Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

video - S&P500 weekly report 09-05-2009

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Tojo » 17/5/2009 12:45

Arnie, ansiamos por um comentário teu acerca desta semana, nem que seja um pequeno resumo e comentário do que se pode seguir. parece que o S&P está a desenhar um duplo topo no gráfico semanal.

Obrigado desde já.

Registado: 8/1/2004 13:14

por poiu » 12/5/2009 0:45

Analise Pragmática e objectiva.

Gostei, e concordo em grande parte.

Parabéns.

Registado: 24/3/2003 1:11

por creepy » 11/5/2009 16:07

obrigado pela documentação Arnie..

bem visto warrant..

cumprimentos

Registado: 7/6/2008 2:02

por Warrant » 11/5/2009 0:55

Pois é. Parece mais um Foguete ascendente :lol:

Registado: 15/11/2007 0:47

por Quico » 11/5/2009 0:31

Warrant Escreveu:Só que agora o movimento foi mais forte...

...e eu não estou a vislumbrar uma cunha ascendente, como no primeiro caso!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Warrant » 11/5/2009 0:23

Só que agora o movimento foi masi forte como se pode ver pela linha azul transposta pare este gráfico

Abraço
Anexos
SP8.jpg
SP8.jpg (67.98 KiB) Visualizado 2031 vezes

por Warrant » 11/5/2009 0:20

Boa noite Arnie

Mais uma excelente análise. Um muito obrigado mais uma vez :clap:

Deixo o boneco do que se passou faz agora 1 ano :shock: :lol:

Não acredito na passagem dos 945 por ser o anterior Higuer high e o SP500 segue essa regra na perfeição e também pelo facto da EMA200 estar nos 950.

Abraço
Anexos
SP8.jpg
SP8.jpg (75.46 KiB) Visualizado 2042 vezes

por arnie » 10/5/2009 20:35

creepy Escreveu:esse estudo dos dias é muito interessante e vou debruçar-me sobre este assunto.. tens alguma bibliografia que aborde o assunto aprofundadamente..

quando me referi ontem aos retraces não fui explicito... utilizo uma plataforma que parece reconhecer somente as fibo e quando tento por os 1/8 por vezes (sinseramente não domino a informática) não me assume ou não grava...
em que plataforma pões esses dados???

apesar do modelo ou sistema que utilizamos estamos (alguns!) a chegar a algumas ideias semelhantes.. será isso bom???!!!

Relativamente ao metodo de contar os dias, continuo a recomendar o mesmo livro:

Trading Work Book on Trends do Bill McLaren

Para um estudo mais aprofundado então recomendo os dvd's dele.

Pois, os fibo tornaram-se o standard da AT :(

Tanto o Metastock como o Multicharts permitem-te programar a leitura por oitavos via programação ou mesmo via a ferramenta fibo que eles têm, alterando as definições.

Se será bom começarmos todos a ter a mesma ideia? Sinceramente não sei e prefiro nem ir por aí pois começo a entrar na onda do pensamento contrário e no final começo a baralhar as ideias.

Keep it simple, a day at a time please.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por creepy » 10/5/2009 20:00

arnie boa tarde..

esse estudo dos dias é muito interessante e vou debruçar-me sobre este assunto.. tens alguma bibliografia que aborde o assunto aprofundadamente..

eu tenho lido umas coisas mas nada muito elaborado em livros de elliott que também refere gan, fibo, phy days e astro cycles... vou ler mais sobre os dias e sobre os ciclos dos mesmos..

quando me referi ontem aos retraces não fui explicito... utilizo uma plataforma que parece reconhecer somente as fibo e quando tento por os 1/8 por vezes (sinseramente não domino a informática) não me assume ou não grava...
em que plataforma pões esses dados???

concordo contigo quando dizes que os mínimos de novembro são os mais importante... pois para mim que sigo elliott a minha interpretação diz-me que aí é o final da 3...

começamos uma nova tendência aí, e...independentemente dos mínimos (se virmos o nasdaq não o fez) a tendência mudou e houve uma típica lateralização de uma onda 4 durante vários meses...

