Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Um sinal de médio prazo no BPI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Cumprimentos

por paradiselost » 18/5/2009 10:22

Quero saudar todo o caldeirão e anunciar a minha entrada neste importante forum da bolsa.
Uma palavra de amizade para o administrador Ulisses pela iniciativa de criar este fértil espaço de debate, de opiniões e esclarecimento sobre a temática da bolsa.
Abraço a todos os membros.

paradiselost

Registado: 18/5/2009 10:12

in bpi

por mcarvalho » 18/5/2009 9:46

BCP revê estimativas e continua a recomendar comprar acções do BPI

18/05/2009

O Millennium Investment Banking, unidade de “research” do BCP, revisitou as estimativas para o BPI, revendo-as em alta após os “fortes” resultados do primeiro trimestre. O preço-alvo subiu para 2,30 euros, sendo que o BCP continua a recomendar a compra de títulos do BPI.

“Após os resultados de 2008, e os fortes resultados do primeiro trimestre de 2009, revimos em alta as nossas estimativas. Elevámos a nossa avaliação de 2,10 euros para 2,30 euros”, refere a analista Rita Silva numa nota de “research” emitida na sexta-feira, a que o Negócios teve acesso. É um aumento de 10%.

As principais “revisões estão relacionadas com Angola e ao consumo de capital necessário para atingir rácios de capital ‘óptimos’”. O Millennium IB acrescenta que “nas actividades internacionais do BPI, revimos em alta o crescimento da concessão de crédito de 5% para 25%, reconhecendo que as anteriores previsões eram demasiado conservadoras”.

“No global, mantemos a nossa opinião positiva para o BPI já que consideramos que este é um banco focado no seu ‘core business’, bem capitalizado, sem grandes problemas no seu fundo de pensões, sem exposição ao ‘subprime’, sem problemas de liquidez e com baixos custos de aprovisionamento”, conclui Rita Silva.

As acções do BPI estão hoje a negociar em alta ligeira de 0,16%, a cotar nos 1,893 euros. Face ao novo “target” de 2,30 euros definido pelo Millennium IB as acções do banco liderado por Fernando Ulrich apresentam um potencial de valorização de 21,5%. Neste sentido, o banco de investimento mantém a recomendação de “comprar” para os títulos do BPI.

Registado: 17/2/2004 1:38

por mcarvalho » 18/5/2009 0:44

Crédito
Caixa começa a negociar a compra da Cosec
Maria Ana Barroso e Alexandra Ferreira de Almeida
18/05/09 00:05

--------------------------------------------------------------------------------
Collapse Comunidade
Partilhe: Banco quer vender a sua posição de 50%. A Euler Hermes prepara-se para fazer o mesmo.

O Governo já começou a negociar com o BPI a compra dos 50% que o banco tem na Cosec. O Executivo mandatou o Caixa Banco Investimento para negociar com o BPI que, segundo disse ao Diário Económico fonte oficial do banco, está disponível para vender a sua posição na seguradora de crédito.

Mas, para controlar a Cosec, o Governo precisa que o accionista francês da empresa, a Euler Hermes, também aceite vender pelo menos uma parte dos outros 50% que detém na seguradora. Na quinta-feira passada, a empresa francesa emitiu um comunicado onde dizia que estava em Portugal "com uma perspectiva de longo prazo" e que "não ponderava vender a sua parte", acrescentando, no entanto, que estava disponível para apoiar qualquer estratégia do Governo para ajudar as empresas portuguesas. Já na sexta-feira, fonte próxima da administração da Cosec disse ao Diário Económico que dificilmente a Euler Hermes iria resistir à pressão do Governo e que esta iria acabar por vender a posição.

