Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 19/5/2009 11:53

sim os 2 euros já foram à vida.

Vendo a quantidade de ordens facilmente se percebe que a maioria delas pertence a pequenos investidores (que têm sempre uma fixação nos números redondos)

Registado: 5/11/2002 12:21

por joaopedropinho » 19/5/2009 11:50

eh eh :lol: tiveste bem Elias..

Quando era novo nestas andanças assustava-me com estas ordens.
Depois comecei a reparar que quem as quer vender já lá tem as ordens metidas, portanto, esses "camiões" costumam ser mais facilmente engolidos do que aqueles que não se veêm.

(enquanto escrevia este post parece que a história repetiu-se)

um abraço

Registado: 8/4/2006 17:25

por Elias » 19/5/2009 11:44

BPI aproxima-se dos 2 euros onde há uma "manifestação de activistas vendedores" :lol:
Anexos
bpi cofres.PNG
bpi cofres.PNG (19.6 KiB) Visualizado 6267 vezes

por Elias » 18/5/2009 16:37

Aqui fica o gráfico do BPI actualizado com o fecho de hoje.

Tracei uma linha ascendente (traço interrompido) que me parece suportar a subda das últimas semanas.
Anexos
bpi.PNG
bpi.PNG (48.99 KiB) Visualizado 6625 vezes

por EuroVerde » 15/5/2009 18:04

Não quis arriscar e fechei hoje a minha posição no BPI. À partida e teóricamente, e uma vez que Isabel dos Santos comprou a 1,88, não seria de esperar ver a cotação a baixo desse preço. Mas a curto prazo o mercado é errático e oscila muito para baixo e para cima do valor justo. Aquele preço só faz sentido numa óptica de longo prazo.

Registado: 29/11/2007 11:19

Re: rsacramento

por rsacramento » 14/5/2009 22:58

deepo Escreveu:rsacramento,

Muito Obrigado pelo esclarecimento.
Mais uma lição importante para mim.
Não tenho muito tempo para estudar na Net. Vendo bem... nem na Net nem em lado nenhum. :x
Já agora. Se não te importas podias dar uma "cheiradela" à AXA. Acho que tu e o Elias acompanham, mais que outros, o CAC e eu tenho, pontualmente, investido nela.
Como agora parece estar a passar uma fase de grande indecisão, gostaria de ouvir outras opiniões.
Sou muito novo nisto.

Muito Obrigado, mais uma vez. :)

PS A projecção (mecânica, que é mais facil para já) que não fiz, por ainda não saber, deu um valor de 2,25. Parece justo.

copiando a linha na vertical, numa escala log, dá por aí: aprox = 2.29
Anexos
proj bpi semanal.png
proj bpi semanal.png (8.93 KiB) Visualizado 7184 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

rsacramento

por deepo » 14/5/2009 21:31

rsacramento,

Muito Obrigado pelo esclarecimento.
Mais uma lição importante para mim.
Não tenho muito tempo para estudar na Net. Vendo bem... nem na Net nem em lado nenhum. :x
Já agora. Se não te importas podias dar uma "cheiradela" à AXA. Acho que tu e o Elias acompanham, mais que outros, o CAC e eu tenho, pontualmente, investido nela.
Como agora parece estar a passar uma fase de grande indecisão, gostaria de ouvir outras opiniões.
Sou muito novo nisto.

Muito Obrigado, mais uma vez. :)

PS A projecção (mecânica, que é mais facil para já) que não fiz, por ainda não saber, deu um valor de 2,25. Parece justo.
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

por pvg80713 » 14/5/2009 21:27

segundo contas que passo a explicar, a Euler Hermes tem 54% da Cosec e o BPI 46%.
porque ?
porque a Allianz é dona da Euler Hermes e tem qualquer coisa como 9% do BPI...

abraço a todos

Registado: 19/4/2005 11:11

por - GOE - » 14/5/2009 21:03

mcarvalho Escreveu:Ministro das Finanças afasta possibilidade de actuais donos da COSEC exagerarem no preço

No money, no fun .. :lol:

Registado: 5/12/2007 16:26

por mcarvalho » 14/5/2009 21:01

Euler Hermes recusa vender posição na Cosec

14/05/2009

A Euler Hermes, empresa que controla 50% do capital da Cosec, afirmou hoje que não pretende alienar a posição no capital da empresa que ontem o primeiro-ministro afirmou que o Estado iria nacionalizar.