647 são 61,8% fibo..

apesar do modelo ou sistema que utilizamos estamos (alguns!) a chegar a algumas ideias semelhantes.. será isso bom???!!!

Cumprimentos e uma boa semana

por arnie » 10/5/2009 12:22

Antonio Vieira Escreveu:Arnie, quando dizes que:

" ..É ele que marca o inicio de um novo ciclo de longo prazo nos mercados... "

O que queres concretamente dizer? Longo prazo, será inversão da tendencia de longo prazo para bull??

Obrigado e um abraço

Se olhares para o SPX entre Outubro de 2007 e Novembro de 2008 a tendencia é de queda. Todo aquele movimento foi um ciclo.

Os minimos de Novembro foi o fim desse ciclo e o inicio de outro. Para já, esse ciclo tem sido neutro. O mercado tem andado a negociar dentro de um trading range, ou seja, do trading range criado nos minimos de Novembro.

Daí eu dizer que é a partir desse dia que o tempo e os preços deverão ser medidos.

A medição do preço que deixei é feita atravez do 1º trading range desenvolvido depois do minimo mas há quem use o proprio valor do minimo para medir os preços.
Por exemplo, o minimo de Novembro foi nos 741 pts, como tal:

:arrow: + 50% = 1111.5 pts
:arrow: + 37.5% = 1018 pts
:arrow: + 25% = 926 pts
:arrow: + 12.5% = 834 pts
:arrow: minimo de Novembro nos 741 pts
:arrow: - 12.5%= 648 pts
:arrow: - 25%= 556 pts

Há metodos para todos os gostos e feitios. :wink:

Pessoalmente, este metodo nunca me deu razões para sorrir daí raramente o usar para comparar preços.
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por semoke » 10/5/2009 11:45

Pois eu vreio que na ptóxima semana os 1000 pontos são ultrapassados.

Registado: 1/5/2009 11:22

por Nyk » 10/5/2009 11:35

Muito bom, :clap: , gostei imenso, parabéns. :wink:

Pessoalmente acho que o s&p500 na próxima semana irá andar entre os 900/950 pt. e dai será dificil de saltar. Mas isto é só uma opinião minha que sou pequenino entusiasta desta coisas.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Antonio Vieira » 10/5/2009 10:45

Arnie, quando dizes que:

" ..É ele que marca o inicio de um novo ciclo de longo prazo nos mercados... "

O que queres concretamente dizer? Longo prazo, será inversão da tendencia de longo prazo para bull??

Obrigado e um abraço

Registado: 26/4/2003 21:51

por arnie » 10/5/2009 10:10

creepy:

os retracements que falas não são mais que a divisão em oitavos do range.

António Vieira:

Será normal que o indice encontre resistência na MM200 pois sendo amplamente utilizada pelos traders/investidores, a grande maioria irá tentar antecipar qualquer tipo de reacção a esse valor.
Será essa reacção capaz de gerar o topo de que falei de todo o rallie desde os minimos de Março?

vset:
Relativamente ao aspecto temporal, serve somente para ter uma ideia onde está o ciclo e para onde poderá ir. Não o negoceio.
Relativamente à contagem de dias/swings, aí a historia é outra. Estou em processo de automatizar a leitura do mesmo mas isso são outros assuntos...

jgovat:

Por acaso até é o contrario. Forte volume num movimento que já possui algum tempo por norma indica capitulação de preços por parte de um dos lados. O forte volume que estamos a assistir é um sinal bearish, não bullish. Atenção que esta leitura é somente para o curto prazo. Se daí resulta o fim de todo o rallie desde os minimos de Março é uma incognita por enquanto.

tiopatinhas:

Espero a partir do mês que vem aparecer todas as semanas.
Os limites do trading range, se estiveres a falar daquele que está marcado no gráfico anterior, relembro que o grafico é dos futuros o que tem valores ligeiramente diferentes do indice, está situado entre os 739 e os 897.5 pts. No indice situa-se entre os 741 e os 896.25 pts.

