off topic - Isto é Inacreditável, a educação que os nossos .
majomo Escreveu:Desculpem a frontalidade, mas esta achincalharem o caso da professora que cometeu um erro... e o extrapolar a situação para a classe docente é a triste mentalidade tuga...
Todos se julgam na razão de julgar na praça pública... "todos" acham que a professora deve ser despedida, não voltar a ensinar... só falta ser presa.
Não compreendo estas generalizações... como é possível ouvindo uma parte da gravação, generalizar para toda uma carreira...?!
Temos casos de políticos que fazem o que fazem, mas assobiamos para o lado... como se nada se passasse...
Nestes casos, parece o fim do mundo!!!
Desculpem-me o termo, mas esta conversa onde se fala de professores, enoja a forma como alguns julgam os outros em praça pública...
Nota, como é óbvio condeno a atitude da professora, mas devem as entidades competentes apurar o sucedido...
Majomo,
Em 5 minutos ela não cometeu um erro, cometeu vários! Pelo que parece não foi apenas num momento isolado, foi continuado.
Não sei se aqui alguem extrapolou esta situação generalizando a toda a classe docente, eu não li! ( A não ser que tenha sido o mais_um ou o artista que há muito deixei de conseguir acompanhar esse diálogo

Para mim está em causa aquela pessoa, nada mais. O ser professora apenas serve para exponenciar a gravidade da situação. Como professora ela deve ter tido na sua formação muitas horas de pedagogia, não merece atenuantes por ignorância ou inexistência de informação. Outra agravante é o alvo dessa atitude serem crianças.
Eu não diria que, depois do que ouvi, generalizo a toda uma carreira... eu generalizo a toda uma vida!
Penso que ela não deveria poder voltar a lecionar e talvez devesse mesmo passar uns tempos para lá das grades.
O que li por aqui foi algum divagar por situações imaginárias que poderiam ocorrer na própria casa dos alunos. Todos sabemos que há casos ainda mais violentos em muitas casas, independentemente das profissões dos pais. Para o caso concreto, essa possibilidade não atenuaria a responsabilidade da "senhora doutora".
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
mais_um Escreveu:artista Escreveu:
Sim, a legislação de qeu falas é, como referi, o "estatuto do aluno"!! Como presidente da associação de pais devias conhecê-lo melhor que ninguém! Muito do previsto no "estatuto do aluno" remete para os regulamentos internos de cada escola...
Que se limitam a copiar a legislação na sua totalidade, a maior parte das vezes.....
Estou a ver que não sabes o que são o regulamento interno e o estatuto do aluno... há coisas que obrigatoriamente são copiadas mas são duas coisas muito diferentes e no regulamente interno está definida muita coisa específica de cada escola...
mais_um Escreveu:artista Escreveu:Pois... se quiseres eu arranjo forma de dares aulas a algumas turmas e quero ver como os motivas?! Estou a falar a sério... Há professores que o conseguem?! Pode até ser mas, como disse o Quico, são uma excepção, uma minoria, não se pode pensar que 140 mil sejam capazes de o fazer, da mesma forma que não se pode pedir que todos os treinadores tenham a capacidade do Mourinho...
Certo, mas insultar os pais dos alunos e ameaça-los não me parece a melhor maneira de motiva-los..![]()
Lá estás tu a vir com coisas sem sentido, mas onde é que isso aconteceu?! Eu conheço é o contrário, pais que insultam professores... mas não vou generalizar, pelo contrário os que conheço são casos isolados (ainda), como tu estás a pretender fazer...
mais_um Escreveu:artista Escreveu:Mas não estarás a colocar o problema do lado errado, se os alunos não cumprem regulamentos, se perturbam as aulas, se o professor usa os mecanismos legais para tentar resolver o problema que incluem a participação activa de encarregado de educação, psicólogos, tutores, equipas de apoio, etc... o que é que ele pode fazer?! Mesmo havendo quem os consiga "domesticar" o facto de outros não conseguirem significa que o problema é deles? mas quem é que não está a cumprir as leis? o professor ou o encarregado de educação e o aluno?! coloca lá aqui as obrigações e deveres dos alunos que estão no estatuto do aluno...
De certeza que entrar em confronto directo com o aluno que está a prevericar não é a solução, o professor tem meios para actuar, compete utiliza-los de uma forma inteligente, a minha irma dá aulas desde os 21 anos (tem 48 anos) e nunca teve problemas, se os pais não comparecem na escola , fazes o quê? Dás uma carga de porrada no aluno ou utilizas os meios legais ao teus dispor?
Ah, então tu és um perito na matéria! Então podias dar formação nessa área, na posição em que estás podias perfeitamente ajudar os professores a resolver os problemas... E quando os meios legais ao dispor não resolvem absolutamente nada?! Sabes quais são esses meios legais? a tua irmã é um caso isolado, não serve de referência para 140 mil, das duas uma, ou é uma "mourinho" da profissão, ou está numa escola sem grandes problemas de indisciplina...
mais_um Escreveu:artista Escreveu:O cargo que ocupas também te confere responsabilidades nessa área, podes manifestar a tua posição perante tais factos! Até porque parece que conheces muitos que o fazem, se não conheces nem devias escrever isso aqui porque pode muito bem tratar-se de um caso isolado... se é que existe!?
Infelizmente é mais frequente do que tu julgas, tenho neste momento 2 casos de pais com medo de represalias em relação a 2 professores que é quase a fotocopia do que se passou em Espinho, provavelmente vou sugerir que façam o mesmo, que não estejam 3 anos à espera para tentar resolver um problema que pode ser resolvido com um gravador escondido.
Usa os meus legais à tua disposição, não é essa a tua sugestão para os professores resolverem a indisciplina na sala de aula?!
Coisas como a de Espinho parecem-me graves de mais para não se fazer alguma coisa... mas das duas uma, ou estás a "deitar lenha para a fogueira" sem qualquer tipo de fundamento, ou a indisciplina atingiu um nível tal que o número de professores que precisam de ir ao psiquiatra é já bem maior do que pensava!
mais_um Escreveu:artista Escreveu:Ok, então não devias chamar incompente à professora do video do telemóvel, até pode ser, mas a única coisa que sabemos dela é que lidou de uma forma pouco eficaz com uma situação de indisciplina...
Se não sabes como deves gerir uma situação daquelas, não deves exercer a profissão, foi demasiado mau, dito por colegas teus, claro que é incorrecto dizer isto em publico, para os professores tudo é justificavel quando é do lado deles, por isso é que há pais que resolvem este tipo de problemas à maneira deles. Os 2 casos de que tenho conhecimento ainda não estão resolvidos porque estamos a falar de pais que são licenciados, se fossem pessoas com menos escolaridade, provavelmente já estavam resolvidos.
