off topic - conbustiveis de marca branca
Elias Escreveu:Ilustra também outra coisa muito importante: a divulgação dos preços através de painéis ajudou a acabar com quaisquer diferenças de preços que existissem entre postos numa mesma auto-estrada.



so much para o aumento da concorrência propagandeado pelo Governo



FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Em jeito de complemento ao que aqui escrevi anteriormente, deixo aqui uma imagem que saiu no SOL da semana passada e que ilustra claramente até que ponto os combustíveis são percepcionados como iguais pelos consumidores.
Ilustra também outra coisa muito importante: a divulgação dos preços através de painéis ajudou a acabar com quaisquer diferenças de preços que existissem entre postos numa mesma auto-estrada.
Ilustra também outra coisa muito importante: a divulgação dos preços através de painéis ajudou a acabar com quaisquer diferenças de preços que existissem entre postos numa mesma auto-estrada.
- Anexos
-
- paineis800.jpg (183.93 KiB) Visualizado 2023 vezes
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
A questão não é eles serem iguais ou não, pois não são devido aos aditivos, mas a base é a mesma (ou muito semelhante) e não existe razão para a campanha de descrédito das marcas brancas (que não são assim tão brancas).
Se formos por ai, podemos dizer que o BP Ultimate tb é mau, pois segundo os resultado por eles obtidos podiamos andar até mais 36km por depósito, mas o valor médio era de 12. O que não justifica portanto que se use este combustivel (numa lógica de preço).
Isto é tentar confundir o consumidor devido a quebra de lucros dos postos "normais" que estão espartados pela politica de cada marca no preço, e o que a ANAREC está a fazer é defender os seus associados.
Se é como dizem então pq não fazerem um estudo independente para o provar?
Se formos por ai, podemos dizer que o BP Ultimate tb é mau, pois segundo os resultado por eles obtidos podiamos andar até mais 36km por depósito, mas o valor médio era de 12. O que não justifica portanto que se use este combustivel (numa lógica de preço).
Isto é tentar confundir o consumidor devido a quebra de lucros dos postos "normais" que estão espartados pela politica de cada marca no preço, e o que a ANAREC está a fazer é defender os seus associados.
Se é como dizem então pq não fazerem um estudo independente para o provar?
- Mensagens: 2125
- Registado: 24/8/2004 10:42
- Localização: Carregado
O verdadeiro monopolio dos combustiveis existe e chama-se: Estado e impostos!!!! Quanto ao resto muita gente anda enganada nas suas convicções que tem como verdadeiras...... existe tanto negocio em redor de todo o negocio.....!!!! 

Editado pela última vez por Visitante em 12/5/2009 14:33, num total de 1 vez.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
JPtuga Escreveu:
Os combustiveis não são iguais, então.
Eu gostaria de ver um estudo, em portugal, feito por uma entidade independente (não acho a deco competente para tal, e organismos estatais também) sobre a qualidade dos combustiveis normais, excluindo os premium de algumas marcas. O estudo deveria ter uma componente laboratorial, baseado em amostras cegas, e uma componente pratica, com testes em 2 ou 3 modelos dos mais vendidos em portugal, para se poder ter uma noção mais credivel da realidade.
Os testes laboratoriais apenas revelam se os combustiveis cumprem as normas ou não, o resto é subjectivo, depende da condução, do percurso e do carro. Eu tenho 3 carros e os resultados não são iguais, porque não faço o mesmo tipo de percurso com eles, nem tem a mesma tecnologia, alem disso há questões como a limpeza dos motores e injectores que só com uma utilização prolongada se verifica a sua eficacia.
Faz-me lembrar os testes de vinhos da Deco, é só rir com os resultados, é a mesma coisa que afirmar que gostar do roxo é melhor do que gostar do castanho.....
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Katanga e Elias,
Os combustiveis não são iguais, então.
