ANEXO J
jcms Escreveu:Eu mandei o seguinte mail para:
'dsirs@dgci.min-financas.pt'
Bom dia
Em que anexo se deve declarar as compras e vendas de acções estrangeiras com menos de um ano?
Caso seja no anexo J como declarar as menos valias?
No anexo G os encargos com as aquisições podem ser englobados nestas?
Obrigado.
A informação que tenho duma funcionaria das finanças, as acções estrangueiras é no anexo J e só se pode meter as mais valias.
Recebi hoje a resposta ao e-mail:
Assunto: MAIS-VALIAS MOBILIÁRIAS - ARTº 10º DO CIRS
Exmo. Senhor:
Em resposta ao seu pedido de esclarecimento formulado por e-mail a esta Direcção de Serviços e não obstante a escassa informação por si fornecida, informa-se que:
A declaração da alienação de acções estrangeiras detidas há menos de 12 meses, por sujeitos passivos singulares, é feita no anexo J da declaração modelo 3 de IRS, quadro 4 campo 414, nos termos da alínea b) do nº 1 do art.º 10º do Código do IRS.
No referido campo deve ser indicado o saldo entre as mais-valias e as menos-valias (ilíquido do imposto pago no estrangeiro).
O saldo positivo é tributado autonomamente à taxa de 10%, podendo ser englobado por opção do contribuinte formalizada em campo próprio. Deverá ter em atenção que a opção pelo englobamento inclui todos os rendimentos de igual natureza obtidos no ano.
O imposto pago no estrangeiro, devidamente comprovado por documento emitido pela autoridade fiscal do país da fonte dos rendimentos, é igualmente indicado no anexo J.
Com os meus cumprimentos,
- Registado: 29/11/2007 4:08
jcms Escreveu:Eu mandei o seguinte mail para:
Bom dia
Em que anexo se deve declarar as compras e vendas de acções estrangeiras com menos de um ano?
Obrigado.
A informação que tenho duma funcionaria das finanças, as acções estrangueiras é no anexo J e só se pode meter as mais valias.
Não sei quando enviaste o e-mail, mas pelo que conheço das finanças, a resposta servirá apenas para o ano seguinte.
Enfim, é o país que temos...
Bolsa e Mercados Financeiros: http://jr-trader.blogspot.com/
- Registado: 29/11/2007 2:37
Eu mandei o seguinte mail para:
Bom dia
Obrigado.
Bom dia
Obrigado.
- Registado: 29/11/2007 4:08
Pata-Hari Escreveu:CAPS, são acções depositadas numa instituição no estrangeiro, é isso? ou são acções estrangeiras depositadas cá?
Se for a segunda, deverás usar o anego G e G1.
Pata, tens a certeza do que colocaste?
Fui de novo às Finanças e confirmaram que as acções estrangeiras, mesmo sendo transaccionadas através do nosso banco português, são inseridas no anexo J.
Aliás e aqui vem algo completamente ridículo, o que me responderam quando disse que não se podia colocar o menos, foi que apenas se deve colocar caso tenhamos mais valias e passo a citar "Nós só queremos saber das Vossas mais-valias", o que, a ser correcto, na prática significa o seguinte:
Se tivermos + valia de ex 2000€ em titulos nacionais, mas tenhamos - valia de 10 000€ em estrangeiros... ainda teríamos de pagar 200€ de IRS...
Outra coisa: Quanto ao Forex, alguém sabe onde se coloca? Não consegui unanimidades nas finanças...
Obrigado
Obgd Elias
É realmente um confusão, o banco diz que é no J mas como colocar o "-" não sabem como se faz!
As finanças é para esquecer!
Conclusão declarar tudo no G ou G1 este ano para o proximo logo se vê.
No final os valores vão todos dar ao mesmo.
Abraço
É realmente um confusão, o banco diz que é no J mas como colocar o "-" não sabem como se faz!
As finanças é para esquecer!
Conclusão declarar tudo no G ou G1 este ano para o proximo logo se vê.
No final os valores vão todos dar ao mesmo.
Abraço
- Registado: 20/5/2009 18:58
Bem, vai para aqui uma grande confusão.
Eu estou exactamente com o mesmo problema, isto é: Pensei que tinha que declarar no anexo J as +/- valias com acções/CFDs comprados dos mercados europeus/americanos através da platforma Best PRO...