O ano passado, numa escola primaria tive um pai que se recusou a apresentar queixa de maus tratos e preferiu mudar o filho de escola, com medo de represalias.
Quando um professor atende um telemovel na aula, que mensagem está a passar aos alunos?
Claro que a situação foi mal gerida, mas não passou disso, e afinal quem esteve realmente mal foi a aluna ou a professora?! e o que eu disse foi que a única coisa que sabes dela é que geriu mal uma situação, de resto não sabes mais nada! Não sabes se é boa professora cientificamente, não sabes até se essa foi a única situação em que geriu mal o problema! por isso não lhe podes chamar "incompetente"...
Quanto aos exemplos a seguir, são tentativas tuas de denegrir mais a imagem dos professores... acredito que existam casos complicados mas serão excepções e tu apresenta-los aqui como se fossem frequentes... eu não conheço nenhum! De professores que atendem telemóveis na sala de aula sim já ouvi falar de alguns casos embora não conheça ninguém e acho lamentável... apenas em situações realmente excepcionais e justificadas perante a escola e os alunos isso devia acontecer!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
O que é motivar um aluno?!
Nos vossos empregos, quando um funcionário não está motivado, o que fazem?
Pelo que leio, a função docente resume-se a motivar o aluno, tudo o resto pelos vistos é treta...
Onde consta a palavra motivação no ensino?!
Meus caros, a dever do discente, "Seguir as orientações dos docentes relativas ao seu processo de ensino-aprendizagem"...
Um aluno não tem que estar motivado, simplesmente tem de trabalhar e cumprir o que lhe for pedido!!!
É esta mentalidade do "não estou motivado, não trabalho" que está a ser criada pelo nosso governo, e nota-se nestas participações...
Eu, como docente de matemática, o que diria aos alunos... a matemática é fácil, vocês conseguem... e depois aparecem os doutores da sociedade a dizer: "tirar negativa a matemática é normal... eu já tirei negativa a matemática..."
É esta a motivação a dar aos alunos?!
E já agora como definem o sucesso de motivação...
-professor excelente, aquele que motiva todos e mais um...
-professor quase excelente, o que motiva todos...
Como é fácil falar da vida/profissão dos outros...
Volto a repetir, e peço desculpa pelo termo, mas enoja-me aqueles que se acham do direito de criticar o trabalho das outras pessoas, sem o conhecer... generaliza-se, faz-se Lei a partir de um exemplo...
Enfim...
Cumps.
Nos vossos empregos, quando um funcionário não está motivado, o que fazem?
Pelo que leio, a função docente resume-se a motivar o aluno, tudo o resto pelos vistos é treta...
Onde consta a palavra motivação no ensino?!
Estatuto do aluno
Deveres dos alunos
Artigo 7.º
Deveres gerais do aluno
A realização de uma escolaridade bem sucedida, numa perspectiva de formação integral do cidadão, implica a responsabilização do aluno, enquanto elemento nuclear da comunidade educativa, e a assunção dos seguintes deveres gerais:
a) Tratar com respeito e correcção qualquer elemento da comunidade educativa;
b) Seguir as orientações dos docentes relativas ao seu processo de ensino-aprendizagem;
c) Respeitar as instruções do pessoal docente e não docente;
d) Respeitar o exercício do direito à educação e ensino dos outros alunos;
e) Ser assíduo, pontual e responsável no cumprimento dos horários e das tarefas que lhe forem atribuídas;
f) Participar nas actividades desenvolvidas pela escola;
g) Permanecer na escola durante o seu horário, salvo autorização escrita do encarregado de educação;
h) Zelar pela preservação, conservação e asseio da escola, nomeadamente no que diz respeito a instalações, material didáctico, mobiliário e espaços verdes, fazendo uso adequado dos mesmos;
i) Respeitar a propriedade dos bens de todos os elementos da comunidade educativa;
j) Ser diariamente portador do cartão de estudante e da caderneta escolar;
l) Conhecer as normas e horários de funcionamento de todos os serviços da escola;
m) Participar na eleição dos seus representantes e prestar-lhes colaboração;
n) Cumprir o regulamento interno.
Estatuto da Carreira Docente
Artigo 10º
Deveres profissionais
1 - O pessoal docente está obrigado ao cumprimento dos deveres estabelecidos para
os funcionários e agentes do Estado em geral e dos deveres profissionais decorrentes
do presente Estatuto.
2 - Decorrendo da natureza da função exercida, cujo desempenho deve orientar-se
para níveis de excelência, são deveres profissionais específicos do pessoal docente:
a) Contribuir para a formação e realização integral dos alunos, promovendo o
desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade,
incentivando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente
intervenientes na vida da comunidade;
b) Reconhecer e respeitar as diferenças culturais e pessoais dos alunos e demais
membros da comunidade educativa, valorizando os diferentes saberes e culturas e
combatendo processos de exclusão e discriminação;
c) Colaborar com todos os intervenientes no processo educativo, favorecendo a
criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo, em especial entre
docentes, alunos, encarregados de educação e pessoal não docente;
d) Participar na organização e assegurar a realização das actividades educativas;
e) Gerir o processo de ensino-aprendizagem, no âmbito dos programas definidos,
procurando adoptar mecanismos de diferenciação pedagógica susceptíveis de
responder às necessidades individuais dos alunos;
f) Respeitar a natureza confidencial da informação relativa aos alunos e respectivas
famílias;
g) Contribuir para a reflexão sobre o trabalho realizado individual e colectivamente;
h) Enriquecer e partilhar os recursos educativos, bem como utilizar novos meios de
ensino que lhe sejam propostos, numa perspectiva de abertura à inovação e de reforço
da qualidade da educação e ensino;
i) Co-responsabilizar-se pela preservação e uso adequado das instalações e
equipamentos e propor medidas de melhoramento e renovação;
j) Actualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, capacidades e competências, numa
perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional;
l) Empenhar-se nas e concluir as acções de formação em que participar;
m) Assegurar a realização, na educação pré-escolar e no ensino básico, de actividades
educativas de acompanhamento de alunos, destinadas a suprir a ausência imprevista e
de curta duração do respectivo docente;
n) Cooperar com os restantes intervenientes no processo educativo na detecção da
existência de casos de crianças ou jovens com necessidades educativas especiais.
3 - Para os efeitos do disposto na alínea m) do número anterior, considera-se ausência
de curta duração a que não for superior a 5 dias lectivos na educação pré-escolar e no
1º ciclo do ensino básico ou a 10 dias lectivos nos 2º e 3º ciclos do ensino básico.
4 - O docente incumbido de realizar as actividades referidas na alínea m) do nº 2 do
presente artigo deve ser avisado, pelo menos, no dia anterior ao início das mesmas.