Eu gostaria de ver um estudo, em portugal, feito por uma entidade independente (não acho a deco competente para tal, e organismos estatais também) sobre a qualidade dos combustiveis normais, excluindo os premium de algumas marcas. O estudo deveria ter uma componente laboratorial, baseado em amostras cegas, e uma componente pratica, com testes em 2 ou 3 modelos dos mais vendidos em portugal, para se poder ter uma noção mais credivel da realidade. Só a publicidade das marcas ou as preferências pessoasi de cada um estariam fora.
Eu pessoalmente não acho que as diferenças sejam assim tantas, mas é uma questão de opinião.
Quanto aos postos, até no melhor pano cai a nódoa...
Já houve casos de combustiveis impróprios em postos de marcas conceituadas, isso não quer dizer que seja todo o combustivel mau. E quanto as vigarices então, sem comentarios..por essa ordem de ideias todos os postos independentes ou de grandes superficies aldrabam o combustivel, querem ver? Há sempre maçãs podres.
Elias, quando referes que a margem, nos postos das marcas é inflexivel, esse é precisamente um dos factores de distorção do mercado, na minha opinião, pois as marcas condicionam, atraves desse mecanismo, e pela sua quota de mercado, os preços praticados.
Também referes que este mercado se comporta como uma commodity, e por isso os preços são tão semelhantes e as margems esmagadas. Em parte isso será verdade, e é uma explicação racional. Mas no caso português, a excessiva concentração de quota em 3 marcas, Galp, Repsol e BP, acho que a posição da Cepsa é bastante menor, mas não tenho dados,leva a uma falta de concorrência. Qual será a quota de mercado dos independentes? E porque é que as marcas hão-de condicionar os postos que são da sua rede, mesmo os que não são propriedade própria, não dando latitude aos proprietários? É como no caso dos concessionários, para mim são situações abusivas, aproveitam-se da sua posição no mercado.
Alias, é curioso verificar que, no site maisgasolina.com, á excepção dos hipermercados, no distrito de Lisboa, por exemplo, aparecem redes mais ou menos independentes, tais como a Cipol, ou a Avia, nos lugares cimeiros, ou nos distritos da zona centro e norte, postos totalmente independentes, que não pertencem a rede nenhuma. Será que estes senhores não ganham nada?
Atenção, que eu não tenho nada contra as petroliferas, por principio, apenas acho que a situação do mercado actual em portugal conduz a um pseudo cartel ou oligopolio, e que tal deveria ser impedido. Também acho que se deveria separar a refinação da comercialização, pois acho que iria introduzir mais transparência no mercado, e não só o dos combustiveis. Tal seria tendencialmente conduzente a mais concorrência, e traria beneficios ao consumidor e á economia em geral.
Mas acredito que possa estar errado. Estas situações são por norma dificeis de provar, como aliás os estudos da AdC comprovam
Os combustiveis não são iguais, então.
Eu gostaria de ver um estudo, em portugal, feito por uma entidade independente (não acho a deco competente para tal, e organismos estatais também) sobre a qualidade dos combustiveis normais, excluindo os premium de algumas marcas. O estudo deveria ter uma componente laboratorial, baseado em amostras cegas, e uma componente pratica, com testes em 2 ou 3 modelos dos mais vendidos em portugal, para se poder ter uma noção mais credivel da realidade. Só a publicidade das marcas ou as preferências pessoasi de cada um estariam fora.
Eu pessoalmente não acho que as diferenças sejam assim tantas, mas é uma questão de opinião.
Quanto aos postos, até no melhor pano cai a nódoa...
Já houve casos de combustiveis impróprios em postos de marcas conceituadas, isso não quer dizer que seja todo o combustivel mau. E quanto as vigarices então, sem comentarios..por essa ordem de ideias todos os postos independentes ou de grandes superficies aldrabam o combustivel, querem ver? Há sempre maçãs podres.
Elias, quando referes que a margem, nos postos das marcas é inflexivel, esse é precisamente um dos factores de distorção do mercado, na minha opinião, pois as marcas condicionam, atraves desse mecanismo, e pela sua quota de mercado, os preços praticados.
