Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistema Martingale com Money Management - Fónix

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tonirai » 18/5/2009 20:01

salvadorveiga Escreveu:Crómio esse sistema MT4 é feito por ti?

Se puderes arranja-me ai livrinho se tiveres com codigo pa isso tmb gostava de aprender umas cenas

Tens tudo que precisas aqui:

http://book.mql4.com/

Também tens um link para download do mesmo (à esquerda, ao fundo do índice).

Registado: 19/4/2007 18:26

por salvadorveiga » 18/5/2009 16:42

Crómio esse sistema MT4 é feito por ti?

Se puderes arranja-me ai livrinho se tiveres com codigo pa isso tmb gostava de aprender umas cenas

Registado: 12/3/2008 22:06

por Fenicio » 18/5/2009 15:57

Boas Crómio,

Venho acompanhando o thread por pura curiosidade pois não sou nem um pouco adepto de sistemas Martingale.

De facto, como foi dito por outros foristas, considero o sistema Martingale um sistema com um forte conceito anti-money management, uma espécie de bilhete de primeira classe (caro) só de ida com destino à bancarrota.

As tuas participações no fórum são sempre interessantes, mas espero sinceramente que no que toca a sistemas Martingale, que continues apenas com as experiências aqui relatadas e que não te deixes enganar por "falsas promessas".

Keep going!
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Crómio » 18/5/2009 15:30

Mais um update ao sistema kamikaze com pára-quedas:

O AUDCAD recuperou bem e conseguiu fechar a posição.

O USDJPY está com perdas monstras e por muito pouco não fechou posições com 25% de perda na carteira.

Neste momento está em recuperação e já vai no nível 12 com -173$.

O teste ao melhor sistema Martingale que vi já está concluido e o resultado foi:

"Mith busted", o sistema está bem construído e não há risco de perder todo o capital mas o risk/reward continua muito elevado, apesar de o sistema ter ganho desde o início 5%, se fossem fechadas todas as posições neste momento haveria uma perda de 5%.

Vou deixar o sistema correr para assistir ao seu colapso ou recuperação, por pura curiosidade.

O código é demasiado complexo para uma iniciação aos sistemas no MT4, terei que descer mais abaixo no grau de complexidade para poder conseguir desenvolver um sistema básico de raiz.

Ficam as fotos,

Abraço
Anexos
audcad E.PNG
audcad E.PNG (31.57 KiB) Visualizado 3802 vezes
EURUSD E.PNG
EURUSD E.PNG (27.8 KiB) Visualizado 3798 vezes
USDCAD E.PNG
USDCAD E.PNG (28.39 KiB) Visualizado 3803 vezes
USDJPY E.PNG
USDJPY E.PNG (30.89 KiB) Visualizado 3798 vezes
Trades.PNG
Trades.PNG (63.62 KiB) Visualizado 3796 vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Crómio » 12/5/2009 15:00

Update:

O sistema está a aproximar-se do colapso:

USDJPY no 9º nível com perda de $110 próximo dos $125 de Equity Protection, abri o EP para os 100% de forma a apanhar o próximo nível e depois aí sim, fechar as posições abertas, com perda de 25% da carteira.

AUDCAD no 8º nível com perda de $85, entrou mal logo de início.
O EP continua nos 50% com risco máximo para a carteira perto dos 13%.
Se já tivesse activado o 9º nível estaria o trade fechado há muito.

USDCAD no 4º nível, ainda longe de perder o controlo.

Ficam os bonecos e o sistema a perder o controlo muito antes de ter ganho 13% necessários para aguentar um EP.

Abraço
Anexos
USDCAD E.PNG
USDCAD E.PNG (29.29 KiB) Visualizado 3866 vezes
audcad E.PNG
audcad E.PNG (36.06 KiB) Visualizado 3866 vezes
USDJPY E.PNG
USDJPY E.PNG (30.92 KiB) Visualizado 3864 vezes
Trades.PNG
Trades.PNG (67.22 KiB) Visualizado 3864 vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Crómio » 11/5/2009 10:26

Um pequeno update:

AUDCAD no 7º nível e a recuperar.