Meus caros, a dever do discente, "Seguir as orientações dos docentes relativas ao seu processo de ensino-aprendizagem"...
Um aluno não tem que estar motivado, simplesmente tem de trabalhar e cumprir o que lhe for pedido!!!
É esta mentalidade do "não estou motivado, não trabalho" que está a ser criada pelo nosso governo, e nota-se nestas participações...
Eu, como docente de matemática, o que diria aos alunos... a matemática é fácil, vocês conseguem... e depois aparecem os doutores da sociedade a dizer: "tirar negativa a matemática é normal... eu já tirei negativa a matemática..."
É esta a motivação a dar aos alunos?!
E já agora como definem o sucesso de motivação...
-professor excelente, aquele que motiva todos e mais um...
-professor quase excelente, o que motiva todos...
Como é fácil falar da vida/profissão dos outros...
Volto a repetir, e peço desculpa pelo termo, mas enoja-me aqueles que se acham do direito de criticar o trabalho das outras pessoas, sem o conhecer... generaliza-se, faz-se Lei a partir de um exemplo...
Enfim...
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
artista Escreveu:
Sim, a legislação de qeu falas é, como referi, o "estatuto do aluno"!! Como presidente da associação de pais devias conhecê-lo melhor que ninguém! Muito do previsto no "estatuto do aluno" remete para os regulamentos internos de cada escola...
Que se limitam a copiar a legislação na sua totalidade, a maior parte das vezes.....
artista Escreveu:Pois... se quiseres eu arranjo forma de dares aulas a algumas turmas e quero ver como os motivas?! Estou a falar a sério... Há professores que o conseguem?! Pode até ser mas, como disse o Quico, são uma excepção, uma minoria, não se pode pensar que 140 mil sejam capazes de o fazer, da mesma forma que não se pode pedir que todos os treinadores tenham a capacidade do Mourinho...
Certo, mas insultar os pais dos alunos e ameaça-los não me parece a melhor maneira de motiva-los..

artista Escreveu:Mas não estarás a colocar o problema do lado errado, se os alunos não cumprem regulamentos, se perturbam as aulas, se o professor usa os mecanismos legais para tentar resolver o problema que incluem a participação activa de encarregado de educação, psicólogos, tutores, equipas de apoio, etc... o que é que ele pode fazer?! Mesmo havendo quem os consiga "domesticar" o facto de outros não conseguirem significa que o problema é deles? mas quem é que não está a cumprir as leis? o professor ou o encarregado de educação e o aluno?! coloca lá aqui as obrigações e deveres dos alunos que estão no estatuto do aluno...
De certeza que entrar em confronto directo com o aluno que está a prevericar não é a solução, o professor tem meios para actuar, compete utiliza-los de uma forma inteligente, a minha irma dá aulas desde os 21 anos (tem 48 anos) e nunca teve problemas, se os pais não comparecem na escola , fazes o quê? Dás uma carga de porrada no aluno ou utilizas os meios legais ao teus dispor?
artista Escreveu:O cargo que ocupas também te confere responsabilidades nessa área, podes manifestar a tua posição perante tais factos! Até porque parece que conheces muitos que o fazem, se não conheces nem devias escrever isso aqui porque pode muito bem tratar-se de um caso isolado... se é que existe!?
Infelizmente é mais frequente do que tu julgas, tenho neste momento 2 casos de pais com medo de represalias em relação a 2 professores que é quase a fotocopia do que se passou em Espinho, provavelmente vou sugerir que façam o mesmo, que não estejam 3 anos à espera para tentar resolver um problema que pode ser resolvido com um gravador escondido.
artista Escreveu:Ok, então não devias chamar incompente à professora do video do telemóvel, até pode ser, mas a única coisa que sabemos dela é que lidou de uma forma pouco eficaz com uma situação de indisciplina...
Se não sabes como deves gerir uma situação daquelas, não deves exercer a profissão, foi demasiado mau, dito por colegas teus, claro que é incorrecto dizer isto em publico, para os professores tudo é justificavel quando é do lado deles, por isso é que há pais que resolvem este tipo de problemas à maneira deles. Os 2 casos de que tenho conhecimento ainda não estão resolvidos porque estamos a falar de pais que são licenciados, se fossem pessoas com menos escolaridade, provavelmente já estavam resolvidos.
O ano passado, numa escola primaria tive um pai que se recusou a apresentar queixa de maus tratos e preferiu mudar o filho de escola, com medo de represalias.
Quando um professor atende um telemovel na aula, que mensagem está a passar aos alunos?
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:artista Escreveu:Quanto à citação do regulamento interno,
A citação não é do regulamento interno, é mesmo da legislação, onde também estão descritos os deveres dos alunos e encarregados de educação/pais.
mais_um Escreveu:Sobre o interesse na aula, cabe ao professor motivar os alunos, por isso é que há muito bons, bons, assim -assim e maus professores.
Pois... se quiseres eu arranjo forma de dares aulas a algumas turmas e quero ver como os motivas?! Estou a falar a sério... Há professores que o conseguem?! Pode até ser mas, como disse o Quico, são uma excepção, uma minoria, não se pode pensar que 140 mil sejam capazes de o fazer, da mesma forma que não se pode pedir que todos os treinadores tenham a capacidade do Mourinho...
mais_um Escreveu:A mesma turma tem comportamentos diferentes conforme o professor, o que significa isto?
Mas não estarás a colocar o problema do lado errado, se os alunos não cumprem regulamentos, se perturbam as aulas, se o professor usa os mecanismos legais para tentar resolver o problema que incluem a participação activa de encarregado de educação, psicólogos, tutores, equipas de apoio, etc... o que é que ele pode fazer?! Mesmo havendo quem os consiga "domesticar" o facto de outros não conseguirem significa que o problema é deles? mas quem é que não está a cumprir as leis? o professor ou o encarregado de educação e o aluno?! coloca lá aqui as obrigações e deveres dos alunos que estão no estatuto do aluno...
mais_um Escreveu:Sim e também conheço aqueles professores que vão para as aulas ler os livros e pouco mais, esperas milagres?
O cargo que ocupas também te confere responsabilidades nessa área, podes manifestar a tua posição perante tais factos! Até porque parece que conheces muitos que o fazem, se não conheces nem devias escrever isso aqui porque pode muito bem tratar-se de um caso isolado... se é que existe!?
mais_um Escreveu:É menos bom do que um que consegue manter a disciplina e o interesse dos alunos
Ok, então não devias chamar incompente à professora do video do telemóvel, até pode ser, mas a única coisa que sabemos dela é que lidou de uma forma pouco eficaz com uma situação de indisciplina...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
O que vou dizer não desculpabiliza a professors que deve de estar a ser mais uma vitima do ano educativo que se atravessa, muitas avaliações, muita contestação, coisas que todos conhecem, mas que já foi aqui muito discutido.