Também referes que este mercado se comporta como uma commodity, e por isso os preços são tão semelhantes e as margems esmagadas. Em parte isso será verdade, e é uma explicação racional. Mas no caso português, a excessiva concentração de quota em 3 marcas, Galp, Repsol e BP, acho que a posição da Cepsa é bastante menor, mas não tenho dados,leva a uma falta de concorrência. Qual será a quota de mercado dos independentes? E porque é que as marcas hão-de condicionar os postos que são da sua rede, mesmo os que não são propriedade própria, não dando latitude aos proprietários? É como no caso dos concessionários, para mim são situações abusivas, aproveitam-se da sua posição no mercado.
Alias, é curioso verificar que, no site maisgasolina.com, á excepção dos hipermercados, no distrito de Lisboa, por exemplo, aparecem redes mais ou menos independentes, tais como a Cipol, ou a Avia, nos lugares cimeiros, ou nos distritos da zona centro e norte, postos totalmente independentes, que não pertencem a rede nenhuma. Será que estes senhores não ganham nada?
Atenção, que eu não tenho nada contra as petroliferas, por principio, apenas acho que a situação do mercado actual em portugal conduz a um pseudo cartel ou oligopolio, e que tal deveria ser impedido. Também acho que se deveria separar a refinação da comercialização, pois acho que iria introduzir mais transparência no mercado, e não só o dos combustiveis. Tal seria tendencialmente conduzente a mais concorrência, e traria beneficios ao consumidor e á economia em geral.
Mas acredito que possa estar errado. Estas situações são por norma dificeis de provar, como aliás os estudos da AdC comprovam
- Mensagens: 205
- Registado: 29/3/2007 12:40
- Localização: Odivelas
Os combustíveis são diferentes
Os combustíveis são claramente diferentes.
O facto de saírem das mesmas refinarias -que até pode não ser o caso - não quer dizer que sejam iguais, porque não são. Os aditivos, como já escreveram, são adicionados pelas marcas segundo critérios próprios e isso faz toda a diferença.
O combústível à saída da refinaria é o básico.Pode cumprir todas a especificações. Mas é o básico. Os óleos lubrificantes também cumprem todas as especificações europeias e norte-americanas, e são muito diferentes uns dos outros.
Próximo da minha casa há uma "bomba" que às quintas-feiras fazia -antes do pico do preço- uma promoção de menos 6/7 cêntimos na gasolina. Os carros saíam de lá a fumar branco e "precisavam" de ser arrastados. Há aldrabices.
Concordo que a BP é um bom combústível. Eu aproveito o seu preço mais baixo aos fins-de-semana para abastecer.
Cumprimentos
O facto de saírem das mesmas refinarias -que até pode não ser o caso - não quer dizer que sejam iguais, porque não são. Os aditivos, como já escreveram, são adicionados pelas marcas segundo critérios próprios e isso faz toda a diferença.
O combústível à saída da refinaria é o básico.Pode cumprir todas a especificações. Mas é o básico. Os óleos lubrificantes também cumprem todas as especificações europeias e norte-americanas, e são muito diferentes uns dos outros.
Próximo da minha casa há uma "bomba" que às quintas-feiras fazia -antes do pico do preço- uma promoção de menos 6/7 cêntimos na gasolina. Os carros saíam de lá a fumar branco e "precisavam" de ser arrastados. Há aldrabices.
Concordo que a BP é um bom combústível. Eu aproveito o seu preço mais baixo aos fins-de-semana para abastecer.
Cumprimentos
- Mensagens: 88
- Registado: 29/11/2007 4:20
- Localização: 16
Olá JPtuga,
Partes do pressuposto que o produto é semelhante, mas não é.
Contudo, ele é percepcionado como semelhante pela generalidade dos consumidores (certamente por desconhecimento ou por incapacidade em aferir as diferenças).
Certo, mas provavelmente as operadoras diluem estas diferenças no preço (caso contrário o interior do país pagaria a gasolina bastante mais cara)
Esta parte desconheço.