A “Euler Hermes está presente em Portugal com uma perspectiva de longo prazo e informou o Governo português que não está a contemplar vender as suas acções”, refere um comunicado da companhia.

José Sócrates anunciou ontem, durante o debate quinzenal no Parlamento, que o Governo vai avançar com uma proposta de compra da empresa de seguros de crédito Cosec. O primeiro-ministro adiantou o “Estado quer ter intervenção directa no mercado de seguros à exportação” e tinha a garantia que os accionistas privados iriam vender.

Já hoje o ministro das Finanças afirmou que o Governo espera chegar "rapidamente" a um acordo para a compra da maioria do capital da Cosec, afastando a possibilidade de os actuais donos inflacionarem o preço da empresa.

Apesar de afirmar que não está interessada em alienar a posição na Cosec, a Euler Hermes afirma que “está disposta a suportar qualquer solução que o Governo pretenda implementar, de forma a ajudar as empresas portuguesas”.

A Cosec, fundada em 1969, é a seguradora líder em Portugal nos ramos de crédito e caução. A empresa é já responsável por conta e ordem do Estado Português pela cobertura e gestão dos riscos de crédito, caução e investimento em países de risco político.

A Cosec é detida em 50% pelo BPI, estando o restante capital na posse da Euler Hermes, a companhia líder mundial no negócio de seguros de crédito que integra o grupo alemão Allianz.

Registado: 17/2/2004 1:38

por mcarvalho » 14/5/2009 21:00

Ministro das Finanças afasta possibilidade de actuais donos da COSEC exagerarem no preço

14/05/2009

O ministro das Finanças espera chegar "rapidamente" a um acordo para a compra da maioria do capital da companhia de seguros COSEC pelo Estado e nega possibilidade de os actuais donos inflacionarem o preço da empresa.

"Esperamos chegar a um entendimento o mais brevemente possível. Vamos continuar com esse esforço de rapidamente podermos concluir esse processo", disse hoje Fernando Teixeira dos Santos em Bruxelas.

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou quarta-feira que o Estado vai comprar a maioria do capital da companhia de seguros COSEC, tendo em vista assegurar que as empresas nacionais terão o apoio indispensável à exportação.

O ministro das Finanças recusou a ideia de que o preço da transacção possa ser mais elevado depois de ser tornado público o interesse do Estado pela empresa em negociações que ainda estão a decorrer.

"Não somos ingénuos na condução de um processo desta natureza", disse Teixeira dos Santos, e explicou que "há critérios objectivos de avaliação que, obviamente, servirão de referência aos valores que terão de ser negociados".

Registado: 17/2/2004 1:38

por rsacramento » 14/5/2009 17:12

deepo Escreveu:Boas,
Vou deixar aqui o meu parecer sobre o que penso que será o futuro próximo do BPI.

-Aquele duplo fundo é bom, não é? Como ainda não sei fazer projecções, agradeço que alguém o faça.
-MM50 e MM200 a "chegarem-se" uma á outra, bem como por se encontrar a negociar acima da MM200.
-Esta a negociar em cima da zona de resistência - 1.80, aproximadamente. É uma zona importante, pelo que tem havido alguma dificuldade em ultrapassá-la.
-A LTa poderá servir de suporte e "mola", para ajudar a passar a resistência.
-A AF do banco é favorável a subidas, segundo dizem.

Em face do exposto, parece-me que o comportamento mais provável é de subida.
Assim de repente... não estou a ver mais nada.
Se alguém tiver algo a acrescentar, faça o favor.
Até á próxima.

como fazer projs:

imagina que o suporte está nos 10 e a resistência nos 15

agora tens (pelo menos) duas maneiras de calcular

1ª (mecânica) - somas à resistência a diferença entre a resistência e o suporte

15 - 10 = 5
proj = 15 + 5 = 20

2ª - logarítmica

resistência vezes resistência a dividir pelo suporte:
15 ^ 2 / 10 = 22,5

se fores ver bem, a segunda maneira adiciona-te ao valor da resistência a percentagem de subida dentro do padrão

% subida = 50%
50% do valor da resistência = 7.5%

proj = 15 + 7.5 = 22.5

:wink:

Registado: 29/11/2007 12:50

por - GOE - » 14/5/2009 16:30

pedrosantosslb Escreveu:
- GOE - Escreveu:Alguém sabe qual o peso que a Cosec tem no BPI ?