bmiranda:

Sim, tem o seu quê de Murrey.
Em tempos usei as Murrey lines mas tive sempre um problema com essas linhas. Elas são baseadas em valores fixos onde os preços negoceiam e eu acredito que seja o inverso, os preços negoceiam em valores fixos mas baseados em valores feitos anteriormente pelos mesmos preços. Daí eu fixar um trading range e desenhar os oitavos a partir dos extremos desse mesmo range. É nesse range que os preços irão negociar no futuro. são nesses oitavos que os preços irão enocntrar quer resistência, quer suporte.

salvadorveiga:

Borras de café? Desconhecia essa técnica :twisted:
Sim, é curioso que diversos tipos de análise resultam nos mesmos valores. Self-fulfilling prophecy? How knows....maybe.

Agora que respondi a todos, umas palavras extras sobre ciclos.

No gráfico em baixo mostro todo o ciclo feito até agora no SPX desde os minimos de Novembro que para mim, é o minimo mais importante. É ele que marca o inicio de um novo ciclo de longo prazo nos mercados. Aliás, podemos ver que para já, está tudo a ser respeitado.

Já falei dos trading days e dos calendar days e como é importante termos sempre as as contagens por perto para as podermos comparar e encontrar sobreposições de dias.

1 ano tem 364 dias, 52 semanas, 4 ciclos (estações) de 90 dias (calendar days ou 64 trading days), aliás esses mesmos ciclos foram adoptados pelos proprios mercados para apresentação de resultados, e cada semana tem 7 dias.
Metade de 1 semana são 3 dias e meio, daí resultar o 1º nível de um movimento counter trend, ou seja, entre 1 a 4 dias. O 2º nível de um movimento counter trend varia entre 7 e 13 dias, ou seja, entre 1 a 2 semanas, daí podermos incluir o 14º dia como o dia do topo.

Penso que no video, na explicação dos movimentos counter trend, expliquei mal a leitura :oops:

Olhando agora para o gráfico, temos dos minimos de Novembro até aos máximos de Janeiro 29 trading days (4 semanas são 28 dias). Depois dos máximos de Janeiro ao mínimos de Março, temos 41 trading days (6 semanas são 42 dias) e dos mínimos de Março até esta 6ª feira, temos 43 trading days.

Estamos então fechados num espaço temporal entre 42 e 49 dias, onde o 45º dia é 50% de um ciclo de 90 dias.

Podemos até incluir outra leitura que não está no gráfico. Dos minimos de Novembro aos mínimos de Março temos 70 trading days (10 semanas) e dos máximos de Janeiro aos máximos desta 6ª feira, temos 85 trading days (12 semanas são 84 dias). No entanto o mais importante é a 13ª semana que são 91 trading days, ou seja, esta próximoa 6ª feira, dia 15.

Reparem como eu estou a usar a contagem do calendário na contagem dos dias de negociação. Ambas são complementares. Usando uma contagem baseada no calendario, incluindo fins de semana e feriados, naturalmente que em termos de contagem, esta seria totalmente diferente, mas tenho a certeza que iria bater certo com ciclos superiores.

Para resumir tudo o que foi dito acima, temos aqui nova indicação como esta semana que se inicia ou o mais tardar o inicio da proxima semana, novo ciclo se irá iniciar nos mercados.
Como o actual ciclo tem sido de alta, naturalmente que o seguinte será de baixa. A grande questão é como esse mesmo ciclo de baia se irá desenvolver. Queda abrupta e acentuada ou antes um movimento lateral, capaz de corroer toda e qualquer carteira de investimentos?

Para quem negoceia no dia a dia, o que o mercado vai fazer daqui a semanas ou meses é o que menos interessa. O dia seguinte é o nosso objectivo, depois, cá estaremos para o negociar.
Anexos
SPX_ciclos.png
SPX_ciclos.png (14.89 KiB) Visualizado 2725 vezes
Bons negocios,
arnie

por salvadorveiga » 10/5/2009 1:41

ja agora 166 pontos...