Julgo que a margem dos postos é inflexível sendo o preço de venda e as comissões definidas pela marca.
Isso é verdade. Contudo, a partir do momento em que o consumidor percepciona os vários produtos como semelhantes, o preço torna-se o único factor relevante no momento da compra. Dizem os manuais de economia que num mercado maduro (como é certamente o dos combustíveis) as margens ficam esmagadas e os preços se equilibram.
É a concorrência pura e dura.
Não tens 2 ou 3 marcas.
Para além da GALP, da BP e da REPSOL, também a CEPSA (que segundo li há tempos comprou a quota da TOTAL em Portugal) tem alguma expressão no mercado nacional.
Assim tens pelo menos 4 marcas com alguma relevância.
JPtuga Escreveu:Partindo do pressuposto que o preço á saida da refinaria é igual para todos, os impostos são iguais para todos, e o produto é semelhante, se não igual, para todos, o que é que sobra?
Partes do pressuposto que o produto é semelhante, mas não é.
Contudo, ele é percepcionado como semelhante pela generalidade dos consumidores (certamente por desconhecimento ou por incapacidade em aferir as diferenças).
JPtuga Escreveu:- custos de transporte, consoante a distância da refinaria, talvez
Certo, mas provavelmente as operadoras diluem estas diferenças no preço (caso contrário o interior do país pagaria a gasolina bastante mais cara)
JPtuga Escreveu:- restante estrutura de custos, variavel consoante a marca e o posto em questão.
Esta parte desconheço.
JPtuga Escreveu:- politica comercial de cada marca/posto
- margem praticada por cada marca/posto.
Julgo que a margem dos postos é inflexível sendo o preço de venda e as comissões definidas pela marca.
JPtuga Escreveu:Ora, na minha opinião, seria precisamente na questão dos custos (eficiência) e na parte da margem praticada que se poderiam fazer distinções e diferenças de preços.
Isso é verdade. Contudo, a partir do momento em que o consumidor percepciona os vários produtos como semelhantes, o preço torna-se o único factor relevante no momento da compra. Dizem os manuais de economia que num mercado maduro (como é certamente o dos combustíveis) as margens ficam esmagadas e os preços se equilibram.
É a concorrência pura e dura.
JPtuga Escreveu:No mercado português a excessiva concentração de quota de mercado em 2 ou 3 marcas, implica necessariamente falta de concorrência.
Não tens 2 ou 3 marcas.
Para além da GALP, da BP e da REPSOL, também a CEPSA (que segundo li há tempos comprou a quota da TOTAL em Portugal) tem alguma expressão no mercado nacional.
Assim tens pelo menos 4 marcas com alguma relevância.
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Elias, não só isso, mas também isso.
Ora vejamos:
Partindo do pressuposto que o preço á saida da refinaria é igual para todos, os impostos são iguais para todos, e o produto é semelhante, se não igual, para todos, o que é que sobra?
- custos de transporte, consoante a distância da refinaria, talvez
- restante estrutura de custos, variavel consoante a marca e o posto em questão.
- politica comercial de cada marca/posto
- margem praticada por cada marca/posto.
Ora, na minha opinião, seria precisamente na questão dos custos (eficiência) e na parte da margem praticada que se poderiam fazer distinções e diferenças de preços.
Na prática, e exceptuando os postos de abastecimento das grandes superficies, o que se verifica é que os postos pertencentes ás grandes marcas praticam preços quase iguais, apenas com pequenissimas diferenças e diferentes timings nas aplicações de alterações de preço, que alias só existem para camuflar a falta de concorrência. Ora se isto não indicia oligopolio e uma falta de concorrência, pelo menos na questão do preço, então não sei o que podera indiciar.
A minha experiência de algums outros paises europeus, de ha 6 7 anos atrás, é que os preços variavam muito mais, consoante a marca e a localização de cada posto.
No mercado português a excessiva concentração de quota de mercado em 2 ou 3 marcas, implica necessariamente falta de concorrência.