D Económico

por deepo » 16/5/2009 21:50

nunosilva76 Escreveu:Olá a todos.
Ando nisto à pouco, mas sigo as vossas análises com atenção, o que me fez entrar nesta acção a 2.01 na semana passada, convicto que estava em arranque lá para cima. Isso não se verificou e a coisa esteve feia, tocando os 1.72 o que me deixou á beira de um ataque de nervos, mas acreditei sempre e não sai em perda. Neste momento acredito que o suporte 1.86 tem força e por isso e estando eu numa óptica de longo prazo, estou dividido em esperar assim ou reforçar para conseguir um preço médio mais baixo, sempre na certeza de que este título irá por aí acima. Estarei a ser demasiado optimista ou será melhor ficar por aqui. Obrigado, pelas opiniões e bons negócios.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=361476

Espero que tenha utilidade.
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

por artista_ » 16/5/2009 21:44

Cada um deve usá-los da forma que considere mais adequanda para a sua estratégia de negociação, pontos de entrada e saída, stops, etc...

É um bocado como em muitas outras coisas, temos uma forma coerente de actuar porque consideramos que é a melhor, umas vezes ela é vantajosa, outras não, o importante é que ele seja a que melhor responde ao que queremos, não podemos é querer que funcione sempre a nosso favor... era bom mas isso é utópico!

Esta questão até me fez lembrar uma opção do Mourinho que acha que não deve colocar nenhum jogador a defender os postes quando tem um canto contra, não sei qual é a razão pela qual ele defende isso, mas sei que há muitos que defendiam que era a opção mais correcta porque esses jogadores poderiam evitar golos colocados nessa posição!! Obviamente que o Mourinho opta por outra forma de defender que acha mais correcta porque tem outras vantagens ao não os colocar lá (li quais eram as que ele referiu mas não me lembro) e não vai pensar que errou de cada vez que verificar que sofreu um golo que não sofreria se tivesse uma jogador junto ao poste!! Talvez se sofresse muitos chegaria à conclusão que estava errado e que era melhor colocá-los lá... como não me lembro de ele o fazer, acho que continua a pensar da mesma forma!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por nunosilva76 » 16/5/2009 20:14

Olá a todos.
Ando nisto à pouco, mas sigo as vossas análises com atenção, o que me fez entrar nesta acção a 2.01 na semana passada, convicto que estava em arranque lá para cima. Isso não se verificou e a coisa esteve feia, tocando os 1.72 o que me deixou á beira de um ataque de nervos, mas acreditei sempre e não sai em perda. Neste momento acredito que o suporte 1.86 tem força e por isso e estando eu numa óptica de longo prazo, estou dividido em esperar assim ou reforçar para conseguir um preço médio mais baixo, sempre na certeza de que este título irá por aí acima. Estarei a ser demasiado optimista ou será melhor ficar por aqui. Obrigado, pelas opiniões e bons negócios.

Registado: 14/5/2009 20:10

por fenrir » 14/5/2009 22:33

Como sou novato nestas andanças uso stops automáticos
mas já me aonteceu várias vezes os stops serem activados na primeira hora após a abertura,
quando a liquidez é geralmente mais baixa.

Hoje o meu stop fez o mínimo diário da Sonae :D
O stop estava no suporte dos 0,66 (menos 3%)
No outro dia aconteceu no BPI :(

Enfim... espero que me sirva de lição!

Registado: 21/11/2008 15:40

por rjac » 14/5/2009 18:45

Elias Escreveu:Eu penso que os stops automáticos, aplicáveis no intraday, podem ser uma boa opção para quem negocia no curto prazo mas podem ser um desastre para quem investe numa base de médio-longo prazo.

concordo plenamente

Registado: 29/7/2008 7:57

por rjac » 14/5/2009 18:43

lcaldei1 Escreveu:
Eu estava a falar neste caso. A minha estratégia é clara: Quando percebo que é inevitável um fecho abaixo do meu "stop mental", começo a tentar fechar a posição. Nem sempre é fácil de perceber, nem sempre resulta, mas é a minha forma de actuar no mercado.

Ulisses, estás a conduzir isto para a sensibilidade de cada um no momento, torna-se um pouco subjectivo.

Verdade que as flutuações diárias me dão grandes problemas com stops sejam eles automáticos ou não.

Dou-te um exemplo concreto diz-me onde errei:

há 2 dias o BCP afundou 9% saí com um stop automático a -4%.

Hoje o BPI fez um minimo a 1,72 saí com um stop mental a 1,75. Fecho da acção 1,86.

