre o range de 2,700 e os 2,800, para falar de valores de fecho.
2 - Está obviamente a lateralizar ou ganhando fôlego para novas subidas.
3 - Está com um volume médio mais baixo que nas subidas
4 - Não percebo se está a acumular ou a distribuir. Cá por mim comprei mais 500 hoje a 2,710 (se eu não escrevo, depois esqueço-me!! :lol: )
5 - A Zonebourse diz que o PER em 2009 está em 1,8, o que é (no mínimo) baixixississimo!!
6 - de acordo com o Milleniumbcp, a Fortis subiu no último mês 48,4% e 200,32% desde o início do ano. O RSI anda nos 64.

Em suma, tem sido um bom negócio, que pelos vistos tem muito que crescer para chegar a um PER decente e com direito a respirar, dado o que tem subido desde Janeiro.

Desculpem as notas soltas, mas os poucos que andam por este tópico tambem merecem...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Fortis

por Clinico » 29/5/2009 21:12

Obrigado Rebound pelo gráfico e comentário. O meu amigo pôs as coisas em melhor perspectiva.

Realmente dá vontade de sair pelo menos com parte da carteira, mas veja este encerramento "inesperado" nos States hoje... :?:
Se a Ásia fôr pelo mesmo caminho Domingo á noite, segunda ainda é capaz de subir. Provavelmente sem ultrapassar os 2,8 :lol:

Enfim, isto anda tudo um bocado "tipo roleta"...Todos afirmam que vai vir aí correcção mas isto continua a ir ou para cima ou para os lados... :shock: :?: De qualquer forma a discussão do tópico "Novos mínimos a caminho" não deixa de ser extrremamente interessante. :clap:

Abraços
Clinico

por Rebound » 29/5/2009 18:49

Clinico Escreveu:Bom,ao fim desta semana o que há adizer?
1 - os 2,8 estão difíceis de ultrapassar.
2 - parece-me uma divergencia bear entre estes últimos volumes e as últumas subidas, isto é, as subidas têm sido feitas á custa de menor volume (estas descidas tambem)
3 - é capaz de realmente vir aí uma correcçãozita mas tenho dificuldade no gráfico em pôr resistencias e suportes- Se formos pelas MM, a MM20 pode vir a ser suporte.
Mais logo, com calma, vou olhar para o gráfico um pouco melhor.
Abraços
Clinico

É possivel que tenhas razão.
Algumas acções estão com dificuldade em ultrapassar a MM200 e no caso do Fortis ela virá encostar na cotação brevemente.
Também o indice belga está a ficar ensanduichado entre a MM20 e a MM200.
Começo a ponderar a saída...

Cumprimentos
Anexos
fortis.bmp
fortis.bmp (1.37 MiB) Visualizado 2425 vezes
bel20.bmp
bel20.bmp (1.37 MiB) Visualizado 2397 vezes

Registado: 29/5/2009 3:08

Fortis

por Clinico » 29/5/2009 18:33

Bom,ao fim desta semana o que há adizer?
1 - os 2,8 estão difíceis de ultrapassar.
2 - parece-me uma divergencia bear entre estes últimos volumes e as últumas subidas, isto é, as subidas têm sido feitas á custa de menor volume (estas descidas tambem)
3 - é capaz de realmente vir aí uma correcçãozita mas tenho dificuldade no gráfico em pôr resistencias e suportes- Se formos pelas MM, a MM20 pode vir a ser suporte.
Mais logo, com calma, vou olhar para o gráfico um pouco melhor.
Abraços
Clinico

Fortis

por Clinico » 28/5/2009 10:26

Não Nuno, tambem não percebi nada dessa notícia.
Apesar da correcção de hoje, com pouco volume, os futuros nos States estão positivos e não me admira que isto arrebite um pouco.
vamos seguindo com calma
Abraços
Clinico

por Dansousa » 28/5/2009 8:11

jbraven: O link (http://www.zonebourse.com/FORTIS-5975/
) está no início desta página, num post do Clínico.