Conheço profs que facilmente se desiquilibrariam para o mesmo lado desta professora, tal o desgaste que este ano os castigou.
Gostaria de lembrar o seguinte: Garantidamente este caso arrasta-se à algum tempo, o que se ouve na gravação, não é uma reação espontanea, mas uma sublimação de recalcamentos profundos e perturbadores. Os pais garantidamente já se tinham queixado ao CE, mas não foram ouvidos, provavelmente por falta de crédito recorreram à gravação, mas cometeram um grande erro, foi avançar para a praça pública, e porquê? provavelmente o CE não deu importancia à gravação, como aqui já disseram, nem a do Sócrates serve para nada, como é que esta iria servir. Depois a SIC foi longe demais, abriu demasiados noticiários com a mesma notícia, acho que já estavamos fartos de ver o mesmo, Portugal, tem garantidamente problemas mais graves, no entanto pareceu-me que não, só em Espinho havia problemas, no resto do país, era tipo o das maravilhas.
Conheço profs que facilmente se desiquilibrariam para o mesmo lado desta professora, tal o desgaste que este ano os castigou.
Gostaria de lembrar o seguinte: Garantidamente este caso arrasta-se à algum tempo, o que se ouve na gravação, não é uma reação espontanea, mas uma sublimação de recalcamentos profundos e perturbadores. Os pais garantidamente já se tinham queixado ao CE, mas não foram ouvidos, provavelmente por falta de crédito recorreram à gravação, mas cometeram um grande erro, foi avançar para a praça pública, e porquê? provavelmente o CE não deu importancia à gravação, como aqui já disseram, nem a do Sócrates serve para nada, como é que esta iria servir. Depois a SIC foi longe demais, abriu demasiados noticiários com a mesma notícia, acho que já estavamos fartos de ver o mesmo, Portugal, tem garantidamente problemas mais graves, no entanto pareceu-me que não, só em Espinho havia problemas, no resto do país, era tipo o das maravilhas.
- Registado: 4/5/2009 18:49
Caro mais um:
Essa do "É RESPONSAVEL" é treta!
Alguma vez viu um general (decente) mandar soldados desarmados para a frente de batalha e exigir-lhes a vitória?
Alguém respeita um policia se achar que ele é apenas um mero individuo que não representa e nem tem por trás a AUTORIDADE DO ESTADO?
Ao longo de todos estes anos, a políticos e a sociedade em geral, com a anuência dos próprios professores, devido a teorias pedagógicas da treta (Jean-Jacques Rousseau, diz-lhe alguma coisa?) trataram de desautorizar, despir de toda a competência de juízes que deveriam ser, e finalmente, de toda a dignidade a profissão de professor.
Acha que os petizes não se apercebem disso?
E para além de isso, ponha-se na pele de um professor perante uma turma de insolentes: que armas acha que tem hoje em dia um professor para os por na linha? ZERO! Os alunos sentem (como tubarões que farejam o sangue) que ninguém (estado, directores, etc.) está por trás do professor, nem dará apoio se ele lhes fizer frente; pelo contrário, ainda se prejudica. Salvo em raríssimas excepções o professor é o saco de porrada: ninguém acima dele lhe dá autoridade e resguardo; pelo contrário (apenas em alguns, repito, alguns colégios privados o director apoia e reforça a autoridade do professor).
O meu amigo dirá: existem professores com carisma que conseguem levar os alunos atrás. Sim, claro! Mas são excepcionais, ou seja EXCEPÇÕES! Em que profissões só existem seres de excepção?!
Como lhe digo, e face ao que expus, a frase "O professor,(...), é responsável (...)" só me pode dar vontade de rir e é uma forma muito cómoda de pôr a cabeça na areia pondo a responsabilidade nas costas dos outros.
Eu fui (e ainda sou, embora um bocado desligado...) um pequeno empresário: O que é que o meu amigo me chamaria se eu enxovalhasse um responsável de secção à frente dos seu subordinados? De idiota para cima, claro, e com razão! Como poderia pedir eu, depois, autoridade e responsabilidade pelo que se passasse na secção?! Pense nisso!
Abraço.
Essa do "É RESPONSAVEL" é treta!
Alguma vez viu um general (decente) mandar soldados desarmados para a frente de batalha e exigir-lhes a vitória?
Alguém respeita um policia se achar que ele é apenas um mero individuo que não representa e nem tem por trás a AUTORIDADE DO ESTADO?
Ao longo de todos estes anos, a políticos e a sociedade em geral, com a anuência dos próprios professores, devido a teorias pedagógicas da treta (Jean-Jacques Rousseau, diz-lhe alguma coisa?) trataram de desautorizar, despir de toda a competência de juízes que deveriam ser, e finalmente, de toda a dignidade a profissão de professor.
Acha que os petizes não se apercebem disso?
E para além de isso, ponha-se na pele de um professor perante uma turma de insolentes: que armas acha que tem hoje em dia um professor para os por na linha? ZERO! Os alunos sentem (como tubarões que farejam o sangue) que ninguém (estado, directores, etc.) está por trás do professor, nem dará apoio se ele lhes fizer frente; pelo contrário, ainda se prejudica. Salvo em raríssimas excepções o professor é o saco de porrada: ninguém acima dele lhe dá autoridade e resguardo; pelo contrário (apenas em alguns, repito, alguns colégios privados o director apoia e reforça a autoridade do professor).
O meu amigo dirá: existem professores com carisma que conseguem levar os alunos atrás. Sim, claro! Mas são excepcionais, ou seja EXCEPÇÕES! Em que profissões só existem seres de excepção?!
Como lhe digo, e face ao que expus, a frase "O professor,(...), é responsável (...)" só me pode dar vontade de rir e é uma forma muito cómoda de pôr a cabeça na areia pondo a responsabilidade nas costas dos outros.
Eu fui (e ainda sou, embora um bocado desligado...) um pequeno empresário: O que é que o meu amigo me chamaria se eu enxovalhasse um responsável de secção à frente dos seu subordinados? De idiota para cima, claro, e com razão! Como poderia pedir eu, depois, autoridade e responsabilidade pelo que se passasse na secção?! Pense nisso!
Abraço.
Editado pela última vez por Quico em 21/5/2009 10:18, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
artista Escreveu:Quanto à citação do regulamento interno,
A citação não é do regulamento interno, é mesmo da legislação, onde também estão descritos os deveres dos alunos e encarregados de educação/pais.
Sobre o interesse na aula, cabe ao professor motivar os alunos, por isso é que há muito bons, bons, assim -assim e maus professores.