Sei que vou adorar stops quando me derem razão e odiar quando errar.
Mas a minha actuação nos 2 casos tem algo que merece alguma ponto de criticável ou oportunidade de melhoria?

Obrigado pelas dicas e comentários.

Boas,

n sou o Ulisses mas atrevo-me a dizer q no caso do BPI eventualmente poderias ter usado um stop mental mais na zona do 1,7 ou um pouco menos... segundo o gráfico q está um pouco mais acima podes verificar q a LTA seria validada nesse ponto portanto, se a visitasse na sessão n seria dramático. Isto é a minha opinião... mas n sei se vale de mt dado q a experiência prática é nula

E é claro que estando de fora e já pertencendo ao passado é mt mais fácil falar... :mrgreen:

cpts,

Registado: 29/7/2008 7:57

por Elias » 14/5/2009 18:41

Eu penso que os stops automáticos, aplicáveis no intraday, podem ser uma boa opção para quem negocia no curto prazo mas podem ser um desastre para quem investe numa base de médio-longo prazo.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 14/5/2009 18:39

Lcaldei, tudo tem prós e contras. E quando eu faço em meus métodos não quer dizer que eles devam ser utilizados por todos.

Quanto à subjectividade, é natural. Nem tudo pode ser quantificado, nem todos podem negociar "by the book".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por lcaldei1 » 14/5/2009 18:33

Eu estava a falar neste caso. A minha estratégia é clara: Quando percebo que é inevitável um fecho abaixo do meu "stop mental", começo a tentar fechar a posição. Nem sempre é fácil de perceber, nem sempre resulta, mas é a minha forma de actuar no mercado.

Ulisses, estás a conduzir isto para a sensibilidade de cada um no momento, torna-se um pouco subjectivo.

Verdade que as flutuações diárias me dão grandes problemas com stops sejam eles automáticos ou não.

Dou-te um exemplo concreto diz-me onde errei:

há 2 dias o BCP afundou 9% saí com um stop automático a -4%.

Hoje o BPI fez um minimo a 1,72 saí com um stop mental a 1,75. Fecho da acção 1,86.

Sei que vou adorar stops quando me derem razão e odiar quando errar.
Mas a minha actuação nos 2 casos tem algo que merece alguma ponto de criticável ou oportunidade de melhoria?

Obrigado pelas dicas e comentários.

Registado: 18/2/2008 9:13

por Elias » 14/5/2009 18:32

Eu percebo o que o Ulisses quer dizer com é inevitável um fecho abaixo do meu "stop mental".

Normalmente a partir das 16h15 começo a fazer essa triagem - no caso dos states é partir das 20h45m.

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 14/5/2009 17:26

Ulisses Pereira Escreveu:Eu estava a falar neste caso. A minha estratégia é clara: Quando percebo que é inevitável um fecho abaixo do meu "stop mental", começo a tentar fechar a posição. Nem sempre é fácil de perceber, nem sempre resulta, mas é a minha forma de actuar no mercado.

Um abraço,
Ulisses

escapou-se-me o sentido do "neste caso"

ok

pois, não deve ser fácil, muitas vezes, sintonizar a intuição com o movimento real do preço

mas de facto pode poupar nalguns picos que de outra maneira nos fariam sair contra vontade :)

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 14/5/2009 17:21

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 14/5/2009 17:17

Ulisses Pereira Escreveu:Teria poupado ou teria custado caro, neste caso?

Um abraço,
Ulisses

afundanço continuado (exemplo)
cotações intraday:
20
19.9
19.5
19
18.5
18

caso amador
tem stop a 19
perde 5%

caso pro
perde 10%

por Ulisses Pereira » 14/5/2009 17:11

Teria poupado ou teria custado caro, neste caso?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 14/5/2009 17:02

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, para quem tem que usar stops automáticos, isso teria acontecido. A questão é que acontecem imensas rupturas intradiárias e é por isso que o fecho é a melhor altura para se decidir pela activação ou não dos "stops".

Um abraço,
Ulisses

isso reflecte uma das vantagens dos profissionais: poderem ver o filme em directo

contudo, como consegues sentir se a queda é apenas um sobressalto, ou se pelo contrário, se trata de um (continuado) afundanço?