1+6+6 = 13 Fibonacci number :D

Registado: 12/3/2008 22:06

por salvadorveiga » 10/5/2009 1:14

engraçado arnie como tu tens ali num dos targets 976.75, eu tenho 976.72

que é o high da onda 4 e do seu apex...

e' mesmo curioso ver como varios tipos de analise vao dar sempre numeros muito proximos... seja Elliott, Gann, leitura de borras de café, conchinhas, buzios... :mrgreen:

Registado: 12/3/2008 22:06

por bmiranda » 10/5/2009 0:55

Muito boa a análise. Aquelas linhas de suporte/resistência em oitavos fazem-me lembrar as Murrey Math Lines, baseado também na teoria de Gann :) As linhas dinâmicas de Murrey que uso indicam-me um topo nos 950.

Registado: 29/11/2007 2:17

por tiopatinhas » 10/5/2009 0:33

Arnie, está irrepreensível.Muito bom! Parabéns e seria óptimo que fosses aparecendo.
Um abraço.
Já agora, quais os limites do trainding range?

Registado: 17/3/2005 14:58

por jgovat » 9/5/2009 23:44

Isto é o tópico dos velhinhos do Caldeirão!

O Creepy é a excepção...

:)

Registado: 12/4/2003 22:40

por jgovat » 9/5/2009 23:41

Caro Arnie,

Apesar de estar curto no mercado e achar/desejar que o topo seja já, o volume a aumentar não indica que os compradores estão a perder força. Habitualmente é o contrário: uma subida ou descida com volume indica força desse movimento.

Sim, acho que este movimento já está muito esticado. O problema é que já tenho essa opinião há pelo menos umas 2-3 semanas :( .

Obrigado por mais este Video.

Jgovat

Registado: 12/4/2003 22:40

por vset » 9/5/2009 22:59

8-) 8-) 8-)

De que forma estás a tornar tudo isso num sistema?

Grande abraço!

Registado: 11/1/2004 13:37

por Antonio Vieira » 9/5/2009 22:10

Arnie, acho que foi o melhor video.

Muito fluído.

Acho que aquela MME200 irá exercer pressão tal como em Maio de 2008! Está neste momento a 950 pts com inclinação descendente/lateral o que poderá corresponder aos tais 946, exceptuando as extensões.

Um abraço e Parabéns
Anexos
S&P.jpg
S&P.jpg (216.93 KiB) Visualizado 3049 vezes

Registado: 26/4/2003 21:51

por creepy » 9/5/2009 22:02

muito bom, arnie.

tive a fazer uns calculos.. estão no tópico, novos mínimos a caminho..

o objectivo está muito próximo dos teus.. basicamente estou a contar que este movimento seja uma expanded flat...

em que o objectivo desta onda C seria 1.618 x A(196 pontos)= 983.

vamos ver se fica realmente por aqui..

gosto muito dessa contagem de dias e podes ter a certeza que tenho tinho tido em mente esses 45 dias..

obrigado pelo conteudo

havemos de falar melhor sobre esses retraces que usas...

bom fim de semana

por arnie » 9/5/2009 21:32

Ficam os gráficos.

Desculpem lá o tamanho deles mas neste PC não tenho software para um tratamento capaz
Anexos
SPX_chart1.png
SPX_chart1.png (14.6 KiB) Visualizado 3115 vezes
SPX_chart2.PNG
SPX_chart2.PNG (53.5 KiB) Visualizado 3115 vezes
Bons negocios,
arnie

video - S&P500 weekly report 09-05-2009

por arnie » 9/5/2009 21:26

Hoje deu-me para isto.

Tive que dividir o video em 2 pois quando dei conta estava com 14 minutos :oops:

VIDEO 1

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/pPsXshVOx8U&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/pPsXshVOx8U&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

VIDEO 2

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/do0jBu8PzMs&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/do0jBu8PzMs&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Bons negocios,
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 29 visitantes