A mesma turma tem comportamentos diferentes conforme o professor, o que significa isto?
artista Escreveu:é mais um dos teus argumentos demagógicos, mais uma vez "teoria"... vai para uma sala de aula com 30 alunos que estão interessados em tudo menos que seja dada uma aula e depois vens aqui explicar-me como é que se assume essa responsabilidade de "regulação dos comportamentos na sala de aula"... é que esse tipo de responsabilidade deve ser acompanhado pela responsabilidade dos alunos e encarregados de educação no cumprimento desse mesmo regulamento (e tb do estatuto do aluno)... sabes quantos alunos têm encarregados de educação que nem são os pais? e encarregados de educação que dizem coisas do tipo "eu não sei o que fazer com ele?" ou que dizem que a culpa é destes ou daqueles (incluindo professores) mas não da criança?! estás numa posiçaõ que devias conhecer melhor que ninguém casos destes, provavelmente vives numa zona de excepção que não tem metade dos problemas que cada vez mais se sente nas escolas, sobretudo nas áreas metropolitanas das cidades maiores...
Sim e também conheço aqueles professores que vão para as aulas ler os livros e pouco mais, esperas milagres?
artista Escreveu:Mas não respondeste à minha pergunta na integra, um professor muito bom cientifica e pedagogicamente que não saiba lidar com casos de indisciplina, é incompetente? Se os alunos respeitarem as normas estabelecidas é um excelente professor, se não respeitarem nem consegue dar aulas... é incompetente?!
É menos bom do que um que consegue manter a disciplina e o interesse dos alunos
Um abraço,
Alexandre SAntos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
artista Escreveu:Mas não respondeste à minha pergunta na integra, um professor muito bom cientifica e pedagogicamente que não saiba lidar com casos de indisciplina, é incompetente? Se os alunos respeitarem as normas estabelecidas é um excelente professor, se não respeitarem nem consegue dar aulas... é incompetente?!
Permite-me meter uma colherada no diálogo:
Eu acho que, de certa forma, é.
Ou pelo menos, falta-lhe algo essencial.
Isto porque eu sei que eles existem.
Vi na minha vida de estudante professores muito bons científica e pedagogicamente... mas péssimos a lidar com indisciplina;
Felizmente, também os vi muito bons em tudo isso... tão bons que as suas aulas se tornavam as únicas sem problemas disciplinares.
Ser muito bom professor é ser bom nisso tudo... aspectos científicos, pedagógicos, humanos;
Os restantes poderão ser apenas bons... e nalguns casos, medíocres.
Mais_um, eu não misturo alhos com bugalhos, tenho falado de indisciplina e do seu visivel aumento... o facto de ter falado também do sucesso escolar não invalida que tb considere os professores com a sua cota parte de responsabilidade na indisciplina nas escolas...
Quanto à citação do regulamento interno, é mais um dos teus argumentos demagógicos, mais uma vez "teoria"... vai para uma sala de aula com 30 alunos que estão interessados em tudo menos que seja dada uma aula e depois vens aqui explicar-me como é que se assume essa responsabilidade de "regulação dos comportamentos na sala de aula"... é que esse tipo de responsabilidade deve ser acompanhado pela responsabilidade dos alunos e encarregados de educação no cumprimento desse mesmo regulamento (e tb do estatuto do aluno)... sabes quantos alunos têm encarregados de educação que nem são os pais? e encarregados de educação que dizem coisas do tipo "eu não sei o que fazer com ele?" ou que dizem que a culpa é destes ou daqueles (incluindo professores) mas não da criança?! estás numa posiçaõ que devias conhecer melhor que ninguém casos destes, provavelmente vives numa zona de excepção que não tem metade dos problemas que cada vez mais se sente nas escolas, sobretudo nas áreas metropolitanas das cidades maiores...
Mas não respondeste à minha pergunta na integra, um professor muito bom cientifica e pedagogicamente que não saiba lidar com casos de indisciplina, é incompetente? Se os alunos respeitarem as normas estabelecidas é um excelente professor, se não respeitarem nem consegue dar aulas... é incompetente?!
abraço
artista
Quanto à citação do regulamento interno, é mais um dos teus argumentos demagógicos, mais uma vez "teoria"... vai para uma sala de aula com 30 alunos que estão interessados em tudo menos que seja dada uma aula e depois vens aqui explicar-me como é que se assume essa responsabilidade de "regulação dos comportamentos na sala de aula"... é que esse tipo de responsabilidade deve ser acompanhado pela responsabilidade dos alunos e encarregados de educação no cumprimento desse mesmo regulamento (e tb do estatuto do aluno)... sabes quantos alunos têm encarregados de educação que nem são os pais? e encarregados de educação que dizem coisas do tipo "eu não sei o que fazer com ele?" ou que dizem que a culpa é destes ou daqueles (incluindo professores) mas não da criança?! estás numa posiçaõ que devias conhecer melhor que ninguém casos destes, provavelmente vives numa zona de excepção que não tem metade dos problemas que cada vez mais se sente nas escolas, sobretudo nas áreas metropolitanas das cidades maiores...
Mas não respondeste à minha pergunta na integra, um professor muito bom cientifica e pedagogicamente que não saiba lidar com casos de indisciplina, é incompetente? Se os alunos respeitarem as normas estabelecidas é um excelente professor, se não respeitarem nem consegue dar aulas... é incompetente?!
abraço
artista
Re: off topic - Isto é Inacreditável, a educação que os noss
artista Escreveu:mais_um Escreveu:
Compreendo-te, mexe na ferida e é incomodo…como professor é preferível continuar a sacudir a agua do capote e dizer que a culpa é dos outros.
Por mim já chega, contigo dá sempre nisto... eu nunca disse que os professores não têm culpa, sobretudo no sucesso dos alunos! Onde é que viste isso?
Boas!
Pois é verdade, comigo dá sempre nisto, o que é bom significa que sou coerente..

Mas contigo também é sempre o mesmo lês as coisas na diagonal e misturas alhos com bugalhos....

A nossa (eu e tu) troca de impressões é sobre a indisciplina, não sobre a avaliação ou sucesso escolar, se leres com atenção verificas que o meu comentário ao teu comentário é sobre o texto que transcrevi, que é totalmente sobre indisciplina. Vai ler tudo com calma quando tiveres tempo......
artista Escreveu:O que eu aqui tenho defendido, e que texto do rMachado reflectiu bem, é que a indisciplina está a aumentar e a parece-me que a tendência será para piorar, sobretudo se não se fizer nada, se fingirmos que não vemos! As causas e os culpados são várias... tu é que disseste que não há dados concretos sobre isso, e agora respondes com algo que tem tanto de ofensivo como de descabido?!