Não estou a equacionar aqui os efeitos das promoções de cada marca, que têem alguma influência na quota de mercado e preço final real ao consumidor.
Ora vejamos:
Partindo do pressuposto que o preço á saida da refinaria é igual para todos, os impostos são iguais para todos, e o produto é semelhante, se não igual, para todos, o que é que sobra?
- custos de transporte, consoante a distância da refinaria, talvez
- restante estrutura de custos, variavel consoante a marca e o posto em questão.
- politica comercial de cada marca/posto
- margem praticada por cada marca/posto.
Ora, na minha opinião, seria precisamente na questão dos custos (eficiência) e na parte da margem praticada que se poderiam fazer distinções e diferenças de preços.
Na prática, e exceptuando os postos de abastecimento das grandes superficies, o que se verifica é que os postos pertencentes ás grandes marcas praticam preços quase iguais, apenas com pequenissimas diferenças e diferentes timings nas aplicações de alterações de preço, que alias só existem para camuflar a falta de concorrência. Ora se isto não indicia oligopolio e uma falta de concorrência, pelo menos na questão do preço, então não sei o que podera indiciar.
A minha experiência de algums outros paises europeus, de ha 6 7 anos atrás, é que os preços variavam muito mais, consoante a marca e a localização de cada posto.
No mercado português a excessiva concentração de quota de mercado em 2 ou 3 marcas, implica necessariamente falta de concorrência.
Não estou a equacionar aqui os efeitos das promoções de cada marca, que têem alguma influência na quota de mercado e preço final real ao consumidor.
- Mensagens: 205
- Registado: 29/3/2007 12:40
- Localização: Odivelas
JPtuga Escreveu:Quanto aos preços e o facto de serem iguais, só vem ilustrar aquilo que disse anteriormente. Onde é que está a livre concorrência nos combustiveis????
JPtuga, tu achas que para haver livre concorrência os preços têm obrigatoriamente de ser diferentes?
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Pois, os placares na A1 ja funcionam, agora coincidencia ou nao, os preços nas 3 bombas, leiria, santarem e aveiras sao exactamente os mesmos.
Depois de tanto espalhafato por causa dos placares estava se mesmo a ver que era isto que ia acontecer...
Cumps
Depois de tanto espalhafato por causa dos placares estava se mesmo a ver que era isto que ia acontecer...
Cumps
- Mensagens: 137
- Registado: 26/11/2007 4:39
- Localização: Lisboa
Bem, parece que o pessoal do norte esta mais bem servido, em termos de placards a funcionar.
Confesso que ultimamente não tenho andado muito de AE, mas o ultimo que vi, dizia "brevemente", isto na CREL.
Quanto aos preços e o facto de serem iguais, só vem ilustrar aquilo que disse anteriormente. Onde é que está a livre concorrência nos combustiveis????
Todos diferentes, todos iguais, vai passar a ser o lema da APETRO
Confesso que ultimamente não tenho andado muito de AE, mas o ultimo que vi, dizia "brevemente", isto na CREL.
Quanto aos preços e o facto de serem iguais, só vem ilustrar aquilo que disse anteriormente. Onde é que está a livre concorrência nos combustiveis????
Todos diferentes, todos iguais, vai passar a ser o lema da APETRO

- Mensagens: 205
- Registado: 29/3/2007 12:40
- Localização: Odivelas
tonirai Escreveu:JPtuga Escreveu:- Exemplos? Veja-se a escandaleira da aplicação da
lei que o nosso 1º anunciou com pompa e circuns-
tância, da obrigatoriedade de informar dos preços
em placards nas AE, e até hoje, nada. Os prazos
dados ás gasolineiras já expirou á muito...
Só uma pequena ressalva quanto a este tema:
Na A1 em Gaia, sentido Porto-Lisboa, antes da saída de Stº Ovídio, já vejo o painel informativo a funcionar há (pelo menos) 2 semanas;
Na A28, antes de Vila do Conde, sentido Porto-Viana, penso que também já esteja.
Devem ser os únicos sítios, porque na A25 já há mais de 6 meses que simplesmente diz lá: "brevemente, aqui o preço dos combustíveis"..