Caso tivesse accionado o 8º nível neste momento já teria fechado todas as posições com um ganho de cerca de 3% para a carteira.

Não fechou as posições do 7º nível por poucos pips.

USDJPY agora no 7º nível com a inversão do par a ter ocorrido no final da semana passada.

Ainda não percebi porque é que só no EURUSD e no USDJPY é que foram colocadas ordens de SL.

Ficam os bonecos.

Abraço
Anexos
USDJPY E.PNG
USDJPY E.PNG (30.77 KiB) Visualizado 3958 vezes
audcad E.PNG
audcad E.PNG (35.06 KiB) Visualizado 3965 vezes
Trades.PNG
Trades.PNG (62.32 KiB) Visualizado 3967 vezes

William Bernstein

por Crómio » 8/5/2009 20:40

Meus caros:

Toni,

Obrigado pelas palavras, assim como a ter conhecido a plataforma através de ti, que fazes price follow (é isso não é?) modalidade que aprecio bastante essa, mas que só me faz aumentar o vício, a loucura e acelerar o momento da morte :P

Cem, meu Caríssimo e Respeitado,

O teu comentário foi um balde de água fria, mas tens toda a razão e sabes bem que conheço os teus estudos na matéria.

No entanto, no meu caminho, estou a tentar transmutar a minha assinatura na tua, e poder ter um falhanço com mais entusiasmo e menos perda na carteira real.

Assim, ao estudar este código aprendo uma série de conceitos como o simples colocar de ordens, cálculos de TP ou SL, abertura de novas posições, alteração de ordens, cálculo de DD, de equity total e parcial vs balanço, problemas de requotes, ordens negadas, cálculo de lotes...

Enfim, tenho como objectivo primário compreender o código e assim aprender a programar em MT4.

Depois este sistema é interessante, nem que seja do ponto de vista académico, estilo: até que ponto o Martingale pode ser seguro ou fiável ou conservador... se calhar quando esse Martingale atingir o anti-Martingale :lol:

Sou um jogador de risco, no virtual e no real, e uma brincadeira destas não tem o infinitésimo de risco de certas opções de Vida que vou tomando, às vezes triple or nothing.

Resumindo, não ralhes muito comigo, que eu só quero é aprender :P

rjac,

Portanto, o q vejo nesta estratégia é: assumo altos níveis de risco e se dps correr mal, vamos geri-lo.

Ou seja, parece-me ser um sistema kamikaze, mas com um tipo q leva um para-quedas.

É a minha humilde opinião.

Tens toda a razão no que dizes, é quase exactamente isso eu só mudaria é: assumo altos níveis de risco e a coisa vai correr mal, mas tento equilibrar o alto risco com um perfil de MM super-conservador.

A metáfora do kamikaze está demais, é essa a ideia mesmo! :mrgreen:

Camisa,

Sabendo-te adepto de Martingale, infelizmente não consegui apanhar nenhuma pista do teu método, podes dar uma ideia do que consideras um Martingale viável?

Em relação aos movimentos violentos contra a nossa entrada, eu sei que cisnes pretos no forex estão ao virar de práticamente todas as esquinas, mas o objectivo aqui é conseguir enfrentar um cisne preto quando ele aparecer, digamos que é como um condutor de rali, o acidente é certo acontecer, mas pode-se papar muita estrada até ele vir... e ganhar campeonatos.

Quando vier tenho cintos xpto e Santo Antónios a proteger.

Perco um campeonato mas já ganhei uma série deles antes... o problema aqui é se tivermos o acidente logo no início e para isso temos que começar com montantes reduzidos para que o embate, caso venha cedo demais não cause muito dano.

Toni (novamente),

O Cem chama ao que descreves no teu post piramidagem controlada que básicamente é ires reforçando posições em pontos próximos do stop loss positivo, tipo num retrace e sempre com uma posição menor que a anterior.