Já trocamos argumentos à tempo suficiente para saberes que eu não insulto, nem ofendo ninguém, lê com atenção os meus comentários a toda a situação, não crucifico a professora, assim como não crucifiquei a aluna no caso do telemóvel, ao contrario da maior parte, para não dizer a totalidade dos professores (identificados como tal) que andam por aqui,
artista Escreveu:Mas deixo uma pergunta no ar, eu próprio tenho dificuldades em responder com certezas! Lidar com situações de indisciplina generalizada será obrigatoriamente uma das competências exigidas a um professor?! Tenho algumas dúvidas sobre isso, afinal a escola é um local de aprendizagem ou é um esquadra de polícia?! Se um professor for bom em todas as áreas (ciêntifica, pedagógica, etc) mas não conseguir lidar com alunos mal comportados é incompetente??! Tenho muitas dúvidas sobre isto... afinal são os professores que têm de saber lidar com a indisciplina ou são os alunos que devem cumprir os regulamentos internos das escola e o Estatuto do aluno??! Sinceramente gostava que me respondessem a isto, até posso estar equivocado na minha forma de ver as coisas...
Fiquei espantado com a tua questão, tendo em conta que dás aulas há bastante tempo, vou limitar-me a transcrever a legislação, no caso da escola que o meu filho frequenta, também está no regulamento interno.
Secção III Competência para aplicação das medidas disciplinares
Artigo 37.º Competência para advertir
Fora da sala de aula, qualquer professor ou funcionário não docente da escola pode advertir o aluno, de acordo com disposto no artigo 29.º.
Artigo 38.º Competência do professor
1 - O professor, no desenvolvimento do plano de trabalho da turma e no âmbito da sua autonomia pedagógica, é responsável pela regulação dos comportamentos na sala de aula, competindo-lhe a aplicação das medidas de prevenção e remediação que propiciem a realização do processo de ensino e aprendizagem num bom ambiente educativo, bem como a formação cívica dos alunos, com vista ao desenvolvimento equilibrado das suas personalidades, das suas capacidades de se relacionarem com outros, das suas plenas integrações na comunidade educativa e dos seus sentidos de responsabilidade.
2 - No exercício da competência referida no número anterior, o professor pode aplicar as medidas disciplinares de advertência, ordem de saída da sala de aula, repreensão e repreensão registada, dando conhecimento ao director de turma ou professor titular, excepto no caso de advertência.
http://www.esqf.pt/conteudo_esqf/Estatu ... 0_2002.pdf
Para concluir o assunto, pelo menos da minha parte, lê o meu comentário ao Rmachado, caso tenhas duvidas sobre a minha posição em relação às responsabilidades na indisciplina.
Um abraço,
Alexandre Santos
EALM Escreveu:Desde o primeiro momento em que ouvi a gravação tive uma reacção diferente da maioria das pessoas.
Percebi logo que naquela "aula" a professora estava a responder a algo. Alguma coisa se tinha passado fora ou dentro das últimas aulas.
Também me pareceu isso só que o que se passou passou-se provavelmente muito antes das últimas aulas. A senhora está magoada com o mundo e as feridas são profundas.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
EALM... posso ser o primeiro a bater?
Agora a sério:
O que dizes no início até poderia ter acontecido, mas os factos de que se tem conhecimento depois é que a Prof. não negou mas sim confirmou, e disse que iria pedir desculpas aos alunos... mas quando os apanhou sozinhos, disse-lhes para eles lhe pedirem desculpas a ela, acrescentando que iria avançar com um processo contra os pais, etc, etc.
Ela deveria saber (se estivesse boa da cabeça) que as conversas dela ultrapassavam a razão e o âmbito das aulas, fazer mea culpa, e não contra-ameaçar os alunos/pais.
E isso dos alunos aos beijos e linguados em todo o lado... já não é de agora. Embora agora haja mais e se tenha tornado mais vulgar.
No meu tempo (secundário de 91 a 97), há mais de 10 anos, era mais raro, mas já era muito assim.
Eu fui um deles, e desde o 7º ano.
Tive denúncias ao conselho directivo, chamadas dos pais à escola, e tudo.
E isso não fez de mim um indivíduo deformado ou anormal nesta sociedade, nem agora, nem na altura - em que nunca tive 1 "três" na vida (mínimo de 7 "cincos"), e concluí o secundário com média de 16.
Isso não faz dos jovens más pessoas, nem prevê maus futuros.

Agora a sério:
O que dizes no início até poderia ter acontecido, mas os factos de que se tem conhecimento depois é que a Prof. não negou mas sim confirmou, e disse que iria pedir desculpas aos alunos... mas quando os apanhou sozinhos, disse-lhes para eles lhe pedirem desculpas a ela, acrescentando que iria avançar com um processo contra os pais, etc, etc.
Ela deveria saber (se estivesse boa da cabeça) que as conversas dela ultrapassavam a razão e o âmbito das aulas, fazer mea culpa, e não contra-ameaçar os alunos/pais.
E isso dos alunos aos beijos e linguados em todo o lado... já não é de agora. Embora agora haja mais e se tenha tornado mais vulgar.
No meu tempo (secundário de 91 a 97), há mais de 10 anos, era mais raro, mas já era muito assim.
Eu fui um deles, e desde o 7º ano.
Tive denúncias ao conselho directivo, chamadas dos pais à escola, e tudo.
E isso não fez de mim um indivíduo deformado ou anormal nesta sociedade, nem agora, nem na altura - em que nunca tive 1 "três" na vida (mínimo de 7 "cincos"), e concluí o secundário com média de 16.
Isso não faz dos jovens más pessoas, nem prevê maus futuros.
A professora está óbviamente traumatizada. Nestas situações a direcção devia ter tido uma conversa com ela há muito tempo. Penso que nunca é tarde para lembrar que as escolas deviam ter autonomia total para contratar e despedir funcionários e desenvolver actividades com fins lucratrivos e também para disciplinar os alunos. Muitos professores são levados à loucura por não terem argumentos punitivos.
Editado pela última vez por Woodhare em 20/5/2009 22:00, num total de 1 vez.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Esta professora
estaa mentalmente perturbada, dizem as cronicas do reino que jaa desde ha 3 anos. Espantoso.
Faltam algumas gravacoes feitas em casa dos petizes tao barbaramente assim agredidos pela docente. Isto para noos podermos aquilatar do ambiente que eles vivem em casa.
Algumas dessas gravacoes seriam igualmente chocantes. Mas... "dentro de portas" soo Deus, a Patria fica caa fora, a morrer devagarinho.
Pobre Paiis.
PS: caro EALM, concordo absolutamente com a sua analise.
Faltam algumas gravacoes feitas em casa dos petizes tao barbaramente assim agredidos pela docente. Isto para noos podermos aquilatar do ambiente que eles vivem em casa.