BNs

JB

NGFBrandao: Viva..

Dansousa:

www.zonebourse.com

www.boursorama.com

No Zonebourse, podes acompanhar a cotação em tempo real das acções dos mercados Bel20, Aex e Cac e dax.
Tem tambem muita informação em frances sobre vários mercados..

Obrigado aos dois, por acaso já tinha visto algumas indicações desse site (Zonebourse) mas nunca o tinha explorado, só agora verifiquei a quantidade de informação que disponibiliza, mais uma vez muito obrigado.

Abraços

DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por NGFBrandao » 28/5/2009 0:11

Viva..

Dansousa:

www.zonebourse.com

www.boursorama.com

No Zonebourse, podes acompanhar a cotação em tempo real das acções dos mercados Bel20, Aex e Cac e dax.
Tem tambem muita informação em frances sobre vários mercados..

Caro Clinico,

O Fortis tem-se aguentado bem..

HOje saiu a Seguinte noticia sobre o Fortis:

"Declaration by the Board of Fortis N.V. and Fortis SA/NV regarding payment of dividends with respect to the 2009 financial year
(27/05/09 18:30 CET)

On 15 March 2009, the Board of Fortis N.V. and Fortis SA/NV ("the Parent Companies") confirmed that no dividend would be proposed for the 2008 financial year. As a result, upcoming coupon payments on the outstanding FRESH and CASHES become payable by issuing Fortis shares through the Alternative Coupon Satisfaction Method as mandated under the terms and conditions of the FRESH and CASHES, until such time as the Parent Companies publicly announce their intention to resume payment of a dividend.

The recent General Meeting of Shareholders of Fortis SA/NV approved the proposal to restore the level of distributable reserves. Based on this decision the Board of the Parent Companies met today to consider whether it would resume dividend payments for the 2009 financial year.

The Board confirms its intention to resume the payment of a dividend for the 2009 financial year. The dividend will be equal to or in excess of the Threshold Dividend Yield as required under the terms of both the FRESH and CASHES which implies a dividend yield of at least 0.5% (in accordance with the terms of both the FRESH and the CASHES).

As a result of this public announcement to resume payment of dividends on the Fortis Shares, the mandatory usage of the Alternative Coupon Satisfaction Method to satisfy coupons to be paid on the FRESH and the CASHES is no longer applicable. Consequently the CASHES coupon due on 19 June 2009 (to be paid by Fortis Bank) and the FRESH coupon due on 7 August 2009 (to be paid by the Parent Companies) will be paid in cash. "

Nao percebo muito bem o que é "Fresh and cashes"..

Cash percebe-se... $$$$$

Se puderem ajudar agradeço..

Melhores cumprimentos.

NUno Brandao

por jbraven » 28/5/2009 0:09

Dansousa Escreveu:
Clinico Escreveu:Hoje os States acabaram mal e no after hours está nos 2,77 portanto amanha abre em queda.
Clinico

Boa noite, peço desculpa estar a meter-me na conversa mas, gostava de fazer uma pergunta: como é que tem acesso a esses dados? Tem para todas as empresas? Peço desculpa pela pergunta, espero que não seja muito básica...
Obrigado.

BN

DS

O link (http://www.zonebourse.com/FORTIS-5975/
) está no início desta página, num post do Clínico.

BNs

JB

Registado: 10/2/2009 20:03

por Dansousa » 27/5/2009 23:16

Clinico Escreveu:Hoje os States acabaram mal e no after hours está nos 2,77 portanto amanha abre em queda.
Clinico

Boa noite, peço desculpa estar a meter-me na conversa mas, gostava de fazer uma pergunta: como é que tem acesso a esses dados? Tem para todas as empresas? Peço desculpa pela pergunta, espero que não seja muito básica...
Obrigado.

BN

DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

Fortis

por Clinico » 27/5/2009 21:59

E porque não Nuno? apenas tem que ir parando para respirar.
Hoje os States acabaram mal e no after hours está nos 2,77 portanto amanha abre em queda.
Vamos com calma...~
Abraços
Clinico

por NGFBrandao » 27/5/2009 9:35

Viva..