Com "brevementes" destes

- Mensagens: 348
- Registado: 29/4/2009 13:31
- Localização: 13
JPtuga Escreveu:- Exemplos? Veja-se a escandaleira da aplicação da
lei que o nosso 1º anunciou com pompa e circuns-
tância, da obrigatoriedade de informar dos preços
em placards nas AE, e até hoje, nada. Os prazos
dados ás gasolineiras já expirou á muito...
Só uma pequena ressalva quanto a este tema:
Na A1 em Gaia, sentido Porto-Lisboa, antes da saída de Stº Ovídio, já vejo o painel informativo a funcionar há (pelo menos) 2 semanas;
Na A28, antes de Vila do Conde, sentido Porto-Viana, penso que também já esteja.
Acho que eu e outros já tinhamos respondido algures a estas questões, mas aqui vai:
- Em portugal existem 2 refinarias, propriedade da
Petrogal. É daqui que sai a maioria do gasóleo
consumido em território nacional. Pelo que sei,
existe ainda uma pequena quantidade que provém de
refinarias Espanholas junto á fronteira (estou-me a
lembrar da ref. de Huelva, por ex.)apenas por uma
questão de distância, o trasnporte será mais barato
ou quando haverá picos de consumo.
- O combustivel produzido nas refinarias de Sines e
de Matosinhos, é distribuido da seguinte maneira:
Zona norte - refinaria de Matosinhos
Zona centro - CLC em Aveiras
Zona sul - refinaria sines
- Todos estes combustiveis, produzidos pelas
refinarias nacionais, para poderem ser comercia-
lizados têem que cumprir as respectivas normas EN,
ou seja, são combustiveis de qualidade equivalente,
não sendo por isso nocivos para os motores dos
moveis.
- A diferença entre as marcas, e os combustiveis
"brancos" resume-se apenas aos aditivos, que são
misturados aquando do enchimento dos camiões
cisterna, nas refinarias ou na CLC.
- Mesmo dentro das marcas, a diferença entre o
gasóleo "normal" e o "premium" resume-se a uma
questão de aditivos (cada marca com a sua fórmula ´
própria)
- As diferenças de preços baseiam-se mais em politi-
cas comerciais das marcas e dos distribuidores, do
que na diferença de qualidade.
- Este sector, diga lá o que diser a ANAREC, as
petroliferas, o governo, e a Adc, é um Oligopolio,
e não funciona em verdadeira livre concorrência.
Desmembre-se a refinação/produção da comercia-
lização e talvez o caso mude de figura.
Honrosa excepção ás grandes superficies, que a
pouco e pouco estão a furar o "bloqueio", se bem
que por vezes com recurso (na minha opinião) a
dumping, ou perto disso.
- Outros factores que podem influenciar a qualidade
dos combustiveis, é o estado dos depósitos de
cada posto, independentemente da marca.
- Enquanto a Petrogal (Galp) fôr a galinha dos ovos
de ouro para o governo e accionistas, duvido que o
panorama mude.
- Exemplos? Veja-se a escandaleira da aplicação da
lei que o nosso 1º anunciou com pompa e circuns-
tância, da obrigatoriedade de informar dos preços
em placards nas AE, e até hoje, nada. Os prazos
dados ás gasolineiras já expirou á muito...
Depois desta biblia, cada um que tome a sua decisão.
Cumprimentos a todos.
- Em portugal existem 2 refinarias, propriedade da
Petrogal. É daqui que sai a maioria do gasóleo
consumido em território nacional. Pelo que sei,
existe ainda uma pequena quantidade que provém de
refinarias Espanholas junto á fronteira (estou-me a
lembrar da ref. de Huelva, por ex.)apenas por uma
questão de distância, o trasnporte será mais barato
ou quando haverá picos de consumo.