Algumas dessas gravacoes seriam igualmente chocantes. Mas... "dentro de portas" soo Deus, a Patria fica caa fora, a morrer devagarinho.
Pobre Paiis.
PS: caro EALM, concordo absolutamente com a sua analise.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Desde o primeiro momento em que ouvi a gravação tive uma reacção diferente da maioria das pessoas.
Percebi logo que naquela "aula" a professora estava a responder a algo. Alguma coisa se tinha passado fora ou dentro das últimas aulas. E a professora estava visivelmente irritada e fora de si. Não a vou defender no sentido em que penso que ela perdeu a noção da postura que um professor deve ter, mas vou aqui deixar a minha visão dos acontecimentos.
- A professora, de História, falou em aulas anteriores do que se passava na Antiguidade com Gregos e Romanos no que respeita a actividades sexuais. Falar disso numa aula de História não me parece propriamente descabido, mas naturalmente não estava lá para saber como é que ela falou do assunto.
- Seja como for, algumas alunas sentiram-se *melindradas*, ou chocadas, ou inclusivamente por pura ignorância podem não ter acreditado na professora e ter pensando que era uma hostorieta descabida que ela inventou. Resolveram dar uma de "santinhas e ingénuas" com as respectivas mães e contaram o que a professora tinha falado na aula. Vai daí, as mães, possivelmente também por ignorarem o que realmente os antigos Romanos e Gregos faziam (aqueles malucos eram mesmo uns depravados) parece que foram falar com a professora sobre esse assunto. E penso que foi isto que irritou a professora pois no seu ponto de vista, interpretou que as alunas em causa tinham ido dizer coisas exageradas às suas mães sobre o que ela, a professora, realmente contava nas aulas. E penso que deve ter negado às mães.
- Sendo assim, se a professora não assumia que tinha feito nada de mal, estas mães resolveram encomendar a gravação, não para apanhar a professora passada e irritada com as 2 alunas, mas sim para ouvir mais histórias de depravação sexual da Antiguidade.
E eu penso desta história toda, sobretudo pelo espalhafato que andam a fazer na comunicação social:
- Descabido, exagerado. A professora não reagiu bem à abordagem das mães das alunas, e deve ser chamada à atenção por isso, mas penso que há muito mais com que ocupar o nosso tempo e energia do que isto. E algumas coisas que a professora disse são bem verdade nalgumas escolas que vejo: "alunas aos beijos e linguados a tudo o que mexe..."
Penso que os pais devem ter mais atenção ao que os seus filhos fazem, sobretudo aqueles que gostam de dar um ar de santinho(as).
Bem, este post não está nada mal para politicamente incorrecto. Podem bater à vontade.
Percebi logo que naquela "aula" a professora estava a responder a algo. Alguma coisa se tinha passado fora ou dentro das últimas aulas. E a professora estava visivelmente irritada e fora de si. Não a vou defender no sentido em que penso que ela perdeu a noção da postura que um professor deve ter, mas vou aqui deixar a minha visão dos acontecimentos.
- A professora, de História, falou em aulas anteriores do que se passava na Antiguidade com Gregos e Romanos no que respeita a actividades sexuais. Falar disso numa aula de História não me parece propriamente descabido, mas naturalmente não estava lá para saber como é que ela falou do assunto.
- Seja como for, algumas alunas sentiram-se *melindradas*, ou chocadas, ou inclusivamente por pura ignorância podem não ter acreditado na professora e ter pensando que era uma hostorieta descabida que ela inventou. Resolveram dar uma de "santinhas e ingénuas" com as respectivas mães e contaram o que a professora tinha falado na aula. Vai daí, as mães, possivelmente também por ignorarem o que realmente os antigos Romanos e Gregos faziam (aqueles malucos eram mesmo uns depravados) parece que foram falar com a professora sobre esse assunto. E penso que foi isto que irritou a professora pois no seu ponto de vista, interpretou que as alunas em causa tinham ido dizer coisas exageradas às suas mães sobre o que ela, a professora, realmente contava nas aulas. E penso que deve ter negado às mães.
- Sendo assim, se a professora não assumia que tinha feito nada de mal, estas mães resolveram encomendar a gravação, não para apanhar a professora passada e irritada com as 2 alunas, mas sim para ouvir mais histórias de depravação sexual da Antiguidade.
E eu penso desta história toda, sobretudo pelo espalhafato que andam a fazer na comunicação social:
- Descabido, exagerado. A professora não reagiu bem à abordagem das mães das alunas, e deve ser chamada à atenção por isso, mas penso que há muito mais com que ocupar o nosso tempo e energia do que isto. E algumas coisas que a professora disse são bem verdade nalgumas escolas que vejo: "alunas aos beijos e linguados a tudo o que mexe..."
Penso que os pais devem ter mais atenção ao que os seus filhos fazem, sobretudo aqueles que gostam de dar um ar de santinho(as).
Bem, este post não está nada mal para politicamente incorrecto. Podem bater à vontade.
Editado pela última vez por EALM em 20/5/2009 20:52, num total de 1 vez.
- Registado: 1/5/2008 2:21
AikyFriu Escreveu:Porque comentam a noticia do Diário Digital sem a lerem?
AikyFriu, eu li.
O meu Prof. também era assim, também dava a matéria, e tinha um espectacular sotaque Britânico e tudo (aula de Inglês)... mas falava demasiado noutras coisas não chamadas para ali.
É o caso desta senhora.
Eu não estou a condená-la "à forca"... apenas concordo que ela não devia estar a dar aulas, e tem de se tratar.
E que provavelmente, quem gravou aquilo ainda vai ter problemas, apesar de, se não fosse aquilo, não se viria a saber de nada... enfim.
carrancho Escreveu:Tenham lá paciência, ela pode ter muitos psico-problemas, não digo que não, mas muito do que ela disse naquela gravação não tem só que ver com esses problemas... ela tem comprovadamente um grave problema de carácter e uma tremenda falta de educação!!!
Abraço,
Carrancho
Bom remate Carrancho! Parece-me óbvio que sim.
Possos não perceber muito de psicologia nem conhecer a senhora, mas o problema mental dela é um grosseiro desajuste na capacidade de se relacionar adequadamente com pessoas de 12 e 13 anos. Falando assim, até poderia dizer que tem um problema de relacionamento com toda a gente.
Considerando que as queixas já se arrastam e já por vários anos, parece-me claro que vocação para professora é coisa que a senhora nunca viu, a não ser para algum tipo de ensino especial que desconheço. Talvez para fetiches bizarros com gritos, réguadas, cinturadas, palmadas, etc... coisas que não foram gravadas!