Não é assim?
A plataforma é a do Saxo Bank, mas como é através do BEST, é um banco português.
Aliás hoje fui às finanças, mas é para esquecer, não sabem nada, para 1 simples questão de onde se colocam +valias acções nacionais, têm de ir ler o código do IRS e nem sabem muito bem responder...
E já agora, os dividendos do estrangeiro que não foram sujeitos a retenção em Portugal, esses já se colocam no anexo J?
Obrigado
Eu estou exactamente com o mesmo problema, isto é: Pensei que tinha que declarar no anexo J as +/- valias com acções/CFDs comprados dos mercados europeus/americanos através da platforma Best PRO...
Não é assim?
A plataforma é a do Saxo Bank, mas como é através do BEST, é um banco português.
Aliás hoje fui às finanças, mas é para esquecer, não sabem nada, para 1 simples questão de onde se colocam +valias acções nacionais, têm de ir ler o código do IRS e nem sabem muito bem responder...
E já agora, os dividendos do estrangeiro que não foram sujeitos a retenção em Portugal, esses já se colocam no anexo J?
Obrigado
Olá,
Desculpa não ter respondido antes mas só agora vi este tópico.
Segundo julgo saber, o anexo J destina-se unicamente a declarar rendimentos de capitais, nomeadamente dividendos (os quais contudo não precisam de ser declarados se não optares pelo englobamento).
Todas as mais-valias e menos-valias são declaradas nos anexos G e G1.
1 abraço,
Elias
Desculpa não ter respondido antes mas só agora vi este tópico.
Segundo julgo saber, o anexo J destina-se unicamente a declarar rendimentos de capitais, nomeadamente dividendos (os quais contudo não precisam de ser declarados se não optares pelo englobamento).
Todas as mais-valias e menos-valias são declaradas nos anexos G e G1.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Pata-Hari Escreveu:CAPS, são acções depositadas numa instituição no estrangeiro, é isso? ou são acções estrangeiras depositadas cá?
Se for a segunda, deverás usar o anego G e G1.
São acções dos States e da Belgica compradas atraves, neste caso, do BIG!
Caps, eu a ti declarava essas menos-valias no Anexo G:
Quadro 8 tratando-se de instrumentos financeiros que não partes sociais; e/ou
- campos 901 a 905 tratando-se de instrumentos financeiros que não partes sociais (accções)
No caso das acções, ao declarares os valores de compra e de venda não tens de inserir números negativos;
- Nos demais casos podes inserir valores negativos como te disse: Primeiro o número e só no fim o sinal "-"
Ficas para já com o probelema resolvido. caso mais tarde te chateiem sempre é melhor que te coloquem perante um erro de forma (e terão de explicar como o ultrapassar) do que de substância.
Espero ter ajudado.
FT
Quadro 8 tratando-se de instrumentos financeiros que não partes sociais; e/ou
- campos 901 a 905 tratando-se de instrumentos financeiros que não partes sociais (accções)
No caso das acções, ao declarares os valores de compra e de venda não tens de inserir números negativos;
- Nos demais casos podes inserir valores negativos como te disse: Primeiro o número e só no fim o sinal "-"
Ficas para já com o probelema resolvido. caso mais tarde te chateiem sempre é melhor que te coloquem perante um erro de forma (e terão de explicar como o ultrapassar) do que de substância.
Espero ter ajudado.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
jcms Escreveu:Experimenta meter o valor entre parenteses.
Eu deixei de negociar lá fora por causa disso.
Cumprimentos.
Tambem não dá... ja perguntei nas finanças tambem não sabem e o num de atendimento das finanças dão musica e não atendem RrrRRRRr...
Obrigado
jcms Escreveu:Experimenta meter o valor entre parenteses.
Eu deixei de negociar lá fora por causa disso.
Cumprimentos.
Tambem não dá... ja perguntei nas finanças tambem não sabem e o num de atendimento das finanças dão musica e não atendem RrrRRRRr...
Obrigado
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Aqui_Vale, Bing [Bot], Burbano, goncaladas, Google Adsense [Bot], iniciado1, jmmalmeida, junas, lito, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, trilhos2006 e 154 visitantes