Nunca reforço em terrenos negativos.

A todos:

Sim eu sei que Martingale é um AtomicTimeBomb mas eu gosto da loucura e de a explorar até à sanidade!

Abraço e obrigado pela presença
Anexos
audcad E.PNG
audcad E.PNG (38.21 KiB) Visualizado 4056 vezes

William Bernstein

por tonirai » 8/5/2009 14:51

Camisa Roxa Escreveu: ...mais semana menos semana mais mês menos mês vem 1 daqueles movimentos de 1000 pips sem grandes retracements que rebenta com todos os sistemas desse tipo, acredita que não são tão raros assim esses movimentos, já assisti a muitos...

X2 :wink:

Eu nunca experimentei qualquer sistema desse tipo, justamente por me parecer óbvio e lógico o que movimentos de grande amplitude fazem a sistemas destes.

Cem:
Eu até sou contra a utilização de uma estratégia de Martingale perto do stop de saída (Take Profit)... quando muito, aceito uma estratégia inversa, de reforços cada vez mais pequenos ao aproximar do target... porquê?

Porque quando mais próximo do Take Profit, mais hipóteses há do movimento favorável parar e inverter... e se reforçarmos dobrando as posições, corremos o risco de qualquer inversão ir "comer" os lucros acumulados desde a entrada.

Exemplo:
Entras com 1 lot, com um take profit de 50 pips;
Chegas aos +40, reforças dobrando a posição;
Esta não chega aos +50, e retrai, sendo fechada aos +30;
O resultado: +30 (1ª entrada de 1 lot) -20 (reforço de 2 lots) = +10.

Ou seja, dás por ti a sair de uma posição vencedora de 30 pips, equivalente a uma de apenas 10 pips.

Já se o reforço fosse metade, terias:
+30 (1ª entrada de 1 lot) -5 (reforço de 0.5 lots) = +25.
Penso ser uma melhor estratégia de Money Management.

Abraço.

por Camisa Roxa » 8/5/2009 12:01

concordo com o Cem, aliás Crómio, que eu saiba todos os sistemas Martingale no forex-tsd deram barraca, podem ter bastante sucesso mas mais semana menos semana mais mês menos mês vem 1 daqueles movimentos de 1000 pips sem grandes retracements que rebenta com todos os sistemas desse tipo, acredita que não são tão raros assim esses movimentos, já assisti a muitos...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Crómio » 8/5/2009 10:43

Desculpem mas ontem o computador implodiu com esta história do Martingale, fiquei sem net e com o sistema todo marado, depois de 3 reboots e bastantes tentativas de me colocar online fui dormir.

Aqui ficam as restantes imagens que não puderam ir e mais tarde responderei às questões colocadas.

Abraço
Anexos
USDJPY.PNG
USDJPY.PNG (38.12 KiB) Visualizado 4210 vezes
USDJPY E.PNG
USDJPY E.PNG (29.81 KiB) Visualizado 4215 vezes
Trades.PNG
Trades.PNG (50.22 KiB) Visualizado 4218 vezes

William Bernstein

por rjac » 8/5/2009 10:12

Bom dia,

esta é a minha opinião, e pelo nº de msgs vale o q vale mas aqui vai:

essa estratégia não me parece ser muito coerente.

Pelo resumo apresentado, o sistema Martingale é praticamente incompatível com um sistema saudável de Money management e gestão do risco pq o q estamos a fazer com esse sistema é exactamente hipotecar tudo o que MM e gestão de risco possam defender, ora vejamos:

-Abro uma posição;
-Essa posição revela-se perdedora;
- Uma boa prática da gestão do risco e money management diz-me q devo abandoná-la assim q possível, reconhecer o erro e seguir em frente (n está escrito, mas acho q podemos entender assim)
- o martingale por outro lado diz-me: estás a perder?! dobra a posição...

Ora isto é exactamente o oposto!