E o impacto que a venda ao estado pode ter ?

À primeira vista parece positivo, tendo em conta que entrará liquidez, tão necessária hoje em dia.. :roll:

50% os outros sao da Allianz. o impacto nao sei mas vai trazer certamente liquidez mas não será que tira valor à empresa? a liquidez esgota-se rapidamente.

Esgota-se em investimento, o que não me parece mau de todo..

Mas este episódio deve estar resolvido brevemente, o estado parece estar apressado para realizar esta compra, logo se sabe se será positiva ou não para o BPI, mas à partida parece-o ser.

por pedrosantosslb » 14/5/2009 16:23

- GOE - Escreveu:Alguém sabe qual o peso que a Cosec tem no BPI ?

À primeira vista parece positivo, tendo em conta que entrará liquidez, tão necessária hoje em dia.. :roll:

50% os outros sao da Allianz. o impacto nao sei mas vai trazer certamente liquidez mas não será que tira valor à empresa? a liquidez esgota-se rapidamente.

Registado: 29/11/2007 11:52

por majomo » 14/5/2009 16:12

Ulisses Pereira Escreveu:No gráfico diário, depois da sessão de hoje, essa LT terá validade. Correu bem. Mas ontem não podia ser traçada porque apenas tinha 2 pontos de contacto, já que a sessão de ontem não podia ser considerada.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado.
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por - GOE - » 14/5/2009 16:11

Alguém sabe qual o peso que a Cosec tem no BPI ?

por Ulisses Pereira » 14/5/2009 16:08

No gráfico diário, depois da sessão de hoje, essa LT terá validade. Correu bem. Mas ontem não podia ser traçada porque apenas tinha 2 pontos de contacto, já que a sessão de ontem não podia ser considerada.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por majomo » 14/5/2009 15:57

Ulisses Pereira Escreveu:Macacos, pareces-me estar demasiado nervoso para tomares decisões nos mercados. Há pouco o problema era o BPI estar a cair em contra-ciclo e agora já dizes que há uma resistência nos 1,85? Mas porquê?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, podes fazer algum comentário à LTa que andam a traçar...

Cumps.
-Devo usar STOP's

por Ulisses Pereira » 14/5/2009 15:54

Macacos, pareces-me estar demasiado nervoso para tomares decisões nos mercados. Há pouco o problema era o BPI estar a cair em contra-ciclo e agora já dizes que há uma resistência nos 1,85? Mas porquê?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MACACOS » 14/5/2009 15:50

não passa dos 1.85, sera a ma20 uma resistencia?

Registado: 29/11/2007 10:02

por pjota1 » 14/5/2009 14:16

Se a evolução dos mercados fosse uma ciência exacta não precisávamos trabalhar...

Registado: 30/4/2009 15:34

por MACACOS » 14/5/2009 13:51

não precebo isto, bes e bcp caiem o bpi tambem, bcp e bes sobem o bpi desce, e esta bull senão...

Registado: 29/11/2007 10:02

por majomo » 14/5/2009 12:06

Laaz Rockit Escreveu:
majomo Escreveu:Essa "LTa" só tem dois toques pelo que não é uma verdadeira LT... eu acho mais importante a possível quebra do suporte na zona dos 1,80/1,83...

Eu vejo mais do que 2. :wink:

Mais do que dois?! :-k

Onde?

Cumps.
-Devo usar STOP's

por Laaz Rockit » 14/5/2009 12:01

majomo Escreveu:Essa "LTa" só tem dois toques pelo que não é uma verdadeira LT... eu acho mais importante a possível quebra do suporte na zona dos 1,80/1,83...

Eu vejo mais do que 2. :wink:
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por majomo » 14/5/2009 11:59

Essa "LTa" só tem dois toques pelo que não é uma verdadeira LT... eu acho mais importante a possível quebra do suporte na zona dos 1,80/1,83...
-Devo usar STOP's

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], niceboy, trilhos2006 e 129 visitantes