- O combustivel produzido nas refinarias de Sines e
de Matosinhos, é distribuido da seguinte maneira:
Zona norte - refinaria de Matosinhos
Zona centro - CLC em Aveiras
Zona sul - refinaria sines
- Todos estes combustiveis, produzidos pelas
refinarias nacionais, para poderem ser comercia-
lizados têem que cumprir as respectivas normas EN,
ou seja, são combustiveis de qualidade equivalente,
não sendo por isso nocivos para os motores dos
moveis.
- A diferença entre as marcas, e os combustiveis
"brancos" resume-se apenas aos aditivos, que são
misturados aquando do enchimento dos camiões
cisterna, nas refinarias ou na CLC.
- Mesmo dentro das marcas, a diferença entre o
gasóleo "normal" e o "premium" resume-se a uma
questão de aditivos (cada marca com a sua fórmula ´
própria)
- As diferenças de preços baseiam-se mais em politi-
cas comerciais das marcas e dos distribuidores, do
que na diferença de qualidade.
- Este sector, diga lá o que diser a ANAREC, as
petroliferas, o governo, e a Adc, é um Oligopolio,
e não funciona em verdadeira livre concorrência.
Desmembre-se a refinação/produção da comercia-
lização e talvez o caso mude de figura.
Honrosa excepção ás grandes superficies, que a
pouco e pouco estão a furar o "bloqueio", se bem
que por vezes com recurso (na minha opinião) a
dumping, ou perto disso.
- Outros factores que podem influenciar a qualidade
dos combustiveis, é o estado dos depósitos de
cada posto, independentemente da marca.
- Enquanto a Petrogal (Galp) fôr a galinha dos ovos
de ouro para o governo e accionistas, duvido que o
panorama mude.
- Exemplos? Veja-se a escandaleira da aplicação da
lei que o nosso 1º anunciou com pompa e circuns-
tância, da obrigatoriedade de informar dos preços
em placards nas AE, e até hoje, nada. Os prazos
dados ás gasolineiras já expirou á muito...
Depois desta biblia, cada um que tome a sua decisão.
Cumprimentos a todos.
- Mensagens: 205
- Registado: 29/3/2007 12:40
- Localização: Odivelas
tangarizie Escreveu:Esta é daquelas questões que eu gostava de ver respondida de forma categórica e sem quaisquer margens para dúvidas.
Na verdade, se só temos 2 refinarias em Portugal e se é de lá que vem quase a totalidade do combustível, não há razões aparentes para que ele não seja igual em todos os postos.
Por outro lado, tendo eu abastecido por vezes em postos de hipermercados, fiquei algumas delas com a sensação clara de que com o mesmo dinheiro gasto fiz menos quilómetros. Nomeadamente uma vez em que abasteci num posto do Intermarché e em que a diferença saltou à vista. Isto, sem pôr ao barulho o "tipo de condução", já que eu conduzo sempre da mesma maneira.
Noutras vezes, abastecendo em Carrefours, Feira Nova, etc, não notei diferença.
Como podem ver, isto deixa qualquer um confuso.
E para piorar ainda vêm as Anarecs e afins confundir ainda mais.
Em que é que ficamos afinal?
Boas!
As respostas às tuas questões estão no meu comentário anterior, mas para ficar bem claro, a diferença existe não há saida das refinarias mas sim à entrada dos postos, devido aos aditivos utilizados serem diferentes de marca para marca.
Cumprimentos,
Alexandre Santos
Editado pela última vez por mais_um em 11/5/2009 14:19, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Esta é daquelas questões que eu gostava de ver respondida de forma categórica e sem quaisquer margens para dúvidas.
Na verdade, se só temos 2 refinarias em Portugal e se é de lá que vem quase a totalidade do combustível, não há razões aparentes para que ele não seja igual em todos os postos.
Por outro lado, tendo eu abastecido por vezes em postos de hipermercados, fiquei algumas delas com a sensação clara de que com o mesmo dinheiro gasto fiz menos quilómetros. Nomeadamente uma vez em que abasteci num posto do Intermarché e em que a diferença saltou à vista. Isto, sem pôr ao barulho o "tipo de condução", já que eu conduzo sempre da mesma maneira.