Portanto, o q vejo nesta estratégia é: assumo altos níveis de risco e se dps correr mal, vamos geri-lo.

Ou seja, parece-me ser um sistema kamikaze, mas com um tipo q leva um para-quedas. :mrgreen:

É a minha humilde opinião.

Cumprimentos,

Registado: 29/7/2008 7:57

Re

por Cem pt » 8/5/2009 9:58

Amigo Crómio:

Faz um favor a ti mesmo, pára com essa experiência, está mais que provado que o único método de sucesso para money management nos mercados é precisamente um sistema Anti-Martingale.

Só deves arriscar mais capital quanto maiores forem os teus ganhos, se estiveres a perder deves arriscar menos, só assim poderás sobreviver no trading!

Usar um similar de Martingale só é aconselhável muito perto do stop de saída, tudo o resto é deitar dinheiro pela janela fora.

Tens um tópico que desenvolve muito esse tema senão me engano quando falo da "Bomba Atómica" do trading numa thread que foi muito divulgada e que conheces bem.

Abraço,
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por tonirai » 8/5/2009 2:17

Só uma pequena passagem por aqui para te incentivar e desejar sorte nesta tua descoberta/aprofundamento dos temas de Forex e EAs :wink:

Pessoalmente, não sou fã dos sistemas de Martingale... mas se tu és, boa sorte nos estudos!
E de qualquer forma, tem de se começar por algum lado...

Eu também experimentei várias estratégias/abordagens até encontrar aquela que, de momento e desde há já algum tempo, se adequa ao meu perfil :)

PS:
Que estranho para mim ver gráficos de Metatrader neste forum :mrgreen:

Sistema Martingale com Money Management - Fónix

por Crómio » 8/5/2009 1:54

Boas!

Tenho andado a fazer umas experiências em FX que gostaria de partilhar e vou tentar ser o mais resumido possível já que este assunto pode facilmente desenvolver.

A plataforma é o Metatrader4 e assim que o instalei e comecei a googlar não demorou muito até me aperceber que esta plataforma além de ser gratuita para quem abra conta em qualquer uma das dezenas de bucket shops que por aí existem, tem uma linguagem muito parecida com C e está francamente em expansão por esses fóruns de forex onde se pode encontrar material a todos os níveis, desde simples indicadores até experts mais ou menos complexos, programação para totós ou para cromos experientes.

Ora andando eu há algum tempo em busca de uma plataforma de negócio free e mais potente que o ProRealTime em termos de programação de sistemas e penso ter encontrado a plataforma para me iniciar, numa tentativa de dirigir a minha energia de negociação para um método que me permita controlar a emoção.

E para quem quer controlar a emoção nada como testar um sistema baseado em Martingale, estratégia que normalmente resulta numa implosão da conta após uma série de averages down exponencialmente galopantes.

Para quem não sabe, e muito resumidamente, o método de Martingale é dobrar uma posição quando esta se mostra perdedora na esperança de que haja um movimento contra-tendência que anule as perdas e as transforme em ganhos.

Se o movimento continuar contra a nossa entrada, voltar a dobrar e assim sucessivamente, até conseguir o ganho ou estoirar a conta.

Em português chama-se "reduzir o preço médio" ou "reforçar" e normalmente corre bem até ao dia da implosão final, que com certeza será culpa de uma meia dúzia de tubarões...

Aliás... foi essa estratégia que me levou à primeira falência, mas a culpa foi mesmo minha, no máximo uma sireia... nunca um tubarão.

Ora então porquê investir tempo num sistema Martingale?
Porque é que o Martingale não funciona?
E como poderá funcionar?

A resposta é simples: Money Management e Gestão de Risco

Este sistema surge de uma ideia de automatizar um sistema já utilizado por um user num fórum de Forex, e que queria automatizar um sistema de grelha Martingale.

Pediu ajuda à comunidade, e aos poucos foi-se desenvolvendo um expert chamado Blessing.