Pareceu-me ler discussão acerca de não se poder generalizar a toda a classe. Estão a discutir isso? Tenham cuidado, não fiquemos afectados.
É um grande tema (para a ministra!) equilibrar a balança entre as capacidades e desgastes dos professores e a ingenuidade e a malandrice dos alunos.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Desculpem a frontalidade, mas esta achincalharem o caso da professora que cometeu um erro... e o extrapolar a situação para a classe docente é a triste mentalidade tuga...
Todos se julgam na razão de julgar na praça pública... "todos" acham que a professora deve ser despedida, não voltar a ensinar... só falta ser presa.
Não compreendo estas generalizações... como é possível ouvindo uma parte da gravação, generalizar para toda uma carreira...?!
Temos casos de políticos que fazem o que fazem, mas assobiamos para o lado... como se nada se passasse...
Desculpem-me o termo, mas esta conversa onde se fala de professores, enoja a forma como alguns julgam os outros em praça pública...
Nota, como é óbvio condeno a atitude da professora, mas devem as entidades competentes apurar o sucedido...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
MarcoAntonio Escreveu:Será que é assim tão difícil perceber porque é que há alunos que a acham espetacular?
![]()
Pergunta retórica, naturalmente...
Eu também achava que a minha prof. mais espetacular era aquela que faltava muitas vezes. E a outra que não tinha mão em nós e as aulas eram um regabofe pegado!!!
Tenham lá paciência, ela pode ter muitos psico-problemas, não digo que não, mas muito do que ela disse naquela gravação não tem só que ver com esses problemas... ela tem comprovadamente um grave problema de carácter e uma tremenda falta de educação!!!
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Porque comentam a noticia do Diário Digital sem a lerem? é mais facil julgar e condenar pelos 5 minutos que se vêm no filme (confesso que não vi).
Mas leiam a noticia toda. O que está escrito é:
Dezenas de alunos da Escola EB 2/3 Sá Couto de Espinho descrevem a docente, que foi suspensa devido à acusação de manter conversas impróprias nas aulas, como «a professora mais espectacular na escola».
Estudantes do 7.º ao 9.º ano - aos quais a referida docente Joaquina Rocha lecciona as disciplinas de História ou Cidadania do Mundo Actual - afirmam que ela sempre se revelou preocupada com os problemas pessoais dos seus alunos.
«Mas sem deixar de dar a matéria das aulas», asseguram.
Isto não quer dizer que que esteja a defender a professora, quer dizer apenas que devemos ver toda a história e investigar. Não partir do principio que aqueles 5 minutos representam a actividade do professor. Até podem representar e a professora ser incapaz de leccionar, mas nunca pode ser julgada apenas por 5 minutos de imagens escolhidas (repito: que eu não vi).
Contrariamente ao que li aqui, se isto tivesse acontecido na turma dos meus filhos procuraria saber tudo o que se passou naquele e nas outras aulas antes de julgar, não faria afirmações "balofas" como algumas que aqui li.
Um abraço
Mas leiam a noticia toda. O que está escrito é:
Dezenas de alunos da Escola EB 2/3 Sá Couto de Espinho descrevem a docente, que foi suspensa devido à acusação de manter conversas impróprias nas aulas, como «a professora mais espectacular na escola».
Estudantes do 7.º ao 9.º ano - aos quais a referida docente Joaquina Rocha lecciona as disciplinas de História ou Cidadania do Mundo Actual - afirmam que ela sempre se revelou preocupada com os problemas pessoais dos seus alunos.
«Mas sem deixar de dar a matéria das aulas», asseguram.
Isto não quer dizer que que esteja a defender a professora, quer dizer apenas que devemos ver toda a história e investigar. Não partir do principio que aqueles 5 minutos representam a actividade do professor. Até podem representar e a professora ser incapaz de leccionar, mas nunca pode ser julgada apenas por 5 minutos de imagens escolhidas (repito: que eu não vi).
Contrariamente ao que li aqui, se isto tivesse acontecido na turma dos meus filhos procuraria saber tudo o que se passou naquele e nas outras aulas antes de julgar, não faria afirmações "balofas" como algumas que aqui li.
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Caros,
Esta docente tem mesmo o mestrado, não sei de que, mas li no jornal. O que me espanta mesmo, é que agora a aluna que denunciou esta vergonha, pode vir
a ser punida com um processo disciplinar, o que de facto se trata de uma MEDIDA que ENOJA qualquer pai de familia. Sinceramente, se algum daqueles alunos fossem meus filhos, aquela docente nunca mais lecionava naquele estabelecimento. Atênção que eu estou a falar deste caso em particular, assim como também me insurgi contra a aluna que agrediu a professora, não juntemos os casos, á que saber destinguir e avaliar bem as circunstâncias.....Eu sou daqueles que dou muito valor ao trabalho dos professores, que o provem os professores dos meus filhos. Como já disse, esta docente com elevados perfis de formação tem de ser ERRADIADA de lecionar, pois estes actos são actos deploráveis e que pelo vistos já se prolongavam á bastante tempo com constantes ameaças e manipulações de notas. Imaginem quantos alunos não passaram por causa das ameaças dela e quantos passaram o ano por serem cordeiros dela. Simplesmente deplorável esta docente, que devia ir para a escola da boa deçência........
Esta docente tem mesmo o mestrado, não sei de que, mas li no jornal. O que me espanta mesmo, é que agora a aluna que denunciou esta vergonha, pode vir
a ser punida com um processo disciplinar, o que de facto se trata de uma MEDIDA que ENOJA qualquer pai de familia. Sinceramente, se algum daqueles alunos fossem meus filhos, aquela docente nunca mais lecionava naquele estabelecimento. Atênção que eu estou a falar deste caso em particular, assim como também me insurgi contra a aluna que agrediu a professora, não juntemos os casos, á que saber destinguir e avaliar bem as circunstâncias.....Eu sou daqueles que dou muito valor ao trabalho dos professores, que o provem os professores dos meus filhos. Como já disse, esta docente com elevados perfis de formação tem de ser ERRADIADA de lecionar, pois estes actos são actos deploráveis e que pelo vistos já se prolongavam á bastante tempo com constantes ameaças e manipulações de notas. Imaginem quantos alunos não passaram por causa das ameaças dela e quantos passaram o ano por serem cordeiros dela. Simplesmente deplorável esta docente, que devia ir para a escola da boa deçência........
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
MarcoAntonio Escreveu:Será que é assim tão difícil perceber porque é que há alunos que a acham espetacular?
![]()
Pergunta retórica, naturalmente...
Obviamente... como no meu caso passado.
Um Prof. que fale de sexualidade/sexo a toda a hora... toda a gente lhe acha piada, naquela idade.
Mas isso não faz dela boa docente.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 77 visitantes