O MACD está a chegar a valores máximos de um ano..
Se fizeres uma analise ao que aconteceu no ultimo ano ao Fortis..

O RSI já está a ficar agastado..
Se vires também o gráfico de um ano.. Podes verificar a falta de força que este indicador tem..

Esta é a analise que faço..

Posso estar errado..

Quem me dera estar pois sou dos que estou dentro e gostava de a ver trepar até aos 4 - 5 euros.. (valores aceitáveis) :)

Melhores cumprimentos.

Nuno Brandão

Re: Fortis..

por rmmrod » 27/5/2009 8:07

NGFBrandao Escreveu:Boas..

Sim o Fortis é capaz de acompanhar a tendência de mercado..

Mas já se mostra com pouca força à medida que se vai aproximando da MA200 dias, neste momento no2 3,12€..

Os indicadores RSI e MACD também já não lhe são muito favoráveis..

Resumindo..Acredito que antes de alcançar a MA200 dias deve corrigir um pouco antes de a quebrar..

Melhores cumprimentos.

Nuno Brandão

O que é que tu consegues ver no RSI e no MACD que eu não consigo?
Anexos
fortis.bmp
fortis.bmp (1.37 MiB) Visualizado 2861 vezes

Registado: 15/5/2008 10:43

Fortis..

por NGFBrandao » 27/5/2009 0:16

Boas..

Sim o Fortis é capaz de acompanhar a tendência de mercado..

Mas já se mostra com pouca força à medida que se vai aproximando da MA200 dias, neste momento no2 3,12€..

Os indicadores RSI e MACD também já não lhe são muito favoráveis..

Resumindo..Acredito que antes de alcançar a MA200 dias deve corrigir um pouco antes de a quebrar..

Melhores cumprimentos.

Nuno Brandão

Fortis

por Clinico » 26/5/2009 23:57

Apesar da descida de hoje, o after hours fechou nos 2.80, o que significa que amanha é capaz de haver mais festa.
Continua a sua subida em que ainda não consigo vislumbrar uma resistencia a não ser que a MM200 seja o primeiro patamar.
Não tenho feito qualquer movimentos. Surfo por enquanto na Fortis e não me estou a dar mal.

Um dia de cada vez.
Abraços
Clinico

por madoff » 22/5/2009 10:32

Acho que quem entrou no fortis por valores entre 0,6 e 1,1 é porque não se importaria de perder tudo o que investia.

Desse modo, continuo a reiterar.
Só vendo daqui a alguns anos quando estiver a 20 ou 30 €.

Esse é o espirito, pois caso contrário iremos nos arrepender.

Quem entrou no Fortis nestes valores (e com a possibilidade de tudo perder), é absurdo vender, pois correu o risco de perder tudo, e só ganhou uns pós.

Outros poderão fazer fortuna...

P.S:Isso implica que o investimento feito, não nos tira o sono (na proporção da capacidade financeira de cada um)

huhuhu Escreveu:Cheguei a comprar esta menina a 1,16, mas quando esbarrou nos 1,5 fiquei com medo e vendi! Não se preocupem que já dei 3x com a cabeça num tronco muito duro de madeira sucupira... :lol: :evil:

Registado: 12/5/2009 23:07

por huhuhu » 22/5/2009 10:16

Cheguei a comprar esta menina a 1,16, mas quando esbarrou nos 1,5 fiquei com medo e vendi! Não se preocupem que já dei 3x com a cabeça num tronco muito duro de madeira sucupira... :lol: :evil:

Registado: 21/5/2009 18:20

por karaya » 22/5/2009 10:13

E que noticias são essas que ouves por ai :)

Registado: 20/3/2009 16:22

Fortis

por Clinico » 21/5/2009 21:46

Pois sim senhor, hoje corrigiu. Nada sobe para sempre, muito menos á velocidade da Fortis.

Mas o volume foi menor que o habitual. Aliás, na maioria das vezes, quando desce, os volumes são menores.