é quee neste caso o stop automático teria poupado bastante...

por lcaldei1 » 14/5/2009 12:49

Ulisses desculpe a ignorância. Mas em que se baseia para afirmar que o fecho é a melhor altura? É as variações intra-diárias por vezes fazem-me "tremer"...

Fazem-te tremer e com razão pois uma regra básica é saber preservar o capital.

Percebo o que Ulisses diz sobre os fechos que acabam por ser momentos de mais verdade do mercado, mas não concordo, como prática, acho que devemos ser mais disciplinados colocando stops automáticos e deixá-los fazer a sua função.

Onde colocar os stops já é um tema que merecia uma grande discussão.

por leo_pt » 14/5/2009 12:31

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, para quem tem que usar stops automáticos, isso teria acontecido. A questão é que acontecem imensas rupturas intradiárias e é por isso que o fecho é a melhor altura para se decidir pela activação ou não dos "stops".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses desculpe a ignorância. Mas em que se baseia para afirmar que o fecho é a melhor altura? É as variações intra-diárias por vezes fazem-me "tremer"...

cumprimentos
Quem tudo quer tudo perde!

Registado: 8/4/2009 17:19

por Ulisses Pereira » 14/5/2009 12:21

Sim, para quem tem que usar stops automáticos, isso teria acontecido. A questão é que acontecem imensas rupturas intradiárias e é por isso que o fecho é a melhor altura para se decidir pela activação ou não dos "stops".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por lcaldei1 » 14/5/2009 12:15

tal como disse na altura da análise (quando foi discutida a questão dos dividendos), não vejo os suportes/resistências como pontos isolados e 2 ou 3 cêntimos

Ok percebo isso, mas já te apercebes-te que a estratégia de se proteger com 1 stop um pouco abaixo dos 1,80 também já deitava hoje por terra a aposta nela, dada o minimo de 1,72.

por Ulisses Pereira » 14/5/2009 11:55

Ulisses, consideras a o fecho de hoje uma quebra consistente ou devemos esperar confirmação para o dia de amanhã?

Lcaldei, vou transcrever-te a minha resposta sobre a mesma questão que ontem me foi colocada sobre a EDP:

tal como disse na altura da análise (quando foi discutida a questão dos dividendos), não vejo os suportes/resistências como pontos isolados e 2 ou 3 cêntimos acima/abaixo desses valores na EDP são completamente marginais para determinar se uma resist~encia ou suporte foi quebrado. Quando a acção está nessa situação, eu costumo dizer que está em cima do suporte/resistência.

É importante, na análise técnica, falarmos sempre de zonas e não de pontos isolados. Nessa óptica, mantenho completamente inalterada a minha análise sobre a EDP.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por mcarvalho » 14/5/2009 9:32

Governo mantém contactos com accionistas privados para comprar Cosec

14/05/2009

O Governo mantém, nesta fase, contactos com os accionistas da Cosec para recomprar as posições privadas na empresa de seguros de crédito, disse ao Negócios fonte oficial do Ministério das Finanças.

O primeiro-ministro José Sócrates anunciou ontem ser intenção do Executivo comprar a seguradora Cosec.

Ao Negócios, fonte oficial do Ministério das Finanças adiantou que “estão neste momento a decorrer os contactos com os accionistas da Cosec”, pelo que é ainda prematuro revelar o valor da transacção e o seu calendário.

A Cosec é detida em 50% pelo Banco BPI e em 50% pelos franceses da Euler Hermes, do grupo Allianz

por msp1978 » 13/5/2009 21:36

A mim os 1.82 não me pareciam ter sido uma resistencia forte (só identifico um toque em 2 dias consecutivos) e portanto tb não contava com ela como suporte relevante, e infelizmente o mercado parece concordar.
Neste momento parece-me crucial a zona dos 1.70 a 1.72 onde se cruzam uma LTA e uma de suporte.
Mas claro que daqui até lá ainda são 6%...

Abraços

Aqui fica o meu gráfico.
Anexos
BPI.JPG
BPI.JPG (45.35 KiB) Visualizado 3454 vezes

Registado: 17/11/2008 0:44

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot] e 28 visitantes