Noutras vezes, abastecendo em Carrefours, Feira Nova, etc, não notei diferença.
Como podem ver, isto deixa qualquer um confuso.
E para piorar ainda vêm as Anarecs e afins confundir ainda mais.
Em que é que ficamos afinal?
Na verdade, se só temos 2 refinarias em Portugal e se é de lá que vem quase a totalidade do combustível, não há razões aparentes para que ele não seja igual em todos os postos.
Por outro lado, tendo eu abastecido por vezes em postos de hipermercados, fiquei algumas delas com a sensação clara de que com o mesmo dinheiro gasto fiz menos quilómetros. Nomeadamente uma vez em que abasteci num posto do Intermarché e em que a diferença saltou à vista. Isto, sem pôr ao barulho o "tipo de condução", já que eu conduzo sempre da mesma maneira.
Noutras vezes, abastecendo em Carrefours, Feira Nova, etc, não notei diferença.
Como podem ver, isto deixa qualquer um confuso.
E para piorar ainda vêm as Anarecs e afins confundir ainda mais.
Em que é que ficamos afinal?
- Mensagens: 40
- Registado: 10/2/2009 15:53
- Localização: 12
Os combustiveis vendidos em Portugal tem origem em 4 refinarias, as 2 nacionais que pertecem à Galp e 2 espanholas, a de Huelva e a da Galiza, embora a grande percentagem seja a nacional.
O combustivel à saida das refinarias cumpre todas as normas e regulamentos e não danifica os automoveis. Cada marca adiciona (ou não) aditivos, estes aditivos é que fazem com que os combustiveis não sejam todos iguais. Há vendendores menos escrupulosos que juntam agua ou por vezes há inflitrações nos depositos subterraneos e faz com que haja problemas, ainda há bem pouco tempo aconteceu um caso desses com a BP em Vila Real, se não estou em erro.
Tenho um jipe RR de 94, ando poucos km, não noto diferença nos consumos nem no rendimento. Tenho um Honda Jazz, recente, ando bastante com ele em cidade e auto estrada, noto diferença no desempenho e nos consumos, a BP é que faz mais KM (0,7 litros a menos, em cada 100km), tenho ainda um Passat a diesel, que faz quase só autoestrada, também é a BP a melhor.
Os aditivos fazem efeito, agora se compensa ou não, compete a cada um decidir.
Um abraço,
Alexandre Santos
O combustivel à saida das refinarias cumpre todas as normas e regulamentos e não danifica os automoveis. Cada marca adiciona (ou não) aditivos, estes aditivos é que fazem com que os combustiveis não sejam todos iguais. Há vendendores menos escrupulosos que juntam agua ou por vezes há inflitrações nos depositos subterraneos e faz com que haja problemas, ainda há bem pouco tempo aconteceu um caso desses com a BP em Vila Real, se não estou em erro.
Tenho um jipe RR de 94, ando poucos km, não noto diferença nos consumos nem no rendimento. Tenho um Honda Jazz, recente, ando bastante com ele em cidade e auto estrada, noto diferença no desempenho e nos consumos, a BP é que faz mais KM (0,7 litros a menos, em cada 100km), tenho ainda um Passat a diesel, que faz quase só autoestrada, também é a BP a melhor.
Os aditivos fazem efeito, agora se compensa ou não, compete a cada um decidir.
Um abraço,
Alexandre Santos
Percebe-se o alcance das declarações do presidente da ANAREC...
As marcas brancas já detêm 30% da quota de mercado, segundo dados recentes...
Logo, o problema das marcas brancas é evidente!
Quando não contavam, não lhe interessava, agora já estão ultrapassados...
Eu meto gasóleo onde for mais barato e de confiança!
As marcas brancas já detêm 30% da quota de mercado, segundo dados recentes...
Logo, o problema das marcas brancas é evidente!
Quando não contavam, não lhe interessava, agora já estão ultrapassados...
Eu meto gasóleo onde for mais barato e de confiança!

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...