No after hours ficou a 2,63. o que difere pouco dos 2,627 a que encerrou. Mantem um PER pequeníssimo e é capaz de continuar a corrigir amanha. Hoje aproveitei para reforçar.
Apesar das notícias todas que por aí se vão ouvindo, continuo á espera de rally de fim de ano e penso que os mínimos já foram feitos.

Estou "dranguilo" e sem pressa.

Abraços
Clinico

por karaya » 21/5/2009 15:47

Fenicio Escreveu:Como a Fortis livrou-se da sua maior fonte de complicações e dores de cabeça (o banco), provavelmente o mercado sente-se mais à vontade em investir na companhia.

Nunca investi na Fortis e nunca acompanhei a sua evolução com a devida atenção, mas estou a gostar da forma como o título está a evoluir e da resposta dos investidores às recentes mudanças.

A fortis tornou se numa seguradora
Editado pela última vez por karaya em 22/5/2009 10:08, num total de 1 vez.

Registado: 20/3/2009 16:22

por Fenicio » 20/5/2009 10:10

Como a Fortis livrou-se da sua maior fonte de complicações e dores de cabeça (o banco), provavelmente o mercado sente-se mais à vontade em investir na companhia.

Nunca investi na Fortis e nunca acompanhei a sua evolução com a devida atenção, mas estou a gostar da forma como o título está a evoluir e da resposta dos investidores às recentes mudanças.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Fortis

por Clinico » 20/5/2009 8:55

Bom dia.
Tal como esperado, dado o after hours, a subida continua. Não será para sempre, tera´que parar para descansar ou corrigir um pouco, dando nova oportunidade de entrada.

Dado que espero rally de fim de ano, quanto mais não seja porque anda tudo a dizer que a recoperação é só lá para 2010, e penso que a Fortis será uma delas.
Alías basta pensar que se os mercados continuarem a subir, esse facto vai-se reflectir nos resultados da banca, que serão bem melhores.
Apesar dos ganhos da Fortis terem sido "só" 44 milhoes no primeiro trimestre, o facto foi bem aceite pelo mercado.

Abraços
e até logo
Clinico

por NGFBrandao » 19/5/2009 23:49

Boas noites..

Sinceramente, já acompanho a evolução desta acção desde Outubro do ano passado..
Apanhei-as a 1€.. já as vi a 0,60€ mas não reforcei..
Deixei-me estar..

Sempre desconfiei que a evolução desta estava dependente do governo Belga e da venda ao BNP Paribas da parte comercial do banco ( se não me engano)..

Mas agora, depois dessa turbulência ter passado, ela tende a retomar os valores superiores..
Talvez reais.. ou não..

Contudo, acho que continua a ser uma boa aposta para adquirir e esperar (alguns meses).. Certamente que médio prazo deve levar a bons lucros..

Resumindo, estou certo que ela vai continuar a trepar pelo menos até à MA 200 dias, agora nos 3,30€.. E prova disso é o Aumento de volume de hoje e os valores dos vários indicadores que vajo (MACD, STHOCATIC e

Abraço

Nuno Brandão

Nota: No mercado de Bruxelas o Fortis foi a cotada, dentro das financeiras que menos trepou desde os minimos de Março..

O dexia já subiu desde os 1.10 até aos 4,6€
O KBC já veio dos 5€ até aos 15€..

Está na hora do Fortis.. :)

Fortis

por Clinico » 19/5/2009 21:54

Não sei se há alguma razão para subir assim, mas no after hours, como diz o Nuno, já vai nos 2,73.

Não sei se é preciso razões para subir ou se estamos a assistir á AT pura e simplesmente. Penso que a Fortis é uma coqueluche Belga-Holandesa com imensa liquidez e era (é?)um dos "refúgios" nos investimentos das famílias...

De qualquer forma,tem enorme liquidez e enquanto o pau vai e vem...

Fica o link indicado pelo Nuno
http://www.zonebourse.com/FORTIS-5975/

Abraços
Clinico

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Shimazaki_2 e 136 visitantes