A discussão foi gerada, muitos problemas de programação e compatibilidade com as corretoras surgiram, de método e estratégia e de Money Management.

É onde reside a chave do sucesso de qualquer sistema e parece ser verdade também ao Martingale... bem... será mais inspirado em Martingale mas não é um Martingale à letra e passo a tentar novamente explicar resumidamente o sistema:

Existe um sinal de entrada curto ou longo, sinal tão simples como o preço estar abaixo ou acima de uma EMA.

Se estiver acima da EMA, o sistema abre uma posição longa, o inverso para o inverso.

É criada uma grelha (grid) de "reforços", com um afastamento inicial de 10 pips até ao 3 nível, 50 até ao 5 nível, 100 pips até ao 7 nível e depois o espaçamento começa a reduzir.

Nível significa quantos "reforços" se fizeram, sendo que o nível 1 é a entrada.

Depois existe o multiplicador, que é quanto se vai reforçar no nível seguinte, que em Martingale puro seria 2x a entrada anterior mas aqui é um valor bem inferior, variando entre o 1,2 a 1,6.

Por fim (não é bem por fim, mas tento resumir) temos um ponto de "pânico" que é quando o nível 12 é atingido e o preço se desloca até ao ponto de entrada do nível 13 o sistema fecha todas as posições e assume as perdas (enormes).

Ou quando chega aos 50% de perda total, o chamado Equity Protection.

Fazendo um reset ao sistema.

Portanto é um sistema Martingale onde no máximo só se perde 50% da conta... sempre é melhor do que perder tudo...

Mas o objectivo é que a EP nunca seja accionada ou seja accionada tão raramente que o sistema continue a ser bastante rentável e para isso fazem-se back e forward tests em vários pares e com condições variáveis:

- EMA
- Grid spacing
- Timescale
- Equity Protection level (não é obrigatório der 50%)
- Multiplicador

E mais uma série de variáveis que foram criadas de forma a se poder optimizar o sistema.

Capital mínimo para deixar respirar o sistema, por par: 250€ com conta Micro, 2500€ conta Mini.

Abri uma conta demo na IBFX de $2.000, instalei o EA chamado Blessing2 V5.1, com os settings que se comportaram melhor nos pares que se comportaram melhor nos últimos 6 meses e esses são:

EURUSD
USDJPY
USDCAD
AUDCAD

Só fiz uma alteração aos settings optimizados que foi particionar $250 para cada par, inicialmente estavam todos a ter acesso a 100% da conta excepto o AUDCAD que só estava a ter acesso a 1/3.

Comecei esta demo a 1 de Maio, após ter estoirado 2 contas demo, basicamente por não ter configurado bem o sistema e não ter lido as 90 e tal páginas do tópico do Blessing2.

Neste momento está com um ganho de cerca de 2,5% no balanço e com cerca de 1% na Equity, sempre a variar e sempre com o Balanço a crescer acima da Equity, o que é típico deste tipo de sistemas, grande espaço de respiro é necessário.

Provavelmente não fui claro o suficiente mas se quiserem adiantar podem visitar o tópico do Blessing2.

Qualquer dúvida apitem e desculpem mas nem vou rever o post, estou cansado.

Abraço e cuidado com os Ursos que eles andem aí...
Anexos
EurUsd.PNG
EurUsd.PNG (39.74 KiB) Visualizado 4341 vezes
EURUSD E.PNG
EURUSD E.PNG (30.5 KiB) Visualizado 4337 vezes
audcad.PNG
audcad.PNG (37.15 KiB) Visualizado 4332 vezes
audcad E.PNG
audcad E.PNG (28.78 KiB) Visualizado 4326 vezes
USDCAD.PNG
USDCAD.PNG (38.05 KiB) Visualizado 4328 vezes
USDCAD E.PNG
USDCAD E.PNG (27.76 KiB) Visualizado 4332 vezes
Editado pela última vez por Crómio em 18/5/2009 15:08, num total de 1 vez.

William Bernstein

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Luzemburg e 28 visitantes